Notícias
Parque do Lago: Reparos no parque infantil
A execução de reparos nos equipamentos danificados do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidnei Jardim (PPS). Na proposição, formulada através de indicação apresentada na sessão da Câmara Municipal, o vereador alertou que alguns dos equipamentos estão com a estrutura comprometida, inviabilizando a utilização e expondo as crianças a risco.
Através de outras indicações, Sidnei Jardim pediu a realização de operação tapa buraco na rua Higienópolis (entre as ruas Dom Jaime Luiz Coelho e Shuhei Uetska – Lar Paraná) e melhorias na iluminação pública das ruas Elias Xavier do Rego (jardim Bandeirantes), Curitiba e Belém (jardim Horizonte), bem como na perimetral Tancredo Neves
60 Anos: Comenda 10 de Outubro para Biblioteca Prof. Egydio Martello
Vereadora questiona sobre professores nos CMEI’s
Luciano Rahal agora é Cidadão Honorário
Battilani: Mais reivindicações reiteradas
Nesta semana, o vereador Edson Battilani (PPS) reiterou ao prefeito Tauillo Tezelli cerca de 25 indicações não atendidas para a execução de obras e melhorias nos bairros e também na zona rural, além do desenvolvimento de outras ações. O reforço aos pedidos para que a administração municipal adote as providências propostas ao longo dos últimos meses foi feito através da Câmara de Vereadores.
Foi novamente solicitada a instalação de equipamentos de ar condicionado na sala dos servidores que atuam no setor de Merenda Escolar (Imape) e na Escola de Música Rose Mary Albuquerque, além da implantação de sistema de controle de velocidade móvel na rua Quinto Salvadori (jardim Cidade Nova) e na avenida Luciano Marmontel (jardim Araucária). Também voltou a pedir a retirada do estacionamento existente na rua Rocha Pombo (praça do Fórum) e a reconstrução da calçada(com a demarcação de estacionamento diagonal).
Battilani reiterou ainda os pleitos de implantação de uma área de lazer nos fundos do jardim Modelo (utilizando o lago formado na cava da pedreira desativa do DER), a instalação de internet com velocidade mínima de 15 MB no Centro de Integração Primavera, o recapeamento da rua São Paulo (entre a avenida Afonso Botelho e a rua Chafic Bader Maluf) e a criação de uma central de atendimento à população – “A Prefeitura Conectada ao Cidadão”.
Outras indicações reiteradas foram para a execução de melhorias no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e na escola municipal Castro Alves (vila Guarujá) e no viveiro de mudas do Horto Municipal.
O vereador do PPS voltou a solicitar ainda: criação de um circuito regional de cicloturismo, o cumprimento da lei que instituiu os Jogos Municipais das Pessoas Portadoras de Deficiência e a substituição de luminárias queimadas no jardim Europa e no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira, além da designação de profissionais para a elaboração do Plano de Manejo do Parque do Lago, da Estação Ecológica do Cerrado e do Parque Municipal Governador Pedro Viriato Parigot de Souza.
Legislativo de Campo Mourão inova em busca de economia
Ordinárias: Legislativo realiza sessões
Sob a presidência de Edson Battilani (PPS), a Câmara Municipal de Campo Mourão volta a se reunir – em caráter ordinário – na segunda e terça-feira (2 e 3/10), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro.
Do roteiro prévio consta a deliberação de 40 indicações e seis requerimentos protocolados pelos vereadores, além do encaminhamento de uma indicação legislativa. Já da ordem do dia para discussão e votação fazem parte quatro projetos de lei – três oriundos do Poder Executivo e um de autoria de vereador. Na segunda-feira, mais projetos poderão ser incluídos na pauta das sessões.
Os projetos de autoria do Poder Executivo tratam da abertura de créditos adicionais no orçamento da Fundação de Esportes (Fecam). Também será discutido e votado projeto de lei deo vereador Edson Battilani que institui no Município o Dia da Reforma Protestante, a ser comemorado em 31 de outubro de cada ano. Onze vereadores subscrevem a proposta: Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Miguel Batista Ribeiro, Edilson Martins, Edoel Rocha, Elvira Schen Lima, Jadir Soares – Pepita, Olivino Custódio, Cícero Pereira de Souza, Nelita Piacentini, Sidnei Jardim e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano.
Entrega de comenda marca os 60 anos da biblioteca municipal
Foi realizada na noite desta sexta-feira (29/9), na Câmara de Vereadores de Campo Mourão, a entrega da Comenda 10 de Outubro a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, o mais antigo órgão cultural da cidade. A realização da sessão solene do Poder Legislativo para a entrega da honraria oficial fez parte das comemorações dos 60 anos da biblioteca que já há alguns anos funciona na Estação da Luz “Dom Eliseu Simões Mendes”.
A cerimônia reuniu autoridades, representantes de entidades ligadas à área cultural, servidores da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martelo, escritores e lideranças da comunidade, além de populares. Coube a secretária especial da Cultura, Marley Lisabete Formentini, receber o diploma da honraria, entregue pelo vereador Edson Battilani (autor do projeto de resolução que concedeu a comenda) e o prefeito Tauillo Tezelli.
História
A história registra que as primeiras manifestações para a fundação de uma biblioteca em Campo Mourão aconteceram em 1950, quando o município tinha apenas três anos de emancipação. Do grupo que liderou a mobilização faziam parte Roger Miguel Vargas, Afonso Germano Hruschka e Dornélia Lourdes Huber. No dia 6 de agosto de 1995, no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro (que na época era de madeira), o grupo realizou o Baile do Livro, com a finalidade de arrecadar obras dos mais diversos gêneros pata compor o acervo bibliográfico.
A biblioteca foi aberta pouco tempo depois, com um acervo de aproximadamente 500 livros. Por aproximadamente dois anos funcionou uma sala alugada pelo grupo na avenida Capitão Índio Bandeira. Posteriormente, em razão da dificuldade enfrentado para pagar o aluguel, o acervo foi levado para a residência de Dornélia Lourdes Huber, onde os usuários passaram a ser atendidos.
Em 1957, três vereadores – João Othales Mendes, Antônio Marques de Oliveira e Joaquim Teodoro de Oliveira – apresentaram projeto de lei para que o Município encampasse a biblioteca. A proposta foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência. Através da Lei 7/57, de 30 de setembro de 1957, sancionada pelo prefeito Roberto Brzezinski, a biblioteca foi assumida definitivamente pelo Município.
O acervo foi então transferido para o prédio da prefeitura. Posteriormente a biblioteca funcionou nas dependências da Faculdade Estadual de Ciências e Letras e também na Casa da Cultura. Atualmente está instalada na Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes, no centro da cidade. A escolha do nome do professor Egydio Martello (que durante anos foi diretor do Colégio Estadual de Campo Mourão) para a biblioteca municipal foi através de concurso promovido por órgãos da prefeitura.
10 de Outubro: Comenda para a OAB/PR
Segurança no trânsito preocupa vereador
Materiais: Vereadora questiona prefeitura
Licenças médicas: Vereador quer saber critérios
Qual o critério adotado pelos peritos do Município ao avaliar e conceder ou não licença médica aos servidores que apresentam atestados oriundos de outros médicos? O questionamento foi formulado a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT), através de requerimento apresentado em regime de urgência na Câmara Municipal.
No prazo máximo de 30 dias, a pedido do vereador, a administração municipal também terá de informar o número exato de servidores que tiveram afastamento por licença médica concedido desde o início do ano, além de encaminhar planilha com o nome dos beneficiados e datas. A prefeitura deverá ainda informar o número de servidores que tiveram afastamento médico por licença médica negado neste ano, igualmente com planilha contendo nomes e datas.
Campo Mourão no Sistema Eletrônico de Informações
A adesão do Município de Campo Mourão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi proposto nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli através de indicaçáo apresentada pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) na sessão do Poder Legislativo.
O SEI foi desenvolvido pela 4ª Região do Tribunal Regional Federal. Trata-se de uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, de acordo com o vereador. O sistema é cedido gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos, administrativos para um mesmo ambiente virtual, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.
Recape
Já o vereador Edilson Martins (PR) apresentou indicação para que a prefeitura providencie a execução de recapeamento asfláltico na travessa Pedro Schemberg (entre as ruas São Josafat e Prefeito Devete de Paula Xavier – centro|).
Melhorias para a comunidade do KM 128, solicita Tucano
Vereador propõe ações e reitera reivindicações
Salas para a formação de soldados no 11º BPM
Doação de sangue pelos servidores municipais
Entrega: Cidadania Honorária para Ivone Malho em novembro
Foi marcada para o dia 24 de novembro, às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, a sessão solene para a entrega do Título de Cidadania Honorária do Município a senhora Ivone de Lourdes Capristo Malho. Além de empresária de destaque na cidade, a homenageada tem uma extensa folha de serviços prestados à comunidade.
O vereador Edson Battilani (PPS) foi o autor da proposição que concedeu a honraria oficial do Município. Todos os demais 12 vereadores mourãoenses subscreveram o projeto, aprovado por unanimidade. Trata-se da principal honraria outorgada pelo Município, através dos Poderes Executivo e Legislativo.
Homenageada
Radicada em Campo Mourão desde 1974, a empresária Ivone Malho (sócia majoritária da Paraná Diesel) sempre teve participação ativa na comunidade, com atuação na Creche Sagrada Família, no Lar Dom Bosco e como catequista na Catedral de São José. Também participou da diretoria do Hospital Santa Casa em duas gestões e comanda ações de responsabilidade social na empresa Paraná Diesel Veículos Ltda. Há mais de 12 anos, por exemplo, está á frente do Natal Solitário, onde a empresas e funcionários apadrinham crianças de creches municipais. Com os filhos de funcionários promove o plantio de árvores frutíferas e ainda desenvolve projeto de coleta de materiais recicláveis, com premiação a alunos de escolas públicas.
O vasto currículo de serviços prestados à comunidade e de atuação em instituições locais de Ivone Malho destaca ainda: presidente da Associação das Acácias da Loja Maçônica Oliveira Zanini, do Rotary Clube Araucária e da Associação de Senhoras de Rotarianos de Campo Mourão.
Em 2011, a empresária conquistou o Prêmio Guerreiro do Comércio do Paraná, outorgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o Sistema Fecomércio Sesc Senac. Por três gestões foi terceira vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), onde preside o Conselho da Mulher Empresária e Executiva.
Ivone Malho tem três filhos – Leandro, Gustavo e Mariela -, além de cinco netos – Lara, Laís, Felipe, Gael e Otávio. Seu marido, Lourival Malho, faleceu em acidente na rodovia Campo Mourão-Maringá.
Legislativo: Comissões reúnem-se na segunda
O período da manhã da próxima segunda-feira (23/10) será marcado na Câmara de Vereadores de Campo Mourão pela realização de reuniões das comissões permanente do Poder Legislativo para apreciar projetos que deverá ser levados a discussão e votação nas sessões ordinárias marcadas para as noites de segunda e terça-feira.
Às 10h15min acontece reunião da Comissão Permanente de Méritos Temáticos. Dois projetos de lei, oriundos do Poder Executivo, estão na pauta: que institui o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) e que autoriza a adesão do Município ao Programa de Recuperação de Créditos da Sanepar (para regularizar pendências referentes a serviços de saneamento prestados e não pagos pelo Município).
Às 10h30min começa a reunião conjunta das comissões permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento de Saúde, Educação e Segurança Pública. Na pauta, projeto de lei – de autoria do vereador Edoel Rocha (PDT) – que altera a legislação que dispõe sobre a eleição e designação de servidores para exercício de direção das escolas da rede municipal de ensino.
Para às 10h50min está marcada reunião da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública. Será apreciado o projeto de lei que transfere – a partir de 2018 - o feriado do aniversário do Município (10 de outubro) para a segunda-feira seguinte e também o projeto de resolução que concede a Comenda “10 de Outubro” a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção do Paraná (OAB/PR) pela comemoração dos 85 anos de fundação (de autoria do vereador Sidnei Jardim/PPS).
