Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores participam da assinatura de termo de cooperação com CIEE

por adm publicado 06/06/2019 16h55, última modificação 06/06/2019 16h55

Os parlamentares Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Edson Battilani e Sidnei Jardim participaram nesta quinta-feira (06), na prefeitura de Campo Mourão, da assinatura do termo de cooperação entre o município e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O termo vai ampliar os cursos profissionalizantes.   

O acordo de cooperação tem por objeto a cooperação entre o (CIEE) e o município de Campo Mourão, para oferecer gratuitamente cursos de capacitação à comunidade local, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social, econômica ou ambas, objetivando sua inclusão no mundo do trabalho.

 Cursos livres já estão sendo ministrados com os seguintes temas; dicas para entrevistas, como obter sucesso em processos seletivos, qualidade no atendimento ao público, atitudes comportamentais/empregabilidade e ética nas redes sociais; e também os Programas Jovem em Ação e Família em Ação.

 Os encontros estão acontecendo no Centro de Iniciação Profissional (CIP) e no Centro da Juventude Itachir Tagliari (CEJU). Jovens a partir de 14 anos podem participar dos cursos.


Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Escola reformada de Piquirivai é entregue a professores, alunos e a comunidade

por adm publicado 07/06/2019 16h40, última modificação 18/06/2019 08h58

Os vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Miguel Batista Ribeiro, Cabo Cruz, Edson Battilani e Sidnei Jardim, participaram nesta sexta-feira (07), da entrega das obras de reforma da estrutura física que atende o Colégio Estadual Jaelson Biácio e Escola Municipal Narciso Simão, no Distrito de Piquirivaí. 

A obra foi realizada através do programa Reparo Rápido do governo do estado, com um investimento de cerca de R$ 350 mil, no acabamento na secretaria da escola, nos banheiros para ala municipal, nas salas de orientação e apoio pedagógico, na parte elétrica no bloco administrativo e reparos na cobertura do refeitório, na quadra de esportes e no saguão da escola. “Até recentemente chovia muito no interior das salas de aula e as madeiras estavam todas podres. Hoje estamos com uma escola 100%”, comentou a diretora do Colégio, professora, Marli Vieira da Silva.

Para as alunas, Keli da Silva, de oito anos, estudante do 3º ano e Isabela Alexandre da Silva, de 10 anos, também do 3º ano, as reformas deixaram a escola melhor. “Temos mais espaço no pátio, e as salas de aula ficaram ótimas. Temos uma escola novinha”, disseram as alunas, que ainda estão escolhendo uma profissão. “Quero ser jornalista, acho uma profissão bonita”, comentou Isabela. A pequena Keli, ainda não decidiu sobre a carreira.

De acordo com o vereador, Miguel Batista Ribeiro, o município fez a sua parte e o governo do Paraná garantiu as obras. “O bom relacionamento com o governo do estado e com os deputados estaduais, resultou em mais uma importante obra concluída, que irá beneficiar alunos, professores e a comunidade de Piquirivaí”.

 

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Pepita pede o não fechamento do 24 horas no Lar Paraná

por adm publicado 11/06/2019 16h20, última modificação 18/06/2019 08h57

O vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou, na Câmara de Campo Mourão, uma indicação, que será enviado ao prefeito Tauillo Tezelli, sugerindo o não fechamento da Unidade de Saúde 24 Horas, DR Carlos Boeing, no bairro Lar Paraná.

“Mesmo com a abertura da nova unidade 24 horas nas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho, peço que Unidade de Saúde 24 horas não tenha suas atividades encerradas”, pede o vereador.

Segundo ele, o pedido de não fechamento da Unidade de Saúde, é uma reivindicação dos moradores do Lar Paraná. “É uma solicitação da população da região do Lar Paraná, que temem o fechamento definitivo da Unidade, uma vez que temos grande parte da população de nossa cidade residente na região da Unidade de Atendimento 24 horas Lar Paraná”.

A indicação será encaminhada ao plenário para conhecimento dos vereadores, nas próximas sessões ordinárias, e enviada ao prefeito.


Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

Curso de técnico em guia de turismo é implantado em CM após intermediação de vereadora

por adm publicado 13/06/2019 15h56, última modificação 13/06/2019 15h56

A vereadora Nelita Piacentini teve uma surpresa no final da tarde da última quarta-feira (12), após receber uma equipe técnica do Sesc/Senac. Em abril, a vereadora participou de uma audiência no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o governador em exercício, na época, Darci Piana e durante o encontro, apresentou uma pauta com diversos pedidos, entre eles; a implantação, em Campo Mourão, do curso técnico em guia de turismo.

“Para mim foi ótimo receber essa noticia. Tinha perdido a esperança, quando resolvi ir a Curitiba e conversar diretamente com o governador Darci Piana. Após a conversa, saí do Palácio Iguaçu confiante de que o curso seria implantado”, comentou a vereadora.

Segundo ela, o curso vai beneficiar todos os setores de Campo Mourão. “Após dois meses da conversa, fui homenageada com essa notícia que irá deixar toda a comunidade interessada, muito feliz. Serão novos postos de trabalho indiretos, o comércio terá um aquecimento e sem contar que vai movimentar o turismo da nossa cidade e região”, lembrou Nelita.    

As inscrições para o curso, que terá 800 horas, podem ser feita através do site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/tecnico-em-guia-de-turismo ou no próprio Senac, na Rua São Josefat, 1651, telefone (44) 98456-45-25. As aulas iniciam no dia 16 de setembro. 

 Texto e Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores entregam 10 cadeiras de rodas a pacientes de Campo Mourão

por adm publicado 14/06/2019 09h50, última modificação 18/06/2019 08h56

Os vereadores Edilson Martins, Edson Battilani e Sidnei Jardim, entregaram na última quinta-feira (13), em um evento no salão da Biblioteca Municipal, 10 cadeiras de rodas motorizadas para pacientes com deficiência.

O investimento, cerca de cinco mil por cadeira, foi feito pelo governo federal, através do Ministério da Saúde. A ação faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Sem Limite - Viver Sem Limites, que passou a oferecer cadeiras de rodas motorizadas a pacientes com deficiência locomotora.

Para receber, o beneficiado passa por uma triagem, onde o município providencia os atendimentos médicos e as avaliações que são encaminhadas ao Ministério da Saúde para que seja feito o repasse do valor das cadeiras.

O paciente Ezequias Gonçalves demonstrou gratidão ao receber a sua cadeira. “Será muito importante no meu dia a dia, no trabalho, agradeço a administração municipal, por nos proporcionar esta facilidade para que tenhamos um dia a dia muito melhor em nossas vidas”.

Os vereadores lembraram que a ação do município proporciona uma nova perspectiva de vida aos pacientes que necessitam da cadeira para se locomover. “Estamos trabalhando em parceria para possibilitar á pessoa que sofre com algum tipo de impossibilidade física, uma vida normal em sociedade, esta é a forma de assegurar a inclusão e acessibilidade dos pacientes”.

De acordo com o secretário de Saúde, Sergio Santos, a ação trata de mais um benefício da administração municipal em prol da população que tem dificuldades de locomoção. “Que este investimento surta efeito na qualidade de vida destas pessoas”.

 

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Comissão de Legislação e Redação da Câmara discute plano diretor na próxima semana

por adm publicado 14/06/2019 14h40, última modificação 18/06/2019 08h55

Na próxima terça-feira (18), às 19 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, vereadores da Comissão de Permanente de Legislação e Redação (CPLR), se reúnem em audiência pública, com técnicos e engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA), e da secretaria municipal de Planejamento, para discutir a elaboração do Plano Diretor de Campo Mourão. Serão avaliadas também, as Leis municipais que irão traçar as diretrizes para o desenvolvimento urbano, direcionando as ações dos agentes públicos e privados.

Na audiência pública serão discutidos cinco Projetos de Lei Complementar, 15/2018, que trata sobre o Plano Diretor, o 17/2019, que aborda o código de postura, o 18/2019, que dispõe sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural, o 19/20169, que dispõe sobre os perímetros urbanos de Campo Mourão, do distrito de Piquirivaí e da área denominada Usina Mourão. O projeto 20/2019, que dispõe sobre os requisitos técnicos para as edificações e obras a serem construídas, também entra na pauta das discussões com os técnicos do Crea e da secretaria de Planejamento, e com os vereadores da Comissão de Legislação e Redação. 

“A revisão do Plano Diretor, que será tratada em audiência pública, estabelece as diretrizes para o desenvolvimento urbano, traçando metas e orientando a ocupação da cidade. Vamos discutir o Plano para melhorar o desenvolvimento de Campo Mourão, garantindo o bem-estar dos moradores”, lembrou o vereador Sidnei Jardim, presidente da Comissão de Legislação e Redação. “Discutir esses projetos é de fundamental importância, pois irá tratar de ações que irão mudar a vida das pessoas e a forma de se viver em sociedade”.

Segundo Jardim, a audiência será uma forma de esclarecer melhor o que é e como funciona a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público Municipal e que tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. “Vamos saber a cidade que queremos no futuro, com crescimento ordenado e sustentável”.

O que é o Plano Diretor? - O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos. 

Objetivos do Plano Diretor: O Plano Diretor tem por objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania e a gestão democrática da cidade. As funções do Plano estão aliadas em garantir o atendimento das necessidades da cidade e também uma melhor qualidade de vida. Preservar e restaurar os sistemas ambientais, promover a regularização fundiária e consolidar os princípios da reforma urbana, entre outros.

 

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

‘Pepita’ acompanha obras de reforma de ponte em CM

por adm publicado 14/06/2019 16h20, última modificação 18/06/2019 08h54

A nova ponte irá dar mais tranquilidade aos moradores e facilitar a retirada da produção das lavouras de propriedades rurais da comunidade.

O vereador Jadir Pepita acompanhou no final da tarde da última quinta-feira (13), as obras de reforma na ponte da comunidade Km 128, na Estrada das Paineiras, na divisa de Campo Mourão com o município de Peabiru.

A estrutura estava com as madeiras podres, colocava os moradores em riscos e necessitava de reformas. “Articulei junto ao prefeito de Campo Mourão e com o prefeito de Peabiru, Júlio Frare, a reforma dessa ponte, que irá dar mais segurança e tranquilidade aos moradores da comunidade Km 128, Estrada das Paineiras, na divida com. A Ponte estava deixando os moradores receosos. Os agricultores, que precisavam tirar a produção das lavouras, tinham medo de passar na ponte com os caminhões carregados com soja e milho”, contou Pepita.

Reformada em parceria, a prefeitura de Campo Mourão forneceu o material para a recuperação e a de Peabiru a mão de obra. “Estas parcerias são importantes, neste caso, por exemplo, para ajudar com melhorias na área rural. Ficam aqui os agradecimentos ao vereador, que intermediou esta questão”, disse o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli.

 

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

CFO se reúne para analisar projeto de Lei da LDO de 2020

por adm publicado 17/06/2019 16h45, última modificação 18/06/2019 08h53

 


A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, se reúne na próxima terça-feira (18), às 14 horas, para analisar cinco Projetos de Lei, dois Projetos de Resolução e nove prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão.

A (CFO), que tem como membros, o presidente, Edson Battilani e os vereadores, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), também irão analisar e aprovar, o projeto de Lei 37/2019, de autoria do poder Executivo, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) para o exercício financeiro de 2020.

A LDO é o instrumento por meio do qual o executivo estabelece as metas, diretrizes e prioridades da administração, como as obras e os serviços mais importantes a serem realizados, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro.

Entre outros, a (CFO) também vai analisar o projeto que dispõe sobre a criação do fundo especial da procuradoria geral do município, e o projeto que institui e regulamenta o Conselho dos direitos da Pessoa com deficiência.

De autoria do Executivo, o projeto 67/2019, que autoriza a prefeitura a efetuar abertura de crédito adicional no orçamento de R$ 2,4 milhões para pagamento de valores retroativos de reajustes dos vencimentos subsídios e pensões dos servidores públicos, também será analisado pela Comissão.     

 

 

Texto e foto: Dirceu Portgual/Câmara Municipal

Plano diretor é discutido em audiência na Câmara de CM

por adm publicado 19/06/2019 11h26, última modificação 19/06/2019 11h26

Por cerca de três horas, vereadores, técnicos e engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA), e da secretaria municipal de Planejamento, Ministério Público e lideranças da comunidade, debateram - durante a audiência da Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara, - alterações no Plano Diretor de Campo Mourão e apresentaram números de investimentos contidos no Plano para 2018 a 2022.

A estimativa de investimentos no quadriênio em Campo Mourão, segundo dados apresentados por técnicos da prefeitura, gira em torno de 212 milhões, sendo R$ 8 milhões em Saúde, na construção de unidades de Saúde, entre outras obras, R$ R$ 12,6 milhões em Educação, construção e reforma de Cmeis e escolas, e investimentos de R$ 117,7 em obras de pavimentação em vias públicas da cidade. Serão aplicados também, recursos de cerca de R$9,1 milhões no meio rural, R$ 8,8 milhões no desenvolvimento econômico do município, entre outras áreas que irão receber recursos.     

Na audiência pública foram discutidos cinco Projetos de Lei Complementar, 15/2018, que trata sobre o Plano Diretor, o 17/2019, que aborda o código de postura, o 18/2019, que dispõe sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural, o 19/20169, que dispõe sobre os perímetros urbanos de Campo Mourão, do distrito de Piquirivaí e da área denominada Usina Mourão. O projeto 20/2019, que dispõe sobre os requisitos técnicos para as edificações e obras a serem construídas.

“A discussão foi muito boa, mas ainda temos um longo caminho pela frente se quisermos transformar Campo Mourão em uma cidade ainda mais agradável para se viver”, lembrou o morador, João Pedro Lopes.

O que é o Plano Diretor? - O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos. 

Objetivos do Plano Diretor: O Plano Diretor tem por objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania e a gestão democrática da cidade. As funções do Plano estão aliadas em garantir o atendimento das necessidades da cidade e também uma melhor qualidade de vida. Preservar e restaurar os sistemas ambientais, promover a regularização fundiária e consolidar os princípios da reforma urbana, entre outros.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Entidade assistencial pede apoio durante sessão da Câmara

por adm publicado 25/06/2019 13h48, última modificação 25/06/2019 13h48

A presidente do Lar Dom Bosco, Lidiane Maria Stefanello Bernardi, utilizou a Tribuna Livre durante a sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, e por cerca de 15 minutos, além de apresentar uma trajetória da entidade assistencial, pediu apoio aos vereadores para enfrentar a grave crise financeira pela qual passa a entidade, fundada em 1991, pela igreja católica, e atualmente administrada pela Congregação das Irmãs da Copiosa Redenção.

A falta de recursos começa a atingir áreas importantes da comunidade terapêutica, que oferece um programa interno de recuperação de dependência química, voltado a adolescentes e adultos do sexo feminino.  A entidade sobrevive com os repasses do município e busca complementação através de bazares, doações de paróquias e da própria comunidade.

“O investimento no tratamento dos dependentes químicos é alto e os repasses têm sido reduzidos a cada mês. O público atendido necessita de assistência permanente”, lembra a presidente do Lar Dom Bosco, Lidiane Maria Stefanello Bernardi.

O tratamento completo dura de nove meses a um ano, voltado a reinserir a dependente química ao convívio social. “Essa reinserção também é acompanhada por nós e temos conseguido resultados muito importantes”, lembrou Lidiane.

Além do trabalho espiritual, o Lar presta serviços de saúde, educacional e atividades para ocupar o tempo de forma saudável, inclusive com grupos terapêuticos voltados a reintegração social. “Toda ajuda da comunidade é bem vinda, especialmente nesse momento de crise que estamos passando”, comentou Bernardi.

O presidente da Câmara, vereador, Olivino Custodio, além de se solidarizar com a entidade, se comprometeu a ajudar. “Estamos indo a Brasília para entregar diversas reinvindicações, entre elas, pedido de recursos para ajudar as entidades de Campo Mourão que então passando por crises financeiras. Diante da importância social do trabalho realizado pelas entidades assistenciais em prol da comunidade de Campo Mourão, as entidades merecem todo nosso empenho na busca por recursos”, disse Custódio.     

Ele lembrou que recentemente esteve em Curitiba e solicitou ao governo do estado, apoio e recursos para tentar minimizar a crise financeira das entidades. “Entregamos diversas reivindicações, entre elas, pedidos para que o governo do Paraná ajude as entidades assistenciais de Campo Mourão”.   

 Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador pede doação de bois apreendidos

por adm publicado 25/06/2019 18h20, última modificação 26/06/2019 08h19

Vereador pede doação de bois apreendidos

O vereador Sidnei Jardim protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão solicitando ao juiz de Direito da 2ª Vara Criminal, Fabrício Voltaré e ao delegado da 16ª Subdivisão policial, Nilson Rodrigues da Silva, a doação de 19 bois. O pedido foi aprovado em plenário na noite desta terça-feira (25), durante a sessão ordinária.

Os animais foram apreendidos no último dia 11 de junho, pela Polícia Civil, em um caminhão boiadeiro, com placas de Santa Salete (interior de São Paulo), que transportava 236 quilos de maconha, escondidos em um fundo falso na carroceria de um caminhão boiadeiro, parado pela polícia, no trevo de acesso a BR-369. O motorista contou que os bois seriam levados para São Paulo e desconhecia a droga no interior da carroceria. Os 236 quilos de droga foram encaminhados para delegacia e os animais para uma propriedade rural.

Segundo o vereador, a doação dos animais seria para entidades assistenciais que enfrentam dificuldades financeiras.  “É notório saber que as entidades assistenciais do município estão passando por diversas dificuldades financeiras, assim como é o caso do Lar Miriã, que de acordo com o presidente Silvio dos Santos Paes, que recentemente esteve na Câmara e relatou que estão recebendo cada vez mais crianças, houve redução dos recursos repassados e aumento de atendimentos e despesas”, comentou Jardim.

Conforme ele, por conta dos relatos das entidades, fez o pedido de doação dos animais. “Ante ao exposto, solicitamos esforços por parte das autoridades supra mencionadas no intuito de ajudar a manter as entidades do município que necessitam urgentemente de doações, esse gado ajudaria e muito as crianças carentes que vivem abrigadas nessas entidades”.

