Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Saúde presta contas do 1º quadrimestre à CFO da Câmara

por Dirceu Portugal publicado 28/05/2024 16h00, última modificação 28/05/2024 16h00

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam amanhã (29), uma audiência pública para prestação de contas da secretaria municipal de Saúde. A (CFO) é composta pelo presidente Jadir Soares (Pepita), e pelos vereadores membros, Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio.

A audiência será realizada a partir das 09 horas, no plenário do Legislativo. A secretária municipal de Saúde, Camila Kravicz Corchak, fará a exposição dos dados de um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas, a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, rede contratada e na conveniada, referentes ao 1º quadrimestre de 2024.

A prestação de contas será realizada no plenário do Legislativo, a partir das 09 horas, sendo transmitida pelo Youtube pelo link https://www.youtube.com/live/g72es4SnE_o, pelo Facebook no link https://www.facebook.com/camaradecampomourao e pela plataforma do edemocracia, através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/78.

 

 

 

 

Câmara homenageia argentino idealizador do Rota da Fé

por Dirceu Portugal publicado 29/05/2024 15h30, última modificação 29/05/2024 15h30

O vereador Escrivão Parma, entregou na noite da última terça-feira (28), durante uma sessão solene, uma Moção de Congratulações ao argentino, Ruben Orlando Moyano, idealizador e articulador do projeto Rota da Fé, além de fundador da Associação Brasileira de Turismo Religioso e Integrante do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná.

A honraria, de autoria de Parma, foi entregue no plenário da Câmara de Campo Mourão com a presença de familiares, amigos, membros da igreja católica e autoridades.  

Além de Parma, do presidente da Câmara, Edilson Martins, a sessão contou também com as presenças dos vereadores Paulo Pilatte, da Procuradora da Mulher no Legislativo, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, da primeira dama, Hosana Tezelli e do diretor da Secretaria de Inovação, Rosinaldo Cardoso.

“A Moção de Congratulações é uma singela homenagem ao amigo apaixonado pela Rota da Fé, além de idealizador e articulador desse brilhante projeto Rota da Fé. Moyano também desenvolve um trabalho fantástico como fundador da Associação Brasileira de Turismo Religioso e Integrante do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, levando o nome da nossa cidade para todos os cantos do Brasil e fora do país”, comentou Parma.

O parlamentar lembrou também o papel fundamental de Moyano na Rota da Fé. “A sua experiência e realizações impressionantes no campo do turismo religioso e seu vasto currículo demonstram seu compromisso e contribuição significativa para a promoção do turismo religioso e para o desenvolvimento sustentável em várias regiões. Além disso, sua contribuição para a coordenação das atividades da Pastoral de Turismo da Diocese de Campo Mourão e seu papel como interlocutor para trazer o Caminho Iniciático de Santiago de Compostela ao Brasil demonstram seu compromisso em enriquecer a experiência religiosa dos fiéis e promover a peregrinação religiosa”, destacou Parma.

De acordo com Parma, a iniciativa do idealizador da Rota da Fé - Ruben Moyano - tem uma dimensão enorme. “Sua iniciativa, além de possuir uma dimensão religiosa, estimula a economia regional e promove o desenvolvimento sustentável na área em que se estende, ao valorizar e zelar pelo meio ambiente, salvaguardar a cultura autóctone e impulsionar o comércio”.

 

 

Tio Leco sugere a volta da Festa do Carneiro no Buraco no Parque de Exposições Getúlio Ferrari

por Dirceu Portugal publicado 03/06/2024 16h23, última modificação 03/06/2024 16h23

O vereador Tio Leco apresentou - na última sessão ordinária da Casa Legislativa - uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo para que a próxima tradicional Festa do Carneiro no Buraco seja realizada no Parque de Exposições Getúlio Ferrari.

Ao contrário das edições anteriores, a última festa realizada em 2023, teve um formato diferente. Os shows aconteceram na Praça da Igreja Matriz de Campo Mourão (São José) e o almoço descentralizado do Parque de Exposições sendo servido nas entidades participantes, em suas estruturas próprias.

“A indicação foi sugestões dos moradores de nossa cidade, pois a Festa Nacional do Carneiro no Buraco tem de voltar a acontecer de forma tradicional, em nosso parque de exposições. A festa é tradição, é cultura do povo mourãoense, e não só isso, a festa fomenta o comércio local, o setor hoteleiro, traz mais visibilidade ao município, tendo a presença não só de moradores de cidades vizinhas, mas também de visitantes de outros países. A festa tradicional une o povo, traz momentos de lazer, alegria e descontração a toda família”, disse Leco.

Ele lembrou ainda que a Festa sendo realizada no Parque de Exposições proporciona a realização dos rodeios. “Por este motivo se faz importante essa Indicação. No Parque a festa tem rodeio, parque de diversão, barracas típicas, exposição rural, dentre diversos outros atrativos. Por conta disso a festa tem de voltar abrilhantar ainda mais Campo Mourão”, comentou.

A Indicação foi encaminhada, através de ofício, ao Poder Executivo.  

Bispo recebe título de Cidadão Honorário da Casa de Leis de CM

por Dirceu Portugal publicado 04/06/2024 15h42, última modificação 04/06/2024 15h42

O vereador Paulo Pilatte, a vice-prefeita Fátima Nunes e a primeira-dama do município, Hosana Tezelli, entregaram na manhã desta terça-feira (04), durante uma sessão solene no plenário da Casa Legislativa, o título de Cidadão Honorário do município, ao Bispo Dom Bruno Elizeu Versari.

