Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

KM 128: Melhorias para comunidade rural

por adm publicado 04/09/2017 11h03, última modificação 04/09/2017 11h03
Entre as proposições que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - Tucano (PR) apresentou esta semana na Câmara Municipal, quatro foram com pedidos a prefeitura de melhorias para a comunidade rural do KM 128.

   Entre as proposições que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - Tucano (PR) apresentou esta semana na Câmara Municipal, quatro foram com pedidos a prefeitura de melhorias para a comunidade rural do KM 128. Além de reivindicar a instalação de um módulo odontológico, também solicitou a disponibilização de uma enfermeira para atuar na unidade básica de saúde da localidade.

   Para a sede da Associação de Moradores, o vereador pleiteou a: instalação de iluminação externa, colocação de lixeiras e ainda a  limpeza e corte de grama no pátio. Outra indicação foi para que seja construído um redutor de velocidade e colocadas placas de sinalização em frente à escola municipal Manoel de Nóbrega.

   Outras proposições apresentadas pelo vereador Tucano solicitam melhorias para a área urbana de Campo Mourão. Ele sugeriu a readequação do canteiro existente na esquina da avenida Irmãos Pereira com a rua Araruna para que o tráfego seja nos dois lados da via, a instalação de iluminação na rua 27 de Dezembro e na estrada de acesso ao Frigorífico Orion &Magistral (ao lado do Centro de Tradições Gaúchas - CTG) e a troca de luminárias queimadas em toda a extensão da rua Valdomiro Ferrari (conjunto Moradias Avelino Piacentini). Também propôs a instalação de abrigo - com banco - em ponto do transporte coletivo urbano na avenida Goioerê (centro) e o conserto da tampa de bueiro na avenida Armelindo Trombini (jardim Albuquerque).

Escola

   "Tucano" apresentou ainda requerimento para que o prefeito Tauillo Tezelli informe se o terreno para a construção do Colégio estadual Novo Horizonte, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Affonso Staniszewski (jardim Batel) foi efetivamente doado, com o cumprimento de todos os trâmites. Em caso positivo, indagou também se o Governo do estado já informou quando as obras serão iniciadas.

Asfaltamento e limpeza, reivindicam vereadores

por adm publicado 04/09/2017 11h04, última modificação 04/09/2017 11h04
O asfaltamento de quatro vias públicas localizadas em dois bairros da periferia de Campo Mourão, além da realização de roçada e limpeza em duas ruas do jardim Tropical II, foram reivindicados à prefeitura pelos vereadores Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL) e Jadir Soares - Pepita (PPS).

 O asfaltamento de quatro vias públicas localizadas em dois bairros da periferia de Campo Mourão, além da realização de roçada e limpeza em duas ruas do jardim Tropical II, foram reivindicados à prefeitura pelos vereadores Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL) e Jadir Soares - Pepita (PPS).

   Através de indicações apresentadas nas sessões que o Poder Legislativo realizou nesta semana, os dois vereadores solicitaram a pavimentação asfáltica das ruas Pioneira Benedita Pereira Duarte, Nilton Rogério Pena Forte (Jardim Tropical I), Antonio Zaramela e Nelson Behrens (jardim Silvana). Já os pedidos de roçada e limpeza do mato foi para as ruas do Lazer e Ipanema.

   O vereador Cabo Cruz também pediu a construção de redutores de velocidade nas avenidas José Custódio de Oliveira (centro) e Ney Braga(conjunto residencial Ilha Bela), além da recolocação de tampa em bueiro na rua Eulália Carneiro (jardim Alvorada.


Proposta de reestruturação da Feira do Produtor Rural

por adm publicado 04/09/2017 11h08, última modificação 04/09/2017 11h08
A reestruturação da Feira do Produtor Rural que acontece semanalmente em vários bairros de Campo Mourão, com a implantação de estrutura básica – inclusive banheiros – foi proposta nesta semana a prefeitura pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS).

 A reestruturação da Feira do Produtor Rural que acontece semanalmente em vários bairros de Campo Mourão, com a implantação de estrutura básica – inclusive banheiros – foi proposta nesta semana a prefeitura pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS). Além de assegurar conforto aos consumidores e também aos feirantes, as melhorias indicadas deverão atrair não apenas novos consumidores, mas também ampliar o número de produtores participantes.

   A proposta foi formalizada através de indicação que o vereador apresentou nas sessões que a Câmara Municipal realizou no início desta semana. “Atualmente, os bairros que abrigam as Feiras do Produtor Rural em nosso Município não dispõem de estrutura específica e sequer sanitários públicos”, observa Sidnei Jardim. Ele acentua ainda: “Considerando que essas feiras funcionam há anos em vias públicas da cidade, a instalação de estrutura e sanitários será extremamente importante para todos”, conclui.

Melhorias

   Através de outras indicações apresentadas na Câmara Municipal, Sidnei Jardim pediu o asfaltamento das ruas José Voidelo (jardim Voidelo), Osório Barnabé Pontes (jardim Cidade Nova), João Maria Pereira Carneiro (jardim Isabel), Curucaca (Parque São João) e Cristal (conjunto residencial Diamante Azul). Também pleiteou melhorias para o distrito de Piquirivaí: reforma do estádio “Odair Silvestre”, edificação de casas populares, construção de barracão industrial (com indústria permanente e local para a comercialização de artesanato) e a reforma e ampliação da unidade básica de saúde.

   O vereador propôs ainda a instalação de Academia da Primeira Idade (API) e Academia da Terceira Idade (ATI) na região do jardim América e também no jardim Batel. Pediu também a construção de uma praça – com API e ATI – em terreno localizado no entroncamento entre a perimetral Tancredo Neves e a avenida João Xavier Padilha.

Show gospel na 27ª Festa do Carneiro no Buraco

por adm publicado 04/09/2017 11h10, última modificação 04/09/2017 11h10
Em julho próximo, Campo Mourão realiza a 27ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco e o vereador Edilson Martins (PR) propôs a prefeitura que a programação do evento inclua um show gospel com artistas de renome.

 Em julho próximo, Campo Mourão realiza a 27ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco e o vereador Edilson Martins (PR) propôs a prefeitura que a programação do evento inclua um show gospel com artistas de renome. Milhares de pessoas passam todos os anos pelo parque de exposição Getúlio Ferrari durante a realização do evento gastronômico, mas que conta com uma programação variada.

   O vereador salienta que o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) aponta que 86,8 por cento se declaram cristãos, mas que são poucos os eventos realizados para esse tipo de público. Também observa que muitos jovens cristãos de Campo Mourão se deslocam até Cianorte, Maringá e Londrina, entre outras cidades, para assistir a shows de caráter gospel.

   "A realização de um show gospel na Festa Nacional do Carneiro no Buraco desate ano atrairá não só o público mourãoense, mas também pessoas de várias outras cidades do nosso e Estado", enfatiza Edilson Martins.

Cemitério

   Nas sessões que o Poder Legislativo realizou nesta semana, o vereador Edilson Martins solicitou a prefeitura que providencie a ampliação do número de reservatórios de água no cemitério municipal São Judas Tadeu. Atualmente existem apenas cinco reservatórios utilizados para a captação de água usada na limpeza de túmulos, o que dificulta o trabalho em razão da extensão do cemitério.

Horto Municipal Vereador quer cópia de licitação

por adm publicado 04/09/2017 11h11, última modificação 04/09/2017 11h11
No prazo máximo de 30 dias, a prefeitura de Campo Mourão terá de fornecer a Câmara de Vereadores, cópia integral do processo de licitação das obras de licitação realizadas pela administração municipal passada no viveiro de mudas do Horto Municipal "Pioneiro Pedro Ovídio Pereira". Os documentos foram requeridos pelo vereador Edson Battilani (PPS).

  No prazo máximo de 30 dias, a prefeitura de Campo Mourão terá de fornecer a Câmara de Vereadores, cópia integral do processo de licitação das obras de licitação realizadas pela administração municipal passada no viveiro de mudas do Horto Municipal "Pioneiro Pedro Ovídio Pereira". Os documentos foram requeridos pelo vereador Edson Battilani (PPS).

   Outra requerimento apresentado pelo vereador foi para que a prefeitura informe se existe previsão para a reabertura da rua Lemos do Prado (entre a rua Urutau e a avenida Presidente John Kennedy). Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores da área. Battilani também sugeriu a implantação de tráfego de veículos em mão única na rua Edmundo Mercer, no trecho compreendido entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes, onde está localizada a escola municipal Gurilândia.

   Oito indicações do vereador a administração municipal foram para a recuperação da pavimentação asfáltica em trechos das ruas Panambi, Santa Catarina, São José, Pitanga, Londrina, Recelene Cavalcante Teixeira, Imbuia e Iretama. Pleiteou ainda o asfaltamento das ruas Ilton Santin (jardim Esperança) e Basílio Pelizzer (jardim Modelo).

   Mais reivindicações apresentadas por Edson Battilani: construção de calçadas e instalação de alambrado na área verde existente no Parque das Acácias, melhoria da iluminação pública na rua Abelar Gonçalves Neto (entre o parque das Acácias e o conjunto habitacional São Francisco), instalação de banco  no ponto de transporte coletivo urbano localizado na rua Mato Grosso (esquina com a rua Dalmo Albuquerque - jardim Gutierrez).

Abrigo em pontos de circular

por adm publicado 04/09/2017 11h13, última modificação 04/09/2017 11h13
A instalação de abrigo em pontos do transporte coletivo urbano localizados nas ruas Eulália Carneiro Campos e Gustavo João Quenehem, no jardim Alvorada, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB).

   A instalação de abrigo em pontos do transporte coletivo urbano localizados nas ruas Eulália Carneiro Campos e Gustavo João Quenehem, no jardim Alvorada, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB). Segundo moradores do bairro, os dois pontos já contaram com abrigo, que no passado foram retirados sem motivo justificado.

   “As pessoas que usam o transporte coletivo no local precisam atualmente esperar o ônibus expostas ao sol ou a chuva. A construção de abrigo propiciará aos usuários do transporte coletivo urbano melhores condições”, explica o vereador.

Moção

   Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou moção de congratulações a enfermeira Márcia Hatum Alonso Casarolli pelo trabalho e relevantes serviços prestados à comunidade na área da saúde. A iniciativa partiu do vereador Miguel Batista Ribeiro. Funcionária da Secretária Estadual de Saúde, Márcia Casarolli exerceu diversas funções em Campo Mourão, inclusive foi a coordenadora da UTI Móvel (atualmente o SAMU). Ela aposentou-se em outubro do ano passado.

Pedida a manutenção de postes republicanos

por adm publicado 04/09/2017 11h14, última modificação 04/09/2017 11h14
A realização de serviços de manutenção nos postes republicanos localizados na rotatória e no canteiro central da avenida Irmãos Pereira (esquina com a rua Brasil), no centro de Campo Mourão, foi uma das reivindicações que o vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) encaminhou ao prefeito Tauillo Tezelli.
A realização de serviços de manutenção nos postes republicanos localizados na rotatória e no canteiro central da avenida Irmãos Pereira (esquina com a rua Brasil), no centro de Campo Mourão, foi uma das reivindicações que o vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) encaminhou ao prefeito Tauillo Tezelli.
Através de outras indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador pediu a reforma e pintura da quadra poliesportiva da comunidade rural do km 128 e a construção de calçada em torno do Colégio Estadual Ivone Castanharo (jardim Tropical I), além do rebaixamento do mio fio para acesso ao estacionamento na rua Sanhaço. Também solicitou a demarcação de vaga de estacionamento para ônibus do transporte escolar e a colocação de placa de proibido estacionar e criação de vaga para deficiente físico em frente a unidade de ensino.
Outra indicação apresentada por Jadir "Pepita" Soares foi para que a prefeitura providencie a a limpeza de bueiros na rua Arapongas, fundos da unidade básica de saúde do conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira.
Na semana passada, o vereador do PPS acompanhou os trabalhos de recuperação da pavimentação asfáltica que a prefeitura de Campo Mourão vem realizando em vários bairros da periferia da cidade.

Propaganda: Som de rua será tema de audiência pública

por adm publicado 04/09/2017 11h15, última modificação 04/09/2017 11h15
Nesta terça-feira (18/4), a partir das 19 horas, acontece audiência pública na Câmara Municipal de Campo Mourão para debater a proposta de alteração do limite do volume atualmente permitido pela legislação que regulamenta e disciplina os serviços sonoros de amplificadores de voz, alto-falantes e similares (propaganda de rua) na cidade.

 Nesta terça-feira (18/4), a partir das 19 horas, acontece audiência pública na Câmara Municipal de Campo Mourão para debater a proposta de alteração do limite do volume atualmente permitido pela legislação que regulamenta e disciplina os serviços sonoros de amplificadores de voz, alto-falantes e similares (propaganda de rua) na cidade. A iniciativa da realização do encontro é do vereador Edilson Martins e a audiência pública foi convocada pela Comissão Permanente de Méritos Temáticos do Poder Legislativo.

   Já no dia 25, a partir das 19h30min, a Comissão Permanente de Méritos Temáticos realiza audiência pública para discutir soluções para a melhoria da qualidade da prestação de serviços de telefonia móvel em Campo Mourão. À frente da realização do encontro está o vereador Sidnei Jardim.

   As duas audiências públicas – abertas à comunidade - serão realizadas no Plenário Vereador José Pereira Carneiro da Câmara Municipal.

Fiscalização em trabalhos de recuperação da pavimentação

por adm publicado 04/09/2017 11h17, última modificação 04/09/2017 11h17
Evitar o desperdício de materiais nas operações de tapa buraco e garantir a espessura correta nos trabalhos de recapeamento asfáltico ou reperfilagem executados por empresas terceirizadas em trechos de vias públicas em Campo Mourão.

  Evitar o desperdício de materiais nas operações de tapa buraco e garantir a espessura correta nos trabalhos de recapeamento asfáltico ou reperfilagem executados por empresas terceirizadas em trechos de vias públicas em Campo Mourão. Esse é o objetivo de requerimento que o vereador Edoel Rocha (PDT) apresentou na Câmara Municipal para que a prefeitura informe se é feito o controle e acompanhamento dos trabalhos de recuperação da pavimentação asfáltica  contratados.

   Outra preocupação do vereador é garantir a qualidade dos serviços. Caso a administração municipal não acompanhe a execução dos serviços realizados por empresas contratadas, Edoel Rocha propôs que a prefeitura designe um servidor para acompanhar os trabalhos.

   Em outra proposições apresentadas na última sessão do Poder Legislativo, o vereador pediu a realização de operação tapa buraco em trecho da perimetral Tancredo Neves e em toda a extensão das ruas Marins Pereira (que corta os jardins Horizonte, John Kennedy e Vitória), Cardeal, Curruira, João de Barro, Rouxinol (jardim Tropical I) e Ponta Grossa (jardim Tropical II).

   Edoel Rocha reivindicou ainda o rebaixamento da iluminação pública nas ruas Visconde Luiz Botelho Mourão, Coelho Júnior, José Teodoro de Oliveira, São Carlos, Antônio Bueno de Camargo e na Travessa Floriano (jardim Flórida), além da substituição de luminárias queimadas  próximo a unidade básica de saúde do jardim Paulista e na avenida da Natureza (jardim Tropical I).

   Mais melhorias pleiteadas pelo vereador: instalação de lixeira nas ruas Eufrozina Teodoro de Oliveira e Hideji Kobayashi (Residencial Fortunato Perdoncini), instalação de cobertura em ponto do transporte coletivo urbano localizado na rua Eufrozina Teodoro de Oliveira e a instalação de ponto na avenida Goioerê (próximo ao Roda Copo Peixe Frito). Outras indicações foram para a realização de roçada e limpeza no Centro de Integração Tropical e no início da avenida Jacutinga (jardim Tropical II).

Aedes aegypti: Repelentes para as gestantes

por adm publicado 04/09/2017 11h19, última modificação 04/09/2017 11h19
O fornecimento gratuito de kits repelentes para todas as gestantes de Campo Mourão, como medida de prevenção as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - em especial a Zika Vírus - foi sugerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS).

 O fornecimento gratuito de kits repelentes para todas as gestantes de Campo Mourão, como medida de prevenção as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - em especial a Zika Vírus - foi sugerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS).

   Na justificativa da proposição formulada através da Câmara Municipal, o vereador ressalta a grande preocupação com o surto de microcefalia que atinge todo o país, em razão da contaminação das gestantes pelo Zica Vírus. Destaca ainda os severos e permanentes danos neurológicos causados aos bebês decorrentes da microcefalia e a necessidade de cuidados de saúde ao paciente vitimado ao longo de toda a sua vida.

   "O fornecimento de kits repelentes visa atuar como medida emergencial e imprescindível ao conjunto de esforços que o Estado e a sociedade brasileira deverão ter de agora em diante para a contenção de uma epidemia de proporções e consequências incalculáveis para o País", a Sidnei Jardim.

Descarte

   O vereador também propôs a administração municipal que seja disponibilizado um local adequado para o descarte de móveis velhos, a fim de evitar que sejam abandonados em vias públicas da cidade. Solicitou ainda a realização de operação tapa buracos na rua Pardal (conjunto habitacional Milton Luiz Pereira), a construção de bueiro na rua Jaçanã (jardim Tropical I) e de redutor de velocidade - com a instalação de placas de sinalização - na avenida Jorge Walter (próximo ao cruzamento com a rua Araruna) e a reforma da quadra de esportes do conjunto residencial Capricórnio.

   Mais reivindicações apresentadas por Sidnei Jardim: construção de campo de futebol suíço no jardim Pio XII e de um Centro de Múltiplo Uso 9com campo de futebol suíço) no jardim Batel, reforma e manutenção em ponte localizada na região das Barras (comunidade rural do Alto Alegre), construção de ciclovia em toda a extensão da avenida Alfeu Teodoro de Oliveira (antiga avenidas das Torres).

Nível da Usina Mourão já preocupa vereadora

por adm publicado 04/09/2017 11h19, última modificação 04/09/2017 11h19
través de requerimento apresentado na Câmara Municipal, em regime de urgência, a vereadora Nelita Piacentini (PR) encaminhou consulta a empresa ENEL Brasil S/A sobre o controle do nível eletrônico e o sistema hidroweb da Usina Mourão.

 Através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, em regime de urgência, a vereadora Nelita Piacentini (PR) encaminhou consulta a empresa ENEL Brasil S/A sobre o controle do nível eletrônico e o sistema hidroweb da Usina Mourão. A empresa substituiu a Copel na exploração da hidrelétrica e a vereadora está preocupada com o nível do reservatório da unidade e os reflexos em termos de fauna, por exemplo.

   No requerimento endereçado ao diretor de Planejamento da empresa sediada em Niterói, a vereadora questiona também se a hidrelétrica pioneira de Campo Mourão está operando no nível exato. A Usina Mourão constitui-se em um dos principais pontos turísticos e de lazer de Campo Mourão e o baixo nível do reservatório é prejudicial a exploração desse potencial.

   Nelita Piacentini também apresentou reivindicações a prefeitura de melhorias na área da Usina Mourão. Ela pediu a construção de ciclofaixas em toda a extensão do reservatório e a construção de redutores de velocidade na avenida Santa Maria.

Bairros

   Várias das indicações que a vereadora apresentou na última sessão da Câmara Municipal foram com reivindicações de melhorias para os bairros de Campo Mourão. Por exemplo, a instalação de Academia da Terceira Idade no conjunto habitacional Milton de Paula Walter, a construção de redutor de velocidade e a instalação de postes para iluminação da rua Benedito Lisboa de Souza (jardim Bandeirantes – próximo a Academia ao Ar Livre). Ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar solicitou a realização de rondas ostensivas no jardim Bandeirantes.

   Nelita Piacentini apresentou ainda voto de louvor a Paroquia São Francisco de Assis pelo Jubileu de Pérola (1987-2017) e a agência dos Correios de Campo Mourão pela conquista da classificação Diamante em 2016.

Câmara Méritos Temáticos tem reunião

por adm publicado 04/09/2017 11h20, última modificação 04/09/2017 11h20
Sob a presidência de Edoel Rocha (PDT), a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Vereadores de Campo Mourão reúne-se nesta quarta-feira (19/4), a partir das 9h30min. Também os vereadores Olivino Custódio (PSC) e Nelita Piacentini compõem a comissão.

Sob a presidência de Edoel Rocha (PDT), a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Vereadores de Campo Mourão reúne-se nesta quarta-feira (19/4), a partir das 9h30min. Também os vereadores Olivino Custódio (PSC) e Nelita Piacentini compõem a comissão.

   Três projetos de lei serão apreciados. Um deles, de autoria do vereador Sidney Ribeiro - Tucano (PR) estende a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concurso público dos poderes Executivo e Legislativo do Município aos doadores de medula óssea. Os outros dois projetos de lei são oriundos do Poder Executivo. Um deles dispõe sobre a sistemática de transferência dos depósitos judiciais e administrativos para a conta única do tesouro municipal, com o objetivo de viabilizar o pagamento de precatórios oriundos de decisões judiciais.

   Também será apreciado projeto de lei que institui o programa Fundo Rotativo da Secretaria Municipal de Educação, visando efetuar o repasse de recursos financeiros as unidades da Rede Municipal de Ensino.

Homenagem

   No dia 1º de maio, às 19 horas, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (rua Araruna, 88), a Câmara de Vereadores fará a entrega de Moção de Congratulações ao pastor Cerino José Barbosa. O vereador Edilson Martins foi o autor da proposição para a homenagem.

Rede de esgoto no Lar Paraná

por adm publicado 04/09/2017 11h22, última modificação 04/09/2017 11h22
Rede de esgoto no Lar Paraná A implantação de rede coletora de esgoto na rua Higienópolis (esquina com a rua Lemos do Prado),

A implantação de rede coletora de esgoto na rua Higienópolis (esquina com a rua Lemos do Prado), na região do Lar Paraná, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Olivino Custódio (PSC). Trata-se de um pedido de moradores da área e o pleito foi formalizado através de indicação apresentada na última sessão da Câmara Municipal.

C. Mourão: Obstáculos sonoros em bairro

por adm publicado 04/09/2017 11h23, última modificação 04/09/2017 11h23
Com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos que transitam pela rua Paulovski, no jardim Sol Nascente, o vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B) reivindicou a instalação de obstáculos sonoros na via.

Com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos que transitam pela rua Paulovski, no jardim Sol Nascente, o vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B) reivindicou a instalação de obstáculos sonoros na via. O pedido, formulado através de indicação apresentada na Câmara Municipal, já foi encaminhada a prefeitura de Campo Mourão.

   Segundo os moradores do bairro, o problema de excesso de velocidade na via se agrava principalmente nos finais de semana. É que no local existe uma casa que é alugada para festas e eventos e os frequentadores transitam pela rua em alta velocidade, colocando em risco os transeuntes e crianças que residem no bairro.

   Luiz Alfredo também pediu a realização de melhorias na sinalização.

Lar Paraná: Pleiteada a reabertura da Escola do Trabalho

por adm publicado 04/09/2017 11h24, última modificação 04/09/2017 11h24
A viabilização - o mais rápido possível - da reabertura da Escola Comunitária do Trabalho, localizada no jardim Pio XII (região do Lar Paraná), foi solicitada esta semana ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS).

 A viabilização - o mais rápido possível - da reabertura da Escola Comunitária do Trabalho, localizada no jardim Pio XII (região do Lar Paraná), foi solicitada esta semana ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS). Fundada em 1990 - portanto há 27 anos -, a entidade foi fechada pela administração municipal passada, longo após as eleições.

   O vereador ressalta que a Escola Comunitária do Trabalho é uma empresa de serviços sociais que contribui fortemente com o desenvolvimento econômico do Município, através da oferta de cursos de qualificação em várias áreas de atuação. Salienta ainda que a unidade proporciona melhoria social na vida de muitas famílias e aumenta as oportunidades de emprego e renda dos participantes nos cursos que oferecia.

Sidnei Jardim acrescenta que a administração municipal encerrou as atividades da Escola Comunitária do Trabalho, com cursos em andamento, prejudicando muitos alunos.