Na última sessão da segunda-feira (24), a presidente do Lar Dom Bosco, Lidiane Maria Stefanello Bernardi, utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Campo Mourão, e por cerca de 15 minutos, além de apresentar uma trajetória da entidade assistencial, pediu apoio aos vereadores para enfrentar a grave crise financeira pela qual passa a entidade, fundada em 1991, pela igreja católica, e atualmente administrada pela Congregação das Irmãs da Copiosa Redenção.

A falta de recursos começa a atingir áreas importantes da comunidade terapêutica, que oferece um programa interno de recuperação de dependência química, voltado a adolescentes e adultos do sexo feminino.  A entidade sobrevive com os repasses do município e busca complementação através de bazares, doações de paróquias e da própria comunidade.

“O investimento no tratamento dos dependentes químicos é alto e os repasses têm sido reduzidos a cada mês. O público atendido necessita de assistência permanente”, lembra a presidente do Lar Dom Bosco, Lidiane Maria Stefanello Bernardi.

O tratamento completo dura de nove meses a um ano, voltado a reinserir a dependente química ao convívio social. “Essa reinserção também é acompanhada por nós e temos conseguido resultados muito importantes”, lembrou Lidiane.

Além do trabalho espiritual, o Lar presta serviços de saúde, educacional e atividades para ocupar o tempo de forma saudável, inclusive com grupos terapêuticos voltados a reintegração social. “Toda ajuda da comunidade é bem vinda, especialmente nesse momento de crise que estamos passando”, comentou Bernardi.

O presidente da Câmara, vereador, Olivino Custodio, além de se solidarizar com a entidade, se comprometeu a ajudar. “Estamos indo a Brasília para entregar diversas reinvindicações, entre elas, pedido de recursos para ajudar as entidades de Campo Mourão que então passando por crises financeiras. Diante da importância social do trabalho realizado pelas entidades assistenciais em prol da comunidade de Campo Mourão, as entidades merecem todo nosso empenho na busca por recursos”, disse Custódio.    

Ele lembrou que recentemente esteve em Curitiba e solicitou ao governo do estado, apoio e recursos para tentar minimizar a crise financeira das entidades. “Entregamos diversas reivindicações, entre elas, pedidos para que o governo do Paraná ajude as entidades assistenciais de Campo Mourão”.   

 Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores assinam R$ 30 milhões para investimentos em CM

por adm publicado 28/06/2019 15h03, última modificação 28/06/2019 15h03

Edilson Martins, Edson Batilani, Cabo Cruz e Sidnei Jardim participaram da assinatura de um contrato de financiamento entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal, de R$ 30 milhões, que serão destinados á obras de pavimentação e infraestrutura em vários bairros de Campo Mourão e na comunidade do Barreiro das Frutas.

Os recursos serão utilizados na pavimentação asfáltica nas marginais da BR 158, na saída para Maringá, no trecho da Avenida João Batista Salvadori – no Jardim Cidade Nova - em ruas da Vila Guarujá, no trecho da Estrada do Barreiro das Frutas e também na construção de um emissário no Parque Gralha Azul.

“São quase 20 anos de reivindicações e a assinatura desse financiamento é um momento histórico para Campo Mourão e para as pessoas que sempre acreditaram no nosso trabalho”, lembrou o líder de governo, vereador Sidnei Jardim.

Segundo ele, os vereadores trabalharam arduamente para o município contrair o financiamento. “A Câmara fez um esforço para aprovar o projeto em todas as comissões e no plenário a aprovação foi por unanimidade. Quem ganha com essas ações é a comunidade, são as pessoas que residem na nossa cidade e que acreditam no potencial de desenvolvimento e crescimento de Campo Mourão”.   

Os vereadores Edson Battilani, Edilson Martins e Cabo Cruz, lembraram também da parceria na hora de articular o projeto para viabilizar o financiamento. “Queremos uma Campo Mourão próspera e por conta disso não medimos esforços para que a população fosse beneficiada”, comentaram os vereadores.   

O prefeito Tauillo destacou e agradeceu o apoio dos vereadores na aprovação do financiamento. “Houve um trabalho intenso de todos para chegar até a assinatura do contrato e é gratificante saber que vamos atender reivindicações antigas e justas da nossa população. São parcerias como essa com a Caixa que temos buscado para conseguir recuperar as vias públicas”, disse o prefeito. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores buscam solução para onda de roubos em CM

por adm publicado 28/06/2019 16h22, última modificação 03/11/2020 13h39

 

Os parlamentares defenderam o diálogo e pedidos por mais policiais e policiamento em Campo Mourão.

Os vereadores Miguel Batista Ribeiro, Edson Battilani, Sidnei Jardim e Cabo Cruz participaram nesta sexta-feira (28), em frente a prefeitura, de um ato contra a violência, gerada pelos roubos e assaltos em Campo Mourão. Cerca de 50 pessoas colocaram faixas e vestindo camisetas pediam mais policiais na cidade e policiamento intenso nas ruas da cidade.

“Está difícil ter ponto de comércio por conta do medo de ser assaltado a qualquer minuto. Quando saímos de casa, não sabemos se na volta não teremos a surpresa de encontrar tudo revirado e nossos bens levados”, comentou um comerciante que preferiu o anonimato.

Segundo ele, a sua residência foi arrombada, há uma semana, enquanto ele trabalhava. “Cheguei em casa, encontrei tudo revirado, comeram tudo o que tinha na geladeira, defecaram em cima da cama, sujaram toda a casa de barro e levaram notebooks, aparelhos de Tv e objetos pessoais”.

O prefeito Tauillo Tezelli afirmou que pretende se reunir com a secretaria de Segurança Pública para pedir mais policiais para Campo Mourão.

Os vereadores também lembraram a necessidade de buscar ajuda junto ao secretário de Segurança Pública. “A Câmara está á disposição para ajudar na solução desse problema que aflige toda a comunidade. Não podemos deixar o cidadão de bem a mercê da criminalidade”, comentaram os vereadores.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública aprova 11 projetos durante reunião na Câmara

por adm publicado 01/07/2019 15h23, última modificação 01/07/2019 15h23

Os membros da Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública da Câmara de Campo Mourão, vereadores Elvira Schen, professor Cícero e Edilson Martins, analisaram e deram parecer favorável, nesta segunda-feira (01), em sete projetos de Lei, quatro projetos de resolução e um ofício, que seguem para o plenário para aprovação de todos os parlamentares.

Entre os projetos estão, o que torna a Associação de Karate-Do Exata, de utilidade pública, de autoria da vereadora e professora, Nelita Piacentini, e o projeto 122/2018, de autoria do município, que altera e acrescenta um dispositivo na Lei 3557/2015, para a contratação por tempo determinado para atender as necessidades do interesse público. O projeto 09/2019, de autoria do vereador Sidnei Jardim, que dispõe sobre a oficialização do Festival de Música de Campo Mourão (FEMUC), também recebeu parecer favorável da Comissão para tramitação. Jardim também teve parecer favorável ao projeto 40/2019, que institui o Dia Municipal da Fibromialgia.

O vereador Edson Battilani, propôs em projeto de Lei, a denominação da Praça no Jardim América, Marta Paulina Kaiser Leitner, em homenagem a professora e advogada, que faleceu em fevereiro deste ano.     

Conservação e uso racional da água nas edificações tema de um projeto de Lei, de autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), também aprovado pela Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública.       

Após o parecer favorável da Comissão, todos os projetos seguem ao plenário da Câmara para aprovação em plenário.  

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

Vereador recomenda a instalação de passarela e redutor de velocidade para evitar mais acidentes

por adm publicado 03/07/2019 11h13, última modificação 03/07/2019 11h13

O vereador Miguel Batista Ribeiro solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), a possiblidade da instalação de uma passarela para pedestres e ciclistas, na BR-369, em frente às instituições de ensino superior, associações entre outras instituições que estão instaladas as margens da rodovia. O requerimento foi aprovado em plenário pelos vereadores na última sessão ordinária. Além da passarela, o vereador também solicitou a implantação de uma ciclovia e de redutores de velocidade.

“Há uma grande quantidade de estudantes e trabalhadores que trafegam pela via Rosalina Maria dos Santos, marginal a BR, e que precisam de mais segurança. O local tem sido palco de constantes acidentes com vitimas graves”, comentou o parlamentar.

Segundo ele, alguma medida de segurança tem de ser tomada com muita urgência para evitar uma tragédia. “Estudante e trabalhadores estão expostos a falta de respeito, excesso de velocidade entre outras ações que podem levar a mais casos de acidentes. O (DER) tem de tomar uma atitude com urgência”.

O documento, após passar pelo plenário da Câmara, segue para o órgão indicado pelo vereador.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam do lançamento do 5º show de prêmios da Santa Casa de CM

por adm publicado 10/07/2019 15h01, última modificação 10/07/2019 15h01

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e o vereador Edson Battilani, participaram na manhã desta quarta-feira (10), do lançamento do 5º show de prêmios da Santa Casa de Campo Mourão. A Casa Hospitalar também começou a vender as cartelas a um investimento de R$ 10 cada, sendo o primeiro prêmio de R$ 30 mil, o segundo de R$ 10 mil, o terceiro de R$ 5 mil, o quarto de R$ 3 mil e o quinto de R$ 2 mil.

O sorteio acontece no dia 20 de dezembro, na Praça São José, no centro da cidade e não será necessária a presença do ganhador, pois o sorteio será pelo sistema eletrônico. A expectativa dos organizadores do evento é de superar o show de prêmios do ano passado e atingir a venda de 50 mil cartelas neste ano. “Essa parceria entre a Santa Casa, poder público e a comunidade dá resultado positivo sempre. Vamos participar e colaborar para que a Santa Casa possa atingir a meta e os objetivos”, disse o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.

De acordo com o vice-presidente da Unidade Hospitalar, Getúlio Ferrari, os valores arrecadados com a venda das cartelas do show de prêmios serão investidos no pagamento de parte do 13º salário dos funcionários. “O objetivo é esse, e a expectativa é de atingir 50 mil cartelas comercializadas em Campo Mourão e na nossa região”. 

Os pontos de vendas das cartelas serão anunciados pela Santa Casa nos próximos dias. “Os colaboradores e funcionários já ajudando na venda das cartelas”, comentou Ferrari.

Segundo ele, o hospital atende 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e os recursos são insuficientes para manutenção do hospital. “O Show de prêmio é necessário para ajudar no equilíbrio de parte dos gastos da Santa Casa”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Viagem de parlamentares a Brasília rende mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos

por adm publicado 12/07/2019 14h29, última modificação 12/07/2019 14h29

 

A ‘via sacra’ dos vereadores Jadir Pepita, Edoel Rocha e do presidente da Câmara, Olivino Custódio aos gabinetes dos deputados federais, em Brasília, no mês passado, rendeu mais de R$ 3 milhões em recursos aos cofres do município. O dinheiro, liberado através de emendas parlamentares, será investido em Saúde e em entidades filantrópicas de Campo Mourão.

Em junho, sete representantes de entidades participaram de uma reunião com os cinco vereadores, membros da mesa diretora da Câmara, e pediram apoio para enfrentar a grave crise financeira. A escassez de recursos já afeta o pagamento de funcionários e a manutenção das entidades como; a Cedus, a APAE, o Lar Miriã, a CTR, o Lar dos Velhinhos, o Lar dos Bosco e a Mão Cooperadora.

Na tarde da última quinta-feira (12), em uma reunião com o prefeito Tauillo Tezelli, os vereadores realizaram uma prestação de contas da viagem. Participaram do evento, os parlamentares Miguel Batista Ribeiro, Tucano, Jadir Pepita, Edoel Rocha, Edson Batillani, Cabo Cruz, Elvira Schen e o presidente da Câmara, Olivino Custódio. 

“Apresentamos ao prefeito, os excelentes resultados da nossa viagem e visitas aos gabinetes dos deputados federais da bancada do Paraná. São mais de R$ 3 milhões em recursos, conquistados para investimentos em Campo Mourão. Solicitamos - através de ofícios - entregues pessoalmente aos deputados, recursos para entidades assistenciais e para investimentos na Saúde”, comentou o presidente da Câmara, Olivino Custódio.

De acordo com os três parlamentares que participaram da viagem, além de informar as ações em Brasília, a prestação de contas é uma forma de mostrar o trabalho dos vereadores em apoio ao município. “Realizamos essa prestação de contas para que a sociedade também saiba que estamos empenhados, engajados e temos o maior interesse em ajudar Campo Mourão. Foi uma das viagens com maior retorno financeiro aos cofres públicos e aos munícipes”.        

Após algumas semanas do retorno da Capital Federal, conforme o vereador Pepita, os bons resultados começaram a surgir. “A nossa insistência e nossa persistência em ajudar no desenvolvimento, na conquista de mais recursos para aplicação em áreas carentes do município, rendeu bons frutos”, comentou Pepita. “A deputada Aline Steutjes ligou e encaminhou um documento onde mostra a liberação de R$ 100 mil para ser investido na Saúde de nossa cidade. Esperamos mais novidades boas para os próximos dias”, enfatizou.

Em uma das visitas, segundo o presidente da Câmara, foram liberados R$ 117 mil para investimentos no Parque das Torres. “Conversamos com o deputado Giacobo, a respeito dos recursos para o Parque das Torres, no Bairro Cidade Nova. Ele nos deu uma boa notícia, a liberação de R$117 mil, que faz parte da complementação de uma emenda do deputado”, contou Olivino.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara entrega moção de congratulações para policial civil que evitou fuga em massa

por adm publicado 12/07/2019 16h56, última modificação 12/07/2019 16h56

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima terça-feira (16), durante a sessão ordinária, uma moção de congratulações ao policial civil Renann Vinícius de Andrade Ticianel, lotado na 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão.

O autor da homenagem, o vereador Miguel Batista Ribeiro, lembra que a moção é um reconhecimento pelo trabalho relevante prestado ao município, pelo policial. “Rennan atua como investigador de Polícia Civil e no dia 12 de agosto do ano passado, estava de plantão e evitou uma fuga em massa da cadeia pública de Campo Mourão. Deste modo, se faz necessário á homenagem pelo trabalho prestado a sociedade”, diz Ribeiro.

Segundo ele, no dia da tentativa de fuga, o policial agiu rapidamente e evitou a fuga de dezenas de presos. “O delegado contou que se o policial não tivesse sido rápido, haveria a fuga e posteriormente uma rebelião, o que causaria grandes danos no interior da delegacia”.

A sessão ordinária da Câmara tem início às 19 horas.     

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores anunciam R$ 1 milhão para entidades filantrópicas de CM

por adm publicado 16/07/2019 15h26, última modificação 16/07/2019 15h26

O dinheiro, resultado da viagem a Brasília, foi anunciado na manhã desta terça-feira (16), durante uma reunião com as entidades assistenciais de Campo Mourão.

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e os vereadores, Jadir Pepita e Edoel Rocha, anunciaram na manhã desta terça-feira (16), durante uma reunião com os representantes das entidades, a conquista de R$ 1 milhão para ser divididos entre elas. O dinheiro é resultado de parte da ‘via sacra’ dos vereadores pelos gabinetes dos deputados federais, em Brasília, no mês passado.

Durante a reunião, os vereadores também apresentaram um relatório com dados de todos os gabinetes visitados e os compromissos assumidos pelos deputados federais para ajudar Campo Mourão, destinando emendas para Saúde e entidades filantrópicas. Os vereadores Cabo Cruz e Edson Battilani, também participaram da reunião.

“Apresentamos as entidades, os resultados das visitas aos gabinetes dos deputados federais da bancada do Paraná. Nesse relatório consta o nome do deputado e compromisso assumido. Conquistamos mais de R$ 3 milhões em recursos, sendo que deste total, R$ 1 milhão em emenda foi prometida pelo deputado federal, Giacobo, para ajudar as entidades que estão atravessando uma grave crise financeira”, contou o presidente da Câmara, Olivino Custódio. “Estamos fazendo o mínimo pelo muito que as entidades fazem pelos mais necessitados”, enfatizou o presidente.

Os vereadores, Jadir Pepita e Edoel Rocha, também lembraram que os ofícios foram entregues diretamente aos deputados. “Solicitamos – através de ofícios - entregues pessoalmente aos deputados, recursos para as entidades e para investimentos na Saúde. Já estamos colhendo bons frutos, com a liberação das emendas”, garantem os vereadores.

No mês passado, sete representantes de entidades participaram de uma reunião com os cinco vereadores, membros da mesa diretora da Câmara, para pedir apoio para a grave crise financeira enfrentada pela Cedus, APAE, Lar Miriã, CTR, Lar dos Velhinhos, Lar dos Bosco e Mão Cooperadora.

“Se não houver mudanças nos repasses, vamos apagar as luzes, fechar as portas e entregar as chaves para quem quiser ou estiver disposto a administrar o Lar dos Velhinhos”, disse o membro do Conselho Central do Lar dos Velhinhos, Luiz Carlos Menechini. “Não aguentamos mais vender rifa, bolos e outras atividades para arrecadar dinheiro e pagar as contas”, desabafou Menechini. Segundo ele, a instituição atende 67 pessoas idosas e cada um tem um custo de R$ 2,8 mil por mês. “A conta se torna alta demais, e o repasse, baixo demais”.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Policial Civil recebe moção de congratulações da Câmara

por adm publicado 19/07/2019 08h40, última modificação 19/07/2019 08h40

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na última terça-feira (16), durante a sessão ordinária, uma moção de congratulações ao policial civil Renann Vinícius de Andrade Ticianel, lotado na 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão.

O autor da homenagem, o vereador Miguel Batista Ribeiro, lembrou que a moção foi um reconhecimento pelo trabalho relevante prestado ao município, pelo policial. “Rennan atua como investigador de Polícia Civil e no dia 12 de agosto do ano passado, estava de plantão e evitou uma fuga em massa da cadeia pública de Campo Mourão. Deste modo, se faz necessário á homenagem pelo trabalho prestado a sociedade”, disse Ribeiro.