A honraria - concedida através de um projeto de Resolução de autoria do vereador Paulo Pilatti – teve por objetivo homenagear o religioso pelos serviços prestados em prol da coletividade mourãoense. “Dom Bruno tem se dedicado aos fiéis e a Campo Mourão, exercendo seu ofício com excelência e comprometimento, honrando não somente ao Senhor que o chamou, mas também a toda coletividade mourãoense, motivo pelo qual foi merecedor da homenagem”, comentou Pilatti.

 

Escrivão Parma pede ao Executivo a criação do Fundo Comunitário de CM

por Dirceu Portugal publicado 04/06/2024 16h15, última modificação 04/06/2024 16h15

O vereador Escrivão Parma apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação Legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe o projeto de Lei criando o Fundo Comunitário de Campo Mourão.

“O objetivo é desenvolver projetos e campanhas sociais que visam melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população, articulando ações que estimulam o resgate da autoestima, dignidade, convívio social e capacitação profissional, auxiliando no desenvolvimento de projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais necessitados da população, explicou Parma.

Ele comentou ainda que para alcançar as metas, são estabelecidas parcerias estratégicas com a iniciativa privada. “Com órgãos governamentais e a sociedade civil. Este arranjo visa criar políticas governamentais que concorram para a redução das desigualdades sociais”, frisou.

O parlamentar disse que as finalidades do Fundo Comunitário de Campo Mourão compreendem no estudo das principais necessidades e aspirações da comunidade, mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros, a definição e atuação em soluções para os problemas da população carente, valorização, incentivo e apoio às iniciativas locais voltadas para solucionar desafios específicos.

“Além disso, busca-se promover a integração com entidades públicas, privadas, governamentais e não governamentais, assim como combater o desemprego por meio da criação de cursos profissionalizantes, viabilizando a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida familiar”.

Parma lembrou que o Fundo Comunitário, tem como propósito adicional a captação de recursos destinados a investimentos em projetos sociais que objetivem aprimorar a qualidade de vida dos residentes do município.

 

Edilson Martins sugere a implantação de parque infantil no Novo Centro

por Dirceu Portugal publicado 04/06/2024 16h56, última modificação 04/06/2024 16h56

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins apresentou na última sessão ordinária, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a implantação de um parque infantil na Praça Luiz Massareto, no Jardim Novo Centro.

De acordo com o parlamentar, a Indicação é resultado dos pedidos da comunidade. “A reivindicação foi feita através da Associação de Moradores do Jardim Novo Centro, para que tenham um espaço onde as crianças desenvolvam atividades de recreação e lazer, e também contribua para o desenvolvimento da educação esportiva e social”, frisou.

Martins disse ainda, que os moradores lembraram que o bairro não possuí espaço destinado ao lazer das crianças. “O Jardim Novo Centro não conta com nenhum espaço onde os pais possam estar com as crianças para que elas participem de brincadeiras saudáveis, e também interajam com outras crianças da mesma idade. O desenvolvimento infantil depende dos estímulos recebidos do meio em que estão inseridos” contou.

A Praça Luiz Massareto esta localizada entre a Avenida Irmãos Pereira, Rua Francisco Alves Sobrinho e Rua Rodolpho Elias Bueno, no Jardim Novo Centro.

 

Casa de Leis tem sessões na segunda e na terça-feira da próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 07/06/2024 16h17, última modificação 07/06/2024 16h17

Na próxima segunda e terça-feira (10 e 11 respectivamente), os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com projetos de Leis, Indicações, Requerimentos e outros trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda (10), o debate em plenário pode ser visto através do link www.youtube.com/live/Zyr5OUS7kv8. Na terça (11), um click no link https:// www.youtube.com/live/VksoDgBaTFI, leva o internauta ao plenário da Casa de Leis.

Pelo roteiro, na segunda-feira serão apresentados em plenário para conhecimento dos vereadores, dois projetos de Leis do Poder Executivo e um de autoria do parlamentar Marcio Berbet, instituindo o segundo domingo do mês de setembro, dia municipal do Beach Tênis.  

Também serão apresentados ofícios do Executivo em respostas aos requerimentos e Indicações Legislativas dos vereadores, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, 18 Indicações e seis requerimentos.

Concluída a leitura, os vereadores tem 10 minutos no espaço da Palavra Livre, destinado à manifestação sobre ações no exercício do mandato.

Após a conclusão da explanação dos inscritos, os trabalhos serão voltados a discussão e votação de quatro projetos de Leis, em regime de urgência, de autoria do Poder Executivo. Finalizado os trabalhos, os parlamentares terão cinco minutos para explanar sobre atitudes assumidas no exercício do mandato.

 

Macedo sugere a recolocação de toras na ponte da Estrada Viana

por Dirceu Portugal publicado 11/06/2024 16h25, última modificação 11/06/2024 16h26

O vereador Subtenente Macedo apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, na segunda-feira (10), uma Indicação - aprovada por unanimidade - sugerindo a prefeitura, a reforma com aterramento e a recolocação de toras na ponte da Estrada Viana, que dá acesso a Estrada Velha de Farol, na zona rural de Campo Mourão.               

De acordo com Macedo, a Indicação foi produzida para atender os moradores da localidade. “Os munícipes que moram na comunidade e utilizam a estrada relatam que a ponte está desbarrancando, não tem proteção lateral e está colocando em risco quem precisa passar pelo local”.

Macedo lembrou ainda o relato de um dos moradores. “Ele contou que já houve acidente, o veículo caiu da ponte dentro do riacho, causando lesões no motorista e nos passageiros”, disse.

O documento com a sugestão foi encaminhado à prefeitura através de ofício.

Foto: Divulgação Jeferson Viana.