Parque do Lago

   Em outras indicações apresentadas no Poder Legislativo, o vereador pediu a construção de quatro quadras de beach tennis (tênis de praia) e quatro quadras de areia em diversos pontos do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago). Também reivindicou a instalação de sinalização nas principais vias públicas da área central da cidade indicando os horários e locais em que veículos de maior porte e mais pesados podem transitar, até para possibilitar a atuação dos motoristas infratores.

   Mais solicitações apresentadas por Sidnei Jardim: colocação de placa "Cuidado Escola", construção de redutor de velocidade e pintura de faixa de pedestre em frente a Escola Fonte de Saber (centro), substituição de luminárias queimadas nas ruas Sabiá (jardim Tropical I), Licínio Rodrigues dos Santos (vila Cândida) e Tecla Mussak Brzezinski (jardim Kimberlim) e colocação de placa "Rua Sem Saída" Na rua João Vecchi (esquina com a rua Tamanduá - jardim lar Paraná).

   Ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar pediu a intensificação das rondas no jardim Parque das Acácias.

“Vizinho Solidário” em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 11h25, última modificação 04/09/2017 11h25
Indicação legislativa para que a prefeitura apresente projeto de lei instituindo a campanha “Vizinho Solidário”, em Campo Mourão, foi protocolado pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR).

   Indicação legislativa para que a prefeitura apresente projeto de lei instituindo a campanha “Vizinho Solidário”, em Campo Mourão, foi protocolado pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR). O objetivo da ação proposta é promover o incentivo a criação de redes sociais entre vizinhos que cooperem mutuamente para a vigilância do seu bairro.

   “Trata-se de um projeto muito simples e sem gastos, já que não é necessário nenhum tipo de equipamento especial. A meta é promover a integração dos moradores vizinhos para que possam, entre si, formar um vínculo de cooperação”, explica o vereador. Ele acrescenta ainda que “só a ação da Polícia não é o bastante. Há a necessidade da participação social, até porque se reconhece que há muitos problemas relacionados á segurança pública no nosso Município”, finaliza o vereador.

Disque-Denúncia

   Outra indicação legislativa protocolada pelo vereador “Tucano” é para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe ao Poder Legislativo um projeto de lei instituindo a divulgação do Disque-Denúncia ao Conselho Tutelar para casos de violência e abuso sexual, lesão corporal e riscos contra crianças e adolescentes.

C. Mourão: Propostos novos programas

por adm publicado 04/09/2017 11h26, última modificação 04/09/2017 11h26
Proposta contemplam as áreas da saúde e prevenção à violência e o uso de drogas
A criação e implantação do Programa Municipal de Saúde Vocal do Professor da Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão foi proposta ao prefeito Tauillo Tezelli pela vereadora Nelita Piacentini (PR) através de indicação legislativa apresentada no Poder Legislativo.
De acordo com a minuta do projeto de lei para a criação do programa deverão ser realizados exames médicos e fonoaudiólogos em todos os profissionais da educação, com a finalidade de detectar eventuais indícios de alterações vocais ou outras patologias. Também deverão ser realizadas oficinas de saúde vocal e auditiva, palestras e outras ações de promoção da saúde vocal, além de cursos semestrais de capacitação, adequação do processo de trabalho para reduzir o esforço vocal com o desenvolvimento de tecnologias.
A proposta estabelece ainda a garantia de atendimento médico e fonoaudiológico para reabilitação. "Alterações vocais podem causar sérios danos na conduta vocal do professor, prejudicando também o aluno em sua aprendizagem, em função da dificuldade de compreensão da mensagem falada", observa a vereadora.
Prevenção
Nelita Piacentini também apresentou indicação legislativa que propõem a criação de programa de pais para prevenção a violência e ao uso e abuso de drogas, através da educação familiar. Outra indicação legislativa de autoria da vereadora é para que a prefeitura de Campo Mourão institua o Programa Saúde do Homem, com atividades físicas, recreativas, sociais e culturais.

Pedido o cumprimento da Lei do Passe Livre do Estudante

por adm publicado 04/09/2017 11h28, última modificação 04/09/2017 11h28
Indicação para que a prefeitura de Campo Mourão cumpra a legislação municipal que instituiu o transporte coletivo urbano gratuito aos estudantes do ensino infantil, fundamental, médio, médio subsequente e superior da rede oficial de ensino foi apresentada pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS).

  Indicação para que a prefeitura de Campo Mourão cumpra a legislação municipal que instituiu o transporte coletivo urbano gratuito aos estudantes do ensino infantil, fundamental, médio, médio subsequente e superior da rede oficial de ensino foi apresentada pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS).

   A Lei do Passe Livre do Estudante entrou em vigor no final de 2000 e foi alterada em 2009, mas apenas uma parte dos estudantes é atendida atualmente. Sidnei Jardim ressalta que o passe livre estudantil "busca fornecer condições de locomoção para estudantes que dificilmente conseguem pagar pelo preço do seu transporte de maneira regular para chegar ao estabelecimento de ensino", salienta. 

   A lei que instituiu o passe livre do estudante é de autoria de Sidnei Jardim. Ele acentua que o acesso a educação é um direito de todos e que o acesso ao estabelecimento escolar deve ser assegurado pelo poder público.

Vila Rural

   O vereador do PPS também apresentou indicação para que a prefeitura viabilize a construção de um barracão industrial na Vila Rural Pedro Kloster Júnior. Fomentar as atividades industriais ligadas ao setor rural, no intuito de estimular a produção familiar, é o objetivo.

   Jardim apresentou ainda indicações para que a administração municipal execute serviços de limpeza e capinagem em terrenos localizados nos jardins Tropical I e Maria Barleta.

Telefonia móvel: Audiência pública em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 11h30, última modificação 04/09/2017 11h30
Nesta terça-feira (25/4), a partir das 19h30min, a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza audiência pública para discutir a qualidade dos serviços de telefonia móvel ofertados na cidade.

 Nesta terça-feira (25/4), a partir das 19h30min, a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza audiência pública para discutir a qualidade dos serviços de telefonia móvel ofertados na cidade. “Soluções para a melhoria da qualidade da prestação de serviços de telefonia móvel no Município” é o tema central da audiência pública.

   Para o encontro, que é aberto à comunidade (inclusive para perguntas), foram convidadas autoridades, representantes regionais das operadoras de telefonia móvel, ministério público, entidades classistas e os órgãos governamentais que atuam na área das telecomunicações. A audiência pública será realizada no plenário da Câmara de Vereadores.

   O vereador Sidnei Jardim (PPS) foi o autor da proposição para a realização da audiência pública. Segundo ele, são muitas as reclamações quanto a péssima qualidade da telefonia móvel em Campo Mourão. Para exemplificar o que qualifica de caos, ele cita o caso de empresários indignados com a falta de respeito das operadoras do sistema, pois precisam ligar inúmeras vezes para conseguir falar com os clientes e fornecedores devido á falta de sinal. “E quando os empresários conseguem o sinal, a conexão cai e ouvem a mensagem informando que a operadora está com problemas na rede”, desabafa.

   Sidnei Jardim acrescenta: “O caos chega ao ponto de existir decisões judiciais onde a Justiça proibiu uma operadora de vender novas linhas até que a empresa instalasse equipamentos necessários ou até mesmo colocasse em prática um plano de ampliação de rede”.

Abuso

   Na mensagem justificativa do requerimento que apresentou na Câmara Municipal para a realização da audiência pública, o vereador enfatiza: “Diante deste quadro caótico que estamos enfrentando com a má qualidade ofertada na prestação de serviços das operadoras de telefonia móvel, entendemos que a atual situação do serviço em nosso município é um abuso ao direito do consumidor, em razão do descumprimento nos contratos de prestação de serviços”.

C. Mourão: Fisioterapia nas unidades de saúde

por adm publicado 04/09/2017 11h31, última modificação 04/09/2017 11h31
Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa para que a prefeitura encaminhe projeto de lei dispondo sobre a inclusão de atendimento de fisioterapia nas unidades básicas de saúde. A proposta é do vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS).

  Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa para que a prefeitura encaminhe projeto de lei dispondo sobre a inclusão de atendimento de fisioterapia nas unidades básicas de saúde. A proposta é do vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS).

   De acordo com a minuta de projeto de lei que acompanha a indicação legislativa, os profissionais de fisioterapia poderão prestar atendimentos ortopédicos, neurológicos, respiratórios, reumatológicos, cardiopatas e traumatológicos, Também determina a minuta que nas UBS’s poderão ser atendidos com serviço de fisioterapia os pacientes portadores de enfermidades crônicas ou agudas, de necessidades especiais, idosos e que – a critério de avaliação médica – devam ser submetidos a tratamento fisioterápico.

   “Pepita” também reivindicou a execução de várias melhorias na unidade básica de saúde do jardim Paulista. Entre elas, a reforma das instalações, elevação do muro, colocação de toldo e a colocação de portão na lateral. Outro pedido do vereador encaminhado a prefeitura é para que seja colocada novatampa no bueiro localizado na avenida Comendador Norberto Marcondes, esquina com a rua Araruna (centro).

   À gerência da empresa Seleta Meio Ambiente, o vereador solicitou a colocação de caçamba para a coleta de lixo às margens da rodovia BR 487 (Estrada Boiadeira), na estrada que dá acesso ao Aterro Sanitário e a localidade de São Benedito.

Diferenciado

   Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Jadir Soares – “Pepita” com pedido ao Expresso Maringá para que estabeleça um valor diferenciado no valor da passagem para cinco professores mourãoenses que lecionam diariamente em Mamborê. Outros sete vereadores subscreveram a proposição.

Vila Guarujá: Regularização de terrenos é questionada por Edoel Rocha

por adm publicado 04/09/2017 11h33, última modificação 04/09/2017 11h33
Através de requerimento aprovado nesta semana pela Câmara Municipal, o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) indagou ao prefeito Tauillo Tezelli sobre a atual situação do trabalho de regularização dos terrenos da vila Guarujá. No prazo máximo de 30 dias, a administração municipal deverá prestar todas as informações solicitadas.

   Através de requerimento aprovado nesta semana pela Câmara Municipal, o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) indagou ao prefeito Tauillo Tezelli sobre a atual situação do trabalho de regularização dos terrenos da vila Guarujá. No prazo máximo de 30 dias, a administração municipal deverá prestar todas as informações solicitadas.

   Além de questionar como está o trabalho de regularização dos imóveis, Edoel Rocha também apresentou outras três perguntas ao Executivo Municipal: Quantos terrenos já foram regularizados? Quantos faltam para regularizar? Por que ainda não foram regularizados?

   O vereador apresentou ainda indicação ao governo municipal para que providencie - em caráter de urgência - aa execução de operação tapa buracos nas ruas Andrinha, Pombas, Falcão e Gaivotas, na vila Teixeira. Também reivindicou o calçamento das principais ruas da vila Guarujá com paralelepípedos, a substituição de luminárias queimadas na rua Luiz Aurélio Gurgel (jardim Aeroporto) e a construção de redutores de velocidade na rua Olívio Salvadori (entre as ruas Engenheiro Mercer e a avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira - jardim Cidade Nova) e na avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho (entre a rua Sanhaço e a avenida da Natureza - jardim Tropical I).

Tribuna Livre: Entidades têm espaço para manifestação no Legislativo

por adm publicado 04/09/2017 11h35, última modificação 04/09/2017 11h35
Tribuna Livre completa 20 anos, mas ainda é pouco usada

     Tribuna Livre completa 20 anos, mas ainda é pouco usada

 

   A Câmara de Vereadores de Campo Mourão disponibiliza espaço em todas as suas sessões de caráter ordinário para que representantes de entidades se manifestem sobre temas previamente comunicados. É a Tribuna Livre, que na sessão realizada pelo Poder Legislativo na última segunda-feira (24/4) foi ocupada pelo presidente do Hospital Santa Casa, José Carlos Laurani, para a apresentação de prestação de contas.

   "Trata-se de um espaço de manifestação que está à disposição das entidades, mas que lamentavelmente é pouco utilizado pela sociedade civil organizada de Campo Mourão. Fica o convite para que as entidades usem a Tribuna Livre", conclama o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani (PPS).

   A criação da Tribuna Livre, no início de 1997, resultou de projeto apresentado pelo então vereador Izael Skowronski. Na mensagem justificativa da proposição ele destaca: "É necessário a adoção de medidas que, de forma universalizada, atendam amplamente ao princípio constitucional da liberdade de manifestação do pensamento, sendo a Tribuna Livre o instrumento operacionalizador deste nosso avanço rumo à democracia participativa". E conclui: "Vivemos um novo tempo. As comunidades estão organizadas e com direito a voto. Agora querem direito a voz", finaliza.

   O Regimento Interno da Câmara de Vereadores estabelece que o tempo destinado a Tribuna Livre em cada sessão é de 15 minutos. Vale destacar a simplicidade dos procedimentos para ocupar o espaço. Basta protocolar ofício com o pedido de uso da Tribuna Livre, exteriorizando o tema a ser abordado, com antecedência de 24 horas. Após o deferimento do pedido pela Mesa Executiva do Poder Legislativo é respeitada a ordem de inscrição, dando-se prioridade às entidades que ainda não utilizaram o espaço.

   O representante da entidade deve discorrer exclusivamente sobre o tema proposto quando da inscrição e durante a manifestação pode ser aparteado pelos vereadores. Determina o Regimento Interno do Poder Legislativo que não se admite o uso da Tribuna Livre, a partir da data das convenções partidárias, por representantes de partidos políticos, candidato a cargo eletivo e por integrantes de chapas aprovadas em convenção.

   O presidente da Câmara Municipal pode indeferir o pedido de uso da Tribuna Livre quando o tema proposto não disser respeito, direto ou indiretamente ao Município. Edson Battilani acrescenta: "Há duas décadas o Poder Legislativo de Campo Mourão assegura às entidades um espaço democrático para que se manifestem sobre os mais variados temas de relevância para o Município. A expectativa é de que a Tribuna Livre seja mais utilizada".

Pedido: Atuação do MP na busca de solução para a BR 158

por adm publicado 04/09/2017 11h37, última modificação 04/09/2017 11h37
A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Edson Battilani (PPS), vai solicitar ao Ministério Público da comarca de Peabiru que convoque os órgãos e instituições competentes para avaliar um trecho da BR 158 (Campo Mourão Mourão-Peabiru) onde tem acontecido muitos acidentes. Trata-se de um retorno localizado próximo ao posto Corujão.

  A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Edson Battilani (PPS), vai solicitar ao Ministério Público da comarca de Peabiru que convoque os órgãos e instituições competentes para avaliar um trecho da BR 158 (Campo Mourão Mourão-Peabiru) onde tem acontecido muitos acidentes. Trata-se de um retorno localizado próximo ao posto Corujão.

   O pedido será encaminhado ao promotor público Bruno Monteiro de Castro Brandão e a intenção é reunir representantes da Viapar (concessionária da rodovia) e de órgãos públicos - como o Dnit, DER e a Polícia Rodoviária Federal - para realizar uma avaliação da localização do retorno e buscar uma solução para os acidentes que acontecem com frequência no local - inclusive com vítimas fatais. Segundo o vereador, lideranças tem tentado discutir - sem sucesso - o problema com a Viapar.

   A prefeitura de Campo Mourão, Edson Battilani pediu a instalação de sistema de controle de velocidade - fixo ou móveis - na avenida Afonso Botelho (entre as ruas Mato Grosso e Santa Catarina - centro) e nas ruas Vila Rica (entre as ruas Santa Cruz e Laurindo Borges - jardim Flora) e Mário Castaldelli (jardim Lar Paraná).

   O vereador do PPS solicitou também: pintura de faixa de pedestre em frente à escola municipal Urupês (nos dois portões de acesso) e sinalização horizontal e vertical - em especial, de via preferencial - no cruzamento das ruas Mário Castaldelli com a rua Guarani (jardim Lar Paraná) e em vias do jardim Trombini.

Câmara: Economia com a tramitação de documentos digitalizados

por adm publicado 04/09/2017 11h38, última modificação 04/09/2017 11h38
Na busca de economia, maior agilidade e até como medida voltada a preservação da natureza, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão vai substituir a forma de tramitação interna de documentos.

  Na busca de economia, maior agilidade e até como medida voltada a preservação da natureza, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão vai substituir a forma de tramitação interna de documentos. Não mais serão feitas milhares de fotocópias todos os meses dos projetos, proposições e outros documentos para conhecimento e análise de cada um dos 13 vereadores e dos órgãos internos. Esses documentos passarão a ser digitalizados e encaminhados por computador aos vereadores e órgãos do Poder Legislativo envolvidos nos processo de análise e deliberação das matérias.

   O novo sistema encontra-se em fase final de implantação e faz parte de uma série de ações desencadeadas pela atual Mesa Executiva da Câmara Municipal com a intenção de modernizar e racionalizar os procedimentos internos. Na avaliação do presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani (PPS), a mudança redundará em significativos benefícios, pois além de gerar expressiva economia de recursos financeiros também terá vários outros reflexos positivos na atuação do Poder Legislativo.

   Os números evidenciam a economia que o novo sistema proporcionará. Apenas o Departamento de Assuntos Legislativos (DAL), que responde pelo recebimento e tramitação de projetos e proposições, produziu 42.815 fotocópias entre os dias 2 de janeiro e 28 de abril. Foram 6.945 em janeiro, 11.078 em fevereiro, 12.828 em março e 11.055 em abril (até o dia 28).

   O Departamento de Assuntos Administrativos (DAA) produziu outras 3.662 fotocópias entre o início de janeiro e o final de março. Outros números relacionados ao cotidiano da Câmara Municipal de Campo Mourão referendam que o novo sistema vai gerar economia. Segundo o Departamento de Suprimentos, nos primeiros quatro meses deste ano foram repassadas 237 remas de papel sulfite aos gabinetes dos vereadores e demais órgãos do Poder Legislativo, além de 44 cartuchos remanufaturados de tonner. O preço médico da resma de papel sulfite no mercado é de R$ 19,90 atualmente, enquanto o do cartucho remanufaturado de tonner é de R$ 36,00.

   "Os números não deixam dúvidas quanto a importância e necessidade da implantação do sistema de tramitação de forma digitalizada das matérias em apreciação na Câmara Municipal", explica Edson Battilani. Ele acrescenta ainda que a mudança propiciará maior agilidade e até demandará de menores espaços físicos para o arquivamento da documentação.

   Outro ponto destacado pelo vereador é que a implantação do sistema demandou ínfimos investimentos, até porque o Poder Legislativo de Campo Mourão já contava com um moderno e bem estruturado sistema de informática. "Com gastos irrisórios vamos conseguir grande economia. Nunca é demais lembrar dos problemas de ordem financeiros enfrentados atualmente pelo Município e que toda a economia pode ser revertida em melhores serviços para a população", acentua Edson Battilani.

Colégio Militar em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 11h39, última modificação 04/09/2017 11h39
O funcionamento de um Colégio Militar em Campo Mourão foi proposto pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) através de requerimento apresentado na Câmara Municipal. Para viabilizar e agilizar a implementação da proposta sugeriu a transformação de um dos estabelecimentos da rede estadual de ensino existente no Município em Colégio Militar.

  O funcionamento de um Colégio Militar em Campo Mourão foi proposto pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) através de requerimento apresentado na Câmara Municipal. Para viabilizar e agilizar a implementação da proposta sugeriu a transformação de um dos estabelecimentos da rede estadual de ensino existente no Município em Colégio Militar.

   Segundo o vereador, a iniciativa visa "diminuir o acesso das crianças e adolescentes ao mundo do crime e das drogas, oferecendo uma oportunidade de educação diferenciada". Explica ainda que trata-se de uma iniciativa com o proposito de "reduzir o ciclo do crime, garantindo uma educação de qualidade para os munícipes de nossa cidade", conclui.

   No requerimento apresentado na Câmara Municipal, o vereador Tucano solicitou o apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Campo Mourão (Conseg) junto ao Governo do Estado..

   Em outra proposição apresentada no Legislativo Municipal, o vereador solicitou a prefeitura  a execução de serviços de limpeza e corte de grama ao redor da quadra de esportes da comunidade rural do KM 128.

Previsão para a reabertura do CCI em Campo Mourão

por adm publicado 04/09/2017 11h40, última modificação 04/09/2017 11h40
A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou, por unanimidade, requerimento em que vereadora Nelita Piacentini (PR) solicitou a prefeitura que informe a previsão para a reabertura do Centro de Convivência do Idoso (CCI) que funciona anexo ao Complexo Esportivo Roberto Brzezinski. No prazo máximo de 30 dias, a administração municipal terá de prestar a informação requerida.

 A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou, por unanimidade, requerimento em que vereadora Nelita Piacentini (PR) solicitou a prefeitura que informe a previsão para a reabertura do Centro de Convivência do Idoso (CCI) que funciona anexo ao Complexo Esportivo Roberto Brzezinski. No prazo máximo de 30 dias, a administração municipal terá de prestar a informação requerida.

   Mais de 100 idosos frequentam o CCI Carmem Moreno de Araújo, beneficiando-se com as atividades desenvolvidas na entidade. Entre elas, artesanato, ginástica, etc. Em outro requerimento, a vereadora reivindicou ao secretário estadual do Esporte, deputado licenciado Douglas Fabrício, a doação de uma Academia de Musculação para o 11º Batalhão de Polícia Militar.

   Mais melhorias pleiteadas pela vereadora Nelita Piacentini: recape asfáltico na avenida Quinto Salvadori (jardim Copacabana II) e a construção de faixas elevadas para travessia de pedestres em todos os redutores de velocidades existentes na área central das avenidas Goioerê, Irmãos Pereira, Capitão Índio Bandeira, Manoel Mende de Camargo e José Custódio de Oliveira, além da avenida John Kennedy (jardim Lar Paraná). Também solicitou a doação de 50 mudas de árvores e de cerca viva, além de grama, bancos e luminárias, para a praça em construção no conjunto habitacional Milton de Paula Walter.

Audiência pública: Segurança rural em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 11h41, última modificação 04/09/2017 11h41
A Câmara Municipal de Campo Mourão deve agendar nos próximos dias a realização de uma audiência pública para tratar exclusivamente da questão da segurança na área rural.

 A Câmara Municipal de Campo Mourão deve agendar nos próximos dias a realização de uma audiência pública para tratar exclusivamente da questão da segurança na área rural. Edson Battilani foi o autor do requerimento para a realização do encontro, que deverá reunir representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, Patrulha Rural, Sindicato Patronal Rural, produtores rurais, etc.

   Battilni também apresentou indicação para que a prefeitura execute serviços de manutenção e recuperação - com o cascalhamento dos trechos críticos - em estradas da comunidade Boa Esperança. Pediu ainda o alargamento da ponte sobre o rio do Campo (na estrada Campo Bandeira) e a construção de uma ciclovia na faixa de domínio da BR 487, interligando a área urbana de Campo Mourão ao portal de acesso ao Parque Estadual Lago Azul.

   Para o Parque Industrial Augusto Tezelli Filho, o vereador pediu a limpeza do canteiro entre a Via do Trabalhador e a BR 272, além da recuperação e pavimentação de vias. Em outra indicação solicitou a priorização pelo Diretran da execução de faixa de pedestres e a implantação de demais sinalização para propiciar mais segurança aos moradores do Residencial Ilha Bela que precisam atravessar a avenida Ney Braga em direção ao Supermercado Paraná Família e outros estabelecimentos comerciais.

   Seis indicações apresentadas na última sessão do Poder Legislativo pelo vereador Edson Battilani foram relacionados a iluminação pública. Ele pleiteou a implantação de iluminação pública na rua Quinto Salvadori (entre o jardim Copacabana e o jardim Ipanema) e no prolongamento da rua João Batista Salvadori (no entorno do Hospital Santa Casa), além do rebaixamento  das luminárias das ruas São Paulo (entre a avenida Afonso Botelho e a rua Chafic Bader Maluf - jardim Laura II), Francisco Albuquerque (entre a avenida Afonso Botelho e a rua Presbitero José Domingos dos Santos - jardim Laura), Mato Grosso  e Santa Catarina (entre a avenida José Custódio de Oliveira e a rua Formosa - jardim Gutierrez).

