Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

16ª SDP: Intervenção de deputado para manutenção do delegado chefe

por adm publicado 13/12/2018 13h40, última modificação 13/12/2018 13h39

O vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) protocolou requerimento na Câmara Municipal de Campo Mourão com pedido ao deputado Márcio Nunes para que interceda junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública no sentido de que o delegado chefe da 16ª Subdivisão Policial, Gustavo de Pinho Alves, permaneça à frente do órgão.

A proposição será levada a plenário para discussão e votação nas sessões que o Poder Legislativo do Município realiza no início da próxima semana.

“Tendo em vista os relevantes serviços prestados pelo delegado junto a 16ª SDP, em Campo Mourão e na região, necessária se faz sua manutenção no cargo, a fim de dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo realizado”, acentua o vereador na justificativa do requerimento.


 


Eleição

por adm publicado 13/12/2018 13h45, última modificação 13/12/2018 16h47

Na próxima segunda e terça-feira (17 e 18/12), a partir das 19 horas, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza as últimas sessões ordinárias deste ano. A pauta para a sessão de terceira-feira inclui a eleição da mesa diretora do Poder Legislativo para o biênio 2019-2020.

“Pepita” pede de ciclovia a Academias da Saúde

por adm publicado 13/12/2018 16h43, última modificação 13/12/2018 16h43

Nas sessões que a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza no início da próxima semana serão deliberadas cerca de vinte proposições protocoladas pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” com pedidos de obras e melhorias não apenas para os bairros, mas também para a zona rural. Serão as últimas sessões de caráter ordinário do Poder Legislativo em 2018.

Ao engenheiro chefe do escritório regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Marcelo Shigueru, o vereador está pleiteando a construção de uma ciclovia no trecho da PR 558 que liga o Hospital Santa Casa a Vila Rural Pedro Kloster Júnior. Em outra proposição, “Pepita” solicita ao órgão estadual a doação de raspa de asfalto para melhorar a trafegabilidade da rua das Tilápias (vila Cândida).

Já ao gerente regional da Sanepar, José Carlos Barboni, o vereador está pedindo a realização de análise da água de represas localizadas na comunidade rural do Barreiro das Frutas. O objetivo é verificar se na água existem componentes nocivos à saúde, como agrotóxicos e outros elementos químicos.

Prefeitura

À administração do prefeito Tauillo Tezelli, o vereador Jadir Soares – Pepita está reivindicando a execução de operação tapa buraco na rua Periquito (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e a instalação de Arena Multiuso no jardim América e de Academia da Terceira Idade no espaço público localizado entre a rua João Xavier Padilha e a perimetral Tancredo Neves (onde ficavam os indígenas).

Outros pedidos do vereador: reforma e pintura da quadra poliesportiva da comunidade rural do KM 128, recuperação da pavimentação asfáltica das ruas Galo da Serra e Santa Rita (jardim Tropical II), São Josafat e Nicolau Assada (conjunto Capricórnio), manutenção de bueiro na rua Colibri (jardim Gutierrez) e a pavimentação das ruas Daniele Slomp Bussarelo (jardimPaulino), Lemos do Prado e Currupião (jardim Fernando).

“Pepita” quer ainda a instalação de Academia da Saúde junto às unidades básicas de saúde do Centro Social Urbano e dos jardins Copacabana II, Modelo e da vila Guarujá.

Jardim Flora: Projeto denomina praça de Maneco da Farmácia

por adm publicado 14/12/2018 14h03, última modificação 14/12/2018 14h03

Projeto de lei que denomina de Maneco da Farmácia a praça localizada no jardim Flora IV, de autoria do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS), começou a tramitar no Poder Legislativo de Campo Mourão. Em breve, o projeto deverá ser levado à plenário para discussão e votação.

Manoel do Nascimento – mais conhecido como Maneco da Farmácia – nasceu no dia 6 de julho de 1938, no interior de Guarapuava. Em 1955 radicou-se-em em Campo Mourão, onde começou a trabalhar como cobrador de ônibus. Também trabalhou como frentista e lavador de carros no antigo Posto Brasil Esso e como balconista na antiga Loja Aparecida.

Na sequência passou a trabalho na antiga Farmácia América. Em 1969 inaugurou sua primeira farmácia: A Farmácia Estrela (em sociedade com Antônio Maluf), no térreo do Edifício Mourão. Já em 1980 inaugurou a CampoFarma (na avenida Manoel Mendes de Camargo), que manteve até 1996, quando passou a trabalhar na Farmácia Nova.

O homenageado participou da fundação de várias entidades na cidade. Entre elas, o Clube Social e Recreativo 10 de Outubro, o Rotary Club Campo Mourão e o Hospital Santa Casa.

“Após mais de 50 anos de atividade no ramo farmacêutico no Município, Maneco passou a trabalhar no Posto Vian, atuando principalmente como relações públicas por ser uma pessoa muito conhecida na cidade”, lembra Sidnei Jardim.

Manoel do Nascimento – “Maneco da Farmácia” faleceu no dia 5 de junho deste ano, aos 79 anos. Deixou a esposa – Lori Goettel – e as filhas Márcia, Marisa e Maristela, além do bisneto Lorenzo e dos netos Mariel, Mariane, Felipe e Luísa.

Cidadã Honorária: Reconhecimento de C. Mourão à Leila Maria Tonello da Luz

por adm publicado 14/12/2018 14h07, última modificação 14/12/2018 14h07

A empresária Leila Tonello da Luz (do Supermercados Paraná/Tonello Bussiness Hotel) agora faz parte da galeria de detentores de Título de Cidadania Honorária do Município de Campo Mourão. A entrega da honraria oficial aconteceu na noite desta quinta-feira (13/12) durante sessão solene do Poder Legislativo.

A cerimônia aconteceu nas dependências do Tonello Business Hotel e reuniu um bom público. Participaram autoridades, lideranças da comunidade, familiares, colaboradores das empresas da homenageada, populares e outros convidados. Na abertura da sessão, a homenageada foi conduzida a mesa principal pelos vereadores Olivino Custódio e Nelita Piacentini. Após a execução do Hino Nacional, o vereador Jadir Soares - Pepita fez a leitura de um trecho bíblico.

A entrega do diploma da honraria a Leila Tonello da Luz foi feita pela vereadora Nelita Piacentini (autora do projeto de resolução que concedeu o título) e o prefeito Tauillo Tezelli. Antes da entrega, a vereadora ressaltou o reconhecimento do Município por tudo o que a homenageada e sua família já fizeram e continuam fazendo pelo desenvolvimento de Campo Mourão.

Em seguida discursaram: Ester Piacentini (que falou em nome família Tonello da Luz), o deputado federal Rubens Bueno e o prefeito Tauillo Tezelli. Em seu pronunciamento, Leila Tonello agradeceu a homenagem e, visivelmente emocionada, recordou do empenho e árduo trabalho empreendido pela família. Sua mãe participou da solenidade.

Durante a sessão, a nova cidadã honorária de Campo Mourão foi homenageada pelos filhos, noras, genro e netos. Também recebeu homenagem dos funcionários que trabalham nos empreendimentos da família.

O último a falar foi o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani. No encerramento da sessão solene foi executado o Hino de Campo Mourão

A homenageada

Leila Tonello da Luz e seus filhos estão à frente dos Supermercados Paraná (que atualmente conta com sete lojas unidades em quatro cidades) e também do Tonello Business Hotel. No ranking estadual da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, o Supermercado Paraná ocupa a 11ª posição. Já no ranking nacional ocupa a 117ª posição. Atualmente, o grupo empresarial - que começou com apenas dois funcionários – tem mais de 900 funcionários diretos e 3.000 indiretos.

Tudo começou há 36 anos, a partir da aquisição da Casa Tristão (que funcionava onde hoje está à primeira unidade da rede, na entrada do jardim Lar Paraná). A família da homenageada empreendeu e o Supermercado Paraná é atualmente a 24ª empresa paranaense no ranking dos maiores varejistas do país (segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo/ranking/2017).

Leila Tonello nasceu na cidade de Selbach (Rio Grande do Sul) e sua família migrou para a localidade rural de Campina do Amoral (que na época pertencia a Campo Mourão) quando tinha apenas seis anos. Ela cursou o antigo primário no Colégio Santa Cruz. Depois fez dois anos do segundo grau (atual Ensino Médio) no Colégio Estadual Marechal Rondon. Em 1964 teve que parar os estudos e já no ano seguinte começou a lecionar para alunos de primeira à quarta série em uma escola municipal localizada na Serraria Cadeado (do Grupo Slavieiro), no patrimônio da Campina do Amoral. Até 1972 atuou como professora.

Em 1970, a empresária casou-se com Adalberto Machado (in memorian) e foi convidada pelos pais do marido a ajudar no Armazém São Sebastião, de propriedade da família, que também funcionava na serraria. No ano de 1982, o casal adquiriu a mercearia Casa Tristão, localizada na entrada do jardim Lar Paraná, que deu origem a empresa Tonello e Machado da Luz Ltda. – Paraná Supermercados.

Com o decorrer dos anos, o supermercado ganhou novas instalações, passou por ampliações, filiais foram instaladas e a família diversificou os investimentos. Em 2003, por exemplo, foi inaugurado o Tonello Business Hotel.

A primeira filial do Paraná Supermercados – com 1.100 metros quadrados de área de vendas – foi inaugurado em 2004, na cidade de Ivaiporã. Dois anos depois – em 2006 – foi inaugurado o Paraná Supermercados Max – com 1.200 metros quadrados de área de vendas – na área central de Campo Mourão. Recentemente, a unidade foi completamente revitalizada.

O ano de 2008 foi marcado pela implantação de um amplo e moderno Centro de Distribuição no parque industrial de Campo Mourão. Na unidade foi centralizada a administração da empresa, com departamento de compras, contabilidade e recursos humanos. Também foram criadas mais duas empresas: de logística e de tecnologia da informação.

A quarta loja do grupo foi criada em 2010, com a inauguração do Paraná Supermercados Família (o primeiro hipermercado da rede), em Campo Mourão. Tem 14 mil metros quadrados de área edificada e conta com 3.600 metros quadrados de área de vendas. O empreendimento alia compras com entretenimento, dispondo de 31 espaços para lojas diversas, praça de alimentação, esteira rolante, play ground e estacionamento com 370 vagas. Recentemente a unidade ganhou um cinema.

Mais três lojas foram inauguradas nos anos seguintes: 2014 - em Cianorte, com área construída de 7.800 metros quadrados e 3.500 metros quadrados de área de vendas; 2015 – em Ivaiporã, com 3.800 metros quadrados de área construída e 2.500 metros quadrados de área de vendas: 2017 – em Goioerê, com 3.200 metros quadrados de área construída e 1.800 metros quadrados de área de vendas. O grupo também comprou as antigas instalações do Supermercado Daimaru, na área central de Campo Mourão.

O casal Adalberto - Leila Tonello teve três filhos: Álvaro, Lilian e Rodrigo.

Edilson Martins pede recape no centro e em 16 bairros

por adm publicado 14/12/2018 15h42, última modificação 14/12/2018 15h42

A Câmara Municipal de Campo Mourão delibera nas sessões da próxima segunda e terça-feira (17 e 18/12) uma série de indicações de autoria do vereador Edilson Martins (PR) com pedidos ao prefeito Tauillo Tezelli de execução de serviços de recape na pavimentação de vias públicas localizadas no centro da cidade e em 16 bairros.

A realização da melhoria está sendo reivindicada pelo vereador para trechos das ruas Manoel Silvério Pereira, Colmeia, João Casturino Smoliak, Hilda Munin Brzezinski (jardim Alvorada), João Vecchi, Dom Jaime Luís Coelho, Miss Yolanda Pereira, Duque de Caxias, Mário Castaldeli (jardim Lar Paraná), dos Crisântemos (jardim Santa Nilce II), Armil Rodrigues Prado (vila Cândida), Brasil, Francisco Albuquerque, Roberto Brzezinski, Prefeito Devete de Paula Xavier, São Josafat, Mamborê, Interventor Manoel Ribas (centro), Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira (jardim Santa Cruz), Lorival Borba (jardim Kimberlim), Sílvio Perci Ferro (jardim Isabel), Ilha do Mel, Juscelino Kubitschek, João Goulart (Residencial Ilha Bela), Caçanjurê (jardim Paulino), Apolinário Gorski (jardim Ana Elisa), Vicente Domanski (jardim Mário Figueiredo), Pedro Hruschka (jardim Santa Cruz), Euclides de Lima (jardim Bandeirantes), Roberto Brzezinski (entre as avenidas Afonso Botelho e Luciano Marmontel) e Mato Grosso (jardim Gutierrez).

Edilson Martins quer ainda a realização de recape asfáltico na travessa Vergílio Alves de Oliveira (jardim Paulista), na Via Marginal Gelindo Stefanuto (jardim Bandeirantes) e nas avenidas Irmãos Pereira, Goioerê (centro)) Manoel Nogueira (jardim Lar Paraná), João Batista Salvadori (jardim Cidade Nova) e Prefeito Horácio Amaral (jardim Santa Cruz).

Últimas sessões ordinárias do Legislativo Mourãoense

por adm publicado 17/12/2018 08h39, última modificação 17/12/2018 08h39

Nesta segunda e terça-feira (17 e 18/12), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, serão realizadas as últimas sessões de caráter ordinário do Poder Legislativo de Campo Mourão em 2018. Também serão às últimas sessões sob a presidência do vereador Edson Battilani (PPS), já que no dia 2 de janeiro, às 10 horas, acontece a sessão preparatória para a posse da mesa executiva da Câmara Municipal para o biênio 2019-2020.

As sessões desta segunda e terça-feira são abertas ao público e do roteiro prévio consta a deliberação de 195 indicações, 27 requerimentos e duas moções protocolados pelos vereadores. Também serão lidos em plenário e encaminhados a Comissão Representativa do Legislativo Municipal, para análise e parecer, cinco indicações legislativas de autoria de vereadores, além de dois projetos de lei e uma mensagem de veta oriundos do Poder Executivo. No período de recesso, a comissão representativa substitui as comissões permanentes.

A ordem do dia prevê a discussão e votação de sete projetos de lei do Poder Executivo. Entre eles, o que estima a receita e fixa as despesas do Município para 2018. Mais matérias poderão ser incluída durante a segunda feira na ordem do dia.

Eleição

A eleição dos integrantes da mesa diretora da Câmara de Vereadores para a gestão 2019-2020 será realizada na sessão de terça-feira (18/12). A mesa diretora é composta por presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

Edilson Martins (PR), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Sidnei Jardim (PPS), Professor Cícero Pereira de Souza (PT), Elvira Schen Lima (PPS), Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR), Edoel Rocha (PDT), Nelita Piacentini (PR), Olivino Custódio (PSC), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), Luiz Alfredo (Avante) e Jadir Soares – Pepita (PPS) são os vereadores de Campo Mourão.

2019-2020: Legislativo de C. Mourão elege nova mesa diretora

por adm publicado 17/12/2018 13h46, última modificação 17/12/2018 13h46

Na sessão ordinária que realiza na noite desta terça-feira (18/12), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão vai eleger os cinco integrantes da mesa executiva para o biênio 2019-2020. Está marcada para o dia 2 de janeiro, às 10 horas, no plenário do Poder Legislativo, a sessão preparatória para a posse dos eleitos.

A mesa executiva tem cinco cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. A votação é secreta e os vereadores vão escolher inicialmente o 2º secretário. A última votação é para a escolha do novo presidente. Determina o Artigo 8º do Regimento Interno: “A eleição da Mesa, bem como para o preenchimento de qualquer vaga nela ocorrida, será feita por maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos Vereadores”. No segundo escrutínio, havendo empate na votação, será considerado eleito o mais idoso.

O mandato da Mesa é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. Na composição da mesa deve ser observado – quando possível - o princípio de proporcionalidade partidária.

Compete à Mesa Executiva, dentre outras atribuições: dirigir os serviços da Casa, tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos, promulgar emendas à Lei Orgânica, propor ação de inconstitucionalidade de lei ou ato municipal frente à Constituição do Estado do Paraná, dar parecer sobre elaboração do Regimento Interno a Câmara e sobre suas modificações, fixar diretrizes para a divulgação das atividades da Câmara, adotar medidas adequadas para promover e valorizar o Poder Legislativo e resguardar seu conceito perante a comunidade e promover providências, por solicitação do interessado, para a defesa judicial e extrajudicial de Vereador contra ameaça ou prática de ato atentatório ao livre exercício e às prerrogativas constitucionais e legais do mandato parlamentar

Também são competências da Mesa Executiva: fixar, no início da primeira e da terceira sessão legislativa da legislatura, ouvido o Colégio de Líderes, a composição das Comissões, promover ou adotar, em virtude de decisão judicial, as providências necessárias, de sua alçada ou que se insiram na competência legislativa da Câmara; encaminhar, a requerimento de Vereador, aprovado pelo Plenário, solicitação de informações ao Executivo, sobre quaisquer assuntos referentes à administração municipal, atendidas as normas da Lei Orgânica; declarar, de ofício ou mediante provocação de qualquer dos Vereadores ou de partido político representado na Câmara, assegurada ampla defesa, a perda do mandato de Vereador: que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Câmara, salvo licença ou missão por esta autorizada; que perder ou tiver suspensos os direitos políticos; quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos na Constituição Federal; que não mantiver seu domicílio no território do Município; que deixar de tomar posse, no prazo de dez dias, após o dia 1º de janeiro do primeiro ano da legislatura, salvo motivo justo, acatado pela maioria absoluta da Câmara.

O Regimento Interno estabelece várias outras atribuições a Mesa Executiva.

Ney Braga: Edoel Rocha reivindica vagas de estacionamento

por adm publicado 18/12/2018 09h27, última modificação 18/12/2018 09h27

Vereador quer saber se houve estudo para supressão de estacionamento

Requerimento de autoria do vereador Edoel Rocha (PDT) foi aprovado pela Câmara Municipal para que a prefeitura de Campo Mourão informe se foram realizados estudos e projeto técnico para a supressão de estacionamentos na avenida Ney Braga. Em caso positivo, a administração municipal deverá enviar cópia do estudo e do projeto para o Poder Legislativo.

Edoel Rocha indagou também ao governo municipal se é possível demarca vaga de estacionamento entre os imóveis de número 645 e 687, considerando que há espaço disponível. Ressalta o vereador a criação dessas vagas visa atender estabelecimentos comerciais de menor porte que foram altamente prejudicados pela mudança executada pela Prefeitura.

Através de outras proposições deliberadas esta semana pela Câmara Municipal, o vereador do PDT pediu a instalação de iluminação ao redor do campo de futebol suíço da associação da comunidade São Bendito, a construção de três redutores de velocidade na rua Bom pastor (Vila Rural Pedro Kloster Júnior), asfaltamento da rua Antônio Justino Ferreira (entre as ruas Antônio Constâncio de Souza e Vassílio Boiko – jardim Paulista) e a transformação da travessa Riachuelo (vila Urupês) em mão única.

Em outras indicações, Edoel Rocha solicitou a prefeitura que notifique proprietários de imóveis localizados nas ruas Saul Ferreira Caldas e do Picadeiro (jardim Albuquerque) para que providenciem a execução de serviços de limpeza e roçadas.

Melhorias nos bairros e centro, reivindica Pepita

por adm publicado 18/12/2018 10h01, última modificação 18/12/2018 10h01

Através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) encaminhou a prefeitura várias reivindicações de melhorias para bairros e a zona central de Campo Mourão. Juntamente com o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), Pepita pediu o fornecimento de uniformes aos funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A execução de serviços de recuperação da pavimentação asfáltica de trechos das ruas Padre Pedro Poletto (jardim Maia I), Carlos Behrens (jardim Laura) e Cruzeiro do Oeste (centro) foi uma das melhorias solicitadas por Pepita. Ele pediu ainda a colocação de raspa de asfalto nos trechos não pavimentados da rua das Tilápias (vila Cândida).