Toninho Machado sugere a construção de CMEI no Novo Centro

por Dirceu Portugal publicado 11/06/2024 17h00, última modificação 11/06/2024 17h00

O parlamentar Toninho Machado apresentou na sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, na última segunda-feira (10), uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no bairro Jardim Novo Centro.

De acordo com Machado, a Indicação tem por objetivo atender os pedidos dos moradores. “Tendo em vista o crescimento do nosso município, a dimensão do Jardim Novo Centro, bem como os bairros adjacentes, um CMEI nessa localidade seria de suma Importância, pois daria um suporte para as famílias que trabalham fora e precisam deixar os filhos no CMEI”.

A Indicação com sugestão do parlamentar foi encaminhada, através de ofício, a prefeitura.

 

Miltinho Cidade Nova sugere a construção de ciclovia no Cidade Nova

por Dirceu Portugal publicado 12/06/2024 09h22, última modificação 12/06/2024 09h22

O parlamentar Miltinho Cidade Nova apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação com sugestão - ao Poder Executivo - para a construção de uma ciclovia na Avenida João Batista Salvadori, interligando dois bairros, Conjunto Milton de Paula Walter até o Jardim Cidade Nova.

“Os moradores dos bairros daquela região clamam por esta ciclovia, por conta do grande fluxo de carros que trafegam pela Avenida João Batista Salvadori, via que liga os dois bairros até ao hospital Santa Casa”, comentou Miltinho Cidade Nova.

A sugestão é para a implantação da ciclovia na Avenida João Batista Salvadori, desde a Rua Maria Campiolo Tardivo, no Conjunto Milton De Paula Walter até a Rua Eufrozina Teodoro de Oliveira, no Jardim Cidade Nova.

 

Presidente do Legislativo sugere pavimentação asfáltica no trecho de acesso ao antigo Acampamento Ágape

por Dirceu Portugal publicado 12/06/2024 10h12, última modificação 12/06/2024 10h12

Edilson Martins, presidente da Câmara de Campo Mourão, apresentou na última sessão ordinária, uma Indicação sugerindo a prefeitura, a pavimentação asfáltica na Rua Santa Rita, entre a Rua das Missões e a ponte do Rio do campo, no trecho que dá acesso ao antigo Acampamento Ágape, em frente à estação de tratamento de esgoto da Sanepar, no conjunto Habitacional Avelino Piacentini.

Para Martins, o recapeamento na via - sugerida na Indicação - é de extrema importância para proporcionar mais segurança aos moradores da região. “Além de melhorar o acesso, a pavimentação trará mais segurança aos transeuntes e moradores do Avelino Piacentini e dos demais bairros vizinhos”, comentou.

A Indicação foi encaminhada através de ofício ao Poder Executivo.

‘Pepita’ sugere a implantação de brinquedo adaptado em três parques municipais de CM

por Dirceu Portugal publicado 12/06/2024 10h47, última modificação 12/06/2024 10h47

O vereador Jadir Soares ‘Pepita’ apresentou na última sessão ordinária do Poder Legislativo, uma Indicação, sugerindo a prefeitura a instalação de brinquedo adaptado para crianças com necessidades especiais, nos três parques municipais Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), na Vila Teixeira, no Parque Nelson Teodoro de Oliveira, localizado no Jardim Cidade Nova e no Parque Pioneiro João Teodoro de Oliveira, no bairro Jardim Santa Cruz.

“A Indicação tem por finalidade beneficiar as crianças com necessidades especiais (cadeirantes). Como elas enfrentam dificuldades físicas e motoras, com a instalação desses equipamentos adaptados, as crianças terão momentos de recreação e de lazer, além da inclusão social”, comentou Pepita.

Através de um ofício a Indicação foi encaminhada ao Poder Executivo.

Escrivão Parma sugere reforma na ponte de acesso ao Jardim Araucária

por Dirceu Portugal publicado 12/06/2024 11h10, última modificação 12/06/2024 11h10

O Líder de governo na Casa Legislativa, vereador Escrivão Parma apresentou na última sessão ordinária, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a reforma da ponte de acesso ao Jardim Araucária, pela Rua Roberto Bzezinski.

De acordo com o parlamentar, a sugestão para a reforma foi a pedido dos moradores que diariamente trafegam pelo local. “Sugeri a reforma com (correções e avaliações das possíveis rachaduras, além de aumentar e fechar a grade de proteção e fazer a roçada do matagal na beira da ponte. Essa ponte tem um tráfego intenso por conta do acesso ao Jardim Araucária, pela Rua Roberto Bzezinski, e demais bairros”, contou Parma.

A Indicação foi encaminhada, através de ofício, ao Poder Executivo.  

 

Pilatte sugere a instalação de trevo de acesso ao Distrito de Piquirivaí

por Dirceu Portugal publicado 12/06/2024 17h03, última modificação 12/06/2024 17h03

O vereador Paulo Pilatte apresentou na sessão ordinária da última segunda-feira (10), uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a construção de um trevo de acesso ao Distrito de Piquirivaí, na BR-369.

“E de conhecimento público os inúmeros acidentes ocorridos na entrada para o Distrito, os quais já resultaram não somente em danos materiais, mas em família enlutadas pela perda de seus entes queridos. Dessa forma, a instalação de um trevo trará maior segurança aos usuários, bem como à população do referido Distrito. Sendo assim, solicitamos ao Poder Executivo que envie esforços junto ao Governo Estadual para que seja instalado um trevo na localidade”, comentou Pilatte.

No mês passado, um grave acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão, matou uma adolescente de 16 anos e deixou três pessoas gravemente feridas. A colisão aconteceu quando a motorista do carro tentou atravessar a rodovia para acessar o Distrito de Piquirivaí e foi atingida pelo caminhão.

O documento com a solicitação do vereador foi encaminhado através de ofício ao Executivo.