Vila Viva: Melhorias na vila Guarujá

por adm publicado 04/09/2017 11h42, última modificação 04/09/2017 11h42
Por meio de indicação formulada através da Câmara Municipal, o vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT) solicitou a prefeitura de Campo Mourão que providencie a execução de melhorias na área externa do Centro de Integração Vila Viva, localizado na vila Guarujá.

  Por meio de indicação formulada através da Câmara Municipal, o vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT) solicitou a prefeitura de Campo Mourão que providencie a execução de melhorias na área externa do Centro de Integração Vila Viva, localizado na vila Guarujá.

   Além da realização de limpeza e roçada no pátio e da área em torno da unidade, pediu também a colocação de tampa em fossa que encontra-se aberta. A reconstrução da cerca que delimita o espaço do Centro de Integração foi outra melhoria reivindicada pelo vereador.

   Na justificativa da indicação, Cícero Pereira salienta que os moradores do bairro necessitam do espaço propiciado pelo Centro de Integração e dos serviços ofertados. "A manutenção do prédio, bem como a limpeza e roçada de todo o entorno, já se tornou uma questão de segurança, visto que o mato está demasiadamente alto. Já a fossa precisa sem tampada com urgência", a o vereador do PT.


C. Mourão: Projeto acaba com proibição de cães e gatos em parques

por adm publicado 04/09/2017 13h47, última modificação 04/09/2017 13h47
A vereadora Elvira Schen (PPS) protocolou projeto de lei no Poder Legislativo que acaba com a proibição da condução de cães e outros animais nos parque municipais de Campo Mourão.

  A vereadora Elvira Schen (PPS) protocolou projeto de lei no Poder Legislativo que acaba com a proibição da condução de cães e outros animais nos parque municipais de Campo Mourão. Antes de ser levado a discussão e votação em plenário, o projeto passará pela análise de comissões permanentes da Câmara Municipal para parecer.

   De acordo com a vereadora, a alteração da legislação local para que os frequentadores de parques de Campo Mourão possam frequentam os logradouros com cães e gatos é um pedido de munícipes. Na mensagem justificativa do projeto, ela salienta que tratam-se de "munícipes que vão aos parques e praças para ser exercitar e querem levar seus animais como companhia ou para que os mesmos também se exercitem", explica.

   Elvira Schen acrescenta ainda que a cada dia mais hotéis, empresas, shoppings e vários locais públicos, em todo o Brasil e em muitos países, "estão abrindo suas portas para receber pessoas acompanhadas de seus animais". Mas ela acentua: "É necessário que se cumpram as regras de segurança e higiene, as quais estão inseridas no projeto".

   A alteração na legislação local proposta pela vereadora determina que todo e gato a ser conduzido em vias, logradouros e próprios públicos, obrigatoriamente deverão usar coleira e guia, adequadas ao seu tamanho e porte, com plaqueta de identificação devidamente posicionada. Também especifica que o condutor do animal fica obrigado a recolher os dejetos fecais expelidos pelo animal.

Melhorias

   O vereador Luiz Alfredo (PT do B) apresentou indicação para que a prefeitura providencie a instalação de obstáculos sonoros em frente a escola municipal Manoel da Nóbrega. Trata-se de um pedido da Associação de Desenvolvimento Comunitário do KM 128.

   Já o vereador Edilson Martins (PR) pediu a realização de serviço de poda em árvores localizadas na rua Pitanga, entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier.

Realizada palestra no plenário aos servidores

por adm publicado 04/09/2017 13h48, última modificação 04/09/2017 13h48
Na manhã desta quarta-feira (03) foi ministrada aos servidores deste Poder Legislativo a palestra: "Atitudes que geram transformações". A Palestra foi proferida pelo Sr. Lázaro Ricardo Vallin, representante do Grupo DLR Vida.

    Na manhã desta quarta-feira (03) foi ministrada aos servidores deste Poder Legislativo a palestra: "Atitudes que geram transformações". A Palestra foi proferida pelo Sr. Lázaro Ricardo Vallin, representante do Grupo DLR Vida.

        Com objetivo de inspirar e motivar os servidores, o orador trouxe uma abordagem dos sonhos a partir do controle das emoções diante de fracassos e obstáculos, com exemplos práticos de pessoas que sonharam e sempre com atitudes que levam a atingir seus objetivos, superaram as dificuldades para realizar seus sonhos.

 

Assuntos abordados:

- A essência da vida - Missão e Propósitos

- A vida e os sonhos

- Pensamentos e emoções negativas

- Identificando e eliminando os sabotadores das emoções

- A prática poderosa da gratidão e do perdão

- Criando sonhos fortalecedores

- Transformando intenções em planejamento concreto para a vida

- Atitudes qu egeram uma vida transformada.

Obras na área esportiva em bairros de Campo Mourão

por adm publicado 04/09/2017 13h49, última modificação 04/09/2017 13h49
A viabilização de local para a construção de complexos esportivos na região do "Grande Lar Paraná" e no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira (com campo de futebol suíço e vestiários) foi proposta a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS).

  A viabilização de local para a construção de complexos esportivos na região do "Grande Lar Paraná" e no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira (com campo de futebol suíço e vestiários) foi proposta a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS). Ele também sugeriu a construção de uma pista de caminhada entorno da área de mata do loteamento em frente ao campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR).

   Ainda na área esportiva, o vereador reivindicou a implantação de estrutura física no campo de futebol do jardim Araucária para que se torne campo de futebol suíço, a instalação de Academia da Primeira Idade (API) e Academia da Terceira Idade (ATI) na praça da Amizade (jardim Isabel) e a construção de uma ciclovia paralela a via Rosalina Maria dos Santos (que dá acesso a Unicampo e ao campus da UTFPR)

   Na última sessão da Câmara Municipal, Sidnei Jardim propôs ainda a construção de Centro de Convivência do Idoso na região do "Grande Lar Paraná" e na Asa Leste da cidade, além da edificação de uma escola municipal nas proximidades do jardim parque das Acácias. Também pediu a construção de Centro Municipal de Educação Infantil no distrito de Piquirivaí, no conjunto habitacional Moradias Avelino Piacentini, no jardim Araucária e entre os jardins Cidade Nova e Cidade Alta I e II.

   Outras melhorias solicitadas pelo vereador do PPS: edificação de novo prédio para a unidade básica de saúde do conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira e edificação de unidade básica de saúde na região dos jardins Damasco, Fernando e Ipê (Damferi), limpeza de bueiro na rua Tico-Tico (jardim Tropical) e realização de operação tapa buraco nas ruas Alcatraz (esquina com a rua Maria Olímpia Jardim - jardim Isabel), das Tilapias (esquina com a rua Tarumã - vila Cândida) e Panambi (centro).

Pepita leva reivindicações de C. Mourão a deputado

por adm publicado 04/09/2017 13h51, última modificação 04/09/2017 13h51
Na recente viagem que fez a Brasília, para participar de congresso nacional de legislativos municipais, o vereador mourãoense Jadir Soares – “Pepita” (PPS) levou ao deputado federal Fernando Giacobo ofícios do prefeito Tauillo Tezelli com pedidos de destinação de recursos da União para viabilizar melhorias em Campo Mourão.

 Na recente viagem que fez a Brasília, para participar de congresso nacional de legislativos municipais, o vereador mourãoense Jadir Soares – “Pepita” (PPS) levou ao deputado federal Fernando Giacobo ofícios do prefeito Tauillo Tezelli com pedidos de destinação de recursos da União para viabilizar melhorias em Campo Mourão.

   Um dos pedidos foi da destinação de recursos da ordem de R$ 800 mil para a construção de uma nova célula no aterro sanitário do Município e a execução de adequações no local. Entre elas, a impermeabilização da superfície da célula com geomembrana, construção de dreno de gás, de drenos de chorume, de cerca (aproximadamente 2.556 metros) e de drenos de águas pluviais, além da instalação de câmeras de monitoramento.

   No oficio, o chefe do executivo mourãoense ressalta que a quinta célula do aterro sanitário de Campo Mourão encontra-se com sua capacidade praticamente esgotada e alerta para a “extrema urgência” da construção de uma nova célula ou a expansão da célula em uso para que o Município continue destinando corretamente os resíduos, Destaca ainda que o investimento é indispensável para que Campo Mourão possa licenciar o aterro junto ao IAP, pois a unidade encontra-se sem licença do órgão ambiental desde 2009

Patrulha Rural. 

   O vereador Jadir Soares – “Pepita” também foi portador de ofício do prefeito Tauillo Tezelli para que o deputado Fernando Giacobo destine recursos para a aquisição de uma patrulha rural para a conservação de estradas municipais. De acordo com a prefeitura, os recursos seriam aplicados na compra de um trator agrícola, uma roçadeira, três caminhões, uma motoniveladora e uma pá carregadeira.

C. Mourão: Mais facilidade no acesso aos gastos do Legislativo

por adm publicado 04/09/2017 13h52, última modificação 04/09/2017 13h52
Quanto a Câmara Municipal de Campo Mourão gastou mês a mês com o pagamento de diárias a cada vereador e servidores? E com passagens? Qual o montante da despesa com o pagamento de salários de vereadores, ocupantes de cargos em comissão e dos servidores concursados, separadamente? E com os serviços terceirizados? Essas e muitas outras informações agora podem ser acessadas pela população diretamente no site do Poder Legislativo do Município (www.campomourao.pr.leg.br), sem a necessidade de recorrer ao Portal da Transparência.

  Quanto a Câmara Municipal de Campo Mourão gastou mês a mês com o pagamento de diárias a cada vereador e servidores? E com passagens? Qual o montante da despesa com o pagamento de salários de vereadores, ocupantes de cargos em comissão e dos servidores concursados, separadamente? E com os serviços terceirizados? Essas e muitas outras informações agora podem ser acessadas pela população diretamente no site do Poder Legislativo do Município (www.campomourao.pr.leg.br), sem a necessidade de recorrer ao Portal da Transparência.

   A iniciativa da mesa diretora da Câmara Municipal, presidida por Edson Battilani (PPS), tem por objetivo simplificar para a comunidade a forma de obter as informações desejadas. Com a inovação, que já está à disposição da população, o interessado não precisa sequer se identificar. A clareza das informações é outra característica do novo sistema, que disponibiliza os gastos - mês a mês - dos anos de 2015, 2016 e 2017. Já estão disponíveis, inclusive, as informações referentes ao último mês de abril.

   Para ter acesso as informações, basta o interessado acessar o site da Câmara Municipal de Campo Mourão e clicar em "despesas mensais", na página inicial. Depois clicar em demonstrativo de receitas e despesas. Na sequência é só escolher o ano e, depois, no mês desejado.

Informações

   Os interessados também têm acesso a informações relacionadas a despesas com obrigações patronais, horas extras, material de consumo, de expediente e de processamento de dados, passagens, serviços terceirizados (limpeza, copa, vigilância e recepção), manutenção de software, locação de máquinas e equipamentos, serviços postais, água e esgoto, seleção e treinamento (incluindo cursos para servidores e vereadores), telecomunicações, jardinagem, fotocópias, aquisição de software, e obrigações tributárias e contributivas.

   "Além de assegurar maior transparência, a mesa diretora da Câmara Municipal também tem adotado medidas para reduzir os gastos e modernizar os procedimentos internos, agilizando os serviços", explica Edson Battilani.

ATI, quiosque e roçadas pedidos por vereadores

por adm publicado 04/09/2017 13h54, última modificação 04/09/2017 13h54
Os vereadores Jadir Soares – “Pepita” (PPS) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentaram, em conjunto, cinco indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura execute obras e serviços de manutenção em bairros de Campo Mourão.

 Os vereadores Jadir Soares – “Pepita” (PPS) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentaram, em conjunto, cinco indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura execute obras e serviços de manutenção em bairros de Campo Mourão.

   Um dos pedidos é para que a administração municipal providencie a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) na escola municipal Professor Domingos José de Souza (jardim Tropical I). Eles também pediram a construção de um quiosque anexo a quadra de malha nas dependências da mesma unidade de ensino (com entrada pela rua Cardeal).

   Através das outras indicações solicitaram a execução de serviço de roçada no passeio público da rua das Flores (na lateral do terreno onde está sendo construída a super creche do conjunto Avelino Piacentini) e de terreno localizado na avenida dos Lagos (jardim Tropical II), com a notificação do proprietário. Pediram ainda a realização de roçada do terreno e limpeza do passeio público onde está sendo construída a escola do conjunto Avelino Piacentini.

Programa social de costura em 3 bairros de C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 13h55, última modificação 04/09/2017 13h55
O jardim Lar Paraná e os conjuntos habitacionais Fortunato Perdoncini e Moradias Avelino Piacentini foram os bairros indicados à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) para a implantação de um Programa Social de Costura.

 O jardim Lar Paraná e os conjuntos habitacionais Fortunato Perdoncini e Moradias Avelino Piacentini foram os bairros indicados à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) para a implantação de um Programa Social de Costura.

   A proposição tramitou na sessão que o Poder Legislativo realizou nesta semana e foi despachada favoravelmente. Segundo o autor da indicação, a iniciativa foi baseada na necessidade de geração de empregos verificada nas três áreas localizadas na periferia de Campo Mourão.

   O vereador apresentou ainda indicações para que a administração municipal construa uma quadra poliesportiva de areia no jardim Lar Paraná, revitalize a iluminação da avenida Presidente John Kennedy (entre as ruas da Província e Caçanjure) e promova licitação para a contratação de pessoa física ou jurídica visando a reativação da praça de alimentação do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago). Também solicitou a construção de redutor de velocidade na avenida dos Álamos (jardim Residencial Araucária) e nas ruas Alecrim e das Tipuãnas (jardim Residencial Botânico I).

Utilidade Pública

   Miguel Batista Ribeiro  apresentou ainda requerimento para que a prefeitura, no prazo máximo de 30 dias, forneça a relação de entidades locais declaradas de utilidade pública, apontando seus responsáveis e o valor mensal recebido do Município por cada uma dessas instituições.

Vacinação de servidores dos CCI's contra a gripe

por adm publicado 04/09/2017 13h57, última modificação 04/09/2017 13h57
A reivindicação foi apresentada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT), através de indicação que tramitou na sessão realizada esta semana pela Câmara Municipal. Pela proposta apresentada, a vacinação contra a gripe deve ser ofertada a todos os servidores que atuam nos Centros de Convivência do Município (CCI's) existente em Campo Mourão.

  A reivindicação foi apresentada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT), através de indicação que tramitou na sessão realizada esta semana pela Câmara Municipal. Pela proposta apresentada, a vacinação contra a gripe deve ser ofertada a todos os servidores que atuam nos Centros de Convivência do Município (CCI's) existente em Campo Mourão.

   "Devido à natureza dos trabalhos e atendimentos prestados pelos servidores nos CCI's faz-se necessária a vacinação, uma vez que ficam expostos a grande risco de contrair gripe", justifica o vereador. Ainda na área da saúde, Cícero de Souza propôs a contratação de estagiários de Psicologia para atuar na Secretaria Municipal de Saúde.

   Outra indicação apresentada pelo vereador do PT foi para que a prefeitura providencie a execução de serviços de limpeza e recolhimento de entulhos que encontram-se no entorno da pista de skate localizada ao laqdo do ginásio de esportes Juscelino Kubitschek (J. K.).

Recape e melhorias em escolas, pede Battilani

por adm publicado 04/09/2017 13h59, última modificação 04/09/2017 13h59
Das 18 indicações que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou esta semana na sessão da Câmara Municipal, seis foram com pedidos a prefeitura para que execute serviços de recuperação da pavimentação asfáltica de 14 vias públicas localizadas em oito bairros de Campo Mourão.

Das 18 indicações que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou esta semana na sessão da Câmara Municipal, seis foram com pedidos a prefeitura para que execute serviços de recuperação da pavimentação asfáltica de 14 vias públicas localizadas em oito bairros de Campo Mourão.

   O vereador solicitou a realização da melhoria nas ruas Carlos Behrens (jardim Laura), Seriema (jardim Country Club), Vereador Valdomiro Cilião de Araújo (vila Teixeira e jardim Gutierrez), Josephina Wendling Nunes e Elias Farhat, (jardins Lourdes e Laura), José Teodoro de Oliveira, São Carlos, Visconde Luiz Botelho Mourão, Antônio Bueno de Camargo, Santa Cruz, São José, Teodoro, Floriano (jardim Flórida). Também pediu a recuperação da pavimentação da via marginal da avenida Juscelino Kubitscheck (entre o conjunto residencial Ilha Bela e o jardim Albuquerque).

   Outras seis indicações foram com pedidos de reparos e melhorias em escolas mantidas pelo Município. Para o Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Afonso Staniszewski (jardim Batel) e a escola municipal Professor Nicon Kopko (jardim Modelo), pediu a execução de sinalização horizontal e vertical (em especial, placas de via preferencial, limite de velocidade e identificação de área escolar). Para o CMEI do jardim Batel também pleiteou a reforma, cobertura e adequação do parque infantil, a reforma da cobertura, troca de portas danificadas pelas chuvas e a contratação de três estagiários e uma cozinheira.

   Já para a escola municipal Parigot de Souza (jardim Gutierrez) reivindicou a construção de refeitório e biblioteca, enquanto para a escola municipal Florestan Fernandes (jardim Albuquerque) pediu a redução do passeio público e inserção de estacionamento destinado exclusivamente para ônibus escolares.

   Battilani também pediu melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Cruz (jardim Santa Cruz): nova cobertura no refeitório, conserto da cerca palito, troca da fiação elétrica, reforma do prédio (com a correção de infiltrações e rachaduras), retirada da placa de identificação antiga e a colocação de nova placa, além da contratação de vigias para os finais de semana.

   Também a Escola de Música "Rose Mary Albuquerque" (jardim Araucária) foi contemplada com pedidos de melhorias do vereador Edson Battilani. Ele solicitou a eliminação de infiltrações no prédio, adequação da iluminação da entrada e pátio e a aquisição de instrumentos musicais

Saúde: No Posto 24 Horas, edital com o médico de plantão

por adm publicado 04/09/2017 14h01, última modificação 04/09/2017 14h01
Sugestão para que seja disponibilizado edital na recepção do Posto 24 Horas (jardim Lar Paraná) informando o nome do médico que encontra-se de plantão e sua especialidade foi apresentada pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli. Também foi sugerido que o edital informe o horário de plantão de cada um desses profissionais.

 Sugestão para que seja disponibilizado edital na recepção do Posto 24 Horas (jardim Lar Paraná) informando o nome do médico que encontra-se de plantão e sua especialidade foi apresentada pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli. Também foi sugerido que o edital informe o horário de plantão de cada um desses profissionais.

   Segundo o vereador, trata-se de um pedido dos usuários da unidade de saúde “uma vez que nas ocasiões em que necessitam de atendimento médico não possuem informação de qual profissional e especialidade encontra-se em plantão”, explica. Na justificativa da proposição que tramitou esta semana na Câmara Municipal, o Cabo Cruz acrescenta que trata-se de uma medida simples que facilitará no atendimento aos usuários da unidade de saúde.

   Outra indicação apresentada pelo vereador do PSL foi no sentido de que a prefeitura estenda o horário de atendimento na unidade básica de saúde do jardim Paulista até às 22 horas. A justificativa apresentada é a distância que os moradores da Asa Leste precisam percorrer até o Posto 24 Horas, localizado na Asa Oeste (jardim Lar Paraná), quando precisam de atendimento emergencial após o atual horário de funcionamento da unidade.

   O recolhimento de entulho depositado no canteiro da avenida Jacutinga (jardim Tropical I), a execução de recape – com urgência – na rua das Graças (jardim Gutierrez) e o atendimento de pedidos protocolados por munícipes foram outras solicitados apresentadas pelo vereador Cabo Cruz.

Solicitada a instalação de semáfaros em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 14h01, última modificação 04/09/2017 14h01
Um deles no trevo de acesso a Unicampo e a UTFPR

    Um deles no trevo de acesso a Unicampo e a UTFPR

   Três indicações para que a prefeitura de Campo Mourão instale semáfaros em pontos de vias públicas com tráfego intenso e que oferecem risco à população foram apresentados pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) nas sessões que a Câmara Municipal realizou nesta semana.

   Um dos pedidos foi para que a administração municipal providencie a instalação de semáfaro no trevo de acesso ao campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPT) e a Faculdade Unicampo, na BR 369 (Campo Mourão-Cascavel). Também foi solicitada a colocação de semáfaro nas avenidas Armelindo Trombini (esquina com a rua Souza Naves - vila Corinthians) e Pedro Viriato de Souza Filho (esquina com a rua Sanhaço - jardim Tropical I). Segundo o vereador, o objetivo é melhorar as condições de tráfego, coibir o abuso de velocidade e propiciar maior segurança no trânsito.

   Mais duas indicações apresentadas por Sidnei Jardim estão relacionadas ao trânsito. Ele pediu a construção de redutor de velocidade na rua Maria Olímpia Jardim (jardim Isabel) e a execução de sinalização horizonta e vertical com a advertência "Cuidado Escola" em frente ao Colégio Sigma, na rua Araruna - centro.

Recreação

   Sidnei Jardim também apresentou indicação para que seja viabilizado terreno para a construção de uma área de lazer - com praça, parque infantil e quadra de esportes - no jardim Mário Figueiredo. Pleiteou ainda a viabilização de local próximo a rua da Soja (jardim Alvorada) para a implantação de uma praça com pista de caminhada e playground. Já para o jardim Araucária reivindicou um local para a construção de uma praça.

   Mais reivindicações apresentadas pelo vereador do PPS: instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) no jardim Cidade Alta, cobertura da quadra poliesportiva do Parque Municipal Parigot de Souza e a reforma - com pintura e demarcação do piso, instalação de alambrado - na quadra de esportes localizada ao lado do Centro Social Urbano (jardim Laura).

Reforma de pontes em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 14h03, última modificação 04/09/2017 14h03
A completa reforma de duas pontes - uma localizada na zona rural de Campo Mourão e outra na zona industrial (ZIN4) - foi reivindicada nesta semana a prefeitura pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB). Melhorar o tráfego de veículos e oferecer mais seguranças aos cidadãos que passam pelas pontes é o objetivo do pedido feito pelo vereador, através de indicações formuladas através da Câmara Municipal.

  A completa reforma de duas pontes - uma localizada na zona rural de Campo Mourão e outra na zona industrial (ZIN4) - foi reivindicada nesta semana a prefeitura pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB). Melhorar o tráfego de veículos e oferecer mais seguranças aos cidadãos que passam pelas pontes é o objetivo do pedido feito pelo vereador, através de indicações formuladas através da Câmara Municipal.

   Miguel Ribeiro solicitou a reforma de ponte localizada na estrada vicinal à Pedreira Casali. Também pediu a reforma de ponte na estrada vicinal de acesso fábrica de rações da empresa JBS. Em inspeção "in loco", o vereador constatou a necessidade da execução de reforma completa nas duas pontes.

Educação: Vereador cobra explicações

por adm publicado 04/09/2017 14h04, última modificação 04/09/2017 14h04
Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou requerimento nesta semana para que a prefeitura de Campo Mourão explique por que as escolas municipais Manoel Bandeira e Florestan Fernandes não estão fornecendo merenda escolar e materiais básicos de higiene pessoal para seus alunos.

 Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou requerimento nesta semana para que a prefeitura de Campo Mourão explique por que as escolas municipais Manoel Bandeira e Florestan Fernandes não estão fornecendo merenda escolar e materiais básicos de higiene pessoal para seus alunos.

   O pedido de esclarecimento foi apresentado pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT). Segundo ele, munícipes têm questionado e denunciado a ocorrência dos problemas nas duas unidades escolares da rede municipal de ensino. No requerimento também é indagado a prefeitura quando será regularizado o fornecimento.