Para o conjunto habitacional Parigot de Souza pleiteou a instalação de sinalização horizontal e vertical (em especial, placas de via preferencial e pintura de faixa de pedestres), além da identificação das vias, em 10 ruas: Xambrê, Japurá, Colorado, Colombo, Altônia, Paiçandu, Palotina, Loanda, Rolândia e Eucalipto. Já para a travessa Jequitibá (Parque Residencia,l Ipê) solicitou a instalação de iluminação pública.

Em outra indicação, Jadir Soares – Pepita pediu a colocação de lixeiras em volta do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira – Parque do Lago e nas proximidades da quadra de areia, além da instalação de placas de conscientização da importância da limpeza em todo o logradouro.

2019-2020: Legislativo de C. Mourão será presidido por Olivino Custódio

por adm publicado 19/12/2018 08h29, última modificação 19/12/2018 08h29

Com sete votos, o vereador Olivino Custódio (PSC) foi eleito presidente da mesa executiva da Câmara Municipal de Campo Mourão para o biênio 2019-2020. A eleição aconteceu na sessão ordinária que o Poder Legislativo realizou na noite desta terça-feira (18/12). A sessão de posse dos cinco integrantes da mesa executiva eleita está marcada para o dia 2 de janeiro, às 10 horas, no plenário Vereador José Pereira Carneiro.

Na disputa pela presidência do Legislativo mourãoense, Olivino Custódio derrotou Edoel Rocha (PDT), que teve seis votos. Jadir Soares – Pepita (PPS) foi eleito 1º vice-presidente , ao derrotar Elvira Schen (PPS) por sete votos a seis. Já para o cargo de 2º vice-presidente foi eleito Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), que foi candidato único e teve 10 votos. Para o cargo de 1º secretário foi eleito Edson Battilani (PPS), que disputou e venceu Cícero Pereira de Souza (PT) por sete votos a seis. Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) será o novo 2º secretário. Ele foi candidato único ao cargo e teve 13 votos.

Bom público compareceu a sessão, a última de caráter ordinário neste ano. No dia 2 de janeiro, o vereador Edson Battilani (PPS) transmite o cargo de presidente da Câmara Municipal de Campo Mourão a Olivino Custódio e empossa também os demais integrantes da mesa executiva. O primeiro presidente do Poder Legislativo de Campo Mourão foi Devete de Paula Xavier (de 5 de dezembro de 1947 a 11 de março de 1948).

O novo presidente

Olivino Custódio, o presidente eleito da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, tem 66 anos e nasceu no dia 4 de agosto de 1952. Cumpriu seu primeiro mandato de vereador na legislatura de 1983 a 1988. Foi reeleito para o mandato de 1989 a 1992. Na legislatura seguinte ficou como suplente e acabou assumindo por 16 meses (1993-1995). No período de 1º de março de 1987 a 31 de dezembro de 1988, Olivino presidiu o Legislativo de Campo Mourão. Agora, decorridos cerca de 30 anos, voltará a ocupar o cargo.

Nos anos de 2005/2006.o presidente eleito do Legislativo Municipal foi chefe de máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Em seguida – 2006/2007, foi diretor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Já no período de 2007/2008 foi diretor da Secretaria da Ação Social, enquanto de 2008 a 2012 foi diretor da Secretaria de Assuntos de Governo da Prefeitura de Campo Mourão.

Legislativo: Antecipada posse da nova mesa executiva

por adm publicado 19/12/2018 10h26, última modificação 19/12/2018 10h26

Foi antecipada para o próximo dia 27 (quinta-feira), às 10 horas, a realização da sessão preparatória para a posse da Mesa Executiva da Câmara de Vereadores de Campo Mourão para o biênio 2019-2020. Olivino Custódio (PSC) será o próximo presidente do Legislativo Municipal e outros quatro vereadores compõem a mesa executiva: Jadir Soares - Pepita (PPS) – 1º vice-presidente; Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL) – 2º vice-presidente; Edson Battilani (PPS) – 1º secretário; Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) – 2º secretário.

Inicialmente, a sessão preparatória de posse da mesa executiva estava marcada para o dia 2 de janeiro. A cerimônia, aberta à comunidade, vai acontecer no plenário da Câmara Municipal.

BR 369: Extensão de via marginal até o campus da Unespar

por adm publicado 19/12/2018 14h52, última modificação 19/12/2018 14h52

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou proposição do vereador Edson Battilani (PPS) com pedido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para que a via marginal paralela a BR 369 (saída para Cascavel) seja estendida até o campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

O pedido será encaminhado nos próximos dias ao diretor geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira. Battilani quer que a via marginal que já atende a Faculdade Unicampo, o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR) e a Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam), além de áreas loteadas, seja estendida por mais 1.600 metros, até ao campus da Unespar.

Em outro requerimento, o vereador indagou a administração municipal se há previsão para a implantação da nova tabela de vencimentos para os servidores contratados pelo regime de emprego público. Também questionou se houve a revisão do plano de carreira pela Secretaria da Fazenda e Administração e a Procuradoria Geral, proposta pelo sindicato da categoria.

Edson Battilani requereu ainda cópia integral do processo de licitação realizada pela prefeitura para a aquisição de materiais de sinalização visual (placas de trânsito) e mão-de-obra para a execução do serviço. Também apresentou requerimento para que o Poder Executivo informe sobre as providências adotadas em relação à retomada das obras do Centro de Eventos no Parque de Exposição.

Duplicação

A Viapar – Concessionária das Rodovias Integradas do Paraná e a presidência da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), o vereador Edson Battilani questionou por que até o momento não foi iniciada a obra de duplicação da PR 317, no trecho que contorna a cidade de Peabiru. Pregunto também sobre a previsão para o início dos trabalhos.

Campanha: Conscientização dos condutores de embarcações sobre segurança

por adm publicado 19/12/2018 14h54, última modificação 19/12/2018 14h54

A realização de uma campanha para a conscientização de condutores de barcos sobre Normas de Segurança Marítima (NORMAM 03/DPC), através de parceria entre o Município de Campo Mourão e a Associação Ala Azul/Usina Mourão, foi proposta esta semana pela vereadora Nelita Piacentini (PR).

A proposta foi encaminhada à administração municipal através de indicação que a vereadora apresentou na sessão do Poder Legislativo. Segundo ela, o objetivo é conscientizar os condutores de embarcações e a população em geral sobre a responsabilidade de cada um e também sobre os riscos de acidentes.

Nelita Piacentini reivindicou ainda a execução de recape asfáltico nas ruas Silvério Farago (Parque São João) e da Província (jardim Pio XII), além da realização de serviços de sinalização nas vias que dão acesso a avenida Miguel Luiz Pereira com a avenida João Bento.

Congratulações

Nesta semana, a Câmara Municipal também aprovou Moção de Congratulações a Rossana Eliza Zanetti Hodniuk pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Nelita Piacenti.

Rossana Hodniuk aposentou-se depois de 28 anos de trabalho como professora da rede municipal de ensino, dos quais 21 anos na Escola Municipal Bilíngue para Surdos Espaço Aberto.

Lar Paraná: Readequação de pista de ciclismo

por adm publicado 20/12/2018 09h21, última modificação 20/12/2018 09h21

A execução de serviços de readequação na ciclovia “Júlio Vieira”, na avenida Presidente John Kennedy (Lar Paraná), com a eliminação de ondulações no calçamento, foi uma das reivindicações formuladas nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edilson Martins (PR).

Através de outras indicações deliberadas pela Câmara Municipal, o vereador também pediu a execução de recape asfáltico nas ruas Engenheiro Mercer (jardim Santa Nilce I), Dr. Nelson Bittencourt Prado (jardim Lar Paraná) e Rocha Pombo (centro), além da adequação e cascalhamento da rua Nossa Senhora Aparecida (jardim Pio XII). Pediu ainda a instalação de cobertura no pátio da unidade básica de saúde da vila Urupês. “São muitas as reclamações por parte da população, pois nos dias de chuva os usuários não têm onde se abrigar até a abertura da unidade”, justifica Edilson Martins.

Mais melhorias pleiteadas pelo vereador do PR: transformação da Travessa Operária em mão única, construção de redutor de velocidade nas ruas Dr. Nelson Bittencourt do Prado (jardim Lar Paraná), Mamborê (centro), Juscelino Kubitscheck (jardim Corinthians) e na avenida José Tadeu Nunes (jardim Nossa Senhora Aparecida) e desentupimento de bueiros em bueiros na Perimetral Tancredo Neves e nas uras Rouxinol (jardim Tropical I) e da Província (jardim Pio XII).

Voto de Louvor

Edilson Martins apresentou também requerimento de Voto de Louvor ao pastor Fábio Vinícius Firbida, que recentemente foi eleito presidente da Opecam – Ordem dos Pastores Evangélicos de Campo Mourão. O voto de louvor aprovado pelo Poder Legislativo é extensivo a todos os integrantes da nova diretoria, que comandará a entidade no biênio 2019-2020.

Atuação de investigador da PC é reconhecido pelo Legislativo

por adm publicado 21/12/2018 10h22, última modificação 21/12/2018 10h22

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou nesta semana, por unanimidade, o envio de Moção de Congratulações ao investigador da 16º Subdivisão Policial, Rennan Vinícius de Andrade Ticianel, pelo trabalho e relevantes serviços prestados à comunidade.

A homenagem ao investigador da Polícia Civil resultou de proposição apresentada pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB). No dia 12 de agosto deste ano, o homenageado estava de plantão e evitou uma fuga em massa da cadeira pública de Campo Mourão. Armados com estoques, os detentos renderam um agente penitenciário no momento em que entrou no setor de carceragem para fazer o recolhimento do lixo e restos de marmitas dos presos.

Rennan Ticianel ouviu os gritos e ao ver o agente penitenciário rendido pelos detentos disparou contra um dos presos, evitando uma fuga em massa ou mesmo uma rebelião.

Sinalização

Através de requerimento apresentado em regime de urgência na última sessão do Poder Legislativo, o vereador Miguel Ribeiro voltou a questionar a administração municipal sobre a responsabilidade da implantação de sinalização de trânsito em loteamentos. Ele quer saber se a responsabilidade é do Município ou da empresa loteadora.

Ressalta o vereador que o requerimento tem o esclarecimento público por finalidade, sobretudo em relação aos jardins Veneza e Campelle. “Os dois bairros não possuem qualquer sinalização de trânsito. Ou seja, nem vertical e tampouco horizontal. Acidentes de trânsito vêm ocorrendo com frequência justamente pela inexistência de qualquer sinalização”, salienta Miguel Ribeiro.

Caso a responsabilidade da implantação de sinalização seja da empresa loteadora, o vereador quer saber da prefeitura o prazo para a execução do serviço. Já no caso da responsabilidade ser do Município, Miguel Ribeiro quer saber se existe previsão para a implantação.

Olivino Custódio: Manutenção da iluminação pública

por adm publicado 21/12/2018 10h28, última modificação 21/12/2018 10h28

A substituição de luminárias queimadas na avenida Comendador Norberto Marcondes (entre as ruas Prefeito Devete de Paula Xavier e Roberto Brzezinski) e na rua Professor Celso Aparecido Gandolfo (entre as ruas João Batista Montemezzo e Pioneiro Adinor Cordeiro – jardim América) foi solicitada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Olivino Custódio (PSC).

Legislativo: Posse de mesa executiva será no dia 2 de janeiro

por adm publicado 21/12/2018 13h52, última modificação 21/12/2018 13h52

A sessão de posse da mesa executiva da Câmara de Vereadores de Campo Mourão para o biênio 2019-2020 será realizada no dia 2 de janeiro, às 10 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro. Nesta semana, durante a última sessão ordinária de 2018, chegou a ser cogitada a antecipação da posse para o próximo dia 27, mas posteriormente decidiu-se pela manutenção da data e horário inicialmente marcada.

Edson Battilani (PPS) vai transmitir a presidência do Poder Legislativo ao vereador Olivino Custódio (PSC). Estes são os demais integrantes da mesa executiva para o biênio 2019-2020: Jadir Soares (Pepita/PPS) - 1º vice-presidente; Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz/PSL) - 2º vice-presidente; Edson Battilani (PPS) - 1º secretário; Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano/PR) - 2º secretário.

Olivino Custódio, o presidente eleito do Poder Legislativo de Campo Mourão, tem 66 anos e cumpre atualmente o seu quinto mandato de vereador no Município. No período de 1º de março de 1987 a 31 de dezembro de 1988, Olivino presidiu o Legislativo de Campo Mourão. Agora, decorridos cerca de 30 anos, voltará a ocupar o cargo.

Nova mesa executiva tomou posse nesta quarta-feira

por adm publicado 03/01/2019 09h56, última modificação 03/01/2019 09h56

Legislativo:

Nova mesa executiva tomou

posse nesta quarta-feira

Olivino Custódio volta à presidência da Câmara Municipal após 30 anos

Foi realizada na última quarta-feira (2/1), às 10 horas, a sessão de posse da mesa executiva da Câmara Municipal de Campo Mourão para o biênio 2019/2020. Edson Battilani (PPS) passou a presidência do Poder Legislativo do Município ao vereador Olivino Custódio (PSC). 

A mesa executiva que comandará o Legislativo de Campo Mourão nos próximos dois anos está assim composta: Olivino Custódio – Presidente; Jadir Soares (Pepita/PPS) - 1º vice-presidente; Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz/PSL) - 2º vice-presidente; Edson Battilani (PPS) - 1º secretário; Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano/PR) - 2º secretário.

As sessões de caráter ordinário da Câmara Municipal de Campo Mourão terão início em meados de fevereiro.

Olivino Custódio- O novo Presidente

por adm publicado 03/01/2019 10h47, última modificação 03/01/2019 10h47

Olivino Custódio

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Olivino Custódio, é filiado ao Partido Social Cristão (PSC), tem 66 anos e nasceu no dia 4 de agosto de 1952. Atualmente cumpre o seu quinto mandato no Legislativo mourãoense, que já presidiu no período de 1º de março de 1987 a 31 de dezembro de 1988.

Filho de agricultores pioneiros do Município – José Custódio Sobrinho e Ana Maria Monteiro Custódio -, é o segundo filho de nove irmãos. Nasceu em Campo Mourão e é casado com Neusa Conceição Custódio. O novo presidente da Câmara Municipal é pai de quatro filhos - Paulo José Custódio, Mariana Aparecida Custódio, Diogo Antônio Rosa Custódio e Adriana Ferreira Borges – e tem oito netos: Palomi Gabriella, Naomi Isabella, Pedro Paulo, Rebeca, Lucas Giovana, Larissa e Henrique. “Todos com sangue corinthiano, como o avô”, acentua o vereador.

Olivino Custódio cumpriu seu primeiro mandato de vereador na legislatura de 1983 a 1998. Foi reeleito para o mandato de 1989 a 1992. Na legislatura seguinte ficou como suplente e acabou assumindo por 16 meses (1993-1995). Entre 2013 e 2016 cumpriu o quarto mandato. Em 2016 foi eleito para o quinto mandato, que termina no dia 31 de dezembro de 2020. Depois de cerca de 30 anos, volta a ocupar a presidência do Poder Legislativo do Município.

Nos anos de 2005/2006 foi chefe de máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Em seguida – 2006/2007, foi diretor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Já no período de 2007/2008 foi diretor da Secretaria da Ação Social, enquanto de 2008 a 2012 foi diretor da Secretaria de Assuntos de Governo da Prefeitura de Campo Mourão.

Na eleição da nova mesa executiva da Câmara Municipal, realizada no último dia 18, Olivino Custódio venceu Edoel Rocha (PDT) por sete votos a seis. O primeiro presidente do Poder Legislativo de Campo Mourão foi Devete de Paula Xavier (de 5 de dezembro de 1947 a 11 de março de 1948).

Olivino Custódio permanecerá à frente da Câmara Municipal de Campo Mourão até 31 de dezembro de 2020.

Voto de Louvor a Casa das Fraldas

por adm publicado 14/01/2019 08h28, última modificação 14/01/2019 08h28

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou, por unanimidade, voto de louvor a Fundação Casa das Fraldas São José pelos 10 anos de atividade da entidade. A homenagem resultou de proposição apresentada pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS): “A Casa das Fraldas tem prestado serviços de grande relevância a toda a comunidade mourãoense e tem sido servido de modelo para a implantação de entidades semelhantes em inúmeras cidades do Paraná, de outros estados e até na Argentina”, explica.

Sidnei Jardim também apresentou requerimento para que o Governo do Estado informe sobre o pedido - protocolado em 2012 – de viabilização de verba para a construção e realização de melhorias no Colégio Estadual Dom Bosco. Entre as melhorias solicitadas estão: construção de passarela, fechamento da quadra de esportes, com a instalação de arquibancada, banheiros e palco.

Já ao prefeito Tauillo Tezelli, o vereador indagou sobre a possibilidade da abertura de mais uma turma de segundo ano na escola municipal Urupês. O estabelecimento possui uma sala de aula ociosa em um dos períodos e existe lista de espera de vaga para o segundo ano. Neste ano, a escola atendeu a cerca de 580 alunos e é uma das maiores unidades da Rede Municipal de Ensino. É muito bem avaliada e está entre as unidades municipais que mais recebe demanda de vagas.

Indicações Legislativas

Duas indicações legislativas foram apresentadas por Sidnei Jardim na última sessão do Poder Legislativo em 2018. Um dispõe sobre a caracterização, o processo de aprovação e o licenciamento de Brewpubs no Município. O segundo trata do estabelecimento de seguro para garantir o interesse público nos processos de licitação e a correta aplicação dos recursos públicos.

Tributos: “Tucano” quer o fim da cobrança de sucumbência

por adm publicado 14/01/2019 08h30, última modificação 14/01/2019 08h30

Advogados são servidores e já recebem mensalmente do Município

 A alteração do Código Tributário de Campo Mourão para que contribuintes executados judicialmente por dívidas de tributos municipais não tenham que pagar honorários de sucumbência é a proposta do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (PR). Segundo ele, com as despesas de multas, custas processuais e demais débitos, muitas vezes o contribuinte inadimplente fica impossibilitado de liquidar seus débitos com o Município.

Na avaliação de “Tucano”, a cobrança de honorários advocatícios nesses casos é injusta para o munícipe. E acrescenta: “além do mais, esses advogados são servidores, com vencimentos mensais pagos pelo Município”.

A mudança no Código Tributário está sendo solicitada através de indicação legislativa que o vereador protocolou no Poder Legislativo, onde solicitada que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei a Câmara Municipal dispondo sobre a alteração.

Vagas

Em outra indicação legislativa, o vereador Tucano propõe a chefia do Poder Executivo o encaminhamento de projeto de lei ao Poder Legislativo dispondo sobre a aquisição temporária de vagas em instituições de ensino particulares para atender a demanda de vagas para crianças de zero a seus anos de idade. O objetivo é reduzir a lista de espera por vagas na rede municipal de ensino.

Recursos para entidade protetora de animais

por adm publicado 25/01/2019 16h55, última modificação 25/01/2019 17h00

Os vereadores de Campo Mourão assinaram nesta sexta-feira (25), junto com o prefeito Tauuillo Tezelli, o repasse de cerca de R$ 256 mil para a Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS). O recurso será utilizado pela entidade para o recolhimento, a vacinação e castração de animais.

Para o presidente da Câmara, vereador, Olivino Custódio, o repasse é investimento em saúde pública. “A causa é importante e ao repassar esses valores à associação, o município estará investindo em Saúde Pública. Conte com nosso apoio, vereadora Elvira Schen”, afirmou Custódio.