 

Escrivão Parma sugere reforma na escola Parigot de Souza

por Dirceu Portugal publicado 14/06/2024 16h27, última modificação 14/06/2024 16h27

Após uma visita na Escola municipal Parigot de Souza, o parlamentar Escrivão Parma, apresentou na última sessão da Câmara, uma Indicação com sugestões - ao Poder Executivo - de reformas na unidade de ensino público.     

No documento - enviado através de oficio à prefeitura - Parma especificou as sugestões de reformas nas instalações da escola; pintura da parte externa da unidade de ensino, das salas de aula, dos muros (interno e externo), das quadras esportivas com as devidas demarcações de esporte; pintura das traves, troca das redes, manutenção dos móveis (pintura, impermeabilização, troca dos pés, conserto das cadeiras e mesas) e capinagem de todo o terreno.

De acordo com o vereador, os pedidos de reformas também são sugestões dos moradores. “A Indicação teve esse objetivo, atender as reivindicações da comunidade”.

Bina sugere a construção de pista de caminhada no Flora III

por Dirceu Portugal publicado 19/06/2024 11h46, última modificação 19/06/2024 11h46

O vereador Ibneias Teixeira (Bina), apresentou em sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo a prefeitura, a construção de uma pista de caminhada em torno da área institucional, localizada na Rua Carvalho, entre as Ruas Horley Tadeu Casali e Jurandir Silveira Pinto, no bairro Jardim Flora lll.

Segundo Bina, a Indicação é resultado de conversas e pedidos dos moradores. “A proposição se faz pertinente, visto que tenho recebido inúmeros pedidos dos munícipes que residem na região, uma vez que a pista de caminhada neste local será de extrema importância para incentivar e oferecer alternativas gratuitas para a prática de exercícios, que está diretamente relacionada à saúde”.

A Indicação foi encaminhada através de oficio ao Poder Executivo.

Presidente do Legislativo sugere implantação de (API) em Piquirivaí

por Dirceu Portugal publicado 20/06/2024 11h40, última modificação 20/06/2024 11h40

Edilson Martins, presidente da Casa de Leis de Campo Mourão, apresentou em sessão ordinária, uma Indicação com a sugestão ao Poder Executivo da implantação de uma Academia da Melhor Idade (API), no Distrito de Piquirivaí.     

A prática de exercícios físicos é essencial para fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas e também manter a mente saudável. A prática de atividades físicas para os idosos minimiza os impactos do tempo no processo de envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos.

A sugestão do parlamentar é para que a Academia seja implantada no canteiro em frente ao número 395, no Distrito de Piquirivaí, na Estrada Velha de Farol, antes de chegar a Rua Padre Diogo Antônio Feijó.

“A implantação da (API), em Piquirivaí é de extrema importância, pois bem sabemos a necessidade da interação social do público da melhor idade, pois, além de proporcionar qualidade de vida, tanto física quanto psicológica, possibilitará um trabalho preventivo à saúde deles. Fazer atividade física, principalmente na terceira idade, tem os benefícios de prevenir e diminuir os problemas cardiovasculares, auxiliar no controle da diabetes e artrites, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, bem-estar físico e mental, melhora do equilíbrio e a coordenação motora e a melhora a flexibilidade e a força”, comentou Martins.

Parlamentares participam da liberação de recursos de R$ 15,5 milhões pelo governador para Santa Casa, recape da pista do aeroporto e restaurante popular

por Dirceu Portugal publicado 21/06/2024 17h10, última modificação 21/06/2024 17h18

O presidente interino da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova e os parlamentares, Escrivão Parma (Líder de governo na Casa Legislativa), Naiany Hruschka Salvadori (Procuradora da Mulher no Legislativo), Marcio Berbet, Jadir Soares Pepita e Toninho Machado participaram nesta sexta-feira (21), da liberação de recursos - pelo governador Ratinho Junior - para a pavimentação da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Campo Mourão, para a construção de um restaurante popular - em um terreno doado pelo município nas imediações da UPA -  e para o custeio da Santa Casa de Misericórdia.

Além do repasse de recursos, o governador ainda assumiu publicamente o compromisso de liberar recursos para construção de um novo Lar de Idosos em Campo Mourão e para um projeto entregue pela APAE.

Os investimentos podem chegar a R$ 15,5 milhões. 

Nas obras do aeroporto e do restaurante popular, o governo do estado vai investir R$ 8,3 milhões, com uma contrapartida de R$ 2,1 milhões da administração municipal. Já para o hospital, o anúncio prevê custeio da unidade no valor de R$ 600 mil mensais.

De acordo com o governador, o objetivo é fortalecer a aviação regional. “Como estão vindo muitas indústrias para Campo Mourão, nós queremos transformá-lo em um aeroporto de aviação executiva. Por isso precisamos deixar ele preparado para atender a região”, disse.

A obra vai acontecer em uma extensão de 1,4 quilômetro de pista, em uma área total de mais de 49 mil metros quadrados. Com o convênio firmado, a obra vai para licitação.

“São investimentos que irão beneficiar a população de Campo Mourão e da região da COMCAM”, comentaram os vereadores.

Participaram do anúncio de investimentos em Campo Mourão o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes e deputado estadual, Douglas Fabrício.

Pepita pede projeto de Lei ao Executivo para instalação de placas solares em prédios públicos

por Dirceu Portugal publicado 24/06/2024 16h38, última modificação 24/06/2024 16h38

O vereador Jadir Soares Pepita apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (24), a Indicação Legislativa 534/2024, solicitando ao Poder Executivo o envio à Casa Legislativa, do projeto de Lei sobre a instalação de placas solares para geração de energia em prédios públicos municipais.

