Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Parque do Lago: Reparos no parque infantil

por adm publicado 28/09/2017 14h32, última modificação 28/09/2017 14h32
Reparos foram solicitados pelo vereador Sidnei Jardim (PPS).

 A execução de reparos nos equipamentos danificados do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS). Na proposição, formulada através de indicação apresentada na sessão da Câmara Municipal, o vereador alertou que alguns dos equipamentos estão com a estrutura comprometida, inviabilizando a utilização e expondo as crianças a risco.

   Através de outras indicações, Sidnei Jardim pediu a realização de operação tapa buraco na rua Higienópolis (entre as ruas Dom Jaime Luiz Coelho e Shuhei Uetska – Lar Paraná) e melhorias na iluminação pública das ruas Elias Xavier do Rego (jardim Bandeirantes), Curitiba e Belém (jardim Horizonte), bem como na perimetral Tancredo Neves

60 Anos: Comenda 10 de Outubro para Biblioteca Prof. Egydio Martello

por adm publicado 28/09/2017 14h38, última modificação 28/09/2017 14h38
Honraria será entregue nesta sexta-feira
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene na noite desta sexta-feira (29/9) para fazer a entrega da Comenda 10 de Outubro a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, que está comemorando 60 anos de fundação.

Primeiro órgão cultural do município, a biblioteca surgiu de um movimento liderado por um pequeno grupo de cidadãos e inicialmente funcionou em uma sala locada, com o aluguel pago pela comunidade. Depois chegou a funcionar na moradia de uma das integrantes do grupo, em razão da dificuldade para pagar o aluguel.

A outorga da honraria a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello é resultado de projeto de resolução apresentado pelo vereador Edson Battilani (PPS) e a sessão solene para a entrega da comenda começa às 19h30min, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro.

História

A história registra que as primeiras manifestações para a fundação de uma biblioteca em Campo Mourão aconteceram em 1950, quando o município tinha apenas três anos de emancipação. Do grupo que liderou a mobilização faziam parte Roger Miguel Vargas, Afonso Germano Hruschka e Dornélia Lourdes Huber. No dia 6 de agosto de 1995, no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro (que na época era de madeira), o grupo realizou o Baile do Livro, com a finalidade de arrecadar recursos para a compra de acervo bibliográfico.

A biblioteca foi aberta pouco tempo depois, com um acervo de aproximadamente 500 livros. Por aproximadamente dois anos funcionou uma sala alugada pelo grupo na avenida Capitão Índio Bandeira. Posteriormente, em razão da dificuldade enfrentado para pagar o aluguel, o acervo foi levado para a residência de Dornélia Lourdes Huber, onde os usuários passaram a ser atendidos.

Em 1957, três vereadores – João Othales Mendes, Antônio Marques de Oliveira e Joaquim Teodoro de Oliveira – apresentaram projeto de lei para que o Município encampasse a biblioteca. A proposta foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência. Através da Lei 7/57, de 30 de setembro de 1957, sancionada pelo prefeito Roberto Brzezinski, a biblioteca foi assumida definitivamente pelo Município.

O acervo foi então transferido para o prédio da prefeitura. Posteriormente a biblioteca funcionou nas dependências da Faculdade Estadual de Ciências e Letras e também na Casa da Cultura. Atualmente está instalada na Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes, no centro da cidade. A escolha do nome do professor Egydio Martello (que durante anos foi diretor do Colégio Estadual de Campo Mourão) para a biblioteca municipal foi através de concurso promovido por órgãos da prefeitura.

Vereadora questiona sobre professores nos CMEI’s

por adm publicado 28/09/2017 14h39, última modificação 28/09/2017 14h39
“O número de professores nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) é suficiente para ficar com as crianças em cada sala?”
“O número de professores nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) é suficiente para ficar com as crianças em cada sala?”, O questionamento foi formulado pela vereadora Nelita Piacentini ao prefeito Tauillo Tezelli através de requerimento apresentado em regime de urgência na sessão da Câmara Municipal realizada nesta semana.

Caso o chefe do executivo reconheça que o número é insuficiente, a vereadora quer saber quais as medidas adotadas pela prefeitura para suprir a deficiência. Também quer saber se existe previsão para a convocação de novos professores aprovados em concurso público para atuar nos CMEI’s.

Em outro requerimento, Nelita Piacentini pediu a prefeitura que informe o valor estipulado para aluguel do Teatro Municipal. Também solicitou o calendário de eventos da Fundação Cultural relacionados a projetos desenvolvidos com a comunidade e que um caminhão pipa da prefeitura molhe a pista de laço do Parque de Exposição Getúlio Ferrari.

Na área esportiva, a vereadora do PR indagou ao prefeito Tauillo Tezelli quando será realizada a próxima etapa da Maratona Ligue (realizada em parceria com a Fundação de Esportes – Fecam). Questionou ainda se a Associação de Corredores de Campo Mourão (Acorrecam) está recebendo algum recurso do Município para ajudar atletas.

Luciano Rahal agora é Cidadão Honorário

por adm publicado 29/09/2017 09h01, última modificação 29/09/2017 09h01
Outorga da honraria oficial – a principal do Município – foi aprovada por unanimidade
O rol dos contemplados pelos Poderes Executivo e Legislativo de Campo Mourão com a outorgada de título de cidadão honorário do Município tem um novo integrante: Luciano Matheus Rahal, que desde setembro de 2012 atua como promotor público na comarca. Lideranças da comunidade, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público local, representantes de inúmeras instituições, advogados, populares e familiares participaram da sessão solene que a Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (28/9) para fazer a entrega da honraria.

As galerias do plenário do Poder Legislativo receberam grande público e a cerimônia foi aberta com a composição da mesa principal e a execução do Hino Nacional. O homenageado foi conduzido à mesa principal pelos vereadores Sidnei Jardim e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz. A leitura da mensagem bíblica, realizada em todas as sessões da Câmara Municipal, foi feita pelo pastor Arnildo Klumb, como convidado especial.

O vereador Edilson Martins (PR), autor do projeto de resolução que concedeu o título, foi o primeiro a discursar. No pronunciamento, destacou que o projeto foi aprovado por unanimidade e que o título constitui-se no reconhecimento pela dedicação, sabedoria e humildade do homenageado na atuação em favor da população em geral.

A entrega de diploma de Cidadão Honorário foi feita a Luciano Rahal pelo vereador Edilson Martins e pelo prefeito Tauillo Tezelli. Onze vereadores subscreveram o projeto, aprovado em março último.

Na sequência da solenidade discursaram: a promotora de Justiça, Lígia Camargo Grasso (representando o Ministério Público), o diretor do Fórum de Campo Mourão, Edson Jacobucci Rueda Júnior (representando o Poder Judiciário); o delegado Nagib Nassif Palma (chefe da 16ª SDP); a deputada estadual Cláudia Pereira e o prefeito Tauillo Tezelli. Todos destacaram a atuação competente e a dedicação do homenageado.

O novo cidadão honorário de Campo Mourão, Luciano Rahal, discursou em seguida. Falou sobre as origens da sua família, a sua vinda para Campo Mourão e o trabalho realizado nos últimos anos, destacando a participação de várias instituições em parcerias. Também discorreu sobre o papel do Ministério Público e o trabalho realizado com crianças e jovens.

A sessão solene foi encerrada com um breve pronunciamento do presidente do Poder Legislativo, Edson Battilani, e a execução do Hino de Campo Mourão.

Battilani: Mais reivindicações reiteradas

por adm publicado 29/09/2017 15h37, última modificação 29/09/2017 15h37
Edson Battilani (PPS) reiterou ao prefeito Tauillo Tezelli cerca de 25 indicações não atendidas para a execução de obras e melhorias nos bairros e também na zona rural, além do desenvolvimento de outras ações.

 Nesta semana, o vereador Edson Battilani (PPS) reiterou ao prefeito Tauillo Tezelli cerca de 25 indicações não atendidas para a execução de obras e melhorias nos bairros e também na zona rural, além do desenvolvimento de outras ações. O reforço aos pedidos para que a administração municipal adote as providências propostas ao longo dos últimos meses foi feito através da Câmara de Vereadores.

   Foi novamente solicitada a instalação de equipamentos de ar condicionado na sala dos servidores que atuam no setor de  Merenda Escolar (Imape) e na Escola de Música Rose Mary Albuquerque, além da implantação de sistema de controle de velocidade móvel na rua Quinto Salvadori (jardim Cidade Nova) e na avenida Luciano Marmontel (jardim Araucária). Também voltou a pedir a retirada do estacionamento existente na rua Rocha Pombo (praça do Fórum) e a reconstrução da calçada(com a demarcação de estacionamento diagonal).

   Battilani reiterou ainda os pleitos de implantação de uma área de lazer nos fundos do jardim Modelo (utilizando o lago formado na cava da pedreira desativa do DER), a instalação de internet com velocidade mínima de 15 MB no Centro de Integração Primavera, o recapeamento da rua São Paulo (entre a avenida Afonso Botelho e a rua Chafic Bader Maluf) e a criação de uma central de atendimento à população – “A Prefeitura Conectada ao Cidadão”.

   Outras indicações reiteradas foram para a execução de melhorias no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e na escola municipal Castro Alves (vila Guarujá) e no viveiro de mudas do Horto Municipal.

   O vereador do PPS voltou a solicitar ainda: criação de um circuito regional de cicloturismo, o cumprimento da lei que instituiu os Jogos Municipais das Pessoas Portadoras de Deficiência e a substituição de luminárias queimadas no jardim Europa e no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira, além da designação de profissionais para a elaboração do Plano de Manejo do Parque do Lago, da Estação Ecológica do Cerrado e do Parque Municipal Governador Pedro Viriato Parigot de Souza.

Legislativo de Campo Mourão inova em busca de economia

por adm publicado 29/09/2017 15h59, última modificação 29/09/2017 15h59
Alcançar uma economia superior a R$ 65 mil por ano é a estimativa da mesa diretora do Poder Legislativo, presidido pelo vereador Edson Battilani (PPS).
A adesão ao programa Interlegis, mantido pelo Senado Federal e executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), é a mais recente medida adotada pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão na busca não apenas de modernização dos seus procedimentos e sistemas, mas - sobretudo - de economia de recursos públicos. Alcançar uma economia superior a R$ 65 mil por ano é a estimativa da mesa diretora do Poder Legislativo, presidido pelo vereador Edson Battilani (PPS).

O programa não tem custos para a Câmara Municipal e disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos a distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas. Sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários (que podem ser gratuitamente customizados e aprimorados pela Casa Legislativa parceria).

O Interlegis existe desde 1997 e a Câmara Municipal de Campo Mourão já está usando o seu sistema de portal e o serviço de e-mail corporativo. Em adiantada fase de implantação está o Sistema de Apoio ao Processo legislativo (SAPL), que promove a automação de todo o processo legislativo. Há poucos dias, o Legislativo Municipal estreou novo site na internet, que tem uma melhor apresentação visual, disponibiliza mais informações a população e oferece mais facilidade na busca do conteúdo desejado.

Ferramentas

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portais na internet personalizados para as câmara municipais e outras instituições conveniadas, seu armazenamento no datacenter do programa (hospedagem), a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (domínio: .leg.br), além da automação de todo o processo legislativo.

O sistema de portal já é usado por várias câmaras municipais e assembleias legislativas. Oferece ferramentas usando apenas programas de código aberto, o que facilita a adaptação às necessidades especificas de cada casa legislativa, com todas as informações da instituição e o atendimento também das exigências relacionadas à transparência.

Através do serviço de e-mail corporativo, todos os servidores do Legislativo de Campo Mourão passaram a contar com e-mail próprio. A utilização de e-mail personalizado profissionaliza a comunicação e promove maior credibilidade.

Por sua vez, o SAPL – em fase de implantação na Câmara de Vereadores local – simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência, pois permite que o cidadão conheça a produção legislativa dos parlamentares. Também permite que a população acompanhe o processo legislativo e faça pesquisa à legislação municipal ou estadual.

A adesão e implantação do programa Interlegis na Câmara Municipal de Campo Mourão foi conduzida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Ordinárias: Legislativo realiza sessões

por adm publicado 29/09/2017 16h03, última modificação 29/09/2017 16h03
Acompanhe as sessões ordinárias do Legislativo

Sob a presidência de Edson Battilani (PPS), a Câmara Municipal de Campo Mourão volta a se reunir – em caráter ordinário – na segunda e terça-feira (2 e 3/10), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro.

   Do roteiro prévio consta a deliberação de 40 indicações e seis requerimentos protocolados pelos vereadores, além do encaminhamento de uma indicação legislativa. Já da ordem do dia para discussão e votação fazem parte quatro projetos de lei – três oriundos do Poder Executivo e um de autoria de vereador. Na segunda-feira, mais projetos poderão ser incluídos na pauta das sessões.

   Os projetos de autoria do Poder Executivo tratam da abertura de créditos adicionais no orçamento da Fundação de Esportes (Fecam). Também será discutido e votado projeto de lei deo vereador Edson Battilani que institui no Município o Dia da Reforma Protestante, a ser comemorado em 31 de outubro de cada ano. Onze vereadores subscrevem a proposta: Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Miguel Batista Ribeiro, Edilson Martins, Edoel Rocha, Elvira Schen Lima, Jadir Soares – Pepita, Olivino Custódio, Cícero Pereira de Souza, Nelita Piacentini, Sidnei Jardim e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano.


Entrega de comenda marca os 60 anos da biblioteca municipal

por adm publicado 02/10/2017 08h40, última modificação 02/10/2017 09h01
O evento aconteceu na sexta-feira 29/09.

 Foi realizada na noite desta sexta-feira (29/9), na Câmara de Vereadores de Campo Mourão, a entrega da Comenda 10 de Outubro a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, o mais antigo órgão cultural da cidade. A realização da sessão solene do Poder Legislativo para a entrega da honraria oficial fez parte das comemorações dos 60 anos da biblioteca que já há alguns anos funciona na Estação da Luz “Dom Eliseu Simões Mendes”.

   A cerimônia reuniu autoridades, representantes de entidades ligadas à área cultural, servidores da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martelo, escritores e lideranças da comunidade, além de populares. Coube a secretária especial da Cultura, Marley Lisabete Formentini, receber o diploma da honraria, entregue pelo vereador Edson Battilani (autor do projeto de resolução que concedeu a comenda) e o prefeito Tauillo Tezelli.

História

   A história registra que as primeiras manifestações para a fundação de uma biblioteca em Campo Mourão aconteceram em 1950, quando o município tinha apenas três anos de emancipação. Do grupo que liderou a mobilização faziam parte Roger Miguel Vargas, Afonso Germano Hruschka e Dornélia Lourdes Huber. No dia 6 de agosto de 1995, no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro (que na época era de madeira), o grupo realizou o Baile do Livro, com a finalidade de arrecadar obras dos mais diversos gêneros pata compor o acervo bibliográfico.

   A biblioteca foi aberta pouco tempo depois, com um acervo de aproximadamente 500 livros. Por aproximadamente dois anos funcionou uma sala alugada pelo grupo na avenida Capitão Índio Bandeira. Posteriormente, em razão da dificuldade enfrentado para pagar o aluguel, o acervo foi levado para a residência de Dornélia Lourdes Huber, onde os usuários passaram a ser atendidos.

   Em 1957, três vereadores – João Othales Mendes, Antônio Marques de Oliveira e Joaquim Teodoro de Oliveira – apresentaram projeto de lei para que o Município encampasse a biblioteca. A proposta foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência. Através da Lei 7/57, de 30 de setembro de 1957, sancionada pelo prefeito Roberto Brzezinski, a biblioteca foi assumida definitivamente pelo Município.

   O acervo foi então transferido para o prédio da prefeitura. Posteriormente a biblioteca funcionou nas dependências da Faculdade Estadual de Ciências e Letras e também na Casa da Cultura. Atualmente está instalada na Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes, no centro da cidade. A escolha do nome do professor Egydio Martello (que durante anos foi diretor do Colégio Estadual de Campo Mourão) para a biblioteca municipal foi através de concurso promovido por órgãos da prefeitura.

10 de Outubro: Comenda para a OAB/PR

por adm publicado 04/10/2017 08h29, última modificação 04/10/2017 08h29
Sidnei Jardim (PPS) é autor do projeto.
Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita projeto de resolução, de autoria do vereador Sidnei Jardim (PPS), que concede a Comenda 10 de Outubro à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB/PR) pelos 85 anos de fundação da instituição no estado.

“Além de seu papel corporativo, defendendo com vigor as prerrogativas profissionais e o fortalecimento da profissão, a OAB Paraná também consolidou o seu papel na sociedade como defensora do estado de direito, das liberdades democráticas e da Constituição Federal”, acentua Sidnei Jardim. Também ressalta que a entidade prestou relevantes serviços aos cidadãos paranaenses e que a outorga da honraria constitui-se em forma de reconhecimento e homenagem à instituição.

Os demais 12 vereadores de Campo Mourão subscreveram o projeto que encontra-se nas comissões permanentes para análise e parecer. Em breve será levado a plenário para discussão e votação.

História

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi criada em 18 de novembro de 1930, após a Revolução de 1930 e a instalação do Governo provisório. Mas os primeiros passos foram dados com o movimento que resultou na Independência do Brasil. O Paraná foi um dos primeiros estados a instalar seção da entidade. Em 15 de fevereiro de 1932 realizou-se no edifício do Orfeão da Escola Normal Secundária, em Curitiba, a sessão de posse dos membros do primeiro conselho da OAB Paraná.

Atualmente, a entidade tem mais de 632 mil advogados na seccional paranaense. No estado existem atualmente 48 subseções.

Comenda

A Comenda 10 de Outubro é destinada a homenagear empresas privadas e públicas, além de instituições, que prestam serviços relevantes, credoras do conhecimento e gratidão do povo mourãoense.

Segurança no trânsito preocupa vereador

por adm publicado 04/10/2017 08h47, última modificação 04/10/2017 08h47
Das cinco indicações e requerimentos que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) protocolou para as sessões ordinárias que a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza nesta semana, quatro estão diretamente relacionadas a segurança no trânsito.
Das cinco indicações e requerimentos que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) protocolou para as sessões ordinárias que a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza nesta semana, quatro estão diretamente relacionadas a segurança no trânsito.

O vereador requereu a instalação de um semáfaro na esquina da rua São José com a perimetral Tancredo Neves, em razão do grande fluxo de veículos no cruzamento, com tráfego precário e lento. Nas proximidades está localizada ainda a Escola Municipal Mário Quintana.

Outra indicação apresentada pelo vereador Cabo Cruz é para que a prefeitura construa uma faixa elevada para travessia de pedestres na rua das Tipuãnas (jardim Botânico), próximo a ponte que interliga o bairro ao jardim Gutierrez. Ele também solicitou a construção de redutor de velocidade nas avenidas José Custódio de Oliveira (próximo ao cruzamento com a rua Araruna) e Ney Braga (conjunto residencial Ilha Bela).

A colocação de tampa em bueiro localizado na rua Eulália de Campos Carneiro (jardim Alvorada) também foi pedida a administração municipal pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz

Materiais: Vereadora questiona prefeitura

por adm publicado 04/10/2017 08h49, última modificação 04/10/2017 08h49
Nelita Piacentini (PR) questiona prefeitura sobre a destinação dada ao material de ginástica que era usado nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) e as máquinas de costura que eram utilizadas nos Clubes de Mães.
No prazo máximo de 30 dias, a prefeitura de Campo Mourão terá de informar a Câmara Municipal sobre a destinação dada ao material de ginástica que era usado nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) e as máquinas de costura que eram utilizadas nos Clubes de Mães.

A informação foi solicitada pela vereadora Nelita Piacentini (PR), através de requerimentos aprovados por unanimidade no Poder Legislativo. Caso não esteja sendo utilizado por algum projeto, a vereadora quer saber onde está todo o material e também as máquinas de costura.

Através de indicações, Nelita Piacentini reivindicou a realização de serviços de limpeza e manutenção na praça Governador Moysés Lupion (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e a execução de recape asfáltico na rua Esmeralda Saleh Kffuri e na avenida dos Lagos (conjunto Moradias Avelino Piacentini). Também pediu a construção de redutores de velocidade na avenida dos Lagos e nas ruas das Flores, dos Encontros, Esmeraldas, Saleh Kffuri, Leonora Ferrari Salvadori, Miroslau Widerski, Santa Rita, Silvestre Staniszewski e Valdumiro Ferrari (conjunto Moradias Avelino Piacentini).

Licenças médicas: Vereador quer saber critérios

por adm publicado 04/10/2017 08h53, última modificação 04/10/2017 08h53
Cícero Pereira de Souza (PT) apresentou requerimento com a pergunta: Qual o critério adotado pelos peritos do Município ao avaliar e conceder ou não licença médica aos servidores que apresentam atestados oriundos de outros médicos?

  Qual o critério adotado pelos peritos do Município ao avaliar e conceder ou não licença médica aos servidores que apresentam atestados oriundos de outros médicos? O questionamento foi formulado a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT), através de requerimento apresentado em regime de urgência na Câmara Municipal.

   No prazo máximo de 30 dias, a pedido do vereador, a administração municipal também terá de informar o número exato de servidores que tiveram afastamento por licença médica concedido desde o início do ano, além de encaminhar planilha com o nome dos beneficiados e datas. A prefeitura deverá ainda informar o número de servidores que tiveram afastamento médico por licença médica negado neste ano, igualmente com planilha contendo nomes e datas.