   Edoel Rocha apresentou ainda indicações para que a administração municipal providencie - com urgência - a execução de recape asfáltico nas ruas Araguaia, Florianópolis e Porto União (jardim Santa Nilce II), além da realização de operação tapa buraco na avenida Manoel Mendes de Camargo (centro).

   Mais reivindicações apresentadas pelo vereador do PDT: substituição de luminárias queimadas na rua Pitanga (centro), limpeza de terreno pertencente a prefeitura na rua das Glórias (esquina com a rua Houssein Charrouf - jardim São Luiz) e a realização de estudo visando transformaras ruas Panambi e São José, abaixo da perimetral Tancredo Neves, em vias preferenciais. As duas vias dão acesso aos jardins Cidade Alta I e II.


Bandeirantes e Guarujá na pauta de vereador

por adm publicado 04/09/2017 15h25, última modificação 04/09/2017 15h25
A disponibilização de um professor para atuar no Centro Municipal de Educação Infantil “Crianças Feliz”, localizado na vila Guarujá, foi um dos pedidos apresentados a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Olivino Custódio (PSC), através de indicação que tramitou na última sessão do Poder Legislativo. Segundo um morador do bairro, que procurou o vereador, a unidade não conta com professor.

   A disponibilização de um professor para atuar no Centro Municipal de Educação Infantil “Crianças Feliz”, localizado na vila Guarujá, foi um dos pedidos apresentados a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Olivino Custódio (PSC), através de indicação que tramitou na última sessão do Poder Legislativo. Segundo um morador do bairro, que procurou o vereador, a unidade não conta com professor.

   Outro pedido de Olivino Custódio foi para que a prefeitura providencie a substituição de luminárias queimadas na rua Benedito Lisboa dos Santos (jardim Bandeirantes), onde está localizada a Academia da Terceira Idade (ATI). De acordo com relato de um morador do bairro que procurou o vereador, várias postes da via pública estão com lâmpadas queimadas, causando transtornos e perigo para a comunidade.

C. Mourão: Multas por estacionar em vagas prioritárias

por adm publicado 04/09/2017 15h28, última modificação 04/09/2017 15h28
O envio de relatório com o número de multas de trânsito aplicadas neste ano por estacionamento irregular de veículos em vagas prioritárias para idosos e portadores de deficiência foi requerido a prefeitura de Campo Mourão pela vereadora Nelita Piacentini (PR).

O envio de relatório com o número de multas de trânsito aplicadas neste ano por estacionamento irregular de veículos em vagas prioritárias para idosos e portadores de deficiência foi requerido a prefeitura de Campo Mourão pela vereadora Nelita Piacentini (PR). Também o montante arrecadado com essas multas e onde estão sendo aplicados esses recursos deve ser informado a Câmara de Vereadores pela administração municipal.

   A prefeitura tem prazo máximo de 30 dias para prestar as informações solicitadas e o requerimento da vereadora foi aprovado por unanimidade na última sessão do Poder Legislativo. Esclarecimento público foi o objetivo indicado por Nelita Piacentini para o pedido de informações.

Melhorias

   Outro requerimento apresentado pela vereadora, endereçado a superintendência regional do DNIT e ao secretario estadual do Esporte, Douglas Fabrício (deputado licenciado), foi com pedidos de melhorias no acesso aos campus da Faculdade Unicampo, UTFPR e a Unespar/Fecilcam.

   Foi pedida a readequação da rotatória de acesso as BR's 369 e 487, rebaixamento da iluminação a partir da avenida João Bento até o campus da Unespar e a construção de calçada para pedestres no mesmo trecho. Foi solicitada ainda a readequação dos acesso do entrocamento da avenida Miguel Luiz Pereira e da avenida João Bento.

   Nelita Piacentini também apresentou requerimento para que o prefeito Tauillo Tezelli informe em quantas etapas será executada a pavimentação da avenida Santa Maria (Usina Mourão), utilizando o material fresado doado pelo DNIT.

Água em escolas e creches preocupa vereador Tucano

por adm publicado 04/09/2017 15h31, última modificação 04/09/2017 15h31
Quando foi realizada a última análise da qualidade da água utilizada para consumo nas escolas e centros municipais de educação infantil (creches) da rede municipal de ensino de Campo Mourão?

   Quando foi realizada a última análise da qualidade da água utilizada para consumo nas escolas e centros municipais de educação infantil (creches) da rede municipal de ensino de Campo Mourão? O questionamento foi encaminhado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR), através de requerimento apresentado na Câmara Municipal.

   A prefeitura também terá de informar ao vereador como é feita a limpeza das caixas de água das unidades ligadas a Rede Municipal de Ensino, bem como o número de vezes que o procedimento e executado por ano. "Esclarecer a comunidade mourãoense quanto a qualidade da água que é ofertada aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino é o objetivo do pedido de informações", explica o vereador.

   "Tucano" também sugeriu a instalação de semáfaro no cruzamento da avenida Capitão Índio bandeira com as ruas Mato Grosso e Francisco Albuquerque, a mudança no sentido do  tráfego de veículos na rua das Andorinhas (entre as ruas Vereador Valdomiro Cilião de Araújo e Falcão - vila Teixeira) e a limpeza de terreno na rua Mogno (jardim Flórida).

Faixa elevada

   Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa, de autoria do vereador "Tucano", que dispõe sobre a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres e pessoas com necessidades especiais em frente a todas as instituições de ensino públicas e privadas.

   Ressalta o vereador que o intuito é proporcionar maior segurança e acessibilidade aos pedestres. "As faixas elevadas constituem-se em uma maneira eficiente de se garantir ao pedestre exclusividade de passagem em vias de grande circulação de veículos", esclarece.

Rodoviária: Cobrança em sanitário leva vereador a pedir explicação

por adm publicado 04/09/2017 15h32, última modificação 04/09/2017 15h32
Fundamentado em reclamação apresentada por um munícipe através de rede social, o vereador Sidnei Jardim (PPS) apresentou requerimento na Câmara Municipal para que a prefeitura explique o motivo da cobrança de taxa para o uso dos sanitários do Terminal Rodoviário de Campo Mourão.

  Fundamentado em reclamação apresentada por um munícipe através de rede social, o vereador Sidnei Jardim (PPS) apresentou requerimento na Câmara Municipal para que a prefeitura explique o motivo da cobrança de taxa para o uso dos sanitários do Terminal Rodoviário de Campo Mourão. Uma taxa de R$ 0,50 é cobrada pela empresa Aterfi, que administra o terminal desde a sua inauguração.

   O vereador quer saber ainda do governo municipal se existe algum amparo legal ou cláusula contratual que permita a cobrança da taxa aos usuários do terminal. "Há a possibilidade de extinção da taxa para que os usuários do terminal possam utilizar os sanitários gratuitamente?" também questionou Sidnei Jardim na proposição aprovada por unanimidade na última sessão do poder Legislativo.

   Em postagem da rede social, o cidadão questionou: "Porque cobram, sem você já está pagando os impostos, pedágio, tributo, taxa de embarque e em outras cidades não cobram para usar os sanitários. Por que só aí?".

Melhorias

   Sidnei Jardim também foi autor de inúmeras indicações a prefeitura para que execute obras e melhorias em bairros da cidade. Entre elas, a construção de Centro de Integração na vila Rio Grande, instalação de quiosque no triângulo existente entre a avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho e a rua João Claudino (jardim Paulista), arborização nos jardins Flora I e II, instalação de iluminação pública no trecho que liga a BR 158 a rua Josueis Gonçalves (jardim Modelo) e a substituição de luminárias queimadas na rua Tarumã (vila Cândida).

   O vereador também reivindicou a execução de serviço de asfaltamento em trechos das ruas Tico-Tico (jardim Tropical), Pioneiro Adinor Cordeiro de Souza (jardim Silvana), Ludovico Bucoski (jardim Paulista) e Reinaldo Bernardes (jardim John Kennedy), bem como na Travessa Palmas (jardim Paulista). A mesma melhoria foi pedida para oito vias públicas da sede do distrito de Piquirivaí: as ruas Padre Anchieta, Princesa Isabel, Tiradentes, Duque de Caxias, José Bonifácio, Visconde do Rio Branco e Benjamim Constant, além da avenida Elias Simão.

C. Mourão: Apoio aos produtores rurais e aos agricultores familiares

por adm publicado 04/09/2017 15h38, última modificação 04/09/2017 15h38
Indicação legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei que institua o Programa Municipal de Apoio aos Produtores Rurais e Agricultores Familiares foi apresentada pelo vereador Edson Battilani (PPS).

  Indicação legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei que institua o Programa Municipal de Apoio aos Produtores Rurais e Agricultores Familiares foi apresentada pelo vereador Edson Battilani (PPS). A proposta tramita nas comissões permanentes da Câmara de Vereadores.

   O programa proposto visa incentivar o desenvolvimento das atividades agropecuárias através de ações direcionadas e proporcionar, direta ou indiretamente, o aumento da renda familiar, a geração de empregos, melhorias de trafegabilidade, escoamento da produção e a melhoria da qualidade de vida. A minuta do projeto de lei que acompanha a indicação legislativa detalha que a prefeitura possibilitará aos produtores rurais e agricultores familiares a manutenção e cascalhamento das estradas vicinais, e de carreadores, cascalhamento de pátios de empreendimentos rurais e terraplanagem para edificações relacionadas as atividades agropecuárias, dentro das propriedades.

   De acordo com a proposta, os benefícios serão concedidos aos produtores que desenvolvem as seguintes atividades: avicultura, olericultura, fruticultura, suinocultura e pecuária de leite. Um anexo da minuta do projeto estabelece os equipamentos rodoviários a serem disponibilizados e o número de horas máquina/quilômetros rodados oferecidos sem custo a cada beneficiado pelo programa.

Serviços

   Edson Battilani também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a limpeza do canteiro central das avenidas dos Álamos e do Bosque (jardim Araucária) e construa cobertura no parque infantil da escola municipal Professor Ethanil Bento de Assis - jardim Santa Cruz (com a colocação de grama sintética ou natural). Reivindicou ainda melhorias para o campo de futebol do jardim Paulino (limpeza das laterais, recuperação do gramado, recolocação de portões e conserto ou substituição das traves).

   Para o jardim Santa Cruz pleiteou a pintura de faixas de pedestres e redutores de velocidade, instalação de placas de via preferencial em três avenidas e 11 ruas do bairro. Também pediu a reforma e pintura do Centro de Integração Esperança, com a recuperação de uma janela d

Baleia Azul: Prevenção nas escolas de C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 15h56, última modificação 04/09/2017 15h56
A designação de uma equipe de emergência, composta por profissionais da Educação, para realizar um trabalho de prevenção e conscientização com crianças e adolescentes nas escolas de Campo Mourão

  A designação de uma equipe de emergência, composta por profissionais da Educação, para realizar um trabalho de prevenção e conscientização com crianças e adolescentes nas escolas de Campo Mourão - particulares e da rede estadual e municipal. Esse foi o pedido que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou as autoridades para ar os estudantes sobre os riscos envolvidos com o jogo denominado "Baleia Azul".

   A solicitação foi encaminhada através da Câmara de Vereadores ao governador Beto Richa, a Secretaria Estadual da Educação, ao Núcleo Regional de Educação e ao prefeito Tauillo Tezelli. "Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias", a o vereador.

   Em outro requerimento apresentado na Câmara Municipal, endereçado ao governador Beto Richa e ao secretário estadual de Esportes e Turismo, Douglas Fabrício (deputado licenciado), o vereador Sidnei Jardim reivindicou a destinação de recursos para a construção de uma moderna pista de atletismo em Campo Mourão. Além de destacar as inúmeras conquistas da equipe de atletismo do Município em competições estaduais, nacionais e internacionais, o vereador acentua o desenvolvimento de projeto social que atende a cerca de duas mil crianças em Campo Mourão.

   Outras indicações à administração municipal de Campo Mourão, apresentadas por Sidnei Jardim: reforma da estrutura do Posto de Saúde 24 Horas (incluindo, em especial, o passeio público), instalação de container ou similar em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli (conjunto habitacional Fortunato Perdoncini) para a coleta de lixo e a reforma e ampliação do Centro de Integração Primavera (jardim Primavera), com a instalação de portões, cobertura da quadra esportiva e instalação de sistema de ventilação.

Atletismo: Pista sintética volta a ser pedida

por adm publicado 04/09/2017 15h57, última modificação 04/09/2017 15h57
A construção de uma pista sintética de atletismo no Complexo Esportivo Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, voltou a ser reivindicada pela vereadora e professora de Educação Física, Nelita Piacentini (PR).

 A construção de uma pista sintética de atletismo no Complexo Esportivo Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, voltou a ser reivindicada pela vereadora e professora de Educação Física, Nelita Piacentini (PR). “Campo Mourão vem se tornando referência nos esportes e no atletismo tem formado atletas de nível internacional”, acentua a vereadora.

   O pedido da construção de uma pista sintética foi feito ao prefeito Tauillo Tezelli e ao secretário estadual de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício (deputado licenciado), através de proposições apresentadas na Câmara Municipal. Nelita Piacentini enfatiza que a equipe local tem conquistado inúmeros títulos em competições estaduais, nacionais e internacionais, com a formação de atletas de alto nível.

   Na justificativa da reivindicação, a vereadora aponta ainda um aumento considerável na quantidade de crianças e jovens que participam de programas de iniciação esportiva, tanto no masculino como no feminino.

   Através de outras indicações solicitou melhorias para o conjunto habitacional Milton de Paula Walter. Entre elas, a construção de praça (em parceria com a Construtora Piacentini) e de um redutor de velocidade na rua Antônio Vargas Netto.

Louvor

   Na última sessão da Câmara Municipal, a vereadora Nelita apresentou três requerimentos de voto de louvor. Ao bispo Bruno Eliseu Versari pela nomeação para assumir a diocese de Campo Mourão, ao bispo Francisco Javier Devalle Paredes pelos relevantes serviços prestados à comunidade e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Campo Mourão) pelos 43 anos de fundação.

Câmara: Reunião da CPFO nesta quinta

por adm publicado 04/09/2017 16h00, última modificação 04/09/2017 16h00
Sob a presidência de Elvira Schen (PPS), a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão reúne-se nesta quinta-feira (18/5), a partir das 15h30min.

   Sob a presidência de Elvira Schen (PPS), a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão reúne-se nesta quinta-feira (18/5), a partir das 15h30min. Também os vereadores Luiz Alfredo (PT do B) e Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) compõem a CPFO.

   Na pauta para o encontro estão três projetos de lei, oriundos do Poder Executivo, que solicitam a abertura de créditos adicionais suplementares e especial: R$ 31.740,81 para realizar adequações no Centro Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito, R$ 145 mil para a aquisição de materiais de consumo, equipamentos e material permanente para a Fundação Cultural (Fundacam) e R$ 1.140.000,00 para a complementação do valor referente a taxa administrativa mensal do Ciscomcam, complementação do valor de diferença de procedimentos não cobertos pelo SUS e a aquisição de medicamentos.

   Da pauta consta ainda projeto de resolução que concede o Título de Mérito Militar Mourãoense ao primeiro sargento J. Silva (comandante da equipe ROTAM), do 11º Batalhão de Polícia Militar. O projeto é de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz e também é subscrito pelos vereadores Miguel Batista Ribeiro, Edilson Martins, Elvira Schen, Jadir Soares - Pepita, Olivino Custódio, Nelita Piacentini, Cícero Pereira de Souza e Sidney Ronaldo Ribeiro - Tucano.

   A pauta inclui ainda a apreciação de prestação de contas recebidas de entidades declaradas de utilidade pública e ofícios dos ministério da Educação e da Saúde, além de prestações de contas do Município.

Audiências: Prestações de contas na Câmara

por adm publicado 04/09/2017 16h02, última modificação 04/09/2017 16h02
A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão agendou duas audiências públicas para prestações de contas até o final deste mês.

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão agendou duas audiências públicas para prestações de contas até o final deste mês. Elvira Schen é a presidente da CPFO, que é composta ainda pelos vereadores Luiz Alfredo e Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano".

   No próximo dia 25, a partir das 18h30min, no plenário do Poder Legislativo, a prefeitura presta contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Será a primeira prestação de contas da gestão do prefeito Tauillo Tezelli.

   Já no dia 31, no mesmo horário e local, a Secretaria Municipal de Saúde - na condição de gestora local do SUS - apresenta relatórios de dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas ou em fase de execução, bem como a oferta e produção de serviços.

  

Agricultura Urbana em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 16h05, última modificação 04/09/2017 16h04
Nas comissões permanentes do Poder Legislativo de Campo Mourão tramita indicação legislativa, de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que propõe a prefeitura o envio de projeto de lei dispondo sobre a política municipal de apoio a agricultura urbana.

 Nas comissões permanentes do Poder Legislativo de Campo Mourão tramita indicação legislativa, de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que propõe a prefeitura o envio de projeto de lei dispondo sobre a política municipal de apoio a agricultura urbana. Também define seus objetivos e estabelece ações a serem empreendidas, em articulação com o Estado e a União, para a consecução das finalidades propostas.

   Na mensagem justificativa que acompanha a indicação legislativa, o vereador aponta algumas vantagens de se praticar a agricultura urbana. Por exemplo, a produção de alimentos para consumo próprio ou para comercialização, visando à redução da insegurança alimentar das populações urbanas vulneráveis e a geração de renda. Também cita o melhor aproveitamento de espaços ociosos, evitando o acúmulo de lixo e entulhos ou o crescimento desordenado de plantas daninhas, onde abrigam-se insetos e pequenos animais prejudiciais a saúde humana.

      Battilani aponta também a atividade como alternativa  ocupacional, evitando o ócio e diminuindo a marginalização de pessoas na sociedade, além da valorização estética dos espaços vegetados e o favorecimento da infiltração de água no solo, diminuindo o escorrimento de água em vias públicas.

   Outra indicação legislativa apresentada pelo vereador  propõe mudanças na lei que instituiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente ( CMDRS).

C. Mourão: Cidadania Honorária para José Elmo Alvarez Linhares

por adm publicado 04/09/2017 16h05, última modificação 04/09/2017 16h05
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene no dia 9 de junho para fazer a entrega de Título de Cidadania Honorária do Município a José Elmo Alvarez Linhares. Com início marcado para às 19 horas, a cerimônia vai acontecer no plenário do Poder Legislativo.

 A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene no dia 9 de junho para fazer a entrega de Título de Cidadania Honorária do Município a José Elmo Alvarez Linhares. Com início marcado para às 19 horas, a cerimônia vai acontecer no plenário do Poder Legislativo.

   A outorga da principal honraria do Município ao advogado, agricultor e vice-prefeito de Campo Mourão na gestão 1989-1992 é resultado de projeto de resolução apresentado pelo vereador Edoel Rocha em abril de 2012. Outros nove vereadores da legislatura 2009-2012 subscreveram o projeto: José Pochapski, Isidoro Moraes, Nelita Piacentini, José Roberto Voidelo, Sidnei Jardim, Saul Sachettti, Eraldo Teodoro de Oliveira, Helton Borges e Ademir Franco de Lima.

   Na mensagem justificativa do projeto que concedeu o título, Edoel Rocha destaca que o homenageado, ao longo da vida, sempre contribuiu para o desenvolvimento de Campo Mourão. Também acentua que na atividade de advogado, Elmo Linhares “é um exemplo para toda a sociedade”, acentua.

Homenageado

   Elmo Linhares nasceu em Nonoaí (Rio Grande do Sul) em 24 de abril de 1944. Radicou-se em Campo Mourão no ano de 1972, depois de se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná e de se casar com a também advogada Márcia Maria Queiroz Linhares (procuradora autárquica federal aposentada), filha de Armando Queiroz de Moraes (que residiu em Campo Mourão, deputado estadual por três mandatos pelo Vale do Piquirivai, presidente da Assembleia Legislativa, chefe da Casa Civil no governo de Jaime Canet e conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado).

   Por duas vezes, o novo cidadão honorário assumiu interinamente a chefia do executivo mourãoense (em uma dessas vezes, sancionou a lei que instituiu o Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão e criou a festa nacional da iguaria, em atendimento a pleito da extinta Confraria Boca Maldita). Em setembro de 1980 recebeu moção da Câmara Municipal parabenizando-o pelo brilhante desempenho frente à administração municipal.

   Depois de participar da criação e implantação da Secretaria de Indústria e Comércio na estrutura administrativa da prefeitura de Campo Mourão, assumiu a chefia do órgão e implantou o Programa de Expansão da Economia Urbana. Pelo trabalho realizado frente ao órgão foi agraciado em 1990 com diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Rotary Gralha Azul. Também recebeu moção de aplauso do Poder Legislativo Municipal, onde é destacado o seu trabalho “... sempre incansável na adoção de medidas e iniciativas que induzem e possibilitem o crescimento da cidade de Campo Mourão e da região”.

   Seu vasto currículo aponta ainda que foi o coordenador da campanha “Sou Campo Mourão de Coração”, ganhadora do prêmio Top de Marketing, da ADVB. Por três vezes foi o Procurador Jurídico do Município, em duas gestões presidiu a Fundescam (fundação mantenedora da faculdade e do Colégio Agrícola) e também foi coordenador geral do Governo Municipal.

   Outros cargos ocupados e funções desempenhadas por Elmo Linhares: presidente da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru, presidente do Diretório Municipal do PMDB (três vezes), secretário da Associação Comercial e Industrial – Acicam (foi o presidente da comissão pró-construção da sede própria da entidade), professor titular das cadeiras de Direito Administrativo e Teoria Geral do Estado do curso de Administração da Fecilcam, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa), presidente da Associação Nacional dos Concessionários SLC, membro do Conselho da Associação Brasileira dos Distribuidores de Veículos Automotores (Abrave/Fenabrave), membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Paraná (Banestado).

   Quando a Câmara de Vereadores aprovou a outorga do Título de Cidadania Honorária, Elmo Linhares era presidente do Hospital Regional Santa Casa. Pelo desempenho no cargo recebeu diploma de Honra ao Mérito e votos de congratulações concedidos pelo Rotary Campo Mourão e a Assembleia Legislativa do Paraná.

   O homenageado também atuou na área empresaria,, foi líder estudantil e aos 17 anos escreveu o livro “Lágrimas de Herói”. Na mensagem justificativa do projeto que outorgou a honraria, o vereador Edoel Rocha acentua: “Entre tantas atividades que exerceu sempre trabalho com respeito ao próximo, lealdade, mas principalmente com amor. Isso faz a grande diferença”, finaliza.

C. Mourão: Vigilante feminino em estabelecimentos financeiros

por adm publicado 04/09/2017 16h06, última modificação 04/09/2017 16h06
A obrigatoriedade da presença de vigilante feminino nos estabelecimentos financeiros de Campo Mourão é o que propõe indicação legislativa recentemente apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR).

  A obrigatoriedade da presença de vigilante feminino nos estabelecimentos financeiros de Campo Mourão é o que propõe indicação legislativa recentemente apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR). Pela proposta, a exigência seria para estabelecimentos nos quais o ingresso de funcionários, clientes e usuários seja controlado (com a utilização, entre outros meios, de detectores de metal).

   Segundo o vereador, a indicação legislativa visa evitar o constrangimento das clientes "que são eventualmente submetidas a revistas e abordagens em estabelecimentos de prestação de serviços financeiros", explica. Ressalta o autor da proposição que os procedimentos de revista e abordagens muitas vezes são realizados por homens. "Atualmente, com o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, há um maior de pessoas do sexo feminino em estabelecimentos financeiros, seja como público ou até mesmo as próprias funcionárias", adianta.

   A obrigatoriedade seria aplicada, de acordo com a indicação legislativa, a bancos, casas lotéricas, sociedades de crédito, associações de poupança, agências dos Correios, correspondentes bancários e cooperativas singulares de crédito com entrada controlada por meio de detectores de metal.

   Além de evitar constrangimentos, salienta o vereador "Tucano", a medida pode promover um aumento no número de vagas de emprego para as mulheres em ocupações normalmente destinada a homens.