Segundo ele, no dia da tentativa de fuga, o policial agiu rapidamente e evitou a fuga de dezenas de presos. “O delegado contou que se o policial não tivesse sido rápido, haveria a fuga e posteriormente uma rebelião, o que causaria grandes danos no interior da delegacia”.

O plenário da Câmara ficou lotado com familiares e amigos do policial que prestigiaram a entrega da honraria. “Agradeço ao vereador Miguel que me proporcionou esse presente, a Câmara de Campo Mourão, minha família que sempre esteve ao meu lado e os meus amigos que participam da entrega dessa homenagem”, disse Ticianel.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da assinatura para construção da nova Gurilândia

por adm publicado 19/07/2019 08h43, última modificação 19/07/2019 08h43

 

Os vereadores Edson Battilani, Edoel Rocha e Edilson Martins, participaram na manhã desta quinta-feira (18), da assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Escola municipal Gurilândia. As obras, no valor de R$ 4,4 milhões, devem iniciar em agosto com recursos do Ministério da Educação e de emenda parlamentar. A antiga escola foi construída há 48 anos e necessitava urgente de reformas estruturais.

A nova escola, com 2,6 mil metros quadrados, será construída em um imóvel do município na esquina da Avenida Jorge Walter com a Rua Edmundo Mercer.  “É um investimento que trará resultados grandiosos no futuro, com a formação de milhares de alunos. Todos nós ganhamos quando se investe em Educação”, lembraram os vereadores.

A Escola Gurilândia começou como parque infantil na década de 70, quando passou a atender alunos como escola infantil e depois, ensino fundamental. Atualmente são 402 alunos matriculados em 16 turmas do nível 1 ao 5º ano, em dois períodos. Conta também com sala de curso multifuncional, apoio pedagógico e de altas habilidades.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores entregam documentos de posse de terrenos para moradores de CM

por adm publicado 19/07/2019 08h45, última modificação 19/07/2019 08h45

 

A dona de casa, Maria de Fátima, de 52 anos, moradora na Vila Cândida, em Campo Mourão, esperou durante 15 anos para ter a tranquilidade de que o terreno onde está construída a sua casa, seria seu. O dia e o documento demoraram a chegar. “Foram muitos anos de angustia e espera. Esperei durante todos esses anos para poder construir a casa do meu filho, pois como não tinha documento de posse não podia fazer nada”, comentou a dona de casa.

Na manhã desta quinta-feira (18), com as mãos tremula, ela e outros moradores dos bairros Vila Cândida, Conjunto Habitacional Mendes, Jardim Santa Nilce II e Jardim Silvana, seguravam os sonhados e esperados documentos, entregues pelo presidente da Câmara, Olivino Custódio e pelos vereadores, Jadir Pepita, Edson Battilani, Sidnei Jardim, Edilson Martins e Edoel Rocha.

Foram entregues autorizações para lavratura de escrituras públicas para várias famílias que aguardavam a regularização dos imóveis. “Hoje estou tranquila, esperei e valeu a pena esperar tanto. Agora o terreno é meu e posso construir a casa do meu filho”, lembrou dona Maria.

Para os vereadores, o documento representa a tranquilidade dos moradores. “Parabéns a todos pela conquista. É um momento importante na vida de cada um que está recebendo a autorização para lavrar a escritura, esse documento dará tranquilidade a todos os moradores que aguardaram tanto tempo”, frisou o vereador Pepita.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da assinatura para construção do barracão de artes em CM

por adm publicado 19/07/2019 08h47, última modificação 19/07/2019 08h47

Os parlamentares, professor Cicero, Edson Battilani, Sidnei Jardim e Edilson Martins, participaram na tarde desta quinta-feira (18), da assinatura para a construção de um barracão de artes, um novo espaço para produções artístico-culturais.

A assinatura do contrato com a empresa que irá construir o espaço das artes, aconteceu no auditório da Estação da Luz Dom Elizeu Simões Mendes. Os recursos de R$ 254,4 mil, para a obra, foram liberados pelo governo federal através de uma emenda parlamentar.

O barracão, com 208,6 metros quadrados, será construído no Jardim Araucária e será utilizado para produções artísticas, cursos de aperfeiçoamento, ensaios e armazenamento de materiais. “A arte é a que mais gera postos de trabalho e a que menos recebe recursos, seja do governo estadual ou federal. Vamos lutar sempre pela Arte”, disse o vereador Cicero.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da inauguração da Ciscomcam

por adm publicado 19/07/2019 10h20, última modificação 23/07/2019 14h27

 

O presidente da Câmara, Olivino Custódio e os vereadores Jadir Pepita, Sidnei Jardim e Edson Battilani, participaram na última quinta-feira (18), da reinauguração da sede da Ciscomcam, que passou por reformas. Com um investimento de R$ 350 mil, o prédio irá oferecer um conforto melhor aos usuários de Campo Mourão e da região.

O presidente do Ciscomcam, Carlos Rosa Alves, prefeito de Corumbataí do Sul, lembrou que o investimento foi importante para garantir mais conforto à população. “A reforma completa irá para garantir melhor conforto aos usuários”.

Os vereadores lembraram que o local necessitava de reformas, e a nova estrutura, com melhor organização no espaço, vai oferecer mais comodidade aos pacientes que utilizam a CISCOMCAM.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador pede inclusão de R$ 300 mil no orçamento da União para Lar dos Velhinhos de CM

por adm publicado 19/07/2019 16h57, última modificação 19/07/2019 16h57

 

O vereador Edilson Martins apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um requerimento de urgência, solicitando o envio do documento ao deputado federal Rubens Bueno, pedindo a inclusão no orçamento da União, através do Ministério da Cidadania, de uma emenda de R$ 300 mil.

“O recurso é para o custeio do programa de alta complexidade do Lar dos Velhinhos, Frederico Ozanam”, disse o vereador. 

Segundo ele, o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam, conta com 68 idosos abrigados, 40 funcionários, e os gastos são elevados. “Campo Mourão repassa R$ 120,00 por idoso, valor inferior comparado a outros municípios da região e precisa ser reajustado, pois o Lar dos Velhinhos não consegue manter-se, apenas com o repasse e as promoções realizadas”.

O documento será enviado nesta semana ao deputado federal.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Treze Vereadores Mirins assumem cadeiras na Câmara de CM

por adm publicado 29/07/2019 16h46, última modificação 29/07/2019 16h46

A Câmara de Campo Mourão empossou, na tarde desta segunda-feira (29), os 13 estudantes do ensino médio do colégio Sesi, eleitos vereadores mirins no programa Parlamento Jovem 2019 de Campo Mourão.

O programa é coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e desenvolvido em parceria com Sesi. Os treze parlamentares mirins foram diplomados pelo Fórum Eleitoral de Campo Mourão, no início do mês de junho, e após a posse na Câmara, os vereadores mirins irão se reunir para discutir, elaborar e votar sugestões de proposições para a cidade.

A cerimônia de posse dos parlamentares mirins aconteceu no plenário da Câmara, nos mesmos moldes da posse dos vereadores que compõem a 17ª legislatura, no dia 1º de janeiro de 2017. 

Após a leitura nominal dos vereadores diplomados, os mesmos fizeram o juramento e em seguida, a vereadora Thaila Vilar Favaro, fez o pronunciamento em nome dos demais parlamentares. 

Os 13 vereadores mirins, número de cadeiras na Câmara de Campo Mourão – foram eleitos no dia 15 de maio. Ao todo 27 alunos se candidataram, sendo que dois desistiram. Na escolha pelo voto, 13 foram eleitos, 12 meninas e um menino.

“Estamos conversando com o Tribunal Eleitoral para firmar um convênio com a Câmara para que os vereadores mirins participem mais ativamente do processo, que não pode parar na posse dos eleitos”, destacou o presidente da Câmara, Olivino Custódio. 

De acordo com a chefe de cartório da 31ª Zona Eleitoral, Sueli Bissi, após a posse dos vereadores mirins, na Câmara, a proposta é de que os alunos participem de forma ativa. “Propondo leis, requerimentos, moções, indicações e vivenciando as ações do Legislativo”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Câmara aprova Lei da Fibromialgia

por adm publicado 30/07/2019 10h50, última modificação 01/08/2019 17h02

Pessoas que sofrem de fibromialgia em Campo Mourão terão atendimento preferencial e outros direitos assegurados, após a aprovação da Lei 40/2019, de autoria do vereador Sidnei Jardim. O projeto aprovado em plenário, pelos vereadores, segue para ser sancionado pelo prefeito.

A Lei aprovada na Câmara garante ao portador de fibromialgia, atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados, como em supermercados, bancos, correios, entre outros. 

Pela Lei, as empresas privadas que efetuam pagamentos através de bancos, terão de incluir os portadores de fibromialgia nas filas destinadas aos idosos, gestantes e deficientes. Os pacientes também terão o direito a estacionar em vagas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes. A identificação dos beneficiários será feita através de cartão ou adesivo, expedido pela prefeitura mediante a comprovação médica.

Segundo o autor da Lei, quem sofre com a doença apresenta sintomas como fadiga crônica, dores de cabeça e dores no corpo inteiro, o que incapacita muitos de trabalhar. Pelo fato de não ser uma doença visível, muitos são discriminados. “A iniciativa ao Projeto de Lei visa atender a demanda de parte da população que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos pacientes”.

Jardim lembra ainda, que a fibromialgia é uma doença multifatorial de causa ainda desconhecida, definida por uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. “Trata-se de uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. Ainda Não há cura, sendo o tratamento parte fundamental para que a doença não tenha progressão”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal 

Lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo município oficializa FEMUC

por adm publicado 01/08/2019 13h36, última modificação 01/08/2019 13h36

Publicada no último órgão oficial do município, a Lei 4036/19, de autoria do vereador Sidnei Jardim, tornou oficial o Festival de Música de Campo Mourão (Femuc). A Lei, segundo Jardim, tem por objetivo promover a participação e o envolvimento de caráter artístico-pedagógico da população de Campo Mourão e região, fomentando e desenvolvendo a cultura e o movimento musical através de cursos, oficinas, práticas artísticas, workshops, concertos e shows musicais.

Jardim lembra que a oficialização do FEMUC é apenas resultado do trabalho desenvolvido por profissionais dedicados. “O movimento musical se consolidou em Campo Mourão na década de 50 com a criação do Conservatório Municipal Musical Prof. Leone Di Biaggio. Desde então a movimentação musical no município é incessante. Hoje conta com escolas de músicas, grupos, bandas, corais e prédio municipal específico denominado Casa da Música Rose Mary Albuquerque, que promove hoje mais de 15 cursos e atende mais de 400 alunos”.

Jardim comenta ainda que o FEMUC tem como premissa, o fortalecimento do cenário musical, proporcionando a população o acesso à boa música. “Neste ano, o FEMUC acontece nos dias 31 de julho a 04 de agosto e a cada nova edição, o Festival consagra Campo Mourão como um polo musical em nosso Estado, uma vez que o FEMUC, apesar de novo, vem se despontando como uma data importante no calendário musical do Paraná. Em sua ultima edição em 2015 obteve grande aceitação do público chegando a receber menção honrosa desta Casa de Leis”.

 PROGRAMAÇÃO DO FEMUC

 Programação Artística com Shows as 20h00 no Teatro Municipal iniciará no dia 31 de julho (quarta) – Show com o grupo Big Belas Band, 01 de agosto (quinta) – Marcelo Cigano e Quarteto Boldrini, 02 de agosto (sexta) – Patricia Borges e Banda, 03 de agosto (sábado) – Quarteto Unknown, encerrando no domingo 04 de agosto com o Show das práticas musicais, e a Programação Pedagógica contará com as práticas para profissionais (aulas de canto/coral, conjunto e big band), oficinas para estudantes de música (sopros, teclas, violão, guitarra e bateria) e oficinas sociais que irão abordar diversos temas artísticos e culturais.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Câmara entrega Mérito Militar na próxima semana

por adm publicado 02/08/2019 11h07, última modificação 02/08/2019 11h07

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima segunda-feira (05), o título de Mérito Militar ao soldado da Polícia Militar, Gilmar Sidnei de Paula. A homenagem será entregue no plenário do Legislativo, após o término da sessão ordinária, por volta das 20 horas.

O autor do projeto de resolução, vereador Miguel Batista Ribeiro, lembrou os motivos que o levaram a homenagear o policial com a honraria. “Além de ter sido considerado por oficiais e praças do 11° Batalhão, o policial militar destaque do mês de setembro de 2009, pelas atividades operacionais e administrativas de todo o Batalhão, Gilmar Sidnei de Paula, possui inúmeros elogios em ficha por bons serviços prestados a população de Campo Mourão”, disse Ribeiro. 

Gilmar Sidnei de Paula ingressou na Polícia Militar do Paraná em dezembro de 1996, na Companhia de Choque com sede em Curitiba. Promovido em 1997 a soldado de Primeira Classe, trabalhou no Canil Central da PM em Curitiba e 1998 retornou a Campo Mourão, ingressando no Grupo de Operações Especiais. Atualmente o militar trabalha no Pelotão de Radiopatrulha da Primeira Companhia do 11º Batalhão da PM.

“O soldado Sidnei é um policial militar exemplar”, comentou o vereador, Miguel Batista Ribeiro.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Comissão de Finanças e Orçamento analisa projetos e relatório do Ministério da Saúde

por adm publicado 02/08/2019 13h36, última modificação 02/08/2019 13h36

Na próxima segunda-feira (05), a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), composta pelo presidente, Edson Battilani e pelos vereadores, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), analisam dois projetos de Lei de autoria do Executivo, prestações de contas de entidades de Campo Mourão e ofícios do Ministério da Saúde (MS), com informações da liberação de recursos para o município.

Em um dos projetos que serão analisados pela CFO, a prefeitura pede autorização para efetuar abertura de crédito suplementar de R$ 172.074,59, no orçamento da Fundação de Esportes para pagamento de despesas com os Jogos Abertos e da Juventude. Em outro, a prefeitura pede autorização da Câmara de Campo Mourão para abertura de crédito adicional especial de R$ 10 mil, na mesma Fundação de Esportes, para o pagamento de bolsa auxílio para dois atletas da modalidade Karatê.

A CFO também irá analisar o relatório do Ministério da Saúde com informações da liberação de R$ 4.896.440,25 de convênio firmados entre o município e o MS.  

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Barreiro das Frutas vai receber obra de R$ 4,6 milhões

por adm publicado 05/08/2019 20h48, última modificação 05/08/2019 20h48

O produtor rural Claudinei Tochio, contou que nos últimos anos estava difícil transitar pela estrada do Barreiro das Frutas sem ter problemas mecânicos ou nos pneus do carro, da moto ou do caminhão. Ele tem uma propriedade na comunidade do Barreiro das Frutas e diariamente é obrigado a trafegar pelo que restou do asfalto, para levar hortifrutigranjeiros aos mercados consumidores do centro da cidade. “Era muito buraco, na maioria dos casos, as crateras eram fundas, o que danificava ainda mais as rodas e pneus dos meios de transportes”, comentou o agricultor. “Cansei de ter problemas e prejuízos por conta da estrada em péssimas condições de uso”, disse.

Na manhã desta segunda-feira (05), o presidente da Câmara, Olivino Custódio e os vereadores Cabo Cruz, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Edson Battilani, Sidnei Jardim e Edoel Rocha, assinaram junto com o prefeito Tauillo Tezelli, contratos e ordem de serviços para o recapeamento asfáltico em um trecho de mais de nove quilômetros entre a Rua Antônio Bueno de Camargo e a ponte do Rio da Várzea.

A obra, de R$ 4,6 milhões, será feita com recursos da Caixa Econômica Federal e além da pavimentação asfáltica, terá drenagem, sarjeta e sinalizações.

“Vai melhorar muito para escoar a safra de grãos e hortifrutigranjeiros”, comentou o produtor rural Tochio. 

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a obra era necessária e estava sendo aguardada há alguns anos pelos moradores e produtores rurais da região. “Essa pavimentação e as benfeitorias irá proporcionar mais comodidade aos moradores e produtores rurais que estavam cansados de ter prejuízos por conta das condições precárias da estrada do Barreiro das Frutas”.

O vereador Edson Battilani, destacou a importância e o empenho da administração em realizar a obra, aguardada há tempos pelos moradores e agricultores da região. “O prefeito se articulou em com esforço conseguiu angariar recursos para dar um retorno aos moradores que estavam padecendo por conta das condições da estrada”.

As obras devem ser concluídas em um período de cinco meses.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Câmara homenageia integrante da PM com Mérito Militar

por adm publicado 06/08/2019 10h06, última modificação 06/08/2019 10h06

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na noite desta segunda-feira (05), o título de Mérito Militar ao soldado da Polícia Militar, Gilmar Sidnei de Paula. A homenagem foi entregue no plenário do Legislativo, após o término da sessão ordinária.

O autor do projeto de resolução, vereador Miguel Batista Ribeiro, lembrou os motivos que o levaram a homenagear o policial com a honraria. “Além de ter sido considerado por oficiais e praças do 11° Batalhão, o policial militar destaque do mês de setembro de 2009, pelas atividades operacionais e administrativas de todo o Batalhão, Gilmar Sidnei de Paula, possui inúmeros elogios em ficha por bons serviços prestados a população de Campo Mourão”, disse Ribeiro. 

Gilmar Sidnei de Paula ingressou na Polícia Militar do Paraná em dezembro de 1996, na Companhia de Choque com sede em Curitiba. Promovido em 1997 a soldado de Primeira Classe, trabalhou no Canil Central da PM em Curitiba e 1998 retornou a Campo Mourão, ingressando no Grupo de Operações Especiais. Atualmente o militar trabalha no Pelotão de Radiopatrulha da Primeira Companhia do 11º Batalhão da PM.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Câmara homenageia Clube de Serviços em Campo Mourão

por adm publicado 07/08/2019 16h31, última modificação 07/08/2019 16h31

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam no próximo domingo (18), às 16 horas, uma moção de congratulações ao Leo Clube Campo Mourão Sênior, uma extensão do Lions Club - que abrange jovens entre 12 e 30 anos - oferecendo oportunidades de desenvolvimento e contribuição individual e coletiva. A homenagem será entregue - pelos vereadores - na sede do Leo Clube, na Avenida João Bento, 1959, em frente ao Sesc de Campo Mourão.