Campo Mourão no Sistema Eletrônico de Informações

por adm publicado 04/10/2017 08h56, última modificação 04/10/2017 08h56
Edoel Rocha (PDT) propôs ao Executivo adesão ao SEI- Sistema Eletrônico de Informações, trata-se de uma plataforma que engloba várias funcionalidades de auxílio à eficiência administrativa.

  A adesão do Município de Campo Mourão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi proposto nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli através de indicaçáo apresentada pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) na sessão do Poder Legislativo.

   O SEI foi desenvolvido pela 4ª Região do Tribunal Regional Federal. Trata-se de uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, de acordo com o vereador. O sistema é cedido gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos, administrativos para um mesmo ambiente virtual, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

Recape

   Já o vereador Edilson Martins (PR) apresentou indicação para que a prefeitura providencie a execução de recapeamento asfláltico na travessa Pedro Schemberg (entre as ruas São Josafat e Prefeito Devete de Paula Xavier – centro|).


Melhorias para a comunidade do KM 128, solicita Tucano

por adm publicado 04/10/2017 09h06, última modificação 04/10/2017 09h06
Os pedidos foram apresentados pelo vereador depois de ouvir os moradores da localidade.
Quatro das indicações que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) apresentou na última sessão da Câmara Municipal de Campo Mourão foram com pedidos a prefeitura de melhorias para a comunidade rural do KM 128. Os pedidos foram apresentados pelo vereador depois de ouvir os moradores da localidade.

Tucano solicitou a construção de um redutor de velocidade (com a instalação de placas de sinalização) em frente à escola rural municipal Manoel da Nóbrega, além da instalação de lixeiras e da execução de serviços de limpeza e corte de grama no pátio da Associação de moradores do KM 128. Pediu ainda a instalação de um módulo odontológico junto à unidade básica de saúde do patrimônio e a disponibilização de uma enfermeira para atender na UBS.

Em outras indicações apresentadas esta semana no Poder Legislativo, o vereador Tucano propôs ao Poder Executivo a instalação de iluminação na rua 27 de Dezembro e na estrada de acesso ao frigorífico localizado ao lado do Centro de Tradições Gaúchas Índio Bandeira (vila Carolo) e a adequação e cascalhamento no final da rua São Paulo abaixo da Perimetral Tancredo Neves. Solicitou ainda a realização de operação tapa buraco em toda a extensão da rua Miguel Scharan (conjunto habitacional Capricórnio), bem como nas ruas Santos Dumont (esquina com a avenida Guilherme de Paula Xavier – jardim São Sebastião) e Harrison José Borges (entre a avenida Jorge Walter e a perimetral Tancredo Neves).

A readequação do canteiro da avenida Irmãos Pereira, na esquina com a rua Araruna, para restabelecer o tráfego nos dois sentidos, foi outra reivindicação apresentada pelo vereador Tucano.

Vereador propõe ações e reitera reivindicações

por adm publicado 04/10/2017 09h10, última modificação 04/10/2017 09h10
Edson Battilani (PPS) apresentou reivindicações no sentido da contratação de professores e estagiários, é “indispensável para o bom funcionamento da unidade”, acentua.
A contratação de dois professores e três estagiários para o Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli (conjunto residencial Fortunato Perdoncini) foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edson Battilani (PPS). Segundo ele, a contratação imediata é “indispensável para o bom funcionamento da unidade”, acentua.

Para o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), solicitou a execução de serviço de limpeza com a eliminação da vegetação no lago, além da retirada de placas que não se fazem necessárias no logradouro. O vereador também sugeriu a instalação de sinalização de estacionamento em apenas um lado da rua Condor (entre as ruas Andorinhas e das Gaivotas – vila Teixeira).

Battilani apresentou ainda indicações reiterando pedidos anteriormente formulados ao Poder Executivo que não foram atendidos. Entre eles, o recape asfáltico das ruas Pitanga (entre as avenidas Capitão Índio Bandeira e Jorge Walter) e Santa Catarina (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e Afonso Botelho). Voltou a solicitar ainda a recuperação da pavimentação asfáltica das ruas Panambi (entre a avenida Guilherme de Paula Xavier e a perimetral Tancredo Neves) e São José (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento), além do asfaltamento das ruas Hilton Santin (jardim Esperança) e Basílio Pellizer (jardim Modelo).

O vereador do PPS reiterou ainda o pedido do retorno do estacionamento de veículos nos dois lados da avenida Nei Braga, bem como o estreitamento dos passeios para o alargamento da pista e a execução de serviços de paisagismo na via. Também voltou a solicitar a substituição de luminárias queimadas na avenida central (Parque Estadual Lago Azul – Usina Mourão) e a desafetação e alienação de áreas localizadas no jardim Albuquerque e na vila Teixeira para que possam ser transformadas em locais de uso da comunidade.

CAMPO MOURÃO 70 ANOS

por adm publicado 10/10/2017 12h33, última modificação 10/10/2017 12h33

Salas para a formação de soldados no 11º BPM

por adm publicado 16/10/2017 09h20, última modificação 16/10/2017 09h20
Sidnei Jardim (PPS) reivindicou a construção de novas salas destinadas à Escola de Formação de Soldados do 11º Batalhão de Polícia Militar, atualmente o quartel conta com uma única sala.
A viabilização de recursos para a construção de mais salas destinadas à Escola de Formação de Soldados do 11º Batalhão de Polícia Militar, em Campo Mourão, foi reivindicada pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS). Atualmente, o quartel conta com uma única sala – com capacidade para pouco mais de 30 pessoas -, o que impossibilita o atendimento de turmas maiores, a exemplo do que ocorre em outros quarteis da PM.

O pedido, formulado pelo vereador através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, foi encaminhado ao governador Beto Richa e ao secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira. Em recente reunião do Conselho Comunitário de Segurança, o comandante do 11º BPM, major Júlio César, discorreu sobre a necessidade da construção de novas salas para a Escola de Formação de Soldados da unidade. No último curso de formação de soldados realizado pela PM do Paraná, vários batalhões formaram até 80 agentes, enquanto a companhia de Campo Mourão conseguiu formar apenas 36 policiais devido a falta de uma estrutura maior.

Melhorias

Sidnei Jardim também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a instalação de placas de sinalização de via preferencial na rua Recelene Cavalcante Teixeira (cruzamento com a rua Anita Gaspar Albuquerque – vila Corinthians). Solicitou ainda a limpeza – e, se possível, o fechamento com alambrado – de área localizada na rua Vani Borges de Macedo (entre as ruas Panambi e Edmundo Mercer – próximo à ponte do rio KM 119 – jardim Cidade Nova).

Através de outras indicações pleiteou a troca de luminárias queimadas nas ruas Belém (jardim Vitória) e Prefeito Paulo Vinício Fortes (jardim Isabela), além da execução de serviços limpeza e manutenção de bueiros de bueiros no Grande Lar Paraná.

Doação de sangue pelos servidores municipais

por adm publicado 16/10/2017 09h32, última modificação 16/10/2017 09h32
Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) é autor de indicação legislativa que institui o Programa de Incentivo à Doação de Sangue pelos servidores municipais tanto do Legislativo como do Executivo.
Na Câmara de Vereadores de Campo Mourão tramita indicação legislativa que institui o Programa de Incentivo à Doação de Sangue entre os servidores municipais do Poder Executivo e do Poder Legislativo. O autor da iniciativa é o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR).

Na mensagem justificativa que acompanha a proposta, o vereador destaca que o objetivo é promover a conscientização dos servidores municipais sobre a importância da doação de sangue para a saúde pública, auxiliando na reposição do estoque do banco de sangue local. “Sabemos que os bancos de sangue sempre estão com baixa reserva para atender aos pedidos das unidades hospitalares”, acentua o vereador Tucano.

A minuta do projeto de lei para a instituição do programa estabelece que o Poder Executivo deverá promover campanhas de estímulo a doação de sangue junto aos servidores. Também deverá elaborar um cadastro dos servidores doadores e expedir uma carteirinha de identidade de doador. Prevê ainda que deverá ser organizada uma agenda de doação que possibilitará ao Hemonúcleo entrar em contato para avisar sobre a periodicidade para a doação de sangue.

A minuta prevê que o servidor que participar do programa terá direito a folga, obrigatoriamente, no dia em que fizer a doação de sangue.

Entrega: Cidadania Honorária para Ivone Malho em novembro

por adm publicado 20/10/2017 09h25, última modificação 20/10/2017 16h41
Título de Cidadania Honorária do Município a senhora Ivone de Lourdes Capristo Malho será entregue no dia 24 de novembro.

 Foi marcada para o dia 24 de novembro, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, a sessão solene para a entrega do Título de Cidadania Honorária do Município a senhora Ivone de Lourdes Capristo Malho. Além de empresária de destaque na cidade, a homenageada tem uma extensa folha de serviços prestados à comunidade.

   O vereador Edson Battilani (PPS) foi o autor da proposição que concedeu a honraria oficial do Município. Todos os demais 12 vereadores mourãoenses subscreveram o projeto, aprovado por unanimidade. Trata-se da principal honraria outorgada pelo Município, através dos Poderes Executivo e Legislativo.

Homenageada

   Radicada em Campo Mourão desde 1974, a empresária Ivone Malho (sócia majoritária da Paraná Diesel) sempre teve participação ativa na comunidade, com atuação na Creche Sagrada Família, no Lar Dom Bosco e como catequista na Catedral de São José. Também participou da diretoria do Hospital Santa Casa em duas gestões e comanda ações de responsabilidade social na empresa Paraná Diesel Veículos Ltda. Há mais de 12 anos, por exemplo, está á frente do Natal Solitário, onde a empresas e funcionários apadrinham crianças de creches municipais. Com os filhos de funcionários promove o plantio de árvores frutíferas e ainda desenvolve projeto de coleta de materiais recicláveis, com premiação a alunos de escolas públicas.

   O vasto currículo de serviços prestados à comunidade e de atuação em instituições locais de Ivone Malho destaca ainda: presidente da Associação das Acácias da Loja Maçônica Oliveira Zanini, do Rotary Clube Araucária e da Associação de Senhoras de Rotarianos de Campo Mourão.

   Em 2011, a empresária conquistou o Prêmio Guerreiro do Comércio do Paraná, outorgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o Sistema Fecomércio Sesc Senac. Por três gestões foi terceira vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), onde preside o Conselho da Mulher Empresária e Executiva.

   Ivone Malho tem três filhos – Leandro, Gustavo e Mariela -, além de cinco netos – Lara, Laís, Felipe, Gael e Otávio. Seu marido, Lourival Malho, faleceu em acidente na rodovia Campo Mourão-Maringá.

 

Legislativo: Comissões reúnem-se na segunda

por adm publicado 23/10/2017 14h55, última modificação 23/10/2017 18h00
O período da manhã da próxima segunda-feira (23/10) será marcado na Câmara de Vereadores de Campo Mourão pela realização de reuniões das comissões permanente do Poder Legislativo

 O período da manhã da próxima segunda-feira (23/10) será marcado na Câmara de Vereadores de Campo Mourão pela realização de reuniões das comissões permanente do Poder Legislativo para apreciar projetos que deverá ser levados a discussão e votação nas sessões ordinárias marcadas para as noites de segunda e terça-feira.

   Às 10h15min acontece reunião da Comissão Permanente de Méritos Temáticos. Dois projetos de lei, oriundos do Poder Executivo, estão na pauta: que institui o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) e que autoriza a adesão do Município ao Programa de Recuperação de Créditos da Sanepar (para regularizar pendências referentes a serviços de saneamento prestados e não pagos pelo Município).

Às 10h30min começa a reunião conjunta das comissões permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento de Saúde, Educação e Segurança Pública. Na pauta, projeto de lei – de autoria do vereador Edoel Rocha (PDT) – que altera a legislação que dispõe sobre a eleição e designação de servidores para exercício de direção das escolas da rede municipal de ensino.

   Para às 10h50min está marcada reunião da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública. Será apreciado o projeto de lei que transfere – a partir de 2018 - o feriado do aniversário do Município (10 de outubro) para a segunda-feira seguinte e também o projeto de resolução que concede a Comenda “10 de Outubro” a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção do Paraná (OAB/PR) pela comemoração dos 85 anos de fundação (de autoria do vereador Sidnei Jardim/PPS).

Especial

   A partir das 10h45min será realizada reunião da comissão especial designada para apreciar o projeto de lei complementar – de autoria do vereador Edoel Rocha – que altera dispositivos da legislação que dispõe sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural do município.

Sessões da Câmara Municipal

por adm publicado 23/10/2017 14h58, última modificação 23/10/2017 14h58
Segunda e terça-feira (23 e 24/10), a partir das 19 horas, sob a presidência de Edson Battilani (PPS), acontecem a 31ª e 32ª sessões ordinárias.

  As últimas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campo Mourão neste mês de outubro acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/10), a partir das 19 horas, sob a presidência de Edson Battilani (PPS).

   O roteiro prévio prevê a deliberação de 49 indicações e 11 requerimentos protocolados pelos vereadores nos últimos dias. Já da ordem do dia constam quatro projetos de lei oriundos do Poder Executivo. Dois projetos  autorizam a alienação – através de concorrência ou leilão – de lotes de terra, com a destinação dos recursos a Previdência Social dos Servidores Municipais. Os outros dois projetos autorizam a abertura de crédito adicional no orçamento do Município.

   As comissões permanentes do Poder legislativo estarão reunidas na manhã de segunda feira para apreciar vários projetos que poderão ser incluídos na ordem do dia das sessões ordinárias.


Câmara: ISS na pauta da reunião

por adm publicado 26/10/2017 10h58, última modificação 26/10/2017 10h58
A reunião é para a eleição do presidente da comissão especial e do relator do projeto.
Designada através de portaria datada da última sexta-feira (20/10), a comissão especial constituída pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão para analisar projeto de lei complementar que altera a legislação local que trata do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN reúne-se nesta quarta-feira (25/10), às 13h45min. Aumentar a receita do Município com o tributo é o objetivo da proposição encaminhada ao Poder Legislativo pelo Poder Executivo

A reunião é para a eleição do presidente da comissão especial e do relator do projeto. Quatro vereadores compõem a comissão: Edoel Rocha, Elvira Shen Lima, Luiz Alfredo e Nelita Piacentini.

Câmara: Aprovada a transferência de feriado e criação do Codecam

por adm publicado 26/10/2017 11h03, última modificação 26/10/2017 11h03
Transferência do feriado de 10 de outubro e criação do Codecam aprovados nas últimas sessões.
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou nesta semana a transferência do feriado do aniversário do município (10 de outubro) para a segunda feira seguinte e também a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam). Oriundos do Poder Executivo, os projetos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes as sessões desta segunda e terça-feira.

A criação do Codecam é resultado de ampla discussão que movimentou a sociedade organizada local. A Associação Comercial e Industrial (Acicam) e outras entidades empresariais, além de clubes de serviços e várias outras instituições, participaram da mobilização coordenada pelo projeto Tâmara – Educação para a Cidadania, liderado pelo Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul.
Dirigentes e técnicos de órgãos semelhantes ao Codecam existentes em outras cidades estiveram em Campo Mourão para discorrer sobre o trabalho realizado e os resultados alcançados. O projeto aprovado especifica que o conselho tem caráter deliberativo e consultivo para formular, propor, promover e fazer executar políticas de desenvolvimento econômico.

O Codecam terá um Conselho Pleno, Mesa Diretora e Câmaras Temáticas Permanentes e Temporárias. Um espaço para a instalação do órgão já foi cedido pela Associação Comercial e Industrial (Acicam)..

Feriado

A transferência do feriado de 10 de outubro era uma antiga reivindicação da Acicam e de outras entidades empresariais do Município. Evitar que o comércio local feche em dois dias na mesma semana é a intenção. A situação era agravada pelo feriado municipal acontecer na antevéspera do Dia das Crianças, uma das principais datas especiais do ano para o comércio.
A partir de 2018, o feriado do aniversário do Município será na segunda feira subsequente a data (sempre que não coincidir com o domingo da semana em que se comemora o Dia da Padroeira do Brasil - 12 de outubro).

Vereadores querem asfalto

por adm publicado 26/10/2017 11h11, última modificação 26/10/2017 11h11
Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Jadir Soares – Pepita (PPS) reivindicaram a prefeitura o asfaltamento em vias públicas dos jardins Tropical e Silvana.
Através de indicações apresentadas esta semana na Câmara Municipal, os vereadores Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Jadir Soares – Pepita (PPS) reivindicaram a prefeitura o asfaltamento em vias públicas dos jardins Tropical e Silvana. A mehoria foi pedida para a avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho (entre a avenida da Natureza e a rua Galo da Serra) e as ruas Antônio Zaramela, Nelson Behrens e Nilton Pena Forte.

Os dois vereadores pleitearam ainda a execução de serviços de roçada e limpeza nas ruas do Lazer e Ipanema (jardim Tropical II). “A situação que se encontram essas vias coloca em risco a vida e saúde dos moradores, uma vez que serve como local para acúmulo de lixo e, por consequência, criadouro de mosquito da dengue, ratos e a proliferação de outros insetos e parasitas”, alertam os vereadores nas indicações.

Jadir Soares – Pepita também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a perfuração de poço artesiano na comunidade rural do Alto do Divino.

“Tucano”: Novo semáfaro na perimetral

por adm publicado 30/10/2017 08h12, última modificação 30/10/2017 08h12
Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) solicita a instalação de semáforo no cruzamento da perimetral Tancredo Neves com a rua São José.

A instalação de sinalização semafórica no cruzamento da perimetral Tancredo Neves com a rua São José (vila Urupês) foi uma das reivindicações que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) apresentou esta semana nas sessões da Câmara Municipal de Campo Mourão. Garantir maior segurança na travessia que dá acesso aos jardins Cidade Alta I e II é o objetivo.

O vereador solicitou ainda a construção de redutor de velocidade – com a instalação da devida sinalização – na rua Antônio Constâncio de Souza (entre as ruas Elci Slomp e João Claudino – jardim Paulista) e a execução de operação tapa buraco na rua João Serathiuk (entre as ruas Brasil e Araruna – jardim Paraíso do Campo). Também pediu a substituição de luminárias queimadas na rua Valdumiro Ferrari (conjunto Moradias Avelino Piacentini) e a limpeza de bueiro localizado na rua Engenheiro Mercer (esquina com a rua Porto Velho – jardim Santa Nilce II).

Outra indicação apresentada pelo vereador Tucano foi para reiterar o pedido de melhoras no campo de futebol suíço existente ao lado da sede da Associação de Moradores da Comunidade Rural do KM 128.

Saúde: Pedido a deputados verba para reforma do 24 Horas

por adm publicado 30/10/2017 08h14, última modificação 30/10/2017 08h14
Miguel Batista Ribeiro (PRB) solicitou verbas para que seja realizada a reforma do posto 24 horas de Campo Mourão.

A Câmara Municipal de Campo Mourão enviou ofício ao deputado estadual Márcio Nunes e ao secretário estadual de Esportes e Turismo, Douglas Fabrício (deputado licenciado) com pedido para que viabilizem recursos destinados à reforma das instalações do Posto 24 Horas, no jardim Lar Paraná. A iniciativa foi do vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB).

“Tendo em vista a precariedade do prédio da unidade necessária se faz a busca da viabilização de verba para a sua reforma completa”, acentua o vereador. Segundo ele, a situação em que se encontra atualmente a unidade tem atrapalho tanto aos usuários como aos profissionais que ali prestam serviço “principalmente quando chove, pois os alagamentos são frequentes”, frisa o vereador do PRB.

Entre as melhorias a serem executadas, apontadas por Miguel Batista Ribeiro, estão a reforma completa da cobertura e dos sanitários, além da revitalização do sistema de iluminação, das janelas e grades, bem como das portas, batentes e fechaduras. Também elencou a necessidade de pintura interna completa. O vereador observa ainda que existem diversos outros problemas estruturais.

O requerimento apresentado pelo vereador, para o encaminhado do pedido aos deputados de Campo Mourão, foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo local.


Gutierrez: Faixa elevada em frente à igreja

por adm publicado 30/10/2017 08h17, última modificação 30/10/2017 08h17
Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) reivindica a prefeitura, que seja construída faixa elevada para travessia de pedestre em frente a Paróquia São Francisco de Assis.

A construção de faixa elevada para travessia de pedestres na rua Mato Grosso, em frente a Paróquia São Francisco de Assis (jardim Gutierrez), foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL). Garantir mais segurança aos munícipes que residem nas imediações é o objetivo da melhoria pleiteada.

Através de outras indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador solicitou a readequação da pavimentação asfáltica da rua Dr. Carlos Boenig (entre as ruas Miguel Giani e Luiz Carlos Klank – jardim Albuquerque), além da realização de operação tapa buraco nas ruas Ponta Grossa e das Flores (jardim Tropical II). Também solicitou a construção de redutor de velocidade na avenida José Custódio de Oliveira (esquina com a rua Francisco Albuquerque – centro).

Louvor

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou voto de louvor ao sargento Celso Sancho Mazetti pelo apoio prestado a Orlando de Assis Bonfim, que no início deste mês passava por problemas de saúde no centro da cidade – caído no chão -, com fortes dores no peito e falta de ar. O requerimento de voto de louvor foi apresentado pelo vereador Cabo Cruz.


Vila Rural: Ciclovia com iluminação na PR 558

por adm publicado 31/10/2017 10h40, última modificação 31/10/2017 10h40
Jadir Soares – Pepita (PPS) para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) construa uma ciclovia com iluminação na PR 558, no trecho que liga o Hospital Santa Casa a Vila Rural Pedro Kloster Júnior.