Especial
A partir das 10h45min será realizada reunião da comissão especial designada para apreciar o projeto de lei complementar – de autoria do vereador Edoel Rocha – que altera dispositivos da legislação que dispõe sobre o zoneamento de uso e ocupação do solo urbano e rural do município.
Sessões da Câmara Municipal
As últimas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campo Mourão neste mês de outubro acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/10), a partir das 19 horas, sob a presidência de Edson Battilani (PPS).
O roteiro prévio prevê a deliberação de 49 indicações e 11 requerimentos protocolados pelos vereadores nos últimos dias. Já da ordem do dia constam quatro projetos de lei oriundos do Poder Executivo. Dois projetos autorizam a alienação – através de concorrência ou leilão – de lotes de terra, com a destinação dos recursos a Previdência Social dos Servidores Municipais. Os outros dois projetos autorizam a abertura de crédito adicional no orçamento do Município.
As comissões permanentes do Poder legislativo estarão reunidas na manhã de segunda feira para apreciar vários projetos que poderão ser incluídos na ordem do dia das sessões ordinárias.
Câmara: ISS na pauta da reunião
Câmara: Aprovada a transferência de feriado e criação do Codecam
Vereadores querem asfalto
“Tucano”: Novo semáfaro na perimetral
A instalação de sinalização semafórica no cruzamento da perimetral Tancredo Neves com a rua São José (vila Urupês) foi uma das reivindicações que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) apresentou esta semana nas sessões da Câmara Municipal de Campo Mourão. Garantir maior segurança na travessia que dá acesso aos jardins Cidade Alta I e II é o objetivo.
O vereador solicitou ainda a construção de redutor de velocidade – com a instalação da devida sinalização – na rua Antônio Constâncio de Souza (entre as ruas Elci Slomp e João Claudino – jardim Paulista) e a execução de operação tapa buraco na rua João Serathiuk (entre as ruas Brasil e Araruna – jardim Paraíso do Campo). Também pediu a substituição de luminárias queimadas na rua Valdumiro Ferrari (conjunto Moradias Avelino Piacentini) e a limpeza de bueiro localizado na rua Engenheiro Mercer (esquina com a rua Porto Velho – jardim Santa Nilce II).
Outra indicação apresentada pelo vereador Tucano foi para reiterar o pedido de melhoras no campo de futebol suíço existente ao lado da sede da Associação de Moradores da Comunidade Rural do KM 128.
Saúde: Pedido a deputados verba para reforma do 24 Horas
A Câmara Municipal de Campo Mourão enviou ofício ao deputado estadual Márcio Nunes e ao secretário estadual de Esportes e Turismo, Douglas Fabrício (deputado licenciado) com pedido para que viabilizem recursos destinados à reforma das instalações do Posto 24 Horas, no jardim Lar Paraná. A iniciativa foi do vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB).
“Tendo em vista a precariedade do prédio da unidade necessária se faz a busca da viabilização de verba para a sua reforma completa”, acentua o vereador. Segundo ele, a situação em que se encontra atualmente a unidade tem atrapalho tanto aos usuários como aos profissionais que ali prestam serviço “principalmente quando chove, pois os alagamentos são frequentes”, frisa o vereador do PRB.
Entre as melhorias a serem executadas, apontadas por Miguel Batista Ribeiro, estão a reforma completa da cobertura e dos sanitários, além da revitalização do sistema de iluminação, das janelas e grades, bem como das portas, batentes e fechaduras. Também elencou a necessidade de pintura interna completa. O vereador observa ainda que existem diversos outros problemas estruturais.
O requerimento apresentado pelo vereador, para o encaminhado do pedido aos deputados de Campo Mourão, foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo local.
Gutierrez: Faixa elevada em frente à igreja
A construção de faixa elevada para travessia de pedestres na rua Mato Grosso, em frente a Paróquia São Francisco de Assis (jardim Gutierrez), foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL). Garantir mais segurança aos munícipes que residem nas imediações é o objetivo da melhoria pleiteada.
Através de outras indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador solicitou a readequação da pavimentação asfáltica da rua Dr. Carlos Boenig (entre as ruas Miguel Giani e Luiz Carlos Klank – jardim Albuquerque), além da realização de operação tapa buraco nas ruas Ponta Grossa e das Flores (jardim Tropical II). Também solicitou a construção de redutor de velocidade na avenida José Custódio de Oliveira (esquina com a rua Francisco Albuquerque – centro).
Louvor
Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou voto de louvor ao sargento Celso Sancho Mazetti pelo apoio prestado a Orlando de Assis Bonfim, que no início deste mês passava por problemas de saúde no centro da cidade – caído no chão -, com fortes dores no peito e falta de ar. O requerimento de voto de louvor foi apresentado pelo vereador Cabo Cruz.
Vila Rural: Ciclovia com iluminação na PR 558
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) construa uma ciclovia com iluminação na PR 558, no trecho que liga o Hospital Santa Casa a Vila Rural Pedro Kloster Júnior.
O requerimento foi apresentado em regime de urgência na última sessão do Poder Legislativo Destaca o vereador que a melhoria solicitada se faz necessária porque os moradores da Vila Rural não têm um espaço adequado para transitar, já que a rodovia não tem acostamento.
A implantação de sistema de iluminação até o Hospital Santa Casa já havia sido reivindicada pelo vereador Edson Battilani (PPS).
Solenes
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão agendou duas sessões solenes. No dia 24 de novembro, às 19 horas, no plenário do Poder Legislativo, acontece a entrega do Título de Cidadania Honorária a Ivone de Lourdes Capristo Malho.
Já no dia 8 de dezembro, às 19 horas, na Associação dos Engenheiros Agrônomos, será realizada sessão solene em comemoração aos 70 anos do Poder Legislativo de Campo Mourão.
Justiça no Bairro em C. Mourão
O desenvolvimento do programa Justiça no Bairro, em Campo Mourão, foi reivindicado na semana passada pela Câmara Municipal a desembargadora Joici Machado Camargo, do Tribunal de Justiça do Paraná. A iniciativa foi do vereador e advogado Edoel Rocha (PDT).
A ação do TJ/PR visa dar atendimento jurídico à população de baixa renda, com agilidade nos processos de fácil resolução, sem nenhum custo para as famílias. Através do programa, o Tribunal de Justiça do Paraná coloca toda a sua estrutura à disposição para dirimir conflitos em várias áreas do Direito.
Melhorias
Edoel Rocha também apresentou indicação para que a prefeitura providencie – em caráter de urgência - a instalação de placas na rua Lourival Borba (entre a avenida Ney Braga e a rua Sílvio Ferro – jardim Isabel), proibindo o trânsito de caminhões na via, todas as quartas-feiras, a partir das 15 horas. O tráfego de caminhões pela área – onde acontece semanalmente a Feira do Produtor – acaba gerando confusões.
O vereador solicitou ainda a colocação de uma luminária completa em frente ao número 1001 da rua Apolinário Gorski (jardim Santa Nilce II).
Denúncia de casos de violência obstétrica na ouvidoria do SUS
Diante de recente denúncia realizada – via facebook – por jornalista de Maringá, de que uma gestante teria sofrido violência obstétrica no Hospital Santa Casa de Campo Mourão, o vereador Edson Battilani (PPS) questionou a prefeitura se existem denúncias na Ouvidoria do SUS. Em caso positivo, ele quer saber qual o encaminhamento dado às denúncias.
O caso foi denunciado pelo jornalista Oséias Miranda e após a postagem da informação várias outras mulheres, que também teriam sido atendidas na Santa Casa, formularam mais denúncias de violência obstétrica no mesmo hospital nos comentários da notícia postada pelo jornalista.
A prefeitura de Campo Mourão tem prazo máximo de 30 dias para prestar as informações pedidas. Uma lei de 2015 dispõe sobre a implantação de medidas de informação à gestante e parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica, visando à proteção destas contra a violência obstétrica em Campo Mourão.
Edson Battilani também quer saber se o Poder Executivo está fiscalizando o cumprimento dessa lei e ainda se as cartilhas sobre os Direitos das Gestantes, Parturientes e Puérperas já foram confeccionadas.
Reiterados
Na última sessão do Poder Legislativo, o vereador do PPS também apresentou indicações reiterando pedidos formulados ao Poder Executivo e não atendidos. Entre eles, os de rebaixamento da iluminação pública nas ruas Santa Catarina e Mato Grosso (a partir da avenida José Custódio de Oliveira até a rua Formosa – jardim Gutierrez). Também nas ruas São Paulo (a partir da avenida Afonso Botelho até a rua Chafic Bader Maluf – jardim laura II) e Francisco Albuquerque (entre a avenida Afonso Botelho até a rua Presbítero José Domingos dos Santos Filho – jardim Laura).
Battilani reiterou ainda os pedidos de instalação de iluminação pública na rua Quinto Slomp (a partir do jardim Copacabana até o jardim Ipanema) e no prolongamento da rua João Batista Salvadori (no entorno do Hospital Santa Casa – com luminárias a vapor de sódio).
Abertura da piscina do Centro da Juventude
Requerimento para que a prefeitura de Campo Mourão informe a data prevista para a abertura da piscina do Centro da Juventude “Itachir Tagliari” foi apresentado na Câmara Municipal pela vereadora Nelita Piacentini (PR). Segundo a vereadora, a informação foi solicitada para fins de esclarecimento público.
No requerimento aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo, a vereadora indagou ainda a administração municipal quem será o responsável pelos exames médicos para a utilização da piscina e quando serão realizados (dias e horários). Nelita Piacentini quer saber ainda quais os dias e horários das aulas de hidroginástica.
Por sua vez, o vereador Sidnei Jardim (PPS) apresentou indicações para que a prefeitura realize vistoria e substituição de luminárias queimadas na rua Lobato (conjunto habitacional Antilhas). Também pediu a execução de serviço de manutenção na grade de bueiro localizado no final da avenida Ney Braga (entre as ruas Miguel Giani e Arquiteto Hamilton Tavela Borges – jardim Albuquerque).
Cultivar Energia: Implantação de projeto da Copel em Campo Mourão
O vereador Edson Battilani (PPS) iniciou gestões junto a Copel para que a empresa viabilize a implantação do projeto Cultivar Energia – Hortas Comunitárias em Campo Mourão. Iniciado em 2013, com uma ação piloto em Maringá, o projeto promove a implantação de hortas comunitárias em imóveis sob linhas de transmissão de energia da Copel.
O projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras e recentemente foram criadas três novas hortas comunitárias em Cascavel. Uma nova horta comunitária está em fase de implantação em Ponta Grossa e negociações estão sendo mantida para que o projeto também seja desenvolvido em Curitiba.
Battilani também mantém gestões junto ao prefeito Tauillo Tezelli para que o Município formalize parceria com a Copel para que o projeto seja desenvolvido em Campo Mourão. “Com ênfase em responsabilidade social, o foco da ação é a segurança alimentar e a geração de renda para a comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável”, explica o vereador.
Na dimensão econômica da sustentabilidade, o projeto visa a guarda e preservação de áreas sob linhas da Copel, pois tem o potencial de coibir ocupações irregulares e de alto risco para a população. Já na dimensão ambiental, as hortas comunitárias favorecem a melhoria do espaço urbano através da ocupação disciplinada dos espaços ociosos, muitas vezes mal utilizados (inclusive para a destinação inadequada de resíduos, vandalismo, consumo de drogas ou até mesmo criminalidade).
Cerca de 140 famílias são beneficiadas pelo projeto Cultivar Energia – Hortas Comunitárias em Maringá.
Melhorias
Edson Battilani também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a elaboração de um projeto de arborização para o jardim Parque das Acácias e para as avenidas dos Álamos e do Bosque, bem como para a rua Luciano Marmontel (jardim Araucária).
Ao Conselho Municipal de Segurança (Conseg), o vereador solicitou a implantação do projeto Vizinho Solidário no jardim Parque das Acácias, onde tem ocorrido muitos assalto nos últimos tempos. Também pediu a prefeitura que notifique os proprietários de imóveis em seis vias públicas do jardim Parque das Acácias (as ruas Tony Nishimura, Abelar Gonçalves Netto, José Pedroso Fabri, Mário Kwitschal, Salin Chehade Kalaf e João Teodoro de Oliveira) para que construam calçadas.