O autor da moção, vereador Sidnei Jardim, lembra que além da contribuição para o desenvolvimento da cidade, o Leo Clube atua em projetos na área da Saúde, no cuidado com idosos e crianças e Educação e comunidades carentes.

“O LEO Clube é um clube de serviço e uma atividade oficial do Lions Club International, que tem como objetivo oferecer a jovens de 12 (doze) a 30 (trinta) anos oportunidades de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva. Os associados desenvolvem campanhas e atividades voltadas à necessidades das comunidades”, comentou Jardim.

Segundo ele, a história do LEO Clube Sênior iniciou durante o Ano Leoístico (AL), 2014/2015, recebendo jovens de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. “O Lions Clube de Campo Mourão, padrinho do LEO Clube, sempre apoiou e colaborou em suas atividades e promoções, através de seus conselheiros LEO, que não medem esforços para incentivá-los”.

Jardim lembra ainda, que o grupo de jovens, realizou importantes campanhas, promoções e eventos para ajudar a sua comunidade a despertar a liderança de seus integrantes. “Entre as campanhas, de arrecadação de agasalho e alimento, visitas mensais ao Lar dos Velhinhos para comemorar os aniversários do mês com bolo e presentes, campanhas de feijoada e eventos para arrecadar fundos para fazer doações a entidades necessitadas, doação de livros, doação de ovos de Páscoa para crianças carentes, entre muitas outras atividades que tem como objetivo servir o próximo”.

No último dia 20 de junho, o LEO Clube Sênior completou quatro anos de fundação tendo como novo presidente do AL (Ano Leoístico) 2019/2020, o Companheiro LEO Roosevelt Matheus Felipe Silva e vice-presidente o Companheiro LEO Mateus de Souza Cordeiro.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Campo Mourão poderá sediar os Jogos de Aventura e Natureza em 2020

por adm publicado 09/08/2019 08h44, última modificação 09/08/2019 08h44

Esporte, aventura, natureza, cultura e turismo, tudo misturado. Essa é a essência dos Jogos de Aventura e Natureza que acontecem a partir deste mês em todo o Paraná.

Para não deixar Campo Mourão fora dos eventos do próximo ano, o vereador Sidnei Jardim, protocolou na Câmara uma indicação solicitando ao prefeito Tauillo Tezelli, articulação junto ao governo do estado para colocar o município na rota das competições de 2020. A indicação passou pelo plenário - para conhecimento dos demais vereadores - na última sessão ordinária.

Dividido em cinco etapas, as ações esportivas neste ano contam com 29 modadlidades, entre elas; pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

“É sábido que a prática de esportes proporciona melhor qualidade de vida a todos os praticantes, trazendo divertimento e lazer para os cidadãos, e devido a grande importância que o esporte tem em nosso município, faz-se necessário demonstrar a capacidade da cidade de Campo Mourão em ser uma das cidades do Estado do Paraná a sediar os Jogos da Aventura e Natureza em 2020”, comentou Jardim.

Segundo ele, Campo Mourão tem potencial para sediar os jogos. “No município encontramos um dos melhores complexos aquáticos e de trilhas ecológicas, localizado na Reserva da Usina Hidrelétrica Mourão com guias e trilhas ecológicas interligadas com o parque estadual do Lago Azul, em uma área de cerca de 1,75 mil hectares, conhecido nacionalmente como um dos melhores lugares para se realizar trilhas ecológicas no Estado do Paraná”.

Jardim destaca ainda, a infraestrutura que poderá ser usada nos jogos. “Cinco novas arenas multiuso foram inauguradas com as estruturas compostas por; campos sintéticos, alambrados, arquibancadas, vestiários e iluminação, o que deve proporcionar um cenário ideal para as disputas das diversas práticas esportivas dos Jogos da Aventura e da Natureza”.

 O vereador espera que o município seja contemplado pelo governo do estado. “Esperamos que as autoridades reconheçam o município para sediar esse evento contemplando nossa região, afinal muitos atletas de Campo Mourão e região irão participar das atividades. O intuito é de proporcionar novos instrumentos de lazer à toda população mourãoense valorizando o nosso município”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Vereadores e técnicos discutem na Câmara zoneamento de Campo Mourão

por adm publicado 12/08/2019 15h14, última modificação 12/08/2019 15h14

Membros da Comissão Especial da Câmara de Campo Mourão e o diretor da secretaria de Planejamento, Marcio Carraro, se reuniram nesta segunda-feira (12), para discutir o projeto de Lei 18/2019, que altera a Lei Complementar 31, que dispõe sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural, em Campo Mourão.

Por cerca de uma hora, o presidente da Comissão, Edoel Rocha, o relator, Luiz Alfredo da Cunha Bernardo e os membros, Nelita Piacentini e Edson Battilani apontaram alterações no zoneamento da cidade ao diretor da Secretaria de Planejamento, Marcio Carraro.

“A Comissão pediu um ofício ao Município, solicitando a contratação de uma empresa para fazer uma medição no índice de água e a alteração na captação da Sanepar. Além destes itens, foram pedidos, a abertura e a extensão dos prazos para apresentação, por parte dos vereadores, de emendas ao Projeto de Lei do zoneamento”, lembraram os vereadores da Comissão Especial.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Projeto de doação de imóvel para implantação de usina fotovoltaica é aprovado por três Comissões da Câmara

por adm publicado 12/08/2019 16h43, última modificação 12/08/2019 16h43

As Comissões Permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento e Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão, se reuniram nesta segunda-feira (12), para analisar e aprovar o projeto de Lei 83/2019, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a doação de um terreno público para o Tribunal de Justiça implantar o projeto da usina fotovoltaica, um investimento de R$ 20 milhões, em Campo Mourão. Com a aprovação pelas Comissões, o projeto de Lei segue para o plenário ser aprovado pelos 13 vereadores, na próxima sessão ordinária.

Em julho, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, visitou Campo Mourão para a formalização da doação do terreno. “Será a maior usina fotovoltaica de um órgão público do Brasil. Campo Mourão foi escolhida por ser uma das cidades mais ensolarada da região”, disse Pereira, ao visitar o terreno, localizado próximo a Vila Guarujá.

Conforme ele, toda a energia produzida pela usina será repassada para a Copel que irá abater no consumo do prédio do novo Fórum. “Toda a estrutura do Fórum será autossuficiente e irá consumir energia limpa”.

O desembargador também visitou o terreno onde será construído o Fórum de Campo Mourão. “Será um investimento de R$ 30 milhões que deve iniciar no próximo ano. O antigo Fórum será reutilizado pela prefeitura e o novo será mais amplo e mais também mais moderno”, lembrou.

Os investimentos na cidade e as possibilidades de geração de novas frentes de trabalho durante a construção das duas estruturas animaram os vereadores. “Essa notícia é excelente para Campo Mourão. Precisamos de investimentos e geração de postos de trabalhos”, comentaram os parlamentares.  

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Vereadores têm cinco Leis sancionadas pelo Poder Executivo

por adm publicado 14/08/2019 08h07, última modificação 14/08/2019 08h07

O Poder Executivo sancionou na tarde desta terça-feira (13), cinco Leis dos vereadores de Campo Mourão, que irão beneficiar os moradores do município. As Leis foram formuladas pelos vereadores, aprovadas em plenário e enviadas ao prefeito para sanção.

Entre elas, a Lei que institui o selo Empresa Amiga da Amamentação, de autoria do vereador, professor Cícero, a Lei que cria o Dia Municipal do Moto Natal, do vereador Tucano, a Lei criando a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos e a Lei denominando a Praça Marta Kaizer, no Jardim América, ambas de autoria do vereador Edson Battilani. A Lei criando o Dia Municipal dos Portadores de Fibromialgia, do vereador Sidnei Jardim, também foi sancionada.

No evento, o vereador Edson Battillani, divulgou mais uma Lei sancionada recentemente e que dá apoio aos Produtores Rurais e Agricultores Familiares.

“Quando convidamos os vereadores para sancionar suas leis, é um reconhecimento pelo trabalho do vereador, pois o mesmo tem um papel importante, pois está sempre ouvindo a população nas ruas, buscando ideias que acabam se tornando leis, que beneficiam a comunidade”, lembrou o prefeito.

No início do mês passado, outras seis Leis foram sancionadas pelo prefeito. Duas Leis do vereador Cabo Cruz, uma do vereador Edilson Martins, uma do vereador Edoel Rocha e uma do vereador Sidnei Jardim.

As Leis do vereador Cabo Cruz foram a 4.039, de 26 de julho de 2019, que dispõe sobre a vedação de homenagens a pessoas que tenham sido condenadas por atos de corrupção, improbidade e crimes contra a pessoa e; a 4.038 (25 de julho de 2019), que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha).

A Lei do vereador Edilson Martins é a que declara o Clube de Tiro de Campo Mourão (ATECAM) de Utilidade Pública (4.033 - 26 de julho de 2019). A Associação de Karatê-do Exata foi declarada de utilidade pública pela vereadora Nelita Piacentini (4.034 - 26 de julho de 2019).  

A Lei do vereador Edoel Rocha declara de utilidade pública a Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável (ADETURS) - 4.035 - 26 de julho de 2019. O vereador Sidnei Jardim oficializou o Festival de Música de Campo Mourão (FEMUC), para ser realizado anualmente, no período entre os meses de julho e agosto (Lei Número 4.036 - 26 de julho de 2019).

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Executivo sanciona alteração na Lei de Incentivo a doação de órgãos

por adm publicado 15/08/2019 08h08, última modificação 15/08/2019 08h08

 

O Poder Executivo sancionou na tarde da última terça-feira (13), a nova redação da Lei 1.283, que instituía no município, a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos. A alteração na Lei foi proposta pelo vereador Edson Battillani.

Pelo projeto de Lei, a data das ações da Semana de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos, seria entre os dias 02 a 07 de abril. Pela nova Lei, sancionada na última terça-feira (13), além de mudar o dia, houve alteração no mês, de abril para setembro. “A semana de incentivo será realizada na última semana do mês de setembro, dando ênfase especial ao dia 27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos”, comentou Battilani.

Segundo ele, a iniciativa é mais uma forma de incentivar a doação de órgãos e tecidos.  “A semana terá como objetivo, estipular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes. Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e promover a orientação da sociedade através da realização de palestras educativas, simpósios, divulgação na mídia, boletins informativos e outras formas de publicidade no sentido de incentivar a doação de órgãos”.

Battilani lembra que há muito tempo se fala sobre a necessidade de doação de órgãos, mas, embora muitos tenham conhecimento da importância dessa causa, a recusa ainda é alta. “A semana vai promover atividades recreativas junto ás entidades, associações e hospitais, no sentido de divulgar os benefícios resultantes da doação de órgãos ou realização de transplante. O Poder Público poderá organizar ações a serem desenvolvidas durante a semana, podendo ainda incentivar e apoiar a realização de atividades pela sociedade civil”.

O vereador contou ainda, que no Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, do ano passado, o Ministério da Saúde informou que 43% das famílias se negaram a doar, mesmo que o parente manifestou o interesse em vida. “Dados da Associação Brasileira de Transporte de Órgãos (ABTO) mostram que a cada oito pacientes potenciais doadores, apenas um é notificado. No Brasil, a taxa de transplante é 15 milhões por ano, enquanto na Espanha, país referência, a taxa é de 40 milhões de pessoas”.

O Ministério da Saúde aponta que atualmente, aproximadamente metade das famílias entrevistadas não concorda que sejam retirados os órgãos e tecidos do ente falecido para doação. “Todo o trabalho que será realizado durante a semana municipal, é pela necessidade de conscientização sobre a doação de órgãos. Os doadores e familiares estão fazendo um bem para as pessoas que mais precisam e querem continuar a sua vida normal”, enfatizou o vereador. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Fibromialgia é sancionada pelo Poder Executivo

por adm publicado 15/08/2019 08h13, última modificação 15/08/2019 08h13

 

O Poder Executivo sancionou na tarde da última terça-feira (13), o projeto de Lei, de autoria do vereador Sidnei Jardim, que garante direitos aos portadores de fibromialgia. Entre outros benefícios, eles terão atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados, como em supermercados, bancos, correios, entre outros. As empresas privadas que efetuam pagamentos através de bancos, terão de incluir os portadores de fibromialgia nas filas destinadas aos idosos, gestantes e deficientes.

“Além de inserir no calendário oficial de eventos do munícipio o dia da fibromialgia, a ser comemorado todo dia 12 de maio, reconhece e amplia direitos aos fibromiálgicos”, disse Jardim.

Os pacientes também terão o direito a estacionar em vagas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes. A identificação dos beneficiários será feita através de cartão ou adesivo, expedido pela prefeitura mediante a comprovação médica. “Tenho prazer em ser o autor desta Lei no munícipio e ser o representante desta parcela expressiva da população que sofre com a doença, são guerreiros, lutam por direitos e defendem propostas que representam a saúde como direito para as pessoas com fibromialgia”, comentou Jardim.

Segundo ele, quem sofre com a doença apresenta sintomas como fadiga crônica, dores de cabeça e dores no corpo inteiro, o que incapacita muitos de trabalhar. Pelo fato de não ser uma doença visível, muitos são discriminados. “A iniciativa da Lei visa atender a demanda de parte da população que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos pacientes”.

Jardim lembra ainda, que a fibromialgia é uma doença multifatorial de causa ainda desconhecida, definida por uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. “Trata-se de uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. Ainda Não há cura, sendo o tratamento parte fundamental para que a doença não tenha progressão”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

Selo amiga da Amamentação é sancionada pelo Poder Executivo

por adm publicado 15/08/2019 13h41, última modificação 15/08/2019 13h41

O Poder Executivo sancionou na tarde da última terça-feira (13), o projeto de Lei, de autoria do vereador, Cicero Pereira de Souza (professor Cicero), que institui no município, o selo empresa amiga da amamentação.

 A empresa será identificada pela contribuição na promoção, proteção e apoio a amamentação, com um selo dourado. “O selo empresa amiga da amamentação visa apoiar e visibilizar a prática do aleitamento materno em público para suprir a necessidade vital da criança, a fome. O aleitamento materno é essencial e deve ser alimento único para a criança nos primeiros seis meses de vida, nele contem todos os nutrientes e a água necessária para manter a criança fortalecida, contribuindo com sua imunidade e ajudando na criação de anticorpos”, lembra o autor do projeto, professor Cicero.

 Segundo ele, devido à falta de um espaço onde as mães possam alimentar seus bebês, muitas se sentem constrangidas, ou quando realizam, hora ou outra, recebem olhares de desaprovação, dificultando o ato tão importante que é a amamentação.

“Constatando tal situação, o Projeto de Lei Empresa Amiga da Amamentação tem o intuito de proporcionar para a mãe um espaço onde ela sinta-se e tenha todas as condições para realizar a amamentação sem constrangimento”.

 Cicero explica que a mãe, ao encontrar o selo na empresa, terá tranquilidade para amamentar seu filho. “Uma mãe com um bebê, ao se deparar com o Selo da Empresa Amiga da Amamentação, saberá que naquele ambiente poderá amamentá-lo, e oferecer ao seu filho ou filha através da amamentação a garantia de um alimento nutritivo”, diz.


Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

Moto Natal vira Lei em Campo Mourão

por adm publicado 15/08/2019 15h18, última modificação 15/08/2019 15h18

 O Executivo de Campo Mourão sancionou na tarde da última terça-feira (13), o projeto de Lei, de autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), que institui no município, o Dia do Moto Natal, uma interação entre os motociclistas e pessoas portadoras de deficiência. A data será comemorada no primeiro domingo de dezembro, que também compreende o Dia Internacional das pessoas com deficiência.

 Segundo o vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), autor do projeto sancionado pelo prefeito Tauillo Tezelli, o objetivo da proposta é realizar, junto com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação dos Amigos dos Autistas de Campo Mourão (AACM), um passeio de ônibus pelas ruas da cidade, com pessoas das entidades sendo escoltadas por motociclistas vestidos de Papai Noel. “Eles serão acompanha­dos por carros de som tocando musicas natalinas, desta forma proporcionando uma atividade diversificada, multidisciplinar e social”, comentou Tucano.

 Segundo ele, os eventos da data serão desenvolvidos e organizados pela Apae, AACM e Moto Clubes de Campo Mourão. “A ideia é dar alegria, carinho e tirar um sorriso do rosto de cada um dos participantes, neste dia muito especial”.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

Avanço da criminalidade será debatido em audiência pública na Câmara de CM

por adm publicado 15/08/2019 15h50, última modificação 15/08/2019 15h50

 

No próximo dia 29 deste mês, vereadores, autoridades policiais, órgãos ligados à Segurança Pública e lideranças da comunidade debatem ações, medidas e soluções para tentar conter o avanço da criminalidade, principalmente, o aumento dos índices de roubos e assaltos em Campo Mourão.

A iniciativa de realizar a audiência pública foi proposta através de um requerimento pelo vereador, Edson Battilani. “A Câmara já havia debatido a segurança em outra audiência, quando o foco era os casos de homicídios que estavam assustando moradores e turistas que visitavam Campo Mourão. Desta vez nossa preocupação são os altos índices de assaltos e roubos que vem deixando toda a sociedade extremamente preocupada. Precisamos encontrar uma solução para este problema para dar mais tranquilidade aos moradores”, comentou Battilani.

A audiência será realizada no plenário da Câmara, às 19 horas, com as presenças do coronel, Romulo Marinho Soares, da secretaria de Segurança Pública do Paraná, do major Júlio Cesar Vieira da Rosa, comandante do 11º Batalhão da PM, com o presidente do Conselho municipal de Segurança, Andrei Legnani e com o delegado da Polícia Civil, Nilson Rodrigues da Silva.   

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Economia da Câmara de CM vira reforma em CMEI da Vila Guarujá

por adm publicado 16/08/2019 13h44, última modificação 16/08/2019 13h44

Com as economias da Câmara e a devolução de recursos à prefeitura de Campo Mourão, 71 alunos, de zero a três anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, na Vila Guarujá, ganharam uma nova estrutura com mais comodidade e conforto. A inauguração da reforma contou com as presenças do presidente da Câmara, Olivino Custódio, professor Cícero, Cabo Cruz e Edson Battilani. 