Segundo Pepita, a proposta é instalar placas solares para geração de energia nas edificações já construídas e nas futuras construções. “O preço pago pela energia elétrica sofre ajustes e este impacto chega aos órgãos públicos, que têm um alto custo para o funcionamento das escolas, secretarias, entre outros”, disse.

Ele acredita na recuperação do investimento. “Além do impacto ambiental menor com o uso da energia solar, há um retorno do valor investido”, lembrou.

A proposta, conforme Pepita, é tornar o município sustentável desenvolvendo recursos renováveis para abastecer os órgãos públicos. “Ressaltamos que a energia solar tem se mostrado uma opção extremamente importante em diversos lugares no Brasil e no mundo. É uma excelente opção que não gera resíduos poluentes, gases causadores de efeito estufa e diferente da energia elétrica, não necessita de geradores para produção”.

Pela minuta do projeto, após instalado o sistema, os prédios públicos municipais devem consumir a energia gerada e, somente na falta dela, podem usar outra fonte de energia. Nos prédios públicos que a necessidade for superior será permitida a complementação por outra fonte de energia.

Edilson Martins sugere TST em estrada rural ligando a comunidade de Alto Alegre

por Dirceu Portugal publicado 25/06/2024 15h39, última modificação 25/06/2024 15h39

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (25), uma Indicação à prefeitura, sugerindo o Tratamento Superficial Triplo (TST), na estrada que interliga a Comunidade Rural do Alto Alegre (Vila Roberto Bzezinski) a rodovia BR-272.

A Indicação aprovada em plenário será enviada ao Poder Executivo, através de ofício.

“A execução do Tratamento Superficial Triplo (TST), é de suma importância, por se tratar de um trecho por onde passa todo o escoamento da safra, do transporte escolar e também de pacientes que necessitam de atendimentos na cidade. As melhorias de neste trecho irão beneficiar todos os moradores além de produtores rurais que precisam da estrada em boas condições para retirar a safra de grãos”, comentou Martins.

  

Pilatte sugere a limpeza das calçadas na Praça São José para evitar mau cheiro das fezes das andorinhas

por Dirceu Portugal publicado 25/06/2024 17h15, última modificação 25/06/2024 17h17

O vereador Paulo Pilatte apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (25), da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo a limpeza diária das calçadas da Praça São José.

O objetivo da limpeza - de acordo com o parlamentar - é diminuir o mau cheiro das fezes das andorinhas que abrigam, no final da tarde, as árvores da Praça. “O mau cheiro tem sido motivo de constantes reclamações por parte da população que diariamente passa pelo local. A limpeza diária poderia auxiliar na diminuição do desconforto causado aos munícipes, especialmente aos que participam das missas na Catedral de Campo Mourão”, disse Pilatte.

A Indicação com a sugestão do Parlamentar será encaminhada, através de ofício, ao Poder Executivo.  

Parlamentares participam da reinauguração da UBS da Vila Cândida

por Dirceu Portugal publicado 27/06/2024 16h44, última modificação 27/06/2024 16h44

O presidente da Câmara Edilson Martins e os parlamentares Olivino Custódio, Toninho Machado e Bina participaram nesta quinta-feira (27), da reinauguração da Unidade Básica de Saúde do Lar Paraná (Vila Cândida).

O prédio passou por reformas que custaram R$ 514,1 mil, sendo R$ 367,6 mil contrapartida do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado - através do Coapes -, R$ 75,7 mil do governo do Estado e R$ 70,7 mil do município.

A Unidade de Saúde reformada conta com sala de vacina, autorização de exames, agendamentos de consultas, procedimentos como curativos, administração de medicamentos, testes rápidos, visitas domiciliares, consultas, assistência ao pré-natal, acompanhamento ao desenvolvimento das crianças nas consultas de puericultura, saúde da mulher, do homem, idoso e módulo odontológico.

O evento de reinauguração contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, da vice, Fátima Nunes, do deputado estadual Douglas Fabrício, da secretária municipal de Saúde, Camila Corchak, servidores da Saúde e lideranças da comunidade.

Elvira Maria Schen participa da inauguração do 1º Centro Transitório de Animais Domésticos do estado

por Dirceu Portugal publicado 28/06/2024 17h49, última modificação 28/06/2024 17h49

A vereadora Elvira Maria Schen Lima e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, participaram nesta sexta-feira (28), da inauguração do 1º Centro Transitório de Animais Domésticos do Paraná, construído ao lado do Horto Municipal, na Vila Guarujá.   

O Centro é a primeira unidade do gênero no estado e vai abrigar animais domésticos vítimas de maus tratos. “É um dia de imensa alegria e muita gratidão. Tem gente esperando a inauguração pensando que nós iremos recolher os animais das ruas, não será assim. Só recolhemos animais sem tutor ou sem proprietário, que está em sofrimento, foi abandonado ou está em situações de maus tratos. Toda essa estrutura não será utilizada como um depósito de animais”, destacou a vereadora Elvira Schen Lima, defensora da causa animal. “Sou muito grata ao prefeito e ao secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes por mais essa conquista”, disse Elvira.

A nova estrutura possui 34 baias, área coberta e solário, com capacidade para acolhimento de até 250 animais. O investimento na obra foi de R$ 2,5 milhões, incluindo a reforma das instalações pré-existentes do antigo canil. Os recursos do governo do Paraná foram disponibilizados através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável/Instituto Água e Terra, com contrapartida do município.

“É uma grande conquista e um marco para Campo Mourão essa estrutura, que conseguimos graças ao empenho do governo do Estado e do secretário Márcio Nunes, para atender uma necessidade cada vez mais crescente no município”, explica o prefeito Tauillo Tezelli. Ele lembra que o Centro é para acolhimento temporário de animais enquanto aguardam adoção.