C. Mourão: Coleta de lixo será tema de audiência no legislativo
Câmara: Reuniões de comissões
Nesta quinta-feira (9/11), a partir das 11 horas, a Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, que é presidida por Sidnei Jardim (PPS), reúne-se para apreciar nove projetos de lei. Da pauta constam ainda duas indicações legislativas.
Quatro dos projetos de lei que serão analisados são oriundos do Poder Executivo. Um deles altera a lei que instituiu o programa de parceria público-privada e concessões com o objetivo de mudar a composição, funcionamento e remuneração do conselho gestor. Outro altera dispositivo da lei que dispõe sobre a sistemática de transferência dos depósitos judiciais e administrativos. O objetivo é atender exigência do Tribunal de Justiça e dar prosseguimento ao termo de compromisso para uso de 70 por cento dos depósitos judiciais. Os outros dois projetos de lei do Poder Executivo autorizam a alienar bens imóveis. Um dos projetos visa a implementação de políticas de incentivo à industrialização e o outro tem por objetivo alienar terrenos do Município com o repasse dos recursos para a Previdência dos Servidores Municipais (Previscam).
Três projetos que constam da pauta para a reunião são de autoria do vereador Sidnei Jardim: que institui a campanha Empresa Amiga da Escola, que proíbe a interrupção do abastecimento de água sem aviso prévio em determinados dias e que institui o Dia Municipal do Direito à Vida em Campo Mourão.
A comissão vai apreciar ainda projeto do vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) que altera dispositivos da lei que proíbe o tráfego de caminhões de carga com peso superior a 10 toneladas no perímetro central da cidade. Do vereador Edson Battilani (PPS) será analisado projeto que altera a lei que denominou via pública.
Especial
Na sexta-feira (10/11), ás 10 horas, reúne-se a comissão especial de mérito designada para apreciar o projeto de lei complementar que altera o Código Tributário do Município. Edoel Rocha (PDT) é o presidente da comissão e o projeto de lei é de autoria do Poder Executivo. O objetivo é aumentar a arrecadação com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
C. Mourão: Legislativo realiza sessões
A Câmara Municipal de Campo Mourão volta a se reunir, em caráter ordinário, na segunda e terça-feira (13 e 14/11), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro. Abertas ao público, as sessões serão presididas por Edson Battilani (PPS) e secretariadas por Jadir Soares – “Pepita” (PPS).
O roteiro prévio prevê a deliberação de87 indicações, 12 requerimentos e três indicações legislativas protocoladas pelos vereadores mourãoenses nas últimas semanas. Já a ordem do dia incluiu a discussão e votação de dois projetos de lei complementar e dois projetos de lei. Todas as matérias são oriundas do Poder Executivo e outros projetos poderão ser incluídos na ordem do dia durante a segunda-feira.
Um dos projetos de lei complementar tem por objetivo possibilitar aos contribuintes inadimplentes do cadastro imobiliário quitar seus débitos com o Município. O outro projeto de lei complementar altera dispositivos do Código Tributário do Município e tem por finalidade não apenas adequar a legislação vigente, mas também possibilitar o aumento de receitas do Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Já os projetos de lei autorizam o Poder Executivo a devolver saldos remanescentes aos cofres públicos do Estado a fim de finalizar processo de prestação de contas junto ao Tribunal de Contas referentes a convênios firmados com o Governo do Estado para a recuperação de estradas rurais.
Solenes
No próximo dia 24, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene para fazer a entrega de Título de Cidadania Honorária a Ivone de Lourdes Capristo Malho. Para o dia 8 de dezembro, na Associação dos Engenheiros Agrônomos, está marcada sessão solene em comemoração aos 70 anos do Poder Legislativo de Campo Mourão.
Vereadora quer iluminação ligada em pista de caminhada
A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou indicação apresentada pela vereadora Nelita Piacentini (PR) para que a prefeitura ligue o sistema de iluminação da pista de caminhada da Praça da Juventude no período noturno. Muitos moradores próximos estão fazendo suas caminhadas no escuro e a vereadora ressalta que os trabalhadores somente podem utilizar a pista no período noturno.
Através de outras indicações, a vereadora propôs a instalação de Academia Popular de Musculação no Centro da Juventude Itachir Tagliari e a construção de pista de caminhada, além da instalação de Estação Saúde para a prática de ginástica ao ar livre, nas unidades básicas de saúde. Também pediu a construção de redutor de velocidade na avenida Armelindo Trombini (entre as ruas Airton Albuquerque e Ilha de Marajó).
A pedido da vereadora, a prefeitura de informar – no prazo máximo de 30 dias – quais são os conselho municipais vinculados as secretarias da Saúde e de Ação Social, quais são os que estão em atividades, quem são os presidentes e os dias, horários e locais das reuniões.
Homenagem
Projeto de lei que dá o nome de Juares Carlos Piacentini ao Centro Municipal de Educação Infantil do conjunto Moradias Avelino Piacentini tramita no Poder Legislativo. O projeto é de autoria da vereadora Nelita Piacentini.
Falecido em agosto de 2013, o homenageado radicou-se em Campo Mourão em 1961. Inicialmente trabalhou como técnico de som na Rádio Colmeia. Depois passou a atuar como auxiliar de escritório na Serraria Star. Também trabalhou na empresa Irmãos Rodopoulos, na Indústria de Madeiras Can Can, na Companhia Mourãoense de Automóveis (Cimauto) e na Madepinho Seguradora. Em 1989 constituiu sua própria empresa: a Piacentini Corretora de Seguros.
Juares Piacentini era casado com Ester Piacentini. Eles tiveram três filhos: Marco Aurélio, Carlos Henrique e Soraya.
BR 158: Sidnei Jardim pede passarela e rotatória na saída para Maringá
Pepita quer melhorias em creches e unidade de saúde
Nesta semana, através de indicações apresentadas nas sessões do Poder Legislativo, o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) solicitou à prefeitura que providencie a execução de melhorias em quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) localizados em bairros de Campo Mourão.
Battilani reitera pedidos de melhorias em escolas
Recapeamento em 9 vias públicas, pede vereador
Passeio turístico para idosos em C. Mourão
C. Mourão: Proibição de corte de água em determinados dias
A Câmara Municipal de Campo Mourão leva a votação, em breve, projeto de lei do vereador Sidnei Jardim (PPS) que proíbe a interrupção do abastecimento de água, sem aviso prévio, nas sextas-feiras, véspera de feriados, nos feriados e finais de semana até às 8 horas de segunda-feira. Especifica ainda o projeto que o consumidor deve ser notificado da suspensão do abastecimento com, no mínimo, 48 horas de antecedência.
O projeto, que tramita nas comissões permanentes do Poder Legislativo, determina ainda que fica proibido o serviço de corte de água se o consumidor, a qualquer tempo antes da efetiva suspensão do abastecimento, comprovar o pagamento da fatura em atraso. Já em caso de suspensão indevida, a concessionária responsável pela interrupção ficará sujeita à multa no valor de 320 UFCM’s, sem prejuízo da reparação civil por danos materiais e morais causados ao consumidor.
Também estabelece o projeto que é obrigatória a religação do abastecimento em, no máximo, cinco horas, a partir da suspensão indevida, sem ônus para o consumidor. De acordo com o projeto, a Secretaria de Fiscalização e o Procon ficam autorizados a garantir o cumprimento, por ato de ofício ou mediante denúncia comprovada.
Sidnei Jardim explica que o objetivo é assegurar ao cidadão o direito de não ter o inconveniente corte do serviço durante o gozo de seu descanso, podendo efetuar a quitação das tarifas na semana seguinte ou após o feriado.
Educação
O vereador Sidnei Jardim é autor ainda de projeto de lei que institui em Campo Mourão a campanha “Empresa Amiga da Escola”. Estimular pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria da Rede Pública Municipal de Ensino é o objetivo. A participação poderá acontecer sob a forma de doação de materiais, realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação dos prédios escolares ou de outras ações que visem beneficiar a qualidade de ensino.
No Poder Legislativo tramita ainda indicação legislativa de autoria de Sidnei Jardim para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei instituindo o Selo Municipal Incentivador do Esporte.
Melhorias para bairros, solicita Olivino Custódio
A realização de operação tapa buracos em toda a extensão da rua Manoel Silvério Pereira, no jardim Bandeirantes, foi uma das reivindicações que o vereador Olivino Custódio (PSC) encaminhou a prefeitura de Campo Mourão, através de indicação apresentada na Câmara Municipal.
Para o jardim Europa, o vereador solicitou a construção de redutor de velocidade na rua França. Já para o jardim Tropical pediu a execução de serviço de manutenção no sistema de iluminação pública da rua Ponta Grossa, com a substituição de luminárias queimadas ou danificadas.
Por iniciativa do vereador Olivino Custódio, a Câmara Municipal também encaminhou ofício a direção da Viação Mourãoense pleiteando o aumento de horários disponíveis para o ônibus de transporte coletivo urbano que faz a linha entre os jardins Modelo, Santa Cruz e Tropical. O pedido foi apresentado ao vereador por alunos das escolas municipais Domingos José de Souza e Professor Nicon Kopko, que apresentaram a demanda de mais horários na linha.
Outras indicações apresentadas pelo vereador do PSC foram para que a prefeitura execute serviço de poda em árvores localizadas na rua Manoel Silvério Pereira (jardim Bandeirantes) e Devete de Paula Xavier (esquina com a avenida Goioerê).
Vereador questiona prefeito sobre gastos com a Comcam
“Qual o valor pago pela Prefeitura de Campo Mourão à Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão a título de mensalidade/contribuição?”. O questionamento foi formalizado pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B) ao prefeito Tauillo Tezelli, através de requerimento apresentado na última sessão da Câmara Municipal.
O chefe do executivo tem prazo máximo de 30 dias para atender ao pedido de informações. Luiz Alfredo indagou ainda se, além da mensalidade/contribuição, o município de Campo Mourão desembolsa algum outro valor com a entidade. Em caso positivo, ele quer saber quais são essas despesas.
Recentemente, o vereador requereu a Comcam o fornecimento de prestação de contas referente a 2016. A entidade que congrega os prefeitos da microrregião 12 enviou cópia do Livro Diário (NR14) e Luiz Alfredo observou algumas despesas que, na sua opinião, necessitam de maiores esclarecimento. O documento registra, por exemplo, gastos de R$ 51.797,44 com confraternizações e de R$ 12.750,00 com brindes e doações.
“Os recursos da Comcam são oriundos do erário, tendo em vista que recebe mensalidades/contribuições dos municípios, motivo pelo qual os questionamentos são pertinentes”, explica Luiz Alfredo.
Informações
A prefeitura de Campo Mourão terá de esclarecer ao vereador do PT do B se acompanha/fiscaliza as despesas realizadas pela Comcam e se há prévia aprovação pelo Município desses gastos. Também terá de informar se tem conhecimento dos gastos realizados no ano passado com confraternizações, brindes e doações (R$ 64.547,44 no total) e qual a justificativa.
Vereadores propõem ações
Os vereadores Jadir Soares – “Pepita” (PPS) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentaram indicação na Câmara Municipal, em conjunto, para que a prefeitura providencie a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) na escola municipal Professor Domingos José de Souza (jardim Tropical I). Também pediram a construção de um quiosque anexo a quadra de malha existente no bairro, aproveitando área ociosa nos fundos da escola da unidade municipal de ensino (com entrada pela rua Cardeal).
Os dois vereadores reivindicaram ainda a execução de serviço de roçada em terreno localizado na avenida dos Lagos (jardim Tropical II). Por sua vez, o vereador Edilson Martins (PR) pediu a realização de serviço de manutenção – com substituição de luminária queimada – na rua dos Cisnes (entre as ruas Dr. Nelson Bitencourt Prado e Guarani – jardim lar Paraná).
C. Mourão: Transformação de colégio estadual em colégio militar
IPTU Solar em Campo Mourão
Os imóveis residenciais e não residenciais que possuem sistema de aquecimento hidráulico solar e/ou geradores de energia solar fotovoltaica poderão passar a gozar de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Campo Mourão. Indicação Legislativa com a proposta a ser encaminhada a prefeitura foi apresentada na Câmara Municipal pela vereadora Nelita Piacentini (PR).