Segundo a vereadora, Elvira Schen, hoje há cerca de 25 mil animais que necessitam de castração. “Estamos há dois anos com a castração, porém precisaríamos de 5 a 7 anos sem interrupção. Para resolver um problema grave, precisamos castrar 1000 mil animais por mês”.

Schen lembrou ainda que a população precisa ajudar. “Precisamos da colaboração dos moradores, evitando o abandono dos animais. Largar na rua durante o dia é abandono, é maus tratos. Infelizmente a Lei ainda é muito branda para quem abandona e causa maus tratos aos animais. Tem de haver uma conscientização geral”.

 

Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereador pede informações da barragem construída em Campo Mourão

por adm publicado 30/01/2019 08h13, última modificação 30/01/2019 08h13

A divulgação de uma lista de barragens de alto risco pela Agência Nacional de Águas (ANA), que incluí uma instalada em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná, deixou o vereador, Roberto Cruz Mendes, Cabo Cruz (PSL), preocupado. Ele protocolou na Câmara municipal, um requerimento solicitando informações das condições da barragem, ao diretor presidente da empresa. O documento será aprovado em plenário na próxima sessão ordinária e encaminhado à empresa.    

“Estamos buscando informações a respeito da referida barragem, para evitar as tragédias iguais as que devastaram Mariana e Brumadinho, com saldos de centenas de mortos, desabrigados e desaparecidos”, comentou Cabo Cruz.

Segundo Cruz, a prevenção é a melhor saída para evitar uma possível tragédia. “Diante de tantas informações a respeito da devastação em Brumadinho, não podemos nos omitir e deixar de correr atrás da fiscalização e das providências necessárias para fazer com que o nosso município não seja o próximo a passar pela calamidade que estamos assistindo, e pelo que vimos em novembro de 2015, em Mariana, com o triste saldo de 19 mortos e o maior desastre ambiental do país”.    

O governo federal através do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre publicou nesta terça-feira (29), uma resolução determinando a inspeção em todas as barragens vulneráveis no País. “A prioridade é garantir segurança à população que vive na região desses empreendimentos”, disse Cruz.

 

Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Inauguração do Centro de Educação Infantil, Mundo da Criança

por adm publicado 06/02/2019 10h15, última modificação 06/02/2019 10h22

Os vereadores Cabo Cruz, Edson Battilani, Edoel Rocha, Professor Cicero e o presidente da Câmara Municipal de Campo Mourão, Olivino Custódio, participaram na manhã desta quarta-feira (06), do desmembramento e da inauguração do Centro de Educação Infantil Mundo da Criança, que irá atender cerca de 170 crianças dos bairros; Jardim Aeroporto, Jardim Paulista, Jardim Albuquerque, Jardim Aparecida e Conjunto Parigot de Souza. O desmembramento da escola, segundo os vereadores, foi aprovado em plenário com objetivo de proporcionar um melhor atendimento às crianças, garantindo o cumprimento de todas as etapas de ensino da Educação Básica com qualidade.



Fotos: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Escola irá atender alunos do Avelino Piacentini

por adm publicado 06/02/2019 15h55, última modificação 06/02/2019 15h55

Com seis salas de aula padrão e 854 metros de área construída, a Escola Municipal Clarinha Wencel Casimiro, irá atender - inicialmente - cerca de 130 alunos do residencial moradias Avelino Piacentini. A instituição de ensino público foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (06), com a presença dos vereadores Cabo Cruz, Sidnei Jardim, Edson Battilani, Edoel Rocha, Professor Cicero e do presidente da Câmara, vereador, Olivino Custódio. “O futuro do nosso país está aqui dentro, e desta escola, sairão homens e mulheres preparados para deixar nosso Brasil ainda melhor”, lembrou o vereador, Cabo Cruz, durante a inauguração da escola.

Câmara define, por dois anos, membros das Comissões Permanentes

por adm publicado 11/02/2019 09h15, última modificação 11/02/2019 09h58
Parlamentares da Mesa Executiva e do Colégio de Líderes da Câmara de Campo Mourão, na
Região Centro-Oeste do Paraná, definiram durante uma reunião na tarde da última sexta-feira
(08), a composição das quatro Comissões Permanentes da Casa de Leis. Os escolhidos terão
mandato de dois anos.
As Comissões tem por finalidade realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil,
convocar secretários e assessores de órgãos da administração para prestar informações aos
integrantes das Comissões, apreciar e emitir pareceres de projetos que serão encaminhados ao plenário para votação.
Na Comissão de Legislação e Redação foram indicados os vereadores, Luiz Alfredo da Cunha
Bernardo, do Bloco (PSC, PRB, PT e Avante), Sidnei Jardim (PPS) e Edoel Rocha (PDT). Finanças e Orçamento, ficou com os vereadores, Miguel Batista
Ribeiro do Bloco (PRB, PSC, PT, e Avante ), Edson Battilani (PPS) e Sidney Ronaldo Ribeiro (PR).
Os vereadores Jadir Pepita (PPS), Nelita Piacentini (PR) e Cabo Cruz (PSL) foram indicados para
compor a Comissão de Méritos Temáticos. Para Saúde, Educação e Segurança
Pública, foram escolhidos os parlamentares, professor Cicero, do bloco (PSC, PRB,PT e Avante),
Elvira Schen (PPS) e Edilson Martins (PR).
Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores de Campo Mourão realizam primeiras sessões de 2019

por adm publicado 13/02/2019 11h16, última modificação 13/02/2019 11h16

Na próxima segunda e terça-feira (18 e 19 respectivamente), os 13 vereadores da Câmara municipal de Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do estado, retomam os trabalhos das primeiras sessões ordinárias da atual legislatura.

Os parlamentares iniciam as sessões às 19 horas, no plenário vereador José Pereira Carneiro, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.

Sempre aberta ao público, às sessões deste ano e de 2020 serão presididas pelo vereador Olivino Custódio (PSC), eleito presidente da mesa diretora, em dezembro do ano passado. Além dele, integram a direção do Legislativo, outros quatro vereadores, Jadir Pepita (PPS), 1° vice-presidente, Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz/PSL), 2° vice-presidente, Edson Battilani (PPS), 1° secretário e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano/PR), como 2° secretário.

Pelo roteiro prévio das duas primeiras sessões do ano, os parlamentares irão debater 340 indicações, 38 requerimentos, duas moções e 10 projetos de Lei, que serão lidos para conhecimento da comunidade e dos vereadores.

Definidos na semana passada, os novos membros das quatro Comissões Permanentes se reúnem nos próximos dias para avaliar e emitir pareceres de projetos que serão levados a plenário, para votação, nas sessões de março.

A composição das Comissões Permanentes ficou definida pelos seguintes parlamentares;Comissão de Legislação e Redação; vereadores, Luiz Alfredo da Cunha Bernardo, do Bloco (PSC, PRB, PT e Avante), Sidnei Jardim (PPS) e Edoel Rocha (PDT). Miguel Batista Ribeiro, do Bloco (PRB, PSC, PT, e Avante), Edson Battilani (PPS) e Sidney Ronaldo Ribeiro (PR), fazem parte da Comissão de Finanças e Orçamento. Jadir Pepita (PPS), Nelita Piacentini (PR) e Cabo Cruz (PSL) compõem a Comissão de Méritos Temáticos e na Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública, foram indicados os vereadores, professor Cicero, do bloco (PSC, PRB, PT e Avante), Elvira Schen (PPS) e Edilson Martins (PR).


Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Câmara participa da posse da CODECAM

por adm publicado 15/02/2019 11h10, última modificação 15/02/2019 11h13

Vereadores de Campo Mourão, Edson Battilani e Sidnei Jardim (ambos do PPS), participaram na manhã desta sexta-feira (15), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM), da posse da mesa diretora, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (CODECAM), órgão de cooperação e assessoramento do poder público, que tem também a finalidade de auxiliar a administração pública na análise, no planejamento e na tomada de decisão relativa ao desenvolvimento econômico do município. “A CODECAM nasceu graças às parcerias e uma delas, a Câmara Municipal de Campo Mourão foi fundamental nos nossos passos”, lembrou Newton dos Santos Leal, empresário e presidente eleito da CODECAM.

Obras e casas são entregues aos moradores do Milton de Paula Walter

por adm publicado 17/02/2019 15h45, última modificação 17/02/2019 15h45

Os vereadores Nelita Piacentini (PR), Edson Battilani (PPS), Sidnei Jardim (PPS), professor Cicero (PT) e o presidente da Câmara, Olivino Custódio (PSC), entregaram no último sábado (16), aos moradores e futuro moradores do Conjunto Habitacional, Milton de Paula Walter, a revitalização da Praça.

O espaço, com cerca de 1,1 mil metros quadrados, recebeu a instalação de aparelhos da academia da terceira idade, a construção de mini-quadra de areia para prática de futebol e vôlei, a instalação de iluminação adequada, bancos, cerca e a colocação de gramado.

A revitalização da praça foi feita em parceria do município com a construtora responsável pelo conjunto habitacional.

No evento também foram entregues as chaves de 83 casas. “Estou muito feliz em participar deste momento importante na vida de cada um, que hoje está recebendo o sonho de ter a casa própria. Além disso, a revitalização da praça irá proporcionar aos moradores saúde e bem estar”, lembrou a vereadora, Nelita Piacentini (PR).


Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Ordem de serviço para o Barreiro das Frutas é assinado

por adm publicado 17/02/2019 15h53, última modificação 17/02/2019 15h53
Os vereadores Edson Battilani (PPS), Sidnei Jardim (PPS), professor Cicero (PT), Nelita Piacentini (PR), Jadir Pepita (PPS) e o presidente da Câmara, Olivino Custódio (PSC), junto com o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, assinaram no último sábado (16), a ordem de serviço do recapeamento asfáltico na Rua Antônio Bueno Camargo, na região do Parque do Lago, na saída para o Barreiro das Frutas.

Além do recapeamento, o trecho de 9,2 mil metros quadrados, também irá receber adequações nas redes de águas pluviais, recuperação da base e meio fio, urbanização e paisagismo de calçadas e sinalizações.

As obras iniciam nos próximos dias. “Acredito que a assinatura dessa ordem de serviço é muito importante pelos benefícios que as obras trarão aos moradores do Barreiro das Frutas”, disse o presidente da Câmara, Olivino Custódio.

Segundo ele, as lideranças políticas da cidade se uniram em prol da população. “Estamos trabalhando em conjunto, com isso o município desenvolve e quem ganha são os moradores de Campo Mourão. Planejar é prever o futuro”.

Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Reunião da Mesa Executiva – Biênio 2019/2020

por adm publicado 20/02/2019 16h00, última modificação 20/02/2019 16h02

Os vereadores Cabo Cruz, Edson Batillani, Tucano e o presidente do Poder Legislativo, vereador, Olivino Custódio e a direção da Casa de Leis se reuniram nesta quarta-feira (20), para tratar de assuntos da pauta da primeira reunião da Mesa Executiva, biênio 2019/2020. Entre os temas abordados pelos parlamentares, está a renovação do regimento Interno, que este ano irá passar por reformulações. “Além deste item, tratamos de assuntos relacionados a funcionários, readequações e reformas na estrutura da Câmara”, lembrou Olivino Custódio.


Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Segurança Alimentar toma posse em CM

por adm publicado 22/02/2019 13h28, última modificação 22/02/2019 13h28

Os vereadores Edson Battilani e Sidnei Jardim, ambos do PPS, representaram a Câmara de Campo Mourão, durante a posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). O evento foi realizado nas dependências da prefeitura, na tarde da última quinta-feira (21). Criado em 2017 com o objetivo de garantir a união entre o governo e a sociedade civil na adoção de políticas públicas, o Conselho irá ajudar a garantir a segurança alimentar e nutricional dos moradores de Campo Mourão, através da ampliação das condições de acesso aos alimentos desde a produção, a conservação e a utilização sustentável.

Regimento Interno e Lei Orgânica passam por atualizações em 90 dias

por adm publicado 26/02/2019 09h52, última modificação 26/02/2019 09h52

Uma comissão, formada por sete servidores municipais, designada pela mesa diretora da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, terá 90 dias para concluir os trabalhos de revisões e atualizações da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno do Poder Legislativo. Após as atualizações, todo o material será entregue aos vereadores para análise. 

A Lei e o Regimento foram editados e publicados em 1990 e desde então não passaram por alterações significativas. “O Regimento Interno rege o funcionamento da Casa Legislativa e o processo legislativo, e a Lei Orgânica do município, são as normas que regulam a vida política na cidade, respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Estado, sendo um importante instrumento que o poder público assume em favor da população”, comenta a presidente da Comissão de Servidores, Joicy de Oliveira.          

Segundo ela, tanto a Lei Orgânica como o Regimento Interno estão desatualizados. “As revisões e atualizações irão tornar o processo mais dinâmico e menos burocrático. De 1990 para 2019 muito mudou na nossa realidade e as normas precisam de atualizações”.

Oliveira cita como exemplo, a falta de atualizações, o caso do Regimento determinar o horário de protocolo das proposições dos vereadores até às 18 horas. “Há cerca de 10 anos, o horário de funcionamento da Câmara passou a ser até às 17 horas. Essa falta de atualização traz problemas para os servidores e aos assessores dos vereadores. A ideia é adequar tecnicamente para a realidade”, diz. “Nós sabemos o que está faltando e o que está sobrando dentro do Regimento e da Lei Orgânica”, afirma Oliveira.

 A Consultora Legislativa, Amanda Helena da Silva Duarte, lembra também da necessidade de atualizações tanto da Lei como do Regimento.  “O Regimento trata parecer como sendo de competência da procuradoria parlamentar, mas, desde 2009, o cargo não existe mais e quem responde pelo parecer, é a diretoria jurídica. Existem situações em que são feitas menções a determinados parágrafos e artigos, porém eles não são localizados”.

O artigo terceiro do regimento diz que ordinariamente, o período de trabalho na Câmara é de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 01 de agosto a 22 de dezembro, porém, o paragrafo primeiro menciona que a sessão legislativa ordinária não será interrompida em 30 de junho. “A data correta é 17 de julho. Precisamos atualizar o Regimento e a Lei”, lembra Duarte.

Roberta Serato, integrante da Comissão e assessora do vereador, Luiz Alfredo da Cunha Bernardo, acredita que as alterações serão benéficas.  “Há artigos do Regimento conflitantes com a Lei Orgânica, isso atrapalha o nosso trabalho”, lembra.

Depois de passar pela Comissão, a proposta segue para avaliação dos vereadores que terão um prazo para analisar as revisões. “Se houver necessidade de alterações, elas serão feitas pelos vereadores”, lembra Joyce.

Para o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio, as atualizações são necessárias para o bom andamento dos trabalhos legislativos. “Tanto a Lei Orgânica como o Regimento estão em vigor há 29 anos e precisam de atualizações, levando em consideração as alterações pelas quais passaram a legislação estadual e a federal. Em um diálogo democrático com a Mesa Diretora ficou estipulado um prazo de 90 dias para que a Comissão de Servidores realizem as atualizações”, disse. 

 

Prefeitura e Saúde prestam contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara

por adm publicado 27/02/2019 09h19, última modificação 27/02/2019 09h19
Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, da Câmara de Campo Mourão, realizam a partir das 14 horas desta quarta-feira (27), uma audiência pública para prestação de contas do Poder Executivo.
Na quinta-feira (28), a partir das 14 horas, servidores da secretaria de Saúde apresentam dados referentes ao 3º quadrimestre do ano passado, aos vereadores e à população. O relatório da Saúde contem informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.
A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. As duas audiências públicas serão realizadas no plenário da Câmara de Campo Mourão, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.


Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Secretário da Fazenda presta contas na Câmara

por adm publicado 28/02/2019 08h26, última modificação 28/02/2019 08h26

O secretário de Fazenda e Administração da prefeitura de Campo Mourão,  Aldecir Roberto da Silva, apresentou na tarde desta quarta-feira (27), no plenário da Câmara, um relatório de metas fiscais do 3º quadrimestre de 2018. O documento faz parte da prestação de contas da prefeitura que deve ser apresentado à Comissão de Finanças, da Câmara, a cada quatro meses, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A audiência além de ser obrigatória é uma oportunidade dos vereadores- membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de questionar o secretário para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas e despesas do município”, lembrou o vereador e presidente do Legislativo, Olivino Custódio.

Conforme ele, as audiências demonstram a transparência do Poder Legislativo e do Executivo. “A Câmara realiza as audiências por conta das Comissões e para tornar o processo transparente”.

Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento

por adm publicado 28/02/2019 09h47, última modificação 28/02/2019 09h47

A partir das 14 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, servidores da secretaria municipal de Saúde apresentam à Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, um relatório com informações referentes ao 3º quadrimestre de 2018.

 O documento faz parte da prestação de contas, exigência estabelecida na Lei de Responsabilidade Fiscal, e contém dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada de Saúde.

 A audiência pública será realizada no plenário da Câmara, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.


Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Saúde debate ações em audiência da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara

por adm publicado 01/03/2019 07h58, última modificação 01/03/2019 07h58

Por mais de duas horas, o diretor municipal de Saúde, de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, e a ex-secretária da mesma pasta, Rosemeire do Carmo Martelo, apresentaram, durante a audiência pública quadrimestral de prestação de contas da Saúde, números e resultados à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. A audiência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Segundo dados do diretor de Saúde, o investimento do município com o setor chegou próximo dos 23%, o que está acima da exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é 15%. Uma das preocupações manifestadas pelos vereadores foi quanto à falta de profissionais em algumas áreas da Saúde de Campo Mourão.

Outro desafio que gerou questionamentos foi quanto ao funcionamento, reformas e construções novas das Unidades Básicas de Saúde.  “Estamos trabalhando em conjunto para resolver essas questões”, disse Santos.

Além dos vereadores, Olivino Custódio (presidente da Câmara), Edson Battilani, Elvira Schen Lima, Sidnei Jardim, Edoel Rocha, Edilson Martins, Professor Cicero e Cabo Cruz, participaram da audiência, diversas lideranças de vários segmentos, secretários e servidores municipais.

Vereadores participam da entrega de veículo ao Conselho Tutelar

por adm publicado 01/03/2019 16h48, última modificação 01/03/2019 16h48

Os vereadores Edilson Martins, Edoel Rocha, Edson Batillani e Sidnei Jardim participaram na tarde desta sexta-feira (01), no Centro de Ação Social, da entrega de um veículo ao Conselho Tutelar. O governo federal disponibilizou o veículo para Campo Mourão através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Rubens Bueno. 

Desde a criação do Conselho Tutelar, em 1993, o município vem fortalecendo a atenção às crianças e aos adolescentes. Somente no ano passado, o órgão realizou 2,2 mil atendimentos, expediu mais de 900 notificações e aplicou cerca de 1500 medidas de proteção a criança e ao adolescente, que se encontravam em situação de risco .        

“Esse carro será de fundamental importância a todos nós, para atendimentos de casos de extrema gravidade que atingem crianças e adolescentes. Tem casos que muitas vezes penso ser mentira, tamanha é a sua gravidade. Já aconteceu diversas vezes de a criança ou adolescente pedir para ser retirado do convívio com os pais e colocado para morar em abrigos da cidade”, contou a presidente do Conselho Tutelar, Vera Zagoto.

De acordo com o vereador, Sidnei Jardim, o poder público tem de estar com os olhos voltados para as crianças e aos adolescentes.  “Esse veículo é o resultado dessa atenção do município para com as crianças e adolescentes”.