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) construa uma ciclovia com iluminação na PR 558, no trecho que liga o Hospital Santa Casa a Vila Rural Pedro Kloster Júnior.

O requerimento foi apresentado em regime de urgência na última sessão do Poder Legislativo Destaca o vereador que a melhoria solicitada se faz necessária porque os moradores da Vila Rural não têm um espaço adequado para transitar, já que a rodovia não tem acostamento.

A implantação de sistema de iluminação até o Hospital Santa Casa já havia sido reivindicada pelo vereador Edson Battilani (PPS).

Solenes

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão agendou duas sessões solenes. No dia 24 de novembro, às 19 horas, no plenário do Poder Legislativo, acontece a entrega do Título de Cidadania Honorária a Ivone de Lourdes Capristo Malho.

Já no dia 8 de dezembro, às 19 horas, na Associação dos Engenheiros Agrônomos, será realizada sessão solene em comemoração aos 70 anos do Poder Legislativo de Campo Mourão.

Justiça no Bairro em C. Mourão

por adm publicado 31/10/2017 10h43, última modificação 31/10/2017 10h43
Edoel Rocha (PDT) reivindicou o desenvolvimento do programa Justiça no Bairro.

O desenvolvimento do programa Justiça no Bairro, em Campo Mourão, foi reivindicado na semana passada pela Câmara Municipal a desembargadora Joici Machado Camargo, do Tribunal de Justiça do Paraná. A iniciativa foi do vereador e advogado Edoel Rocha (PDT).

A ação do TJ/PR visa dar atendimento jurídico à população de baixa renda, com agilidade nos processos de fácil resolução, sem nenhum custo para as famílias. Através do programa, o Tribunal de Justiça do Paraná coloca toda a sua estrutura à disposição para dirimir conflitos em várias áreas do Direito.

Melhorias

Edoel Rocha também apresentou indicação para que a prefeitura providencie – em caráter de urgência - a instalação de placas na rua Lourival Borba (entre a avenida Ney Braga e a rua Sílvio Ferro – jardim Isabel), proibindo o trânsito de caminhões na via, todas as quartas-feiras, a partir das 15 horas. O tráfego de caminhões pela área – onde acontece semanalmente a Feira do Produtor – acaba gerando confusões.

O vereador solicitou ainda a colocação de uma luminária completa em frente ao número 1001 da rua Apolinário Gorski (jardim Santa Nilce II).

Denúncia de casos de violência obstétrica na ouvidoria do SUS

por adm publicado 31/10/2017 10h45, última modificação 31/10/2017 10h45
Edson Battilani (PPS) questionou a prefeitura se existem denúncias na Ouvidoria do SUS relacionadas à violência obstétrica.

Diante de recente denúncia realizada – via facebook – por jornalista de Maringá, de que uma gestante teria sofrido violência obstétrica no Hospital Santa Casa de Campo Mourão, o vereador Edson Battilani (PPS) questionou a prefeitura se existem denúncias na Ouvidoria do SUS. Em caso positivo, ele quer saber qual o encaminhamento dado às denúncias.

O caso foi denunciado pelo jornalista Oséias Miranda e após a postagem da informação várias outras mulheres, que também teriam sido atendidas na Santa Casa, formularam mais denúncias de violência obstétrica no mesmo hospital nos comentários da notícia postada pelo jornalista.

A prefeitura de Campo Mourão tem prazo máximo de 30 dias para prestar as informações pedidas. Uma lei de 2015 dispõe sobre a implantação de medidas de informação à gestante e parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica, visando à proteção destas contra a violência obstétrica em Campo Mourão.

Edson Battilani também quer saber se o Poder Executivo está fiscalizando o cumprimento dessa lei e ainda se as cartilhas sobre os Direitos das Gestantes, Parturientes e Puérperas já foram confeccionadas.

Reiterados

Na última sessão do Poder Legislativo, o vereador do PPS também apresentou indicações reiterando pedidos formulados ao Poder Executivo e não atendidos. Entre eles, os de rebaixamento da iluminação pública nas ruas Santa Catarina e Mato Grosso (a partir da avenida José Custódio de Oliveira até a rua Formosa – jardim Gutierrez). Também nas ruas São Paulo (a partir da avenida Afonso Botelho até a rua Chafic Bader Maluf – jardim laura II) e Francisco Albuquerque (entre a avenida Afonso Botelho até a rua Presbítero José Domingos dos Santos Filho – jardim Laura).

Battilani reiterou ainda os pedidos de instalação de iluminação pública na rua Quinto Slomp (a partir do jardim Copacabana até o jardim Ipanema) e no prolongamento da rua João Batista Salvadori (no entorno do Hospital Santa Casa – com luminárias a vapor de sódio).

Abertura da piscina do Centro da Juventude

por adm publicado 31/10/2017 11h00, última modificação 31/10/2017 11h00
Nelita Piacentini (PR) apresentou requerimento para qual a data prevista para a abertura da piscina.

Requerimento para que a prefeitura de Campo Mourão informe a data prevista para a abertura da piscina do Centro da Juventude “Itachir Tagliari” foi apresentado na Câmara Municipal pela vereadora Nelita Piacentini (PR). Segundo a vereadora, a informação foi solicitada para fins de esclarecimento público.

No requerimento aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo, a vereadora indagou ainda a administração municipal quem será o responsável pelos exames médicos para a utilização da piscina e quando serão realizados (dias e horários). Nelita Piacentini quer saber ainda quais os dias e horários das aulas de hidroginástica.

Por sua vez, o vereador Sidnei Jardim (PPS) apresentou indicações para que a prefeitura realize vistoria e substituição de luminárias queimadas na rua Lobato (conjunto habitacional Antilhas). Também pediu a execução de serviço de manutenção na grade de bueiro localizado no final da avenida Ney Braga (entre as ruas Miguel Giani e Arquiteto Hamilton Tavela Borges – jardim Albuquerque).


Cultivar Energia: Implantação de projeto da Copel em Campo Mourão

por adm publicado 01/11/2017 16h46, última modificação 01/11/2017 16h46
Edson Battilani (PPS) solicita a implantação do projeto que promove a implantação de hortas comunitárias em imóveis sob linhas de transmissão de energia da Copel.

O vereador Edson Battilani (PPS) iniciou gestões junto a Copel para que a empresa viabilize a implantação do projeto Cultivar Energia – Hortas Comunitárias em Campo Mourão. Iniciado em 2013, com uma ação piloto em Maringá, o projeto promove a implantação de hortas comunitárias em imóveis sob linhas de transmissão de energia da Copel.

O projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras e recentemente foram criadas três novas hortas comunitárias em Cascavel. Uma nova horta comunitária está em fase de implantação em Ponta Grossa e negociações estão sendo mantida para que o projeto também seja desenvolvido em Curitiba.

Battilani também mantém gestões junto ao prefeito Tauillo Tezelli para que o Município formalize parceria com a Copel para que o projeto seja desenvolvido em Campo Mourão. “Com ênfase em responsabilidade social, o foco da ação é a segurança alimentar e a geração de renda para a comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável”, explica o vereador.

Na dimensão econômica da sustentabilidade, o projeto visa a guarda e preservação de áreas sob linhas da Copel, pois tem o potencial de coibir ocupações irregulares e de alto risco para a população. Já na dimensão ambiental, as hortas comunitárias favorecem a melhoria do espaço urbano através da ocupação disciplinada dos espaços ociosos, muitas vezes mal utilizados (inclusive para a destinação inadequada de resíduos, vandalismo, consumo de drogas ou até mesmo criminalidade).

Cerca de 140 famílias são beneficiadas pelo projeto Cultivar Energia – Hortas Comunitárias em Maringá.

Melhorias

Edson Battilani também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a elaboração de um projeto de arborização para o jardim Parque das Acácias e para as avenidas dos Álamos e do Bosque, bem como para a rua Luciano Marmontel (jardim Araucária).

Ao Conselho Municipal de Segurança (Conseg), o vereador solicitou a implantação do projeto Vizinho Solidário no jardim Parque das Acácias, onde tem ocorrido muitos assalto nos últimos tempos. Também pediu a prefeitura que notifique os proprietários de imóveis em seis vias públicas do jardim Parque das Acácias (as ruas Tony Nishimura, Abelar Gonçalves Netto, José Pedroso Fabri, Mário Kwitschal, Salin Chehade Kalaf e João Teodoro de Oliveira) para que construam calçadas.

C. Mourão: Coleta de lixo será tema de audiência no legislativo

por adm publicado 06/11/2017 16h28, última modificação 06/11/2017 16h28
Audiência pública é proposta pelo vereador Edson Battilani (PPS).
Ainda neste mês, em data a ser marcada, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza audiência pública para tratar de questões relacionadas à coleta de resíduos, abrangendo a coleta seletiva, coleta oficial e a coleta realizada por terceiros (catadores). No encontro também deverá ser discutida a participação de menores na atividade e o funcionamento de depósitos irregulares de resíduos.

A realização da audiência pública é resultado de requerimento apresentado pelo vereador Edson Battilani (PPS). Serão convidados representantes do Poder Executivo (das secretarias municipais da Agricultura e Meio Ambiente e da Ação Social), do Comitê da Dengue, do Conselho Tutelar, da empresa Seleta (que executa o serviço de coleta no Município), do Ministério Público da Infância e Adolescente e do Conselho do Meio Ambiente.

Leis

Battilani também apresentou requerimento na Câmara Municipal para que a prefeitura informe se está fiscalizando e fazendo cumprir a lei de 1997 que estabelece a obrigatoriedade aos estabelecimentos fornecedores de refeição de permitir aos seus usuários a visitação as suas cozinhas. Também questionou sobre o cumprimento da lei que institui a obrigação aos restaurantes, bares e lanchonetes, que adotam a modalidade de self-service, a identificar as comidas servidas, com seus respectivos ingredientes e temperos principais.

Em outro requerimento, aprovado por unanimidade, o vereador Edson Battilani reivindicou ao governador Beto Richa e ao deputado estadual Douglas Fabrício (licenciado) o recapeamento da BR 487, no trecho compreendido entre o trevo com a BR 369 e a Fazenda Onça Parda.

“A rodovia que dá acesso a Guarapuava passou por uma revitalização, porém o trecho entre a Fazenda Onça Parda e a cidade de Campo Mão não recebeu a melhoria”, explica o vereador. Ele destaca ainda que “por se tratar de uma rodovia de intenso fluxo de carros e caminhões, o trecho merece maior atenção”. O vereador observa que no trecho estão localizados o parque industrial da Coamo e o parque Estadual Lago Azul.

Câmara: Reuniões de comissões

por adm publicado 09/11/2017 08h14, última modificação 09/11/2017 08h14
Nesta quinta-feira (9/11), a partir das 11 horas, a Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, que é presidida por Sidnei Jardim (PPS), reúne-se para apreciar nove projetos de lei. Da pauta constam ainda duas indicações legislativas.

Nesta quinta-feira (9/11), a partir das 11 horas, a Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, que é presidida por Sidnei Jardim (PPS), reúne-se para apreciar nove projetos de lei. Da pauta constam ainda duas indicações legislativas.

Quatro dos projetos de lei que serão analisados são oriundos do Poder Executivo. Um deles altera a lei que instituiu o programa de parceria público-privada e concessões com o objetivo de mudar a composição, funcionamento e remuneração do conselho gestor. Outro altera dispositivo da lei que dispõe sobre a sistemática de transferência dos depósitos judiciais e administrativos. O objetivo é atender exigência do Tribunal de Justiça e dar prosseguimento ao termo de compromisso para uso de 70 por cento dos depósitos judiciais. Os outros dois projetos de lei do Poder Executivo autorizam a alienar bens imóveis. Um dos projetos visa a implementação de políticas de incentivo à industrialização e o outro tem por objetivo alienar terrenos do Município com o repasse dos recursos para a Previdência dos Servidores Municipais (Previscam).

Três projetos que constam da pauta para a reunião são de autoria do vereador Sidnei Jardim: que institui a campanha Empresa Amiga da Escola, que proíbe a interrupção do abastecimento de água sem aviso prévio em determinados dias e que institui o Dia Municipal do Direito à Vida em Campo Mourão.

A comissão vai apreciar ainda projeto do vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) que altera dispositivos da lei que proíbe o tráfego de caminhões de carga com peso superior a 10 toneladas no perímetro central da cidade. Do vereador Edson Battilani (PPS) será analisado projeto que altera a lei que denominou via pública.

Especial

Na sexta-feira (10/11), ás 10 horas, reúne-se a comissão especial de mérito designada para apreciar o projeto de lei complementar que altera o Código Tributário do Município. Edoel Rocha (PDT) é o presidente da comissão e o projeto de lei é de autoria do Poder Executivo. O objetivo é aumentar a arrecadação com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).


C. Mourão: Legislativo realiza sessões

por adm publicado 13/11/2017 08h42, última modificação 13/11/2017 08h42
Na segunda e terça-feira (13 e 14/11), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro acontece a 33ª e 34ª sessões ordinárias.

A Câmara Municipal de Campo Mourão volta a se reunir, em caráter ordinário, na segunda e terça-feira (13 e 14/11), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro. Abertas ao público, as sessões serão presididas por Edson Battilani (PPS) e secretariadas por Jadir Soares – “Pepita” (PPS).

O roteiro prévio prevê a deliberação de87 indicações, 12 requerimentos e três indicações legislativas protocoladas pelos vereadores mourãoenses nas últimas semanas. Já a ordem do dia incluiu a discussão e votação de dois projetos de lei complementar e dois projetos de lei. Todas as matérias são oriundas do Poder Executivo e outros projetos poderão ser incluídos na ordem do dia durante a segunda-feira.

Um dos projetos de lei complementar tem por objetivo possibilitar aos contribuintes inadimplentes do cadastro imobiliário quitar seus débitos com o Município. O outro projeto de lei complementar altera dispositivos do Código Tributário do Município e tem por finalidade não apenas adequar a legislação vigente, mas também possibilitar o aumento de receitas do Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Já os projetos de lei autorizam o Poder Executivo a devolver saldos remanescentes aos cofres públicos do Estado a fim de finalizar processo de prestação de contas junto ao Tribunal de Contas referentes a convênios firmados com o Governo do Estado para a recuperação de estradas rurais.

Solenes

No próximo dia 24, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene para fazer a entrega de Título de Cidadania Honorária a Ivone de Lourdes Capristo Malho. Para o dia 8 de dezembro, na Associação dos Engenheiros Agrônomos, está marcada sessão solene em comemoração aos 70 anos do Poder Legislativo de Campo Mourão.

Vereadora quer iluminação ligada em pista de caminhada

por adm publicado 16/11/2017 15h26, última modificação 16/11/2017 15h26
Nelita Piacentini (PR) solicitou que a iluminação da pista de caminhada da Praça da Juventude fique ligada no período noturno.

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou indicação apresentada pela vereadora Nelita Piacentini (PR) para que a prefeitura ligue o sistema de iluminação da pista de caminhada da Praça da Juventude no período noturno. Muitos moradores próximos estão fazendo suas caminhadas no escuro e a vereadora ressalta que os trabalhadores somente podem utilizar a pista no período noturno.

Através de outras indicações, a vereadora propôs a instalação de Academia Popular de Musculação no Centro da Juventude Itachir Tagliari e a construção de pista de caminhada, além da instalação de Estação Saúde para a prática de ginástica ao ar livre, nas unidades básicas de saúde. Também pediu a construção de redutor de velocidade na avenida Armelindo Trombini (entre as ruas Airton Albuquerque e Ilha de Marajó).

A pedido da vereadora, a prefeitura de informar – no prazo máximo de 30 dias – quais são os conselho municipais vinculados as secretarias da Saúde e de Ação Social, quais são os que estão em atividades, quem são os presidentes e os dias, horários e locais das reuniões.

Homenagem

Projeto de lei que dá o nome de Juares Carlos Piacentini ao Centro Municipal de Educação Infantil do conjunto Moradias Avelino Piacentini tramita no Poder Legislativo. O projeto é de autoria da vereadora Nelita Piacentini.

Falecido em agosto de 2013, o homenageado radicou-se em Campo Mourão em 1961. Inicialmente trabalhou como técnico de som na Rádio Colmeia. Depois passou a atuar como auxiliar de escritório na Serraria Star. Também trabalhou na empresa Irmãos Rodopoulos, na Indústria de Madeiras Can Can, na Companhia Mourãoense de Automóveis (Cimauto) e na Madepinho Seguradora. Em 1989 constituiu sua própria empresa: a Piacentini Corretora de Seguros.

Juares Piacentini era casado com Ester Piacentini. Eles tiveram três filhos: Marco Aurélio, Carlos Henrique e Soraya.

BR 158: Sidnei Jardim pede passarela e rotatória na saída para Maringá

por adm publicado 17/11/2017 14h41, última modificação 17/11/2017 14h41
Sidnei Jardim (PPS) reivindica instalação de passarela .
Por iniciativa do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS), a Câmara Municipal de Campo Mourão reivindicou nesta semana a instalação de passarela e a construção de rotatória na saída para Maringá (BR 158), interligando os jardins Santa Cruz, Batel e Silvana. A viabilização e execução das melhorias foram solicitadas ao governador Beto Richa, ao presidente do Conselho de Administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fernando Fortes Meiro Filho e ao prefeito Tauillo Tezelli.

O pedido é fundamentado no intenso movimento diário na rodovia e ainda na necessidade que os moradores da área têm de cruzar a BR 150 para acessar serviços públicos. Por exemplo, o Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Afonso Staniszewski, instalado no jardim Batel. Mas apesar do intenso tráfego e dos perigos que os moradores enfrentam ao cruzar as pistas da rodovia, o trecho não dispõe de passarela ou rotatória.

Sidnei Jardim também encaminhou pedido a prefeitura para que providencie a instalação de cobertura de bancos na área externa da unidade básica de saúde Dr. Sadayoshi Shimizu, localizada entre os jardins Damasco, Fernando e Ipê. Solicitou ainda a substituição de luminárias na rua Padre João Viecelli (jardim Maia) e reparos na grade de bueiros nas ruas João Ribeiro Haenisch (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e Ferrúcio Trivelato (jardim Paulista)

Pepita quer melhorias em creches e unidade de saúde

por adm publicado 17/11/2017 14h46, última modificação 17/11/2017 14h46
Jadir Soares – “Pepita” (PPS) melhorias em quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's).

Nesta semana, através de indicações apresentadas nas sessões do Poder Legislativo, o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) solicitou à prefeitura que providencie a execução de melhorias em quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) localizados em bairros de Campo Mourão.


Para o CMEI “Vera Lúcia Collodel Silveira Karam” (jardim Indianápolis) pediu a construção de corredor com cobertura ligando os blocos de salas de aula, colocação de vidro ou acrílico em volta da parte alta do refeitório, além de reparos no telhado, colocação de calhas e a retirada de telhas que sobraram.

Já para o CMEI Santa Cruz solicitou a reforma do parque infantil, enquanto para o CMEI Afonso Staniszewski pediu a instalação de cobertura nas laterais do refeitório. Para o CMEI Criança Feliz reivindicou a construção de rampa de acesso ao pátio.

O vereador Pepita apresentou ainda indicação para que a administração municipal reforme a unidade básica de saúde Dr. José Carlos Ferreira (jardim Paulista), com a elevação do muro, colocação de toldo na parte interna que liga o pavilhão a sala de atendimento, além da colocação de portão lateral.

Para a comunidade rural da Água da Vespa pediu a execução de um poço artesiano. Em outra indicação, o vereador pediu a execução de serviço de manutenção na grade de bueiro na rua Cruzeiro do Oeste (esquina com a avenida Guilherme de Paula Xavier).

Battilani reitera pedidos de melhorias em escolas

por adm publicado 20/11/2017 15h51, última modificação 20/11/2017 15h51
Edson Battilani (PPS) apresentou indicações reiterando pedidos de execução de melhorias diversas em várias unidades da Rede Municipal de Ensino.
Nas últimas sessões do Poder Legislativo, o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou indicações reiterando pedidos de execução de melhorias diversas em várias unidades da Rede Municipal de Ensino. Por exemplo, a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Doce Magia (conjunto Diamante Azul), com a instalação também de cobertura no parque infantil, reforma ou troca de calhas e a instalação de pelo menos um brinquedo adaptado para portadores de necessidades especiais no play ground.

Para a escola municipal Professor Nicon Kopko (jardim Modelo), o vereador voltou a pedir a construção de muro ao redor de toda a unidade (com a retirada do muro palito), reposição de telhas do corredor central, reforma da cobertura da cozinha/refeitório, sala de professores e biblioteca, troca ou restauração da placa de identificação da unidade e substituição da tampa da caixa de energia da quadra de esportes. Já para a escola municipal Professor Ethanil Bento de Assis (jardim Santa Cruz) solicitou a cobertura do parque infantil e a troca de pedras por grama sintética ou natural.

Outra reivindicação reiterada foi da instalação de sinalização horizontal e vertical (em especial, placas de preferencial, limite de velocidade e identificação de área escolar) em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Afonso Staniszewski (jardim Batel) e da escola municipal Professor Nicon Kopko (jardim Modelo). Para a escola municipal Parigot de Souza (jardim Gutierrez) voltou a solicitar a construção de refeitório e biblioteca.