A antiga estrutura recebeu investimento de R$ 98,6 mil com reparos nas portas e paredes, portão eletrônico, adequações na cozinha, revestimento cerâmico, impermeabilização, cobertura no acesso da entrada principal, adequações nas calçadas e rampas, melhorias nas instalações dos banheiros, plantio de grama e instalação de três novos brinquedos no parquinho.

“Os recursos, provenientes de economias de toda a estrutura da Câmara, foram aplicados na base da Educação. Economizamos e aplicamos em um setor que tem futuro garantido, na Educação”, frisou o vereador e presidente da Câmara, Olivino Custódio.

Os cuidados e o zelo com os primeiros anos de vida de uma criança, também foram destacados pelo vereador Cicero. “Parabéns a todos os envolvidos, a comunidade da Vila Guarujá e aos professores e corpo técnico do CMEI, pelo trabalho e pelo cuidado com nossas crianças, futuro de um país promissor”.

Neuza Calçavara, diretora do Cmei, pediu a comunidade para ajudar a cuidar do patrimônio público. “Toda a estrutura ficou perfeita, agradecemos a todos que contribuíram e pedimos à comunidade que nos ajude a cuidar", disse ela. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

Câmara entrega moção à Rotary Club Gralha Azul

por adm publicado 16/08/2019 16h59, última modificação 16/08/2019 16h59

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima terça-feira (20), uma moção de congratulações ao Rotary Club de Campo Mourão Gralha Azul pelos serviços prestados à comunidade.  A homenagem será entregue durante a 24ª sessão ordinária, que terá início às 19 horas.

A autora da proposta, vereadora Nelita Piacentini, lembra as diversas entidades parceiras, assistidas pelo Rotary. “O Rotary junto com a Fundação Rotaria, clubes e empresas parceiras, participaram de diversas ações que beneficiaram e continuam beneficiando milhares de pessoas em Campo Mourão, no Paraná e no mundo. Por estes e outros motivos, a entidade merece essa homenagem”, disse Nelita.

Segurança Pública será debatido durante audiência pública na Câmara de CM

por adm publicado 27/08/2019 13h40, última modificação 27/08/2019 13h40

Na próxima quinta-feira (29), vereadores, autoridades policiais, órgãos ligados à Segurança Pública e lideranças da comunidade, debatem ações, medidas e soluções para tentar conter o avanço da criminalidade, principalmente, o aumento dos índices de roubos e assaltos em Campo Mourão.

A iniciativa em realizar a audiência pública foi proposta através de um requerimento pelo vereador, Edson Battilani. “A Câmara já havia debatido a segurança em outra audiência, quando o foco era os casos de homicídios que estavam assustando moradores e turistas que visitavam Campo Mourão. Desta vez nossa preocupação são os altos índices de assaltos e roubos que vem deixando toda a sociedade extremamente preocupada. Precisamos encontrar uma solução para este problema para dar mais tranquilidade aos moradores”, comentou Battilani.

De acordo com o vereador, a audiência é resultado do clamor da comunidade que pede socorro. “Todos sabem da falta de estrutura de recursos humanos e materiais tanto por parte da polícia Militar quanto da polícia Civil, precisamos debater isso e encontrar caminhos para cobrar do governo do estado, reforço na segurança pública para Campo Mourão. A ideia da audiência é decorrente das cobranças da comunidade que pede socorro. Estamos dando uma resposta, ampliando o debate para encontrar uma forma de solução”.

A audiência será realizada no plenário da Câmara, às 19 horas, com as presenças do coronel, Romulo Marinho Soares, da secretaria de Segurança Pública do Paraná, do major Júlio Cesar Vieira da Rosa, comandante do 11º Batalhão da PM, com o presidente do Conselho municipal de Segurança, Andrei Legnani e com o delegado da Polícia Civil, Nilson Rodrigues da Silva.   

  Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara homenageia Santíssima Trindade pelos 60 anos em CM

por adm publicado 28/08/2019 15h55, última modificação 28/08/2019 15h55

No próximo domingo (01), os vereadores da Câmara de Campo Mourão prestam uma homenagem à Paróquia Santíssima Trindade - igreja do rito ucraniano católico - entregando uma moção de congratulações.

O tributo será entregue após a celebração da missa, que deve acontecer por volta das 10h15, em comemoração aos 60 anos de fundação e pelo reconhecimento aos trabalhos prestados pelo templo cristão aos moradores de Campo Mourão.

Segundo o autor da moção, vereador Edson Battilani, a moção é uma singela homenagem a quem tem beneficiado muito moradores de Campo Mourão.  Atualmente residem na cidade cerca de 600 ucranianos. “Há 60 anos os membros da Paróquia Santíssima Trindade, vem ajudando os moradores de Campo Mourão, nada mais junto entregar uma honraria a eles”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara entrega escritura da Justiça para construção de usina

por adm publicado 29/08/2019 16h19, última modificação 29/08/2019 16h19

Os vereadores de Campo Mourão participaram na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da prefeitura, da assinatura e da entrega da escritura do terreno - doado ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) - para a construção de uma usina fotovoltaica. O terreno, localizado na Vila Guarujá foi avaliado em R$ 1,4 milhões. 

Os documentos foram entregues ao presidente do (TJ), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, durante o evento que contou com as presenças do diretor do Fórum de Campo Mourão, juiz Rui Cruz, do promotor de Justiça Luciano Matheus Rahal, do presidente da OAB, Renato Fernandes Silva Junior, do presidente do Conselho Municipal de Segurança, Andrey Legnani e dos vereadores, Cabo Cruz, Miguel Batista Ribeiro, Jadir Pepita, Edson Battilani, Edilson Martins, Edoel Rocha, Tucano, Sidnei Jardim, Olivino Custódio (presidente da Câmara).

“Vamos licitar os projetos e iniciar as obras no primeiro semestre do ano que vem”, disse Xisto Pereira. “Será a maior usina fotovoltaica de um órgão público do Brasil. Campo Mourão foi escolhida por ser uma das cidades mais ensolarada da região. Os investimentos estão orçados em R$ 20 milhões”, lembrou o desembargador.

Conforme ele, a energia produzida pela usina será para consumo de todos os fóruns das comarcas do Estado. “O município ficará conhecido no Paraná e no Brasil em razão da sustentabilidade pela produção de energia limpa”. Ele comentou ainda, que toda a produção de energia solar da usina vai para a Copel e com isso em seis ou sete anos, o Poder Judiciário não terá mais gastos.  “A energia repassada à Copel será abatida do consumo do TJ, tornando a instituição autossuficiente em relação ao consumo de energia elétrica”.

Xisto Pereira agradeceu a dedicação da Câmara e dos vereadores pela rapidez na aprovação da doação do terreno. “Agradeço toda a dedicação dos vereadores em aprovar em um curto espaço, a doação deste terreno. Isso demonstra a maturidade dos vereadores, preocupados com o bem estar dos moradores, com o desenvolvimento e com a geração de frenes de trabalho na cidade”.

Na semana passada, por 11 votos favoráveis e um contrário, os vereadores de Campo Mourão aprovaram a doação de terreno para a construção da usina, que irá captar energia solar em Campo Mourão. “Sinto-me feliz em fazer parte de um momento histórico da nossa cidade. A Câmara fez tudo o que poderia, para dar agilidade no processo de doação do terreno, pois essa obra vai provocar avanços e vai gerar frentes de trabalho no município”, comentou o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores se reúnem para discutir o perímetro urbano de CM

por adm publicado 30/08/2019 15h41, última modificação 30/08/2019 15h41

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, membros da Comissão Especial de Mérito, se reuniram nesta sexta-feira (30), para debater o Projeto de Lei Complementar (19/2019), de autoria do Poder Executivo, que altera a redação da Lei Complementar 30, de novembro de 2013.

A Lei dispõe sobre os perímetros urbanos de Campo Mourão, de Piquirivaí e da área da Usina Mourão I. A Comissão, presidida pelo vereador, Miguel Batista Ribeiro, tem como membros, Edoel Rocha, Edson Battilani e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano).

Após a aprovação pelos membros da Comissão, o PLC será encaminhado para ser apreciado em  plenário nas próximas sessões ordinárias, dos dias 09 e 10, de setembro.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Reforma da unidade de Saúde do Jardim Modelo é assinada

por adm publicado 02/09/2019 08h02, última modificação 02/09/2019 08h02

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Edson Battilani e Sidnei Jardim, participaram na tarde desta sexta-feira (30), da assinatura da ordem de serviço para a reforma das instalações do prédio anexo a unidade de Saúde, do bairro Jardim Modelo.

O documento foi assinado em cima de uma mesa de madeira, coberta com uma toalha natalina, fornecida pelos moradores do bairro, pelo prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli e pelos vereadores presentes no evento. O imóvel, que está abandonado, vai abrigar o Programa Saúde da Família e um módulo odontológico. A reforma vai custar R$ 110,5 mil e o prazo para conclusão é de 180 dias. Os recursos são da parceria entre o município e o governo do estado.

“Além do imóvel não ser mais um problema para a comunidade, pois estava fechado servindo de ponto de consumo de droga, os moradores terão médicos e medicamentos mais próximo deles. O esforço do município foi revertido em melhorias para a população”, comentaram os vereadores. 

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara entrega moção à Santíssima Trindade pelos 60 anos

por adm publicado 02/09/2019 08h04, última modificação 02/09/2019 08h04

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram neste domingo (01), uma moção de congratulações à Paróquia Santíssima Trindade - igreja do rito ucraniano católico. A cerimonia aconteceu nas instalações da igreja, no centro de Campo Mourão.

O tributo, entregue após a celebração da missa, foi em comemoração aos 60 anos de fundação e pelo reconhecimento dos trabalhos prestados pelo templo cristão aos moradores de Campo Mourão.

Segundo o autor da moção, vereador Edson Battilani, a honraria foi uma singela homenagem a quem tem beneficiado os moradores de Campo Mourão.  Atualmente residem na cidade cerca de 600 ucranianos. “Há 60 anos os membros da Paróquia Santíssima Trindade vem ajudando os moradores de Campo Mourão, nada mais junto que fazer a entrega da honraria”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara lança Banco de Ideias para aproximar moradores ao Legislativo

por adm publicado 03/09/2019 11h05, última modificação 03/09/2019 11h05

 

Com o objetivo de aproximar ainda mais a população aos vereadores e ao Poder Legislativo, a Câmara de Campo Mourão lançou essa semana, uma ferramenta para incentivar a participação dos mourãoenses no processo legislativo.

A interação acontece através do site da Câmara www.campomourao.pr.leg.br. Ao acessar a página, o internauta encontra na aba no lado direito, o ícone Banco de Ideias Legislativas. Depois de uma breve orientação sobre o Banco, o usuário é convidado a dar um click no ícone PORTAL INTRANET, faz o cadastro e começa a interagir com o Legislativo.   

Conforme os servidores públicos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Jaime Vendrame e Douglas Abilio, o Banco de Ideias Legislativas surgiu como uma ferramenta que traz o cidadão para mais perto do Legislativo. “Por meio dessa ferramenta, o cidadão pode apresentar à Câmara Municipal suas ideias, as quais ficam disponíveis para consulta dos Parlamentares”.

O Banco de Ideias foi criado pela Lei 3952/2018. “Participe, exerça sua cidadania, mande suas ideias. Todos os moradores podem participar desse canal de comunicação e interação”, lembram os servidores. 

Segundo eles, as ideias apresentadas poderão ser editadas por uma Comissão. “Não serão incluídas ideias que não estejam claras, que contenham ameaças, insultos, expressões de baixo calão ou que encaminhem reprodução de matérias e boatos”. 

Para o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio, o Banco de Ideias é uma forma de interação entre a comunidade e o Poder Legislativo, onde todos podem ser beneficiados. “O Banco de Ideias é mais um canal que a Câmara Municipal disponibiliza para incentivar a participação popular no processo legislativo”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador pede investigação sobre Cesteiros

por adm publicado 03/09/2019 16h04, última modificação 03/09/2019 16h04

O Vereador, Sidnei Jardim protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão solicitando à prefeitura e às autoridades policiais, uma investigação para apurar os casos de venda de cestas básicas, que estariam sendo feitas em residências da cidade.

Segundo o vereador, há relatos de moradores, em sua maioria idosos, que teriam sido forçados a comprar as cestas, após receber a ‘visita’ dos vendedores na residência. “Os vendedores de cestas básicas invadem as casas, deixam as cestas sem o consentimento dos moradores e obrigam a comprar os produtos, na maioria das vezes, em tom de ameaça”.

Jardim disse que o pedido de investigação foi feito para proporcionar segurança e zelar pela integridade física dos moradores. “A fiscalização dos “cesteiros”, popularmente chamados pelos munícipes, deve ser feita pela prefeitura, de forma a contribuir com a prevenção de crimes, e também, deve ser investigado pela polícia tendo em vista que a população está amedrontada e não sabe como agir para impedir a entrada dos vendedores nas casas”.

Em um ofício enviado ao parlamentar, a prefeitura se manifestou informando que em breve serão realizadas fiscalizações. “No tocante ao comércio ambulante, em breve será intensificada a fiscalização neste ramo de comércio, regularizando-o de fato e de direito, e quanto à "venda forçada", há limitação à fiscalização municipal de postura, devendo ser tratada pelas autoridades policiais”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores participam da entrega de duas novas ambulâncias para atendimento de urgência

por adm publicado 06/09/2019 15h27, última modificação 06/09/2019 15h27

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Edson Battilani, Sidnei Jardim e Nelita Piacentini, participaram nesta sexta-feira (6), da entrega de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os veículos foram adquiridos pelo governo federal e repassados ao município. Uma terceira ambulância, que está em fase de licitação pelo governo do estado, deve compor a frota do Samu até o final do ano. “O governo do estado já destinou R$ 300 mil para comprar e equipar a ambulância, que deve fazer parte da reserva técnica do Samu de Campo Mourão, até o final deste ano”, comentou o presidente do Samu, no Noroeste, Almir de Almeida.

De acordo com o vereador Sidnei Jardim, o Samu exerce um trabalho fundamental para salvar milhares de vidas. “A população não vive mais sem o atendimento dessa equipe de profissionais, que tem feito um brilhante trabalho em Campo Mourão”.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Executivo sanciona cinco Leis da Câmara de Campo Mourão

por adm publicado 06/09/2019 16h59, última modificação 06/09/2019 16h59

 

O Poder Executivo sancionou na tarde desta sexta-feira (6), cinco Leis dos vereadores de Campo Mourão, que irão beneficiar os moradores do município. As Leis foram formuladas pelos vereadores, aprovadas em plenário e enviadas ao prefeito para sanção.

Entre elas, a Lei que institui a Semana Municipal do Aleitamento Materno, de autoria do vereador, professor Cícero, a Lei que dispõe sobre a proibição de veiculação de músicas de conteúdo sexual, violento, inapropriado e com palavras de baixo calão para crianças nos veículos de animação infantil do tipo, carreatas e trenzinhos da alegria, de autoria do vereador Cabo Cruz e a Lei criando a Campanha Coração da Mulher, de autoria do vereador Tucano.

Normas gerais urbanísticas para a instalação de estrutura de suporte das estações de rádio base e equipamentos afins, autorizados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações em Campo Mourão, outro projeto de Lei que também recebeu a sanção do prefeito. A Lei é de autoria do próprio Executivo.

Os vereadores Edson Battilani e Sidnei Jardim apresentaram o projeto de Lei que institui o programa de incentivo as microcervejarias artesanais, Brewpubs, nanocervejarias aretesanais e cervejeiros artesanais. O projeto tramitou pela Câmara e foi sancionado pelo prefeito.

“Quando convidamos os vereadores para sancionar suas leis, é um reconhecimento pelo trabalho do vereador, pois o mesmo tem um papel importante, pois está sempre ouvindo a população nas ruas, buscando ideias que acabam se tornando leis, que beneficiam a comunidade”, lembrou o Tezelli.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara concede 30 dias de licença sem remuneração ao prefeito de CM

por adm publicado 10/09/2019 16h44, última modificação 10/09/2019 16h44

 

Os vereadores membros das Comissões de Legislação e Redação e Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão, aprovaram no início da semana, o projeto de Resolução 10/2019, que concede licença de 30 dias, sem remuneração, ao prefeito Tauillo Tezeli.

O documento foi levado ao plenário do Legislativo, nas sessões ordinárias de segunda e terça-feira (9 e 10), respectivamente, apenas para conhecimento dos 13 parlamentares.  

Tezeli ficará de licença para tratar de assuntos particulares. O vice-prefeito, Beto Voidelo assume a direção do Executivo no dia 13 de setembro e devolve o cargo no dia 12 de outubro.   

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Cruz pede doação de fresado para Santa Casa

por adm publicado 11/09/2019 09h59, última modificação 11/09/2019 09h59

 

O vereador Cabo Cruz protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento solicitando ao deputado estadual Fernando, apoio junto ao governo do estado para viabilizar a doação de 600 metros cúbicos de material fresado para o hospital Santa Casa de Campo Mourão.  O requerimento foi aprovado na sessão ordinária da última terça-feira (10).

De acordo com o vereador, o requerimento atende um pedido da direção do hospital para facilitar o acesso de pacientes em dias chuvosos e também para solucionar o problema com a poeira em período de clima seco. “O estacionamento em frente às novas alas do administrativo e pronto atendimento estão sem pavimentação asfáltica e essa falta causa transtornos no acesso nos dias chuvosos para pacientes, acompanhantes e funcionários. A doação do material fresado também vai servir para a construção provisória de um heliponto para transporte de pacientes e órgãos”.

Cruz lembra que a doação irá beneficiar os moradores de Campo Mourão e região. “Não somente os munícipes de Campo Mourão, mas todos da região, que utilizam os serviços, serão beneficiadas”, diz.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador pede mais segurança para evitar furtos de coroas

por adm publicado 11/09/2019 16h53, última modificação 11/09/2019 16h53

 

O vereador Sidnei Jardim protocolou uma indicação na Câmara de Campo Mourão, sugerindo a prefeitura à possibilidade de colocar mais vigias no interior do Cemitério Municipal São Judas Tadeu. Atualmente dois seguranças trabalham durante o dia e apenas um, à noite.