Rubens Bueno, deputado federal, lembrou a responsabilidade de todos em cuidar do futuro do país. “Recentemente fiquei perplexo ao escutar, durante um evento na Fronteira com o Paraguai, o presidente da República, elogiar o ditador Alfredo Stroessner, que abusava de crianças. O nosso compromisso maior é cuidar das nossas crianças e proporcionar ações para o bom desenvolvimento das gerações”, disse.

O elogio - ao ex-ditador do Paraguai, Alfredo Stroessner, que controlou com mãos de ferro o país entre 1954 e 1989, que o-acusou de ser responsável por milhares de prisões arbitrarias, torturas, estupros e desaparecimentos, foi feito pelo presidente brasileiro durante a nomeação das novas autoridades de Itaipu, na última terça-feira (26), na fronteira com o Paraguai.

 

Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores de Campo Mourão realizam sessões ordinárias

por adm publicado 08/03/2019 17h45, última modificação 11/03/2019 09h30

Na segunda e terça-feira (11 e 12, respectivamente), os 13 vereadores da Câmara municipal de Campo Mourão, se reúnem para debater e aprovar projetos de Lei, requerimentos e indicações e outros documentos protocolados na Casa de Leis.

Os parlamentares iniciam as sessões às 19 horas, no plenário vereador José Pereira Carneiro, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.

Sempre aberta ao público, as sessões serão presididas pelo vereador Olivino Custódio (PSC), eleito presidente da mesa diretora. Além dele, integram a direção do Legislativo, outros quatro vereadores, Jadir Pepita (PPS), 1° vice-presidente, Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz/PSL), 2° vice-presidente, Edson Battilani (PPS), 1° secretário e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano/PR), como 2° secretário.       

Pelo roteiro prévio, os parlamentares terão na pauta 145 indicações, 24 requerimentos, 4 projetos de Lei, 21 ofícios, 9 protocolos e 16 indicações legislativas.

 

Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

CFO discute e aprova projetos durante reunião na Câmara de Campo Mourão

por adm publicado 08/03/2019 17h30, última modificação 11/03/2019 08h12

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, analisou e deu parecer favorável em quatro Projetos de Lei - de autoria do Executivo -, dois Projetos de Resolução, um ofício da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), e 20 protocolos de entidades que prestam contas ao Poder Legislativo e ao Executivo.

Entre os projetos analisados e com parecer favorável da pauta da CFO, que tem como presidente, o vereador Edson Battilani e os parlamentares, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), estão o projeto de criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico e do Fundo Municipal de Saneamento de Campo Mourão, e o projeto instituindo a Semana de Incentivo ao Ciclismo, no calendário do município.

Da pauta da Comissão, ainda tiveram pareceres favoráveis, os projetos de resolução que concede comenda 10 de outubro ao Super Magazine Sapataria Paulista, de autoria dos vereadores; Miguel Batista Ribeiro, Edilson Martins, Edson Battilani, Cabo Cruz, Edoel Rocha, Jadir Pepita, professora Nelita Piacentini, Tucano e do presidente da Casa de Leis, vereador Olivino Custódio. Outro projeto de resolução que recebeu votos favoráveis da (CFO), concede título de mérito militar mourãoense a soldado da Polícia Militar, Elxsley Antônio Rodrigues, pelo trabalho desenvolvido à população de Campo Mourão. 

As prestações de contas de 20 entidades também entraram na pauta da Comissão e todos receberam pareceres favoráveis.

A Comissão se reúne nos próximos dias para analisar e dar parecer de novos projetos enviados e de autoria dos próprios vereadores de Campo Mourão.  

 

Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

CPMT dá parecer em seis projetos Lei

por adm publicado 11/03/2019 16h43, última modificação 11/03/2019 16h43

A Comissão Permanente de Méritos Temáticos (CPMT), da Câmara Municipal de Campo Mourão, presidida pelo vereador, Jadir Pepita, que também é composta pelos parlamentares, Cabo Cruz e Nelita Piacentini, analisou e deu parecer favorável, em seis Projetos de Lei que tramitavam pela (CPMT). A reunião aconteceu nesta segunda-feira (11), nas dependências do Poder Legislativo.

Entre os projetos que receberam pareceres favoráveis, está o projeto de criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico e do Fundo Municipal de Saneamento de Campo Mourão, de autoria do Poder Executivo, e o projeto criando a Semana de Incentivo ao Ciclismo, no calendário do município.

De autoria dos vereadores, Tucano e Elvira Schen, o projeto de Lei que altera a Lei 3310, instituindo o Dia Municipal da Proteção e Respeito aos Animais, também recebeu parecer favorável da (CPMT).

Depois de receber parecer da Comissão de Méritos Temáticos, os projetos seguem para a Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública, ou direto para o plenário para a votação. 

 Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Câmara entrega moção à comerciante com presença frequente em sessões ordinárias

por adm publicado 14/03/2019 08h39, última modificação 14/03/2019 08h39

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram durante a última sessão ordinária, uma moção de congratulações ao comerciante, Dirceu Antônio de Almeida, pelos serviços prestados a comunidade em que atua, no Bairro Lar Paraná.

Autor da proposta, vereador Miguel Batista Ribeiro, lembrou a frequência com que o empresário participa das sessões do Poder Legislativo. “Em 99% das reuniões, o Dirceu estava presente, atento as discussões dos projetos, requerimentos e outros documentos que faziam parte da pauta do dia”, frisou.

Além do interesse pelas audiências, conforme o vereador, o homenageado também é proativo no quesito preocupação com a comunidade em que atua em Campo Mourão. “Ele é muito proativo, participa de conselhos relacionados ao Planejamento, Segurança, Meio Ambiente, entre outros. Dirceu já foi presidente, por várias vezes, da Associação de Moradores do grande Lar Paraná e é um homem preocupado com o futuro do município, além de estar sempre querendo melhorar a qualidade de vida da sua comunidade”, disse Ribeiro.

O homenageado é comerciante no setor de construção civil no Bairro Lar Paraná, em Campo Mourão.    

Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal   

Vereadores entregam onze prêmios a mulheres de Campo Mourão

por adm publicado 14/03/2019 10h32, última modificação 14/03/2019 10h32

Onze mulheres de Campo Mourão serão homenageadas na próxima sexta-feira (15), pela Câmara Municipal com o Prêmio Mulher Cidadã, pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade mourãoense.

A honraria será entregue às 19 horas no Plenário do Legislativo, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no Centro da cidade.  

Serão agraciadas com as homenagens, Cristina Hetsuko Matsumi, Dâmares Ferreira, Léa Aparecida de Soares Ferreira, Lucinéia Marques de Souza Scheffer, Marla Aparecida Tureck Diniz, Marli Vieira da Silva, Marinalva da Silva, Nêumora Lira, Sandra Regina de Souza, Sônia Maria de Castro Singer e Sônia Maria Gusmão Tonette.   

O Prêmio Mulher Cidadã é resultado do projeto de resolução 32/2013 de autoria da vereadora Nelita Piacentini, apresentado em outubro de 2013 e assinado por outros 10 vereadores; Edson Battilani (PPS), Edilson Martins (PSD), Isidoro Moraes (PP), Elvira Schen (PPS), Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB), Jorge Pereira (PR), Pedro Nespolo, Toninho Machado (PR), Olivino Custódio (PR) e Terezinha (PT).  

A resolução que instituiu o prêmio estabelece que a honraria será conferida anualmente pelo Poder Legislativo às mulheres que no âmbito do Município, tenham oferecido contribuição relevante à comunidade. A outorga é proposta pelos vereadores. Cada um dos parlamentares pode indicar um nome para receber a homenagem dentro das comemorações do dia Internacional da Mulher.

Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Vereadores pedem obras ao DER para moradores da Vila Rural e Vila Rio Grande

por adm publicado 18/03/2019 16h52, última modificação 18/03/2019 16h52

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz) e o presidente do Legislativo, vereador Olivino Custódio, participaram na tarde desta segunda-feira (18), de uma reunião com o engenheiro chefe do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Marcelo Shigeru. Durante a audiência, os parlamentares solicitaram obras na cidade para beneficiar os moradores das Vilas; Rural, Rio Grande e usuários que trafegam pelo entorno da Santa Casa.

Entre os pedidos, os vereadores solicitaram a pintura de faixas para pedestres, a roçadas que se estendem da Vila Rio Grande até a Vila Rural, cascalhamento em uma estrada rural próximo a empresa JBS – facilitando o tráfego de máquinas agrícolas de produtores rurais com propriedades nas proximidades -, e a construção de uma ciclovia com iluminação da Vila Rural até a Vila Rio Grande.

De acordo com os três vereadores, Pepita, Cabo Cruz e Olivino Custódio, as obras são pedidos dos moradores, que diariamente utilizam o trajeto para ir e vir do trabalho. “As obras irão facilitar muito a vida dos moradores da Vila Rural, da Vila Rio Grande e pedestres, que utilizam o espaço para caminhadas”.

Os parlamentares acreditam que os pedidos serão atendidos pelo (DER). “Já tivemos outras solicitações rapidamente atendidas, acreditamos que em breve a comunidade será atendida pelo DER”.  

Vereador sugere redução do ICMS da vacina contra Meningite Bacteriana

por adm publicado 20/03/2019 13h33, última modificação 20/03/2019 13h33

Preocupado com os altos valores das vacinas contra a Meningite, o vereador da Câmara de Campo Mourão, Roberto Cruz Mendes, (Cabo Cruz), protocolou um requerimento - direcionado ao governador Ratinho Junior - solicitando e sugerindo, a redução temporária, através de um decreto, da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do medicamento utilizado no tratamento da Meningite Bacteriana e também da vacina de prevenção da doença em virtude da possiblidade de surto que tem assustado os paranaenses.

De acordo com um levantamento da secretaria estadual de Saúde (SESA), em 2018, foram registrados no estado, 1.601 casos, sendo 108 mortes. Neste ano, de janeiro a março, foram registrados pelo mesmo órgão, 144 casos, sendo 14 mortes. 

A procura pela vacina aumentou após a morte do neto do ex-presidente Lula, em 1º de março, e no Paraná depois da morte de dois adolescentes, uma menina – no dia 26 de fevereiro - em Campo Mourão e um menino em Francisco Beltrão, no dia 5 de março.       

A vacina contra a meningite meningocócica C, a mais comum de acordo com o Ministério da Saúde, é oferecida na rede pública de Saúde, porém, as outras duas que previnem contra os tipos B e ACWY, são apenas encontradas em clinicas particulares e aplicadas em mais de uma dose, elevando o custo. Os preços de cada dose variam de R$ 500,00 a R$ 600 para o Tipo B e R$ 300,00 cada dose, do tipo ACWY.

“Em virtude da possibilidade de um surto dessa doença, principalmente na Região de Campo Mourão, Maringá e Cianorte, estou sugerindo ao governo do estado, a possibilidade de reduzir o ICMS nos preços das vacinas”, lembrou o vereador.     

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo, sendo a bacteriana a mais grave.  Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido.

Câmara presta homenagem ao pastor Anunciação

por adm publicado 21/03/2019 08h55, última modificação 21/03/2019 10h01

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam no próximo sábado (23), na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Campo Mourão, uma moção de congratulações ao pastor, José Anunciação dos Santos.

A homenagem será entregue pela Câmara nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Araruna, 88, no centro da cidade. “É uma singela homenagem ao pastor que muito tem feito em prol da comunidade de Campo Mourão e região. Além dos 62 anos de ministério na igreja evangélica, Anunciação é um desbravador do evangelho em todo o Paraná”, destacou o vereador, Edilson Martins, autor da moção ao pastor.

Aos 88 anos, o presidente da Assembleia de Deus em Campo Mourão, pastor José Anunciação dos Santos, que já coleciona os títulos de Cidadão Honorário de Campo Mourão e do Paraná, destaca a moção de congratulação como uma bondade da comunidade de Campo Mourão. “Essa moção é um bondade do povo da nossa cidade. Não imaginava que aos 88 anos receberia mais essa linda homenagem”, disse José Anunciação, que reside em Campo Mourão desde 1966, e é responsável por outros 16 municípios. “São 53 anos de orações e trabalhos voltados à comunidade de Campo Mourão e região”, lembrou o pastor. 

Anunciação enfatizou ainda que foram os amigos que ajudaram a realizar ações em Campo Mourão. “Conquistei ao longo desses anos muitos amigos e graças a eles estamos fazendo um bom trabalho”.

Para Edilson Martins, que também é membro da igreja, a homenagem ao pastor é um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos em todo o estado. “É uma forma de agradecer o trabalho, a dedicação, o comprometimento, a participação do pastor na vida das pessoas de Campo Mourão. Essa é a sétima edição de agradecimentos, em vida, por tudo o que pastor Anunciação representa para nós”, diz Martins. 

 

 

Battilani pede obras para Campo Mourão através de requerimentos

por adm publicado 21/03/2019 14h44, última modificação 21/03/2019 14h44

O vereador Edson Battilani (PPS), protocolou na Câmara de Campo Mourão, inúmeros requerimentos solicitando obras para a cidade.

Entre os pedidos, o vereador solicita ao deputado estadual João Douglas Fabrício e ao secretário de estado de Desenvolvimento Ambiental e Turismo, a possibilidade de realizar estudos para a implantação de um parque de lazer em uma área do Parque estadual Lago Azul e a construção de um novo portal de entrada no Parque estadual Lago Azul.

Ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Battilani solicitou a recuperação da pavimentação asfáltica da Avenida, Presidente John Kennedy, entre as ruas 16 de março no Jardim Pio XII e Juriti, no Conjunto Habitacional Milton Luiz Pereira.

Para o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), o vereador solicitou a instalação de placas indicativas e um trevo de acesso para Centro de Espiritualidade Fraternidade, O Caminho, na Rodovia Bento Fernandes Dias, PR-558, no Km 02.

A construção de um trecho de 1.620 metros da via marginal da BR- 369, entre a Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo (Arcam), até o Campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e a recuperação do pavimento asfáltico da rodovia BR-487, do trevo com a rodovia BR-369 até a Fazenda Onça Parda, também foi solicitado através de requerimentos, enviado ao (DER).

Battilani também solicitou informações do secretário de Segurança Pública, a respeito da instalação e previsão de conclusão de uma unidade do Instituto de Criminalística em Campo Mourão. “São pedidos importantes para nossa Campo Mourão”, frisou Battilani.

Vereadores participam de audiência pública sobre agrotóxicos

por adm publicado 22/03/2019 10h18, última modificação 22/03/2019 10h18

Os vereadores Jadir Soares (Pepita), Professor Cícero, Nelita Piacentini e Edson Batillani, participaram de uma audiência pública do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, promovido pelo Ministério Público do Paraná e Ministério Público do Trabalho, da 9ª Região. O evento realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), teve por objetivo debater o uso de agrotóxicos em Campo Mourão e região.

O Procurador de Justiça, Saint-Clair Honorato Santos, a promotora de Justiça de Campo Mourão, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Mattos de Carvalho, abriram a palestra enfatizando a aplicação de agrotóxicos nas áreas rurais próximas a cidades e aglomerados urbanos. 

Durante o evento, também foram discutidas ações e alternativas para que a utilização dos produtos na pulverização das lavouras cause menos impacto às comunidades situadas no entorno das propriedades rurais, bem como aos produtores e trabalhadores rurais que atuam nas áreas produtivas.

A audiência contou com a participação de alunos e professores da (UTFPR), agricultores, prefeitos que já implantaram ações para reduzir a utilização dos agrotóxicos, membros de entidades dos agricultores e órgãos ligados ao agronegócio.

Vereadores participam da soltura de 102,5 mil peixes no lago da Usina

por adm publicado 25/03/2019 15h51, última modificação 25/03/2019 15h51

Com o objetivo de repovoar o Lago da Usina e também para comemorar o Dia Mundial da Água, vereadores de Campo Mourão, participaram no último sábado (23), da soltura de cerca de 102,5 mil peixes das espécies, Dourado, Piapara, Curimba e Pacu.

O evento contou com a presença de autoridades, alunos de várias escolas municipais e proprietários de residências em torno do lago da usina. Além da soltura dos alevinos, os parlamentares também plantaram mudas de árvores, as margens do lago.

A ação de conscientização, preservação e sensibilização sobre a biodiversidade teve a participação do presidente da Câmara, Olivino Custódio e do vereador Edson Battilani. 

Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Vereadores debatem projetos em duas sessões nesta semana

por adm publicado 25/03/2019 16h38, última modificação 25/03/2019 16h38

Hoje e amanhã (segunda e terça-feira -25 e 26- respectivamente), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem para debater e aprovar projetos de Lei, requerimentos e indicações e outros documentos protocolados na Casa de Leis.

Os parlamentares iniciam as sessões às 19 horas, no plenário vereador José Pereira Carneiro, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.

Sempre aberta ao público, às sessões serão presididas pelo presidente,  vereador Olivino Custódio (PSC) e outros quatro parlamentares que integram a direção do Legislativo; Jadir Pepita (PPS), 1° vice-presidente, Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz/PSL), 2° vice-presidente, Edson Battilani (PPS), 1° secretário e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano/PR), como 2° secretário.

Pelo roteiro prévio, os parlamentares terão na pauta 111 indicações, 29 requerimentos, 03 projetos de Lei, 12 ofícios protocolados e 03 indicações legislativas.

Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

“Precisamos praticar exercícios, uma academia seria ideal’, diz morador da Vila Rural

por adm publicado 26/03/2019 13h40, última modificação 26/03/2019 15h35

Dona Maria Aparecida dos Santos, de 58 anos, moradora há 20 anos na Vila Rural Pedro Kloster Júnior, em Campo Mourão, quase não acreditou quando viu o trator roçadeira do município, chegando para cortar o capim que estava incomodando e tomando conta do espaço, principalmente, do campo de futebol. “Agora sim, além da nossa Vila ficar mais bonita, os moradores vão poder usar o campinho sem nenhum problema. O mato estava muito alto com risco de algum bicho se esconder e atacar quem se aproximasse”, disse dona Maria.

Ela contou ainda, que os moradores também estão aguardando a instalação de uma academia da terceira idade na comunidade. “Já solicitamos várias vezes para que o município instale a academia, mas até agora nada. Precisamos de uma distração, e também, praticar exercícios e essa academia seria ideal”, lembrou.

Em agosto de 2017, o vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou na Câmara de Campo Mourão uma indicação solicitando melhorias no campo de futebol, reforma na cancha de malha e a instalação de uma academia, na Vila Rural.

No início da semana, durante uma reunião com Marcelo Lima, secretário de Esportes, Pepita pediu atenção aos moradores da comunidade. “Durante a conversa, o secretário solicitou o corte imediato da grama e do mato na Vila, e também, se comprometeu a dar agilidade na instalação da academia, que irá beneficiar todos os moradores”, contou Pepita. “Vou ter conversas frequentes com o secretário para dar andamento na academia”, disse o vereador, que acompanhou os trabalhos durante o corte da grama e do mato na Vila Rural.

 

 

Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Meningite e dengue serão discutidas durante audiência pública na Câmara de Campo Mourão

por adm publicado 28/03/2019 15h10, última modificação 09/04/2019 15h14

 

A Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública propôs a audiência pública para debater com profissionais da Saúde, as doenças que estão preocupando e assustando os moradores.

No próximo dia 11 de abril, vereadores e funcionários das secretarias municipal e estadual de Saúde, se encontram no plenário da Câmara de Campo Mourão, às 19h30, em uma audiência pública proposta pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, para debater os casos de infecção de meningite e epidemia de dengue, através do mosquito transmissor Aedes Aegypit . As duas doenças estão preocupando e assustando os moradores.

Para falar sobre os casos foram convidados, o secretário municipal de Saúde, os chefes da Vigilância Epidemiológica e da 11ª Regional de Saúde, e os presidentes da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (ACAMDOZE) e da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM).