Battilani reiterou ainda o pedido de melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil santa Cruz (jardim Santa Cruz): reforma do prédio (com correção de infiltrações e rachaduras), troca da fiação elétrica, conserto da cerca palito, novas tampas para as fossas, nova placa de identificação e a contratação de vigias para os finais de semana. Para a escola municipal Florestan Fernandes (jardim Albuquerque) pediu a redução do passeio público com a inserção de estacionamento destinado exclusivamente para ônibus escolares.

O vereador do PPS solicitou ainda melhorias para o Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Afonso Staniszewski (jardim Batel): reforma da cobertura, troca de portas danificadas pela chuva, contratação de três estagiários e uma cozinheira, reforma, cobertura e adequação do parque infantil.

Edson Battilani também reapresentou pedidos de melhorias de unidades ligadas a área cultural. Pior exemplo, o recapeamento do asfalto na rua Condor (vila Teixeira), em frente da escola municipal de Artes Circenses; além da adequação da iluminação da entrada e pátio, eliminação de infiltrações no prédio e a aquisição de instrumentos para a Casa da Música (jardim Araucária).

Recapeamento em 9 vias públicas, pede vereador

por adm publicado 20/11/2017 15h55, última modificação 20/11/2017 15h55
Miguel Batista Ribeiro (PRB), através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, solicitou recapeamento em 9 vias públicas.
A execução de serviço de recapeamento asfáltico em nove trechos de vias públicas de Campo Mourão, localizadas em quatro bairros, foi reivindicada na semana passada a prefeitura pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB), através de indicações apresentadas na Câmara Municipal.

A melhoria foi solicitada para as ruas Lar Paraná (entre as ruas Primavera e Nelson Bitencourt do Prado – jardim Indianópolis), da Glória (entre as ruas Primavera e das Tilápias – vila Cândida), Pássaro Lira (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira)e Dr. Hugo Lisot (jardim Paulino). Também foi pedido o recapeamento da rua Danielle Slomp Bussarelo (jardim Paulino), Maracanã e Pássaro preto (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira), Licínio Rodrigues dos Santos (vila Cândida) e Lemos do Prado (jardim Indianópolis).

O vereador Miguel Batista Ribeiro solicitou ainda a aquisição de traves e redes para o campo de futebol do conjunto Parque Verde (bem como a elevação dos alambrados laterais), além da revitalização de redutor de velocidade existente na avenida João Xavier Padilha.

Passeio turístico para idosos em C. Mourão

por adm publicado 20/11/2017 15h57, última modificação 20/11/2017 15h57
“O objetivo é proporcionar ao público da terceira idade, especialmente àqueles que não puderam ou não tiveram condições de conhecer os pontos turísticos mais importantes da cidade, a oportunidade de realizar um tour pela cidade”.
O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) apresentou indicação legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli institua programa que promova passeio turístico para os idosos em Campo Mourão. “O objetivo é proporcionar ao público da terceira idade, especialmente àqueles que não puderam ou não tiveram condições de conhecer os pontos turísticos mais importantes da cidade, a oportunidade de realizar um tour pela cidade”, explica o vereador.

Para viabilizar a ação, o autor da proposta sugere a formalização de parceria com empresas de ônibus e até a busca de convênios com empresas públicas e privadas. “Tucano” ressalta que o lazer na terceira idade tem o objetivo de despertar as potencialidades dos idosos para aspectos criativos e sociais, estimulando a socialização, o compartilhar de experiências, a sensibilidade, as emoções, a comunicação, o aprendizado de coisas novas.

Melhorias

Quatro indicações foram apresentadas pelo vereador Tucano para que a prefeitura execute operação tapa buraco nas ruas Santa Catarina (entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier), Juscelino Kubitschek (jardim Albuquerque) e Brasil (entre as avenidas Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter), bem como na avenida José Wierzchon (jardim Albuquerque).

O vereador do PR reivindicou também a reforma de ponto de ônibus urbano localizado na rua Eulália Carneiro de Campo (jardim Alvorada), a execução de serviços de manutenção em bueiros na rua Engenheiro Mercer (jardim Santa Nilce II) e na perimetral Tancredo Neves (esquina com a rua Santa Catarina) e a capinagem e limpeza do Campo de futebol do jardim Paulista e em terreno situado na rua Mogno (jardim Flora).

C. Mourão: Proibição de corte de água em determinados dias

por adm publicado 21/11/2017 16h37, última modificação 21/11/2017 16h37
Suspensão do abastecimento com 48 horas de antecedência

A Câmara Municipal de Campo Mourão leva a votação, em breve, projeto de lei do vereador Sidnei Jardim (PPS) que proíbe a interrupção do abastecimento de água, sem aviso prévio, nas sextas-feiras, véspera de feriados, nos feriados e finais de semana até às 8 horas de segunda-feira. Especifica ainda o projeto que o consumidor deve ser notificado da suspensão do abastecimento com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

O projeto, que tramita nas comissões permanentes do Poder Legislativo, determina ainda que fica proibido o serviço de corte de água se o consumidor, a qualquer tempo antes da efetiva suspensão do abastecimento, comprovar o pagamento da fatura em atraso. Já em caso de suspensão indevida, a concessionária responsável pela interrupção ficará sujeita à multa no valor de 320 UFCM’s, sem prejuízo da reparação civil por danos materiais e morais causados ao consumidor.

Também estabelece o projeto que é obrigatória a religação do abastecimento em, no máximo, cinco horas, a partir da suspensão indevida, sem ônus para o consumidor. De acordo com o projeto, a Secretaria de Fiscalização e o Procon ficam autorizados a garantir o cumprimento, por ato de ofício ou mediante denúncia comprovada.

Sidnei Jardim explica que o objetivo é assegurar ao cidadão o direito de não ter o inconveniente corte do serviço durante o gozo de seu descanso, podendo efetuar a quitação das tarifas na semana seguinte ou após o feriado.

Educação

O vereador Sidnei Jardim é autor ainda de projeto de lei que institui em Campo Mourão a campanha “Empresa Amiga da Escola”. Estimular pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria da Rede Pública Municipal de Ensino é o objetivo. A participação poderá acontecer sob a forma de doação de materiais, realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação dos prédios escolares ou de outras ações que visem beneficiar a qualidade de ensino.

No Poder Legislativo tramita ainda indicação legislativa de autoria de Sidnei Jardim para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei instituindo o Selo Municipal Incentivador do Esporte.


Melhorias para bairros, solicita Olivino Custódio

por adm publicado 21/11/2017 16h42, última modificação 21/11/2017 16h42
Olivino Custódio (PSC) encaminhou reivindicações à prefeitura de Campo Mourão, através de indicação apresentada na Câmara Municipal.

A realização de operação tapa buracos em toda a extensão da rua Manoel Silvério Pereira, no jardim Bandeirantes, foi uma das reivindicações que o vereador Olivino Custódio (PSC) encaminhou a prefeitura de Campo Mourão, através de indicação apresentada na Câmara Municipal.

Para o jardim Europa, o vereador solicitou a construção de redutor de velocidade na rua França. Já para o jardim Tropical pediu a execução de serviço de manutenção no sistema de iluminação pública da rua Ponta Grossa, com a substituição de luminárias queimadas ou danificadas.

Por iniciativa do vereador Olivino Custódio, a Câmara Municipal também encaminhou ofício a direção da Viação Mourãoense pleiteando o aumento de horários disponíveis para o ônibus de transporte coletivo urbano que faz a linha entre os jardins Modelo, Santa Cruz e Tropical. O pedido foi apresentado ao vereador por alunos das escolas municipais Domingos José de Souza e Professor Nicon Kopko, que apresentaram a demanda de mais horários na linha.

Outras indicações apresentadas pelo vereador do PSC foram para que a prefeitura execute serviço de poda em árvores localizadas na rua Manoel Silvério Pereira (jardim Bandeirantes) e Devete de Paula Xavier (esquina com a avenida Goioerê).

Vereador questiona prefeito sobre gastos com a Comcam

por adm publicado 21/11/2017 16h45, última modificação 21/11/2017 16h45
O questionamento foi formalizado pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B) ao prefeito Tauillo Tezelli, através de requerimento apresentado na última sessão da Câmara Municipal.

“Qual o valor pago pela Prefeitura de Campo Mourão à Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão a título de mensalidade/contribuição?”. O questionamento foi formalizado pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B) ao prefeito Tauillo Tezelli, através de requerimento apresentado na última sessão da Câmara Municipal.

O chefe do executivo tem prazo máximo de 30 dias para atender ao pedido de informações. Luiz Alfredo indagou ainda se, além da mensalidade/contribuição, o município de Campo Mourão desembolsa algum outro valor com a entidade. Em caso positivo, ele quer saber quais são essas despesas.

Recentemente, o vereador requereu a Comcam o fornecimento de prestação de contas referente a 2016. A entidade que congrega os prefeitos da microrregião 12 enviou cópia do Livro Diário (NR14) e Luiz Alfredo observou algumas despesas que, na sua opinião, necessitam de maiores esclarecimento. O documento registra, por exemplo, gastos de R$ 51.797,44 com confraternizações e de R$ 12.750,00 com brindes e doações.

“Os recursos da Comcam são oriundos do erário, tendo em vista que recebe mensalidades/contribuições dos municípios, motivo pelo qual os questionamentos são pertinentes”, explica Luiz Alfredo.

Informações

A prefeitura de Campo Mourão terá de esclarecer ao vereador do PT do B se acompanha/fiscaliza as despesas realizadas pela Comcam e se há prévia aprovação pelo Município desses gastos. Também terá de informar se tem conhecimento dos gastos realizados no ano passado com confraternizações, brindes e doações (R$ 64.547,44 no total) e qual a justificativa.

Vereadores propõem ações

por adm publicado 22/11/2017 16h02, última modificação 22/11/2017 16h02
Jadir Soares – “Pepita” (PPS) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentaram indicação na Câmara Municipal

Os vereadores Jadir Soares – “Pepita” (PPS) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentaram indicação na Câmara Municipal, em conjunto, para que a prefeitura providencie a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) na escola municipal Professor Domingos José de Souza (jardim Tropical I). Também pediram a construção de um quiosque anexo a quadra de malha existente no bairro, aproveitando área ociosa nos fundos da escola da unidade municipal de ensino (com entrada pela rua Cardeal).

Os dois vereadores reivindicaram ainda a execução de serviço de roçada em terreno localizado na avenida dos Lagos (jardim Tropical II). Por sua vez, o vereador Edilson Martins (PR) pediu a realização de serviço de manutenção – com substituição de luminária queimada – na rua dos Cisnes (entre as ruas Dr. Nelson Bitencourt Prado e Guarani – jardim lar Paraná).

C. Mourão: Transformação de colégio estadual em colégio militar

por adm publicado 22/11/2017 16h07, última modificação 22/11/2017 16h07
Foi reiterado o pedido pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR).
O pedido de apoio ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), de apoio junto ao Governo do Estado para a transformação de um colégio estadual de Campo Mourão, em Colégio Militar, foi reiterado pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) através de requerimento apresentado na última sessão do Poder Legislativo.

Destaca o vereador que a instalação de um Colégio Militar na cidade visa diminuir o acesso de crianças e adolescentes ao mundo do crime e das drogas “oferecendo uma oportunidade de educação diferenciada, numa tentativa de se reduzir o ciclo do crime e, de tal forma, garantindo uma educação de qualidade para os munícipes de nossa cidade”, explica.

Trânsito

“Tucano” também reiterou o pedido de instalação de sinalização semafórica nos cruzamentos da avenida Capitão Índio bandeira com as ruas Mato Grosso e Francisco Albuquerque. Ele salienta que o objetivo é melhorar e garantir segurança na travessia nos dois cruzamentos “pois devido ao aumento de tráfego de veículos em nossa cidade, a sinalização semafórica vem ajudar na organização do trânsito e garantir mais segurança para motoristas e pedestres”, acentua.

Outras indicações apresentadas pelo vereador: mudança de sentido do tráfego de veículos na rua das Andorinhas (entre as ruas Vereador Valdomiro Cilião de Araújo e Falcão – vila Teixeira), manutenção da iluminação pública na rua dos Cisnes (entre as ruas Dr. Nelson Bitencourt Prado e Guarani – jardim Lar Paraná) e pintura de faixas de pedestres e colocação de placas de sinalização na avenida Comendador Norberto Marcondes (cruzamento com a rua Brasil – centro).

IPTU Solar em Campo Mourão

por adm publicado 22/11/2017 16h18, última modificação 22/11/2017 16h18
Nelita Piacentini (PR) propõe desconto no IPTU a imóveis residenciais e não residenciais que possuem sistema de geração de energia fotovoltaica.

Os imóveis residenciais e não residenciais que possuem sistema de aquecimento hidráulico solar e/ou geradores de energia solar fotovoltaica poderão passar a gozar de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Campo Mourão. Indicação Legislativa com a proposta a ser encaminhada a prefeitura foi apresentada na Câmara Municipal pela vereadora Nelita Piacentini (PR).

Segundo a autora do projeto, o programa de incentivo e desconto denominado de IPTU Solar tem como objetivo incentivar a população, através de abatimento no tributo, a preservar, conservar e proteger o meio ambiente. Especifica o Artigo 4º da minuta de projeto que acompanha a Indicação Legislativa em tramitação do Poder Legislativo que o desconto será de 4 por cento.

70 Anos: Sessão solene foi cancelada

por adm publicado 23/11/2017 16h39, última modificação 23/11/2017 16h39
O cancelamento foi decidido em reunião dos membros da mesa executiva da Câmara de Vereadores, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/11).

Não mais será realizada a sessão solene comemorativa dos 70 anos de instalação do Poder Legislativo de Campo Mourão. O cancelamento foi decidido em reunião dos membros da mesa executiva da Câmara de Vereadores, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/11).

A sessão solene seria realizada no dia 8 de dezembro, a partir das 19 horas, nas dependências da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão. Foi no dia 5 de dezembro de 1947, ao meio dia, em uma das salas da escola pública que existia na avenida Capitão Índio Bandeira (entre as ruas Brasil e Francisco Albuquerque), é que foi instalada a Câmara de Vereadores de Campo Mourão.

A primeira legislatura (1947-1951) teve oito vereadores: Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Valdomiro Cilião de Araújo. O primeiro presidente foi Devete de Paula Xavier.


Homenagem: Cidadania honorária para Ivone Malho nesta sexta

por adm publicado 23/11/2017 16h44, última modificação 23/11/2017 16h44
Acontece nesta sexta-feira (24/11) a partir das 19 horas, a sessão solene da Câmara de Vereadores de Campo Mourão para a entrega do Título de Cidadania Honorária do Município a senhora Ivone de Lourdes Capristo Malho. A cerimônia será realizada no plenário do Poder Legislativo.
Acontece nesta sexta-feira (24/11) a partir das 19 horas, a sessão solene da Câmara de Vereadores de Campo Mourão para a entrega do Título de Cidadania Honorária do Município a senhora Ivone de Lourdes Capristo Malho. A cerimônia será realizada no plenário do Poder Legislativo.

Além de empresária de destaque na cidade, a homenageada tem uma extensa folha de serviços prestados à comunidade. O vereador Edson Battilani (PPS) foi o autor da proposição que concedeu a honraria oficial. Todos os demais 12 vereadores mourãoenses subscreveram o projeto, aprovado por unanimidade. Trata-se da principal honraria outorgada pelo Município, através dos Poderes Executivo e Legislativo.

Homenageada
Radicada em Campo Mourão desde 1974, a empresária Ivone Malho (sócia majoritária da Paraná Diesel) sempre teve participação ativa na comunidade, com atuação na Creche Sagrada Família, no Lar Dom Bosco e como catequista na Catedral de São José. Também participou da diretoria do Hospital Santa Casa em duas gestões e comanda ações de responsabilidade social na empresa Paraná Diesel Veículos Ltda. Há mais de 12 anos, por exemplo, está à frente do Natal Solitário, onde a empresa e funcionários apadrinham crianças de creches municipais. Com os filhos de funcionários promove o plantio de árvores frutíferas e ainda desenvolve projeto de coleta de materiais recicláveis, com premiação a alunos de escolas públicas.
O vasto currículo de serviços prestados à comunidade e de atuação em instituições locais de Ivone Malho destaca ainda: presidente da Associação das Acácias da Loja Maçônica Oliveira Zanini, do Rotary Clube Araucária e da Associação de Senhoras de Rotarianos de Campo Mourão.
Em 2011, a empresária conquistou o Prêmio Guerreiro do Comércio do Paraná, outorgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o Sistema Fecomércio Sesc Senac. Por três gestões foi terceira vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), onde preside o Conselho da Mulher Empresária e Executiva.
Ivone Malho tem três filhos – Leandro, Gustavo e Mariela -, além de cinco netos – Lara, Laís, Felipe, Gael e Otávio. Seu marido, Lourival Malho, faleceu em acidente na rodovia Campo Mourão-Maringá.

Licitação do Legislativo teve redução de 33,5%

por adm publicado 23/11/2017 16h48, última modificação 23/11/2017 16h48
Todas as empresas vencedoras são de Campo Mourão
Na licitação que a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou nesta quarta-feira (22/11) para a compra de equipamentos de informática, som e projeção foi alcançada uma economia da ordem de 33,5 por cento O valor máximo estipulado para os itens distribuídos em três lotes era de R$ 35.955,54 e as aquisições foram realizadas por R$ 27.478,00.

Outro ponto destacado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Edson Battilani (PPS), é que as empresas vencedoras do pregão presencial nos três lotes são micro e pequenas empresas de Campo Mourão. Das 10 empresas que apresentaram propostas, sete eram de Campo Mourão. “Entidades locais têm alertado para a pouca participação das empresas do Município em licitações realizadas pelo poder público local, com a evasão de recursos para outras cidades. Porém, as licitações da Câmara de Vereadores tem reunido bom número de empresas da cidade, com os recursos investidos permanecendo assim em Campo Mourão”, salienta Edson Battilani.

Entre os equipamentos licitados quarta-feira estão 18 microfones para o plenário da Câmara Municipal. O valor máximo era de R$ 12.965,400 e foram comprados por R$ 10.710,00. Segundo o titular da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Legislativo, Jaime Rosalino Vendrame Filho, todos os microfones em uso atualmente já apresentaram problemas e passaram por manutenção. Observa ainda que o valor do conserto é equivalente ao da aquisição de novos microfones. “O modelo escolhido é mais barato do mercado. Alguém que realmente entenda desse assunto sabe”, conclui.

Sobre a aquisição de um scanner de mesa, a Câmara Municipal informa que o equipamento permitirá o fim do contrato de locação de máquinas fotocopiadoras, que gerava um gasto de aproximadamente R$ 9 mil por ano. A Câmara Municipal chegou a contar com três fotocopiadoras e atualmente loca apenas uma. A redução é resultado direto de ação implementada na atual legislatura que implantou a tramitação de processos exclusivamente por meio digital.

Para atender a demanda de digitalização de documentos, em grande volume, é que foi comprado o novo scanner, que além de possibilitar o fim do contrato de locação de fotocopiadoras também tem resultado em grande economia de papel e outros produtos.

O valor máximo fixado para o lote – que incluía o scanner de mesa e uma impressora multifuncional – era de R$ 12.965,40 e a compra foi realizada por R$ 10.028.00.

Cidadania: Emoção marcou a entrega de honraria a Ivone Malho

por adm publicado 27/11/2017 08h24, última modificação 27/11/2017 08h24
Condecoração foi entregue em sessão solene da Câmara Municipal
Pronunciamentos cheios de emoção de familiares e o relato da vida da homenageada marcada pela superação, dedicação e êxito alcançando nas causas abraçadas, além da presença marcante de lideranças locais que atuam nas mais diferentes áreas. Assim foi a sessão solene que a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou na noite desta sexta-feira (24/11) para fazer a entrega do Título de Cidadania Honorária do Município a senhora Ivone de Lourdes Capristo Malho, empresária que que também tem uma relevante folha de serviços prestados à comunidade.

A homenageada, acompanhada dos seus três filhos – Mariela, Gustavo e Leandro - foi conduzida a mesa principal pelos vereadores Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz e Luiz Alfredo. Após a execução do Hino Nacional e da leitura de um trecho bíblico pelo vereador Miguel Batista Ribeiro, o autor do projeto de resolução que outorgou a honraria, o vereador Edson Battilani, usou da palavra.

Inicialmente, o vereador apresentou um breve relato sobre as origens da nova cidadã honoraria do Município, sua vinda para Campo Mourão, sua dedicação à família e a criação dos filhos, o falecimento do marido – Lourival Malho - em um acidente automobilístico e o surgimento da Ivone Malho empresária de sucesso. Ao final do discurso, Edson Battilani frisou que a outorga da principal honraria do Município a homenageado constitui-se no reconhecimento não apenas pelo êxito empresarial, mas também pela sua ativa atuação na comunidade.

Em seguida falou o vice-prefeito Beto Voidelo.

Título

A entrega do diploma de Cidadania Honoraria foi entregue pelo vice-prefeito Beto Voidelo (que representou o prefeito Tauillo Tezelli) e pelo vereador Edson Battilani. Em seguida, a homenageado usou da tribuna e dedicou a honraria conquistada a seus filhos. Também fez uma rápida retrospectiva de sua vida, destacou princípios herdados de seus pais e agradeceu a homenagem.

A cerimônia prosseguiu com os pronunciamentos emocionados da irmã da homenageada, Aparecida Oliveira, que subiu ao palco acompanhado de todos os irmãos. Em seguida foi a vez da filha Mariela falar, com a voz embargada e muito emocionada. Ivone Malho recebeu flores dos irmãos e também dos filhos, netos, genro e noras.