De acordo com o parlamentar, a sugestão de aumento do quadro de vigias no Cemitério São Judas Tadeu, surgiu após várias reclamações de furtos no interior do campo santo. “Recebemos várias reclamações de furtos de coroas, flores a até mesmo, de velas. Pedimos que coloquem vigias, dando mais conforto e segurança aos usuários”.

A indicação, que passou pelo plenário da Câmara na sessão ordinária desta semana, segue para a prefeitura tomar providencias.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Olivino Custódio solicita ao DER colocação de placas no Lago Azul

por adm publicado 12/09/2019 15h11, última modificação 12/09/2019 15h11

 

O presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio, solicitou ao Departamento de Estrada de Rodagem (DER), através de um requerimento protocolado no Legislativo e aprovado na última sessão ordinária, a instalação de placas indicativas no acesso ao Parque Estadual Lago Azul.

Segundo ele, o pedido para a instalação das placas indicando o acesso e a localização do Parque, foi feito após inúmeros moradores reclamarem da falta de placas no local. “Quem não conhece o local, tem dificuldade em localizar por falta de orientação, por conta disso, solicitei a instalação de placas indicando os acessos ao Parque”.

O Parque Estadual Lago Azul está localizado há 10 Kms de Campo Mourão e o acesso se dá pela BR- 487, no sentido Campo Mourão/Iretama, logo após o Parque industrial da Coamo e da barragem da Usina Mourão.

O local tem horário de funcionamento de terça à sexta-feira das 09 horas às 17 horas, sábados, domingos e feriados das 14 horas às 17 horas. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (44) 3523-1915, do IAP em Campo Mourão. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores dão posse ao novo prefeito de CM

por adm publicado 13/09/2019 10h21, última modificação 13/09/2019 10h21

Quatro vereadores da Câmara de Campo Mourão participaram na manhã desta sexta-feira (13), no miniauditório da prefeitura, da transmissão de cargo ao vice-prefeito Beto Voidelo, que assume o comando por 30 dias. Tauillo Tezelli saiu de licença por um mês, sem remuneração e com a autorização da Câmara Municipal. O evento contou com as presenças dos vereadores, Edson Battilani, Edilson Martins, Edoel Rocha e Sidnei Jardim.

O afastando temporário do cargo seria para resolver problemas particulares. “Só estou saindo de licença porque a Câmara autorizou, os nossos vereadores tem dado total apoio para tornar a cidade cada vez melhor”, lembrou Tezelli. 

Beto Voidelo, disse que pretende comandar a cidade com tranquilidade. “Vamos tocar o município nestes trinta dias com muita tranquilidade porque já temos um norte”.

No início da semana, os vereadores membros das Comissões de Legislação e Redação e Finanças e Orçamento da Câmara, aprovaram o projeto de Resolução 10/2019, concedendo afastamento de 30 dias, sem remuneração, ao prefeito Tauillo Tezeli.

“É mais um ex-vereador que assume o comando da prefeitura, isso é importante. Pode contar conosco”, comentou Jardim, durante a posse de Voidelo.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara participa da abertura da UPA Asa Leste

por adm publicado 13/09/2019 11h18, última modificação 13/09/2019 11h18

Os vereadores Miguel Batista Ribeiro, Edoel Rocha, Edson Battilani, Sidnei Jardim, Edilson Martins e o presidente da Câmara, Olivino Custódio, participaram na noite da última quinta-feira (12), da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na região do Jardim Aeroporto (asa leste).  A obra foi construída com recursos do governo federal, R$ 2,7 milhões e com a contrapartida do município de R$ 3 milhões.

Segundo o secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, na UPA o paciente irá passar por uma triagem, onde será avaliado através de classificação de risco. Por essa avaliação será feito o procedimento no local ou encaminhado para os hospitais”.

A UPA dispõe de 13 leitos para pacientes em observação. O atendimento será realizado por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos e pessoal administrativo, além de serviço de ambulância das 19 às 7 horas. “Com a inauguração da UPA, as instalações da Unidade 24 Horas do Lar Paraná, que se encontram em situação precária, irá passar por reforma. A Unidade do Jardim Pio XII irá passar a funcionar até as 23 horas, com atendimento de livre demanda”, comentou o secretário.

Ele lembrou ainda, que o horário será estendido para atender os moradores do Lar Paraná. “O funcionamento do prédio da UPA irá tornar o atendimento em saúde mais humanizado tanto na parte médica como da equipe de enfermagem terá uma estrutura física melhor para trabalhar”, disse.

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a UPA irá permitir um atendimento ainda mais humanizado para as pessoas. “Tenho certeza que o atendimento vai melhorar muito”.

A unidade de Saúde irá funcionar nos termos de uma unidade municipal de urgência e emergência 24 horas (média complexidade), autorizada pelo Ministério da Saúde para cidades com população até 100 mil habitantes.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

TC aprova prestação de contas da Câmara de CM na gestão Battilani

por adm publicado 16/09/2019 08h22, última modificação 16/09/2019 08h22

 

A primeira Câmara do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) aprovou a prestação de contas da Câmara de Campo Mourão, referente ao exercício financeiro de 2018, de responsabilidade do presidente do Legislativo, na época, vereador Edson Battilani. O julgamento aconteceu durante essa semana pela Segunda Câmara do TCE, composta pelos conselheiros, Artagão de Mattos Leão, Ivan Bonilha e Ivens Zshoerper Linhares.

Os conselheiros acompanharam o parecer favorável da equipe técnica do Tribunal baseado em documentos que comprovaram a regularidade da gestão, praticada no período de 01/01/2017 a 31/12/2018.  

A decisão unanime pela aprovação das contas também teve o parecer favorável do Ministério Público de Contas.  “A Coordenadoria de Gestão Municipal e o Ministério Público de Contas, diante da ausência de restrições, se manifestam pela regularidade das contas”, disse o documento do TCE.

Em todos os 17 itens avaliados – que vão desde controle interno, relatórios fiscais, adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal e detalhamento do patrimônio – a Câmara entregou informações completas e dentro do prazo, por isso o colegiado não encontrou nenhuma irregularidade.

“Essa aprovação deu a certeza de que estamos no caminho certo. Demonstrando ser possível fazer gestão pública com seriedade, transparência e eficiência. Não é um fato para comemorar, pois entendo que aplicar os recursos públicos de forma correta e coerente é uma obrigação do gestor”, lembrou Battilani.  

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara concede título para PM de Campo Mourão

por adm publicado 17/09/2019 08h20, última modificação 17/09/2019 08h20

Na próxima terça-feira (24), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam em sessão solene, uma honraria à policial militar Elxsley Antônio Rodrigues, pelos serviços prestados a comunidade de Campo Mourão. O título de mérito militar foi proposto pelo vereador Sidnei Jardim com assinatura dos demais parlamentares.

Segundo o autor, a militar já recebeu diversas condecorações pelos trabalhos prestados a população de Campo Mourão. “Pela sua índole e dedicação ao trabalho, foi homenageada com a medalha policial militar de bronze, referências elogiosas e comportamento excepcional”.

Jardim comentou sobre os motivos que levaram a propor a honraria. “Considerando os honrosos serviços prestados pela profissional, que luta diariamente no intuito de contribuir e garantir a segurança pública, em nosso município, a proposição é uma singela homenagem a quem tanto se dedica por Campo Mourão”, disse.

A entrega da homenagem acontece às 19h30 no plenário da Câmara de Campo Mourão. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Cabo Cruz pede doação do terreno do DER para construção da nova sede do Corpo de Bombeiro

por adm publicado 18/09/2019 15h49, última modificação 18/09/2019 15h49

 

O vereador Cabo Cruz protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão, aprovado na última sessão ordinária, que será enviado ao deputado estadual Soldado Adriano José, solicitando apoio junto ao governo do estado, para a doação de parte do imóvel que atualmente é utilizado pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão.

Segundo o vereador, as instalações atuais da corporação estão limitadas. “Está faltando espaço para estacionamento das viaturas, para instruções da guarnição e também temos o problema da atual localização. Dependendo da ocorrência, as viaturas tem de enfrentar o trânsito do centro da cidade, o que dificulta e demora mais o atendimento. O Corpo de Bombeiro necessita de um espaço maior com muita urgência, o imóvel do DER é uma opção excelente pelo tamanho e localização”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Executivo e Saúde prestam contas da situação financeira de 2019

por adm publicado 19/09/2019 09h56, última modificação 19/09/2019 09h56

 

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão realiza na próxima sexta-feira (27), a partir das 19 horas, no plenário do Legislativo, audiência pública para que o Poder Executivo preste contas da situação financeira do segundo quadrimestre deste ano.

Na segunda (30), servidores da secretaria de Saúde apresentam, aos vereadores e à população, o relatório referente ao 2º quadrimestre deste ano com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.  

A cada quatro meses, a prefeitura e a Saúde prestam contas conforme uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os números serão apresentados pelo secretário responsável pela pasta de Fazenda e Administração, Aldecir Roberto da Silva e pelo diretor municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.  

“As audiências além de serem obrigatórias são oportunidades dos vereadores- membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de fazer questionamentos aos secretários para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas, despesas do município e da Saúde”, comentou o presidente do Legislativo, vereador Olivino Custódio.

Segundo ele, a audiência demonstra transparência do Executivo e do Legislativo. “A Câmara realiza as audiências por conta das Comissões e para tornar o processo transparente”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores se reúnem com Secretário da Saúde e solicitam explicações sobre contratação de médico

por adm publicado 20/09/2019 13h30, última modificação 20/09/2019 14h37

 

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e o vereador, Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta sexta-feira (20), na secretaria municipal de Saúde, de uma audiência com o Secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, para esclarecimentos em relação à contratação - por meio de empresa terceirizada - do médico, Paulo Marcelino Andreolli Gonçalves.

O profissional estava atuando como clínico geral, na rede municipal de Saúde de Campo Mourão. “Por conta da grande quantidade de pedidos de explicações da população, marcamos uma reunião com o Secretário de Saúde para esclarecimentos e providencias”, comentaram os vereadores.

De acordo com o Secretário de Saúde, Sergio Santos, o profissional foi contratado através de uma empresa terceirizada. “A contratação do médico foi via empresa terceirizada, sem a necessidade do aval do secretário ou do prefeito, o critério era ter CRM ativo. Tecnicamente nada impede que ele atue como médico Clínico Geral, até porque as denúncias são relativas a cirurgias realizadas por um médico sem a especialidade necessária. Nada diz respeito à conduta dele como médico Clínico Geral”.

Ainda conforme Sergio Santos, a Gestão preocupada com tal repercussão, e entendendo que a relação médico x paciente é importantíssima, solicitou providências para a empresa prestadora de serviços médicos. “A empresa se posicionou pelo afastamento do médico, até para preservar o profissional”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Olivino Custódio participa do Paraná mais Verde em CM

por adm publicado 23/09/2019 16h45, última modificação 23/09/2019 16h45

 

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio participou na tarde desta segunda-feira (23), do plantio de mudas de árvores com alunos do 6º,7º e 8º anos do Colégio estadual Marechal Rondon, em Campo Mourão.

A ação faz parte do início do programa Paraná mais Verde, que vai incentivar o plantio de mudas de árvores nativas em todo o Estado. A ação é dirigida às 2.146 escolas da rede estadual de ensino e 400 Apaes em todos os municípios paranaenses. O evento também é alusivo ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e o início da Primavera, dia 23.

“Plantei junto com os alunos diversas mudas de árvores frutíferas em torno do colégio. Daqui alguns anos eles irão colher os resultados desse plantio, saboreando acerola, pitanga, jabuticaba entre outras frutas”, comentou o presidente.      


Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara entrega honraria à integrante da PM

por adm publicado 25/09/2019 11h27, última modificação 25/09/2019 11h27

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na noite da última terça-feira (25), o título de Mérito Militar ao soldado da Polícia Militar, Elxsley Antônio Rodrigues. A honraria foi entregue, após o término da sessão ordinária com o plenário lotado com convidados.

O autor da homenagem, vereador Sidnei Jardim, lembrou os motivos que o levaram a homenagear a policial com a honraria. “Considerando os honrosos serviços prestados pela profissional, que luta diariamente no intuito de contribuir e garantir a segurança pública, em nosso município, a proposição é uma singela homenagem a quem tanto se dedica por Campo Mourão”, disse Jardim. “Fora do horário de expediente, utilizando os próprios recursos, Elxsley não somente localizou a dona Ivanete, como também salvou uma vida. Essa atitude já é merecedora da honraria”, comentou o vereador.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara de CM tem novas Leis sancionadas pelo Executivo

por adm publicado 26/09/2019 10h43, última modificação 03/11/2020 13h09

 

O prefeito em exercício Beto Voidelo sancionou novas Leis propostas pelos vereadores de Campo Mourão, Olivino Custódio, Cabo Cruz, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Sidnei Jardim, Nelita Piacentini e aprovadas em plenário pelos parlamentares.

As novas Leis denominam ruas do Residencial Fortunato Perdoncini II, de autoria dos vereadores, Nelita Piacentini – 80/2019 de 11 de setembro de 2019 e do presidente do Legislativo, Olivino Custódio – 88/2019 de 11 de setembro de 2019. A Lei 75/2019 que altera a ementa e dispositivos da Lei 9398 de 06 de novembro de 1995, torna obrigatória a existência de bebedouros e instalações sanitárias nas agências e postos de serviços das instituições financeiras do município, foi proposta pelos parlamentares, professor Cícero, Edilson Martins, Edoel Rocha, Edson Battilani, Elvira Schen, Jadir Soares, Miguel Batista Ribeiro, Cabo Cruz, Sidnei Jardim, Tucano e Olivino Custódio.

Voidelo também sancionou a Lei que garante a fé pública ao profissional da advocacia em processo no âmbito do município de Campo Mourão, de autoria do vereador, Cabo Cruz.

O prefeito em exercício lembrou a importância das Leis sancionadas e destacou o nome das pessoas que se tornaram nomes de ruas no Fortunato Perdoncini. “As pessoas que recebem o nome de uma rua numa cidade são pessoas que foram relevantes, que fizeram parte da história do município, e merecem este reconhecimento”, disse.

 


Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador acompanha obras no km 31

por adm publicado 26/09/2019 14h51, última modificação 26/09/2019 14h51

O vereador Jadir Pepita protocolou na Câmara de Campo Mourão, inúmeros pedidos para que a prefeitura realize obras no município para beneficiar os moradores. Além de fazer os pedidos, Pepita tem por hábito acompanhar parte da execução dessas obras. “Na medida do possível acompanho para me certificar de que tudo está saindo conforme o previsto”, disse o vereador.

Na comunidade do Km 31, Pepita solicitou o cascalhamento de uma estrada rural. O agricultor Divonzir Wenker lembrou a dificuldade dos motoristas das ambulâncias em chegar à comunidade para prestar socorro. “Os moradores carregavam o doente nas costas até as ambulâncias, porque os motoristas não entravam com receio de ficar com os veículos encalhados. Ajudei várias vezes carregar doentes”, contou Wenker.

Um dos pacientes teria caído dentro de uma poça de barro, durante o transporte até a ambulância. “Já passamos por situações complicadas. Com esse cascalhamento, o acesso à comunidade vai ficar 100%”, disse.

A retirada da produção agrícola na comunidade do Km 31, também estava sendo prejudicada por conta de uma velha ponte de madeira. “Os funcionários da secretaria de Obras reconstruíram a ponte, dando mais tranquilidade aos agricultores na hora de sair da roça com os caminhões carregados”, lembrou Pepita.     

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Executivo apresenta hoje relatório da situação financeira de 2019

por adm publicado 27/09/2019 09h36, última modificação 27/09/2019 09h36

 

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão realiza nesta sexta-feira (27), a partir das 19 horas, no plenário do Legislativo, audiência pública para prestação de contas do Poder Executivo. Os números do relatório da situação financeira são relacionados ao segundo quadrimestre deste ano.

Na segunda (30), servidores da secretaria de Saúde apresentam, aos vereadores e à população, o relatório referente ao 2º quadrimestre deste ano com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.  

A cada quatro meses, a prefeitura e a Saúde prestam contas conforme uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os números serão apresentados pelo secretário responsável pela pasta de Fazenda e Administração, Aldecir Roberto da Silva e pelo diretor municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.  

“As audiências além de serem obrigatórias são oportunidades dos vereadores- membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de fazer questionamentos aos secretários para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas, despesas do município e da Saúde”, comentou o presidente do Legislativo, vereador Olivino Custódio.

Segundo ele, a audiência demonstra transparência do Executivo e do Legislativo. “A Câmara realiza as audiências por conta das Comissões e para tornar o processo transparente”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento

por adm publicado 30/09/2019 13h27, última modificação 30/09/2019 13h27

 

Servidores da secretaria municipal de Saúde apresentam à Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 2º quadrimestre de 2019.

A prestação de contas é uma exigência estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e será apresentada, hoje, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.

“Além de ser obrigatória, a prestação de contas é uma oportunidade para que os vereadores- membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e a população questionem o secretário e os servidores municipais, sobre eventuais dúvidas a respeito da Saúde”, lembrou o presidente do Legislativo, Olivino Custódio.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara homenageia escola Ethanil com Comenda 10 de outubro

por adm publicado 01/10/2019 15h08, última modificação 01/10/2019 15h08

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam no próximo sábado (5), às 19h30, a Comenda 10 de outubro à escola municipal professor, Ethanil Bento de Assis. A honraria é uma homenagem aos 50 anos de fundação do estabelecimento de ensino público e será entregue nas dependências da escola, localizada na Rua Vicente Domanski, 1196, no Jardim Santa Cruz.

De acordo com o autor do Projeto de Resolução, vereador Edson Battilani, a comenda é uma forma de agradecer funcionários, diretores e professores pelos ensinamentos à comunidade. “O estabelecimento de ensino garante o princípio democrático de igualdade de condições de acesso e de permanência na escola, de gratuidade para a rede pública, de uma Educação Básica com qualidade em seus diferentes níveis e modalidades de ensino, vedada qualquer forma de discriminação e segregação”.