Segundo a autora do projeto, o programa de incentivo e desconto denominado de IPTU Solar tem como objetivo incentivar a população, através de abatimento no tributo, a preservar, conservar e proteger o meio ambiente. Especifica o Artigo 4º da minuta de projeto que acompanha a Indicação Legislativa em tramitação do Poder Legislativo que o desconto será de 4 por cento.
70 Anos: Sessão solene foi cancelada
Não mais será realizada a sessão solene comemorativa dos 70 anos de instalação do Poder Legislativo de Campo Mourão. O cancelamento foi decidido em reunião dos membros da mesa executiva da Câmara de Vereadores, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/11).
A sessão solene seria realizada no dia 8 de dezembro, a partir das 19 horas, nas dependências da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão. Foi no dia 5 de dezembro de 1947, ao meio dia, em uma das salas da escola pública que existia na avenida Capitão Índio Bandeira (entre as ruas Brasil e Francisco Albuquerque), é que foi instalada a Câmara de Vereadores de Campo Mourão.
A primeira legislatura (1947-1951) teve oito vereadores: Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Valdomiro Cilião de Araújo. O primeiro presidente foi Devete de Paula Xavier.
Homenagem: Cidadania honorária para Ivone Malho nesta sexta
Licitação do Legislativo teve redução de 33,5%
Cidadania: Emoção marcou a entrega de honraria a Ivone Malho
Campo Mourão terá Proerd em 2018? questiona Battilani
Através de requerimento apresentado e aprovado por unanimidade no Poder Legislativo, o vereador Edson Battilani questionou a prefeitura de Campo Mourão sobre a participação do Município, em 2018, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Neste ano, em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura, o Município não participou da ação.
Battilani que saber do prefeito Tauillo Tezelli se a Secretaria Municipal de Educação está se preparando – inclusive em termos de Orçamento – para a retomada da participação no programa. Através do Proerd, policiais militares – fardados e devidamente treinados, com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) – desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência nas salas de aula. Trata-se de uma ação conjunta que envolvem também as escolas e as famílias no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre os estudantes, além de ajuda-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistir.
Nota Paraná
Os vereadores Edson Battilani e Sidnei Jardim (ambos do PPS) reivindicaram ao governador Beto Richa que disponibilize o aplicativo de “Menor Preço” do programa Nota Paraná ao Município de Campo Mourão para que seja utilizado pelo Departamento de Compras da prefeitura. O pedido foi feito através de requerimento apresentado na Câmara Municipal.
Dez indicações formuladas por Edson Battilni a administração municipal, apresentadas na última sessão do Poder Legislativo, foram com pedidos de recuperação da pavimentação em vias públicas da área central e de bairros de Campo Mourão. Várias das proposições foram reiterando pedidos feitos anteriormente.
A melhoria foi solicitada para vias públicas dos jardins Alvorada, Lar Paraná, Fernando, Ipê, Bandeirantes, Flórida, Paulino, Country Club, Lourdes, Laura, Gutierrez, Damasco e Shangri-lá, bem como para a vila Teixeira.
Vereadores de C. Mourão na Viapar
Liderados pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS), os vereadores mourãoenses Olivino Cusódio (PSC), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Luiz Alfredo (PT do B) estiveram há poucos dias na sede da Viapar, em Maringá, para reivindicar melhorias para Campo Mourão. O grupo foi recebido pelo engenheiro Jackson Selene, diretor de Engenharia e Operações da empresa.
Na visita, os vereadores foram comunicados que a Viapar já propôs ao Departamento de Estradas de Rodagem - DER medidas para melhor a sinalização no trecho da BR 158, entre Peabiru e Campo Mourão. Inicialmente, o vereador Pepita pretendia marcar uma reunião com representantes da Viapar e vereadores de Campo Mourão e Peabiru. Contudo, a urgência das melhorias na rodovia – em razão da ocorrência de acidentes no trecho - levou o vereador a agilizar a busca de melhorias e informações junto à empresa.
Diante da posição informada pela Viapar, o vereador Pepita e os demais vereadores que estiveram em Maringá buscarão junto ao DER a aprovação da proposta de nova sinalização para o trecho da rodovia que liga Campo Mourão e Peabiru. Também vão pedir junto ao órgão estadual e a Polícia Rodoviária a implantação de um radar no trecho para que sejam reduzidas as velocidades, já que a boa qualidade da pista leva os motoristas a desenvolverem velocidade muito acima da permitida.
Até que se instale o radar, os vereadores vão solicitar a Polícia Rodoviária que intensifique a fiscalização no trecho.
Licitação na Câmara Municipal resulta em economia de 39,6%
Recape asfáltico no Colégio Agrícola
A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Edson Battilani (PPS), reivindicou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a execução de serviço de recape asfáltico no Colégio Agrícola Estadual, localizado próximo à vila Guarujá.
A pavimentação existente no pátio em torno das salas de aula foi executado há cerca de 35 anos e encontra-se bastante deteriorado. Segundo professores do estabelecimento, em 2006 chegou a ser iniciada a recuperação do calçamento, mas um dos equipamentos utilizados apresentou problemas e os trabalhos nunca foram retomados.
O pedido foi encaminhado ao gerente responsável pelo escritório regional do DER, engenheiro Marcelo Shigueru Nishiyama.
Boa Esperança
Edson Battilani também propôs a prefeitura que faça a cessão de duas salas da Escola Zacarias de Paula Xavier, localizada na Comunidade Boa Esperança, para fins de funcionamento da Associação da Agricultura Familiar daquela comunidade. Através de outra indicação pediu a execução de sinalização horizonta e vertical, com a pintura de faixas de pedestre e dos redutores de velocidade, além da instalação de placas de preferencial, em 14 vias públicas do jardim Santa Cruz.
Legislativo: Homenageado tenente da PM
Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (28/11), após a sessão ordinária, a Câmara Municipal de Campo Mourão fez a entrega de Moção de Congratulações ao tenente Raffael Piontkievicz Cruz, da Polícia Militar do Paraná, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
A homenagem é resultado de proposição de autoria do vereador Edilson Martins, que também foi subscrita pelos vereadores Cícero Pereira de Souza, Edoel Rocha, Edson Battilani, Elvira Shen Lima, Jadir Soares – “Pepita”, Miguel Batista Ribeiro, Nelita Piacentini, Olivino Custódio, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Sidnei Jardim e Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano”. A aprovação da moção foi por unanimidade na sessão que o Poder Legislativo realizou no dia 20 de fevereiro deste ano.
A moção entregue ao tenente Raffael Cruz pelo prefeito Tauillo Tezelli e o vereador Edilson Martins destaca: “pelos relevantes serviços prestados ao Município de Campo Mourão e região na área de segurança pública, bem como pela trajetória de êxitos auferidos junto ao 11º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná”.
Trânsito: Mão única em 15 vias públicas de C. Mourão
8ª Ciretran: Vereadores pedem providência
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão formalizou nesta semana pedido de providências urgências por parte do Governo do Estado para resolver “a situação crítica e precária” das instalações da 8ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), sediada na cidade). Com a forte chuva que atingiu Campo Mourão no último final de semana, os problemas existentes já há longa data nas instalações do órgão estadual se agravaram e obrigaram até a suspensão parcial do atendimento por alguns dias.
A reivindicação do Poder Legislativo, encaminhada ao governador Beto Richa, resultou de requerimento apresentado – em regime de urgência – pelos vereadores Edilson Martins (PR) e Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR). A proposição foi aprovada por unanimidade e outros seis vereadores subscreveram o documento: Edoel Rocha (PDT), Sidnei Jardim (PPS), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Cícero Pereira de Souza (PT) e Jadir Soares – Pepita (PPS).
Edilson Martins e Sidney Ribeiro – Tucano estiveram na 8ª Ciretran longo no início desta semana para verificar “in loco” a situação e constatam a existência de muitos problemas nas instalações. “Por ser um prédio antigo, sempre que chove são muitos os transtornos, tanto para os usuários dos serviços do Detran, como também para os funcionários, causando assim riscos à segurança das pessoas”, explicam os vereadores no requerimento apresentado na Câmara Municipal.
O pedido de melhorias também foi enviado ao chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Élio de Oliveira Manoel.
Mérito Militar
Em sessão solene marcada para o próximo dia 12 (logo após a última sessão ordinária de 2017), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Título de Mérito Militar a Quezia Catarino de Oliveira. A cerimônia está marcada para às 19h30min na sede do Poder Legislativo.
Reenvio de projetos é cobrado por Battilani
Quando o Poder Executivo de Campo Mourão reenviará para a apreciação e deliberação do Poder Legislativo o projetos de lei complementar que trata do Código de Obras e do que dispõe sobre os requisitos técnicos para as edificações e obras no Município? O questionamento foi apresentado ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edson Battilani através de requerimento aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal.
Os dois projetos tramitavam no Poder Legislativo, mas foram retirados pela administração municipal no início de fevereiro deste ano. Ressalta o vereador Battilani que tratam-se de matérias de “suma importância para o Nosso Município”, alerta. Tauillo Tezelli tem prazo de 30 dias para responder o questionamento do vereador.
Em outro requerimento apresentado em regime de urgência, Edson Battilani solicitou a Sanepar que tome as providências necessária para eliminar o derrame de esgoto existente na rua José de Oliveira, no jardim Fernando. Observa o vereador que as ruas estão sendo invadidas pelo esgoto e as propriedades particulares inundadas com água contaminada “que escoam para o rio do Campo, contaminando a água”, denuncia.
Antigo laticínio
A notificação do proprietário do imóvel onde funcionava um laticínio na saída para Goioerê (entre os conjuntos habitacionais Dr. Milton Luiz Pereira e Mendes) para que execute a limpeza do local – com o controle de animais peçonhentos – foi outro pedido que o vereador Edson Battilani encaminhou à prefeitura.
Habitações: Vereador cobra explicação para ocupações irregulares
Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Luiz Alfredo (PT do B) para que o prefeito Tauillo Tezelli informe porquê persistem as ocupações irregulares no conjunto habitacional Fortunato Perdoncini. Também deverão ser apontados os resultados concretos obtidos com a contratação do Instituto Makro - Marketing Cursos e Treinamentos Ltda. para a capacitação e evolução social e econômica dos mutuários.
Uma comissão especial constituída pela Câmara Municipal e presidia por Luiz Alfredo investigou no ano passado a ocupação das casas no conjunto habitacional Fortunato Perdoncini e enumerou as irregularidades encontradas em relatório enviado a prefeitura. Mesmo após a conclusão das investigações, os integrantes da comissão especial continuam a receber denúncias de que imóveis estão sendo invadidos. “Muitos deles (imóveis) estão sendo depredados por esses invasores (...) e mesmo após denúncias na Prefeitura nada tem sido feito para regularizar os problemas relatados”, acrescenta Luiz Alfredo.
Jardim Bella Vista
O vereador também apresentou requerimento para que a prefeitura preste uma série de informações sobre o loteamento Jardim Bella Vista. Luiz Alfredo quer saber ser na aprovação do empreendimento foram respeitada as disposições da legislação federal e municipal, se houve a doação de 10 por cento da área líquida – excluídas as vias – ao Município e ainda se a formação de bosque municipal será responsabilidade da empresa proprietária do empreendimento ou será custeada pelo poder públicos.
Outras informações requeridas: a licença ambiental permite a execução das obras de implantação do bosque municipal na área verde? As responsabilidades de implantação das áreas de lazer imputadas a empresa (pista de caminhada, academia, área de lazer) tiveram mesmo critério de imposição nos loteamento aprovados no Município nos últimos oito anos? Há legislação municipal, estadual ou federal que imponha ao empreendedor medidas mitigatórias em face da aprovação do loteamento?
Câmara: Legislação e Redação tem reunião nesta terça-feira
Sob a presidência do vereador Sidnei jardim, a Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara Municipal de Campo Mourão reúne-se nesta terça-feira (5/12), a partir das 11 horas. Na pauta, quatro projeto de lei e quatro projeto de lei complementar que alteram dispositivos do Código Tributário do Municipal, além de três indicações legislativas.