Cinco vereadores participaram da sessão solene: Edilson Martins, Edson Battilani, Luiz Alfredo, Miguel Batista Ribeiro e Roberto Cruz Mendes. O projeto de resolução que concedeu a honraria foi subscrito por todos os vereadores e aprovado por unanimidade


A Homenageada


Ivone de Lourdes Capristo Malho nasceu em Parapuã (São Paulo) em 22 de maio de 1954. É filha de Domingos Capristo e Ema Temporim Capristo. O casal teve mais cinco filhos: Aparecida, Regina, Necilda, Maria Antonieta e Jair.

Ivone Malho, como é mais conhecida, tem formação na área do Magistério e lecionou no Ensino Fundamental até se casar em 23 de março de 1978 com Lourival Malho, quando mudou-se para Campo Mourão. Nos 15 anos seguintes permaneceu fora do mercado de trabalho, dedicando-se exclusivamente à família.


Em março de 1989, o esposo Lourival Malho – que era diretor Administrativo da Paraná Diesel – faleceu em um trágico acidente de automóvel. O casal tinha então três filhos pequenos: Leandro – 11 anos; Gustavo – 11 anos e Mariela – 12 anos. Mesmo muito abalada com a perda do esposo e companheiro, a homenageada desta noite não esmoreceu e foi à luta.


Sem experiência em administração empresarial e num ambiente predominantemente masculino, Ivone Malho passou a atuar na Paraná Diesel passou a desenvolver ações de assistência social no Departamento de Pessoal da empresa. Ela passou a realizar trabalho junto aos colaboradores e seus familiares para conhecer a realidade da empresa, inteirando-se da função que cada um exercia, suas preferências e outras características.


Ao mesmo tempo, a nova Cidadã Honorária de Campo Mourão foi se familiarizando com a empresa, participando de ações junto com a diretoria. Ela foi conhecendo a fundo a conceituada empresa Paraná Veículos, seu funcionamento, estrutura organizacional. Enfim, o verdadeiro papel do sócio-diretor da empresa.


Em pouco tempo, pela sua sabedoria e força de vontade, passou a integrar a diretoria dessa importante concessionária Mercedes Benz, que atende Campo Mourão e uma vasta região. Inicialmente assumiu como diretora Financeira. Foi em busca de mais conhecimento e aprimoramento para desempenhar suas funções é que ela fez faculdade à distância de Gestão Comercial no Cesumar.


Sua dedicação e competência foram os pilares para o sucesso alcançado na área empresarial. E em 15 de julho de 2011, Ivone Malho foi contemplada pelo Sistema Fecomércio com o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná. Essa é a principal honraria concedida pela entidade estadual a empresários que se destacam no mercado pelo tempo de funcionamento de suas empresas, projeção e reconhecimento da comunidade, além da notoriedade empresarial.


Em setembro de 2014, a nossa homenageada adquiriu parte de dois sócios da Paraná Diesel e passou a ter 90 por cento de participação na empresa.


Mas o motivo da outorga da principal honraria do Município a Ivone Malho ão é apenas o seu sucesso empresarial. Afinal, a homenageada sempre teve participação ativa em clubes de serviço, entidades locais e em movimentos da comunidade. Ela foi do conselho diretor da Creche Sagrada Família e do Lar do Menor Dom Bosco. Também foi presidente da Associação das Acácias da Loja Maçônica Oliveira Zanini e da Associação de Senhoras de Rotarianos de Campo Mourão.

Também atuou como catequista na Catedral de São José, foi presidente do Rotary Clube Araucária. Na Associação Comercial e Industrial (Acicam) presidiu o Conselho da Mulher Empresária e Executiva, além de ser terceira vice-presidente por três gestões. Já no Hospital Santa Casa, participou da diretoria em duas gestões.


Mas a folha de serviços que Ivone Malho prestou e presta à comunidade não termina aí. Ela comanda ações de responsabilidade social na Paraná Diesel. Por exemplo, promove o plantio de árvores frutíferas cm os filhos dos funcionários. Ela também desenvolve projeto de coleta de materiais recicláveis, com premiação a alunos de escolas públicas. Realiza ainda o Natal Solidário, onde empresa e funcionários apadrinham crianças de creches municipais Há mais de 12 anos.

Campo Mourão terá Proerd em 2018? questiona Battilani

por adm publicado 27/11/2017 11h09, última modificação 27/11/2017 11h09
Neste ano, em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura, o Município não participou da ação.

Através de requerimento apresentado e aprovado por unanimidade no Poder Legislativo, o vereador Edson Battilani questionou a prefeitura de Campo Mourão sobre a participação do Município, em 2018, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Neste ano, em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura, o Município não participou da ação.

Battilani que saber do prefeito Tauillo Tezelli se a Secretaria Municipal de Educação está se preparando – inclusive em termos de Orçamento – para a retomada da participação no programa. Através do Proerd, policiais militares – fardados e devidamente treinados, com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) – desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência nas salas de aula. Trata-se de uma ação conjunta que envolvem também as escolas e as famílias no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre os estudantes, além de ajuda-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir.

Nota Paraná

Os vereadores Edson Battilani e Sidnei Jardim (ambos do PPS) reivindicaram ao governador Beto Richa que disponibilize o aplicativo de “Menor Preço” do programa Nota Paraná ao Município de Campo Mourão para que seja utilizado pelo Departamento de Compras da prefeitura. O pedido foi feito através de requerimento apresentado na Câmara Municipal.

Dez indicações formuladas por Edson Battilni a administração municipal, apresentadas na última sessão do Poder Legislativo, foram com pedidos de recuperação da pavimentação em vias públicas da área central e de bairros de Campo Mourão. Várias das proposições foram reiterando pedidos feitos anteriormente.

A melhoria foi solicitada para vias públicas dos jardins Alvorada, Lar Paraná, Fernando, Ipê, Bandeirantes, Flórida, Paulino, Country Club, Lourdes, Laura, Gutierrez, Damasco e Shangri-lá, bem como para a vila Teixeira.

Vereadores de C. Mourão na Viapar

por adm publicado 27/11/2017 11h15, última modificação 27/11/2017 11h15
Jadir Soares – Pepita (PPS), Olivino Cusódio (PSC), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Luiz Alfredo (PT do B) estiveram há poucos dias na sede da Viapar.

Liderados pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS), os vereadores mourãoenses Olivino Cusódio (PSC), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Luiz Alfredo (PT do B) estiveram há poucos dias na sede da Viapar, em Maringá, para reivindicar melhorias para Campo Mourão. O grupo foi recebido pelo engenheiro Jackson Selene, diretor de Engenharia e Operações da empresa.

Na visita, os vereadores foram comunicados que a Viapar já propôs ao Departamento de Estradas de Rodagem - DER medidas para melhor a sinalização no trecho da BR 158, entre Peabiru e Campo Mourão. Inicialmente, o vereador Pepita pretendia marcar uma reunião com representantes da Viapar e vereadores de Campo Mourão e Peabiru. Contudo, a urgência das melhorias na rodovia – em razão da ocorrência de acidentes no trecho - levou o vereador a agilizar a busca de melhorias e informações junto à empresa.

Diante da posição informada pela Viapar, o vereador Pepita e os demais vereadores que estiveram em Maringá buscarão junto ao DER a aprovação da proposta de nova sinalização para o trecho da rodovia que liga Campo Mourão e Peabiru. Também vão pedir junto ao órgão estadual e a Polícia Rodoviária a implantação de um radar no trecho para que sejam reduzidas as velocidades, já que a boa qualidade da pista leva os motoristas a desenvolverem velocidade muito acima da permitida.

Até que se instale o radar, os vereadores vão solicitar a Polícia Rodoviária que intensifique a fiscalização no trecho.

Licitação na Câmara Municipal resulta em economia de 39,6%

por adm publicado 28/11/2017 08h27, última modificação 28/11/2017 08h27
Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou licitação – na modalidade de pregão presencial – e economizou 39,6%.
No final da última semana, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou licitação – na modalidade de pregão presencial – para a contratação de empresa especializada na execução de serviços de manutenção de aparelhos de ar condicionado. Além da execução de limpeza profunda em todos os aparelhos instalados na sede do Poder Legislativo, a licitação incluiu – quando necessária – a troca de peças.

Com base em pesquisa prévia realizada junto a empresas do ramo, o valor máximo estipulado no edital da licitação foi de R$ 108.420,00. Quatro empresas participaram do pregão e com a disputa o preço pelo serviço caiu 39,65 por cento e será contratado pela Câmara de Vereadores por R$ 65.418,81.

O Observatório Social de Campo Mourão acompanhou a licitação, desde o edital ao processo de apresentação das propostas e definição da empresa vencedora.

De fora

As quatro empresas que participaram da licitação são de outras cidades e o presidente do Poder Legislativo, Edson Battilani, lamenta a ausência de empresas de Campo Mourão. “Esses recursos poderiam ficar circulando na cidade e contribuir para o fomento da economia local. Mesmo neste momento em que a economia nacional encontra-se retraída e tanto se fala em crise, a participação das empresas mourãoenses em licitações públicas é reduzida. Nossos empresários estão desperdiçando boas oportunidades de negócios”, alerta o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Battilani.

Recape asfáltico no Colégio Agrícola

por adm publicado 28/11/2017 14h13, última modificação 28/11/2017 14h13
Edson Battilani (PPS), reivindicou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a execução de serviço de recape asfáltico no Colégio Agrícola Estadual, localizado próximo à vila Guarujá.

A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Edson Battilani (PPS), reivindicou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a execução de serviço de recape asfáltico no Colégio Agrícola Estadual, localizado próximo à vila Guarujá.

A pavimentação existente no pátio em torno das salas de aula foi executado há cerca de 35 anos e encontra-se bastante deteriorado. Segundo professores do estabelecimento, em 2006 chegou a ser iniciada a recuperação do calçamento, mas um dos equipamentos utilizados apresentou problemas e os trabalhos nunca foram retomados.

O pedido foi encaminhado ao gerente responsável pelo escritório regional do DER, engenheiro Marcelo Shigueru Nishiyama.

Boa Esperança

Edson Battilani também propôs a prefeitura que faça a cessão de duas salas da Escola Zacarias de Paula Xavier, localizada na Comunidade Boa Esperança, para fins de funcionamento da Associação da Agricultura Familiar daquela comunidade. Através de outra indicação pediu a execução de sinalização horizonta e vertical, com a pintura de faixas de pedestre e dos redutores de velocidade, além da instalação de placas de preferencial, em 14 vias públicas do jardim Santa Cruz.

Legislativo: Homenageado tenente da PM

por adm publicado 29/11/2017 09h47, última modificação 29/11/2017 09h47
A Câmara Municipal de Campo Mourão fez a entrega de Moção de Congratulações ao tenente Raffael Piontkievicz Cruz, da Polícia Militar do Paraná, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (28/11), após a sessão ordinária, a Câmara Municipal de Campo Mourão fez a entrega de Moção de Congratulações ao tenente Raffael Piontkievicz Cruz, da Polícia Militar do Paraná, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

A homenagem é resultado de proposição de autoria do vereador Edilson Martins, que também foi subscrita pelos vereadores Cícero Pereira de Souza, Edoel Rocha, Edson Battilani, Elvira Shen Lima, Jadir Soares – “Pepita”, Miguel Batista Ribeiro, Nelita Piacentini, Olivino Custódio, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Sidnei Jardim e Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano”. A aprovação da moção foi por unanimidade na sessão que o Poder Legislativo realizou no dia 20 de fevereiro deste ano.

A moção entregue ao tenente Raffael Cruz pelo prefeito Tauillo Tezelli e o vereador Edilson Martins destaca: “pelos relevantes serviços prestados ao Município de Campo Mourão e região na área de segurança pública, bem como pela trajetória de êxitos auferidos junto ao 11º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná”.



Trânsito: Mão única em 15 vias públicas de C. Mourão

por adm publicado 05/12/2017 08h45, última modificação 05/12/2017 08h45
Nesta semana, a Câmara Municipal de Campo Mourão deliberou favoravelmente indicação dos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) para que em 15 ruas e avenidas da área central da cidade o tráfego de veículos passe a ser em mão única.
Nesta semana, a Câmara Municipal de Campo Mourão deliberou favoravelmente indicação dos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) para que em 15 ruas e avenidas da área central da cidade o tráfego de veículos passe a ser em mão única.

A mudança, solicitada a prefeitura, é para que seja adotado sentido único do tráfego de veículos nas ruas Santa Cruz, São José, Interventor Manoel Ribas, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Harrison José Borges, Brasil, Francisco Albuquerque, Araruna e Roberto Brzezinski, bem como nas avenidas Goioerê, Manoel Mendes de Camargo, Capitão Índio bandeira e Irmãos Pereira.

Destacam os dois vereadores que a indicação visa “melhorar o fluxo do trânsito de nossa cidade, pois a frota aumentou muito nos últimos anos”. Também apontam que pesquisa do IBGE registra a existência de 62.957 veículos cadastrados na cidade. “Assim se faz necessário à mudança nos trechos apontados, que irá organizar e melhorar o trânsito de veículos automotores que trafegam por Campo Mourão”, acentuam na proposição apresentada na última sessão do poder Legislativo.

Melhorias

Os vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro e Roberto Cruz Mendes também apresentaram indicação para que a prefeitura execute serviço de recapeamento asfáltico na rua Pitanga (entre as avenidas Irmãos Pereira e João Bento – centro) e providencie a reposição de brinquedos quebrados no parque infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus (vila Rio Grande).

8ª Ciretran: Vereadores pedem providência

por adm publicado 05/12/2017 09h04, última modificação 05/12/2017 09h04
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão formalizou nesta semana pedido de providências urgências por parte do Governo do Estado para resolver “a situação crítica e precária” das instalações da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), sediada na cidade).

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão formalizou nesta semana pedido de providências urgências por parte do Governo do Estado para resolver “a situação crítica e precária” das instalações da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), sediada na cidade). Com a forte chuva que atingiu Campo Mourão no último final de semana, os problemas existentes já há longa data nas instalações do órgão estadual se agravaram e obrigaram até a suspensão parcial do atendimento por alguns dias.

A reivindicação do Poder Legislativo, encaminhada ao governador Beto Richa, resultou de requerimento apresentado – em regime de urgência – pelos vereadores Edilson Martins (PR) e Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR). A proposição foi aprovada por unanimidade e outros seis vereadores subscreveram o documento: Edoel Rocha (PDT), Sidnei Jardim (PPS), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Cícero Pereira de Souza (PT) e Jadir Soares – Pepita (PPS).

Edilson Martins e Sidney Ribeiro – Tucano estiveram na 8ª Ciretran longo no início desta semana para verificar “in loco” a situação e constatam a existência de muitos problemas nas instalações. “Por ser um prédio antigo, sempre que chove são muitos os transtornos, tanto para os usuários dos serviços do Detran, como também para os funcionários, causando assim riscos à segurança das pessoas”, explicam os vereadores no requerimento apresentado na Câmara Municipal.

O pedido de melhorias também foi enviado ao chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Élio de Oliveira Manoel.

Mérito Militar

Em sessão solene marcada para o próximo dia 12 (logo após a última sessão ordinária de 2017), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Título de Mérito Militar a Quezia Catarino de Oliveira. A cerimônia está marcada para às 19h30min na sede do Poder Legislativo.


Reenvio de projetos é cobrado por Battilani

por adm publicado 05/12/2017 09h11, última modificação 05/12/2017 09h11
Questionamento foi apresentado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edson Battilani através de requerimento aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal.

Quando o Poder Executivo de Campo Mourão reenviará para a apreciação e deliberação do Poder Legislativo o projetos de lei complementar que trata do Código de Obras e do que dispõe sobre os requisitos técnicos para as edificações e obras no Município? O questionamento foi apresentado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edson Battilani através de requerimento aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal.

Os dois projetos tramitavam no Poder Legislativo, mas foram retirados pela administração municipal no início de fevereiro deste ano. Ressalta o vereador Battilani que tratam-se de matérias de “suma importância para o Nosso Município”, alerta. Tauillo Tezelli tem prazo de 30 dias para responder o questionamento do vereador.

Em outro requerimento apresentado em regime de urgência, Edson Battilani solicitou a Sanepar que tome as providências necessária para eliminar o derrame de esgoto existente na rua José de Oliveira, no jardim Fernando. Observa o vereador que as ruas estão sendo invadidas pelo esgoto e as propriedades particulares inundadas com água contaminada “que escoam para o rio do Campo, contaminando a água”, denuncia.

Antigo laticínio

A notificação do proprietário do imóvel onde funcionava um laticínio na saída para Goioerê (entre os conjuntos habitacionais Dr. Milton Luiz Pereira e Mendes) para que execute a limpeza do local – com o controle de animais peçonhentos – foi outro pedido que o vereador Edson Battilani encaminhou à prefeitura.


Habitações: Vereador cobra explicação para ocupações irregulares

por adm publicado 05/12/2017 09h16, última modificação 05/12/2017 09h16
A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Luiz Alfredo (PT do B) para que o prefeito Tauillo Tezelli informe porquê persistem as ocupações irregulares no conjunto habitacional Fortunato Perdoncini.

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Luiz Alfredo (PT do B) para que o prefeito Tauillo Tezelli informe porquê persistem as ocupações irregulares no conjunto habitacional Fortunato Perdoncini. Também deverão ser apontados os resultados concretos obtidos com a contratação do Instituto Makro - Marketing Cursos e Treinamentos Ltda. para a capacitação e evolução social e econômica dos mutuários.

Uma comissão especial constituída pela Câmara Municipal e presidia por Luiz Alfredo investigou no ano passado a ocupação das casas no conjunto habitacional Fortunato Perdoncini e enumerou as irregularidades encontradas em relatório enviado a prefeitura. Mesmo após a conclusão das investigações, os integrantes da comissão especial continuam a receber denúncias de que imóveis estão sendo invadidos. “Muitos deles (imóveis) estão sendo depredados por esses invasores (...) e mesmo após denúncias na Prefeitura nada tem sido feito para regularizar os problemas relatados”, acrescenta Luiz Alfredo.

Jardim Bella Vista

O vereador também apresentou requerimento para que a prefeitura preste uma série de informações sobre o loteamento Jardim Bella Vista. Luiz Alfredo quer saber ser na aprovação do empreendimento foram respeitada as disposições da legislação federal e municipal, se houve a doação de 10 por cento da área líquida – excluídas as vias – ao Município e ainda se a formação de bosque municipal será responsabilidade da empresa proprietária do empreendimento ou será custeada pelo poder públicos.

Outras informações requeridas: a licença ambiental permite a execução das obras de implantação do bosque municipal na área verde? As responsabilidades de implantação das áreas de lazer imputadas a empresa (pista de caminhada, academia, área de lazer) tiveram mesmo critério de imposição nos loteamento aprovados no Município nos últimos oito anos? Há legislação municipal, estadual ou federal que imponha ao empreendedor medidas mitigatórias em face da aprovação do loteamento?

Câmara: Legislação e Redação tem reunião nesta terça-feira

por adm publicado 05/12/2017 09h18, última modificação 05/12/2017 09h18
Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara Municipal de Campo Mourão reúne-se nesta terça-feira (5/12), a partir das 11 horas.

Sob a presidência do vereador Sidnei jardim, a Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara Municipal de Campo Mourão reúne-se nesta terça-feira (5/12), a partir das 11 horas. Na pauta, quatro projeto de lei e quatro projeto de lei complementar que alteram dispositivos do Código Tributário do Municipal, além de três indicações legislativas.

Entre os projeto de lei que serão apreciados está o que autoriza o Poder Executivo a parcelar débitos relativos a contribuições ao programa de Integração Social e do programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) perante a Secretaria da Receita Federal. Os demais projetos são de autoria de vereadores. Um deles denomina “Juares Carlos Piacentini” o Centro Municipal de Educação Infantil do conjunto Avelino Piacentini (do vereador Miguel Batista Ribeiro).

Outro projeto de lei que conta da pauta altera a lei que proíbe o tráfego de caminhões de carga (com peso superior a 10 toneladas) na área central da cidade (de autoria do vereador Jadir Soares – Pepita). Também será apreciado projeto que declara de utilidade pública a Fundação Socioambiental Bem-te-vi (de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz).

Sessão solene

No próximo dia 12, após a última sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessão solene para fazer a entrega de Título de Mérito Militar a Quezia Catarino de Oliveira. A cerimônia está marcada para às 19h30min, na sede do Poder Legislativo.

Projeto altera data da Cavalgada de São José

por adm publicado 05/12/2017 09h21, última modificação 05/12/2017 09h21
O evento faz parte do calendário oficial de eventos do Município e o projeto em apreciação muda a realização da cavalgada anual para o primeiro domingo que antecede a comemoração do aniversário de Campo Mourão.

Na Câmara de Vereadores de Campo Mourão tramita projeto de lei, de autoria dos vereadores Edoel Rocha (PDT) e Edson battilani (PPS), que altera a data da realização da Cavalgada Municipal de São José, estabelecida em lei que entrou em vigor em março de 2010.

O evento faz parte do calendário oficial de eventos do Município e o projeto em apreciação muda a realização da cavalgada anual para o primeiro domingo que antecede a comemoração do aniversário de Campo Mourão. Também especifica que a Cavalgada de São José é uma realização da Associação dos Cavaleiros e Amazonas Mourãoenses (Acam), com o apoio da prefeitura, da sociedade e de empresas da iniciativa privada e governamentais, objetivando o congraçamento da comunidade.