O local servirá também para ação continuada de educação ambiental com a temática de bem-estar animal. O município mantém convênio, viabilizado por chamamento público, com a Associação Protetora de Animais, responsável pelo programa de Castração e pelo Centro.

“Gostaríamos que as pessoas entendessem que este espaço é um centro transitório onde iremos recuperar o animal - atropelado ou que sofreu maus tratos - e colocar em um lar. Estamos evitando pegar um animal que esteja na rua e que tenha um dono. Agradeço a todos que acreditaram em nossos sonhos, queremos ser uma referência no Paraná em cuidados e bem estar dos animais”, completou Amanda Tonet, que está à frente da Associação de Proteção aos Animais Independentes (PAIS).      

 

Parma sugere a implantação de uma secretaria municipal de Turismo em CM

por Dirceu Portugal publicado 01/07/2024 16h25, última modificação 01/07/2024 16h32

O vereador Escrivão Parma, Líder de governo na Casa Legislativa, apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, um estudo para a implantação de uma secretaria municipal de Turismo no município. Em sua justificativa para a criação de uma secretaria, Parma destacou o Turismo como um importante setor gerador de postos de trabalhos e renda.  

“A criação da Secretaria Municipal de Turismo tem por objetivo coordenar e promover ações que visem o desenvolvimento do turismo no município, por meio de políticas públicas adequadas e planejadas. A Secretaria de Turismo seria responsável por desenvolver o turismo sustentável, preservar o patrimônio cultural e ambiental do município, e promover ações de capacitação para os profissionais do setor. Além disso, a Secretaria seria responsável pela promoção do turismo local, buscando atrair visitantes e incentivar o desenvolvimento econômico da cidade”, comentou Parma.

Segundo ele, Campo Mourão apresenta uma ampla diversidade física, cultural e histórica, que posiciona a cidade como um destino turístico de renome. “Para ilustrar essa afirmação, destacamos lugares muito frequentados por turistas, como o Parque do Lago, o Parque Lago Azul e a majestosa Catedral São José. A cidade tem uma história rica, como evidenciada pela sua posição no Caminho de Peabiru”.

Parma elencou também a famosa e tradicional Festa do Carneiro no Buraco, que anualmente traz ao município milhares de turistas fomentando o comercio local, gerando postos de trabalho e renda. “A cidade também vem ganhando destaque com o Projeto Rota da Fé, que atrai visitantes de todo o mundo, colocando Campo Mourão em evidência, frisou o parlamentar.

Ele lembrou ainda, que a Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivos de visitar lugares sagrados, apreciar diferentes culturas, costumes locais, gastronomia e ter contato direto com a natureza. “Essa jornada de romeiros tem início na Catedral de São José, em Campo Mourão, e percorre no mínimo dois municípios, passando por locais sagrados, pertencentes às tradições católica, ucraniana e evangélica. Esse projeto coloca Campo Mourão como uma cidade potencialmente importante no turismo do Paraná”.

Parma acredita no potencial de turismo no município. “Fica evidente que o turismo faz parte das raízes mourãoenses. Por isso, destaco a importância de a cidade possuir uma Secretaria dedicada ao setor para alinhar e melhor aproveitar essas oportunidades, o que certamente trará muitos investimentos, geração de emprego, sustentabilidade e abrirá novos mercados para a cidade. As despesas geradas por esta secretaria não se comparam aos benefícios econômicos e sociais que serão produzidos, tais como a criação de empregos, o bem-estar social e diversos projetos sociais que deve surgir em conjunto”, disse.

O parlamentar acredita também que a preservação ambiental, cultural e social é uma função obrigatória dos governos. “Por isso, é imprescindível que haja um órgão na Administração Municipal encarregado de formular, executar e avaliar a Política Municipal de Turismo, visando fortalecer o modelo de gestão do turismo na cidade”, concluí Parma.  

Parlamentar sugere a construção de mesas e banquetas na Associação de Moradores do Jardim Cidade Nova

por Dirceu Portugal publicado 02/07/2024 11h31, última modificação 02/07/2024 11h31

Miltinho Cidade Nova apresentou na última sessão ordinária da Casa Legislativa, uma Indicação sugerindo a prefeitura, a construção de três mesas e 12 banquetas de concreto para a instalação no pátio da Associação de Moradores do Jardim Cidade Nova, localizado na Rua Prefeito José Antônio dos Santos, 1955.

O vereador lembrou que as mesas e banquetas serão utilizadas pelos moradores do bairro em momentos de lazer. “É necessário por conta do grande número de pessoas que frequentam a Associação. Eles estão pedindo a construção das mesas e das cadeiras para descanso, fazer lanches e também, para momentos de lazer e recreação com pessoas da maior idade na prática de jogos”, contou Miltinho Cidade Nova.  

Moradores da Comunidade Rural do Alto Alegre pedem reformas na quadra poliesportiva

por Dirceu Portugal publicado 02/07/2024 16h13, última modificação 02/07/2024 16h13

O presidente do Poder Legislativo, Edilson Martins, apresentou em sessão ordinária recente, uma Indicação sugerindo a prefeitura reformas na quadra poliesportiva na comunidade Rural do Alto Alegre (Vila Roberto Brzezinski).

No documento, enviado ao Executivo através de ofício, Martins sugeriu a construção de vestiários, reforços nos pilares da quadra de esportes, reforma na área da cozinha, reconstrução da churrasqueira e a colocação de cobertura metálica entre a quadra e a cozinha.    