C. Mourão: Legislativo é notificado pela RF para quitar pendência

por adm publicado 04/09/2017 16h11, última modificação 04/09/2017 16h11
Dívida previdenciária é referente aos anos de 2013 e 2014

  A Câmara de Vereadores de Campo Mourão foi recentemente notificada pela Receita Federal para pagar pendência junto a Previdência Social que, em valores atualizados, chega a R$ 129.262,98 (para quitação até o próximo dia 31). Trata-se de uma dívida gerada em decorrência da mudança na base de cálculo da Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa (GIL-RAT), uma das várias contribuições previdenciárias obrigatórias sobre as atividades laborais no país.

   A pendência é referente aos anos de 2013 e 2014, quando o Legislativo Municipal deixou de recolher R$ 81.310,73devido a mudança no calculo da contribuição de funcionários ocupantes de cargo em comissão e de vereadores. Com juros e correção monetária, atualmente a dívida referente a 2013 (janeiro a dezembro, mais 13º salário) é de R$ 65.467,49 e a de 2014 (janeiro a dezembro, mais 13º salário) é de R$ 63.795,45.

   Caso a dívida não seja quitada até o final do mês, o valor aumenta devido a incidência de juros e correção. A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores ainda não decidiu se fará o pagamento integral da pendência até o dia 31 ou se optará pelo parcelamento da dívida, o que somente é legalmente possível pelo Poder Executivo.

Administração municipal presta contas na Câmara

por adm publicado 04/09/2017 16h12, última modificação 04/09/2017 16h12
A administração do prefeito Tauillo Tezelli realiza nesta quinta-feira (25/5) a sua primeira prestação de contas a Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Será a partir das 18h30min, em audiência pública da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.

  A administração do prefeito Tauillo Tezelli realiza nesta quinta-feira (25/5) a sua primeira prestação de contas a Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Será a partir das 18h30min, em audiência pública da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.

   A prestação de contas é aberta a população e vai abranger o primeiro quadrimestre de 2017 (janeiro a abril). Trata-se de uma exigência estabelecida na Lei de Responsabilidade Fiscal e a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo é integrada por três vereadores: Elvira Schen Lima (presidente), Luiz Alfredo e Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano".

   Na audiência serão apresentadas detalhadamente a arrecadação e as despesas do Município no período. Também deverão ser expostas as principais realizações no primeiro quadrimestre, os convênios firmados nas diferentes áreas e projetos encaminhados a órgãos federais e estaduais, por exemplo. A dívida herdada da administração municipal passada e as dificuldades na captação de recursos já conveniados em razão de pendências deixadas pela gestão anterior deverão ser outros assuntos abordados.

Saúde

   No próximo dia 31, a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento realiza audiência pública, a partir das 18h30min, para que a Secretaria Municipal da Saúde - na qualidade de gestora local do SUS, preste contas referente ao primeiro quadrimestre do ano.

   Já no dia 22 de junho, às 19 horas, a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública da Câmara de Vereadores realiza audiência pública. Segurança Rural será o tema do encontro.


Título: Cidadania Honorária para José Cruz na terça-feira

por adm publicado 04/09/2017 16h14, última modificação 04/09/2017 16h14
Em sessão solene que a Câmara de Vereadores realiza na próxima terça-feira (30/5), o Município de Campo Mourão entrega o Título de Cidadão Honorário a José Alves da Cruz,

  Em sessão solene que a Câmara de Vereadores realiza na próxima terça-feira (30/5), o Município de Campo Mourão entrega o Título de Cidadão Honorário a José Alves da Cruz, gerente da agência dos Correios e professor de pós-graduação (com atuação no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul). Sob o comando do homenageado, a agência local dos Correios tem conquistado inúmeros prêmios pelo desempenho e tem se projetado ainda pelo desenvolvimento de projetos sociais.

   A cerimônia está marcada para às 19h30min e será realizada no salão social da unidade do Sesc - Serviço Social do Comércio. De autoria da vereadora Nelita Piacentini (PR), o projeto de resolução que concedeu a honraria foi subscrito por outros nove vereadores: Edson Battilani (PPS), Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL), Edilson Martins (PR), Edoel Rocha (PDT), Jadir Soares - "Pepita" (PPS), Olivino Custódio (PSC), Cícero Pereira de Souza - professor Cícero (PT), Sidnei Jardim (PPS) e Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR).

Homenageado

   Nascido em Janiópolis, José Cruz tem 54 anos. Em 1983 entrou para os Correios como balconista e gerente da agência de Janiópolis. Através de recrutamento e de concurso interno teve várias promoções e em 1986, depois de participar de curso de seis meses em Porto Alegre, foi transferido para a agência de Paranavaí, onde permaneceu até 1994. Em 11 de maio de 1994 assumiu a gerência da agência dos Correios em Campo Mourão, onde implementou grandes mudanças.

   Dois anos depois passou numa seleção interna para ser multiplicador do curso Gestão da Produtividade Aplicada aos Correios, que passava por dificuldades e necessitava fazer uma reestruturação e treinamento de toda a equipe, visando reduzir perdas, desperdícios e melhorar a produtividade. José Cruz ministrou treinamento no Paraná.

   Depois de concluir o curso de Administração na Fecilcam, passou em seleção e passou a fazer parte da equipe que reestruturou os serviços internacionais do Correios, através do projeto Exporta Fácil. Foi o responsável pela implantação do serviço nos Correios do Paraná e apoiou a ação em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

   No ano de 1998 iniciou especialização em Desenvolvimento Gerencial (com ênfase em Marketing e Mercosul) e, na sequência, passou a fazer parte do projeto Redeagente, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, voltado a preparar pequenas empresas para a exportação. Após a conclusão do curso passou a ministrar treinamentos que contribuíram para muitas empresas passarem a atuar no mercado internacional, inclusive de Campo Mourão.

   O homenageado também passou em seleção para Ser Formador em Comércio Exterior.e conquistou uma especialização em Comércio Exterior, na Universidade de Brasília. A partir daí começou a atuar - nos finais de semana - também como professor de pós-graduação nas áreas de negócios, educação e saúde.

   Sob o comando de José Cruz, que viabilizou uma série de mudanças e melhorias, a agência dos Correios em Campo Mourão passou a figurar entre as cinco melhores do Paraná e as 10 melhores do país. Em 2012, foi premiada como Agência Destaque do Paraná. Ano a ano também vem recebendo a certificação Ouro e Prata no Programa de Melhoria das Agências.

   Entre os projetos sociais desenvolvidos estão o Papai Noel dos Correios e campanha do agasalho. Nas caminhadas realizadas nos finais de tarde, o novo cidadão honorário de Campo Mourão já recolheu mais de 1.100 latinhas, seis mil garradas, seis mil copos, além de 1.200 tampinhas, contribuindo assim para evitar a proliferação de isentos transmissores de doenças, inclusive da dengue.

Copacabana: Pepita pede recuperação de asfalto e prefeitura atende

por adm publicado 04/09/2017 16h15, última modificação 04/09/2017 16h15
prefeitura de Campo Mourão está concluindo a realização de serviço de recuperação da pavimentação asfáltica solicitado no final de março pelo vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS)

 A prefeitura de Campo Mourão está concluindo a realização de serviço de recuperação da pavimentação asfáltica solicitado no final de março pelo vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) em cinco vias públicas do jardim Copacabana. Na execução da melhoria, a administração municipal está aplicando recursos próprios.

   Através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador solicitou ao prefeito Tauillo Tezeli a recuperação da pavimentação nas ruas Franz Kaiser, Jacy Brandão, Marechal do Ar Eduardo Gomes, Carlos Otto Roeder e dos Expedicionários. Nas cinco vias, a pavimentação encontrava-se bastante deteriorada e os buracos dificultavam o tráfego de veículos, motos e ciclistas, colocando em risco até mesmo os pedestres.

   A execução de serviços de recuperação da pavimentação asfáltica era um pedido antigo dos moradores do jardim Copacabana e o vereador Pepita ressaltou nas indicações apresentadas na Câmara Municipal que a melhoria era necessária "devido aos transtornos e prejuízos que os buracos estão causando aos moradores do bairro", acentua na justificativa das proposições.


Vereador do PT solicita melhoria na Vila Rural

por adm publicado 04/09/2017 16h16, última modificação 04/09/2017 16h16
Através de indicação apresentada esta semana na Câmara Municipal, o vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT) solicitou a prefeitura de Campo Mourão que providencie a execução de serviços de limpeza e poda de árvores em toda a extensão da rua Bom Jesus, na Vila Rural Pedro Kloster Júnior. A via está localizada às margens da rodovia para Araruna.

  Através de indicação apresentada esta semana na Câmara Municipal, o vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT) solicitou a prefeitura de Campo Mourão que providencie a execução de serviços de limpeza e poda de árvores em toda a extensão da rua Bom Jesus, na Vila Rural Pedro Kloster Júnior. A via está localizada às margens da rodovia para Araruna.

   Outra indicação apresentada pelo vereador é para que a administração municipal adeque a faixa de pedestres e garanta acessibilidade nos cruzamentos das avenidas Capitão Índio bandeira e Irmãos Pereira com a rua Francisco Albuquerque, próximos ao Terminal Urbano.

   Cícero de Souza acentua que as atuais faixas de pedestres estão dispostas em pontos inadequados "demasiadamente próximas as avenidas", explica. Também a que "é grave e urgente a situação dos cadeirantes que transitam pelo local, pois há obstáculos no percurso da faixa de pedestres, obrigando deslocamento na pista de rolamento para concluir a travessia", observa o vereador.


Proposta: Templo dos pastorinhos de Fátima em Campo Mourão

por adm publicado 04/09/2017 16h19, última modificação 04/09/2017 16h19
Foi em Campo Mourão que aconteceu o milagre da recuperação do menino Lucas (de Juranda), por intercessões das irmãs Carmelitas residentes no convento existente no Município.

 Foi em Campo Mourão que aconteceu o milagre da recuperação do menino Lucas (de Juranda), por intercessões das irmãs Carmelitas residentes no convento existente no Município. Por esses motivos, o vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) iniciou gestões para que seja construído um templo religioso na cidade com imagens de Santo Francisco e Santa Jacinta, os pastorinhos de Fátima.

   Em requerimento apresentado na sessão que a Câmara Municipal realizou nesta semana, o vereador propôs o envio de expediente ao secretário estadual de Esporte e Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, além do deputado Márcio Nunes, para que intercedam junto ao Governo do Paraná para viabilizar a construção do templo. Apresentado em regime de urgência, o requerimento foi aprovado por unanimidade e o pedido já foi encaminhado pelo Poder Legislativo de Campo Mourão.

   A intenção é criar um local dedicado aos mais novos santos católicos e perpetuar para as futuras gerações a participação de Campo Mourão no processo que levou a canonização dos irmãos Francisco e Jacinta. O acidente com o menino Lucas, que caiu de uma altura de sete metros, aconteceu em março de 2013, em Juranda, onde reside com a família, mas foi na Santa Casa de Campo Mourão que ele foi atendido e se recuperou. O estado do menino - com graves lesões cerebrais - era crítico e as irmãs Carmelitas, de Campo Mourão, receberam pedido da família para que orassem pela recuperação de Lucas. Poucos dias depois, após ser submetido a cirurgia, Lucas se recuperou e teve alta, sem ficar com sequelas. Uma cura inexplicável até mesmo para os médicos.

   O milagre foi atribuído a intercessão de Nossa Senhora de Fátima e dos pastorinhos Francisco e Jacinta, que foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio último, na celebração dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. O milagre ocorrido em Campo Mourão foi reconhecido pela igreja Católica e foi fundamental no processo que levou a canonização dos novos santos.

Turismo Religioso

   Além de perpetuar a participação de Campo Mourão no processo de canonização, o vereador Miguel Ribeiro entende que a construção de um templo dedicado a Santo Francisco e a Santa Jacinta vai propiciar um espaço próprio para oração aos seus devotos. Acrescenta ainda que a iniciativa certamente contribuirá para o fortalecimento do turismo religioso em Campo Mourão e região, que já possuem várias ações de sucesso na área, como a Rota da Fé, festival de música Cristo é Nosso Show, etc.

Luiz Alfredo propõe melhorias

por adm publicado 04/09/2017 16h19, última modificação 04/09/2017 16h19
A execução de melhorias em duas escolas e um centro municipal de educação infantil, pertencentes a Rede Municipal de Ensino, foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Luiz Alfredo. (PT do B).

  A execução de melhorias em duas escolas e um centro municipal de educação infantil, pertencentes a Rede Municipal de Ensino, foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Luiz Alfredo. (PT do B).

   Um dos pedidos é para que a prefeitura realize estudos técnicos e viabilize a mudança da entrada da escola municipal Mário de Miranda Quintana. Atualmente a entrada é pela rua Interventor Manoel Ribas (próximo a perimetral Tancredo Neves) e o pedido é para que seja mudada para a rua Belém.

   Na justificativa da reivindicação, o vereador ressalta que a atual entrada está localizada em uma via que naquele ponto é estreita e permite estacionamento dos dois lados, o que inviabiliza que carros transitem simultaneamente em sentidos opostos. “Porém, o maior problema é nos horários de pico, pois há um grande volume de carros, dos pais que vão levar os filhos a escola, bem como dos ônibus do transporte escolar, o que causa transtornos e confusão no local”, explica Luiz Alfredo.

   Outro pedido apresentado pelo vereador é para que a prefeitura viabilize recursos para a aquisição de tinta a óleo para a pintura do pátio da educação infantil da Escola Municipal Florestan Fernandes (Caic). Trata-se de uma reivindicação da direção do estabelecimento, que possui um amplo pátio que pode ser melhor aproveitado pelas crianças com a pintura no piso de brincadeiras, como amarelinha, caracol, etc. A unidade escolar já dispõe da mão-de-obra para a execução da melhoria, mas necessita das tintas.

   Para o Centro Municipal de Educação Infantil Sossego da Mamãe, o vereador Luiz Alfredo pleiteou a pintura do prédio. De acordo com a direção do estabelecimento, a última pintura foi realizada em 2009. Pequenos reparos e até mesmo a troca da cobertura no corredor foram realizados com recursos da APP. Porém a entidade não dispõe de recursos para a pintura de prédio todo.

Reivindicados pediatras para 14 unidades de saúde

por adm publicado 04/09/2017 16h22, última modificação 04/09/2017 16h22
A disponibilização de médico pediatra em 14 unidades de saúde da rede municipal foi reivindicada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR).

A disponibilização de médico pediatra em 14 unidades de saúde da rede municipal foi reivindicada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR). Apesar da grande procura por atendimento nessa especialidade, o vereador constatou através de pesquisa que a maria das UBS não contam com pediatra

   Foi solicitada a disponibilização de médico pediatra para as unidade da vila Cândida, distrito de Piquirivaí, jardim Paulista, vila Guarujá, Centro Social Urbano, jardim Alvorada, vila Urupês, DNFERI (jardins Damasco, Fernandio e Ipê), jardim Modelo, jardim Tropical, jardim Pio XII, conjunto Moradias Avelino Piacentini, jardim Copacabana e conjunto habitacional Fortunato Perdoncini. O vereador também solicitou a disponibilização de médico pediatra bo Posto 24 Horas, para atender principalmente no período da noite.   

   Tucano também apresentou indicações para que a prefeitura reforme o abrigo do transporte coletivo urbano localizado na rua Eulálila Carneiro de Campos (jardim Alvorada) e que realize a limpeza do campo de futebol do jardim Paulista. Solicitou ainda a substituição de luminárias queimadas nas ruas Vereador Eudes Sartor (jardim Ipanema), Eulalia Carneiro de Campos (jardim Alvorada) e na avenida Vani Borges de Macedo (jardim Cidade Nova).

   Outra indicação apresentada pelo vereador épara que a prefeitura execute a demarcação das faixas de estacionamento e faixas de pedestre na rua Harrison José Borges (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento)

C. Mourão: Pedida a designação de titular para a Delegacia da Mulher

por adm publicado 04/09/2017 16h24, última modificação 04/09/2017 16h24
Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do vereador Sidnei Jardim (PPS) com o pedido de nomeação de delegada de carreira para assumir a chefia da Delegacia da Mulher em Campo Mourão.

 Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do vereador Sidnei Jardim (PPS) com o pedido de nomeação de delegada de carreira para assumir a chefia da Delegacia da Mulher em Campo Mourão. O pedido foi encaminhado ao governador Beto Richa e ao secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciaria, Wagner Mesquita de Oliveira.

   Estima-se que entre 16 a 52 por cento das mulheres do mundo já foram agredidas (não necessariamente fisicamente, mas também emocional, psicológica, sexual ou economicamente) pelo menos uma vez na cidade. E dessas condutas violentas resultam grande parte das mortes de mulheres entre 15 e 44 anos, número superior a outras causas de morte (câncer, malária, acidentes de trânsito e guerra).

   "A Delegacia da Mulher tem papel fundamental no combate e na (re)socialização das mulheres vítimas de violência de gênero. Ao tratar de uma situação de natureza tão conflituosa e confusa, o tratamento dado a cada uma por uma mulher implica em variáveis referentes à personalidade, aos tipos humanos, às relações parentais, suas causas sociais, etc.", acentua Sidnei Jardim.

   O vereador também apresentou requerimento para que o Governo do Estado providencie a implantação de uma Delegacia Cidadã em Campo Mourão.


30 Anos: Legislativo cumprimenta o Sindicam

por adm publicado 04/09/2017 16h25, última modificação 04/09/2017 16h25
Voto de louvor ao Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam), pelo transcurso do 30º aniversário de fundação, foi aprovado - por unanimidade - pela Câmara Municipal.

   Voto de louvor ao Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam), pelo transcurso do 30º aniversário de fundação, foi aprovado - por unanimidade - pela Câmara Municipal. A vereadora Nelita Piacentini (PR) foi a autora do requerimento e a entidade comemorou aniversário no dia 26 de abril.

   Através de outras indicações, a vereadora pediu a demarcação de estacionamento nos dois lados da avenida Manoel Mendes de Camargo (entre as ruas Roberto Brzezinski e São Josafat) e a colocação de placa de estacionamento preferencial ao idosos em frente a agência da Caixa Econômica Federal (na esquina da avenida Capitão Índio Bandeira com a rua São José).

   Ao governador Beto Richa, a vereadora Nelita Piacentini indagou sobre a possibilidade da instalação de uma Academia de Musculação no 11º Batalhão de Polícia Militar.

Parque do Lago: Recuperação e transformação de mirante em centro de formação

por adm publicado 04/09/2017 16h27, última modificação 04/09/2017 16h27
A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Edson Battilani (PPS), solicitou ao presidente da Sanepar e ao gerente regional da empresa que informem as providências já adotadas para a recuperação do mirante do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago).

  A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Edson Battilani (PPS), solicitou ao presidente da Sanepar e ao gerente regional da empresa que informem as providências já adotadas para a recuperação do mirante do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago). Segundo informações da própria empresa, a ideia é transformar a estrutura em um Centro de Formação de Estudantes.

   O pedido de informações, aprovado por unanimidade na última sessão do Poder Legislativo, foi encaminhado ao presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, além do gerente regional da empresa, Edson Lima.

Educação

   Edson Battilani também pediu a realização de melhorias em duas unidades da rede municipal de Ensino, além de um colégio estadual. Para a escola municipal Professor Nicon Kopko (jardim Modelo) solicitou a reforma da cobertura da cozinha/refeitório, sala dos professores e biblioteca, reposição das telhas do corredor central, troca da tampa da caixa de energia da quadra de esportes, construção de muro ao redor (com a retirada do muro palito) e a troca ou restauração da placa de identificação da unidade.

   Já para o Centro Municipal de Educação Infantil Doce Magia (conjunto Diamante Azul) pediu a ampliação do prédio, a instalação de cobertura no parque infantil, reforma ou troca das calhas e a substituição dos brinquedos do parque infantil, inclusive com a instalação de equipamento adaptado para crianças portadoras de necessidades especiais.

   A Secretaria Estadual da Educação pleiteou melhorias para o Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo (jardim Tropical). O vereador pediu a construção de passarela ligando o refeitório a quadra esportiva e a realização de melhoras na quadra poliesportiva.

   Nove indicações apresentadas por Edson Battilani foram para que a prefeitura providencie a recuperação da pavimentação asfáltica. Ele pediu a melhoria para as ruas Topázio e Ágata (jardim Diamante Azul), 27 de Dezembro (jardim Paulino), Colmeia, Lambari, João Casturino Smoliak e Gustavo João Quennehen (jardim Alvorada), Condor (vila Teixeira), Alfeu de Paula Xavier, Alexandre Schumoski e João Mendes Pereira (jardim Bandeirantes), Ramos de Lima (jardim Fernando), Pinhais e Jequetiba (Parque Residencial Ipê), Akibono, dos Pioneiro, Tarumã e Miss Yolanda Pereira (Grande Lar Paraná), além da avenida dos Pardais (jardim Tropical I)

   Para o jardim Damasco, o vereador Edson Battilani reivindicou a pavimentação da rua Hale Nasser (com a execução de serviços de limpeza e manutenção de bueiros), além da recuperação da pavimentação da rua Houssein Charrouf.

Rebaixamento de luminárias no Damferi

por adm publicado 04/09/2017 16h28, última modificação 04/09/2017 16h28
Pedido para que a administração municipal providencie o rebaixamento da iluminação públicas nos jardins Fernando, Damasco, São Luiz e Parque Residencial Ipê (Damferi) foi apresentado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edoel Rocha (PDT).

 Pedido para que a administração municipal providencie o rebaixamento da iluminação públicas nos jardins Fernando, Damasco, São Luiz e Parque Residencial Ipê (Damferi) foi apresentado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edoel Rocha (PDT). A reivindicação foi apresentada pela Associação de Moradores.

 

   Edoel Rocha também solicitou a prefeitura que providencie, com urgência, a realização de roçada e limpeza em terreno baldio existente na rua Brilhante (atrás do Centro Municipal de Educação Infantil Doce Magia, do conjunto residencial Diamante Azul).


C. Mourão: Audiências públicas no Legislativo

por adm publicado 04/09/2017 16h34, última modificação 04/09/2017 16h34
Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza audiência pública nesta quarta-feira (31/5) para que a Secretaria Municipal de Saúde preste contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano.

  A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza audiência pública nesta quarta-feira (31/5) para que a Secretaria Municipal de Saúde preste contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano. Aberta a participação da comunidade, terá início às 18h30min e vai acontecer no plenário do Poder Legislativo.

   Na condição de gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS), a legislação federal determina que o órgão preste contas a cada quatro meses. Serão apresentados dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas ou em fase de execução, bem como a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada e conveniada.

Segurança Rural

   No dia 22 de junho, a pedido do vereador Edson Battilani, a Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública realiza audiência pública para tratar do temna: Segurança Rural.

Rebaixamento de luminárias no Damferi

por adm publicado 04/09/2017 16h36, última modificação 04/09/2017 16h36
Pedido para que a administração municipal providencie o rebaixamento da iluminação públicas nos jardins Fernando, Damasco, São Luiz e Parque Residencial Ipê (Damferi) foi apresentado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edoel Rocha (PDT).

 Pedido para que a administração municipal providencie o rebaixamento da iluminação públicas nos jardins Fernando, Damasco, São Luiz e Parque Residencial Ipê (Damferi) foi apresentado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edoel Rocha (PDT). A reivindicação foi apresentada pela Associação de Moradores.

   Edoel Rocha também solicitou a prefeitura que providencie, com urgência, a realização de roçada e limpeza em terreno baldio existente na rua Brilhante (atrás do Centro Municipal de Educação Infantil Doce Magia, do conjunto residencial Diamante Azul).

"Pepita" propõe obras e melhorias ao Executivo

por adm publicado 04/09/2017 16h38, última modificação 04/09/2017 16h38
Nas últimas sessões do Poder Legislativo, o vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) apresentou cerca de 10 indicações e requerimentos endereçados a prefeitura com proposições de obras e melhorias para vários bairros de Campo Mourão, além de pedidos de informações.