Entre os projeto de lei que serão apreciados está o que autoriza o Poder Executivo a parcelar débitos relativos a contribuições ao programa de Integração Social e do programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) perante a Secretaria da Receita Federal. Os demais projetos são de autoria de vereadores. Um deles denomina “Juares Carlos Piacentini” o Centro Municipal de Educação Infantil do conjunto Avelino Piacentini (do vereador Miguel Batista Ribeiro).
Outro projeto de lei que conta da pauta altera a lei que proíbe o tráfego de caminhões de carga (com peso superior a 10 toneladas) na área central da cidade (de autoria do vereador Jadir Soares – Pepita). Também será apreciado projeto que declara de utilidade pública a Fundação Socioambiental Bem-te-vi (de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz).
Sessão solene
No próximo dia 12, após a última sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessão solene para fazer a entrega de Título de Mérito Militar a Quezia Catarino de Oliveira. A cerimônia está marcada para às 19h30min, na sede do Poder Legislativo.
Projeto altera data da Cavalgada de São José
Na Câmara de Vereadores de Campo Mourão tramita projeto de lei, de autoria dos vereadores Edoel Rocha (PDT) e Edson battilani (PPS), que altera a data da realização da Cavalgada Municipal de São José, estabelecida em lei que entrou em vigor em março de 2010.
O evento faz parte do calendário oficial de eventos do Município e o projeto em apreciação muda a realização da cavalgada anual para o primeiro domingo que antecede a comemoração do aniversário de Campo Mourão. Também especifica que a Cavalgada de São José é uma realização da Associação dos Cavaleiros e Amazonas Mourãoenses (Acam), com o apoio da prefeitura, da sociedade e de empresas da iniciativa privada e governamentais, objetivando o congraçamento da comunidade.
Informações
Edoel Rocha também apresentou re1querimento na Câmara Municipal para que o prefeito Tauillo Tezelli informe porque a piscina do Centro da Juventude Itachir Tagliari não está liberada para atividades dos jovens. Segundo reclamações recebidas pelo vereador, a piscina vem sendo utilizada apenas por pessoas de meia idade e da terceira idade. Edoel Rocha quer saber quando será liberada também para os jovens.
Na última sessão do Poder Legislativo, o vereador do PDT também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a substituição de luminárias queimadas em toda a extensão da avenida Guilherme de Paula Xavier, em especial no trecho em que a via passa pela Vila Urupês.
Homenagem a Markine Santos
O Centro de Treinamento de Artes Marciais e Tênis de Mesa existente na praça da Juventude “Nilton Rogério Pena Forte”, de Campo Mourão, pode receber o nome de Markine Sebastião dos Santos, atleta e treinador que prestou relevantes serviços sociais e esportivos à comunidade local. A proposta é do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS).
Projeto de lei que presta a homenagem já tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal e brevemente deverá ser levado à discussão e votação em plenário. “Em memória as grandes conquistas desse campeão, nada mais justo que eternizar seu nome no nosso centro de treinamento localizado na Praça da Juventude, que é utilizado para a formação de crianças e jovens, perpetuando seus ensinamentos”, ressalta Sidnei Jardim.
Nascido em Palmital (SP), em 20 de janeiro de 1977, Markine Santos dedicou-se por mais de 20 anos ao esporte de Campo Mourão. Sua ligação com o esporte local começou muito cedo – aos 16 anos – dando aulas de luta no conjunto habitacional Milton Luiz Pereira, onde morou tempo com a família. “Markine ganhou a simpatia de toda a comunidade pela sua participação, colaboração e particularmente pelo modo como incentiva a todos, até mesmo pessoas que ele nem conhecia”, acentua o vereador.
Em 1993, Markine Santos iniciou sua formação, graduando-se como faixa preta em Kung Fu Wushu pela Associação Chuy Lung Chuan. No período de 2008 a 2014 foi diretor técnico de Sanda e técnico da seleção paranaense de Boxe Chinês. Posteriormente tornou-se presidente da Federação Paranaense de Kung Fu Wushu. Com muito empenho conquistou graduação máxima – nível 9 – pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, protendo Campo Mourão na modalidade com as conquistas que colecionou em seu extenso currículo.
Algumas de suas conquistas: campeão paranaense de Kung FU Wushu Sanda nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012. Foi ainda campeão brasileiro de Sanda Boxe Chinês em 2002, 2003 e 2007, campeão Sul-Americano em 2007 e atleta da seleção brasileira de Kubng Fu Wushu de 2003 a 2011.
Na vida religiosa, Markine teve vida intensa e dedicou-se, por exemplo, no início da construção da Paróquia Sagrada Família, onde fez a primeira eucaristia e crisma. Também prestou relevantes serviços sociais. Na Academia Markine Fight, de sua propriedade por vários anos, não cobrava mensalidade de muitos meninos “pois não queria vê-los na rua, envolvidos com coisas erradas”, acrescenta Sidnei Jardim.
Markine Santos faleceu no dia 28 de fevereiro de 2017, aos 40 anos, depois de ser atingido por um raio na praia de Caiobá (PR).
“Pepita” propõe melhorias
Nove indicações foram apresentadas pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) na última sessão da Câmara Municipal com pedidos a prefeitura de execução de melhorias em vários bairros de Campo Mourão.
O asfaltamento das ruas Currupião (entre as ruas José de Oliveira e Ramos de Lima) e Lemos do Prado (entre as ruas Silva Ribeiro e José de Oliveira), no jardim Fernando, foi uma das reivindicações apresentadas pelo vereador. Ele solicitou ainda o recapeamento asfáltico em trechos das ruas Oliveira Zanini, Hideji Kobyashi, Cianorte e Prefeito José Antônio dos Santos (jardim Cidade Nova),, Nossa Senhora Aparecida (entre as ruas Lar Paraná e das Glórias – vila Cândida) e em toda a extensão da rua Porto Alegre (vila Rio Grande).
“Pepita” pleiteou ainda a abertura de uma nova via interligando as ruas Porto Alegre e José Francisco Silva (vila Rio Grande), a poda de árvores na rua Santa Catarina (centro) e a construção de novas cabines para a imprensa no ginásio de esportes Walternei de Oliveira, com a instalação de pontos de internet e a instalação de linhas de transmissão. Para a quadra poliesportiva da comunidade rural do Km 128 solicitou a reforma e pintura.
Semáfaro na av. Ney Braga
A instalação de um semáfaro na avenida Ney Braga (cruzamento com a rua Menon Lapezak), no jardim Isabel, foi sugerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL). Garantir maior segurança e diminuir o número de acidentes que ocorrem no local é o objetivo da sugestão encaminhada à administração municipal através do Poder Legislativo.
Na justificativa da proposição, o vereador Cabo Cruz ressalta que muitos acidentes têm ocorrido naquele cruzamento, em razão da alta velocidade dos veículos e da grande quantidade de munícipes que transitam pela via, utilizando carro, motos, bicicletas e a pé. Também destaca que os veículos que estão na rua Menon Lapezak e no pátio do Supermercados Paraná Família encontram dificuldade para acessar a avenida Ney Braga, principalmente nos horários de pico.
Esporte
A Câmara Municipal também aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Cabo Cruz com pedido ao deputado estadual Adelino Ribeiro que priorize recursos no orçamento do Governo do Paraná para a aquisição de um veículo, com capacidade para 12 pessoas, destinado ao transporte de atletas pela Fundação de Esportes (Fecam).
Em outro requerimento, o vereador indagou ao prefeito Tauillo Tezelli se as informações de que não foi respeitada a ordem de classificação de processo seletivo realizado em 2015 (para o cargo de Agente Comunitário de Saúde/Cohapar) são verídicas. Em caso positivo, o vereador Cabo Cruz quer saber os motivos da não convocação da candidata classificada em primeiro lugar e quais medidas foram adotadas pelo governo municipal para sanar a irregularidade.
Vereadores pedem obras e melhorias
O vereador professor Cícero Pereira de Souza (PT) encaminhou proposição a administração municipal de Campo Mourão no sentido de que seja formalizada parceria ou convênio com a Escola Comunitária do Trabalho para que possa retomar suas atividades. “A instituição merece certamente a atenção e apoio por parte do poder público, dada a relevância do trabalho e serviços prestados à comunidade mourãoenses, em especial do grande Lar Paraná”, acentua o vereador.
Já a vereadora Nelita Piacentini (PR) reivindicou a instalação de barras de apoio nos locais para banho nos vestiários da piscina do complexo esportivo “Roberto Brzezinski”. O objetivo é evitar acidentes e quedas, já que vários frequentadores são portadores de Parkinson.
Por sua vez, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) solicitou a execução de operação tapa buracos em trecho das ruas Urutau (jardim Pio XII) e na esquina das ruas Duque de Caxias e Piquirivaí (trevo da BR 487), no jardim Lar Paraná. Pediu ainda a demarcação das faixas de estacionamento e de pedestres na rua Harrison José Borges, entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento).
Sidnei Jardim quer melhorias
Através de indicações apresentadas nas sessões do Poder Legislativo, o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) tem formulado inúmeras reivindicações de obras, serviços e melhorias para diversos bairros de Campo Mourão, nas mais diferentes áreas.
Recentemente ele pediu, por exemplo, a execução de pavimentação asfáltica em trecho da rua Flamboyant (jardim Paulista) e da rua Pedro Ptaszek (jardim Esperança) em toda a sua extensão. Também solicitou a realização de operação tapa buracos na rua Bela Vista (no cruzamento com a rua Caçanjurê – jardim Pio XII) e de serviços de manutenção na pavimentação da perimetral Tancredo Neves, na entrada do Terminal Rodoviário.
O vereador pleiteou ainda a execução de serviços de manutenção no sistema de iluminação pública de quatro vias do jardim Araucária: avenida Luciano Marmontel e nas ruas Magnólias, dos Álamos e das Rosas (jardim Araucária). O mesmo serviço pleiteou para a rua Presbítero José Domingos dos Santos Filho (jardim Laura).
A notificação dos proprietários de terrenos tomados pelo mato nas ruas Flamboyant (jardim paulista) e Dr. Hugo Lisot (jardim Paulino) para providenciem a limpeza dos imóveis foi outra reivindicação apresentada por Sidnei Jardim.
2018: Legislativo de C. Mourão reduz o próprio orçamento
Por iniciativa dos próprios vereadores, o orçamento da Câmara Municipal de Campo Mourão para o próximo ano será reduzido em R$ 1 milhão. A medida foi decidida em recente reunião da mesa diretora do Poder Legislativo e teve a concordância dos demais vereadores. Dos R$ 11.668.020,00 previstos inicialmente, fixados a partir do que determina a legislação em vigor, o orçamento para o próximo ano será reduzido para R$ 10.668.020,00.
A decisão foi comunicada ao prefeito Tauillo Tezelli e ao vice-prefeito Beto Voidelo em visita que realizaram a sede do Poder Legislativo na tarde desta quinta-feira, à convite dos vereadores. Com os recursos que a Câmara de Vereadores deixará de receber, a Prefeitura de Campo Mourão poderá atender várias demandas da comunidade.
Ficou definido no encontro entre o prefeito e vereadores que a verba extra de R$ 1 milhão no orçamento do Poder Executivo será aplicada nas áreas da saúde e educação. Os vereadores solicitaram que os recursos sejam aplicados na reforma do Posto de Saúde 24 Horas Dr. Carlos Boenig (jardim Lar Paraná) e das escolas municipais Maria do Carmo Pereira (jardim Paulista), Bento Mossurunga (jardim Copacabana) e Parigot de Souza (jardim Gutierrez).
O prefeito Tauillo Tezelli agradeceu aos vereadores pela iniciativa e destacou a importância e necessidade de execução urgente das obras priorizadas pelo Poder Legislativo. Já o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani, lembrou que ao longo de 2017 o Poder Legislativo local nunca requereu o repasse de toda a dotação mensal a que tem legalmente direito. Cerca de R$ 3 milhões já foram deixados pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão nos cofres da prefeitura neste ano.