A audiência foi solicitada através de um requerimento, protocolado pelos vereadores; Cabo Cruz (PSL), professor Cicero (PT), Edilson Martins, Sidney Ronaldo (Tucano) e Nelita Piacentini, (PR) e Miguel Ribeiro (PRB). O edital de convocação da audiência foi assinado pelo presidente da Casa de Leis, vereador, Olivino Custódio (PSC). “É preocupante o aumento de casos de infecção de meningite e de dengue no município. O objetivo da audiência é discutir os casos e as ações para tranquilizar e proteger a população, das duas doenças”, lembram os vereadores. Desde o início do ano, 30 casos de dengue já foram confirmados no município.

Segundo um levantamento da secretaria estadual de Saúde (SESA), em 2018, foram registrados em todo o estado, 1.601 casos de meningite bacteriana, sendo 108 mortes. Neste ano, de janeiro a março, o mesmo órgão registrou 144 casos, sendo 14 mortes.

Preocupado com os altos valores das vacinas contra a Meningite, o vereador Roberto Cruz Mendes, (Cabo Cruz), protocolou um requerimento - direcionado ao governador Ratinho Junior - solicitando e sugerindo, a redução temporária, através de um decreto, da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do medicamento utilizado no tratamento da Meningite Bacteriana e também da vacina de prevenção da doença em virtude da possiblidade de surto que tem assustado os paranaenses.

A procura pela vacina aumentou após a morte do neto do ex-presidente Lula, em 1º de março, e no Paraná depois da morte de dois adolescentes, uma menina – no dia 26 de fevereiro - em Campo Mourão e um menino em Francisco Beltrão, no dia 5 de março.      

O medicamento contra a meningite meningocócica C, a mais comum de acordo com o Ministério da Saúde, é oferecido na rede pública de Saúde, porém, as outras duas que previnem contra os tipos B e ACWY, são apenas encontradas em clinicas particulares e aplicadas em mais de uma dose, elevando o custo. Os preços de cada dose variam de R$ 500,00 a R$ 600 para o Tipo B e R$ 300,00 cada dose, do tipo ACWY.

“Em virtude da possibilidade de um surto dessa doença, principalmente na Região de Campo Mourão, Maringá e Cianorte, estou sugerindo ao governo do estado, a possibilidade de reduzir o ICMS nos preços das vacinas”, lembrou o vereador.    

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo, sendo a bacteriana a mais grave.  Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido.

 

Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

“Esperei 25 anos esse documento, hoje ele chegou”, diz moradora do Conjunto Mendes

por adm publicado 29/03/2019 17h00, última modificação 09/04/2019 15h14

A dona de casa, Josefa Soares da Silva, de 68 anos, moradora no Conjunto Mendes, em Campo Mourão, esperou durante 25 anos para ter a tranquilidade de que o terreno onde está construída a sua casa, seria seu. O dia e o documento demoraram a chegar. “Foram muitos anos de angustia e espera”, comentou Josefa.

Na manhã desta sexta-feira (29), com as mãos calejadas e tremula, ela segurava o tão sonhado e esperado documento, entregue pelos vereadores, Edson Battilani, Sidnei Jardim, Edilson Martins e Cabo Cruz, que participaram junto com o prefeito Tauillo tezelli da entrega da autorização.

Foram entregues autorizações para lavratura de escrituras públicas para várias famílias que aguardavam a regularização dos imóveis. “Não estou acreditando. A vontade é chorar, chorar de alegria, pois agora sei que o terreno é meu. Foram longos anos de espera, por esse documento”, comentou dona Josefa, enquanto engolia lágrimas misturada a alegria de receber a autorização. “Hoje é um dia muito especial, sou a pessoa mais feliz deste mundo. Vou poder deitar na cama, fechar os olhos e descansar. Agora sei que o terreno é meu, estou com o documento em mãos”.

Para o vereador Sidnei Jardim, o documento representa a tranquilidade dos moradores. “Parabéns a todos pela conquista. É um momento importante na vida de cada um que está recebendo a autorização para lavrar a escritura, pois esse documento dará tranquilidade. A Câmara sempre foi parceira em ações para beneficiar a população de Campo Mourão”, comentou Jardim.

 

Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Parlamentares participam da posse da nova procuradora geral de CM

por adm publicado 05/04/2019 16h55, última modificação 09/04/2019 15h13

Os vereadores Edson Battilani, Sidnei Jardim, Miguel Batista Ribeiro, Edoel Rocha e o presidente da Câmara, Olivino Custódio, participam nesta sexta-feira (05), no auditório da prefeitura de Campo Mourão, da transmissão do cargo da Procuradoria Geral do município.

O advogado Robervani Pierin do Prado deixou a pasta após dois anos no cargo e em seu lugar, assumiu a advogada, Alessandra Lavorente.    

 Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores discutem perturbação do sossego que gera cerca de 400 reclamações por mês

por adm publicado 08/04/2019 15h15, última modificação 09/04/2019 15h13

Os vereadores Edson Battilani e Sidnei Jardim participaram de uma sessão pública, organizada pela secretaria de Controle, Fiscalização e Ouvidoria de Campo Mourão, para discutir com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Câmara Municipal e a Associação Comercial, alternativas para solucionar os diversos problemas gerados por cerca de 400 reclamações mensais recebidas pela ouvidoria do município. Entre elas, a perturbação do sossego gerada pelos abusos de jovens que frequentam bares na cidade. O som alto produzido durante cultos também foi motivo de reclamações de moradores. “Esses e outros excessos tem feito parte da grande quantidade de reclamações registradas na ouvidoria. Vamos retomar as fiscalizações com penalidades mais severas”, lembrou o secretário municipal de Controle, Fiscalização e Ouvidoria, Cristiano Calixto.    

Além das reclamações registradas na Ouvidoria, a sessão pública tratou também da segurança e dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

“A Câmara e os vereadores estão à disposição para encontrar alternativas que atendam os diversos interesses do cidadão, do empresário, do poder público e das autoridades, no sentido de solucionar esses problemas”,comentaram os vereadores Sidnei Jardim e Edson Battilani.  


Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores entregam cadeiras motorizadas para pacientes com dificuldades de locomoção

por adm publicado 09/04/2019 15h10, última modificação 09/04/2019 15h11

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Olivino Custódio, junto com os parlamentares Edilson Martins e Edoel Rocha, entregaram na manhã desta terça-feira (09), no mini auditório da prefeitura, seis cadeiras de rodas motorizadas. 

De acordo com o prefeito Tauillo Tezelli, as cadeiras foram adquiridas pelo Ministério da Saúde em parceria com o município.

“Além de ajudar na autoestima, as cadeiras motorizadas facilitam a vida dos pacientes, pois não requer muito esforço físico na locomoção”, diz o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.     

Juliano Matheus Abegg, de 15 anos, tinha dificuldade na locomoção por conta da sua antiga cadeira não ser motorizada. “Estava esperando há cerca de um ano, graças a Deus ela chegou. Meu filho não vai cansar mais com a antiga cadeira, vamos doar para quem necessita”, contou emocionado o pai do adolescente, Valmir Júlio.

Para os vereadores Edilson Martins e Edoel Rocha, essas cadeiras irão facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência, dando mais dignidade e independência. “Essas cadeiras irão mudar a vida de quem precisava e tinha dificuldades na locomoção”.

 

Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores participam da premiação do Festival de Atletismo

por adm publicado 11/04/2019 10h40, última modificação 11/04/2019 10h40

Os parlamentares Jadir Soares (Pepita) e Edoel Rocha, representaram a Câmara de Campo Mourão, durante a entrega, no mini auditório da Prefeitura, da premiação do 23º Festival Caixa de Atletismo de Campo Mourão, que aconteceu nos dias 3 e 4 deste mês.

Na competição participaram cerca de 2 mil crianças e adolescentes de estabelecimentos de ensino das redes estadual, municipal e ensino particular. Na classificação geral, Campo Mourão foi campeão, com 10 medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze (33 medalhas).

“Todos que se esforçaram estão sendo recompensados, e essa premiação é o resultado da dedicação e da garra de cada criança e adolescente na competição”, lembraram os vereadores, Edoel Rocha e Pepita,  durante a entrega da premiação.

Entidades assistenciais de CM recebem R$ 436 mil em repasses

por adm publicado 12/04/2019 10h52, última modificação 12/04/2019 10h52

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e o vereador Edson Battilani, junto com o prefeito Tauillo Tezelli, repassaram na tarde desta quinta-feira (11), recursos para entidades assistências de Campo Mourão. O evento foi promovido pela prefeitura. Foram beneficiadas, a APAE, Lar Miriã, Casa de Acolhimento A Mão Cooperadora, Centro de Educação Santa Rita e Lar dos Velhinhos, Frederico Ozanan.

“Essas entidades prestam um trabalho sensacional à nossa comunidade de Campo Mourão. Acreditamos que o governo deveria atualizar esses valores para que essas entidades pudessem respirar aliviadas”, comentaram os vereadores.        

De acordo com o Silvio Paes, responsável pelo Lar Miriâ, esses recursos apareceram em boa hora. “Estamos funcionando no vermelho há certo tempo e esse dinheiro vai nos ajudar muito”.

Juci Cristofoli, representando a APAE, destacou a crise que vive a entidade. “Estamos fazendo rifas e bazar para arrecadar dinheiro para honrar nossos compromissos. Ela também enfatizou a liberação do recurso para a entidade”, disse.

Sistema 5S pede apoio aos vereadores de Campo Mourão

por adm publicado 12/04/2019 15h42, última modificação 12/04/2019 15h42

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Nelson Bizoto, utilizou a Tribuna Livre durante a última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, para pedir apoio aos vereadores em relação ao corte de recursos ao Sistema 5S, proposto pelo governo federal. “Conversem com os seus deputados e peçam apoio ao Sistema 5S. Esse sistema não pode sofre cortes como o governo pretende fazer”, enfatizou Bizoto.

O corte, segundo Bizoto, pode inviabilizar as ações do Sistema 5S, composto por entidades que se dedicam, entre outras atividades, ao ensino profissionalizante. Entre elas, o Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) E Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC). “É um dinheiro muito bem investido, na capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Não podemos admitir que o dinheiro das empresas, que seriam investidos em Educação, seja investido em outros setores”, disse o vereador, Miguel Batista Ribeiro (PRB).

A vereadora Nelita Piacentini (PR), também defendeu o sistema. “Trabalho no Sesc e conheço o sistema. Essa luta é nossa”.   

A equipe do governo federal pretende reduzir o financiamento do Sistema em 50%, com isso, o setor terá de bancar parte das suas atividades e desonerar a folha de pagamentos.  “O Sistema atende nossa realidade, por conta disso, vamos defender o 5S”, lembrou o vereador, professor Cicero (PT).  

Com o corte, as empresas terão entre R$ 5,3 bilhões e R$ 8,8 bilhões a mais no caixa em 2019 com as reduções que o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende fazer nas contribuições para o Sistema. Ele defende o corte mais agressivo: ‘Tem de meter a faca no Sistema S’. O interesse do governo no Sistema S se dá por conta da arrecadação, que no ano passado ficou em R$ 16,5 bilhões.

 “A bancada do Paraná vai lutar para que não haja esses cortes, proposto pelo ministro Paulo Guedes”, lembrou o vereador, Jadir Pepita (PPS).    

Para a equipe econômica do governo, os programas de treinamento e capacitação do Sistema S são considerados fundamentais, mas há "gorduras" que podem ser cortadas.

“Não é justa a proposta do governo e por conta disso, vamos conversar com os deputados e assinar pela manutenção do Sistema”, lembrou o vereador Sidnei Jardim (PPS).

Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) nas contas do Sistema S revelou que os salários de gerentes e diretores chegam a ser duas vezes maiores que o salário mais alto para a mesma função no mercado de trabalho.

“O Sistema tem problemas que devem ser investigados com rigor”, defendeu Bizoto.

 

Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Portal da Câmara de CM deverá ficar fora do ar por 144 horas

por adm publicado 12/04/2019 16h29, última modificação 12/04/2019 16h29

A partir da próxima segunda-feira (15), todos os serviços online da Câmara de Campo Mourão estarão fora do ar por seis dias. A paralisação dos serviços inicia no dia 15 abril voltando à normalidade no domingo 21.  

De acordo com o comunicado da IBL/Interlegis, em Brasília, empresa que hospeda os produtos da Câmara, o desligamento do Portal da Câmara e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), será feito para migração da infraestrutura do Interlegis para o datacenter do Senado Federal, e também, para manutenção elétrica, que será realizada pela empresa de energia que abastece o Distrito Federal.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Câmara de Campo Mourão, Jaime Rosalino Vendrame Filho, o desligamento será realizado por técnicos em Brasília. “A manutenção está sendo feita no Distrito Federal. Caso o contribuinte necessite de algum tipo de informação da Câmara, pode conseguir, pessoalmente ou através do telefone 35185050”.

A Câmara de Campo Mourão está localizada a Rua Francisco Ferreira de Albuquerque, nº 1488, no centro da cidade. 

 

Texto e foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal

Conscientização da população pode ajudar na redução de casos de dengue em CM

por adm publicado 15/04/2019 16h10, última modificação 16/04/2019 10h15

 

A afirmação foi feita na Câmara de Campo Mourão durante a audiência pública da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, proposta pelos vereadores para debater com profissionais da Saúde, casos de meningite e dengue, doenças que preocupam os moradores.

“As pessoas têm de se conscientizar mais. É inadmissível que funcionários da prefeitura tenham de entrar e limpar terrenos particulares, com pessoas habitando o espaço”, lembrou o vereador, Edson Battilani. “O cidadão ao deixar o seu terreno limpo, sem objetos que possam acumular água, ele estará colaborando com a Saúde e com o bem estar de toda a população”, enfatizou Battilani.

A audiência pública sugerida pelos vereadores Edilson Martins, Sidney Ronaldo (Tucano), Miguel Ribeiro, Nelita Piacentini, Professor Cicero e Cabo Cruz, teve também a assinatura dos demais parlamentares. “Os casos de meningite, de dengue e a preocupação com epidemia, levou a solicitação da audiência para que técnicos da Saúde orientassem a população. Acredito que todas as interrogações foram respondidas”, disse, Martins.

Segundo ele, os resultados apresentados pelos técnicos e responsáveis pelas secretarias, municipal e estadual de Saúde, foram positivos, demonstrando o trabalho executado principalmente nos bairros em relação a dengue. “O foco principal foi em relação ao lixo deixado em terrenos baldios, em estradas rurais, acumulado em quintais ou depositado nas encostas dos rios. Existe uma grande responsabilidade da população, 75% faz o dever de casa, limpando quintais e dando destinação correta ao lixo. Os 25%, talvez por falta de incentivo do munícipio, deixam muito material abandonado em todos os lugares que podemos imaginar”.

Os parlamentares esperam que o município retome o projeto social Bairro Total, que a prefeitura auxiliava os moradores na retirada dos entulhos dos quintais.

Conforme os técnicos das secretarias de Saúde foram confirmados 66 casos de dengue em Campo Mourão.  “Não podemos considerar epidemia ou surto, mas está sendo dada uma atenção especial. Em relação ás oficinas e os depósitos de materiais recicláveis, estamos conversando com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no sentido de atuar com mais rigor esses estabelecimentos que não se preocupam com os vizinhos, e deixam objetos propícios a infestação do mosquito da dengue”, comentou o presidente do Comitê Gestor de Combate a Dengue, Carlos Alberto Bezerra.

O secretário municipal da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, fez um apelo à população para que cuide dos seus quintais. “A população deve se atentar aos focos de dengue em seus quintais. A prefeitura vem realizando ações de combate ao Aedes sistematicamente em toda a cidade”.

Para o presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Olivino Custódio, a população tem de se conscientizar e ajudar no combate a dengue. “Se todos cuidarem dos quintais e da destinação adequada do lixo, o município não terá problema com dengue ou outras doenças”, frisou.          

 

Meningite

A meningite também foi tema da audiência proposta pelos parlamentares.  Segundo o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, o Ministério da Saúde só disponibilizaria a vacina Tipo B, se o município tivesse inúmeros casos registrados, fugindo do índice aceitável pelo ministério. “É precoce afirmar que não existe risco, assim como, é precoce afirmar que existe risco. Se existe condições financeiras, é opção de cada família em tomar a vacina do Tipo B”, lembrou Siqueira.

O caso de Meningite Meningocócica do tipo “B”, que vitimou uma adolescente de 15 anos, em fevereiro, ocorreu após três anos sem, registros da doença no município.

 

Texto e Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Trânsito mais calmo e com menos vítimas será discutido durante Fórum em CM

por adm publicado 16/04/2019 10h12, última modificação 16/04/2019 10h12

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, a Polícia Militar, a Diretoria de Trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná, as Polícias Rodoviária Estadual e Federal, o Tiro de Guerra e as secretarias de Saúde e Educação, se reúnem no dia 30 de maio, no Primeiro Fórum do Trânsito, para discutir ações para melhorar o trânsito da cidade, tornando-o mais calmo.

Os números de acidentes, com vítimas, vêm aumentando e está deixando autoridades e moradores perplexos.  “Não dá para aceitar que uma cidade com cerca de 95 mil habitantes, tenha um dos trânsitos mais violentos do estado do Paraná”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.      

O evento acontece a partir das 19 horas no plenário da Câmara e faz parte do encerramento da campanha Maio Amarelo, que neste ano teve como tema principal, “Trânsito, o sentido é a vida”.

As diretrizes do Primeiro Fórum foram discutidas e definidas em reuniões na Câmara com vereadores, autoridades e especialistas em trânsito. “Temos de apresentar propostas que possam ser aplicadas com resultados positivos, senão perdemos tempo”, lembrou o vereador, professor Cicero.

Edson Battilani, acredita que se houver mudança de comportamento também  haverá redução nos números de acidentes com vítimas. “Havendo mudança de comportamento de motoristas e pedestres, os números caem”, diz o vereador.

Nos últimos anos várias ações foram discutidas, inclusive em parceria com diversas entidades de Campo Mourão no sentido de reduzir os índices de acidentes. O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo.

Um estudo do Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, realizado em 193 países com base em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), aponta que, no Brasil, morrem mais pessoas no trânsito do que por outras causas consideradas graves, como câncer, doenças cardiovasculares e até homicídios.

 

 

Texto e Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores conquistam Usina de Micropavimento Asfáltico para CM

por adm publicado 22/04/2019 08h55, última modificação 05/06/2019 14h01

Através da articulação, em Brasília, dos vereadores Edilson Martins, Tucano, Edoel Rocha, o município de Campo Mourão conquistou por meio de uma emenda ao orçamento da União, uma usina de micropavimento asfáltico com monitoramento eletrônico.

O equipamento deve fazer parte da frota em cerca de 90 dias. O recurso de R$ 650 mil já está na conta do município. “Enviamos um requerimento de urgência, em 2017, para a Câmara Federal solicitando um repasse de R$ 650 mil para aquisição do maquinário. O documento foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, que disponibilizou o recurso”, contou Martins.  

Segundo ele, o município vai entrar com uma contrapartida de R$ 230 mil, totalizando um investimento de cerca de R$900. “É uma máquina acoplada ao um caminhão que trabalha com usinado quente para asfalto”.

O vereador lembrou ainda, que para o município, a aquisição representa economia. “É uma conquista muito importante, pois além de trabalhar com funcionários públicos, vai economizar e acelerar o processo de recuperação dos asfaltos da cidade. A população está clamando por melhorias nas vias públicas, com essa máquina, vai gerar economia, agilidade e o asfalto terá qualidade”, disse.

O recurso já está na conta do município. “Cabe a secretaria de Obras encaminhar a requisição para o setor de compras, montar o edital e licitar. Se não tiver nenhum impasse, dentro de 60 a 90 dias, a máquina poderá estar na cidade”, completou Martins.