   Nas últimas sessões do Poder Legislativo, o vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) apresentou cerca de 10 indicações e requerimentos endereçados a prefeitura com proposições de obras e melhorias para vários bairros de Campo Mourão, além de pedidos de informações.

   Propôs, por exemplo, a abertura de uma nova via interligando as ruas Porto Alegre e José Francisco Silva, na vila Rio Grande. É que no local já existe uma estrada cascalhada, que é bastante utilizada pelos moradores para levar os filhos ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e também por veículos, mas a regularização da ligação é necessária para que possa receber melhorias.

   Pepita também reivindicou a reforma da ponte da Água da Imbiúva (no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas), a construção de novas cabines para a imprensa no ginásio de esportes Walternei de Oliveira (com a instalação de pontos de internet e linhas para as transmissões) e a construção de redutor de velocidade na rua Hideji Kobayashi (jardim Cidade Nova).

   O vereador do PPS pleiteou ainda a realização de recapeamento asfáltico nas ruas São Paulo (entre a avenida Afonso Botelho e a Perimetral Tancredo Neves) e em trechos das ruas Oliveira Zanini, Hideji Kobayashi, Cianorte e Prefeito José Antônio dos Santos (no cruzamento com a rua Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira).

Requerimentos

   Em dos requerimentos apresentados, o vereador Pepita indaga ao prefeito Tauillo Tezelli por que ainda não foi cumprido o compromisso da contratação de dois estagiários para trabalhar com os alunos no contra turno escolar da escola municipal Manoel da Nóbrega (comunidade rural do Km 128). O compromisso foi assumido com os pais dos alunos e o vereador quer saber se há previsão para a contratação.

   Outro requerimento apresentado pelo vereador é para que a prefeitura informe quantos estagiários estão lotados na Secretaria Municipal da Educação? Quais os cursos em que estão matriculados? Em que unidade de ensino estão lotados? E quais os critérios para definir a quantidade de estagiários por unidade de ensino?


Heliponto no Hospital Santa Casa

por adm publicado 04/09/2017 16h40, última modificação 04/09/2017 16h40
Requerimento para que o deputado federal Luiz Nishimori apresente emenda ao orçamento da União destinando R$ 30 mil para a construção de um heliponto no Hospital Santa Casa de Campo Mourão foi aprovado - por unanimidade - pela Câmara de Vereadores.

  Requerimento para que o deputado federal Luiz Nishimori apresente emenda ao orçamento da União destinando R$ 30 mil para a construção de um heliponto no Hospital Santa Casa de Campo Mourão foi aprovado - por unanimidade - pela Câmara de Vereadores. A iniciativa é de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR).

   Na justificativa da reivindicação, o vereador ressalta que a Santa Casa de Campo Mourão é um hospital de referência e atende muitos casos de urgência e emergência, inclusive com a realização de captação de órgãos para transplante. "Em muitas situações encaminha pacientes para fora de nossa região, casos que precisam de um transporte mais rápido. O envio de órgãos também necessita de transporte rápido. Nessas situações são utilizados os helicópteros da Rede Paraná Urgência", explica o vereador Tucano.

   Em outro requerimento apresentado na Câmara Municipal, o vereador indagou ao prefeito Tauillo Tezelli se a prefeitura tem algum programa de avaliação oftalmológica dos alunos que frequentam a Rede Municipal de Ensino. Em caso positivo, ele quer saber em que período do ano é desenvolvido e como é realizado o trabalho. Também questionou: quando uma criança é diagnosticada com algum problema ou necessidade de tratamento, como é feito o encaminhamento para que receba a devida assistência?

   Ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Leal Júnior, o vereador pediu a construção de redutores de velocidade no anel viário de Campo Mourão (próximos  ao acesso à comunidade do Barreiro das Frutas). No poder Legislativo de Campo Mourão também tramita indicação legislativa de autoria de Sidnei Ronaldo Ribeiro - "Tucano" que institui a campanha "padronização ecológica de lotes vagos" em Campo Mourão.

José da Cruz é Cidadão Honorário de C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 16h42, última modificação 04/09/2017 16h42
Foi realizada na noite de terça-feira (30/5), no salão social da unidade do Sesc, a sessão solene da Câmara de Vereadores para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Campo Mourão a José Alves da Cruz.

Foi realizada na noite de terça-feira (30/5), no salão social da unidade do Sesc, a sessão solene da Câmara de Vereadores para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Campo Mourão a José Alves da Cruz. De autoria da vereadora Nelita Piacentini (PR), o projeto de resolução que concedeu a honraria foi subscrito por outros nove vereadores.
O novo cidadão honorário do Município é gerente da agência dos Correios e professor de pós-graduação (com atuação no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul). Sob o comando do homenageado, a agência local dos Correios tem conquistado inúmeros prêmios pelo desempenho. Também tem se projetado ainda pelo desenvolvimento de projetos sociais.
Homenageado
Nascido em Janiópolis, José Cruz tem 54 anos. Em 1983 entrou para os Correios como balconista e gerente da agência de Janiópolis. Através de recrutamento e de concurso interno teve várias promoções e em 1986, depois de participar de curso de seis meses em Porto Alegre, foi transferido para a agência de Paranavaí, onde permaneceu até 1994. Em 11 de maio de 1994 assumiu a gerência da agência dos Correios em Campo Mourão, onde implementou grandes mudanças.
Dois anos depois passou numa seleção interna para ser multiplicador do curso Gestão da Produtividade Aplicada aos Correios, que passava por dificuldades e necessitava fazer uma reestruturação e treinamento de toda a equipe, visando reduzir perdas, desperdícios e melhorar a produtividade. José Cruz ministrou treinamento no Paraná.
Depois de concluir o curso de Administração na Fecilcam, passou em seleção e passou a fazer parte da equipe que reestruturou os serviços internacionais do Correios, através do projeto Exporta Fácil. Foi o responsável pela implantação do serviço nos Correios do Paraná e apoiou a ação em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No ano de 1998 iniciou especialização em Desenvolvimento Gerencial (com ênfase em Marketing e Mercosul) e, na sequência, passou a fazer parte do projeto Redeagente, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, voltado a preparar pequenas empresas para a exportação. Após a conclusão do curso passou a ministrar treinamentos que contribuíram para muitas empresas passarem a atuar no mercado internacional, inclusive de Campo Mourão.
O homenageado também passou em seleção para Ser Formador em Comércio Exterior e conquistou uma especialização em Comércio Exterior, na Universidade de Brasília. A partir daí começou a atuar - nos finais de semana - também como professor de pós-graduação nas áreas de negócios, educação e saúde.
Com José Cruz na gerência, a agência passou por uma série de mudanças e recebeu melhorias, passando a figurar entre as cinco melhores do Paraná e as 10 melhores do país. Em 2012, foi premiada como Agência Destaque do Paraná. Ano a ano também vem recebendo a certificação Ouro e Prata no Programa de Melhoria das Agências.
Entre os projetos sociais desenvolvidos estão o Papai Noel dos Correios e campanha do agasalho. Nas caminhadas realizadas nos finais de tarde, o novo cidadão honorário de Campo Mourão já recolheu mais de 1.100 latinhas, seis mil garradas, seis mil copos, além de 1.200 tampinhas, contribuindo assim para evitar a proliferação de isentos transmissores de doenças, inclusive da dengue.

Propostas melhorias para o trânsito de Campo Mourão

por adm publicado 04/09/2017 16h44, última modificação 04/09/2017 16h44
Seis indicações que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou nas últimas sessões da Câmara Municipal de Campo Mourão foram com propostas de serviços e ações relacionadas a área de trânsito.

   Seis indicações que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou nas últimas sessões da Câmara Municipal de Campo Mourão foram com propostas de serviços e ações relacionadas a área de trânsito. Uma delas, com a finalidade de oferecer mais vagas de estacionamento, foi para que seja realizada a implantação de estacionamento transversal de sentido duplo no canteiro central da avenida Capitão Índio Bandeira, entre as ruas Panambi e Santos Dumont.

   O vereador reivindicou também a instalação de sinalização indicando a dimensão dos veículos que podem estacionar nas avenidas Goioerê, Manoel Mendes de Camargo, Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira, entre as ruas Santa Catarina e Brasil. Com a implantação da sinalização será possível a autuação dos veículos em situação irregular.

   Sidnei Jardim solicitou ainda a instalação de semáfaro na avenida Miguel Luiz Pereira (nos cruzamentos com a avenida João Bento e Mamborê), a pintura de faixa de pedestres na avenida Ney Braga, a implantação de estacionamento rápido para embarque e desembarque de alunos em frente aos portões das escolas municipais e centros municipais de educação infantil, além da construção de redutores de velocidade nas duas vias da avenida Luciano Marmontel (jardim Araucária).

Cidade Digital

   O vereador do PPS voltou a reivindicar a implantação do projeto Cidade Digital em Campo Mourão. Mais melhorias solicitadas por Sidnei Jardim: construção de uma Academia da Terceira Idade (ATI) na praça da Juventude Nilton Rogério Pena Forte, pavimentação asfáltica na rua Orlando Haesbaert (jardim Nossa Senhora Aparecida) e a substituição de luminárias queimadas na rua Sabiá (jardim Tropical).

Vereador propõe Mérito Desportivo

por adm publicado 04/09/2017 16h48, última modificação 04/09/2017 16h48
Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita projeto de resolução, apresentado pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT), que concede o Título de Mérito Desportivo ao atleta mourãoense Luciano Jorge Holler.

   Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita projeto de resolução, apresentado pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT), que concede o Título de Mérito Desportivo ao atleta mourãoense Luciano Jorge Holler. Outros 11 vereadores subscrevem a proposição.

   O atleta nasceu em 5 de outubro de 1979 e, aos cinco anos, sua família mudou-se de Campo Mourão para Goioerê, onde – influenciado por filmes e séries exibidas pela televisão, começou a se interessar por artes marciais.

   Em 1994, Luciano conquistou sua primeira medalha. Para ajudar nas despesas da família, passou a conciliar os treinos com o trabalho de cobrador em uma locadora de fitas de videogame. Aos 17 anos, já faixa marrom, participou de uma seletiva e foi escolhido para disputar o campeonato mundial, no Canadá. Sem patrocínio e sem condições de custear a viagem, sua mãe vendeu todos os animais que possuía no imóvel rural que residia e conseguiu pagar todas as despesas.

   Luciano Holler foi vice-campeão e no retorno a Goioerê desfilhou pelas ruas da cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros. No final do mesmo ano tornou-se faixa preta pela Confederação Brasileira de Karatê Inter Estilos. O retorno para morar em Campo Mourão foi quando tinha 18 anos, com o intuito de atuar como instrutor de karatê.

   No ano de 2003, na Argentina, sagrou-se campeão mundial. No ano seguinte casou-se com a bailarina Pamela (integrante do Corpo de Baile Municipal) e em 2006 nasceu seu primeiro filho: Lucianinho. Também migrou para a Confederação Brasileira de Karatê, vinculada ao Comitê Olímpico Internacional, competindo por Santa Catarina e São Paulo (mas residindo em Campo Mourão).

   Em 2008, com a ajuda da esposa (que preparava-se para o exame de faixa preta), o atleta abriu seu primeiro Dojo, localizado próximo a Escola Educare. “Modesto, medindo apenas 8x4 metros, o Dojo atendia crianças da escola e os alunos mais antigos que o seguiam”, destaca o currículo que acompanha o projeto de resolução em tramitação no Poder Legislativo.

   Seu currículo aponta ainda que em 2013 foi vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (poucas semanas depois de sofrer um acidente). No ano seguinte foi campeão geral paranaense. No mesmo ano, uma costela fraturada o tirou da final dos JAP’s. Em 2015 foi campeão geral paranaense e campeão Sul Americano em quatro modalidades diferentes, além de conquistar medalha de ouro nos JAP’s. Uma comissão de arbitragem o indicou ainda como Atleta Destaque e assim recebeu a medalha Orgulho Paranaense.

   No ano de 2016 foi novamente campeão paranaense e campeão brasileiro. Já em abril passado, Luciano foi novamente campeão nas modalidades de Kata (luta imaginária) e Humitê (combate) na etapa paranaense do Campeonato Brasileiro de Karatê.


Câmara de C. Mourão já deixou R$ 1,2 milhão para a prefeitura

por adm publicado 04/09/2017 16h50, última modificação 04/09/2017 16h50
Despesas do Legislativo estão menores que em 2016

Apenas nos primeiros cinco meses deste ano, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão deixou R$ 1.216.895,00 nos cofres do Município. Pelo orçamento geral do Município, o Poder Legislativo tinha direito constitucional de receber R$ 4.322.895,00 entre janeiro e o final de maio, mas retirou R$ R$ 3.106.000,00 para cobrir suas despesas no período. Em média, a economia mensal foi de R$ 243.379,00, recursos que a administração municipal teve liberdade para investir na saúde, educação, transportes e outras áreas.

   O último relatório financeiro mensal da Câmara de Vereadores aponta também uma queda nas despesas. Nos primeiros cinco meses de 2016, os gastos somaram R$ 2.961.225,16, enquanto no mesmo período deste ano as despesas somaram R$ 2.803.277,47. Uma economia da ordem de R$ 157.947,70.

   Outro ponto que chama a atenção no relatório é que a Câmara Municipal de Campo Mourão teve nos primeiros cinco meses de 2017 o menor repasse de recursos financeiros dos últimos quatro anos no mesmo período: 2014 - 3.129.378,50; 2015 - R$ 3.560.307,50; 2016 - 3.118.141,45; 2017 - R$ 3.106.000,00.

   No início da atual legislatura, em janeiro último, os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal decidiram não solicitar o duodécimo de direito do orçamento anual, mas exclusivamente o valor para cobrir os gastos com as despesas. "Embora legal, não teria cabimento reter esses recursos a mais no Poder Legislativo, enquanto a população carece de muitos serviços e a prefeitura enfrenta sérias dificuldades financeiras", acentua o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani (PPS).

   Também fazem parte da Mesa Executiva do Poder Legislativo de Campo Mourão: Edilson Vedovatti Martins/PR (1º vice presidente), Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano"/PR (2º vice presidente), Jadir Soares - "Pepita"/PPS (1º secretário), Roberto Cruz Mendes - "Cabo Cruz"/PSL (2º secretário).

   Battilani conclui: "Os recursos do orçamento do Município, tanto para o Poder Executivo como para o Poder Legislativo, são oriundos dos incontáveis tributos pagos pela população, tanto em impostos diretos ou embutidos nos preços de cada produto ou serviço. Então é importante que cada centavo seja valorizado e respeitado, com o retorno desses recursos em forma de obras e serviços para a comunidade", finaliza.

Técnico Emerson de Souza recebeu Mérito Desportivo

por adm publicado 04/09/2017 16h50, última modificação 04/09/2017 16h50
Em sessão solene que aconteceu na noite desta terça-feira (6/6), a Câmara de Vereadores fez a entrega de Título de Mérito Desportivo outorgado ao técnico Emerson Luís de Souza, do Campo Mourão Basquete.

   Em sessão solene que aconteceu na noite desta terça-feira (6/6), a Câmara de Vereadores fez a entrega de Título de Mérito Desportivo outorgado ao técnico Emerson Luís de Souza, do Campo Mourão Basquete. A cerimônia contou com a presença da maioria dos vereadores mourãoenses, autoridades locais, atletas, dirigentes esportivos e torcedores da equipe local de basquete.

   Na abertura da sessão, após a execução do Hino Nacional, a vereadora Nelita Piacentini (PR) - autora do projeto que concedeu a honraria - apresentou o vasto currículo do homenageado, destacando sua carreira de sucesso na área esportiva. Também ressaltou a importância do esporte para a formação de cidadãos responsáveis, enalteceu o trabalho realizado por Emerson de Souza em Campo Mourão e a projeção alcançada pelo Município em âmbito nacional.

   Nelita Piacentini e o secretário especial do Esporte, Marcelo de Oliveira Lima (que representou o prefeito Tauillo Tezelli), fizeram a entrega do diploma de Mérito Esportivo a Emerson de Souza.

O Homenageado

. O homenageado possui vasta experiência profissional na área de treinamento esportivo, coordenação de equipes e gestão de projetos esportivos. É técnico desde 1988, atuando em todas as categorias, da iniciação esportiva, categorias de base adultas e profissional.

   Como coordenador, Emerson de Souza trabalhou nos projetos do Rio Pardo FC, DGG/COC, Geração Olímpica e DEC, em São José do Rio Pardo; ACCPE, de Casa Branca (São Paulo), Keltek, em São José dos Pinhais (Paraná). Em Campo Mourão atua no Basquete Cidadão e Campo Mourão Basquete.

   Seu currículo aponta inúmeras conquistas: campeão brasileiro dos Jogos Abertos (JAB's 2012), campeão Paulista Adulto (2000), bi campeão da Copa do Brasil (2012 e 2013), campeão brasileiro de seleções G-4 (2008), campeão Sul-Brasileiro de Clubes (2012), penta campeão paranaense de basquete (2005, 2010, 2012, 2013 e 2014), hexa campeão dos Jogos Abertos do Paraná (Jap's 2011, 2012, 2013, 2013 feminino, 2014 e 2015 (feminino), bi campeão da Taça Paraná Adulto (2010 e 2012),campeão dos Jogos Escolares do Paraná (2008), bi campeão dos Jogos da Juventude do Paraná (2008 e 2010), bi campeão paranaense juvenil (2007 e 2011), tri campeão dos Jogos Regionais do estado de São Paulo (2001, 2009 e 2010), campeão Paulista de Seleções (2000) e campeão Arb-Juvenil (19995), infantil (1996).

Honraria: Elmo Linhares recebe título nesta sexta-feira

por adm publicado 04/09/2017 16h52, última modificação 04/09/2017 16h52
Será realizada nesta sexta-feira (9/6), a partir das 19 horas, a sessão solene da Câmara de Vereadores de Campo Mourão para a entrega do Título de Cidadania Honorária do Município ao José Elmo Alvares Linhares. A cerimônia acontece no plenário do Poder Legislativo.

Será realizada nesta sexta-feira (9/6), a partir das 19 horas, a sessão solene da Câmara de Vereadores de Campo Mourão para a entrega do Título de Cidadania Honorária do Município ao José Elmo Alvares Linhares. A cerimônia acontece no plenário do Poder Legislativo.

A outorga da principal honraria do Município ao advogado, agricultor e vice-prefeito de Campo Mourão na gestão 1989-1992 é resultado de projeto de resolução apresentado pelo vereador Edoel Rocha em abril de 2012. Ressalta o autor do projeto que o homenageado, ao longo da vida, sempre contribuiu para o desenvolvimento de Campo Mourão. Também acentua que na atividade de advogado, Elmo Linhares "é um exemplo para toda a sociedade".
Homenageado
Elmo Linhares nasceu em Nonoaí (Rio Grande do Sul) em 24 de abril de 1944. Radicou-se em Campo Mourão no ano de 1972, depois de se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná e de se casar com a também advogada Márcia Maria Queiroz Linhares (procuradora autárquica federal aposentada), filha de Armando Queiroz de Moraes (que residiu em Campo Mourão, foi deputado estadual por três mandatos pelo Vale do Piquirivai, presidente da Assembleia Legislativa, chefe da Casa Civil no governo de Jaime Canet e conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado).
Por duas vezes, o novo cidadão honorário assumiu interinamente a chefia do executivo mourãoense (em uma dessas vezes, sancionou a lei que instituiu o Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão e criou a festa nacional da iguaria, em atendimento a pleito da extinta Confraria Boca Maldita). Em setembro de 1980 recebeu moção da Câmara Municipal parabenizando-o pelo brilhante desempenho frente à administração municipal.
Depois de participar da criação e implantação da Secretaria de Indústria e Comércio na estrutura administrativa da prefeitura de Campo Mourão, assumiu a chefia do órgão e implantou o Programa de Expansão da Economia Urbana. Pelo trabalho realizado frente ao órgão foi agraciado em 1990 com diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Rotary Gralha Azul. Também recebeu moção de aplauso do Poder Legislativo Municipal, onde é destacado o seu trabalho "... sempre incansável na adoção de medidas e iniciativas que induzem e possibilitem o crescimento da cidade de Campo Mourão e da região".
Seu vasto currículo aponta ainda que foi o coordenador da campanha "Sou Campo Mourão de Coração", ganhadora do prêmio Top de Marketing, da ADVB. Por três vezes foi o Procurador Jurídico do Município, em duas gestões presidiu a Fundescam (fundação mantenedora da faculdade e do Colégio Agrícola) e também foi coordenador geral do Governo Municipal.
Outros cargos ocupados e funções desempenhadas por Elmo Linhares: presidente da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru, presidente do Diretório Municipal do PMDB (três vezes), secretário da Associação Comercial e Industrial - Acicam (foi o presidente da comissão pró-construção da sede própria da entidade), professor titular das cadeiras de Direito Administrativo e Teoria Geral do Estado do curso de Administração da Fecilcam, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa), presidente da Associação Nacional dos Concessionários SLC, membro do Conselho da Associação Brasileira dos Distribuidores de Veículos Automotores (Abrave/Fenabrave), membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Paraná (Banestado).
Santa Casa
Quando a Câmara de Vereadores aprovou a outorga do Título de Cidadania Honorária, Elmo Linhares era presidente do Hospital Regional Santa Casa. Pelo desempenho no cargo recebeu diploma de Honra ao Mérito e votos de congratulações concedidos pelo Rotary Campo Mourão e a Assembleia Legislativa do Paraná.
O homenageado também atuou na área empresaria,, foi líder estudantil e aos 17 anos escreveu o livro "Lágrimas de Herói".
Outros nove vereadores da legislatura 2009-2012 subscreveram o projeto de Edoel Rocha: José Pochapski, Isidoro Moraes, Nelita Piacentini, José Roberto Voidelo, Sidnei Jardim, Saul Sachettti, Eraldo Teodoro de Oliveira, Helton Borges e Ademir Franco de Lima.
Na mensagem justificativa do projeto que outorgou a honraria, o vereador Edoel Rocha acentua: "Entre tantas atividades que exerceu sempre trabalho com respeito ao próximo, lealdade, mas principalmente com amor. Isso faz a grande diferença", finaliza.

Ajustes na concessão de alvará para promoções comerciais

por adm publicado 04/09/2017 16h53, última modificação 04/09/2017 16h53
O vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) apresentou indicação legislativa na Câmara Municipal propondo ao Poder Executivo alterações nas atuais normas que dispõe sobre a concessão de alvará de licença para a realização de eventos comerciais temporários em Campo Mourão.

  O vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) apresentou indicação legislativa na Câmara Municipal propondo ao Poder Executivo alterações nas atuais normas que dispõe sobre a concessão de alvará de licença para a realização de eventos comerciais temporários em Campo Mourão. Segundo o autor da proposição, a legislação em vigor traz "algumas dificuldades intransponíveis a lojistas e promotores de eventos comerciais temporários no momento da retirada de alvará junto à prefeitura", explica.

   A legislação em vigor é de agosto de 1997 e a indicação legislativa em tramitação na Câmara Municipal promove a adequação das normas. Estabelece, por exemplo, que o promotor do evento deverá requerer o alvará com antecedência mínima de 15 dias, com a apresentação de uma série de documentos: laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, laudo de vistoria da Vigilância Sanitária, laudo das instalações elétricas e hidráulicas emitido por profissional habilitado (acompanhado de ART), planta com a localização dos equipamentos de prevenção e combate a incêndios, etc.

   Os organizadores devem apresentar ainda a relação dos expositores com respectivos endereços, cópia dos CGC's, cartões de inscrição estadual, certidões negativas das Fazendas municipal, estadual e federal, além de comprovante de recolhimento de contribuição sindical. Cada expositor deve apresentar também declaração informando o endereço na cidade onde efetuarão a troca de mercadorias que apresentarem defeitos ou vícios e quem intermediará as relações com o consumidor até 30 dias após a conclusão doe evento, de acordo com o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor.


Semáfaro na av. Ney Braga

por adm publicado 04/09/2017 16h55, última modificação 04/09/2017 16h55
A instalação de um semáfaro na esquina da rua Menon Lapezak com a avenida Ney Braga, no jardim Isabel, foi sugerida esta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL).