Do encontro com o prefeito Tauillo Tezelli e o vice-prefeito Beto Voidelo participaram os vereadores Olivino Custódio (PSC), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), Jadir Soares- Pepita (PPS), Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR), Sidnei Jardim (PPS) e Edson Battilani (PPS). Diversos assessores de vereadores também participaram do encontro.
Edoel Rocha: Melhorias para a Vila Guarujá e o estádio RB
Várias das indicações que o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) protocolou para as últimas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campo Mourão em 2017 são com pedidos de melhorias para a vila Guarujá e o complexo esportivo “Roberto Brzezinski”.
Para a vila Guarujá, solicitou a reforma da calçada ao redor da unidade básica de saúde, com a colocação de lixeiras. As mesmas melhorias solicitou para o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e para a escola municipal Castro Alves, localizados no bairro.
Edoel Rocha pleiteou também a execução de operação tapa buracos, em caráter de urgência, na rua São Josafat e a realização de serviço de cascalhamento em erosão provocada pelas últimas chuvas na rua 27 de Dezembro (esquina com a rua Nossa Senhora Aparecida – jardim Pio XII).
Estádio
O vereador apresentou ainda indicações para que a prefeitura providencie a reforma da calçada ao redor do complexo esportivo Roberto Brzezinski, com a colocação de lixeiras. Outra indicação de Edoel Rocha é para que a administração municipal execute, com urgência, a adequação da calçada na avenida José Custódio de Oliceira (esquina com a rua Brasil).
Terrenos: Vereador quer documentos que fundamentaram regularizações
Legislativo: Comissões reúnem-se nesta terça-feira
A Comissão Permanente de Saýude, Educação e Segurança Pública da Câmara Municipal de Campo Mourão reúne-se nesta terça-feira (12/12), a partir das 15h30min. Três vereadores compõem a comissão: Jadir Soares – Pepita (presidente), Cícero Pereira de Souza e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz.
Três projetos de lei constam da pauta. Um deles, de autoria da vereadora Nelita Piacentini, denomina de Juares Carlos Piacentini o Centro Municipal de Educação Infantil do Conjunto Moradias Avelino Piacentini. Outro projeto, de autoria do vereador Sidnei jardim, institui a campanha Empresa Amiga da Escola em Campo Mourão. Do Poder Executivo será apreciado projeto que revoga a lei que instituiu o programa Fundo Rotativo da Secretaria Municipal de Educação, por orientação do Tribunal de Ciontas do Paraná.
Especial
Às 16 horas acontece a reunião da comissão especial de mérito constituída pelo Poder Legislativo para apreciar quatro projetos de lei complementar, oriundos do Poder Executivo, que alteram dispositivos do Código Tributário, no que se refere a taxas e outros tributos, ISSQN, ITBI e IPTU.
Vereador solicita abertura de lanchonete no Parque do Lago
A viabilização de procedimento para a abertura de uma lanchonete nas instalações já existentes no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do lago) foi reivindicada nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidnei Jardim (PPS). Na justificativa do pedido, o vereador ressalta que o logradouro constitui-se no principal ponto turístico e de lazer da cidade.
Sidnei Jardim salienta que, no passado, o parque contava com orquidário, estufas, opção de passeio com pedalinhos e caiaques no lago, etc. “Porém, devido a vários fatores, o parque foi ficando cada vez mais esquecido. A lanchonete que existia no local fechou, as atividades culturais foram cessando e a estrutura existente atualmente demanda de várias manutenções e investimentos”, explica o vereador.
Através de outro requerimento, Sidnei Jardim solicitou a instalação de um portão de entrada no parque com acesso para a rua Antônio Bueno Camargo (jardim Residencial do Lago).
Melhorias
O vereador do PPS apresentou ainda indicações para a recuperação asfáltica do trecho situado entre a BR 158 e a rua Faustino Elias dos Santos (jardim Nossa Senhora Aparecida) e das ruas das Tilápias (cruzamento com a rua Tarumã – vila Cândida) e das Andorinhas (entre as ruas Falcão e Vereador Valdomiro Cilião de Araújo – vila Teixeira).
Através de outras indicações pediu a substituição de luminárias queimadas na avenida Quinto Salvadori (jardim Ipanema) e nas ruas Damasco (conjunto habitacional Montes Claros), Colmeia (jardim Alvorada), bem como a execução de serviços de manutenção de lâmpadas e estrutura de postes republicano na rua São Josafat.
“Pepita” pede recapeamento
“Pepita” pede recapeamento
Nove das 13 indicações que o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) apresentou esta semana na Câmara Municipal foram com pedido a prefeitura para que execute serviço de recapeamento asfáltico em vias públicas de Campo Mourão. Dezesseis trechos de ruas e avenidas de bairros e da área central foram apontados para receber a melhoria.
Foi reivindicado o recapeamento asfáltico para as ruas Francisco Albuquerque (entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes), Laurindo Borges (entre as ruas Marins Pereira e das Papoulas – jardim Cidade Verde), Nova Esperança (entre a avenida Guilherme de Paula Xavier e a perimetral Tancredo Neves – jardim Santa Nilce I) e São Paulo (entre as avenidas Afonso Botelho e a perimetral Tancredo Neves – centro).
A melhoria também foi solicitada para as ruas Cruzeiro do Oeste (entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes e entre a rua João Xavier Padilha e a perimetral Tancredo Neves – centro), Peabiru (entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier) e das Lontras (entre as ruas Lemos do Prado e da Província – jardim Pio XII).
Foi ainda pleiteado o recapeamento de trechos das ruas Apolônia Staniszewski, Carlos Otto Roeder, dos Expedicionários, Franz Kaiser e João Xavier Padilha (jardim Copacabana I), Piquirivaí e Bela Vista (jardim Lar Paraná) e da Travessa Hibiscos (jardim Verdes Campos).
Indicações
As demais indicações apresentadas por Jadir Soares foram para que a prefeitura providencie a instalação de iluminação pública na travessa Jequitibá (entre a avenida Manoel Nogueira e a rua Cajueiras – Parque Residencial Ipê), execute uma série de melhorias no Centro Municipal de Educação Infantil Amor Perfeito (jardim lar Paraná) e coloque placas de conscientização sobre a importância do recolhimento do lixo no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, além da instalação de lixeiras no passeio público e próximo a quadra de areia.
O cascalhamento da rua Halle Nasser (entre as ruas Tarumã e das Glórias – jardim Damasco) e a realização de serviço de manutenção em postes republicanos localizados na avenida Irmãos Pereira (esquina com a rua Brasil) foram outros pedidos apresentados pelo vereador Jadir Soares.
Mérito Militar
Mulher: Vereadora quer saber: Casa de Apoio está funcionando?
Câmara: Mais pedidos de recape
Jardim Paulista: Campo de malha e academia
A construção de um campo de malha e a instalação de uma Academia ao Ar Livre, ao lado do campo de futebol do jardim Paulista, foram algumas das reivindicações que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) apresentou nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli.
Os pedidos foram formulados através de indicações deliberadas pela Câmara Municipal. “Tucano” solicitou ainda a limpeza de bueiros em toda a extensão da rua Porto Velho (jardim Santa Nilce II) e a execução de serviços de limpeza e capinagem de terreno localizado na rua Curió (entre as ruas Dalmo Albuquerque e Egydio Cardoso Lima), no jardim Gutierrez. Também pediu a construção de calçada na rua Porto Velho (entre as ruas Eulália Carneiro de Campos e dos Crisântemos), com a notificação do proprietário do imóvel.
Jardim Ipanema: Intensificação de rondas da PM
Através de requerimento apresentado na última sessão da Câmara Municipal – aprovado por unanimidade -, o vereador Sidnei Jardim (PPS) solicitou ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar a intensificação de rondas no jardim Ipanema. Além de um caso recente de assalto a uma munícipe naquela região, existem denúncias de moradores que pessoas em atitudes estranhas transitam pelo bairro.
O vereador também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a correção do alinhamento da malha asfáltica em toda a extensão da rua das Sibipirunas (jardim Araucária), a retirada de um ponto de parada do transporte coletivo urbano localizado em frente a igreja Evangélica Assembleia de Deus (rua Benedito Lisboa de Souza - jardim Bandeirantes) e a manutenção de bueiro localizado na rua Damasco (entre a rua Cristal e a avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho – conjunto Montes Claros).
Em outras indicações, Sidnei Jardim pediu a limpeza e capinagem de terreno localizado na rua Armando Russo (entre as ruas 27 de Dezembro e Javali – jardim Veneza) e do canteiro central do trevo localizado no cruzamento das avenida Parigot de Souza e Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho com a rua Arquiteto Hamilton Tavela Borges (jardim Albuquerque).
Projeto
Sidnei Jardim apresentou ainda projeto de lei que institui no calendário oficial o Dia Municipal do Nascituro, a ser comemorado anualmente em 8 de outubro.
Legislativo aprovou projetos
Em sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (15/12), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou – por maioria de votos – quatro projetos de lei complementar que alteram o Código Tributário Municipal. Foram aprovados ainda três projetos de lei.
As alterações no Código Tributário promovem mudanças na cobrança de taxas, ISSQN, ITBI e IPTU a partir de 2018. Os projetos, oriundos do Poder Executivo, foram aprovados por sete votos a seis.
Um dos projetos de lei aprovados, de autoria da vereadora Nelita Piacentini e do vereador Luiz Alfredo – denomina de Juares Carlos Piacentini o Centro Municipal de Educação Infantil do conjunto Moradias Avelino Piacentini. Também foi aprovado o projeto de lei, de autoria do vereador Sidnei Jardim, que institui a campanha Empresa Amiga da Escola.
O terceiro projeto de lei aprovado, de autoria do Poder Executivo, revoga a lei que instituiu o programa Fundo Rotativo da Secretaria Municipal de Educação, com base em entendimento do Tribunal de Contas do Paraná.
Battilani cobra censo e cadastro-inclusão
O cumprimento de lei municipal em vigor desde 1º de outubro de 2013, que instituiu o Censo-Inclusão e o Cadastro-Inclusão em Campo Mourão, foi solicitado na semana passada pelo vereador Edson Battilani (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli. As ações visam à identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas residentes no Município.
Ressalta o vereador que é necessário identificar as pessoas portadoras de necessidades especiais que moram em Campo Mourão com bastante rigor sobre seus tipos e graus de deficiência. “O que ocorre atualmente é que muitas pessoas deficientes estão fora dos programas sociais que lhe são devidos, assim como muitas pessoas que não têm deficiência alguma recebem muitas vantagens que não são de seu merecimento”, alerta Edson Battilani.
O vereador acrescenta que o Poder Executivo deve realizar um cadastramento organizado e rigoroso com urgência. “Precisamos ajudar quem realmente precisa, adotando as providências necessárias para o seu desenvolvimento e acompanhamento”, explica.
Escola
Através de outra indicação apresentada no Poder Legislativo, o vereador Edson Battilani solicitou a prefeitura a realização de melhorias na escola municipal Monteiro Lobato, do jardim Lar Paraná. Entre elas, a instalação de alambrado em torno da unidade, reforma completa da quadra de esportes, construção de cobertura e troca da areia do parque infantil, além da contratação de cozinheira e de dois funcionários de apoio (serviços gerais).
Em outra indicação, o vereador do PPS solicitou o reenquadramento de simbologia de servidores ocupantes dos cargos de agente administrativo, fiscal municipal e fotógrafo. Dezessete indicações apresentadas por Edson Battilani nas últimas sessões ordinárias deste ano do Poder Legislativo foram para reiterar ao Poder Executivo reivindicações feitas anteriormente e que ainda não foram atendidas.
Vereador propõe a criação de novo Distrito Industrial
A última indicação apresentada este ano na Câmara Municipal pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) foi para que a prefeitura de Campo Mourão crie um novo distrito industrial na saída para Goioerê. Ele quer que a administração municipal providencie a utilização de um terreno de 76.036 metros quadrados, localizado em frente ao Distrito Industrial Augusto Tezelli Filho, para a implantação de uma nova área para abrigar indústrias.