A escola municipal Professor Ethanil Bento de Assis foi criada em 1969 pela Lei 4024/61, com o nome de escola rural municipal Santa Cruz, iniciando suas atividades com 30 alunos em sala multisseriada e tendo como a primeira professora, Eloysa Komatsu. Em 1980, pela Lei 5.692/71 a escola deixa de ser rural e passa a se chamar “escola municipal Santa Cruz”; tendo como primeira diretora, Adonay Pereira Tini.

Em 1981, a escola foi doada a Fundação Educacional de Campo Mourão (FUCAM) conforme resolução n° 2601/81 de 17 de novembro de 1981, passando a ofertar o ciclo completo de 1° grau, com denominação de Unidade Escolar Santa Cruz. Em 1982, em virtude da existência de uma escola com o nome de Escola Santa Cruz, a mesma teve seu nome alterado para Escola Professor Ethanil Bento de Assis. Em 1986, a escola ganha um prédio novo em alvenaria, passando a atender 612 alunos.

Em 1987, assume a direção de 1ª a 4ª série, a professora Gercina de Carvalho da Silva e secretária, Célia Terezinha Affonso. Em 1991, a escola passa a chamar Escola Professor Ethanil Bento de Assis – de ensino pré escolar e 1º grau. Em 1992 a escola passa atender 956 alunos de pré a 8ª série, tendo como diretora de pré a 4ª série, a professora Gercina de Carvalho da Silva. No mesmo ano assume a direção de 5ª a 8ª série, o professor Anézio Cardeal Santana.

Em 1994, a escola atingiu o maior número de alunos de sua história - 1074 - divididos em 34 turmas, em virtude do surgimento de novos conjuntos habitacionais como; Batel, Mário Figueiredo e Silvana. Em 1996, pelo Decreto 1300 da prefeitura de Campo Mourão, a escola que havia sido doada á FUCAM, é revertida ao município.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

CEM analisa PLC de zoneamento urbano em Campo Mourão

por adm publicado 01/10/2019 16h35, última modificação 01/10/2019 16h35

 

A Comissão Especial de Mérito da Câmara de Campo Mourão (CEM), se reuniu na tarde da última segunda-feira (30), para apreciar e dar parecer no Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/2019, de autoria da prefeitura e que altera a Lei de 2014.

Essa Lei trata do zoneamento e da ocupação do solo urbano e rural do município. Durante a reunião, o vereador Luiz Alfredo propôs uma emenda modificativa ao (PLC), que altera um dos mapas contidos no projeto. O documento foi encaminhado ao Executivo e nos próximos dias deve retornar à Comissão Especial para receber parecer. Em seguida o projeto segue ao plenário para votação.

A Comissão Especial tem como presidente, o vereador Edoel Rocha, o relator, vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo e membros, os parlamentares, Edson Battilani e Nelita Piacentini.    

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Comissão de Finanças e Orçamento dá parecer em projetos e relatório do Ministério da Saúde

por adm publicado 04/10/2019 15h26, última modificação 04/10/2019 15h26

A Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão se reuniu nesta sexta-feira (4) para analisar e dar parecer em um Projeto de Resolução, sete prestações de contas de entidades de Campo Mourão e um ofício do Ministério da Saúde (MS), com informações da liberação de R$ 4 milhões para investimentos em várias áreas da Saúde de Campo Mourão.   

Um dos projetos analisado pela (CFO), diz a respeito do parecer prévio pela regularidade das contas de 2015. O documento foi aprovado com ressalvas pela (CFO) e segue para o plenário para votação, na próxima semana.

A (CFO) é composta pelo presidente, Edson Battilani e vereadores, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano).

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Professor recebe Prêmio Município Modelo da Câmara de CM

por adm publicado 08/10/2019 15h28, última modificação 08/10/2019 15h28

 

Vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam nesta terça-feira (8), às 19h30, durante a sessão solene, o prêmio Município Modelo ao professor, Geraldo Oliveira.

 A homenagem é uma forma de agradecer ao profissional que dedicou parte de sua vida inspirando crianças e jovens na busca pelo conhecimento, repassado em sala de aula.

Aposentado, Oliveira também foi responsável pela recuperação de dependentes químicos, tirando jovens do perigoso mundo das drogas. “Ele é uma referência afetiva, um professor cuja dignidade fez da educação um marco transformador de vida e da sociedade”, disse o autor do requerimento na época, vereador, Toninho Machado.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Emaranhado de fios e uso de postes serão debatidos em audiência pública na Câmara de CM

por adm publicado 09/10/2019 08h14, última modificação 09/10/2019 08h14

 

Quem olha de longe pode até pensar se tratar de um ninho de pássaro ou uma teia de aranha, mas basta chegar um pouco mais perto para avaliar melhor a imagem bucólica que se forma no alto dos postes em Campo Mourão. Aos poucos a imagem se transforma num emaranhado de fios e cabos de concessionárias de serviços de energia, de telefonia, de internet e de TV a cabo.

Além de poluir a paisagem, o ‘bolo’ de fios dá um aspecto de desorganização e quando arrebentam - com as ventanias ou em quedas de árvores e postes – colocam em risco a integridade dos pedestres, motoristas e usuários das vias públicas.

Para buscar uma solução para o problema, a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão convidou representantes de empresas privadas, de telefonia, internet, tv a cabo entre outras, para participar de uma audiência pública onde será debatido uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do excesso de fios em postes da cidade.

“Presenciei um acidente no centro da cidade onde um dos veículos envolvidos na batida, derrubou um poste e os fios de alta tensão ficaram expostos no chão, colocando em riscos os envolvidos no acidente, assim como as pessoas que tentavam ajudar os feridos. Espero que esse emaranhado de fios nos postes esteja com os dias contados”, comentou o suboficial aposentado da Marinha, Jefferson Piersen, que reside em Campo Mourão, há cinco anos. “Não é um problema exclusivo de Campo Mourão, nas grandes cidades, a situação é ainda mais caótica, mas tem de começar a eliminar essa poluição visual”, disse.      

Além de afetar a estética do município, o excesso de fios de telecomunicações nas vias públicas pode trazer complicações para rede de energia. Essa preocupação também levou o vereador, Edson Battilani, a protocolar na Câmara, uma indicação solicitando a Copel para que notifique as empresas que utilizam os postes. “A indicação é para que essas empresas retirem o emaranhado de fios, pois além de danificar os postes, esse excesso pode causar acidentes graves”, lembrou Battilani.

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a participação da comunidade na audiência pública é de fundamental importância para ajudar em sugestões na solução desse problema que afeta a todos. “Não podemos deixar que esse emaranhado de fios coloque em risco os usuários das calçadas, dos canteiros e das vias públicas”, disse Custódio.     

A audiência será realizada na próxima quarta-feira (23), às 19 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão.   

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Professor recebe Prêmio Município Modelo da Câmara de CM

por adm publicado 09/10/2019 10h42, última modificação 09/10/2019 10h42

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na noite da última terça-feira (8), após a sessão ordinária, o prêmio Município Modelo ao professor, Geraldo Oliveira. A homenagem foi entregue pela vereadora Nelita Piacentini, após agradecer ao profissional pela dedicação do conhecimento repassado as crianças e jovens, em sala de aula.

Aposentado, Oliveira também foi responsável pela recuperação de dependentes químicos, tirando jovens do perigoso mundo das drogas. “Obrigado professor pelo exemplo que o senhor tem sido, pelos ensinamentos e pelas vidas salvas, enquanto cidadão preocupado na recuperação de dependentes químicos”, disse a vereadora.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara aprova projeto de Lei de uso de Led em loteamentos

por adm publicado 09/10/2019 15h40, última modificação 09/10/2019 15h40

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de Lei 93/2019 que torna obrigatório o uso de lâmpadas de Led (Diodo Emissor de Luz), na rede de iluminação pública dos novos loteamentos e empreendimentos imobiliários em Campo Mourão.  O projeto, aprovado em plenário, segue para sanção do prefeito.

Segundo o seu autor, vereador Sidnei Jardim, a intenção do projeto é tornar mais eficiente à iluminação de vias e praças do município de Campo Mourão. “A substituição das luminárias de tecnologia tradicional, de consumo elevado, por luminárias de LED, tem uma economia incontestável. Vamos gerar economia aos cofres públicos com essa substituição”.

Jardim lembra ainda, que as luminárias Led têm vida útil de cerca de 12 anos, no mínimo, garantia elevada do fabricante de, no mínimo, cinco anos e redução do prazo de manutenção. “A exemplo podemos citar o Programa Procel Reluz, que desde sua criação em 2000, beneficiou 1.349 municípios, tornando eficientes cerca de 2,7 milhões de pontos de iluminação pública, que resultaram em economia de consumo de energia de 1,1 bilhão de quilowatts-hora (kWh)”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador pede a construção de calçada para evitar atropelamentos de pedestres

por adm publicado 10/10/2019 16h14, última modificação 10/10/2019 16h14

 

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro protocolou novamente na Câmara de Campo Mourão, uma indicação solicitando o envio de um novo ofício ao prefeito Tauillo Tezelli, para que seja construída uma calçada no passeio público da Rua Engenheiro Mercer, entre as Ruas Guilherme de Paula Xavier e Rua Conrado Pochapski, no Jardim Conrado, próximo à subestação da Copel.

Um mesmo pedido já havia sido feito em março deste ano quando moradores cobraram um posicionamento do vereador. Eles pedem a construção de uma calçada com urgência. “A indicação visa atender ao pedido dos moradores da região, pois o referido local não tem passeio público, com isso os pedestres têm de caminhar na rua, sem segurança e a falta do calçamento aumenta o mato no terreno que é da Subestação da Copel”, lembrou o vereador.

Segundo os moradores, por falta da calçada, os pedestres são obrigados a andar na rua ou no meio do mato. A situação fica ainda mais complicada no horário do rush, quando uma grande quantidade de veículos, motos e caminhões trafegam pela Engenheiro Mercer sentido centro-bairro.

Após as 18 horas, a iluminação precária na rua deixa motoristas e pedestres a mercê da própria sorte. “O pedestre não tem muita escolha, anda na rua correndo risco de ser atropelado ou no mato, podendo ser picado ou mordido por algum bicho”, comentou o trabalhador rural, José Ribeiro, que trafega todos os dias pela Engenheiro Mercer. “Já ajudei a socorrer uma pessoa que ficou ferida, após o motorista desviar de um buraco e atingir uma senhora que caminhava na rua. É uma rua perigosa”, comentou.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores pedem recursos para compra de ambulância

por adm publicado 15/10/2019 16h31, última modificação 15/10/2019 16h31

 

Os vereadores Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz) e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) protocolaram na Câmara de Campo Mourão, um requerimento de urgência solicitando, através de um ofício, ao governador Carlos Massa, a liberação de recursos – através do Plano Paraná Mais Cidades - para a compra de uma ambulância de suporte básico, avaliada em cerca de R$ 170 mil. O requerimento foi apresentado em regime de urgência na última sessão ordinária da Câmara. 

De acordo com os vereadores, a ambulância será utilizada no transporte de pacientes pela secretaria municipal de Saúde. “Pedimos ao deputado estadual, Paulo Rogério do Carmo, a intercessão junto ao governador Ratinho Junior para a liberação desse recurso para a compra dessa ambulância”.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara participa de palestra e curso do Tribunal de Contas em CM

por adm publicado 16/10/2019 15h45, última modificação 16/10/2019 15h45

 

Vereadores e funcionários da Câmara de Campo Mourão participaram no Auditório do Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de um curso sobre licitações públicas, contratos, transparência e controle interno da administração pública.

O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), voltado para secretários e técnicos de prefeituras e de Câmaras Municipais de Vereadores da Região. “A cada dia, o Tribunal se aprimora, fiscaliza melhor e ajuda a administração pública do Paraná", lembrou o presidente do (TC), conselheiro, Nestor Baptista. “É importante que todos participem ativamente, tirando dúvidas, o que também pode solucionar situações envolvidas por outras cidades. Aqui promovemos a discussão e soluções no que diz respeito a licitações públicas e contratos”, destacou Baptista.

De acordo com o vereador Miguel Batista Ribeiro, que representou a Câmara de Campo Mourão, as palestras e o curso foram de fundamental importância para vereadores, assessores e funcionários de carreira. “São informações importantíssimas que nos ajudam no dia a dia da gestão pública. O amparo tecnológico, o assessoramento e a fiscalização executada pelo Tribunal fazem com que a máquina pública empregue melhor o dinheiro do cidadão paranaense".

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Battilani pede fiscalização redobrada em veículos do transporte escolar

por adm publicado 16/10/2019 16h32, última modificação 16/10/2019 16h32

 

O vereador Edson Battilani protocolou na Câmara de Campo Mourão, uma indicação sugerindo a diretoria de Trânsito do município, a intensificação da fiscalização dos veículos do transporte escolar de empresas particulares. O pedido inclui vans, micro-ônibus e ônibus.

Segundo o vereador, a fiscalização rigorosa ao transporte escolar irregular é uma garantia para a segurança de crianças e adolescentes. “Há denúncias de veículos do transporte escolar irregulares sem licença e que estão trafegando com crianças. São denúncias graves que devem ser investigadas com todo o rigor”.

Uma Lei sancionada em junho deste ano, pelo governo federal, torna mais severa a punição para o transporte irregular escolar. Segundo a nova regra, conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares, passa a ser infração gravíssima, com multa (multiplicada por 5) no valor de R$ 1.467,35 e remoção do veículo. Atualmente a infração era considerada grave com multa de R$ 195,23.

Com a mudança, o motorista do veículo escolar não autorizado ainda levará sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da apreensão do veículo.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Pepita solicita mais luz na Vila Guarujá

por adm publicado 17/10/2019 14h05, última modificação 17/10/2019 14h05

 

O vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou na Câmara de Campo Mourão, uma indicação solicitando ao município, a instalação de iluminação pública na Vila Guarujá, bairro de 60 anos, distante 12 kms do centro de Campo Mourão e com cerca de mil moradores.

O pedido do vereador é para a iluminação no acesso ao bairro, pela rodovia BR – 487, Km 2,0, na saída da cidade, sentido Campo Mourão a Iretama. Segundo Pepita, os moradores reclamam da escuridão no local. “A indicação é necessária, devido o local não possuir nenhuma iluminação, motivo de constantes reclamações”.

O auxiliar de pedreiro, Valmir Rodrigues, utiliza o acesso ao bairro diariamente. “Saio cedo e volto à noite para casa, esse acesso além de escuro é muito perigoso, precisamos de iluminação urgente”, diz Rodrigues.

Segundo o ex-presidente da Associação de Moradores da Vila Guarujá, Alcebiades Barbosa ‘Bidinho’, o local necessita de iluminação com urgência. “É um acesso perigoso, acredito que o município vai olhar com carinho pelo nosso bairro”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadora pede ao governo do estado a compra de um barco de seis metros

por adm publicado 18/10/2019 08h01, última modificação 18/10/2019 08h01

 

A vereadora Nelita Piacentini protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento solicitando ao governo do estado, a compra de um barco de seis metros com carreta. A embarcação, segundo a vereadora, será usada pelo Corpo de Bombeiros para missões de resgate em rios de Campo Mourão.

“A embarcação terá a finalidade de melhorar o atendimento a população em situações de resgate em rios e também, somar o poder operacional beneficiando aos que necessitarem de salvamento”, lembrou Piacentini.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da liberação de R$ 2 mi para CM

por adm publicado 18/10/2019 16h31, última modificação 18/10/2019 16h31

 

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e os vereadores, Jadir Pepita, Cabo Cruz, Edson Battilani, Edoel Rocha, Sidnei Jardim e Nelita Piacentini, participaram do evento onde foram liberados R$ 2 milhões para investimentos na pavimentação asfáltica do Jardim Santa Cruz e reforma geral do Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão.

Os recursos foram entregues pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), João Carlos Ortega. O dinheiro foi liberado durante solenidade na Comcam com a presença de várias autoridades de Campo Mourão e Região.

Do total liberado, R$ 1,2 milhão será para investimentos em pavimentação de mais de 8 mil metros quadrado de asfalto, abrangendo várias ruas do Jardim Santa Cruz e R$ 640 mil para reforma do ginásio de esportes. 

As obras devem iniciar nos próximos meses  com previsão de conclusão em 5 meses. “São recursos importantes para Campo Mourão e que irão sanar problemas de infraestrutura da cidade. Os moradores já estavam reivindicando obras no Santa Cruz. Torcedores e jogadores que utilizavam o ginásio pediam maior atenção para o local. Os recursos estão vindo em boa hora”, comentou o presidente da Câmara, Olivino Custódio.

Os vereadores presentes no evento, também comentaram a liberação dos recursos do governo do estado. “São obras esperadas há muito tempo e que irão beneficiar milhares de pessoas”.

 

Texto Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara torna Black Rams Fa utilidade pública

por adm publicado 22/10/2019 16h05, última modificação 22/10/2019 16h05

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram em primeiro turno de votação, na noite da última segunda-feira (21), o projeto de Lei 47/2019 declarando de utilidade pública, a Associação Black Rams Fa, que incentiva a formação e a disseminação do futebol americano na cidade. A declaração de utilidade pública municipal serve para as entidades pleitearem recursos junto ao município.

Segundo os autores do projeto de Lei, vereadores Miguel Batista Ribeiro e Edilson Martins, a Associação além da atuação competitiva no futebol americano, tem realizado um excelente trabalho social no município de Campo Mourão. “Com vários projetos em fases de estruturação, como por exemplo, escolinha de futebol americano para crianças, os seus atletas e membros, participam de doações de sangue e arrastões contra a dengue, entre outras diversas atividades”.

A Declaração de Utilidade Pública é o reconhecimento pelo Poder Público, de que a entidade civil presta serviços, de acordo com o seu objetivo social, de interesse para toda a coletividade.

“o Rams tem como objetivo e ideologia, a formação de pessoas, onde oferecemos uma alta qualidade de treinamento, aliada ao comprometimento na aplicação de valores e princípios que dignificam o homem, a família e a sociedade. Temos por obrigação oferecer o melhor, dentro da ética e da transparência por proporcionar aos seus atletas colaboradores foco numa vida correta”, lembram os membros da Associação.