  A instalação de um semáfaro na esquina da rua Menon Lapezak com a avenida Ney Braga, no jardim Isabel, foi sugerida esta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL). Reduzir a velocidade dos veículos e motos que trafegam pelo local e assim evitar acidentes é o objetivo da proposição formulada através de indicação apresentada na Câmara Municipal.

   Segundo o vereador, o número de acidentes na avenida Ney Braga é elevado e o excesso de velocidade, além do fluxo intenso, são as principais razões. Ele ressalta que muitas empresas estão instaladas na avenida, que se constitui em um dos principais eixos de acesso aquela região do perímetro urbano. "Os veículos que estão na rua Menon Lapezak e no pátio do Supermercado Paraná Família encontram grande dificuldade ao tentar acessar a avenida Ney Braga, principalmente nos horários de pico", a o vereador.

   Outra indicação apresentada pelo vereador Cabo Cruz é para que a prefeitura providencie o recolhimento de entulho na rua Licínio Rodrigues dos Santos (entre as ruas Ubirajara Giani e Lemos do Prado - jardim Indianópolis).

Proibição de "capina química" na área urbana de C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 16h57, última modificação 04/09/2017 16h57
Projeto de lei que dispõe sobre a proibição do uso de herbicidas em geral para a execução de "capina química" em áreas urbanas - públicas ou privadas - de Campo Mourão

  Projeto de lei que dispõe sobre a proibição do uso de herbicidas em geral para a execução de "capina química" em áreas urbanas - públicas ou privadas - de Campo Mourão tramita nas comissões permanentes do Poder Legislativo e, em breve deve ser levado à discussão e votação em plenário. O autor do projeto é o vereador Edson Battilani (PPS).

   O projeto estende a proibição do uso de herbicidas para a limpeza de vias públicas, terrenos edificados ou não, parques, praças e jardins. A multa vai de 100 a 200 UFCM (em caso de reincidência) e as autuações serão encaminhadas ao Ministério Público para providências.

   Edson Battilani explica que o uso de herbicidas para a chamada "capina química" vem se tornando comum na eliminação da vegetação, a título de limpeza de terrenos urbanos em Campo Mourão. Acentua ainda que a prática se amplia ano a ano e é facilmente perceptível em todas as regiões urbanas, sobretudo em bairros mais novos, onde o nível de ocupação é menor.

   O vereador observa ainda que muitos dos que executam esse serviço não têm nenhum conhecimento a respeito. "Aplicações são feitas sem um profissional responsável, por vezes com mistura de produtos, em qualquer horário e condições climáticas adversas, favorecendo a deriva e mesmo a volatilização dos produtos", a. Battilani destaca que a prática, além dos riscos que oferece a saúde humana e animal, acaba por ser uma forma de burlar a legislação municipal que trata da limpeza dos terrenos.

Arborização

   Também tramita no Poder Legislativo projeto de lei complementar, apresentado por Edson Battilani, que promove uma série de alterações no Código de Arborização Urbana do Município de Campo Mourão. Além de atualizar a legislação municipal vigente sobre o tema, a proposta unifica leis que tratam de vários assuntos ligados a preservação de espécies, a manutenção da arborização, ajusta regramentos à prática cotidiana das relações da população e da administração municipal com a arborização pública.

Campo Mourão: Elmo Linhares é Cidadão Honorário

por adm publicado 04/09/2017 16h57, última modificação 04/09/2017 16h57
A cerimônia de entrega do Título de Cidadania Honorária de Campo Mourão ao advogado e vice-prefeito do Município (gestão 1989-1992), José Elmo Alvares Linhares, levou grande público ao plenário da Câmara de Vereadores na noite desta sexta-feira (9/6).

  A cerimônia de entrega do Título de Cidadania Honorária de Campo Mourão ao advogado e vice-prefeito do Município (gestão 1989-1992), José Elmo Alvares Linhares, levou  grande público ao plenário da Câmara de Vereadores na noite desta sexta-feira (9/6). Em seu discurso, o homenageado relembrou da sua infância na zona rural de Nonoaí (RS), falou da sua trajetória profissional, da vinda para Campo Mourão há 46 anos, dos desafios enfrentados e da sua atuação na comunidade.

   Nove dos trezes vereadores mourãoenses participaram da sessão solene do Poder Legislativo, que também reuniu autoridades locais, representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, lideranças da comunidade, profissionais liberais, empresários, familiares e populares.  Edson Battilani presidiu a sessão, enquanto a leitura bíblica foi feita pelo vereador Edilson Martins, Em nome da Câmara Municipal, discursou o vereador e advogado Edoel Rocha, autor do projeto de resolução aprovado em 2012 que outorgou a principal honraria do Município a Elmo Linhares. Também o prefeito Tauillo Tezelli, o deputado federal Rubens Bueno e o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani, discursaram no evento.

   As autoridades que usaram da palavra deram ênfase ao espírito empreendedor do homenageado, a sua visão futurista e a disposição que sempre demonstrou em efetivamente contribuir com o desenvolvimento do Município nas mais diferentes áreas. Também destacaram muitas das suas realizações e conquistas para Campo Mourão marcaram época e ainda hoje são importantes para o Município. Outro ponto enfatizado pelas autoridades que usaram da palavra foi a honestidade do novo cidadão honorário do Município, que apesar de ter ocupado inúmeros cargos, nunca teve o nome envolvido em escândalos ou sequer denúncias.

   A entrega do diploma de Cidadão Honorário a Elmo Linhares foi feita por Tauillo Tezelli e Edoel Rocha. A mesa principal teve a presença ainda do juiz de Direito, Rui Antônio Cruz; e do promotor público, Marcos Porto, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Campo Mourão), Renato Fernandes Silva Júnior.
O Homenageado 

   Elmo Linhares nasceu em Nonoaí (Rio Grande do Sul) em 24 de abril de 1944. Radicou-se em Campo Mourão no ano de 1972, depois de se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná e de se casar com a também advogada Márcia Maria Queiroz Linhares (procuradora autárquica federal aposentada), filha de Armando Queiroz de Moraes (que residiu em Campo Mourão, foi deputado estadual por três mandatos pelo Vale do Piquirivai, presidente da Assembleia Legislativa, chefe da Casa Civil no governo de Jaime Canet e conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado).

 Por duas vezes, o novo cidadão honorário assumiu interinamente a chefia do executivo mourãoense (em uma dessas vezes, sancionou a lei que instituiu o Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão e criou a festa nacional da iguaria, em atendimento a pleito da extinta Confraria Boca Maldita). Em setembro de 1980 recebeu moção da Câmara Municipal parabenizando-o pelo brilhante desempenho frente à administração municipal.

   Depois de participar da criação e implantação da Secretaria de Indústria e Comércio na estrutura administrativa da prefeitura de Campo Mourão, assumiu a chefia do órgão e implantou o Programa de Expansão da Economia Urbana. Pelo trabalho realizado frente ao órgão foi agraciado em 1990 com diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Rotary Gralha Azul. Também recebeu moção de aplauso do Poder Legislativo Municipal, onde é destacado o seu trabalho "... sempre incansável na adoção de medidas e iniciativas que induzem e possibilitem o crescimento da cidade de Campo Mourão e da região".

   Seu vasto currículo aponta ainda que foi o coordenador da campanha "Sou Campo Mourão de Coração", ganhadora do prêmio Top de Marketing, da ADVB. Por três vezes foi o Procurador Jurídico do Município, em duas gestões presidiu a Fundescam (fundação mantenedora da faculdade e do Colégio Agrícola) e também foi coordenador geral do Governo Municipal.

   Outros cargos ocupados e funções desempenhadas por Elmo Linhares: presidente da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru, presidente do Diretório Municipal do PMDB (três vezes), secretário da Associação Comercial e Industrial - Acicam (foi o presidente da comissão pró-construção da sede própria da entidade), professor titular das cadeiras de Direito Administrativo e Teoria Geral do Estado do curso de Administração da Fecilcam, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa), presidente da Associação Nacional dos Concessionários SLC, membro do Conselho da Associação Brasileira dos Distribuidores de Veículos Automotores (Abrave/Fenabrave), membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Paraná (Banestado).

Santa Casa

   Quando a Câmara de Vereadores aprovou a outorga do Título de Cidadania Honorária, Elmo Linhares era presidente do Hospital Regional Santa Casa. Pelo desempenho no cargo recebeu diploma de Honra ao Mérito e votos de congratulações concedidos pelo Rotary Campo Mourão e a Assembleia Legislativa do Paraná.

   O homenageado também atuou na área empresaria,, foi líder estudantil e aos 17 anos escreveu o livro "Lágrimas de Herói".

   Na mensagem justificativa do projeto que outorgou a honraria, o vereador Edoel Rocha acentua: "Entre tantas atividades que exerceu sempre trabalho com respeito ao próximo, lealdade, mas principalmente com amor. Isso faz a grande diferença", finaliza.  


Vereadores propõem melhorias

por adm publicado 04/09/2017 17h00, última modificação 04/09/2017 17h00
Os vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) e Jadir Soares - "Pepita" (PPS) subscreveram indicação apresentada na Câmara Municipal para que a prefeitura de Campo Mourão faça a reposição de equipamentos quebrados do parque infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus (vila Rio Grande). Também solicitaram a instalação de mais equipamentos.

Os vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) e Jadir Soares - "Pepita" (PPS) subscreveram indicação apresentada na Câmara Municipal para que a prefeitura de Campo Mourão faça a reposição de equipamentos quebrados do parque infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus (vila Rio Grande). Também solicitaram a instalação de mais equipamentos.
Já o vereador Edilson Martins apresentou requerimento para que o governador Beto Richa e o secretário estadual Wagner Mesquita (da Segurança Pública) informem sobre a possibilidade da execução de serviços de reforma na parte externa do Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão. Recentemente foi concluída a reforma da parte interna do prédio.
O vereador Tucano também apresentou indicações para que a administração municipal realize operação tapa buracos na avenida Ney Braga (jardim Isabel) e execute a demarcação de faixa de pedestres no cruzamento de acesso a praça da Amizade (jardim Isabel), compreendendo a avenida Ney Braga e a rua Sílvio Percy Ferri.
Por sua vez, o vereador Olivino Custódio (PSC) apresentou indicação para que a prefeitura construa redutor de velocidade na avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho (em frente ao prédio da UPA - jardim Aeroporto).

Recapeamento de 11 vias públicas de C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 17h01, última modificação 04/09/2017 17h01
Nas sessões que o Poder Legislativo de Campo Mourão realizou na semana passada, o vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) apresentou 11 indicações para que a prefeitura execute serviço de recapeamento asfáltico em vias públicas localizadas na área central e em diversos bairros da cidade.

Nas sessões que o Poder Legislativo de Campo Mourão realizou na semana passada, o vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) apresentou 11 indicações para que a prefeitura execute serviço de recapeamento asfáltico em vias públicas localizadas na área central e em diversos bairros da cidade.

A melhoria foi reivindicada para a avenida José Wierzchon (entre as ruas João Batista Perdoncini e Saul Ferreira Caldas - jardim Albuquerque) e as ruas Cruzeiro do Oeste (entre as ruas João Xavier Padilha e a perimetral Tancredo Neves), Peabiru (entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier), Francisco Albuquerque (entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes) e Laurindo Borges (entre as ruas Marins Pereira e das Papoulas - jardim Cidade Verde). 
Também solicitou a melhoria para as ruas Piquirivaí (entre a rua Akibono e a avenida Presidente John Kennedy), Bela Vista (entre as ruas Luís da Silva Résio e dos Pioneiros), das Lontras (entre as ruas Lemos do Prado e da Província- jardim Pio XII), Trombetas (jardim Isabel), Espedito Antônio dos Santos (cruzamento com a rua Engenheiro Mercer - jardim Santa Nilce II), Cruzeiro do Oeste (entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes), São Josafat (entre a avenida Jorge Walter e a perimetral Tancredo Neves).
"Pepita" pleiteou ainda o recapeamento em trecho da avenida Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida e na travessa dos Hibiscos (entre as ruas Belém e das Tulipas - jardim Verdes Campos).
Parque do Lago
Para o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), o vereador pediu a instalação de lixeiras no passeio público em torno do logradouro e nas proximidades da quadra de areia, além da colocação de placas de conscientização da importância da correta destinação do lixo e resíduos. Também solicitou a colocação de nova tampa no bueiro localizado na perimetral Tancredo Neves (entre as ruas Francisco Albuquerque e Araruna - jardim Paraíso do Campo).

Vereador Luiz Alfredo requer informações

por adm publicado 04/09/2017 17h04, última modificação 04/09/2017 17h04
Requerimento para que a presidência da Câmara Municipal de Campo Mourão preste informações a respeito de notícia veiculada pela imprensa de que o Poder Legislativo estaria fazendo o pagamento de dívida de aproximadamente R$ 130 mil com a Previdência Social foi apresentado pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B).

   Requerimento para que a presidência da Câmara Municipal de Campo Mourão preste informações a respeito de notícia veiculada pela imprensa de que o Poder Legislativo estaria fazendo o pagamento de dívida de aproximadamente R$ 130 mil com a Previdência Social foi apresentado pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B). Segundo a notícia divulgada, a dívida é resultado de recolhimento de contribuições previdenciárias a menor.

   Além de questionar se a notícia é verídica, o vereador pediu informações e documentos que demonstrem o passivo previdenciário. Por exemplo: fato gerador, período de apuração, fundamentos para o não-recolhimento na época oportuna, etc. Também quer saber se há multas inclusas no valor, juros e correção monetária, bem como o responsável ou responsáveis pela ocorrência da dívida.

   A mesa diretora terá também de esclarecer porque o tema não foi levado ao conhecimento dos vereadores e se é verídica a informação que foi autorizado o pagamento da dívida, sem consulta ao plenário e abertura de sindicância para apurar o porque do débito. Luiz Alfredo também quer saber se há outro valor pendente de pagamento de gestões anteriores com órgãos públicos decorrentes de ressarcimento de contratação de serviços, cujo montante seria em torno de R$ 23 mil.

Devolução

   Outro requerimento apresentado por Luiz Alfredo é para que a presidência da Câmara de Vereadores preste esclarecimentos sobre notícia de devolução de bens do Poder Legislativo para a prefeitura. Entre eles, um computador destinado ao Conselho Tutelar. O vereador quer saber qual o departamento ou coordenadoria da Câmara Municipal, responsável pelos bens patrimoniais, declarou serem desnecessários os bens, quais foram os bens declarados inservíveis, qual o procedimento administrativo instaurado que propiciou a devolução do computador e se houve deliberação da Mesa Executiva do Poder Legislativo.

Aplicativo para a população solicitar serviços a prefeitura

por adm publicado 05/09/2017 08h30, última modificação 05/09/2017 08h30
O desenvolvimento e implantação de um aplicativo de celular onde a população possa interagir diretamente com a administração municipal de Campo Mourão para solicitar a realização de serviços básicos foi sugerida pelo vereador Sidney Jardim (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli.

 O desenvolvimento e implantação de um aplicativo de celular onde a população possa interagir diretamente com a administração municipal de Campo Mourão para solicitar a realização de serviços básicos foi sugerida pelo vereador Sidney Jardim (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli. Facilitar o contato da população com o governo municipal, proporcionando maior agilidade na execução dos serviços solicitados, é a intenção.

   Sidnei Jardim destaca a rápida evolução da tecnologia no mundo atual e observa que a maioria da população tem acesso à internet. Também salienta que a necessidade de se manter atualizado em relação às novas tecnologias "já que vivemos em uma era em que a informação assume uma importância crescente em qualquer atividades", explica.

   O vereador do PPS também apresentou indicação na Câmara Municipal com pedidos a prefeitura de melhorias em bairros e na zona rural. Entre elas, a realização de operação tapa buraco na rua Mogno (cruzamento com a rua Antônio Toledo da Silveira - jardim Flora) e na avenida Irmãos Pereira (entre a rua Pitanga e a avenida Miguel Luiz Pereira) e o  cascalhamento da estrada vicinal e reforma de ponte que dá acesso a Fazenda São José (saída para Barbosa Ferraz).

   Outras reivindicações apresentadas por Sidnei Jardim: instalação de lixeiras no quadrilátero compreendido entre as avenidas Irmãos Pereira e Manoel Mendes de Camargo e as ruas Roberto Brzezinski e Santa Catarina, pintura de faixa de pedestres na avenida Goioerê (em frente a Escola Educare), correção do desnivelamento da via ou instalação de bueiro na rua Lobato (conjunto habitacional Antilhas) e o asfaltamento ou cascalhamento da via paralela a BR 158 (que dá acesso aos jardins Esperança, Modelo e ao conjunto habitacional Milton de Paula Walter).

Calçadão

   Na Câmara Municipal também tramita indicação legislativa de autoria do vereador Sidnei Jardim que propõe a prefeitura o encaminhamento de projeto de lei dispondo sobre a permissão de uso do calçadão da avenida Capitão Índio Bandeira. Pela minuta anexa, a permissão se dará somente para uso da área localizada na faixa central do calçadão (espaço entre os quiosques) e desde que as atividades realizadas sejam ofertadas de forma gratuita, não prejudicando o trânsito de pessoas.

   O vereador é autor ainda de projeto de lei que declara de utilidade pública a Escolinha de Futsal "Eliane Futsal de Campo Mourão".

Câmara: Comissões reúne-se nesta quarta

por adm publicado 05/09/2017 08h30, última modificação 05/09/2017 08h30
Duas comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Campo Mourão reúnem-se na manhã desta quarta-feira (14/6) para apreciar projeto de lei em tramitação no Poder Legislativo que em breve serão levados à discussão e votação em plenário.

  Duas comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Campo Mourão reúnem-se na manhã desta quarta-feira (14/6) para apreciar projeto de lei em tramitação no Poder Legislativo que em breve serão levados à discussão e votação em plenário.

   Às 9h30min reúne-se a Comissão Permanente de Méritos Temáticos, que vai analisar projeto de lei - oriundo do Poder Executivo - que institui o Programa de Parceria Público-Privada e concessões do Município de Campo Mourão. A comissão é presidida pelo vereador Edoel Rocha (PDT) e a vereadora Nelita Piacenitini (PR) é a relatora do projeto. Também o vereador Olivino Custódio (PSC) compõe a comissão.

   Para às 10 horas está marcada reunião da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, presidida pela vereadora Elvira Schen Lima (PPS). Dois projetos de lei que autorizam a abertura de créditos adicionais suplementares, no valor total de R$ 2.124,93, fazem parte da pauta. Os recursos serão devolvidos ao governo federal, tendo em vista a conclusão do objetivo do termo de compromisso firmado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.


Edoel Rocha pede melhorias

por adm publicado 05/09/2017 08h34, última modificação 05/09/2017 08h34
Através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador Edoel Rocha (PDT) reivindicou a prefeitura a execução de uma série de obras e melhorias em diversos bairros de Campo Mourão. Vários pedidos foram acompanhados de solicitação que as melhorias sejam realizadas em regime de urgência.

 Através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador Edoel Rocha (PDT) reivindicou a prefeitura a execução de uma série de obras e melhorias em diversos bairros de Campo Mourão. Vários pedidos foram acompanhados de solicitação que as melhorias sejam realizadas em regime de urgência.

   Ste indicações foram com solicitações de melhorias referentes a iluminação pública. Edioel Rocha pediu a substituição de luminárias queimadas na avenida Guilherme de Paula Xavier e nas ruas Vila Rica (jardim Flora), Santa Cruz (esquina com a avenida Afonso Botelho – centro), Santa Rita (jardim Tropical II/Moradias Avelino Piacentini), Hideji Kobayashi (jardim Cidade Nova) e Curió (inclusive com a instalação de mais dois postes). Também requereu a toca de lâmpadas queimadas nas ruas Dalmo Albuquerque, Everaldo Albuquerque e Egydio Cardoso de Lima (jardim Gutierrez).

   Mais melhorias solicitadas pelo vereador: construção de redutor de velocidade na rua Iguatemi (conjunto residencial Parigot de Souza), realização de operação tapa buraco nas ruas Uirapuru (jardim Flórida) e Harrison José Borges (entre as avenidas Jorge Walter e Guilherme de Paula Xavier – centro) e a execução de serviço de compactação no cascalhamento da estrada margeando a rua João Francisco Abreu (conjunto habitacional Milton de Paula Walter). Três pedidos foram de poda e extração de árvores no conjunto residencial Mundo Novo e nos jardins Flórida e Gutierrez.

Desconto em ingresso para professores em C. Mourão

por adm publicado 05/09/2017 08h36, última modificação 05/09/2017 08h36
O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) protocolou indicação legislativa para que a prefeitura encaminhe projeto de lei que institua desconto em ingressos para professores municipais em estabelecimentos que promovam lazer e entretenimento e estimulem a difusão cultural. Pela minuta do projeto preparada pelo vereador, o benefício é assegurado aos professores de todos os níveis, em atividade ou aposentados.

  O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) protocolou indicação legislativa para que a prefeitura encaminhe projeto de lei que institua desconto em ingressos para professores municipais em estabelecimentos que promovam lazer e entretenimento e estimulem a difusão cultural. Pela minuta do projeto preparada pelo vereador, o benefício é assegurado aos professores de todos os níveis, em atividade ou aposentados.

   O desconto proposto é de 50 por cento e abrange estabelecimentos e/ou casas de diversão, de espetáculos musicais, circenses e teatrais, teatro, exposições, cinema, praças esportivas, etc. "O objetivo é proporcionar aos professores da rede municipal de ensino acesso mais barato a eventos culturais, esportivos e de lazer, de forma a aprimorar a sua formação profissional, qualidade essencial para o melhor exercício da função de educador", explica o vereador.

   Outra indicação legislativa apresentada pelo vereador "Tucano" é para que a prefeitura encaminhe projeto de lei dispondo sobre a criação de vagas de estacionamento exclusivo para o transporte escolar em frente aos estabelecimentos de ensino. A intenção é melhorar as condições de trânsito nas proximidades das escolas, garantindo a segurança dos usuários do transporte escolar e dos demais alunos.  

Turismo Educativo

   "Tucano" protocolou ainda indicação legislativa para que seja instituído o programa Turismo Educativo na Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão. O desenvolvimento cultural, social e ambiental dos alunos da rede municipal de ensino, por meio de ações em atividades educacionais que ultrapassem as fronteiras das escolas, é o objetivo.

   Ressalta o vereador que um grande número de alunos da rede municipal não conhece os parques públicos, as praças e outros pontos de interesse cultural do Município.

Quinta-feira: Audiência sobre segurança rural

por adm publicado 05/09/2017 08h38, última modificação 05/09/2017 08h38
A Câmara Municipal de Campo Mourão realiza audiência pública na próxima quinta-feira (22/6), a partir das 19 horas, sobre "Segurança Rural".

   A Câmara Municipal de Campo Mourão realiza audiência pública na próxima quinta-feira (22/6), a partir das 19 horas, sobre "Segurança Rural". Destaca o vereador Edson Battilani, autor da proposição para a realização do encontro, que são necessárias ações urgentes visando coibir o crescente avanço da criminalidade e insegurança enfrentada pelos moradores da área rural do Município.

   A audiência pública vai acontecer no plenário da Câmara Municipal e a intenção é debater o enfrentamento do problema e a buscar soluções cabíveis. Para o encontro foram convidados representantes de todos os órgãos de segurança instalados em Campo Mourão, bem como de entidades representativas do meio rural, de empresas que atuam no agronegócio, cooperativas, lideranças do setor e produtores rurais. O deputado estadual Márcio Nunes confirmou presença e o encontro poderá contar também com a participação de representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

   Edson Battilani acentua que os roubos e furtos acontecem com frequência no meio rural, a ponto de tirar a liberdade dos agricultores, que estão mudando hábitos para evitar prejuízos e até a violência. Ele ressalta ainda que o número de ocorrências envolvendo propriedades rurais não é claramente conhecido por problema de falta de estatística atualizada "já que muitas vítimas sequer procuram a polícia para registrar os casos. Notícias de roubo de animais, máquinas e equipamentos, além de insumos agrícolas, ocorrem com frequência em Campo Mourão", adianta o vereador.