A indicação já foi encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli e o vereador que a o novo distrito industrial disponibilize lotes de pequenas metragens, de 500 a 1.000 metros quadrados. “O objetivo da utilização deste espaço para a implantação de pequenas indústrias, além de usar as estruturas do Parque Industrial I, incentivará a implantação de pequenas empresas, gerando empregos e renda. É sabido que para pequenas empresas, uma área de 500 a 1 mil metros quadrados atenderá suas necessidades”, explica Edoel Rocha.
Caçamba Social em Campo Mourão
Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) que propõe a instituição do programa Caçamba Social. O objetivo é instalar e disponibilizar caçambas metálicas em áreas públicas, por meio de parceria com empresas privadas, para que a população faça o descarte regular de lixo e entulhos.
O autor da proposição justifica que a iniciativa vai contribuir com a higiene e limpeza pública no Município. Mas destaca que a medida contribuirá, sobretudo, no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti “uma vez que o percentual de infestação do mosquito da dengue está quatro vezes acima da média do índice tolerado pelo Ministério da Saúde”, alerta. Ele explica que o índice tolerado pelo órgão federal é de 1 por cento e a média atual dos bairros de Campo Mourão chega a 4,23 por cento.
A minuta do projeto de lei para a implantação do programa observa que trata-se de uma ação em caráter social e que as caçambas devem ser colocadas em bairros carentes, em pontos estratégicos, denominados de EcoPontos, determinados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O órgão, de acordo com a minuta do projeto, fica responsável pela orientação, fiscalização e o gerenciamentos dos EcoPontos.
O vereador Cabo Cruz salienta que a falta de locais específicos para o despejo de materiais de construção e objetos como móveis quebrados e tantos outros é sentida por toda a população de Campo Mourão, gerando constantes reclamações e reivindicações, principalmente nas redes sociais.
“Somando-se à ausência dos pontos de descarte, há a falta de educação e cidadania de várias pessoas que jogam irregularmente entulhos e os mais variados objetos (sofás, cadeiras, mesas, vasos sanitários, bancos, etc.) em fundos de vale, ás margens de rodovias e estradas rurais, em terrenos baldios e até mesmo em canteiros na área central”, desabafa o vereador.
“Tucano” propõe fábrica de artefatos de cimento
Através de indicação legislativa protocolada no Poder Legislativo, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) está propondo a prefeitura de Campo Mourão que implante uma fábrica de artefatos de cimento para atender a demanda dos produtos em obras municipais. No passado, a prefeitura local chegou a contar com uma unidade destinada a fabricação de artefatos de cimento.
O vereador ressalta que o objetivo da proposta apresentada é gerar economia para o Município, pois os artefatos de cimento são muito utilizados em obras municipais e a produção próxima reduziria os preços finais. Piso intervalado de concreto (bloquete), blocos, canaletas, meio-bloco, meia canaleta, guias, mini guias, bancos de concreto para praças, paver, placas de concreto, meio fio, tampa de bueiros e muitos outros produtos poderiam ser produzido na fábrica.
O artigo quinto da minuta do projeto de lei para a criação da fábrica ressalta que a unidade poderá utilizar a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos de construção e demolição de obras civis. Também autoriza o Poder Executivo a buscar parcerias e a firmar convênios com entidades, empresas, universidade e outros órgãos. Destaca ainda que os critérios para a produção de artefatos de cimento deverão seguir todos os procedimentos de ensaios para verificação de resistência e características regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
C. Mourão: Proposição beneficia autistas
O vereador Edson Battilani (PPS) é o autor de indicação legislativa ao prefeito Tauillo Tezelli que propõe o reconhecimento da pessoa com transtornos do espectro do autismo como portadora de deficiência para fins de fruição dos direitos sociais assegurados pela Lei Orgânica e a legislação ordinária de Campo Mourão.
Um dos objetivos é promover a identificação precoce da doença pelos pais ou responsáveis, buscando o auxílio imediato do poder público, amparando a dignidade da pessoa humana para efeitos, em conjunto com a cidadania. “Pesquisas apontam que quanto antes há o tratamento para crianças com risco de Transtorno do Espectro do Autismo, como uma especialidade específica, maiores as chances de haver o desenvolvimento funcional e alguns especialistas arriscam-se a falar até em cura”, destaca o vereador.
Na mensagem justificativa que acompanha a indicação legislativa, Edson Battilani salienta a importância do diagnóstico precoce utilizando-se técnicas avançadas “para a elaboração de parâmetros e diretrizes para a completa inclusão destas pessoas portadoras no meio social e de ensino”, explica. Ele acentua ainda que os exames e instrumentos são somente clínicos, não envolvendo laboratórios nem custos adicionais.
O artigo 2º da minuta do projeto de lei que acompanha a indicação legislativa que o reconhecimento proposto autoriza o Poder Executivo a instituir e/ou manter centros de atendimentos integrados de saúdem, educação e assistência social especializados no tratamento de pessoas com autismo em Campo Mourão. Também autoriza a disponibilizar tratamento especializado nas seguintes áreas: comunicação (fonoaudiologia) e programas de comunicação, aprendizado (pedagogia especializada), psicoterapia comportamental, psicofarmacologia (psiquiatria infantil, psiquiatria de adulto, neurologista e neuropediatra), capacitação motora (fisioterapia), diagnóstico físico constante (neurologia), métodos aplicados ao comportamento), educação física adaptada, musicoterapia, esporte e lazer, transporte, atendimento na rede básica de saúde, tratamento ortomolecular, atendimento e tratamento biomedicinal (biomédico) e atendimento especializado em odontologia.
Vacina: Benefício para doador de sangue em Campo Mourão
O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) é o autor de indicação legislativa em tramitação no Poder Legislativo de Campo Mourão que tem por finalidade garantir o benefício da vacina contra a gripe aos doadores de sangue no período da campanha nacional.
“O benefício vai servir de estímulo ao doador assíduo a continuar com seu gesto de amor e incentivo para recrutar novos doadores, assim contribuindo para não haver falta de sangue no Hemonúcleo local”, explica o vereador. Ele ressalta ainda que doar sangue é um ato de solidariedade e de cidadania “É um procedimento simples, rápido, seguro, sigiloso e toda pessoa pode ser doador, desde que se inclua nas condições necessárias para doar”, finaliza.
A minuta do projeto de lei que será enviado ao prefeito Tauillo Tezelli para que o benefício seja instituído contempla aqueles que doaram sangue no hemonúcleo de Campo Mourão nos últimos 12 meses anteriores ao início da campanha anual de vacinação contra a gripe e que passou por todo processo de triagem e conscientização.
2017: Legislativo de C. Mourão deixou mais de R$ 3 mi para o Executivo
A implementação de uma série de medidas de contenção de gastos pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão ao longo do ano redundaram em uma economia da ordem de R$ 3.012.829,17 em 2017. Do orçamento anual de R$ 10.374.948,00, o Poder Legislativo requereu à prefeitura e utilizou R$ 7.362.118,83. Com os recursos economizados, a administração municipal viabilizou serviços de recuperação asfáltica, a redução das filas de pacientes que aguardavam por cirurgias e outros atendimentos, a recuperação de estradas rurais, melhorias nas escolas e o pagamento de dívidas herdadas da gestão anterior.
Quase 30 por cento do orçamento da Câmara Municipal foi economizado. Nesta semana, o Poder Legislativo local devolveu a prefeitura cerca de R$ 80 mil que restavam em suas contas bancárias. Os atuais vereadores mourãoenses adotaram, desde o início do ano, a medida de solicitar a prefeitura não o valor equivalente ao duodécimo do orçamento a que tem direito o Poder Legislativo, mas apenas o valor necessário para custear suas despesas.
Outro indicativo concreto do resultado alcançado pelas medidas de economia adotadas é a diminuição da ordem de R$ 479.235,30 nos gastos da Câmara Municipal de Campo Mourão neste ano, em comparação ao ano anterior. Em 2016, as despesas do Poder Legislativo local somaram R$ 7.809.580,70 enquanto neste ano ficaram em R$ 7.362.118,83.
O presidente da Câmara Municipal Edson Battilani (PPS) ressalta que a economia alcançada é resultado de medidas adotadas pela mesa executiva, com o apoio de todos os vereadores. Destaca ainda que a queda nos gastos foi conseguida através da somatória de medidas que redundaram em dispêndios de maior e menor expressão. “O importante é que a Câmara Municipal economizou praticamente um terço do seu orçamento e assim contribuiu para o atendimento de demandas da população nas mais diferentes áreas”, acentua Battilani.
Recape atenderá reiterados pedidos ao longo de 5 anos
A assinatura de contrato na semana passada para a execução de serviços de recape asfáltico em 14 vias públicas de Campo Mourão vai atender a pedidos que o vereador Edilson Martins (PR) formulou reiteradas vezes ao longo dos últimos cinco anos por meio de indicações apresentadas na Câmara Municipal. Desde de 2013, ainda no seu primeiro mandato, o vereador pleiteava a execução da melhoria em várias das vias que agora serão beneficiadas.
As obras deverão ser iniciadas já nos próximos dias e o investimento supera os R$ 5 milhões. Serão recapeados 180 mil metros quadrados de vias urbanas e a execução do serviço foi viabilizado através de recursos captados junto ao Governo do Estado pelo prefeito Tauillo Tezelli. A recuperação da pavimentação asfáltica estará a cargo da empresa Campusmorao.
Nesta primeira etapa de recuperação da pavimentação asfáltica serão contempladas a avenida Guilherme de Paula Xavier e trechos das ruas Cruzeiro do Oeste, Peabiru, Mambore, São Josafat, Devete de Paula Xavier, Roberto Brzezinski, Francisco Albuquerque, Brasil, Harrison José Borges, São Paulo, São José, Londrina e Laurindo Borges.
Outros aproximadamente R$ 8 milhões deverão ser investidos pela administração municipal, em breve, na execução de serviço de recape asfáltico de mais ruas e avenidas de Campo Mourão. Os processos licitatórios estão em fase de análise e a liberação deve acontecer a curto prazo.
Câmara aprova projetos em sessão extraordinária
Na manhã desta segunda-feira (29/1), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou em primeira votação – por unanimidade – cinco projetos de lei oriundos do Poder Executivo. A segunda e última votação acontece nesta terça-feira, no mesmo horário.
Um dos projetos aprovados em primeira votação autoriza o Poder Executivo a firmar termo de cooperação com entidade sem fins lucrativos, mediante chamamento público, para organizar a Festa Nacional do Carneiro no Buraco em 2018, 2019 e 2020. A iniciativa vem de encontro a decisões do Ministério Público e segue o que já é feito em outras cidades, onde os maiores eventos do calendário oficial são organizados não pelo poder público, mas por instituições.
Na sequência, os vereadores aprovaram projeto que autoriza a administração municipal a contratar operações de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 5 milhões, para a aquisição de veículos para a renovação da frota, caminhão basculante extrapesado, guindaste articulado de longo alcance, equipamentos de informática e tecnológicos, mobiliário e realização de cursos de aperfeiçoamento para os servidores.
Também foi aprovado projeto que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 59.972.957,68 no orçamento do Município. Trata-se de uma medida Para a adequação as novas regras impostas pelo governo federal, referente ao financiamento e transparência dos recursos para as ações e os serviços públicos de saúde.
Outro projeto aprovado institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Legislativo
O último projeto aprovado remaneja R$ 1 milhão do orçamento da Câmara de Vereadores para o orçamento do Poder Executivo. Os recursos deverão ser aplicados na reforma das escolas municipais Maria do Carmo Pereira, Bento Mossurunga e Parigot de Souza, bem como da unidade básica de saúde 24 Horas.
A sessão extraordinária desta terça-feira contou com a participação dos vereadores Olivino Custódio, Sidnei Jardim Elvira Schen Lima, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Jadir Soares – Pepita, Edson Battilani, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Edilson Martins, Edoel Rocha e Cícero Pereira de Souza – Professor Cícero.