“A Indicação é fruto dos pedidos dos moradores da comunidade. Eles contam que o único espaço para atividades físicas é a quadra poliesportiva, a qual está deteriorada pela ação do tempo. Além disso, eles lembram a distância da comunidade até o centro de Campo Mourão, um percurso longo que torna inviável as atividades físicas. Por conta desses fatores, o pedido é de extrema relevância”, disse Martins.

Macedo sugere reforma no Centro Esportivo no Jardim Paulino

por Dirceu Portugal publicado 03/07/2024 11h06, última modificação 03/07/2024 11h06

Para atender os moradores do bairro Jardim Paulino, o vereador Subtenente Macedo apresentou em sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo a prefeitura, para que realize uma reforma no Centro Esportivo, localizado na Rua Dr Hugo Lisot, no Jardim Paulino.

De acordo com Macedo, na Indicação foram numeradas as reformas e consertos para serem feitos no espaço esportivo. “Entre elas, a reforma no alambrado, reforma ou troca do gramado, pintura do meio fio, poda de árvores, conserto das calçadas em torno do campo, construção de um talude e a troca das traves”.

Macedo lembrou que o espaço é utilizado para lazer. “Nos finais de semana, o local é um ponto de encontro dos moradores que utilizam para práticas esportivas e de lazer. As reformas irão beneficiar os frequentadores do espaço esportivo”, comentou o parlamentar.

Vereadores participam da inauguração da pista de Atletismo de CM

por Dirceu Portugal publicado 03/07/2024 17h05, última modificação 03/07/2024 17h05

O vereador Bina e os parlamentares Miltinho Cidade Nova e Toninho Machado participaram na tarde desta quarta-feira (03), da inauguração da pista de Atletismo do Complexo Esportivo Roberto Brzezinski.

O evento também contou com as presenças do presidente da Federação Brasileira de Atletismo, Vlamir Mota Campos, do prefeito Tauillo Tezelli, da vice, Fátima Nunes, do presidente da Paraná Esporte, Valmir Matos, do deputado estadual Douglas Fabrício, do medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro e lideranças do meio esportivo.

O governo do estado e o município investiram cerca de R$ 3,7 milhões em uma pista moderna e demarcada conforme os padrões das provas oficias de Atletismo. A estrutura conta com gaiola do lançamento do martelo e disco, setores de salto em distância e salto triplo, encaixe para salto com vara, obstáculos do fosso e arremesso de peso. “É um dia para entrar na história do Esporte e de Campo Mourão. Graças as articulações e as boas relações da Câmara e do prefeito com o governo do estado, Campo Mourão conquistou essa importante obra que muito beneficiará o esporte e os atletas do município”, comentaram os vereadores.

O convênio com o governo do Estado para construção foi viabilizado por meio da Paraná Esporte. “É uma nova era para o nosso município. Além de garantir melhores condições de treinamento aos nossos atletas, essa nova pista contribuirá para que nosso atletismo continue em destaque no cenário nacional, sem falar que é um incentivo para o surgimento de novos atletas”, analisa o prefeito Tauillo Tezelli.

Além do Atletismo, o campo de futebol do Estádio também foi revitalizado, com nivelamento e troca do gramado e está em obras a construção de uma nova piscina no complexo esportivo.

A modalidade Atletismo tem conquistado diversos títulos para Campo Mourão ao longo dos anos. A mais recente foi a participação no Troféu Brasil, em São Paulo, onde a equipe mourãoense obteve a melhor pontuação do Paraná e 8ª melhor do Brasil no feminino. Nesse campeonato a atleta Flávia Maria também garantiu participação nas Olimpíadas de Paris. Ela esteve presente na inauguração da pista

Parma sugere doação de terreno para construção do BPEC

por Dirceu Portugal publicado 05/07/2024 16h26, última modificação 05/07/2024 16h26

O Líder de governo na Câmara de Campo Mourão, vereador Escrivão Parma, apresentou em sessão ordinária uma Indicação sugerindo a prefeitura a doação de um terreno para a construção da sede local do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), em Campo Mourão.  

De acordo com o parlamentar, a Patrulha Escolar não tem sede própria. “A Indicação com a sugestão tem por objetivo conseguir o terreno, para a construção da sede própria, e com isso oferecer melhores condições de trabalho para o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Dessa forma, iriamos melhorar a estrutura, possibilitando o aumento do efetivo e, consequentemente, contribuindo para a segurança da comunidade e dos estudantes do município”, comentou Parma.

A Indicação foi encaminhada através de um ofício ao Poder Executivo.

 

 

 

Vereador Bina participa do lançamento do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

por Dirceu Portugal publicado 05/07/2024 16h32, última modificação 05/07/2024 16h32

O vereador Ibneias Teixeira participou na última quinta-feira (04), do lançamento oficialmente do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão.

O município está entre as 10 cidades na Rede Estadual de Paradesporto, lançada oficialmente no último dia 06 de maio pelo governador em exercício Darci Piana durante a abertura do 9º Encontro de Gestores do Esporte do Estado do Paraná, em Curitiba.

Pioneira no País, a iniciativa prevê a implantação dos 10 Centros de Referência Paralímpicos no Estado até o final deste ano. Além de Campo Mourão, estão contemplados Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Ivaiporã, Londrina e Foz do Iguaçu.

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão - viabilizado através de uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, o governo do estado, a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) e o Centro Universitário Integrado – terá como objetivo promover a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência por meio do esporte.

“Desde o início do mandato estamos lutando para melhorar cada vez mais o esporte em nosso município. O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão é mais uma conquista do esporte para Campo Mourão”, lembrou Bina. 