   A audiência pública - aberta a todos os interessados - será conduzida pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública do Poder Legislativo, que é presidida pelo vereador Jadir Soares - "Pepita". Outros dois vereadores compõem a comissão: Cícero Pereira de Souza e Roberto Cruz Mendes - "Cabo Cruz".

Solicitada antecipação do 13º salário dos servidores

por adm publicado 05/09/2017 08h39, última modificação 05/09/2017 08h39
A antecipação do pagamento de, no mínimo, metade da remuneração referente ao 13º salário dos servidores municipais, na folha de pagamento deste mês de junho, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS).

   A antecipação do pagamento de, no mínimo, metade da remuneração referente ao 13º salário dos servidores municipais, na folha de pagamento deste mês de junho, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS). O pedido foi formulado através de indicação apresentada na última sessão do Poder Legislativo.  

   O pagamento de metade do 13º salário tem amparo em lei municipal de 1997 e na justificativa do pedido encaminhado ao Poder Executivo, o vereador ressalta: "a antecipação deste benefício será de grande importância para o orçamento familiar dos servidores municipais, bem como servirá de incentivo para o aquecimento da economia local", observa.

   Sidnei Jardim também apresentou requerimento para que a prefeitura informe se tem conhecimento dos problemas apresentados na malha asfáltica nos jardins de Lis I e Shangrila II. Indagou também se houve alguma manifestação por parte das empresas responsáveis pelos loteamentos sobre o problema. "Que medidas a administração municipal tomou a fim de que as empresas responsáveis pelos loteamentos realizem os reparos necessários na malha asfáltica? As empresas foram notificadas? Qual o prazo dado para a solução dos problemas?", questionou o vereador.

   Através de outros requerimentos apresentados na Câmara Municipal, Sidnei Jardim pediu informações sobre o Terminal Rodoviário "Estanislau Gurginski" e o Terminal de Transporte Coletivo Urbano "Pioneiro Benedito Martins de Almeida". Ele quer saber de quem é a responsabilidade pela contratação de vigias para a estação rodoviária, se vigias atuam no local (em caso positivo, quantos são e se possuem treinamento específico) e quem é o responsável no caso de assalto ou transtorno.

   Sobre o terminal urbano, localizado no centro da cidade, o vereador indagou sobre a disponibilidade de bancos para os passageiros em número suficiente.

Battilani: Melhorias em unidades da Rede Municipal de Ensino

por adm publicado 05/09/2017 08h40, última modificação 05/09/2017 08h40
Boa parte das proposições que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão foi com pedidos a prefeitura de melhorias para escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEI's).

 Boa parte das proposições que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão foi com pedidos a prefeitura de melhorias para escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEI's). Os pedidos contemplaram unidades localizadas em diversos bairros e também na área central da cidade.

   Para o CMEI Sossego da Mamãe (centro) foi pedida a reforma da cobertura do corredor central, enquanto para o CMEI Amor Perfeito (jardim Lar Paraná) foi reivindicado o repasse de novas mesas e cadeiras para o refeitório, além de brinquedos pedagógicos. Já para o CMEI Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês), o vereador solicitou a ampliação do prédio e a cobertura do parque infantil.

   Battilani também pleiteou melhorias para a escola municipal de Educação Especial Espaço Aberto (vila Urupês): instalação de placa de identificação da unidade e reforma e adequação do parque infantil, inclusive com brinquedos para crianças portadoras de necessidades especiais. Para o CMEI Sagrada Família (centro) solicitou a aquisição de um computador, a execução de reparos no telhado e a ampliação do prédio, enquanto para o CMEI Menino Jesus (vila Rio Grande) pediu a pintura externa do prédio, da grade em frente a unidade e do parque infantil.

   Uma das indicações apresentadas pelo vereador foi para que a prefeitura providencie a pintura e manutenção de parques infantis de três escolas municipais e de dois CMEI's, inclusive com a colocação de brinquedos para crianças com necessidades especiais. O pedido contemplou as escolas Monteiro Lobato (jardim Lar Paraná), Professor Domingos José de Souza (jardim Tropical I) e Mário Quintana (jardim Ione), além dos CMEI's Ilha Bela (conjunto residencial Ilha Bela) e Pingo de Gente (jardim Tropical II).

   O vereador do PPS também propôs a troca de brinquedos do parque infantil - inclusive com a colocação de brinquedos para portadores de necessidades especiais - da escola Castro Alves (vila Guarujá) e do CMEI São José (jardim Alvorada). Para a Parigot de Souza (jardim Gutierrez) pediu a troca de toda a cobertura, enquanto para a escola Paulo VI (jardim Pio XII) solicitou a adequação do parque infantil com a instalação de brinquedos para portadores de necessidades especiais e a realização de melhorias na quadra de esportes (muro em torno do espaço esportivo, construção de arquibancada e pintura da quadra).

   Mais três unidades da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com pedidos de melhorias pelo vereador Edson Battilani: Escola Maria do Carmo Pereira - jardim paulista (redução do passeio público e inserção de estacionamento em frente a unidade e adequação do parque infantil, CMEI Nossa Senhora de Fátima - jardim Paulino - reforma e instalação de novos brinquedos no parque infantil (inclusive destinados a crianças portadoras de necessidades especiais) e Escola Professora Eroni Maciel Riba s- jardim Lar Paraná - elevação do muro, instalação de alambrado na quadra de esportes e contratação de um vigia para os finais de semana.

Sinalização no Anel Viário

por adm publicado 05/09/2017 08h41, última modificação 05/09/2017 08h41
O vereador e advogado Edoel Rocha (PDT), através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, reivindicou a Viapar - Rodovias Integradas do Paraná a implantação de sinalização adequada na entrada para a Pedreira Itaipu, localizada as margens do contorno sul de Campo Mourão.

 O vereador e advogado Edoel Rocha (PDT), através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, reivindicou a Viapar - Rodovias Integradas do Paraná a implantação de sinalização adequada na entrada para a Pedreira Itaipu, localizada as margens do contorno sul de Campo Mourão.

   Segundo o vereador, trata-se de uma reivindicação dos motoristas que trafegam pelo local em razão do risco de acidentes. Veículos pesados acessam a rodovia oferecendo risco de acidentes.

   Já ao secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício (deputado licenciado), o vereador solicitou a destinação de verba para a reforma do piso da quadra de esportes da comunidade KM 128, com a instalação de sistema de iluminação e de cobertura. Também pediu a construção de um campo de futebol suíço, com grama sintética "para que os moradores da localidade possam desfrutar de um espaço próprio para jogos e lazer", explica.

  Edoel Rocha também consultou o prefeito Tauillo Tezelli sobre a possibilidade de tornar a rua Benedito Lisboa de Souza em mão única, no trecho compreendido entre a avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira e a rua Hilda Brzezinski (em frente a Paróquia Santa Rita de Cássia - jardim Alvorada).

Solenidades: "Fichas Sujas" fora de quadro de autoridades

por adm publicado 05/09/2017 08h44, última modificação 05/09/2017 08h44
A participação de cidadãos, gestores públicos, políticos e dirigentes de instituições classificados como "fichas sujas" - bem como de representantes - na composição do quadro de autoridades em cerimônias publicas em Campo Mourão pode ser proibida em breve.

 A participação de cidadãos, gestores públicos, políticos e dirigentes de instituições classificados como "fichas sujas" - bem como de representantes - na composição do quadro de autoridades em cerimônias publicas em Campo Mourão pode ser proibida em breve.

   Projeto de lei que altera a legislação local que estabelece as normas para as cerimônias públicas e a ordem geral de precedência em Campo Mourão, estabelecendo a proibição, foi recentemente apresentado na Câmara Municipal pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS). Pelo projeto em tramitação nas comissões permanentes do Poder Legislativo, a proibição estende-se também a realização de pronunciamentos durante cerimônias públicas.

   Sidnei Jardim ressalta que a proposta de proibição está baseada nos princípios constitucionais da probidade e da moralidade. Acentua ainda que a lei municipal que dispõe sobre a "Ficha Limpa Municipal" para membros de diretorias de entidades, OGN's, associações de moradores que se beneficiaram de recursos públicos, em vigor desde 2013, demonstra como a sociedade unida pode mudar a realidade do Município "fazendo existir uma maior transparência nos processos diretivos", explica o vereador.

   Tão logo recebe parecer das comissões permanentes do Poder Legislativo, o projeto de lei será levado a plenário para discussão e votação.

Polícia Federal

   O vereador Sidnei Jardim, através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, voltou a reivindicar a instalação de uma delegacia da Polícia Federal em Campo Mourão. O pedido foi encaminhado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, além do deputado federal Rubens Bueno.

Legislativo antecipa metade do 13º aos seus servidores

por adm publicado 05/09/2017 08h46, última modificação 05/09/2017 08h46
Os servidores da Câmara de Vereadores de Campo Mourão vão receber os salários de junho, no final desta semana, acrescidos de metade do 13º salário. Uma lei em vigor desde 1997 permite a antecipação do pagamento aos servidores municipais em Campo Mourão, o que já se tornou uma tradição.

Os servidores da Câmara de Vereadores de Campo Mourão vão receber os salários de junho, no final desta semana, acrescidos de metade do 13º salário. Uma lei em vigor desde 1997 permite a antecipação do pagamento aos servidores municipais em Campo Mourão, o que já se tornou uma tradição.

   A decisão tomada pela Mesa Diretoria do Poder Legislativo de antecipar – uma vez mais - o pagamento de metade do benefício aos servidores foi anunciada nesta terça-feira pelo presidente Edson Battilani. Ele ressalta que mesmo com a antecipação, a Câmara de Vereadores deixará R$ 290.189,00 nos cofres da prefeitura, neste mês. Nos primeiros seis meses de 2017, o Poder Legislativo abriu mão de mais de R$ 1 milhão e 500 mil a que tinha direito a receber no orçamento do Município para que o Poder Executivo execute obras e preste serviços reivindicados pela população.
   Os vereadores de Campo Mourão não recebem 13º salário.

Melhorias para o Alto Alegre

por adm publicado 05/09/2017 08h47, última modificação 05/09/2017 08h47
Indicação para que a prefeitura de Campo Mourão execute uma série de melhorias na localidade rural de Alto Alegre foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Edson Battilani (PPS). Tratam-se de melhorias reivindicadas já há algum tempo pelos moradores da localidade.

   Indicação para que a prefeitura de Campo Mourão execute uma série de melhorias na localidade rural de Alto Alegre foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Edson Battilani (PPS). Tratam-se de melhorias reivindicadas já há algum tempo pelos moradores da localidade.

   A pintura do imóvel onde funciona o Clube de Mães foi um dos pedidos encaminhados pelo vereador à administração municipal. Ele também pediu a instalação de alambrado entorno da quadra de esporte e a pintura do piso, além da instalação de sistema de iluminação no campo de futebol. A contratação de um enfermeiro ou técnico em enfermagem para atender no posto de saúde da comunidade foi outro pleito apresentado.

   Battilani também solicitou a execução de melhorias em duas praças de Campo Mourão. Para a praça em frente à capela do jardim Paulino pediu a realização de serviço de limpeza, a instalação de iluminação com lâmpadas à vapor de sódio e a implantação de uma Academia da Terceira Idade (ATI), com mesas para jogos. Já para a praça Bento Munhoz da Rocha Netto, localizada na área central da cidade, solicitou a execução de limpeza, revitalização paisagística, controle de pragas, troca de todo o calçamento e do sistema de iluminação (com a colocação de lâmpadas a vapor de sódio), instalação de Academia da Terceira Idade (ATI) e Academia da Primeira Idade (API), reforma total da cancha de areia, troca do alambrado e da areia, reforma dos pilares de sustentação da rede de vôlei.

   O vereador do PPS também reivindicou a realização de recape asfáltico nas ruas Harrison José Borges (jardim Laura), Guarani (entre as ruas Albatroz e dos Pardais - conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira), Maria Olímpia Jardim e Pedro Gênero (jardim Isabel), Valparaíso (jardim Pio XII) e Regina Fabris Trivelatto (jardim Paulista).


Vereador pede tapa buraco

por adm publicado 05/09/2017 08h49, última modificação 05/09/2017 08h49
A realização de operação tapa buraco em toda a extensão das ruas Codorna (vila Teixeira) e Santos Dumont (jardim Cidade Verde) foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL).

  A realização de operação tapa buraco em toda a extensão das ruas Codorna (vila Teixeira) e Santos Dumont (jardim Cidade Verde) foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz (PSL). Na proposição apresentada na Câmara Municipal, o vereador apontou pontos nas duas vias que necessitam urgentemente de reparos, pois a existência de buracos tem causado grandes transtornos à população em geral.

   Segundo o vereador, o ponto crítico na rua Codorna é no cruzamento com a rua Mato Grosso. Já na rua Santos Dumont, o ponto crítico é na esquina com a avenida Comendador Norberto Marcondes (nas proximidades do Colégio Estadual Unidade Polo).

   Outra indicação apresentada na última sessão do Poder Legislativo pelo vereador Cabo Cruz é para que a prefeitura atenda, em caráter de urgência, solicitação de fiscalização e limpeza em terrenos localizados na rua Antônio Manfrini (jardim Ipanema II), em razão sobretudo do risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Audiência: Campo Mourão cobra mais segurança para a área rural

por adm publicado 05/09/2017 08h51, última modificação 05/09/2017 08h51
Com a presença de um bom número de produtores rurais e de representantes de várias entidades e empresas locais relacionadas ao agronegócio, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou audiência pública na noite desta quinta-feira (22/6) para buscar soluções para o avanço da criminalidade e a insegurança no meio rural do Município.

 Com a presença de um bom número de produtores rurais e de representantes de várias entidades e empresas locais relacionadas ao agronegócio, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou audiência pública na noite desta quinta-feira (22/6) para buscar soluções para o avanço da criminalidade e a insegurança no meio rural do Município. Mais viaturas para os órgãos de segurança e a contratação de mais policiais serão reivindicadas ao Governo do Estado, mas as autoridades ligadas ao setor foram enfáticas: é necessário também que os produtores rurais adotem medidas preventivas e que se organizem para ajudar no combate a criminalidade.

   Ubiratã e Maringá foram citados como municípios exemplos em termos de mobilização da comunidade no apoio aos órgãos de segurança pública para o enfrentamento a violência. Durante a audiência pública, vários produtores rurais usaram da palavra para relatar casos de roubo de gado, defensivos agrícolas, equipamentos e outros produtos. Também foi informado que o 11º Batalhão de Polícia Militar possui apenas um veículo para a Patrulha Rural e dois policiais para atender Campo Mourão e outros 11 municípios de sua jurisdição.

   A audiência pública para tratar da insegurança que impera na zona rural de Campo Mourão foi resultado de proposição apresentada pelo vereador Edson Battilani (PPS). O evento foi conduzido pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública do Poder Legislativo, que é presidida pelo vereador Jadir Soares - "Pepita". Também os vereadores Cícero Pereira de Souza e Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz compõem a comissão.

   O encontro teve a participação de oito vereadores, o deputado estadual Márcio Nunes e de representantes da 16º Subdivisão Policial, do 11º Batalhão de Polícia Militar e do Governo e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Também o vice-prefeito, Beto Voidelo, além de representante do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), integraram a mesa principal.

Saúde: "Tucano" cobra cumprimento de leis

por adm publicado 05/09/2017 08h53, última modificação 05/09/2017 08h53
O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) apresentou requerimento na Câmara Municipal, aprovado por unanimidade, para que a prefeitura de Campo Mourão informe se três leis locais relacionadas ao atendimento à população na área da saúde estão sendo cumpridas.

   O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano" (PR) apresentou requerimento na Câmara Municipal, aprovado por unanimidade, para que a prefeitura de Campo Mourão informe se três leis locais relacionadas ao atendimento à população na área da saúde estão sendo cumpridas.

   Tratam-se de lei em vigor desde 2013 e 2014 que dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação de placas informativas nas salas de recepção dos estabelecimentos de atendimento médico-hospitalar contendo a lista de médicos, atendentes, enfermeiros e chefe da unidade básica de saúde. Pelas leis, os painéis devem informar nome, cargo e horário de atendimento da rede pública municipal de saúde.

   "Tucano" quer saber se as leis estão sendo efetivamente cumpridas nas unidades básicas de saúde e nos hospitais de Campo Mourão. "Por meio da disponibilização das informações previstas pelas leis, a intenção é esclarecer a população. Ter informações quanto ao serviço que lhe é ofertado é um direito de todo o cidadão", enfatiza o vereador.

Melhorias

   Por meio de indicações apresentadas na última sessão do Poder Legislativo, o vereador "Tucano" reivindicou a limpeza dos bueiros em toda a extensão da rua Porto Velho (jardim Santa Nilce II), a construção de um campo de malha ao lado do campo de futebol do jardim Paulista e a instalação de uma Academia ao Ar Livre ao lado do campo de futebol do jardim Paulista. Também pediu a construção de calçada na rua Porto Velho, entre as ruas dos Crisântemos e Eulália Carneiro de Campo (jardim Santa Nilce II).


Pedido: Escrivães e viaturas para a 16ª SDP

por adm publicado 05/09/2017 08h54, última modificação 05/09/2017 08h54
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento dos vereadores Edilson Martins (PR) e Miguel Ribeiro (PRB) com pedido ao Governo do Estado para que designe nove escrivães e destine três novas viaturas para a 16ª Subdivisão Policial.

  Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento dos vereadores Edilson Martins (PR) e Miguel Ribeiro (PRB) com pedido ao Governo do Estado para que designe nove escrivães e destine três novas viaturas para a 16ª Subdivisão Policial. Todos os demais 11 vereadores presentes a sessão que deliberou sobre a proposição subscreveram a reivindicação.

   Segundo Edilson Martins, o quadro de escrivães de polícia no Paraná está defasado em aproximadamente 50 por cento. Das 1.400 vagas existentes no quadro, somente 707 estão ocupadas, com 693 cargos vagos no estado. Já na 16ª SDP, sediada em Campo Mourão e que abrange praticamente todo o Vale do Piquirivaí, tem uma demanda de aproximadamente 15 escrivães, mas atualmente conta com apenas oito e dois deles estão para se aposentar.

   "Há também uma demanda referente a viaturas. Existe a necessidade de aumento da frota para que os trabalhos dos policiais sejam realizados com mais agilidade e rapidez", a o vereador.

   O requerimento foi apresentado e deliberado em regime de urgência pelo Poder Legislativo de Campo Mourão e o pedido foi encaminhado ao governador Beto Richa e ao secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita. Também foi dada ciência das reivindicações ao prefeito Tauillo Tezelli.

   O documento foi assinado pelos vereadores Edilson Martins, Edoel Rocha, Miguel Batista Ribeiro, Cícero Pereira de Souza, Sidney Ronaldo Ribeiro - "Tucano", Jadir Soares - "Pepita", Nelita Piacentini, Edson Battilani, Elvira Schen, Sidnei Jardim, Olivino Custódio e Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz.

Vereador propõe melhorias

por adm publicado 05/09/2017 08h55, última modificação 05/09/2017 08h55
A colocação de placas de "Proibido Estacionar" nos dois sentidos da rua Luiz da Silva Résio (paralela a BR 487), no jardim Lar Paraná, foi sugerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edilson Martins (PR), através de indicação apresentada na Câmara Municipal.

A colocação de placas de "Proibido Estacionar" nos dois sentidos da rua Luiz da Silva Résio (paralela a BR 487), no jardim Lar Paraná, foi sugerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edilson Martins (PR), através de indicação apresentada na Câmara Municipal.

   Segundo o vereador, são muitas as reclamações dos motoristas que trafegam pela via e a proibição de estacionamento constitui-se em medida preventiva para evitar acidentes. É que a via é estreita e quando algum veículo está estacionado em qualquer dos sentidos, o motoristas é obrigado a invadir a pista contrária, podendo ocasionar acidente. Edilson Martins ressalta ainda que a via é bastante movimentada em determinados horários.

   A demarcação de vaga reservada para ônibus em frente a sede do Centro Mãe Paranaense (na avenida Afonso Botelho, 1079 - centro), além da colocação de lixeira no local, também foram melhorias pedidas pelo vereador. Edilson Martins solicitou ainda a adequação com cascalho compactado na rua Jabuti (fundos do parque de exposição Getúlio Ferrari), entre a rodovia Avelino Piacentini e a avenida Pedro Viriato de Souza Filho.

Requerida documentação da liberação de novo cemitério

por adm publicado 05/09/2017 08h56, última modificação 05/09/2017 08h56
No prazo máximo de 30 dias, a prefeitura de Campo Mourão terá de fornecer cópia de todo o processo que resultou na recente emissão de alvará de funcionamento do cemitério parque que o Sistema Prever construiu nas imediações do jardim Cidade Nova.

No prazo máximo de 30 dias, a prefeitura de Campo Mourão terá de fornecer cópia de todo o processo que resultou na recente emissão de alvará de funcionamento do cemitério parque que o Sistema Prever construiu nas imediações do jardim Cidade Nova. Embora construído já há alguns anos, o funcionamento dependia da liberação por parte da administração municipal.

   Os documentos foram solicitados pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) através de requerimento aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara Municipal. Também foi requerida manifestação do Controle Interno do Poder Executivo sobre o cumprimento de todos os requisitos legais para a emissão do alvará de funcionamento.

   O vereador Dr. Miguel ressaltou que a iniciativa de solicitar os documentos e a manifestação do Controle Interno do Município não é resultado de qualquer suspeita ou posicionamento contrário à liberação do cemitério parque. Ele explica que o acompanhamento e fiscalização do Poder Executivo é uma das funções do vereador.

Sinalização e identificação de vias, reivindica vereador

por adm publicado 05/09/2017 08h59, última modificação 05/09/2017 08h59
vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) apresentou indicações para que a prefeitura de Campo Mourão execute serviço de sinalização horizontal e vertical (em especial placas de preferencial e a pintura de faixa de pedestres) em 18 vias públicas de seis bairros.

 O vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) apresentou indicações para que a prefeitura de Campo Mourão execute serviço de sinalização horizontal e vertical (em especial placas de preferencial e a pintura de faixa de pedestres) em 18 vias públicas de seis bairros. Também solicitou a realização de serviço de identificação de ruas e avenidas, através da repintura nos postes.

   As melhorias foram solicitadas para as ruas Porto Alegre (vila Rio Grande), José Francisco da Silva (jardim Lopes), Antônio Frederico Ozanan, Graúna, João Bueno e Lino da Silva (jardim Tomasi), Apolônia Staniszewski, Carlos Otto Roeder, Cecília Meireles, Expedicionários, Edmundo Mercer, Franz Kaiser, Jacy Brandão, João Xavier Padilha, Joaquim Slomp, Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Quinto Slomp e Teodoro Metchko (jardim Copacabana I, II e III).

   Jadir Soares – “Pepita” pediu ainda  a realização de sinalização horizontal de estacionamento e diagonal na rua Pitanga (entre as avenidas Guilherme de Paula Xavier e Comendador Norberto Marcondes – centro). Outras três indicações foram para que a prefeitura providencia a execução de recape asfáltico nas ruas Nova Esperança (entre a avenida Guilherme de Paula Xavier e a perimetral Tancredo Neves – jardim Santa Nilce I) e Mamborê (nos cruzamentos com as avenidas Irmãos Pereira e com a rua Piquiri). A mesma melhoria foi solicitada para duas ruas do jardim Araucária: das Acácias e das Tipuanas (entre as ruas dos Pessegueiros e das Figueiras).

Creche

   “Pepita” também pleiteou a execução de melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito (jardim Lar Paraná). Entre elas, a realização de reparos no telhado, reforma da laje, pintura de todo o prédio, melhorias na iluminação e a reforma dos banheiros e da cozinha, além da instalação de duas grades de proteção para rampa.

Ações do documento