Informações

Edoel Rocha também apresentou re1querimento na Câmara Municipal para que o prefeito Tauillo Tezelli informe porque a piscina do Centro da Juventude Itachir Tagliari não está liberada para atividades dos jovens. Segundo reclamações recebidas pelo vereador, a piscina vem sendo utilizada apenas por pessoas de meia idade e da terceira idade. Edoel Rocha quer saber quando será liberada também para os jovens.

Na última sessão do Poder Legislativo, o vereador do PDT também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a substituição de luminárias queimadas em toda a extensão da avenida Guilherme de Paula Xavier, em especial no trecho em que a via passa pela Vila Urupês.

Homenagem a Markine Santos

por adm publicado 05/12/2017 16h48, última modificação 05/12/2017 16h48
A proposta do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) é que o Centro de Treinamento de Artes Maciais e Tênis da Praça da Juventude leve o nome de Markine Santos.

O Centro de Treinamento de Artes Marciais e Tênis de Mesa existente na praça da Juventude “Nilton Rogério Pena Forte”, de Campo Mourão, pode receber o nome de Markine Sebastião dos Santos, atleta e treinador que prestou relevantes serviços sociais e esportivos à comunidade local. A proposta é do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS).

Projeto de lei que presta a homenagem já tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal e brevemente deverá ser levado à discussão e votação em plenário. “Em memória as grandes conquistas desse campeão, nada mais justo que eternizar seu nome no nosso centro de treinamento localizado na Praça da Juventude, que é utilizado para a formação de crianças e jovens, perpetuando seus ensinamentos”, ressalta Sidnei Jardim.

Nascido em Palmital (SP), em 20 de janeiro de 1977, Markine Santos dedicou-se por mais de 20 anos ao esporte de Campo Mourão. Sua ligação com o esporte local começou muito cedo – aos 16 anos – dando aulas de luta no conjunto habitacional Milton Luiz Pereira, onde morou tempo com a família. “Markine ganhou a simpatia de toda a comunidade pela sua participação, colaboração e particularmente pelo modo como incentiva a todos, até mesmo pessoas que ele nem conhecia”, acentua o vereador.

Em 1993, Markine Santos iniciou sua formação, graduando-se como faixa preta em Kung Fu Wushu pela Associação Chuy Lung Chuan. No período de 2008 a 2014 foi diretor técnico de Sanda e técnico da seleção paranaense de Boxe Chinês. Posteriormente tornou-se presidente da Federação Paranaense de Kung Fu Wushu. Com muito empenho conquistou graduação máxima – nível 9 – pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, protendo Campo Mourão na modalidade com as conquistas que colecionou em seu extenso currículo.

Algumas de suas conquistas: campeão paranaense de Kung FU Wushu Sanda nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012. Foi ainda campeão brasileiro de Sanda Boxe Chinês em 2002, 2003 e 2007, campeão Sul-Americano em 2007 e atleta da seleção brasileira de Kubng Fu Wushu de 2003 a 2011.

Na vida religiosa, Markine teve vida intensa e dedicou-se, por exemplo, no início da construção da Paróquia Sagrada Família, onde fez a primeira eucaristia e crisma. Também prestou relevantes serviços sociais. Na Academia Markine Fight, de sua propriedade por vários anos, não cobrava mensalidade de muitos meninos “pois não queria vê-los na rua, envolvidos com coisas erradas”, acrescenta Sidnei Jardim.

Markine Santos faleceu no dia 28 de fevereiro de 2017, aos 40 anos, depois de ser atingido por um raio na praia de Caiobá (PR).

“Pepita” propõe melhorias

por adm publicado 05/12/2017 16h50, última modificação 05/12/2017 16h50
Nove indicações foram apresentadas pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS)

Nove indicações foram apresentadas pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) na última sessão da Câmara Municipal com pedidos a prefeitura de execução de melhorias em vários bairros de Campo Mourão.

O asfaltamento das ruas Currupião (entre as ruas José de Oliveira e Ramos de Lima) e Lemos do Prado (entre as ruas Silva Ribeiro e José de Oliveira), no jardim Fernando, foi uma das reivindicações apresentadas pelo vereador. Ele solicitou ainda o recapeamento asfáltico em trechos das ruas Oliveira Zanini, Hideji Kobyashi, Cianorte e Prefeito José Antônio dos Santos (jardim Cidade Nova),, Nossa Senhora Aparecida (entre as ruas Lar Paraná e das Glórias – vila Cândida) e em toda a extensão da rua Porto Alegre (vila Rio Grande).

“Pepita” pleiteou ainda a abertura de uma nova via interligando as ruas Porto Alegre e José Francisco Silva (vila Rio Grande), a poda de árvores na rua Santa Catarina (centro) e a construção de novas cabines para a imprensa no ginásio de esportes Walternei de Oliveira, com a instalação de pontos de internet e a instalação de linhas de transmissão. Para a quadra poliesportiva da comunidade rural do Km 128 solicitou a reforma e pintura.

Semáfaro na av. Ney Braga

por adm publicado 06/12/2017 16h11, última modificação 06/12/2017 16h11
Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) solicitou a instalação de semáfaro.

A instalação de um semáfaro na avenida Ney Braga (cruzamento com a rua Menon Lapezak), no jardim Isabel, foi sugerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL). Garantir maior segurança e diminuir o número de acidentes que ocorrem no local é o objetivo da sugestão encaminhada à administração municipal através do Poder Legislativo.

Na justificativa da proposição, o vereador Cabo Cruz ressalta que muitos acidentes têm ocorrido naquele cruzamento, em razão da alta velocidade dos veículos e da grande quantidade de munícipes que transitam pela via, utilizando carro, motos, bicicletas e a pé. Também destaca que os veículos que estão na rua Menon Lapezak e no pátio do Supermercados Paraná Família encontram dificuldade para acessar a avenida Ney Braga, principalmente nos horários de pico.

Esporte

A Câmara Municipal também aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Cabo Cruz com pedido ao deputado estadual Adelino Ribeiro que priorize recursos no orçamento do Governo do Paraná para a aquisição de um veículo, com capacidade para 12 pessoas, destinado ao transporte de atletas pela Fundação de Esportes (Fecam).

Em outro requerimento, o vereador indagou ao prefeito Tauillo Tezelli se as informações de que não foi respeitada a ordem de classificação de processo seletivo realizado em 2015 (para o cargo de Agente Comunitário de Saúde/Cohapar) são verídicas. Em caso positivo, o vereador Cabo Cruz quer saber os motivos da não convocação da candidata classificada em primeiro lugar e quais medidas foram adotadas pelo governo municipal para sanar a irregularidade.

Vereadores pedem obras e melhorias

por adm publicado 06/12/2017 16h16, última modificação 06/12/2017 16h16
Cícero Pereira de Souza (PT) solicitou que seja formalizada parceria ou convênio com a Escola Comunitária do Trabalho para que possa retomar suas atividades.

O vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT) encaminhou proposição a administração municipal de Campo Mourão no sentido de que seja formalizada parceria ou convênio com a Escola Comunitária do Trabalho para que possa retomar suas atividades. “A instituição merece certamente a atenção e apoio por parte do poder público, dada a relevância do trabalho e serviços prestados à comunidade mourãoenses, em especial do grande Lar Paraná”, acentua o vereador.

Já a vereadora Nelita Piacentini (PR) reivindicou a instalação de barras de apoio nos locais para banho nos vestiários da piscina do complexo esportivo “Roberto Brzezinski”. O objetivo é evitar acidentes e quedas, já que vários frequentadores são portadores de Parkinson.

Por sua vez, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) solicitou a execução de operação tapa buracos em trecho das ruas Urutau (jardim Pio XII) e na esquina das ruas Duque de Caxias e Piquirivaí (trevo da BR 487), no jardim Lar Paraná. Pediu ainda a demarcação das faixas de estacionamento e de pedestres na rua Harrison José Borges, entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento).

Sidnei Jardim quer melhorias

por adm publicado 08/12/2017 08h23, última modificação 08/12/2017 08h23
Sidnei Jardim (PPS) tem formulado inúmeras reivindicações de obras, serviços e melhorias para diversos bairros de Campo Mourão.

Através de indicações apresentadas nas sessões do Poder Legislativo, o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) tem formulado inúmeras reivindicações de obras, serviços e melhorias para diversos bairros de Campo Mourão, nas mais diferentes áreas.

Recentemente ele pediu, por exemplo, a execução de pavimentação asfáltica em trecho da rua Flamboyant (jardim Paulista) e da rua Pedro Ptaszek (jardim Esperança) em toda a sua extensão. Também solicitou a realização de operação tapa buracos na rua Bela Vista (no cruzamento com a rua Caçanjurê – jardim Pio XII) e de serviços de manutenção na pavimentação da perimetral Tancredo Neves, na entrada do Terminal Rodoviário.

O vereador pleiteou ainda a execução de serviços de manutenção no sistema de iluminação pública de quatro vias do jardim Araucária: avenida Luciano Marmontel e nas ruas Magnólias, dos Álamos e das Rosas (jardim Araucária). O mesmo serviço pleiteou para a rua Presbítero José Domingos dos Santos Filho (jardim Laura).

A notificação dos proprietários de terrenos tomados pelo mato nas ruas Flamboyant (jardim paulista) e Dr. Hugo Lisot (jardim Paulino) para providenciem a limpeza dos imóveis foi outra reivindicação apresentada por Sidnei Jardim.

2018: Legislativo de C. Mourão reduz o próprio orçamento

por adm publicado 08/12/2017 14h16, última modificação 08/12/2017 14h16
Dos R$ 11.668.020,00 previstos inicialmente, fixados a partir do que determina a legislação em vigor, o orçamento para o próximo ano será reduzido para R$ 10.668.020,00.

Por iniciativa dos próprios vereadores, o orçamento da Câmara Municipal de Campo Mourão para o próximo ano será reduzido em R$ 1 milhão. A medida foi decidida em recente reunião da mesa diretora do Poder Legislativo e teve a concordância dos demais vereadores. Dos R$ 11.668.020,00 previstos inicialmente, fixados a partir do que determina a legislação em vigor, o orçamento para o próximo ano será reduzido para R$ 10.668.020,00.

A decisão foi comunicada ao prefeito Tauillo Tezelli e ao vice-prefeito Beto Voidelo em visita que realizaram a sede do Poder Legislativo na tarde desta quinta-feira, à convite dos vereadores. Com os recursos que a Câmara de Vereadores deixará de receber, a Prefeitura de Campo Mourão poderá atender várias demandas da comunidade.

Ficou definido no encontro entre o prefeito e vereadores que a verba extra de R$ 1 milhão no orçamento do Poder Executivo será aplicada nas áreas da saúde e educação. Os vereadores solicitaram que os recursos sejam aplicados na reforma do Posto de Saúde 24 Horas Dr. Carlos Boenig (jardim Lar Paraná) e das escolas municipais Maria do Carmo Pereira (jardim Paulista), Bento Mossurunga (jardim Copacabana) e Parigot de Souza (jardim Gutierrez).

O prefeito Tauillo Tezelli agradeceu aos vereadores pela iniciativa e destacou a importância e necessidade de execução urgente das obras priorizadas pelo Poder Legislativo. Já o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani, lembrou que ao longo de 2017 o Poder Legislativo local nunca requereu o repasse de toda a dotação mensal a que tem legalmente direito. Cerca de R$ 3 milhões já foram deixados pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão nos cofres da prefeitura neste ano.

Do encontro com o prefeito Tauillo Tezelli e o vice-prefeito Beto Voidelo participaram os vereadores Olivino Custódio (PSC), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), Jadir Soares- Pepita (PPS), Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR), Sidnei Jardim (PPS) e Edson Battilani (PPS). Diversos assessores de vereadores também participaram do encontro.

Edoel Rocha: Melhorias para a Vila Guarujá e o estádio RB

por adm publicado 12/12/2017 13h46, última modificação 12/12/2017 13h46
Edoel Rocha (PDT) protocolou várias indicações de melhorias.

Várias das indicações que o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) protocolou para as últimas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campo Mourão em 2017 são com pedidos de melhorias para a vila Guarujá e o complexo esportivo “Roberto Brzezinski”.

Para a vila Guarujá, solicitou a reforma da calçada ao redor da unidade básica de saúde, com a colocação de lixeiras. As mesmas melhorias solicitou para o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e para a escola municipal Castro Alves, localizados no bairro.

Edoel Rocha pleiteou também a execução de operação tapa buracos, em caráter de urgência, na rua São Josafat e a realização de serviço de cascalhamento em erosão provocada pelas últimas chuvas na rua 27 de Dezembro (esquina com a rua Nossa Senhora Aparecida – jardim Pio XII).

Estádio

O vereador apresentou ainda indicações para que a prefeitura providencie a reforma da calçada ao redor do complexo esportivo Roberto Brzezinski, com a colocação de lixeiras. Outra indicação de Edoel Rocha é para que a administração municipal execute, com urgência, a adequação da calçada na avenida José Custódio de Oliceira (esquina com a rua Brasil).

Terrenos: Vereador quer documentos que fundamentaram regularizações

por adm publicado 12/12/2017 13h49, última modificação 12/12/2017 13h49
Luiz Alfredo (PT do B) solicitou documentos e esclarecimentos.
A prefeitura de Campo Mourão terá de enviar para a Câmara de Vereadores informações, pareceres, relatórios, manifestações do Conselho de Habitação e demais atos que permitiram a recente emissão de certidão de regularização fundiária – para fins de transferência dominial – de mais de 100 imóveis do patrimônio municipal. “É fundamental que não restem dúvidas quanto à transparência e legalidade dessas regularizações”, acentua o vereador Luiz Alfredo (PT do B), que solicitou os documentos e esclarecimentos.

Um levantamento detalhado sobre os terrenos do município, realizado pelo vereador e a sua assessoria, constatou que muitos deles estão ocupados irregularmente. Em muitos casos o correu a “venda de direitos” e em outros foram “dados” ao uso sem qualquer seleção ou critério.

“Poder ser que o Conselho de Habitação tenha encontrado essa possibilidade, já que somente este tem legitimidade para tal convalidação ou outorga de permissão. Ocorre que não se tem notícia de que o Conselho de Habitação esteja constituído e devidamente atuando”, ressalta Luiz Alfredo.

Melhorias

O vereador do PT do B também apresentou indicação para que a prefeitura providencie melhorias na iluminação pública do jardim Ipanema (em especial na rua Pioneiro Ladislau Lonkoski). Pediu ainda a designação, com urgência, de vigias em tempo integral para a escola municipal Castro Alves e o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz (vila Guarujá), bem como para a unidade de saúde do bairro.

Na Câmara Municipal tramita ainda projeto de lei de autoria do vereador Luiz Alfredo que denomina de “Antonio Pires Viana” o bosque localizado no jardim Bella Vista.

Legislativo: Comissões reúnem-se nesta terça-feira

por adm publicado 12/12/2017 13h53, última modificação 12/12/2017 13h53
Três projetos de lei constam da pauta.

A Comissão Permanente de Saýude, Educação e Segurança Pública da Câmara Municipal de Campo Mourão reúne-se nesta terça-feira (12/12), a partir das 15h30min. Três vereadores compõem a comissão: Jadir Soares – Pepita (presidente), Cícero Pereira de Souza e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz.

Três projetos de lei constam da pauta. Um deles, de autoria da vereadora Nelita Piacentini, denomina de Juares Carlos Piacentini o Centro Municipal de Educação Infantil do Conjunto Moradias Avelino Piacentini. Outro projeto, de autoria do vereador Sidnei jardim, institui a campanha Empresa Amiga da Escola em Campo Mourão. Do Poder Executivo será apreciado projeto que revoga a lei que instituiu o programa Fundo Rotativo da Secretaria Municipal de Educação, por orientação do Tribunal de Ciontas do Paraná.

Especial

Às 16 horas acontece a reunião da comissão especial de mérito constituída pelo Poder Legislativo para apreciar quatro projetos de lei complementar, oriundos do Poder Executivo, que alteram dispositivos do Código Tributário, no que se refere a taxas e outros tributos, ISSQN, ITBI e IPTU.

Vereador solicita abertura de lanchonete no Parque do Lago

por adm publicado 12/12/2017 13h56, última modificação 12/12/2017 13h56
Sidnei Jardim (PPS) solicitou a abertura de uma lanchonete nas instalações já existentes no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do lago).

A viabilização de procedimento para a abertura de uma lanchonete nas instalações já existentes no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do lago) foi reivindicada nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidnei Jardim (PPS). Na justificativa do pedido, o vereador ressalta que o logradouro constitui-se no principal ponto turístico e de lazer da cidade.

Sidnei Jardim salienta que, no passado, o parque contava com orquidário, estufas, opção de passeio com pedalinhos e caiaques no lago, etc. “Porém, devido a vários fatores, o parque foi ficando cada vez mais esquecido. A lanchonete que existia no local fechou, as atividades culturais foram cessando e a estrutura existente atualmente demanda de várias manutenções e investimentos”, explica o vereador.

Através de outro requerimento, Sidnei Jardim solicitou a instalação de um portão de entrada no parque com acesso para a rua Antônio Bueno Camargo (jardim Residencial do Lago).

Melhorias

O vereador do PPS apresentou ainda indicações para a recuperação asfáltica do trecho situado entre a BR 158 e a rua Faustino Elias dos Santos (jardim Nossa Senhora Aparecida) e das ruas das Tilápias (cruzamento com a rua Tarumã – vila Cândida) e das Andorinhas (entre as ruas Falcão e Vereador Valdomiro Cilião de Araújo – vila Teixeira).

Através de outras indicações pediu a substituição de luminárias queimadas na avenida Quinto Salvadori (jardim Ipanema) e nas ruas Damasco (conjunto habitacional Montes Claros), Colmeia (jardim Alvorada), bem como a execução de serviços de manutenção de lâmpadas e estrutura de postes republicano na rua São Josafat.

“Pepita” pede recapeamento

por adm publicado 13/12/2017 17h11, última modificação 13/12/2017 17h11
Pedido a prefeitura para que execute serviço de recapeamento asfáltico em vias públicas de Campo Mourão.

“Pepita” pede recapeamento

 

Nove das 13 indicações que o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) apresentou esta semana na Câmara Municipal foram com pedido a prefeitura para que execute serviço de recapeamento asfáltico em vias públicas de Campo Mourão. Dezesseis trechos de ruas e avenidas de bairros e da área central foram apontados para receber a melhoria.

Foi reivindicado o recapeamento asfáltico para as ruas Francisco Albuquerque (entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes), Laurindo Borges (entre as ruas Marins Pereira e das Papoulas – jardim Cidade Verde), Nova Esperança (entre a avenida Guilherme de Paula Xavier e a perimetral Tancredo Neves – jardim Santa Nilce I) e São Paulo (entre as avenidas Afonso Botelho e a perimetral Tancredo Neves – centro).

A melhoria também foi solicitada para as ruas Cruzeiro do Oeste (entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes e entre a rua João Xavier Padilha e a perimetral Tancredo Neves – centro), Peabiru (entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier) e das Lontras (entre as ruas Lemos do Prado e da Província – jardim Pio XII).

Foi ainda pleiteado o recapeamento de trechos das ruas Apolônia Staniszewski, Carlos Otto Roeder, dos Expedicionários, Franz Kaiser e João Xavier Padilha (jardim Copacabana I), Piquirivaí e Bela Vista (jardim Lar Paraná) e da Travessa Hibiscos (jardim Verdes Campos).

Indicações

As demais indicações apresentadas por Jadir Soares foram para que a prefeitura providencie a instalação de iluminação pública na travessa Jequitibá (entre a avenida Manoel Nogueira e a rua Cajueiras – Parque Residencial Ipê), execute uma série de melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito (jardim lar Paraná) e coloque placas de conscientização sobre a importância do recolhimento do lixo no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, além da instalação de lixeiras no passeio público e próximo a quadra de areia.

O cascalhamento da rua Halle Nasser (entre as ruas Tarumã e das Glórias – jardim Damasco) e a realização de serviço de manutenção em postes republicanos localizados na avenida Irmãos Pereira (esquina com a rua Brasil) foram outros pedidos apresentados pelo vereador Jadir Soares.

Mérito Militar

por adm publicado 13/12/2017 17h12, última modificação 13/12/2017 17h12
Legislativo outorga título a Quézia Catarino de Oliveira, do 11º Batalhão de Polícia Militar.
Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (12/12), após a última sessão ordinária do ano, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fez a entrega de Título de Mérito Militar a Quézia Catarino de Oliveira, do 11º Batalhão de Polícia Militar. A honraria foi entregue pelo vice-prefeito Beto Voidelo (que representou o prefeito Tauillo Tezelli) e o vereador Edilson Martins, autor da proposição que concedeu a comenda.

Mulher: Vereadora quer saber: Casa de Apoio está funcionando?

por adm publicado 13/12/2017 17h15, última modificação 13/12/2017 17h15
Requerimento da vereadora Nelita Piacentini (PR) para que a prefeitura informe se a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência está em funcionamento.
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento da vereadora Nelita Piacentini (PR) para que a prefeitura informe se a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência está em funcionamento. A unidade está localizada em um bairro da cidade e foi instalada através de parceria do Município com órgãos governamentais para abrigar mulheres em situação de risco.

O prefeito Tauillo Tezelli tem prazo máximo de 30 dias para prestar a informação ao Poder Legislativo. Caso a unidade não esteja em funcionamento, a vereadora quer saber para que está sendo utilizado o prédio.