O prefeito Tauillo Tezelli, reafirmou a importância da conquista do recurso. “É um equipamento importante que vai atender melhor a população, principalmente nos bairros. Essa conquista também faz parte de um diálogo com os vereadores no sentido de pedir aos deputados, recursos para o município”, disse.  

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara estuda ação judicial contra estatal Sanepar

por adm publicado 23/04/2019 10h30, última modificação 05/06/2019 14h00

A Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão assinou na última segunda-feira (22), uma portaria, autorizando a diretoria jurídica do Legislativo a estudar a possibilidade de entrar com uma ação na justiça para coibir o reajuste abusivo dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

A população pediu para que tomássemos providências, estamos atendendo os anseios dos moradores, que não aguentam mais pagar impostos, disse o presidente da Câmara, Olivino Custodio.

Custódio tem criticado a tarifa mínima de R$ 62,25, estipulada pela Companhia. “É um abuso, o justo é pagar pelo que consumimos”, frisou.

Composta por cinco vereadores, a Mesa Diretora que tem como membros; o presidente, Olivino Custódio, o 1º vice-presidente, Jadir Soares (Pepita), o 2° vice-presidente, Roberto Cruz Mendes, o 1° secretário, Edson Battilani e o 2º secretário Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano),  pretende com o documento que o jurídico entre com uma ação judicial contra a Sanepar, para barrar o aumento abusivo do reajuste das tarifas e serviços prestados pela estatal..

“Estamos realizando um estudo e análise criteriosa para tomar as providencias jurídicas cabíveis”, disse o advogado da diretoria jurídica da Câmara, Valter Francisco da Silva. Ele não descartou a possibilidade de uma ação judicial. “Após os estudos, acreditamos que há essa possibilidade”. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadora reivindica obras para CM durante audiência com governador Darci Piana

por adm publicado 25/04/2019 10h52, última modificação 25/04/2019 10h52

Em audiência com o governador em exercício, Darci Piana, em Curitiba, a vereadora de Campo Mourão, Nelita Piacentini, apresentou uma pauta com diversas reivindicações de obras para a região.

“As obras foram solicitadas em uma assembleia na Acamdoze por vereadores de Campo Mourão e dos municípios vizinhos”, comentou a vereadora.

Nelita, representando a Câmara e a Acamdoze, participou da audiência acompanhada do coordenador do escritório regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em Campo Mourão, Ben-Hur de Souza. “A conversa com o governador em exercício, Darci Piana, foi muito produtiva”, disse.

Segundo ela, foram feitos pedidos de obras, como a duplicação e implantação de contornos rodoviários entre os municípios de Campo Mourão e Guarapuava, e a restauração do guard rail  na ponte sobre Rio Lontras, entre as cidades de Iretama e Luiziana.

A vereadora, também solicitou a transferência de uma parte do terreno entre a Rua Dos Expedicionários e a Perimetral Trancredo Neves, no Jardim Copacabana, para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros. “Também pedi a disponibilidade de horários no SENAC para cursos gratuitos de computação, direcionados à Terceira Idade”.

O reajuste de 12,13% da tarifa de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), homologado no último dia (15), pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), foi considerado abusivo pela vereadora. Ela pediu ao governador a extinção da taxa mínima e o cancelamento do reajuste. “O maior impacto é para quem recebe um salário mínimo, já que o reajuste foi acima do índice inflacionário. Por conta do momento da economia, há defasagem salarial e também desemprego, o que tem comprometido a renda da população”.   

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior está em missão oficial até o próximo sábado (27), na China, a convite do embaixador Chinês no Brasil, Yang Wanming. Ratinho ficará em Shangai para reuniões com representantes do Fundo de Investimentos Brasil-China, interessado em projetos sobre estrutura portuária e ferrovia. O governador também irá participar da 22ª Conferência Mundial de Dragagem.

 

Texto: Dirceu Portugal

Foto: Divulgação

Câmara homenageia pastor pelos trabalhos voltados a comunidade evangélica

por adm publicado 25/04/2019 10h55, última modificação 25/04/2019 10h56

 

Os vereadores de Campo Mourão entregam no próximo domingo (28), na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, uma moção de congratulações ao pastor, Cerino José Barbosa, em homenagem aos seus 95 anos.

A honraria será entregue pela Câmara nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua Guarani, 730. “Além da homenagem em comemoração aos seus 95 anos, a moção é dedicada aos trabalhos realizados pelo pastor em nossa comunidade”, lembrou o vereador, Edilson Martins, autor da moção ao pastor.

Segundo ele, Barbosa, tem um histórico no estado. “Ele foi um dos grandes responsáveis pela divulgação e expansão do evangelho no Paraná, e os relevantes serviços prestados por este homem como Pastor. Seu tempo e sua vida dedicados à evangelização no Paraná em tempos difíceis, mais por amor à muitas pessoas que as vezes nem se quer conhecia, seguia firme e constante na pregação do evangelho”.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

Vereadores abrem a IV Conferência dos Direitos do Idoso em CM

por adm publicado 26/04/2019 15h10, última modificação 05/06/2019 14h00

Idosos, profissionais envolvidos com a rede socioassistencial, membros da comunidade e vereadores, participaram na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Sesc, em Campo Mourão, da IV Conferência dos Direitos do Idoso, que teve como tema, “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. Participaram do evento, os vereadores, Edoel Rocha, Nelita Piacentini e Edson Battilani.

Estatuto com direitos e deveres, participação mais efetiva dos idosos na vida pública, medidas protetivas e qualidade de vida, foram alguns dos temas abordados durante a conferência, que também contou com a participação do promotor de Justiça, Thiago Kruppa Miara.

“Essa troca de ideias garante melhorias, principalmente porque as conferências recebem pessoas de diversos segmentos, que em conjunto, podem planejar ações”, lembrou a vereadora, Nelita Piacentini.

Para os vereadores Edoel Rocha e Edson Battilani, a conferência tem seu papel fundamental para os idosos. “Essa conferência teve um papel importante, pois foram debatidas ideias de como desenvolver melhor as ações direcionadas aos idosos e seus familiares”.

O crescimento da população idosa, apontado em estudos recentes, demonstra que pessoas com mais de 60 anos - 23,5 milhões dos brasileiros - somam mais que o dobro registrado no início da década de 1990 e que, dentro de um quarto de século, o Brasil deverá ter a 6ª maior população do mundo de cidadãos com mais de 60 anos.

O Estado do Paraná segue o mesmo padrão acelerado de envelhecimento populacional. O último Censo do IBGE (2010) indica que o Estado tem 1.316.554 de habitantes com mais de 60 anos, representando 11,2% da população paranaense total.
O processo de envelhecimento pelo qual passa a população brasileira conduz ao fortalecimento, com a máxima agilidade, de políticas públicas de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa.

No Brasil, o Sistema de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa é amparado por diversos documentos legais e planos de ação política. No plano nacional, além das garantias constitucionais, destacam-se a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do idoso, além de inúmeros políticas e planos setoriais, tais como a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

Muito além da meia-entrada, das vagas preferenciais, do atendimento prioritário e da passagem gratuita no ônibus, o Estatuto do Idoso prevê garantias e direitos fundamentais ainda pouco conhecidos dos cidadãos.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara entrega moção para empresário em sessão ordinária

por adm publicado 29/04/2019 13h30, última modificação 05/06/2019 13h59

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na próxima terça-feira (30), após a sessão ordinária, uma moção de congratulações ao empresário e sócio fundador da empresa Ovídio Pneus Auto Center, Ovídio Santos Moreira, pela contribuição para o crescimento e desenvolvimento de Campo Mourão. A sessão ordinária da Câmara começa às 19 horas.

Autor da proposta, vereador Jadir Soares (Pepita), lembrou que além da contribuição para o crescimento da cidade, o empresário também aposta, incentiva, investe em esportes e na área social. “O Ovídio além de ser um colaborador da APAE, da Casa das Fraldas, do Lar dos Velhinhos, Frederico Ozanan, também patrocina equipes de esportes nas modalidades atletismo, ciclismo e basquete”, contou Pepita.

Além do autor da moção, vereador Pepita, outros 12 parlamentares assinaram a homenagem ao empresário.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Battilani representa Câmara na entrega de veículo para APAE

por adm publicado 30/04/2019 14h55, última modificação 05/06/2019 13h58

O vereador Edson Battilani, representou a Câmara de Campo Mourão, nesta terça-feira (30), durante a cerimonia de entrega de um veículo para Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Mourão (APAE).

A Van, adaptada com elevador para cadeirante e com capacidade para 10 passageiros, adquirida em parceria do governo do estado com a prefeitura, custou R$ 168 mil e foi destinada à APAE.

O veículo, de acordo com o vereador Edson Battilani, vai proporcionar mais conforto e segurança no transporte dos alunos. “Essa Van vai permitir uma nova realidade no transporte das pessoas assistidas, oferecendo qualidade de vida àqueles que possuem algum tipo de deficiência”, disse.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Empresário recebe moção por contribuição para o crescimento de CM

por adm publicado 02/05/2019 15h00, última modificação 05/06/2019 13h57

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na última terça-feira (30), uma moção de congratulações ao empresário e sócio fundador da empresa Ovídio Pneus Auto Center, Ovídio Santos Moreira, pela contribuição para o crescimento e desenvolvimento de Campo Mourão.

Autor da proposta, vereador Jadir Soares (Pepita), lembrou que além da contribuição para o crescimento da cidade, o empresário também aposta, incentiva, investe em esportes e na área social. “O Ovídio além de ser um colaborador da APAE, da Casa das Fraldas, do Lar dos Velhinhos, Frederico Ozanan, também patrocina equipes de esportes nas modalidades atletismo, ciclismo e basquete”, contou Pepita.

Além do autor da moção, vereador Pepita, outros 12 parlamentares assinaram a homenagem ao empresário.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Semana de Incentivo ao Ciclismo é sancionada e vira Lei em CM

por adm publicado 06/05/2019 15h55, última modificação 06/05/2019 16h11

Os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade nas sessões ordinárias do mês de abril e o prefeito, Tauillo Tezelli, sancionou no início deste mês, um projeto de Lei de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, (Tucano), Instituindo no calendário oficial do município, a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo.

A semana será realizada entre os dias 13 a 19 de novembro com diversas ações para incentivar a utilização das ‘bikes’ como meio de transporte alternativo, prática esportiva, na proteção ao Meio Ambiente e cuidados com a Saúde.  

Pelo projeto, durante a semana do Ciclismo, serão realizadas campanhas de conscientização visando à proteção de ciclistas no trânsito, respeito às ciclovias e orientações aos ciclistas motoristas e pedestres sobre direitos, deveres e responsabilidades no uso dos espaços em vias públicas.

O vereador Tucano, autor do projeto, lembrou ainda, que a prefeitura também poderá organizar competições e eventos de ciclismo em vias e espaços públicos com a participação da sociedade civil, atletas amadores e atletas profissionais de ciclismo. “O projeto está pautado no fato de que para a sustentabilidade do planeta, a bicicleta foi considerada o transporte do Século XXI, sendo um meio de transporte não poluente e não motorizado que vem crescendo em todos os lugares do mundo, principalmente nas grandes cidades, figurando como alternativa para sistema de transporte de deficientes e em engarrafamentos”.

Praticante do Ciclismo, Tucano garante que a modalidade esportiva fornece diversos benefícios aos praticantes e a população. “Seu incentivo pelo Poder Público é de primordial importância, razão pela qual a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo será um evento que dará destaque à prática do esporte”.

Ele argumenta ainda, que além dos benefícios,  o projeto de Lei objetiva aumentar o número de praticantes às atividades esportivas no ciclismo, incentivar a população para a conscientização de uma vida saudável e com lazer. “O Ciclismo é saúde garantida”, diz.

Para o presidente do Legislativo, vereador Olivino Custódio, o projeto além de proporcionar ações voltadas aos cuidados com a Saúde da população, também vai incentivar o comércio e a economia de outros setores que estarão diretamente ligados nos eventos realizados no município. “O projeto é muito bom e vai proporcionar inúmeros benefícios aos moradores de Campo Mourão”.

     

Texto e Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal

 

Sancionada Lei do Dia da Proteção, Respeito e Voluntariado das causas animais em CM

por adm publicado 08/05/2019 11h08, última modificação 08/05/2019 11h08

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade e o prefeito Tauillo Tezelli sancionou, durante a semana, uma Lei de autoria dos vereadores, Sidney Ronaldo Ribeiro, (Tucano), e Elvira Schien (PPS), instituindo o Dia municipal da Proteção e Respeito aos Animais e Dia do Voluntário de Proteção aos Animais em Campo Mourão. A data será comemorada no primeiro sábado do mês de outubro.

A causa animal ganhou enfoque nos últimos anos por conta da quantidade de animais abandonados e maltratados. Segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, existe no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cão, destes, 10% estão abandonados. No interior, a situação não é diferente. Em muitos casos, o número chega a ¼ da população humana.

“Ser um voluntário da causa animal traz vantagens não apenas para os animais, mas para todos os envolvidos e comemorar o Dia do Voluntário de Proteção aos Animais, é uma forma de agradecer as pessoas que se dedicam a este trabalho sem receber nada em troca, a não ser o carinho dos animais que precisam de atenção e ajuda”, comentam os autores do projeto, vereadores Tucano e Elvira Schien.

Eles lembram ainda, que a campanha deve ser difundida e instrumentalizada. “A sua implantação pode assumir uma ferramenta social importantíssima nos dias atuais”.

Vereadores pedem a limpeza de terrenos e prefeitura notifica 89 bairros em CM

por adm publicado 09/05/2019 09h10, última modificação 05/06/2019 13h55

 

Desde o início do ano, inúmeros pedidos de notificações para que proprietários de terrenos baldios façam a limpeza dos imóveis, tem sido protocolado pelos treze vereadores da Câmara de Campo Mourão.

As indicações, de acordo com os vereadores, são de moradores próximos aos terrenos baldios que constantemente enfrentam problemas com insetos, aranhas e cobras que invadem as residências e com o mau cheiro de animais mortos que já jogados nos terrenos. “Com muita frequência sou abordado por moradores pedindo para que a prefeitura notifique o proprietário do terreno vizinho por conta dos problemas que o abandono causa”, contou o presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Olivino Custódio.

Segundo a assessoria de imprensa, o município, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, notificou 100% dos proprietários de terrenos baldios para efetuarem a limpeza das áreas com mato.  Somente neste ano de 2019 já foram notificados 89 bairros, em todas as regiões da cidade. “Foi atingida praticamente toda a extensão urbana”, destaca o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Franco Sanches.

Cada edital de notificação para limpeza de terrenos tem validade de um ano. “A limpeza em propriedade particular causa danos à prefeitura, pois enquanto estamos com equipes nestes locais, deixamos de limpar lotes que são públicos, como praças, parques, escolas e unidades básicas de saúde, por exemplo”, explica. No que diz respeito aos terrenos baldios, em caso da necessidade de limpeza no terreno particular, a legislação municipal prevê multa de duas UFCMs por metro quadrado (R$ 6,34), além da taxa de limpeza (que varia de acordo com o serviço prestado).

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Projeto pretende tirar cavalos das ruas e rodovias de CM

por adm publicado 10/05/2019 09h12, última modificação 10/05/2019 09h12

 

A aprovação pelos vereadores da Câmara de Campo Mourão e a sanção pelo município, de um projeto de Lei, deverá tirar das ruas e rodovias do município, veículos de tração animal.

De autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), o projeto - que está tramitando na Câmara -, pretende reduzir gradativamente o número de veículos de tração animal que circulam nas ruas da área urbana de Campo Mourão. “O objetivo do projeto é evitar que esses animais passem fome e sofram maus tratos, pelos proprietários. Muitas vezes os animais passam o dia todo sem se alimentar corretamente, e quando não desenvolvem certa velocidade, são maltratados”, conta o vereador.

Segundo ele, além dessa condição, as carroças tem atrapalhado o fluxo de veículos. “O município está crescendo e nos últimos anos, a mobilidade e a acessibilidade no trânsito tem sido um problema, por conta do aumento de veículos automotores. A redução no número de veículos de tração animal, também irá contribuir com o fluxo de veículos e com a mobilidade urbana”.

Tucano explica ainda, que a proposta do projeto não é a proibição imediata. “As carroças tornam o trânsito mais lento e perigoso. A proposta do projeto, não é uma proibição imediata dos veículos de tração animal, mas a criação de um programa de redução gradativa do trânsito deste tipo veículo”.

De acordo com o projeto, fica estabelecido o prazo de 10 anos para que seja proibida, em definitivo, em áreas urbanas, a circulação de veículos de tração animal e a condução de animais com carga, com exploração do animal para essas finalidades.

No início da semana, um acidente na BR-272, entre Campo Mourão e Farol, envolvendo uma camionete e uma charrete, custou à vida de um cavalo. Com fraturas nas pernas e afundamento de crânio e peito, o animal, após ser atendido por membros da PAIS – Protetores de Animais Independente, foi sedado e em seguida, sacrificado. 

 Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Comissão de Finanças e Orçamento analisa projetos e prestações de conta de entidades de CM

por adm publicado 10/05/2019 11h25, última modificação 05/06/2019 13h55

 

Em reunião na Câmara de Campo Mourão, a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), composta pelo presidente da (CFO), Edson Battilani e pelos vereadores, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), analisou quatro projetos de Lei e 36 prestações de contas de entidades de Campo Mourão.

Dos projetos, dois tiveram pareceres favoráveis e seguem ao plenário para aprovação dos 13 parlamentares, um está em diligência para complementação de informações necessárias ao projeto, e um teve prazo estendido para receber emenda dos vereadores. Trata-se do projeto de Lei da prefeitura que dispõe sobre a lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), para o exercício financeiro de 2020.      

Das 36 entidades que enviaram as prestações de contas para análise da (CFO), três tiveram pedido de diligência e 33 receberam pareceres favoráveis.

 

 Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

 

Danilo Leão Sousa recebe título de Cidadania Honorária da Câmara de CM

por adm publicado 10/05/2019 16h15, última modificação 05/06/2019 13h54

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima terça-feira (14), em sessão solene, o título de Cidadania Honorária ao médico Danilo Leão Sousa, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Campo Mourão.

De autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), a honraria será entregue às 19h30, no plenário da Câmara. 

Danilo Leão é graduado em medicina pela Universidade Federal de Dourados (MS), especialista em medicina da família e da comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

O profissional da medicina atuou como médico plantonista do Hospital Goiânia, oficial médico do Exército Brasileiro, em Dourados, plantonista da UPA de Dourados, médico da atenção básica da Estratégia da Família em Dourados, médico plantonista no hospital municipal Soriano Corrêa da Silva, em Maracajú , médico da atenção básica da Estratégia da Família em Itaporã, no estado do Mato Grosso do Sul e em 2013, mudou para Campo Mourão, onde começou atuar como médico da Família e da comunidade da equipe 12, médico da estratégia da família do Jardim Paulista, plantonista da Unidade de Saúde 24 Horas e Médico de Família e Comunidade no  consultório MD Vida, no município de Campo Mourão.

De acordo com o autor do projeto de resolução, o médico vem realizando relevantes trabalhos em prol da comunidade mourãoense. “Principalmente na Região do Jardim Paulista, onde ele atua como médico na unidade de Saúde, Dr. José Carlos Ferreira, e desempenha um ótimo trabalho com os moradores atendidos por ele”, comentou Tucano.