Roçadas e iluminação na pauta de Sidnei Jardim
Entre as indicações que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) já protocolou para as primeiras sessões ordinárias da Câmara Municipal em 2018 destacam-se os inúmeros pedidos de execução de serviços de manutenção no sistema de iluminação pública e de limpeza de imóveis tomados pelo mato. Também estão proposições para que a administração municipal realize a recuperação da pavimentação asfáltica em várias ruas e avenidas de Campo Mourão.
O vereador quer a substituição de luminárias queimadas nas ruas Ponta Grossa, das Flores e Princesa dos Campos (jardim Tropical II), Pinheiros (conjunto habitacional Montes Claros), Jaburu (jardim Aeroporto), Edmundo Mercer (jardim Vitória Régia) e Quinto Salvadori (jardim Cidade Nova).
Sidnei Jardim também quer a realização de serviços de limpeza e capinagem em terrenos baldios localizados nas ruas Lourival Borba (jardim Isabel) e Sabiá (jardim Tropical). Eler quer ainda a limpeza e retirada de galhadas no passeio público das ruas Presidente Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Goulart (jardim Brasília). As proposições, o vereador anexou fotos para evidenciar a gravidade da situação.
Outra indicação apresentada por Sidnei Jardim é para que a prefeitura execute a recuperação da pavimentação asfáltica da rua dos Crisântemos (entre as ruas Araguaia e Porto União), no jardim Santa Nilce II.
Vereadores aprovam projetos
Em segunda e última votação, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou na manhã desta terça-feira (30/1), em sessão extraordinária, cinco projetos de lei encaminhados pelo prefeito Tauillo Tezelli. Edson Battilani presidiu a sessão que contou com a participação de 10 dos 13 vereadores mourãoenses.
Entre os projetos aprovados está o que autoriza o Poder Executivo a firmar termo de cooperação com entidade da sociedade civil (sem fins lucrativos), mediante chamamento público, para organizar a Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Também foi aprovado projeto que autoriza a administração municipal a contratar operações de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 5 milhões, para a aquisição de veículos para a renovação da frota, caminhão basculante extrapesado, guindaste articulado de longo alcance, equipamentos de informática e tecnológicos, mobiliário e realização de cursos de aperfeiçoamento para os servidores.
Foi aprovado ainda o projeto que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 59.972.957,68 no orçamento do Município. Trata-se de uma medida Para a adequação as novas regras impostas pelo governo federal, referente ao financiamento e transparência dos recursos para as ações e os serviços públicos de saúde. Outro projeto aprovado institui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Remanejamento
Os vereadores também aprovaram projeto que remaneja R$ 1 milhão do orçamento do Poder Legislativo para o orçamento do Poder Executivo. Por indicação dos vereadores, os recursos deverão ser aplicados na reforma das escolas municipais Maria do Carmo Pereira, Bento Mossurunga e Parigot de Souza, bem como da unidade básica de saúde 24 Horas.
Estes foram os vereadores que compareceram as sessões extraordinárias realizadas na segunda e terça-feira: Olivino Custódio, Sidnei Jardim, Elvira Schen Lima, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Jadir Soares – Pepita, Edson Battilani, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Edilson Martins, Edoel Rocha e Cícero Pereira de Souza – Professor Cícero.
Edilson Martins: Vereador já protocolou 43 pedidos de recape asfáltico
Para apreciação e deliberação nas primeiras sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campo Mourão em 2018, marcadas para os dias 19 e 20 de fevereiro, o vereador Edilson Martins (PR) já protocolou 43 indicações com pedidos à prefeitura para a realização de serviço de recape asfáltico em ruas e avenidas localizadas na área central e bairros da cidade. Também protocolou proposições para a execução de melhoria na unidade básica de saúde da vila Urupês e a execução de pavimentação asfáltica na avenida João Batista Salvadori (jardim Cidade Nova).
Edilson Martins quer a recuperação da pavimentação asfáltica das ruas João Vecchi e Dr. Nelson Bittencourt Prado (jardim Lar Paraná), Vila Rica (jardim Flora), Laurindo Borges (centro), Manoel Silvério Pereira (jardim Alvorada), Prefeito Daniel Portela (jardim Isabel), Mato Grosso (jardim Gutierrez), Roberto Brzezinski (entre as avenida Afonso Botelho e Luciano Marmontel), Armil Rodrigues Prado (vila Cândida) e Euclides de Lima (jardim Bandeirantes).
A melhoria também foi reivindicada para trechos das ruas Engenheiro Mercer, Vicente Domanski, Pedro Hruschka, Apolinário Gorski, Dom Jaime Luís Coelho, Mário Castaldeli, Duque de Caxias, Caçanjurê, João Goulart, Juscelino Kubitschek, Ilha do Mel, Sílvio Perci Ferro, Lourival Borba,, Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira, Engenheiro Airton de Paula Siqueira Alves, Hilda Munin Brzezinski, Interventor Manoel Ribas, Mamborê, Prefeito Devete de Paula Xavier, Francisco Albuquerque e Roberto Brzezinski.
O vereador Edilson Martins solicitou ainda a realização de recape asfáltico em trechos das avenidas Irmãos Pereira, Goioerê, Germano Rodolfo Bathke, Manoel Nogueira, Afonso Botelho, Comendador Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier, João Bento e Prefeito Dr. Horácio Amaral, bem como na Via Marginal Gelindo Stefanuto e nas travessas Vergílio Alves de Oliveira e Vitória Régia.
Para a unidade básica de saúde da vila Urupês, o vereador do PR reivindicou a construção de uma cobertura no pátio para abrigar os pacientes.
Dnit: Buracos na recapeada BR 487.
Cabo Cruz: Vereador reivindica melhorias
A completa reforma da quadra esportiva localizada nos fundos do conjunto Capricórnio, incluindo pintura, demarcação e colocação de alambrado, é uma das reivindicações que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) vai apresentar já na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Mourão, marcada para o próximo dia 19.
Através de outras indicações protocoladas no Poder Legislativo, o vereador também está pedindo a realização de operação tapa buraco na rua Valdemar Costa Faria (jardim Flora), a reforma da calçada em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês) e a limpeza de bueiros na rua Iguatemi (conjunto habitacional Parigot de Souza).
Mais pedidos a administração municipal protocolados pelo vereador: colocação de tampas em bueiros localizado nas ruas Pitanga (centro) e Souza Naves (jardim Brasília), execução de sinalização vertical do redutor de velocidade localizado na avenida José Wierzchon (jardim Albuquerque) e a pintura de faixa de pedestre em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês). Cabo Cruz quer ainda que a prefeitura notifique o proprietário de terreno localizado na rua Augusto Paulovski (jardim Sol Nascente) para que providencia com urgência a limpeza do imóvel.
Identificação de ruas nos jardins Batel I e II
A pintura do nome das vias públicas nos postes dos jardins Batel I e II será reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR), através de indicação que protocolou na Câmara Municipal. Trata-se de um pedido dos próprios moradores dos bairros.
Através de outras indicações protocoladas no Poder Legislativo, o vereador está reivindicando a administração municipal a realização de operação tapa buracos na rua Rocha Pombo (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento), a construção de redutor de velocidade – devidamente sinalizado – na rua Tapejara (conjunto habitacional Parigot de Souza) e a substituição de luminárias queimadas nas ruas Pioneiro (jardim Batel) e Bom Jesus (Vila Rural Pedro Kloster Júnior).
“Tucano” está ainda reiterando o pedido de asfaltamento de trechos das ruas Pedro Cavali e Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira (jardim Santa Cruz). Outras reivindicações do vereador a prefeitura: instalação de rede de proteção para cobertura do campo da Arena Multiuso Esportiva do conjunto habitacional Parigot de Souza e conserto da tapa de bueiro localizado na avenida José Custódio de Oliveira (em frente a agência do Banco do Brasil).
Pepita pede obras e serviços
Através de indicações protocoladas na Câmara Municipal, que serão deliberadas já na sessão de abertura do calendário anual de sessões do Poder Legislativo, marcada para o próximo dia 19, o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) está reivindicando melhorias para oito bairros, o centro e a zona rural de Campo Mourão.
Para os jardins Copacabana II, o vereador quer a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) ao lado da unidade básica de saúde “Dilmar Daleffe”. Já para o jardim Maria Barleta pede a recuperação da pavimentação asfáltica das ruas Jardineira e Alcides Ferreira de Andrade. Outra indicação é para que a prefeitura providencie a execução de serviço de recapeamento na rua Ubirajara Giani (no cruzamento com a travessa Maria da Luz Veiga Mello), no jardim Lar Paraná.
O vereador Pepita quer ainda a realização de serviços de manutenção em bueiros das ruas Jardineira e Alcides Ferreira de Andrade (jardim Maria Barleta), a colocação de tampa em bueiros nas ruas Leonel Sonsin (Parque Industrial Augusto Tezelli Filho) e Ubirajara Giani (jardim Lar Paraná) e o asfaltamento (ou ao menos o cascalhamento) da rua das Tilápias (entre as ruas Luiz da Silva Rézio e Tarumã – vila Cândida).
Em outras indicações protocoladas, o vereador do PPS pede a execução de sinalização horizontal em diagonal na rua Pitanga (entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier) e a construção de campo de futebol suíço na comunidade rural do KM 128
Para as ruas Porto Alegre (vila Rio Grande) e José Francisco da Silva (jardim Lopes), além de quatro vias do jardim Tomasi e 12 vias do jardim Copacabana I, II e III, o vereador Jadir Soarees quer a execução de sinalização horizontal e vertical (em especial, placas de via preferencial) e a pintura do nome das ruas e avenidas nos postes.
Vereadores querem recape e melhorias na iluminação
A execução de serviço de recape asfáltico na rua das Emas (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e a realização de manutenção na iluminação pública nas ruas Vereador José Dutra de Almeida Lira e Mário Kwitschal, bem como na avenida Manoel Nogueira (conjunto São Francisco de Assis). As duas melhorias são pedidas pelo vereador Olivino Custódio (PSC) em indicações protocoladas na Câmara Municipal de Campo Mourão.
Já a vereadora Nelita Piacentini (PR) protocolou indicação para que a prefeitura realize recape asfáltico na rua Antônio Vargas Netto (jardim Modelo).
C. Mourão: Parceria para a utilização de trabalhos acadêmicos
Barreiro das Frutas: Recuperação da pavimentação de estrada em Campo Mourão
A verba de R$ 1 milhão anunciada pelo Governo do Estado para dar início a recuperação da pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, no trecho que liga a área urbana de Campo Mourão ao rio da Várzea, foi liberada?”. O questionamento é do vereador Edson Battilani (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli em requerimento protocolado no Poder Legislativo que deverá ser apreciado na sessão do próximo dia 19.
O anúncio da liberação dos recursos, resultantes de emendas dos deputados Douglas Fabrício e Márcio Nunes, aconteceu no ano passado, mas as obras de recuperação da pavimentação asfáltica da via rural ainda não foram iniciadas. Battilani que ainda que a prefeitura informe se existe previsão para o início dos trabalhos e os motivos da demora.
No requerimento protocolado no Poder Legislativo, o vereador destaca que a cada dia o pavimento da estrada está mais degradado “a ponto da condição de trafegabilidade se tornar quase impraticável”. Acentua ainda a importância da via para as comunidades rurais daquela região, para o transporte escolar e os produtores rurais que precisam escoar as safras.
Boa Esperança
Em outro requerimento protocolado, o vereador Edson Battilani indaga ao prefeito Tauillo Tezelli se o convênio para a implantação de calçamento poliédrico na estrada para a comunidade rural Boa Esperança foi retomado. Em caso positivo, ele quer saber ainda se os recursos previstos foram liberados.
Os recursos são resultado de pedido que o vereador fez a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, por intermédio do deputado licenciado Douglas Fabrício, ainda na legislatura passada.
A administração municipal anterior fez a licitação da obra, mas a empresa vencedora abandonou o serviço logo no início. A atual administração municipal teria conseguido restabelecer e prorrogar o convênio, mas não se tem informações sobre a retomada dos trabalhos.
“Se o convênio foi restabelecido e o dinheiro está liberado, o que impede o reinício da obra?”, questiona Edson Battilani.
Calendário de sessões do Legislativo mourãoense
Decreto: Regulamentação de ambulantes é proposta por Edson Battilani
Ações do documento