Indicações

Nelita Piacentini também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a instalação de placas informativas nas margens do reservatório da Usina Mourão informando sobre a exigência legal de carteira de habilitação náutica para pilotar lanchas e jet ski. Pediu ainda que nas placas seja informada a distância mínima que se deve manter da margem para a segurança da navegação e preservação da integridade física dos banhistas. Ela pediu a colocação de placas na Associação Banestado, o antigo DER, Cayenna Club e chácaras de aluguel.

A revitalização do piso e de todo o ginásio de esportes da vila Urupês, além da execução de melhorias no cemitério municipal São Judas Tadeu, foram outras reivindicações apresentadas pela vereadora.

O Poder Legislativo aprovou ainda requerimento apresentado por Nelita Piacenini com voto de louvor a José Alves da Cruz pela recente conquista do Troféu Destaque em Superintendência Estadual dos Correios do Paraná.

Câmara: Mais pedidos de recape

por adm publicado 13/12/2017 17h19, última modificação 13/12/2017 17h19
Muitas proposições apresentadas pelos vereadores de Campo Mourão nas últimas sessões do Poder Legislativo são de pedidos à prefeitura de execução de serviço de recapeamento asfáltico em vias públicas de bairros e da área central da cidade.
Parcela significativa das proposições apresentadas pelos vereadores de Campo Mourão nas últimas sessões do Poder Legislativo são de pedidos à prefeitura de execução de serviço de recapeamento asfáltico em vias públicas de bairros e da área central da cidade.

O vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB) pediu a melhoria para a rua dos Encontros (jardim Tropical II). Já o vereador Edilson Martins pleiteou o recape da rua Paulo Geraldo Bastos (entre as ruas Santos Dumont e Nova Esperança), no jardim São Sebastião.

Edson Battilani (PPS) reiterou os pedidos de execução de recape asfáltico nas ruas Maria Olímpia Jardim e Pedro Gênero (jardim Isabel), Guarani (entre as ruas Albatroz e dos Pardais – conjunto Dr. Milton Luiz Pereira), Harrison José Borges (jardim Laura), Valparaíso (jardim Pio XII) e Perobal (jardim Santa Nilce).

O vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) solicitou a realização de operação tapa buracos nas ruas Santos Dumont (jardim Cidade Verde) e das Pombas (vila Teixeira)

Jardim Paulista: Campo de malha e academia

por adm publicado 15/12/2017 08h37, última modificação 15/12/2017 08h37
Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) apresentou algumas reivindicações nesta semana.

A construção de um campo de malha e a instalação de uma Academia ao Ar Livre, ao lado do campo de futebol do jardim Paulista, foram algumas das reivindicações que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) apresentou nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli.

Os pedidos foram formulados através de indicações deliberadas pela Câmara Municipal. “Tucano” solicitou ainda a limpeza de bueiros em toda a extensão da rua Porto Velho (jardim Santa Nilce II) e a execução de serviços de limpeza e capinagem de terreno localizado na rua Curió (entre as ruas Dalmo Albuquerque e Egydio Cardoso Lima), no jardim Gutierrez. Também pediu a construção de calçada na rua Porto Velho (entre as ruas Eulália Carneiro de Campos e dos Crisântemos), com a notificação do proprietário do imóvel.

Jardim Ipanema: Intensificação de rondas da PM

por adm publicado 15/12/2017 08h42, última modificação 15/12/2017 08h42
Sidnei Jardim (PPS) solicitou ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar a intensificação de rondas no jardim Ipanema.

Através de requerimento apresentado na última sessão da Câmara Municipal – aprovado por unanimidade -, o vereador Sidnei Jardim (PPS) solicitou ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar a intensificação de rondas no jardim Ipanema. Além de um caso recente de assalto a uma munícipe naquela região, existem denúncias de moradores que pessoas em atitudes estranhas transitam pelo bairro.

O vereador também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a correção do alinhamento da malha asfáltica em toda a extensão da rua das Sibipirunas (jardim Araucária), a retirada de um ponto de parada do transporte coletivo urbano localizado em frente a igreja Evangélica Assembleia de Deus (rua Benedito Lisboa de Souza - jardim Bandeirantes) e a manutenção de bueiro localizado na rua Damasco (entre a rua Cristal e a avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho – conjunto Montes Claros).

Em outras indicações, Sidnei Jardim pediu a limpeza e capinagem de terreno localizado na rua Armando Russo (entre as ruas 27 de Dezembro e Javali – jardim Veneza) e do canteiro central do trevo localizado no cruzamento das avenida Parigot de Souza e Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho com a rua Arquiteto Hamilton Tavela Borges (jardim Albuquerque).

Projeto

Sidnei Jardim apresentou ainda projeto de lei que institui no calendário oficial o Dia Municipal do Nascituro, a ser comemorado anualmente em 8 de outubro.


Legislativo aprovou projetos

por adm publicado 18/12/2017 08h44, última modificação 18/12/2017 08h44
Em sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (15/12), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou – por maioria de votos – quatro projetos de lei .

Em sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (15/12), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou – por maioria de votos – quatro projetos de lei complementar que alteram o Código Tributário Municipal. Foram aprovados ainda três projetos de lei.

As alterações no Código Tributário promovem mudanças na cobrança de taxas, ISSQN, ITBI e IPTU a partir de 2018. Os projetos, oriundos do Poder Executivo, foram aprovados por sete votos a seis.

Um dos projetos de lei aprovados, de autoria da vereadora Nelita Piacentini e do vereador Luiz Alfredo – denomina de Juares Carlos Piacentini o Centro Municipal de Educação Infantil do conjunto Moradias Avelino Piacentini. Também foi aprovado o projeto de lei, de autoria do vereador Sidnei Jardim, que institui a campanha Empresa Amiga da Escola.

O terceiro projeto de lei aprovado, de autoria do Poder Executivo, revoga a lei que instituiu o programa Fundo Rotativo da Secretaria Municipal de Educação, com base em entendimento do Tribunal de Contas do Paraná.


Battilani cobra censo e cadastro-inclusão

por adm publicado 18/12/2017 11h31, última modificação 18/12/2017 11h31
O cumprimento de lei municipal em vigor desde 1º de outubro de 2013, que instituiu o Censo-Inclusão e o Cadastro-Inclusão em Campo Mourão, foi solicitado na semana passada pelo vereador Edson Battilani (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli.

O cumprimento de lei municipal em vigor desde 1º de outubro de 2013, que instituiu o Censo-Inclusão e o Cadastro-Inclusão em Campo Mourão, foi solicitado na semana passada pelo vereador Edson Battilani (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli. As ações visam à identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas residentes no Município.

Ressalta o vereador que é necessário identificar as pessoas portadoras de necessidades especiais que moram em Campo Mourão com bastante rigor sobre seus tipos e graus de deficiência. “O que ocorre atualmente é que muitas pessoas deficientes estão fora dos programas sociais que lhe são devidos, assim como muitas pessoas que não têm deficiência alguma recebem muitas vantagens que não são de seu merecimento”, alerta Edson Battilani.

O vereador acrescenta que o Poder Executivo deve realizar um cadastramento organizado e rigoroso com urgência. “Precisamos ajudar quem realmente precisa, adotando as providências necessárias para o seu desenvolvimento e acompanhamento”, explica.

Escola

Através de outra indicação apresentada no Poder Legislativo, o vereador Edson Battilani solicitou a prefeitura a realização de melhorias na escola municipal Monteiro Lobato, do jardim Lar Paraná. Entre elas, a instalação de alambrado em torno da unidade, reforma completa da quadra de esportes, construção de cobertura e troca da areia do parque infantil, além da contratação de cozinheira e de dois funcionários de apoio (serviços gerais).

Em outra indicação, o vereador do PPS solicitou o reenquadramento de simbologia de servidores ocupantes dos cargos de agente administrativo, fiscal municipal e fotógrafo. Dezessete indicações apresentadas por Edson Battilani nas últimas sessões ordinárias deste ano do Poder Legislativo foram para reiterar ao Poder Executivo reivindicações feitas anteriormente e que ainda não foram atendidas.


Vereador propõe a criação de novo Distrito Industrial

por adm publicado 19/12/2017 10h39, última modificação 19/12/2017 10h39
A última indicação apresentada este ano na Câmara Municipal pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) foi para que a prefeitura de Campo Mourão crie um novo distrito industrial.

A última indicação apresentada este ano na Câmara Municipal pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) foi para que a prefeitura de Campo Mourão crie um novo distrito industrial na saída para Goioerê. Ele quer que a administração municipal providencie a utilização de um terreno de 76.036 metros quadrados, localizado em frente ao Distrito Industrial Augusto Tezelli Filho, para a implantação de uma nova área para abrigar indústrias.

A indicação já foi encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli e o vereador que a o novo distrito industrial disponibilize lotes de pequenas metragens, de 500 a 1.000 metros quadrados. “O objetivo da utilização deste espaço para a implantação de pequenas indústrias, além de usar as estruturas do Parque Industrial I, incentivará a implantação de pequenas empresas, gerando empregos e renda. É sabido que para pequenas empresas, uma área de 500 a 1 mil metros quadrados atenderá suas necessidades”, explica Edoel Rocha.


Caçamba Social em Campo Mourão

por adm publicado 21/12/2017 14h53, última modificação 21/12/2017 14h53
Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) que propõe a instituição do programa Caçamba Social.

Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) que propõe a instituição do programa Caçamba Social. O objetivo é instalar e disponibilizar caçambas metálicas em áreas públicas, por meio de parceria com empresas privadas, para que a população faça o descarte regular de lixo e entulhos.

O autor da proposição justifica que a iniciativa vai contribuir com a higiene e limpeza pública no Município. Mas destaca que a medida contribuirá, sobretudo, no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti “uma vez que o percentual de infestação do mosquito da dengue está quatro vezes acima da média do índice tolerado pelo Ministério da Saúde”, alerta. Ele explica que o índice tolerado pelo órgão federal é de 1 por cento e a média atual dos bairros de Campo Mourão chega a 4,23 por cento.

A minuta do projeto de lei para a implantação do programa observa que trata-se de uma ação em caráter social e que as caçambas devem ser colocadas em bairros carentes, em pontos estratégicos, denominados de EcoPontos, determinados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O órgão, de acordo com a minuta do projeto, fica responsável pela orientação, fiscalização e o gerenciamentos dos EcoPontos.

O vereador Cabo Cruz salienta que a falta de locais específicos para o despejo de materiais de construção e objetos como móveis quebrados e tantos outros é sentida por toda a população de Campo Mourão, gerando constantes reclamações e reivindicações, principalmente nas redes sociais.

“Somando-se à ausência dos pontos de descarte, há a falta de educação e cidadania de várias pessoas que jogam irregularmente entulhos e os mais variados objetos (sofás, cadeiras, mesas, vasos sanitários, bancos, etc.) em fundos de vale, ás margens de rodovias e estradas rurais, em terrenos baldios e até mesmo em canteiros na área central”, desabafa o vereador.


“Tucano” propõe fábrica de artefatos de cimento

por adm publicado 22/12/2017 10h19, última modificação 22/12/2017 10h19
Através de indicação legislativa o vereador Tucano está propondo a prefeitura que implante uma fábrica de artefatos de cimento para atender a demanda dos produtos em obras municipais.

Através de indicação legislativa protocolada no Poder Legislativo, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) está propondo a prefeitura de Campo Mourão que implante uma fábrica de artefatos de cimento para atender a demanda dos produtos em obras municipais. No passado, a prefeitura local chegou a contar com uma unidade destinada a fabricação de artefatos de cimento.

O vereador ressalta que o objetivo da proposta apresentada é gerar economia para o Município, pois os artefatos de cimento são muito utilizados em obras municipais e a produção próxima reduziria os preços finais. Piso intervalado de concreto (bloquete), blocos, canaletas, meio-bloco, meia canaleta, guias, mini guias, bancos de concreto para praças, paver, placas de concreto, meio fio, tampa de bueiros e muitos outros produtos poderiam ser produzido na fábrica.

O artigo quinto da minuta do projeto de lei para a criação da fábrica ressalta que a unidade poderá utilizar a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos de construção e demolição de obras civis. Também autoriza o Poder Executivo a buscar parcerias e a firmar convênios com entidades, empresas, universidade e outros órgãos. Destaca ainda que os critérios para a produção de artefatos de cimento deverão seguir todos os procedimentos de ensaios para verificação de resistência e características regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

C. Mourão: Proposição beneficia autistas

por adm publicado 22/12/2017 10h20, última modificação 22/12/2017 10h20
O vereador Edson Battilani é o autor de indicação legislativa que propõe o reconhecimento da pessoa com transtornos do espectro do autismo como portadora de deficiência para fins de fruição dos direitos sociais assegurados pela Lei Orgânica e a legislação ordinária de Campo Mourão.

O vereador Edson Battilani (PPS) é o autor de indicação legislativa ao prefeito Tauillo Tezelli que propõe o reconhecimento da pessoa com transtornos do espectro do autismo como portadora de deficiência para fins de fruição dos direitos sociais assegurados pela Lei Orgânica e a legislação ordinária de Campo Mourão.

Um dos objetivos é promover a identificação precoce da doença pelos pais ou responsáveis, buscando o auxílio imediato do poder público, amparando a dignidade da pessoa humana para efeitos, em conjunto com a cidadania. “Pesquisas apontam que quanto antes há o tratamento para crianças com risco de Transtorno do Espectro do Autismo, como uma especialidade específica, maiores as chances de haver o desenvolvimento funcional e alguns especialistas arriscam-se a falar até em cura”, destaca o vereador.

Na mensagem justificativa que acompanha a indicação legislativa, Edson Battilani salienta a importância do diagnóstico precoce utilizando-se técnicas avançadas “para a elaboração de parâmetros e diretrizes para a completa inclusão destas pessoas portadoras no meio social e de ensino”, explica. Ele acentua ainda que os exames e instrumentos são somente clínicos, não envolvendo laboratórios nem custos adicionais.

O artigo 2º da minuta do projeto de lei que acompanha a indicação legislativa que o reconhecimento proposto autoriza o Poder Executivo a instituir e/ou manter centros de atendimentos integrados de saúdem, educação e assistência social especializados no tratamento de pessoas com autismo em Campo Mourão. Também autoriza a disponibilizar tratamento especializado nas seguintes áreas: comunicação (fonoaudiologia) e programas de comunicação, aprendizado (pedagogia especializada), psicoterapia comportamental, psicofarmacologia (psiquiatria infantil, psiquiatria de adulto, neurologista e neuropediatra), capacitação motora (fisioterapia), diagnóstico físico constante (neurologia), métodos aplicados ao comportamento), educação física adaptada, musicoterapia, esporte e lazer, transporte, atendimento na rede básica de saúde, tratamento ortomolecular, atendimento e tratamento biomedicinal (biomédico) e atendimento especializado em odontologia.


Vacina: Benefício para doador de sangue em Campo Mourão

por adm publicado 08/01/2018 09h20, última modificação 08/01/2018 09h20
Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) é o autor de indicação legislativa em tramitação no Poder Legislativo de Campo Mourão que tem por finalidade garantir o benefício da vacina contra a gripe aos doadores de sangue no período da campanha nacional.

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) é o autor de indicação legislativa em tramitação no Poder Legislativo de Campo Mourão que tem por finalidade garantir o benefício da vacina contra a gripe aos doadores de sangue no período da campanha nacional.

“O benefício vai servir de estímulo ao doador assíduo a continuar com seu gesto de amor e incentivo para recrutar novos doadores, assim contribuindo para não haver falta de sangue no Hemonúcleo local”, explica o vereador. Ele ressalta ainda que doar sangue é um ato de solidariedade e de cidadania “É um procedimento simples, rápido, seguro, sigiloso e toda pessoa pode ser doador, desde que se inclua nas condições necessárias para doar”, finaliza.

A minuta do projeto de lei que será enviado ao prefeito Tauillo Tezelli para que o benefício seja instituído contempla aqueles que doaram sangue no hemonúcleo de Campo Mourão nos últimos 12 meses anteriores ao início da campanha anual de vacinação contra a gripe e que passou por todo processo de triagem e conscientização.


2017: Legislativo de C. Mourão deixou mais de R$ 3 mi para o Executivo

por adm publicado 08/01/2018 09h22, última modificação 08/01/2018 09h22
A implementação de uma série de medidas de contenção de gastos pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão ao longo do ano redundaram em uma economia da ordem de R$ 3.012.829,17 em 2017.

A implementação de uma série de medidas de contenção de gastos pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão ao longo do ano redundaram em uma economia da ordem de R$ 3.012.829,17 em 2017. Do orçamento anual de R$ 10.374.948,00, o Poder Legislativo requereu à prefeitura e utilizou R$ 7.362.118,83. Com os recursos economizados, a administração municipal viabilizou serviços de recuperação asfáltica, a redução das filas de pacientes que aguardavam por cirurgias e outros atendimentos, a recuperação de estradas rurais, melhorias nas escolas e o pagamento de dívidas herdadas da gestão anterior.

Quase 30 por cento do orçamento da Câmara Municipal foi economizado. Nesta semana, o Poder Legislativo local devolveu a prefeitura cerca de R$ 80 mil que restavam em suas contas bancárias. Os atuais vereadores mourãoenses adotaram, desde o início do ano, a medida de solicitar a prefeitura não o valor equivalente ao duodécimo do orçamento a que tem direito o Poder Legislativo, mas apenas o valor necessário para custear suas despesas.

Outro indicativo concreto do resultado alcançado pelas medidas de economia adotadas é a diminuição da ordem de R$ 479.235,30 nos gastos da Câmara Municipal de Campo Mourão neste ano, em comparação ao ano anterior. Em 2016, as despesas do Poder Legislativo local somaram R$ 7.809.580,70 enquanto neste ano ficaram em R$ 7.362.118,83.

O presidente da Câmara Municipal Edson Battilani (PPS) ressalta que a economia alcançada é resultado de medidas adotadas pela mesa executiva, com o apoio de todos os vereadores. Destaca ainda que a queda nos gastos foi conseguida através da somatória de medidas que redundaram em dispêndios de maior e menor expressão. “O importante é que a Câmara Municipal economizou praticamente um terço do seu orçamento e assim contribuiu para o atendimento de demandas da população nas mais diferentes áreas”, acentua Battilani.


Recape atenderá reiterados pedidos ao longo de 5 anos

por adm publicado 17/01/2018 08h15, última modificação 17/01/2018 08h15
Desde de 2013, ainda no seu primeiro mandato, o vereador pleiteava a execução da melhoria em várias das vias que agora serão beneficiadas.

A assinatura de contrato na semana passada para a execução de serviços de recape asfáltico em 14 vias públicas de Campo Mourão vai atender a pedidos que o vereador Edilson Martins (PR) formulou reiteradas vezes ao longo dos últimos cinco anos por meio de indicações apresentadas na Câmara Municipal. Desde de 2013, ainda no seu primeiro mandato, o vereador pleiteava a execução da melhoria em várias das vias que agora serão beneficiadas.

As obras deverão ser iniciadas já nos próximos dias e o investimento supera os R$ 5 milhões. Serão recapeados 180 mil metros quadrados de vias urbanas e a execução do serviço foi viabilizado através de recursos captados junto ao Governo do Estado pelo prefeito Tauillo Tezelli. A recuperação da pavimentação asfáltica estará a cargo da empresa Campusmorao.

Nesta primeira etapa de recuperação da pavimentação asfáltica serão contempladas a avenida Guilherme de Paula Xavier e trechos das ruas Cruzeiro do Oeste, Peabiru, Mambore, São Josafat, Devete de Paula Xavier, Roberto Brzezinski, Francisco Albuquerque, Brasil, Harrison José Borges, São Paulo, São José, Londrina e Laurindo Borges.

Outros aproximadamente R$ 8 milhões deverão ser investidos pela administração municipal, em breve, na execução de serviço de recape asfáltico de mais ruas e avenidas de Campo Mourão. Os processos licitatórios estão em fase de análise e a liberação deve acontecer a curto prazo.

Câmara aprova projetos em sessão extraordinária

por adm publicado 30/01/2018 08h42, última modificação 30/01/2018 08h42
Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou em primeira votação – por unanimidade – cinco projetos de lei oriundos do Poder Executivo.

Na manhã desta segunda-feira (29/1), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou em primeira votação – por unanimidade – cinco projetos de lei oriundos do Poder Executivo. A segunda e última votação acontece nesta terça-feira, no mesmo horário.

Um dos projetos aprovados em primeira votação autoriza o Poder Executivo a firmar termo de cooperação com entidade sem fins lucrativos, mediante chamamento público, para organizar a Festa Nacional do Carneiro no Buraco em 2018, 2019 e 2020. A iniciativa vem de encontro a decisões do Ministério Público e segue o que já é feito em outras cidades, onde os maiores eventos do calendário oficial são organizados não pelo poder público, mas por instituições.

Na sequência, os vereadores aprovaram projeto que autoriza a administração municipal a contratar operações de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 5 milhões, para a aquisição de veículos para a renovação da frota, caminhão basculante extrapesado, guindaste articulado de longo alcance, equipamentos de informática e tecnológicos, mobiliário e realização de cursos de aperfeiçoamento para os servidores.

Também foi aprovado projeto que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 59.972.957,68 no orçamento do Município. Trata-se de uma medida Para a adequação as novas regras impostas pelo governo federal, referente ao financiamento e transparência dos recursos para as ações e os serviços públicos de saúde.