Segundo ele, o médico é comprometido com a comunidade. “Ele só tem elogios e gratidão, por ele ser um médico atencioso, comprometido e envolvido com os problemas dos seus pacientes e da sua comunidade”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores debatem projetos em duas sessões nesta semana

por adm publicado 13/05/2019 11h10, última modificação 13/05/2019 11h10

Hoje e amanhã (segunda e terça-feira, 13 e 14, respectivamente), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem para debater e aprovar projetos de Lei, requerimentos e indicações e outros documentos protocolados na Casa de Leis.

Os parlamentares iniciam as sessões às 19 horas, no plenário vereador José Pereira Carneiro, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.

Sempre aberta ao público, às sessões serão presididas pelo presidente,  vereador Olivino Custódio (PSC) e quatro parlamentares que integram a direção do Legislativo; Jadir Pepita (PPS), 1° vice-presidente, Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz/PSL), 2° vice-presidente, Edson Battilani (PPS), 1° secretário e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano/PR), como 2° secretário.

Pelo roteiro prévio, os parlamentares terão na pauta 56 indicações, 8 requerimentos, 13 projetos de Lei, 8 ofícios protocolados, 1 indicação  legislativa, 26 prestações de contas, 1 projeto de resolução e uma moção.

Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública aprovam três projetos de Lei

por adm publicado 13/05/2019 17h04, última modificação 13/05/2019 17h04

 

Os membros da Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública da Câmara de Campo Mourão, vereadores Elvira Schen, professor Cícero e Edilson Martins, analisaram e deram parecer favorável, nesta segunda-feira (13), em três projetos de Lei, que seguem para o plenário para aprovação de todos os parlamentares.

Dos projetos, um deles, de autoria do vereador Tucano, institui o Julho Amarelo com ações na luta contra as hepatites virais. De autoria do poder executivo, o projeto com parecer favorável da Comissão, dispõe sobre a obrigação das agências bancárias de manter a disposição cadeiras de rodas para o uso de pessoas idosas, com deficiência ou com mobilidade reduzida. Outro projeto que recebeu parecer favorável institui a coleta de lixo eletrônico em Campo Mourão.

Após o parecer favorável da Comissão, os projetos seguem ao plenário da Câmara.    

Entidades assistenciais pedem apoio para continuar com as portas abertas em CM

por adm publicado 14/05/2019 15h45, última modificação 05/06/2019 13h53

Sete representantes de entidades assistenciais de Campo Mourão participaram nesta terça-feira (14), de uma reunião com os cinco vereadores, membros da mesa diretora da Câmara, para pedir apoio para a grave crise financeira enfrentada por elas. A escassez de recursos começou a afetar o pagamento de funcionários e a manutenção das instituições, Cedus, APAE, Lar Miriã, CTR, Lar dos Velhinhos, Lar dos Bosco e Mão Cooperadora.

“Se não houver mudanças nos repasses, vamos apagar as luzes, fechar as portas e entregar as chaves para quem quiser ou estiver disposto a administrar o Lar dos Velhinhos”, disse o membro do Conselho Central do Lar dos Velhinhos, Luiz Carlos Menechini. “Não aguentamos mais vender rifa, bolos e outras atividades para arrecadar dinheiro e pagar as contas”, desabafou Menechini. Segundo ele, a instituição atende 67 pessoas idosas e cada um tem um custo de R$ 2,8 mil por mês. “A conta se torna alta demais, e o repasse, baixo demais”.

A vice-presidente do CTR, Ivone Maggioni Fiore, também lembrou as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição. “Estamos dispensando funcionários por falta de recursos. Prestamos serviços de média e alta complexidade em Educação, Saúde e Assistência Social, trabalhos estes com um custo elevado e os recursos repassados são insuficientes. Não aguentamos mais ter de apertar o cinto onde não a mais o que apertar”, disse. “Se continuar assim, os assistidos terão de voltar a dormir e ficar na rua”, comentou Fiore.

O presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio saiu em defesa das entidades assistenciais e se comprometeu a viabilizar recursos junto aos deputados federais, estaduais e com o prefeito. “O momento é de nos unirmos e buscar ajuda para as entidades. Estarei levando essa causa à bancada e aos deputados federais para tentar recursos com as emendas impositivas”, lembrou o Custódio. “Ajudamos agora ou teremos problemas quando as entidades apagarem as luzes, colocarem os assistidos na rua e fecharem as portas”.   

Para o vereador, Edson Battilani, essas entidades não podem ser penalizadas. “Vamos conversar com os deputados federais para ajudar com emendas ao orçamento. Como a Câmara tem um orçamento, vamos conversar com o prefeito para destinar para entidades de Campo Mourão”, comentou.

Os vereadores Pepita, Tucano e Cabo Cruz, também defenderam a necessidade de medidas urgentes para ajudar as entidades assistenciais. “Não podemos deixar essas entidades que prestam um brilhante serviço à sociedade de Campo Mourão e Região, apagar as luzes. Vamos ajudar sim”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara aprova projeto de Lei doando terreno à UTFPR

por adm publicado 14/05/2019 16h55, última modificação 05/06/2019 13h53

 Os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de Lei 55/2018, de autoria do Poder Executivo, autorizando a desafetação de imóveis públicos e a doação para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão, para ampliação e readequação de sua estrutura física.

O projeto recebeu parecer favorável dos membros da Comissão de Méritos Temáticos, durante reunião na tarde da última segunda-feira (13). “Além de proporcionar investimentos para Campo Mourão, essa doação trará benefícios para milhares de estudantes do Campus”, comentou o vereador Jadir Soares (Pepita).

O diretor geral do Campus, Heron Oliveira Santos Lima, usou o Facebook para agradecer a Câmara de Campo Mourão e os vereadores pela aprovação do projeto. “Ontem (13), após 6 anos de batalha e cobranças incansáveis ao poder público, em primeira votação na Câmara, foi aprovado o projeto que autoriza a permuta de áreas do município em troca do terreno para ampliação da área da UTFPR. Hoje temos votação em segundo turno. Participem! Obrigado a Prefeitura e a Câmara de Vereadores”, comentou Lima.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara homenageia médico com título de cidadania honorária

por adm publicado 15/05/2019 07h55, última modificação 05/06/2019 13h52

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na noite da última terça-feira (14), em sessão solene, o título de Cidadania Honorária ao médico Danilo Leão Sousa, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Campo Mourão.

A homenagem de autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), foi entregue ao médico com o plenário da Câmara lotado com visitantes, parentes e admiradores do médico. 

Danilo Leão é graduado em medicina pela Universidade Federal de Dourados (MS), especialista em medicina da família e da comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

O profissional da medicina atuou como médico plantonista do Hospital Goiânia, oficial médico do Exército Brasileiro, em Dourados, plantonista da UPA de Dourados, médico da atenção básica da Estratégia da Família em Dourados, médico plantonista no hospital municipal Soriano Corrêa da Silva, em Maracajú , médico da atenção básica da Estratégia da Família em Itaporã, no estado do Mato Grosso do Sul e em 2013, mudou para Campo Mourão, onde começou atuar como médico da Família e da comunidade da equipe 12, médico da estratégia da família do Jardim Paulista, plantonista da Unidade de Saúde 24 Horas e Médico de Família e Comunidade no  consultório MD Vida, no município de Campo Mourão.

De acordo com o autor do projeto de resolução, o médico vem realizando relevantes trabalhos em prol da comunidade mourãoense. “Principalmente na Região do Jardim Paulista, onde ele atua como médico na unidade de Saúde, Dr. José Carlos Ferreira, e desempenha um ótimo trabalho com os moradores atendidos por ele”, comentou Tucano.

Segundo ele, o médico é comprometido com a comunidade. “Ele só tem elogios e gratidão, por ele ser um médico atencioso, comprometido e envolvido com os problemas dos seus pacientes e da sua comunidade”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Comissões analisam projetos em conjunto na Câmara de CM

por adm publicado 21/05/2019 09h00, última modificação 05/06/2019 13h51

Três comissões permanentes da Câmara de Campo Mourão se reúnem hoje (21), no mesmo horário, às 14h30 min, nas dependências do Legislativo para apreciar e aprovar, nove projetos de Lei (PL), que estão tramitando pelas Comissões de Legislação e Redação (CPLR), Finanças e Orçamento (CFO), e Méritos Temáticos (CPMT).

O encontro das três comissões juntas foi definido pelos respectivos presidentes, vereador Sidnei Jardim, Edson Battilani e Jadir Pepita. Além dos presidentes, a CPLR é composta pelos parlamentares, Luiz Alfredo da Cunha Bernardo e Edoel Rocha. A (CFO) tem como membros, os vereadores, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e na (CPMT), Nelita Piacentini e Cabo Cruz.

Dentre os projetos de Lei de autoria do Poder Executivo que serão apreciados pelos vereadores membros das comissões, estão os (PLs) 43/2019, que dispõe sobre o reajuste na tabela de vencimentos, subsídios, proventos, gratificações e pensões dos servidores públicos municipais, o (PL) 44/2019, que altera dispositivos da Lei 1110/98, que dispõe sobre o auxílio-alimentação a ser concedido aos servidores públicos municipais ativos da administração direta, autarquias e fundações de Campo Mourão, e os (PLs) 45,46, 50, 51 e 52/2019, que dispõe sobre o pagamento de valores retroativos referentes ao reajuste dos vencimentos dos servidores, conforme acordo firmado em data-base de 2017.

De autoria do Poder executivo, o PL 53/2019, autoriza a prefeitura a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal para implantação de pavimentação asfáltica e obras de infraestrutura urbana. Outro (PL), que será analisado pelos vereadores, autoriza o município a efetuar abertura de crédito adicional suplementar de R$ 30 milhões no orçamento de 2019, para realizar pavimentação e obras de infraestrutura urbana em diversos bairros.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam de assinatura de termo de colaboração para atletas

por adm publicado 21/05/2019 16h50, última modificação 05/06/2019 13h51

O presidente da Câmara, vereador Olivino Custodio e os parlamentares Elvira Schen, Edoel Rocha, Edson Battilani e Sidnei Jardim, participaram da assinatura do termo de colaboração com atletas, da Lei municipal de incentivo ao esporte.

O evento, realizado na prefeitura, contou com a presença de inúmeros atletas das mais diversas modalidades esportivas de Campo Mourão.

As associações, ligadas aos esportes de Campo Mourão, foram beneficiadas com o repasse de R$ 1,037 milhão para oito modalidades, entre elas; futebol de campo juventude - rendimento, futsal feminino, bolão, atletismo feminino e masculino, futsal adulto, judô rendimento e social, handebol – juventude e menores e handebol feminino e masculino rendimento.  

“Nós precisamos dos atletas para que as práticas esportivas em suas diversas modalidades tenham sucesso. A Câmara de Campo Mourão tem sido parceira dos atletas e do esporte”, lembrou o vereador Sidnei Jardim.

O presidente da Câmara, Olivino Custódio, acredita que investir no esporte é proporcionar saúde aos jovens e dar oportunidades a eles. “Investir no esporte é investir em saúde, educação e segurança pública. Podemos dizer que o esporte é uma ferramenta a favor da inclusão social e da educação dos jovens em meio a uma sociedade violenta e desigual, tendo em vista não apenas que é uma forma de ocupar os jovens, como também a viabilidade da construção de um futuro promissor seguindo uma carreira como atleta profissional. A prática do esporte além de transformar vidas, não custa muito e muda o pensamento das pessoas”, frisou.   

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Nove projetos são aprovados pelas três Comissões da Câmara de CM

por adm publicado 22/05/2019 08h10, última modificação 05/06/2019 13h50

 

Vereadores das três comissões permanentes da Câmara de Campo Mourão aprovaram na tarde desta terça-feira (21), nas dependências do Legislativo, nove projetos de Lei (PL), que estavam tramitando pelas Comissões de Legislação e Redação (CPLR), Finanças e Orçamento (CFO), e Méritos Temáticos (CPMT).  

O encontro das três comissões juntas foi definido pelos respectivos presidentes, vereador Sidnei Jardim, Edson Battilani e Jadir Pepita. Além dos presidentes, a CPLR é composta pelos parlamentares, Luiz Alfredo da Cunha Bernardo e Edoel Rocha. A (CFO) tem como membros, os vereadores, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e na (CPMT), Nelita Piacentini e Cabo Cruz.

Dentre os projetos de Lei de autoria do Poder Executivo que foram apreciados e aprovados pelos vereadores membros das comissões, foram os (PLs) 43/2019, que dispõe sobre o reajuste na tabela de vencimentos, subsídios, proventos, gratificações e pensões dos servidores públicos municipais, o (PL) 44/2019, que altera dispositivos da Lei 1110/98, que dispõe sobre o auxílio-alimentação a ser concedido aos servidores públicos municipais ativos da administração direta, autarquias e fundações de Campo Mourão, e os (PLs) 45,46, 50, 51 e 52/2019, que dispõe sobre o pagamento de valores retroativos referentes ao reajuste dos vencimentos dos servidores, conforme acordo firmado em data-base de 2017.

De autoria do Poder executivo, o PL 53/2019, autoriza a prefeitura a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal para implantação de pavimentação asfáltica e obras de infraestrutura urbana. Outro (PL), que foi aprovado pelas comissões, autoriza o município a efetuar abertura de crédito adicional suplementar de R$ 30 milhões no orçamento de 2019, para realizar pavimentação e obras de infraestrutura urbana em diversos bairros.

Depois de receber pareceres favoráveis pelas comissões, os projetos seguem para plenário da Câmara para aprovação dos vereadores.       

   Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores assinam convênio de R$ 2 milhões para Santa Casa de CM

por adm publicado 22/05/2019 13h46, última modificação 22/05/2019 13h46

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio e o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), assinaram na manhã desta quarta-feira (22), um convênio do município com a Santa Casa para o repasse de R$ 2,4 milhões que serão utilizados na prestação de serviços de urgência e emergência 24 horas de forma referenciado para atendimentos de plantões médicos nas especialidades de plantão berçário, ginecologia/obstetrícia, ortopedia, anestesia, urologia vascular, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia. Os parlamentares Cabo Cruz, Edson Battilani, Jadir Pepita e Edilson Martins também participaram da solenidade de assinatura do convênio.

Os recursos vinculados na secretaria de Saúde serão repassados à Santa Casa em 12 parcelas a partir deste mês. “Estamos unidos em prol dos pacientes que diariamente são atendidos pela Santa Casa e também, em beneficio aos moradores de Campo Mourão e da nossa região. Acredito que esses recursos serão essenciais para um atendimento de qualidade à população. Vejo essa parceria entre o município e a Santa Casa com bons olhos, pois estamos investindo em Saúde proporcionando atendimento de excelência aos moradores”, disse o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.

Pedro Henrique Montans Baer, presidente da Santa Casa de Campo Mourão, lembrou a importância dos recursos. “Conseguimos esses recursos graças as nossas parcerias onde todos estão interessados e envolvidos em melhorar a Saúde de Campo Mourão e da região”.

Na solenidade, o vereador Edson Battilani observou a necessidade da Santa Casa em aumentar o número de leitos. A direção da unidade de Saúde lembrou que está atendendo com a capacidade esgotada. “As duas UTis estão acima da capacidade instalada. Na UTI adulto estão internados 13 pessoas e a capacidade é para 10 . Na UTI infantil (Neo e pediatra), com capacidade para oito pacientes, 11 crianças estão internadas”.

Câmara faz duas sessões extraordinárias para votar nove projetos de Lei

por adm publicado 22/05/2019 16h50, última modificação 23/05/2019 12h01

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem na próxima quinta e sexta-feira, (23 e 24), respectivamente, a partir das 15h30 para discutir e votar, em duas sessões extraordinárias, nove projetos de Lei (PL), que receberam pareceres favoráveis das Comissões de Legislação e Redação (CPLR), Finanças e Orçamento (CFO), e Méritos Temáticos (CPMT). A votação dos pareceres aconteceu na tarde da última terça-feira (21), durante uma reunião com os membros das três comissões. Ao todo, seis projetos são de autoria do Poder Executivo e três da Mesa Executiva da Câmara. 

Entre as matérias, do Poder Executivo, a serem votadas estão os projetos 43/2019, que dispõe sobre o reajuste na tabela de vencimentos, subsídios, proventos, gratificações e pensões dos servidores públicos municipais, o (PL) 44/2019, que altera o dispositivo da Lei 1110/98, que dispõe sobre o auxílio-alimentação a ser concedido aos servidores públicos municipais ativos da administração direta, autarquias e fundações de Campo Mourão, e os (PLs) 45 e 46/2019, que dispõe sobre o pagamento de valores retroativos referentes ao reajuste dos vencimentos dos servidores, conforme acordo firmado em data-base de 2017.

A mesa diretora da Câmara também apresenta três projetos de Lei relacionados ao pagamento de valores retroativos, reajuste de vencimentos dos servidores municipais e alterações do dispositivo da Lei 3945/2018, que serão apreciados e votados na sessão de quinta e sexta-feira.

De autoria do Poder Executivo, o PL 53/2019, que será votado em sessão extraordinária, autoriza a prefeitura a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal para implantação de pavimentação asfáltica e obras de infraestrutura urbana.

O projeto (54/2019), que será votado nas duas sessões, autoriza o município a efetuar abertura de crédito adicional suplementar de R$ 30 milhões no orçamento de 2019, para realizar pavimentação e obras de infraestrutura urbana em diversos bairros.

 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 Municipal

Vereadores assinam doação de terreno para construção do Fórum de CM

por adm publicado 27/05/2019 08h10, última modificação 05/06/2019 13h49

O presidente da Câmara, Olivino Custódio, o prefeito Tauillo Tezelli, vereadores, juízes e o diretor do Fórum, Edson Jacobucci Rueda Junior, assinaram na última quinta-feira (23), a escritura pública de doação do imóvel para a construção da nova sede do Fórum de Campo Mourão, no Residencial Parque do Lago, na saída para o Barreiro das Frutas. O prédio, que terá prazo de 10 anos para ser construído, poderá começar a sair do papel ainda este ano.

A construção de uma nova sede, de acordo com o diretor do Fórum, Edson Jacobucci, além de ser uma necessidade é uma reivindicação antiga. “O prédio atual foi construído há mais de 40 anos e ficou pequeno para os serviços prestados pelo Fórum. Com o Centro de Detenção pronto, teremos uma Vara de Execução Penal que necessita de espaço para acomodar os serviços que serão realizados”.

Para o presidente da Câmara, vereador Olivino custódio, a nova sede irá proporcionar conforto aos funcionários e à população que necessita de atendimento no órgão da Justiça, além do espaço maior para acomodar toda a documentação que circula na instituição. “A mudança de local, de acordo com os juízes, vai acontecer por conta da falta de espaço no antigo prédio. Acredito que todos serão beneficiados”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara entrega Comenda 10 de Outubro para Marujo Sport

por adm publicado 27/05/2019 16h05, última modificação 05/06/2019 13h49

 

Vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima terça-feira (28), às 19h30, durante a sessão solene, a Comenda 10 de outubro à empresa Marujo Sport, que em dezembro completa 18 anos de fundação e atividade na cidade. Com 12 funcionários, a empresa atende Campo Mourão e região, além de municípios do oeste paranaense. 

O vereador Edilson Martins, autor do projeto de resolução que concedeu a honraria à empresa, lembra que a homenagem é uma forma de agradecer a Marujo Sport pelos serviços prestados aos mourãoenses.     

Criada em 17de dezembro de 2001 como Marujo Caça, Pesca e Camping, a empresa foi instalada inicialmente em uma sala localizada na Avenida Manoel Mendes de Camargo (próximo à prefeitura). A frente do empreendimento, Ivone Nazari e Alcir Rodrigues da Silva, que eram funcionários de uma loja do mesmo ramo em Cascavel e que decidiram empreender. A cidade escolhida foi Campo Mourão, atraídos pela economia baseada na agricultura e a inexistência na época de lojas especializadas em armas e material de pesca e camping.