Após ser aprovado em segundo turno de votação na Câmara, o projeto segue para o Poder Executivo para sanção do prefeito.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Uso de postes será debatido hoje a noite durante audiência pública na Câmara de CM

por adm publicado 23/10/2019 14h45, última modificação 23/10/2019 14h45

A Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão convidou representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Procon, prefeitura, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Copel, operadoras de telefonia e de empresas de internet, entre outras, para participar de uma audiência pública onde será debatido uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do excesso de fios em postes da cidade. A audiência pública acontece nesta quarta-feira (23), no plenário da Câmara, com início às 19 horas.

A iniciativa de propor a audiência foi do vereador Sidnei Jardim, após observar a quantidade de fios arrebentados e soltos nas vias públicas. “É comum observarmos em postes por toda a cidade fios arrebentados e soltos nas vias públicas, ou ainda, amarrados em árvores. Na maioria dos casos, essa fiação pertence a empresas dos ramos de telefonia fixa, internet e TV a cabo, entre outras”, comentou Jardim.

Ele explica que a intenção da Audiência Pública é discutir o problema e encontrar soluções viáveis para que a situação não continue a ocorrer no município. “Além de causar uma grande poluição visual, pode causar prejuízos ao sistema de distribuição, comprometendo os postes e as próprias instalações. Além disso, expõe ao risco toda a população, principalmente idosos e crianças, que por vezes passam próximo à fiação exposta sem saber se está conectada a energia elétrica ou não”.

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a participação da comunidade na audiência pública é de fundamental importância para ajudar em sugestões na solução desse problema que afeta a todos. “Não podemos deixar que esse emaranhado de fios coloque em risco os usuários das calçadas, dos canteiros e das vias públicas”, disse Custódio.     

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Brigada será obrigatória em estabelecimentos comerciais em CM

por adm publicado 23/10/2019 14h47, última modificação 23/10/2019 14h47

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram em segundo turno de votação, na noite da última terça-feira (22), o projeto de Lei 92/2019 tornando obrigatória a manutenção de uma equipe de brigada civil de emergência, nos estabelecimentos comerciais.

Pelo projeto, a equipe deve ser composta por bombeiro civil e deve se concentrar em shopping center, casas de shows e espetáculos, supermercados e hipermercados, lojas de departamentos com área construída superior a cinco mil metros quadrados, edifícios ou imóveis comerciais que abrigam escritórios, consultórios, clinicas e outros estabelecimentos comerciais que abrigam acima de mil pessoas ou com circulação superior a 1,5 mil pessoas.

As instituições de ensino superior com área construída superior a cinco mil metros quadrados e os espaços de eventos fechados com público superior a mil pessoas, também deve conter a Brigada Civil, de voluntárias ou não, treinadas e capacitadas, anualmente, para atuar na prevenção e em situações de risco, relativas a princípio de incêndio, em edificações industriais, comerciais e de serviço.

Segundo o autor do projeto, vereador Miguel Batista Ribeiro, a Brigada terá como função, a redução aos danos ao meio ambiente, bem como o abandono de áreas, os primeiros socorros, a prevenção e o combate ao princípio de incêndio dentro de uma área pré-estabelecida até a chegada do socorro especializado. “Tendo em vista a necessidade de melhorias, e maior segurança aos cidadãos, usuários dos estabelecimentos que a Lei menciona, o Projeto visa à manutenção de equipes de brigada civil de emergência, composta por bombeiro civil, nos estabelecimentos que a Lei menciona, servindo de prevenção a acidentes ou algum outro problema de saúde a que o cidadão sofrer. Vale destacar que outras cidades do Estado, aprovaram Leis semelhantes, e os resultados são satisfatórios”, lembrou o vereador.

Após ser aprovado em segundo turno de votação na Câmara, o projeto segue para o Poder Executivo para sanção do prefeito.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Comitê Gestor vai articular caminhos para emaranhado de fios em postes de CM

por adm publicado 25/10/2019 11h28, última modificação 25/10/2019 11h28

 

Por cerca de 2h30, o presidente da Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores, Edson Battilani, Edilson Martins, Edoel Rocha, Tucano, Sidnei Jardim, debateram com representantes de operadoras de telefonia e de empresas de internet, da Copel e da prefeitura, uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do emaranhado de fios de energia, de telefonia, de internet e de TV a cabo, amarrados ou pendurados nos postes da cidade.

Durante a audiência, o autor do pedido da audiência pública, vereador Sidnei Jardim, apresentou fotos de fios soltos, pendurados em árvores e em postes. “Tem casos de a fiação estar solto há vários anos e nenhuma medida é tomada. Precisamos encontrar uma solução”, disse Jardim.

Edson Battilani lembrou a responsabilidade da Copel em relação à quantidade de fios expostos. “A Copel tem grande responsabilidade sobre esse emaranhado de fios arrebentados e soltos nos postes da cidade, pois a mesma cobra das operadoras a locação desses postes”, comentou o vereador.    

Representantes das operadoras comentaram a falta de informações na hora da substituição dos postes. “Em muitos casos não somos informados da localização dos postes quando são trocados, mesmo assim somos parceiros em iniciativas sugeridas pela Câmara”, lembraram os representantes das operadoras.       

A prefeitura e a Copel decidiram ao final da audiência montar um Comitê Gestor para encontrar uma solução para o problema. As operadoras se comprometeram a tirar a fiação sem uso em um grande mutirão.

“Essa audiência teve o objetivo cumprido. Saímos com um resultado muito satisfatório, a criação do Comitê Gestor para solucionar ou amenizar esse problema”, comentaram os vereadores. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da entrega de obras em CMEI

por adm publicado 30/10/2019 11h47, última modificação 30/10/2019 11h47

Os vereadores de Campo Mourão, Edson Battilani, Sidnei Jardim e Edilson Martins, participaram na última terça-feira (30), da entrega das obras de reformas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São José, no Jardim Alvorada.

O prédio ganhou pintura externa e interna, manutenção e substituição do telhado, reforço estrutural no muro dos fundos, troca de janela, manutenção das redes hidráulica e elétrica, pintura do parque infantil, além de troca da cobertura da passarela.

“Economizamos no ano passado R$ 3,5 milhões e parte desses recursos repassados ao município foram e estão sendo investidos em Educação. Espero que mais escolas sejam reformadas com nossas economias. A Câmara está de portas abertas”, lembrou o líder de governo, vereador Sidnei Jardim.

As obras de reforma no CMEI custaram R$ 94,6 mil.

O CMEI foi fundado em 1981, em 2000 ganhou nova sede e atualmente atende 123 alunos dos bairros, Bandeirantes, Cidade Nova, Alvorada, Piacentini, Santa Nilce I e II, Verdes Campos, Aparecida e Isabel. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara entrega moção a idealizador do Semeando Campeões

por adm publicado 30/10/2019 16h56, última modificação 30/10/2019 16h56

 

Os vereadores Cabo Cruz, Edoel Rocha e o presidente da Câmara, Olivino Custódio, entregaram uma moção de congratulações ao idealizador do projeto social Semeando Campeões, Ricardo Maciel Batista, pelos relevantes serviços prestados a comunidade mourãoense. A entrega da homenagem aconteceu nas dependências da escola municipal Monteiro Lobato durante o Primeiro Campeonato de Jiu-jitsu infantil.

O autor da proposta, Cabo Cruz, lembrou a importância da homenagem e do trabalho desenvolvido com crianças e mulheres do bairro.  “A cada dia o Projeto Semeando Campeões tem se destacado em nossa cidade, melhorando a qualidade de vida física, emocional e espiritual das crianças das mulheres envolvidas nesse brilhante projeto”.

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, o projeto é importantíssimo para crianças, mulheres e para o município. “Esse propósito de auxiliar crianças e mulheres dando a oportunidade de aprendizado, ensinado não só a arte do Jiu-Jitsu, como também a filosofia da arte marcial, disciplinando através da mesma, a liberdade, a disciplina, lealdade, equilíbrio, espírito de solidariedade, e também, o estimulo a autoestima, é fundamental. Parabéns a todos os envolvidos no projeto”.

As aulas acontecem nas dependências da escola Monteiro Lobato, as terças e quintas-feiras.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara faz homenagem a “Servidores do Ano”

por adm publicado 31/10/2019 11h48, última modificação 31/10/2019 11h48

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Sidnei Jardim, Edilson Martins e o presidente da Casa de Leis, Olivino Custódio e funcionários da prefeitura entregaram na final da tarde da última quarta-feira (30), uma homenagem aos servidores públicos escolhidos pelos próprios colegas de trabalho para representar o “Servidor do Ano”.

A entrega da homenagem cumpre a determinação de uma Lei de autoria do vereador Sidnei Jardim. A cada ano são entregues premiações aos servidores públicos escolhidos. “A homenagem é uma forma de reconhecimento pelo trabalho e a pela dedicação daqueles que se destacam no desempenho de suas funções”, lembrou Jardim. 

Jessica França dos Santos foi escolhida para representar os servidores da Câmara e outros 11 funcionários para representar as secretarias da prefeitura.

 

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a homenagem além do reconhecimento pelos trabalhos prestados, é um incentivo aos servidores. “Todos merecem respeito e gostam de serem reconhecidos pelas atividades desenvolvidas. Parabéns a todos os homenageados”, disse.

 Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara se reúne com Observatório para sanar dúvidas de licitação

por adm publicado 14/11/2019 16h01, última modificação 14/11/2019 16h01

 

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e funcionários da Casa de Leis, participaram de uma audiência - com membros do Observatório Social de Campo Mourão - para explicar e suprimir eventuais dúvidas em relação à licitação da compra de equipamentos para transmissão – ao vivo - de atos do Legislativo.   

“Há necessidade de adequação das transmissões ao vivo dos atos do Legislativo e a nossa maior preocupação é com a qualidade do registro histórico”, explicaram o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação, Jaime Rosalino Vendrame Filho e o assessor do Departamento de Tecnologia e Informação, Douglas Renan Abílio de Souza.

Segundo eles, da forma como está sendo realizada a transmissão, parte da história está sendo perdida por conta da qualidade e abrangência do equipamento. “O objetivo das aquisições é que a história seja registrada de forma aceitável e coerente com todos os representantes sendo filmados com o mesmo nível de qualidade. Atualmente os equipamentos não proporcionam igualdade e nitidez”.

Para o presidente da Câmara, a audiência teve o objetivo alcançado. “As dúvidas foram apontadas pelos membros do Observatório e esclarecidas pelos nossos funcionários, que estão em constante aperfeiçoamento, buscando a excelência na produção do material da Câmara”, comentou Olivino.

 

Texto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara homenageia Rotary Campo Mourão com Comenda 10 de outubro

por adm publicado 18/11/2019 16h22, última modificação 18/11/2019 16h22

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima quinta-feira (21), às 20h30, a Comenda 10 de outubro ao Rotary Club de Campo Mourão. A honraria é uma homenagem aos 50 anos de fundação da Associação de Clubes de Serviço, que tem por objetivo unir voluntários para prestar serviços humanitários, promover valores éticos e contribuir com a paz internacional. A Comenda será entregue nas dependências do Rotary, localizado na Rua Paul Percy Harris, 365, em Campo Mourão.

De acordo com o autor do Projeto de Resolução, vereador Sidnei Jardim, a comenda é uma forma de agradecer os membros do Rotary pelo brilhante trabalho que desenvolvem em Campo Mourão e região. “O Rotary oferece um extenso trabalho de assistência social, contribuindo e desenvolvendo ações para beneficiar toda a comunidade de Campo Mourão”.

O projeto de resolução também foi subscrito pelos vereadores Elvira Schen, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Edilson Martins, Miguel Batista Ribeiro, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Cícero Pereira de Souza, Jadir Soares – Pepita, Sidnei Jardim, Luiz Alfredo, Nelita Piacentini e pelo presidente da Câmara, Olivino Custódio.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Viaje Paraná vai estimular turismo em Campo Mourão

por adm publicado 18/11/2019 18h45, última modificação 18/11/2019 18h45

 

Com o propósito de estimular melhorias para ajudar o empresário a agregar valor ao seu negócio, ampliando oferta de empregos, capacitando e incentivando o crescimento de profissionais do setor turístico, a Paraná Turismo abre na próxima quarta-feira (20), em Campo Mourão, os trabalhos com o workshop Viaje Paraná. O evento acontece nas dependências do Sebrae, localizado na Rua Santa Cruz, 1085, em Campo Mourão, das 08 horas  às 17h00.

Segundo a organização do evento, O Paraná Turístico é um evento da sociedade de turismo paranaense, que tem como proposta, discutir o envolvimento da iniciativa privada no poder público e o papel importante do poder público de regulamentar para ter um cenário turístico profissionalizado e competitivo no cenário global.

A Câmara de Campo Mourão é parceira do evento e segundo o presidente do Legislativo, Olivino Custódio, toda ação que traz benefícios à sociedade de Campo Mourão, tem apoio da Câmara.  

 

Texto : Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da assinatura de contrato para pavimentação em CM

por adm publicado 21/11/2019 17h20, última modificação 21/11/2019 17h20

 

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e os vereadores, Jadir Pepita, Edson Battilani e Sidnei Jardim, participaram nesta quinta-feira (21), da assinatura do contrato para execução da pavimentação asfáltica elas e avenidas em Campo Mourão. Ao todo serão pavimentados 36.557 metros quadrados que incluem as Ruas, Interventor Manoel Ribas, Mato Grosso, Pitanga e a Avenida José Custódio de Oliveira. O investimento será de R$ 1.516.306,85 milhão.

“O município estava com as ruas em péssimas condições, graças à economia da Câmara e a articulação do prefeito junto ao governo do estado, as obras estão sendo realizadas”, lembrou o vereador, Edson Battilani.

Além da pavimentação, serão realizados serviços em meio-fio, drenagem, sinalização de trânsito, placas de comunicação visual, entre outros.

O prazo para conclusão das obras será de sete meses.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Economias da Câmara se transformam em benfeitorias em escola

por adm publicado 21/11/2019 17h54, última modificação 21/11/2019 17h54

 

Cerca de R$ 143 mil, parte das economias da Câmara de Campo Mourão devolvidas ao município, foi utilizada em reformas realizadas pelo município para beneficiar centenas de alunos da escola municipal Nicon Kopko, localizada no bairro Jardim Modelo.   

A escola ganhou pintura, reparos no telhado, melhorias nos banheiros, calçada de acesso ao parque infantil, revisão elétrica e hidráulica, além de reforma completa da quadra poliesportiva. “Esses recursos são frutos das economias que o Legislativo realizou e que foram muito bem empregados, na educação do futuro do país”, lembraram os vereadores, Edson Battilani e Sidnei Jardim.   

“Essa é a primeira reforma depois que a escola foi construída há 20 anos e que há muito tempo era cobrada pela comunidade. Fomos atendidos agora e só temos que agradecer a administração municipal e à Câmara de Vereadores”, disse a diretora, Rosemary dos Santos Rodrigues.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara concede honraria a gestora da faculdade em CM

por adm publicado 25/11/2019 17h54, última modificação 25/11/2019 17h54

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima quinta-feira (28), o título de Cidadania Honorária a professora, diretora, comerciante, escritora e gestora da Faculdade Unicesumar, em Campo Mourão, Cida Freitas, pelos relevantes serviços prestados ao município.

De autoria da vereadora, Nelita Piacentinio, a honraria será entregue às 19h30, no plenário do Legislativo. “Em seus 40 anos de Campo Mourão, Cida Freitas desenvolveu um trabalho brilhante em nosso município, e nas cidades onde morou. O título é uma singela homenagem pela sua dedicação enquanto pessoa, e pela sua garra e competência no trabalho que beneficiam milhares de pessoas em vários municípios”, disse a vereadora.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da assinatura da doação de terreno do Estado ao município

por adm publicado 02/12/2019 16h22, última modificação 02/12/2019 16h22

 

O presidente da Câmara Olivino Custódio e os vereadores, Jadir Pepita, Elvira Schen, Edoel Rocha, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Sidnei Jardim e Edilson Martins, participaram da solenidade de assinatura das escrituras definitivas da doação de terrenos do estado para o município.

Ao todo, o estado doou para Campo Mourão uma área de 17,2 mil metros quadrados, avaliada em cerca de R$ 11,1 milhões. Atualmente os terrenos são ocupados pelo Centro Social Urbano, Usina do Conhecimento e pelo Tiro de Guerra.

“Os terrenos já eram ocupados pela administração municipal e agora passam a ser posse do município”, lembraram os vereadores que participaram do evento.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara lança selo de 72 anos na próxima quinta-feira (5)

por adm publicado 03/12/2019 10h27, última modificação 03/12/2019 10h27

 

Na próxima quinta-feira (5), às 19 horas, no plenário da Câmara, os 13 vereadores e os Correios lançam o selo postal personalizado, alusivo aos 72 anos do Poder Legislativo. A emissão do selo comemorativo é resultado da parceria firmada com os Correios.

A Câmara completa 72 anos no dia 05 de dezembro, quando em 1947, às 12 horas, em uma das salas da Escola Pública do Município, atualmente Boca Maldita, foi instalada a primeira Câmara de Campo Mourão sob a presidência do juiz, Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior, da 38ª Zona, especialmente designado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O evento também contou com as presenças do tenente Abílio Antunes Rodrigues, representante da Assembleia Legislativa do Paraná; José Antônio dos Santos, prefeito de Campo Mourão; Nicolau Schoen, prefeito de Pitanga, José Elias Kuster - representante da Câmara de Pitanga; Miguel Scharan, Juiz de Paz Distrital; Lázaro Mendes, delegado de polícia; Teófilo Wakiu, Administrador da Colônia Mourão; Muricy Marinho da Rocha; Coletor Estadual e Francisco Ferreira Albuquerque, Secretário "ad hoc", e o vereador Waldemar Roth, eleito na primeira eleição, ocorrida em 16 de novembro de 1947.

O selo foi impresso pelo centro de produção dos selos oficiais dos Correios, em Brasília, e já começou a circular por todo o Brasil através das correspondências enviadas pela Câmara.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Ações do documento