Outro projeto aprovado institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Legislativo

O último projeto aprovado remaneja R$ 1 milhão do orçamento da Câmara de Vereadores para o orçamento do Poder Executivo. Os recursos deverão ser aplicados na reforma das escolas municipais Maria do Carmo Pereira, Bento Mossurunga e Parigot de Souza, bem como da unidade básica de saúde 24 Horas.

A sessão extraordinária desta terça-feira contou com a participação dos vereadores Olivino Custódio, Sidnei Jardim Elvira Schen Lima, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Jadir Soares – Pepita, Edson Battilani, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Edilson Martins, Edoel Rocha e Cícero Pereira de Souza – Professor Cícero.


Roçadas e iluminação na pauta de Sidnei Jardim

por adm publicado 30/01/2018 13h37, última modificação 30/01/2018 13h37
Sidnei Jardim (PPS) já protocolou para as primeiras sessões ordinárias da Câmara Municipal em 2018 inúmeros pedidos de execução de serviços de manutenção no sistema de iluminação pública e de limpeza de imóveis tomados pelo mato.

 Entre as indicações que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) já protocolou para as primeiras sessões ordinárias da Câmara Municipal em 2018 destacam-se os inúmeros pedidos de execução de serviços de manutenção no sistema de iluminação pública e de limpeza de imóveis tomados pelo mato. Também estão proposições para que a administração municipal realize a recuperação da pavimentação asfáltica em várias ruas e avenidas de Campo Mourão.

O vereador quer a substituição de luminárias queimadas nas ruas Ponta Grossa, das Flores e Princesa dos Campos (jardim Tropical II), Pinheiros (conjunto habitacional Montes Claros), Jaburu (jardim Aeroporto), Edmundo Mercer (jardim Vitória Régia) e Quinto Salvadori (jardim Cidade Nova).

Sidnei Jardim também quer a realização de serviços de limpeza e capinagem em terrenos baldios localizados nas ruas Lourival Borba (jardim Isabel) e Sabiá (jardim Tropical). Eler quer ainda a limpeza e retirada de galhadas no passeio público das ruas Presidente Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Goulart (jardim Brasília). As proposições, o vereador anexou fotos para evidenciar a gravidade da situação.

Outra indicação apresentada por Sidnei Jardim é para que a prefeitura execute a recuperação da pavimentação asfáltica da rua dos Crisântemos (entre as ruas Araguaia e Porto União), no jardim Santa Nilce II.

Vereadores aprovam projetos

por adm publicado 30/01/2018 13h41, última modificação 30/01/2018 13h41
Entre os projetos aprovados está o que autoriza o Poder Executivo a firmar termo de cooperação com entidade da sociedade civil (sem fins lucrativos), mediante chamamento público, para organizar a Festa Nacional do Carneiro no Buraco.

Em segunda e última votação, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou na manhã desta terça-feira (30/1), em sessão extraordinária, cinco projetos de lei encaminhados pelo prefeito Tauillo Tezelli. Edson Battilani presidiu a sessão que contou com a participação de 10 dos 13 vereadores mourãoenses.

Entre os projetos aprovados está o que autoriza o Poder Executivo a firmar termo de cooperação com entidade da sociedade civil (sem fins lucrativos), mediante chamamento público, para organizar a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Também foi aprovado projeto que autoriza a administração municipal a contratar operações de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 5 milhões, para a aquisição de veículos para a renovação da frota, caminhão basculante extrapesado, guindaste articulado de longo alcance, equipamentos de informática e tecnológicos, mobiliário e realização de cursos de aperfeiçoamento para os servidores.

Foi aprovado ainda o projeto que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 59.972.957,68 no orçamento do Município. Trata-se de uma medida Para a adequação as novas regras impostas pelo governo federal, referente ao financiamento e transparência dos recursos para as ações e os serviços públicos de saúde. Outro projeto aprovado institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Remanejamento

Os vereadores também aprovaram projeto que remaneja R$ 1 milhão do orçamento do Poder Legislativo para o orçamento do Poder Executivo. Por indicação dos vereadores, os recursos deverão ser aplicados na reforma das escolas municipais Maria do Carmo Pereira, Bento Mossurunga e Parigot de Souza, bem como da unidade básica de saúde 24 Horas.

Estes foram os vereadores que compareceram as sessões extraordinárias realizadas na segunda e terça-feira: Olivino Custódio, Sidnei Jardim, Elvira Schen Lima, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Jadir Soares – Pepita, Edson Battilani, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Edilson Martins, Edoel Rocha e Cícero Pereira de Souza – Professor Cícero.


Edilson Martins: Vereador já protocolou 43 pedidos de recape asfáltico

por adm publicado 31/01/2018 16h22, última modificação 31/01/2018 16h22
Edilson Martins quer a recuperação da pavimentação asfáltica de várias ruas.

Para apreciação e deliberação nas primeiras sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campo Mourão em 2018, marcadas para os dias 19 e 20 de fevereiro, o vereador Edilson Martins (PR) já protocolou 43 indicações com pedidos à prefeitura para a realização de serviço de recape asfáltico em ruas e avenidas localizadas na área central e bairros da cidade. Também protocolou proposições para a execução de melhoria na unidade básica de saúde da vila Urupês e a execução de pavimentação asfáltica na avenida João Batista Salvadori (jardim Cidade Nova).

Edilson Martins quer a recuperação da pavimentação asfáltica das ruas João Vecchi e Dr. Nelson Bittencourt Prado (jardim Lar Paraná), Vila Rica (jardim Flora), Laurindo Borges (centro), Manoel Silvério Pereira (jardim Alvorada), Prefeito Daniel Portela (jardim Isabel), Mato Grosso (jardim Gutierrez), Roberto Brzezinski (entre as avenida Afonso Botelho e Luciano Marmontel), Armil Rodrigues Prado (vila Cândida) e Euclides de Lima (jardim Bandeirantes).

A melhoria também foi reivindicada para trechos das ruas Engenheiro Mercer, Vicente Domanski, Pedro Hruschka, Apolinário Gorski, Dom Jaime Luís Coelho, Mário Castaldeli, Duque de Caxias, Caçanjurê, João Goulart, Juscelino Kubitschek, Ilha do Mel, Sílvio Perci Ferro, Lourival Borba,, Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira, Engenheiro Airton de Paula Siqueira Alves, Hilda Munin Brzezinski, Interventor Manoel Ribas, Mamborê, Prefeito Devete de Paula Xavier, Francisco Albuquerque e Roberto Brzezinski.

O vereador Edilson Martins solicitou ainda a realização de recape asfáltico em trechos das avenidas Irmãos Pereira, Goioerê, Germano Rodolfo Bathke, Manoel Nogueira, Afonso Botelho, Comendador Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier, João Bento e Prefeito Dr. Horácio Amaral, bem como na Via Marginal Gelindo Stefanuto e nas travessas Vergílio Alves de Oliveira e Vitória Régia.

Para a unidade básica de saúde da vila Urupês, o vereador do PR reivindicou a construção de uma cobertura no pátio para abrigar os pacientes.

Dnit: Buracos na recapeada BR 487.

por adm publicado 31/01/2018 16h23, última modificação 31/01/2018 16h23
Battilani cobra providências
O vereador Edson Battilani (PPS) protocolou requerimento para que Câmara Municipal de Campo Mourão solicite providências ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) quanto aos buracos que estão surgindo na BR 487 (entre a Fazenda Onça Parda e o rio Muquilão), trecho que foi totalmente recapeado recentemente.

Os serviços de recuperação da pavimentação da rodovia foram concluídos há poucos meses, mas os buracos já estão se multiplicando no trecho apontado pelo vereador na proposição. Ressalta o vereador que o pavimento esburacado prejudica a trafegabilidade, pode contribuir para a ocorrência de acidentes e ainda provocar prejuízos aos motoristas que por ali transitam.

Na justificativa do requerimento, Edson Battilani destaca que o surgimento dos buracos poucos meses após a conclusão dos serviços de recape asfáltico “çevam os usuários a deduzirem que a execução foi mal feita, restando à empreiteira a responsabilidade pelas necessárias correções e ao Dnit a obrigação de determinarestá obrigação”, finaliza o vereador.

Cópia do ofício ao Dnit deverá ser enviada pelo Poder Legislativo ao deputado federal Rubens Bueno e aos deputados estaduais Douglas Fabrício (licenciado) e Márcio Nunes.

Melhorias

Edson Battilani também protocolou indicações no Poder Legislativo para que a prefeitura realize recape asfáltico nas ruas Sabiá (jardim Tropical) e Recelene Cavalcante (vila Corinthians), instale parque infantil na praça Alvorada (jardim Lar Paraná) e providencie a instalação de bancos ao longo da pista de caminhada – a cada 500 metros – do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago). O vereador pediu ainda a revitalização da fonte “Cabeça do Macaco”, localizada no logradouro público.

Cabo Cruz: Vereador reivindica melhorias

por adm publicado 01/02/2018 13h32, última modificação 01/02/2018 13h32
A completa reforma da quadra esportiva localizada nos fundos do conjunto Capricórnio, incluindo pintura, demarcação e colocação de alambrado, é uma das reivindicações que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) vai apresentar já na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Mourão, marcada para o próximo dia 19.

A completa reforma da quadra esportiva localizada nos fundos do conjunto Capricórnio, incluindo pintura, demarcação e colocação de alambrado, é uma das reivindicações que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) vai apresentar já na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Mourão, marcada para o próximo dia 19.

Através de outras indicações protocoladas no Poder Legislativo, o vereador também está pedindo a realização de operação tapa buraco na rua Valdemar Costa Faria (jardim Flora), a reforma da calçada em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês) e a limpeza de bueiros na rua Iguatemi (conjunto habitacional Parigot de Souza).

Mais pedidos a administração municipal protocolados pelo vereador: colocação de tampas em bueiros localizado nas ruas Pitanga (centro) e Souza Naves (jardim Brasília), execução de sinalização vertical do redutor de velocidade localizado na avenida José Wierzchon (jardim Albuquerque) e a pintura de faixa de pedestre em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês). Cabo Cruz quer ainda que a prefeitura notifique o proprietário de terreno localizado na rua Augusto Paulovski (jardim Sol Nascente) para que providencia com urgência a limpeza do imóvel.


Identificação de ruas nos jardins Batel I e II

por adm publicado 01/02/2018 13h35, última modificação 01/02/2018 13h35
Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) solicitou que seja realizada a pintura dos nomes das vias nos postes.

A pintura do nome das vias públicas nos postes dos jardins Batel I e II será reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR), através de indicação que protocolou na Câmara Municipal. Trata-se de um pedido dos próprios moradores dos bairros.

Através de outras indicações protocoladas no Poder Legislativo, o vereador está reivindicando a administração municipal a realização de operação tapa buracos na rua Rocha Pombo (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento), a construção de redutor de velocidade – devidamente sinalizado – na rua Tapejara (conjunto habitacional Parigot de Souza) e a substituição de luminárias queimadas nas ruas Pioneiro (jardim Batel) e Bom Jesus (Vila Rural Pedro Kloster Júnior).

“Tucano” está ainda reiterando o pedido de asfaltamento de trechos das ruas Pedro Cavali e Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira (jardim Santa Cruz). Outras reivindicações do vereador a prefeitura: instalação de rede de proteção para cobertura do campo da Arena Multiuso Esportiva do conjunto habitacional Parigot de Souza e conserto da tapa de bueiro localizado na avenida José Custódio de Oliveira (em frente a agência do Banco do Brasil).

Pepita pede obras e serviços

por adm publicado 05/02/2018 08h14, última modificação 05/02/2018 08h14
Jadir Soares – Pepita (PPS) está reivindicando melhorias para oito bairros, o centro e a zona rural de Campo Mourão.

Através de indicações protocoladas na Câmara Municipal, que serão deliberadas já na sessão de abertura do calendário anual de sessões do Poder Legislativo, marcada para o próximo dia 19, o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) está reivindicando melhorias para oito bairros, o centro e a zona rural de Campo Mourão.

Para os jardins Copacabana II, o vereador quer a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) ao lado da unidade básica de saúde “Dilmar Daleffe”. Já para o jardim Maria Barleta pede a recuperação da pavimentação asfáltica das ruas Jardineira e Alcides Ferreira de Andrade. Outra indicação é para que a prefeitura providencie a execução de serviço de recapeamento na rua Ubirajara Giani (no cruzamento com a travessa Maria da Luz Veiga Mello), no jardim Lar Paraná.

O vereador Pepita quer ainda a realização de serviços de manutenção em bueiros das ruas Jardineira e Alcides Ferreira de Andrade (jardim Maria Barleta), a colocação de tampa em bueiros nas ruas Leonel Sonsin (Parque Industrial Augusto Tezelli Filho) e Ubirajara Giani (jardim Lar Paraná) e o asfaltamento (ou ao menos o cascalhamento) da rua das Tilápias (entre as ruas Luiz da Silva Rézio e Tarumã – vila Cândida).

Em outras indicações protocoladas, o vereador do PPS pede a execução de sinalização horizontal em diagonal na rua Pitanga (entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier) e a construção de campo de futebol suíço na comunidade rural do KM 128

Para as ruas Porto Alegre (vila Rio Grande) e José Francisco da Silva (jardim Lopes), além de quatro vias do jardim Tomasi e 12 vias do jardim Copacabana I, II e III, o vereador Jadir Soarees quer a execução de sinalização horizontal e vertical (em especial, placas de via preferencial) e a pintura do nome das ruas e avenidas nos postes.

Vereadores querem recape e melhorias na iluminação

por adm publicado 05/02/2018 08h18, última modificação 05/02/2018 08h18
Olivino Custódio (PSC) e Nelita Piacentini (PR) fizeram as solicitações.

A execução de serviço de recape asfáltico na rua das Emas (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e a realização de manutenção na iluminação pública nas ruas Vereador José Dutra de Almeida Lira e Mário Kwitschal, bem como na avenida Manoel Nogueira (conjunto São Francisco de Assis). As duas melhorias são pedidas pelo vereador Olivino Custódio (PSC) em indicações protocoladas na Câmara Municipal de Campo Mourão.

Já a vereadora Nelita Piacentini (PR) protocolou indicação para que a prefeitura realize recape asfáltico na rua Antônio Vargas Netto (jardim Modelo).

C. Mourão: Parceria para a utilização de trabalhos acadêmicos

por adm publicado 06/02/2018 10h34, última modificação 06/02/2018 10h34
Luiz Alfredo (AVANTE) protocolou indicação para formalizar parceria com as instituições de ensino superior para que trabalhos realizados pelos acadêmicos no decorrer dos cursos possam ser utilizados pela administração municipal.
A formalização de parceria com as instituições de ensino superior para que trabalhos realizados pelos acadêmicos no decorrer dos cursos possam ser utilizados pela administração municipal para o desenvolvimento de ações voltadas a melhoria da infraestrutura urbana e dos serviços ofertados à população. Essa é a sugestão do vereador e advogado Luiz Alfredo (AVANTE) a prefeitura de Campo Mourão, através de indicação protocolada no Poder Legislativo.

“Todos os anos, os alunos de diversos cursos, das instituições de ensino superior instaladas no Município, desenvolvem trabalhos e projetos que podem ser aplicados pela administração pública”, observa o vereador. Como exemplo, Luiz Alfredo cita o projeto de revitalização da praça Bento Munhoz da Rocha Neto, elaborado pela estudante Dafini Eloise Keller Vareschi (do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicesumar), como trabalho de conclusão de curso. Pranchas do projeto foram anexadas a indicação e a proposta sugere opções de instalação de estruturas e equipamentos no logradouro visando atender as necessidades e expectativas da população entrevistada..

Outro exemplo apontado pelo vereador é da Casa do papai Noel instalada na praça São José, em parceria com a UTFPR. A unidade é reutilizável e de baixo custo, montada sem o uso de pregos, que pode ser usada nos próximos anos, inclusive para outros eventos.

“As novas ideias desses alunos podem trazer grande vantagem ao Poder Executivo, que na teoria não teria dispêndio de erário e/ou recursos humanos no desenvolvimento desses estudos, que podem apontar soluções e melhorias através de uma visão diferente das necessidades da cidade como um todo”, acentua Luiz Alfredo.

Barreiro das Frutas: Recuperação da pavimentação de estrada em Campo Mourão

por adm publicado 06/02/2018 10h37, última modificação 06/02/2018 10h37
A verba de R$ 1 milhão anunciada pelo Governo do Estado para dar início a recuperação da pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, no trecho que liga a área urbana de Campo Mourão ao rio da Várzea, foi liberada?

A verba de R$ 1 milhão anunciada pelo Governo do Estado para dar início a recuperação da pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, no trecho que liga a área urbana de Campo Mourão ao rio da Várzea, foi liberada?”. O questionamento é do vereador Edson Battilani (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli em requerimento protocolado no Poder Legislativo que deverá ser apreciado na sessão do próximo dia 19.

O anúncio da liberação dos recursos, resultantes de emendas dos deputados Douglas Fabrício e Márcio Nunes, aconteceu no ano passado, mas as obras de recuperação da pavimentação asfáltica da via rural ainda não foram iniciadas. Battilani que ainda que a prefeitura informe se existe previsão para o início dos trabalhos e os motivos da demora.

No requerimento protocolado no Poder Legislativo, o vereador destaca que a cada dia o pavimento da estrada está mais degradado “a ponto da condição de trafegabilidade se tornar quase impraticável”. Acentua ainda a importância da via para as comunidades rurais daquela região, para o transporte escolar e os produtores rurais que precisam escoar as safras.

Boa Esperança

Em outro requerimento protocolado, o vereador Edson Battilani indaga ao prefeito Tauillo Tezelli se o convênio para a implantação de calçamento poliédrico na estrada para a comunidade rural Boa Esperança foi retomado. Em caso positivo, ele quer saber ainda se os recursos previstos foram liberados.

Os recursos são resultado de pedido que o vereador fez a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, por intermédio do deputado licenciado Douglas Fabrício, ainda na legislatura passada.

A administração municipal anterior fez a licitação da obra, mas a empresa vencedora abandonou o serviço logo no início. A atual administração municipal teria conseguido restabelecer e prorrogar o convênio, mas não se tem informações sobre a retomada dos trabalhos.

“Se o convênio foi restabelecido e o dinheiro está liberado, o que impede o reinício da obra?”, questiona Edson Battilani.


Calendário de sessões do Legislativo mourãoense

por adm publicado 06/02/2018 10h38, última modificação 06/02/2018 10h38
O calendário anual de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campo Mourão foi definido através de instrução normativa da Mesa Executiva do Poder Legislativo e publicado no Órgão Oficial Eletrônico.
Ordinárias:

Calendário de sessões do Legislativo mourãoense


O calendário anual de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campo Mourão foi definido através de instrução normativa da Mesa Executiva do Poder Legislativo e publicado no Órgão Oficial Eletrônico. Nos próximos dias 19 e 20, a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, serão realizadas as primeiras sessões ordinárias de 2018.

De acordo com o calendário, serão realizadas 38 sessões ordinárias no ano: fevereiro – dias 19 e 20; março – dias 5, 6, 26 e 27; abril – dias 2, 3, 23 e 24; maio – dias 7, 8, 21 e 22; junho – dias 4, 5, 18 e 19; julho – dias 9 e 10; agosto – dias 6, 7, 20 e 21; setembro – dias 3, 4, 17 e 18; outubro – dias1, 2, 22 e 23; novembro – dias 5, 6, 19 e 20; dezembro – dias 17 e 18. As sessões são abertas à comunidade.

A Mesa Executiva da Câmara Municipal de Campo Mourão é integrada pelos vereadores Edson Battilani (presidente), Edilson Martins (1º vice-presidente), Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (2º vice-presidente); Jadir Soares – Pepita (1º secretário) e Roberto Cruz Mendes – cabo Cruz (2º secretário).

Decreto: Regulamentação de ambulantes é proposta por Edson Battilani

por adm publicado 06/02/2018 10h40, última modificação 06/02/2018 10h40
A sugestão do vereador Edson Battilani (PPS) para a questão do comércio ambulante em Campo Mourão é a regulamentação da atividade pelo Poder Executivo.
A sugestão do vereador Edson Battilani (PPS) para a questão do comércio ambulante em Campo Mourão é a regulamentação da atividade pelo Poder Executivo, já que há uma lei municipal que trata do assunto. Na avaliação do vereador, porém, a regulamentação precisa acontecer o mais rápido possível para que aqueles que se dedicam a atividade possam se legalizar e trabalhar com tranquilidade.

Battilani acentua que a busca de uma solução definitiva para o problema do comércio ambulante na cidade vem sendo postergada há muito tempo, com o agravamento da situação e o surgimento de muitos problemas e situações indesejáveis. O vereador salienta que a omissão do poder público em passado recentemente levou a disseminação da atividade pela cidade, até como resultado direto do agravamento do problema do desemprego no país. “Mas o comércio de todo o tipo de produtos nas sobre vias públicas, calçadas e outros logradouros, sem qualquer tipo de norma, sempre redunda em problemas”, explica.

“A regulamentação da lei, via decreto do Poder Executivo, feita de forma criteriosa, é ao meu modo de ver a forma de solucionar o problema em Campo Mourão. Daria a necessária segurança aqueles que desenvolvem suas atividades de forma legal e contribuiria para evitar situações desagradáveis, propiciando aos órgãos encarregados da fiscalização melhores ferramentas para exercer a função”, conclui Edson Battilani.

Ações do documento