Com o êxito alcançado pelo empreendimento, a loja foi transferida em 2005 para a Avenida Capitão Índio Bandeira, passando a ocupar um imóvel de maior dimensão para viabilizar a ampliação da linha de produtos comercializados e assegurar bom atendimento aos clientes. Surgiu aí a Marujo Sport, agregando a linha de esporte e o aumento significativo do quadro de funcionários.

Alcir Rodrigues da Silva, presidente da Associação Comercial e Industrial (Acicam), biênio 2018/2020, recebeu no ano passado, o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, outorgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Prefeitura e Saúde prestam contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara

por adm publicado 28/05/2019 07h55, última modificação 05/06/2019 13h48

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão realiza audiência pública na próxima quarta-feira (29) para que o Poder Executivo preste contas referentes ao primeiro quadrimestre deste ano. Na quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde também presta contas referentes ao primeiro quadrimestre deste ano.

 Aberta a participação da comunidade, a audiência do Executivo terá início às 19 horas. Já a audiência da Saúde na quinta-feira (30), vai acontecer a partir das 14 horas, ambas no plenário do Poder Legislativo, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.

Na condição de gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS), a legislação federal determina que o órgão preste contas a cada quatro meses. Serão apresentados dados da Secretaria de Saúde sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas ou em fase de execução, bem como a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada e conveniada.


Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Fórum vai discutir ações para melhorar trânsito de Campo Mourão

por adm publicado 28/05/2019 11h25, última modificação 05/06/2019 13h48

 

Na próxima quinta-feira (30), a partir das 19 horas no plenário da Câmara de Campo Mourão, vereadores, Polícia Militar, Diretoria de Trânsito, Departamento de Trânsito do Paraná, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Tiro de Guerra e as secretarias de Saúde e Educação, se reúnem para discutir ações para melhorar o trânsito da cidade, no Primeiro Fórum do Trânsito. O evento faz parte do encerramento da campanha Maio Amarelo, que neste ano teve como tema principal, “Trânsito, o sentido é a vida”.

Serão apresentados números de acidentes com vítimas e ações para melhorar o trânsito de Campo Mourão. “Não dá para aceitar que uma cidade com cerca de 95 mil habitantes, tenha um dos trânsitos mais violentos do estado do Paraná”, disse o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.      

As diretrizes do Primeiro Fórum foram discutidas e definidas em reuniões na Câmara com vereadores, autoridades e especialistas em trânsito. “Temos de apresentar propostas que possam ser aplicadas com resultados positivos, senão perdemos tempo”, lembrou o vereador, professor Cicero.

Edson Battilani acredita que se houver mudança de comportamento também haverá redução nos números de acidentes com vítimas. “Havendo mudança de comportamento de motoristas e pedestres, os números caem”, lembrou o vereador.

Nos últimos anos várias ações foram discutidas, inclusive em parceria com diversas entidades de Campo Mourão no sentido de reduzir os índices de acidentes. O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Um estudo do Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, realizado em 193 países com base em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), aponta que, no Brasil, morrem mais pessoas no trânsito do que por outras causas consideradas graves, como câncer, doenças cardiovasculares e até homicídios.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Secretário de Fazenda e Administração presta contas do 1º quadrimestre de 2019

por adm publicado 30/05/2019 08h15, última modificação 05/06/2019 13h47

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão recebeu na noite da última quarta-feira (29), o secretário municipal de Fazenda e Administração, Aldecir Roberto da Silva, para prestação de contas do Executivo, em relação ao 1ºquadrimestre de 2019. As receitas totalizaram R$ 116.508.878,19 e as despesas R$ 84.754.243,96, segundo o relatório da prefeitura.

O documento faz parte da prestação de contas que deve ser apresentado à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara, a cada quatro meses, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o secretário, as receitas da prefeitura fecharam o 1º quadrimestre de 2019 em R$ 116.508.878,18 milhões, um déficit de 1,17% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita do ano passado ficou em R$ 117.891.423,22. “O motivo principal na queda de 1,17% nas receitas foram as transferência da União, as operações de crédito e as receitas do Regime Próprios de Previdência Social (RPPS)”.

Os valores arrecadados com IPTU subiram de R$ 12.461.997,68 no 1º quadrimestre de 2018 para R$ 14.227.975,90 no mesmo período deste ano. Já o repasse do governo federal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), passou de R$ 12.084.472,28 em 2018 para R$13.249.189,25, neste ano.

As despesas, de acordo com o secretário, ficaram em R$ 84.754.243,96, sendo R$ 41.076.751,66 despesas com pessoal e R$ 27.760.146,88 com manutenção, materiais e serviços.

Conforme o secretário, os investimentos que estão sendo realizados no município, são resultados do empenho dos vereadores. “Campo Mourão está investindo graças aos vereadores que estão autorizando os empréstimos”.  

Para o presidente do Legislativo, Olivino Custódio, a audiência além de ser obrigatória é uma oportunidade dos vereadores - membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de questionar o secretário para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas e despesas do município. “As audiências demonstram a transparência do Poder Legislativo e do Executivo. A Câmara realiza as audiências por conta das Comissões e para tornar o processo transparente”.

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), Edson Battilani e o vereador Tucano, membro da Comissão, lembraram a importância da prestação de contas. “Além de demostrar transparência, sana dúvidas da população em relação às receitas e despesas do Executivo”.    

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Saúde apresenta relatório em audiência pública na Câmara

por adm publicado 30/05/2019 16h55, última modificação 05/06/2019 13h47

 

Por mais de duas horas, o diretor municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos e funcionários da pasta, apresentaram, durante a audiência pública quadrimestral de prestação de contas da Saúde, números e resultados à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão. A audiência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Segundo dados do relatório da Saúde, as receitas arrecadadas totalizaram R$ 30.631.363,42 e as despesas R$ 35.297.528,96. “A queda nas receitas se deu por conta dos repasses menores do estado e União”, comentou Santos.

Uma das preocupações dos vereadores foi quanto à falta de profissionais em algumas áreas da Saúde e o destino do Posto 24 horas. “Estamos trabalhando em conjunto para resolver essa questão da falta de médicos. Quanto ao Posto 24 horas, no local será criado o Centro de Especialidades da Mulher e da Criança”, disse o diretor de Saúde. 

Além dos vereadores, Olivino Custódio (presidente da Câmara), Edson Battilani, Pepita, Sidnei Jardim, Edoel Rocha e Edilson Martins, participaram da audiência, diversas lideranças de vários segmentos, secretários e servidores municipais.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Maio Amarelo encerra campanha com Fórum na Câmara de CM

por adm publicado 31/05/2019 07h55, última modificação 05/06/2019 13h46

Com o tema, “No Trânsito, o sentido é a vida”, o movimento Maio Amarelo encerrou a campanha voltada à educação e conscientização do trânsito, debatendo ideias e apresentando propostas e números, no Primeiro Fórum do Trânsito, na Câmara de Campo Mourão.

O evento, realizado na noite da última quinta-feira (30), contou com a participação dos vereadores, da Polícia Militar, da Diretoria de Trânsito, do Departamento de Trânsito do Paraná, das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, do Tiro de Guerra, das secretarias de Saúde e Educação e do presidente do Departamento de Transito do Paraná, coronel da PM, Cesar Vinicius Kogut . “A população precisa ter a consciência de que muito dinheiro que se gasta com acidentes de trânsito poderia ser usado de outras maneiras pela saúde”, disse Kogut. “Todos nós, motoristas, pedestres, ciclistas, precisamos fazer o nosso papel, pensar sempre na conscientização”.

Ele lembrou ainda que a conduta responsável no trânsito é uma forma de diminuir a taxa de acidentes, que no estado é superior a países que vivem em guerra. “Precisamos reduzir esses números com responsabilidade, educação e principalmente, conscientização no trânsito”, frisou Kogut.

Para o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio, o Fórum atingiu o seu objetivo. “Acredito que atingimos o objetivo, discutindo ações, apresentando propostas para melhorar cada vez mais o trânsito da nossa cidade, tornando-o mais calmo”, comentou o presidente da Câmara, Olivino Custódio.   

Segundo dados do Diretran de Campo Mourão, somente em 2018, foram registrados 788 acidentes, uma média de 2,16 acidentes por dia, sendo a grande maioria, 334, envolvendo motos e veículos. Dos 788 acidentes, 22 resultaram em 23 mortes. Os dados mostram ainda que 86% dos acidentes com vítimas fatais foram por falta de atenção e 68% por velocidade alta, entre outros fatores.

De acordo com a Diretran, novos projetos estão sendo elaborados para resolver os problemas de trânsito da cidade. “Se considerarmos as ações realizadas durante o mês podemos dizer que o movimento foi positivo, no sentido que atingimos todos os públicos. Sabemos que os resultados de um trabalho educativo só aparecem ao longo do tempo”, comentou Paula Emanuela Félix, do setor de educação para o trânsito da Diretran.

No Paraná, o número de acidente de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, passando de 2.547 para 2.338. A preocupação, porém, está em relação aos ciclistas e motociclistas, ambos com aumento de óbitos. Entre as motos, esse número cresceu 3% de 2017 (659) para 2018 (680). Nas bicicletas, saltou 47% - de 98 para 144.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereadores participam da reinauguração do Detran em CM

por adm publicado 31/05/2019 13h45, última modificação 05/06/2019 13h44

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão participaram nesta sexta-feira (31), da reinauguração do prédio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), que passou por obras na estrutura física. A reforma foi uma solicitação dos vereadores, Tucano e Edilson Martins, com a assinatura dos demais parlamentares.

A obra teve investimentos do governo do estado de R$ 390 mil e de acordo com o chefe do Detran, Leandro Cristiano da Silva, vai proporcionar mais conforto, comodidade e bem estar aos usuários. “A estrutura do Detran estava problemática, chovia mais dentro do que fora. Com essa reforma, os moradores terão mais conforto e agilidade em todos os processos realizados pelo Detran”, comentou.

O posto do Detran atende diariamente cerca de 400 pessoas com serviços relacionados a veículos, como; primeiro emplacamento, transferências, comunicação de venda e alterações de dados dos veículos. São emitidas cerca de 1,2 mil carteiras de motoristas ao mês, uma média de 40 por dia, segundo a Técnica de Trânsito, Josvania Nunes. Oito municípios da região de Campo Mourão, são atendidos pelo Detran de Campo Mourão.

“Com essas reformas quem vai ganhar é a nossa comunidade, que terá conforto e atendimento ainda melhor. Assinei o pedido de reformas por entender a necessidade de dar comodidade tanto aos funcionários como a nossa população que precisa do atendimento do Detran”, disse o presidente da Câmara, Olivino Custódio.         

O evento contou com a presença de diversas autoridades entre elas, do presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), coronel Cesar Vinicius Kogut.  

“O Detran em 2018 arrecadou R$ 1 bilhão e todos esses recursos estão sendo investidos em melhoria para a população”, lembrou Kogut.

O Detran de Campo Mourão atende entre 8 e 14 horas, de segunda a sexta-feira. O telefone para fazer agendamento é o 0800-643-7373. A marcação de horários também está disponível pelo site do Detran-PR (www.detran.pr.gov.br (http://www.detran.pr.gov.br)).

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Treze vereadores mirins eleitos são diplomados

por adm publicado 04/06/2019 09h45, última modificação 05/06/2019 13h46

Os 13 vereadores mirins eleitos no programa Parlamento Jovem 2019 de Campo Mourão, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e desenvolvido em parceria com Sesi, foram diplomados pelo Fórum Eleitoral de Campo Mourão, na última sexta-feira (31). O passo seguinte dos eleitos é a posse na Câmara de Vereadores, que deve acontecer nos próximos dias.

Conforme o professor de Ciências Políticas do Colégio Sesi, Silvio Cesar Coelho, os alunos puderam filiar a partidos ‘de fantasia’, disputar convenções partidárias, ser candidatos e, serem diplomados. “O próximo passo será ‘assumir’ a cadeira na Câmara Municipal, que deve acontecer nos próximos dias”, lembrou Coelho. Segundo ele, os eleitos vão simular, na Câmara, a votação de projetos. “A ideia é debater temas de interesse da cidade e desenvolver nos estudantes a consciência sobre o processo político”, contou.

Os 13 vereadores mirins, número de cadeiras na Câmara de Campo Mourão – foram eleitos no dia 15 de maio. Ao todo 27 alunos se candidataram, sendo que dois desistiram. Na escolha pelo voto, 13 foram eleitos, 12 meninas e um menino.

“A Câmara está com as portas abertas para receber e orientar os vereadores mirins eleitos”, comentou o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio. 

A diplomação foi acompanhada pelos vereadores Edson Battilani, Sidnei Jardim, professor Cicero, Nelita Piacentini, Edoel Rocha, Cabo Cruz e Edilson Martins.

Os vereadores lembraram que, a consciência política precisa ser formada nos vereadores mirins. “Essa oportunidade será uma forma de criar uma consciência cidadã e política. Temos que superar o atual momento de crise política através de novos ensinamentos aos jovens”. 

Segundo o Juiz Edson Jacobussi Rueda Junior, Diretor do Fórum, Desembargador Joaquim de Oliveira Sobrinho, os vereadores mirins terão a oportunidade de aprender muito e repassar aos outros alunos, toda a carga de conhecimento que irão adquirir durante o mandato. “Esse projeto não é brincadeira. Vocês serão representantes dos alunos na escola. Boa sorte a todos, aproveitem ao máximo”. 

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara aprova requerimento de voto de Louvor ao diretor do Fórum de CM

por adm publicado 04/06/2019 10h10, última modificação 05/06/2019 13h45

De autoria do vereador Edilson Martins, o requerimento, aprovado pela Câmara de Campo Mourão, propôs a inclusão na ata do voto de louvor ao Juiz Edson Jacobussi Rueda Junior, Diretor do Fórum, Desembargador Joaquim de Oliveira Sobrinho, pela criação do programa “Apadrinhar para Transformar”, em parceria com Vara da Infância e Juventude de Campo Mourão e Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam).

De acordo com o vereador, Edilson Martins, o programa foi apresentado no Tribunal do Júri do Fórum de Justiça da cidade a lideranças municipais no dia 17/05/2019, e a ideia, é possibilitar que crianças e adolescentes acolhidas nos abrigos Lar Miriã e Mão Cooperadora possam ter “padrinhos”, pessoas da comunidade dispostas a colaborar com a rede de proteção sem, necessariamente, ter que adotar. “No programa, há três formas de apadrinhamento disponibilizada. Uma delas é o “Apadrinhamento de Abrigo”, onde o cidadão poderá ajudar os acolhidos de forma coletiva, com prestação de serviços, suporte material, financeiro e social. O outro “Apadrinhamento Financeiro”, seja com doação de material que atenda as necessidades do apadrinhado ou mesmo com o custeio de cursos profissionalizantes e atividades esportivas”, comentou Martins.

Ele lembrou ainda, que outra forma de apadrinhamento é o “Afetivo”. “O padrinho ou madrinha pode visitar a criança ou adolescente, assim como levar para passeios, proporcionando promoção social e afetiva, incluindo até a convivência social com familiares dos padrinhos”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador pede fiscalização contra som alto próximo a hospitais

por adm publicado 04/06/2019 16h25, última modificação 05/06/2019 13h44

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), protocolou na Câmara de Campo Mourão, uma indicação solicitando a prefeitura à fiscalização e a aplicação da Lei Municipal 2505/09 que regulamenta e disciplina os serviços sonoros emitidos, através de veículos dotados de amplificadores de voz, alto-falantes e similares.

 

A indicação foi apresentada aos vereadores na última sessão ordinária e faz menção principalmente, próximos a hospitais, centro de educação infantil e escolas.

“É um total desrespeito com as pessoas que estão doentes e são obrigadas a escutar o som alto desses carros e motos, e nada podem fazer”, comentou o aposentado, João Alfredo Costa, de 62 anos, que está com a esposa internada há uma semana, na Central Hospitalar de Campo Mourão. “Guardo o nome do comércio que está fazendo o anúncio no carro ou na moto e não entro na loja nem para comprar uma bala”, disse irritado, o aposentado.

 

De acordo com o vereador, a indicação foi feita para que haja uma fiscalização mais rigorosa para evitar abusos dos meios de transporte de propagandas.

“A indicação visa atender ao pedido dos munícipes, que tem reclamado de carros de som de propaganda que tem incomodado com som alto nas proximidades das Escolas, Centro de Educação Infantil e Hospitais. Por conta dessa situação se faz necessária a fiscalização e a aplicação da Lei”.

 Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

‘Pepita’ pede cobertura para veículos apreendidos para evitar dengue

por adm publicado 05/06/2019 13h45, última modificação 05/06/2019 15h01

 O vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento solicitando o envio de um documento ao governador Carlos Roberto Massa Junior (Ratinho Junior), pedindo a construção de uma cobertura no estacionamento de veículos apreendidos da 8ª Circunscrição regional de Trânsito (Ciretran), parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Campo Mourão.

 Segundo Pepita, os veículos apreendidos estão expostos aos efeitos do tempo, principalmente da chuva. “Os carros e outros veículos apreendidos, estão servindo de local para acúmulo de água da chuva e, portanto, se tornam potenciais criadouros de mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya”.

Alguns carros estão com a lataria amassada, janelas abertas e sem o capô. Um dos veículos, apreendidos, por exemplo, tem água das últimas chuvas que atingiram a cidade. O mesmo veículo também está com o vidro quebrado, permitindo a entrada de água e de mosquitos. “O pedido é necessário devido o local não possuir cobertura, e também tendo em vista que em nosso município há um aumento significativo no numero de casos da doença”.

 Pepita lembra que o poder público tem o dever de zelar pelos locais públicos para que não contribuam para a proliferação da doença. “Todos nós sabemos que a doença pode levar a óbito”, diz Pepita.

 O requerimento será levado ao plenário para conhecimento dos demais vereadores, na próxima sessão ordinária, e encaminhado ao governo do estado para providências.



Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Jardim pede mais ônibus para quatro bairros de CM

por adm publicado 06/06/2019 13h55, última modificação 06/06/2019 16h56
O vereador Sidnei Jardim (Cidadania), protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento solicitando o envio de um documento ao proprietário da Viação Mourãoense, Flávio Gurginski, pedindo a inclusão de novas linhas de ônibus em quatro bairros de Campo Mourão.
De acordo com o vereador, o pedido de ampliação das linhas é uma reivindicação dos moradores dos Jardins Cidade Nova, Cidade Alta I, Cidade Alta II e Conjunto Fortunato Perdoncini. “A referida proposição visa atender à solicitação de moradores residentes nesses bairros que reclamam constantemente da superlotação nos coletivos, situação que já vem desde o centro da cidade, e quando chega ao bairro, não tem lugar para entrar no ônibus, tampouco para se segurar”.
A dona de casa, Marli Aparecida de Souza, moradora no Cidade Alta constantemente sofre quando precisa se deslocar até o centro da cidade. “Todas às vezes quando preciso ir ao centro, dá vontade de desistir. Já fiquei mais de uma hora e meia no ponto, precisamos com urgência de mais coletivos. O Cidade Nova cresceu, surgiram novos bairros, porém a quantidade de ônibus em diferentes horários, não aumentou. O que tem aumentado é só o valor da passagem”, reclama Souza.      
O vereador lembra que as reclamações acontecem em razão da insuficiência do número de coletivos naquela região. “Novos bairros foram construídos aumentando significativamente a quantidade de moradores, e não houve até o momento nenhuma mudança no transporte público para atender esta população”, diz.
O requerimento foi ao plenário, na última sessão ordinária, para conhecimento dos demais vereadores e será encaminhado à empresa para providências.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

 

Ações do documento