A estrutura também irá oferecer a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área do esporte paralímpico, buscando otimizar cada vez mais o desempenho dos atletas na busca de melhores resultados nas competições. A ideia é também proporcionar inovações metodológicas de aprendizagem, focadas na manutenção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

“A conquista deste centro é resultado do bom trabalho desenvolvido no município e das parcerias que permitem criar oportunidade para que cada vez mais pessoas possam ter mais qualidade de vida por meio do esporte”, destacou o prefeito Tauillo Tezelli.

A Fundação de Esportes é responsável por desenvolver o paradesporto no município e atualmente desenvolve 6 modalidades (Basquete em cadeira de rodas, Bocha Paralímpica, Atletismo, Natação, Futebol e Judô), atendendo pessoas com deficiência física/motora, intelectual e visual.

A cerimônia de lançamento do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro contou com a presença do prefeito, do diretor de fomento e promoção ao esporte da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio de Marins Prado, da Fundação de Esportes, além dos paratletas atendidos pelo município.

 

Martins sugere melhorias na iluminação e recape asfáltico na John Kennedy

por Dirceu Portugal publicado 05/07/2024 16h41, última modificação 05/07/2024 16h41

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins apresentou em sessão ordinária, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo melhorias na iluminação, recape asfáltico e limpeza da ciclovia Júlio Vieira dos Santos, na Avenida John Kennedy, no bairro Lar Paraná.

Segundo Martins, a readequação da ciclovia é de extrema importância e urgência. “Devido ao tempo, a ciclovia apresenta diversas avarias na pavimentação, inclusive com alguns buracos que podem levar a queda, ocasionando danos aos ciclistas”, disse.

O parlamentar também lembrou a necessidade de substituir as antigas lâmpadas por led. “A iluminação está precária com lâmpadas queimadas, e aquelas que ainda funcionam, a iluminação é deficitária, pelo tempo de uso, por esse motivo, sugerimos a substituição por lâmpadas de led, cujo tempo de duração é maior, o que o torna melhor o custo benefício”, comentou.

  

Câmara se reúne na próxima terça-feira (08) para votar pauta de trabalhos dos 13 parlamentares de CM

por Dirceu Portugal publicado 07/10/2024 17h28, última modificação 07/10/2024 17h28

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, amanhã - terça-feira (08), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos aprovados em primeiro turno na sessão da última segunda-feira (07).

A sessão será transmitida pelo Youtube. Os moradores podem acompanhar o debate através do link https://www.youtube.com/live/hoCMRmtonvY.

Pelo roteiro prévio do Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, serão apresentados aos parlamentares dois projetos de Leis - de autoria dos vereadores Escrivão Parma e Olivino Custódio - além da discussão e votação em segundo turno de seis projetos de Leis de autoria do Poder Executivo.   

 

Tio Leco sugere a construção de casas populares em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 08/10/2024 11h03, última modificação 08/10/2024 11h03

O vereador Tio Leco apresentou em sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a construção de casas populares através do Programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida. 

De acordo com o parlamentar, a Indicação é fruto de pedido de moradores de Campo Mourão. “A última vez que os moradores foram beneficiados por esse programa foi em 2015, quando mais de 1500 famílias foram comtempladas com moradias do Programa Minha Casa Minha Vida, no Conjunto Fortunato Perdonicini. Por este motivo se faz importante essa Indicação, pois hoje a necessidade e o aumento do valor do aluguel têm deixado famílias passando necessidades, principalmente mães solteiras e idosos, que com um salário mínimo não tem condições de manter uma casa sozinho, pagando aluguel, água, luz, gás dentre diversos outros gastos que uma família tem”.

 

Parma sugere revisão no projeto da rotatória no trevo de entrada do Lar PR

por Dirceu Portugal publicado 09/10/2024 10h14, última modificação 09/10/2024 10h14

Com o objetivo de melhorar a circulação de veículos e evitar acidentes no trevo de acesso ao Lar Paraná, o vereador Escrivão Parma apresentou na última sessão ordinária da Casa Legislativa, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo um estudo em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). 

Com o estudo, o parlamentar sugere uma revisão no projeto da rotatória para avaliar a necessidade de alterações no projeto com o objetivo de acomodar melhor os veículos de grande porte e melhorar o fluxo do tráfego.

“Também seria importante realizar um ajuste nos tempos dos semáforos, reavaliar e, se necessário, sincronizar os tempos dos semáforos para reduzir o período de espera dos veículos de grandes portes, que acabam ficando parados atravessados na pista. Os veículos de grande porte como caminhões, carretas, bitrens realizem o contorno pelo trevo da rodoviária”, disse.

Segundo Parma, a sinalização no local é outro ponto a ser revisto.  “A necessidade urgente de melhorias na circulação de veículos no trevo de entrada do Lar Paraná. A atual configuração da rotatória entre os semáforos está gerando situações perigosas para os motoristas, especialmente devido à presença frequente de caminhões e veículos de grande porte. Observa-se que, quando esses veículos param no semáforo da rotatória, acabam bloqueando parcialmente a pista, o que pode resultar em obstrução de ambos os sentidos da via”.

O vereador comentou também a diferença nos tempos dos semáforos que contribui no aumento significativo de possibilidades de acidentes. “Dado que os caminhões muitas vezes ficam atravessados durante o ciclo do sinal. Para mitigar esses riscos e melhorar a segurança viária, sugiro iniciar esse estudo. Os moradores do Lar Paraná estão preocupados com os riscos aos motoristas e pedestres neste trevo e por conta disso, fiz a Indicação com a sugestão do estudo”, contou Parma.

 

Macedo sugere instalação de ATI na Praça da Imigração Ucraniana

por Dirceu Portugal publicado 09/10/2024 15h45, última modificação 09/10/2024 15h45

O vereador Subtenente Macedo apresentou na sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI), na Praça da Imigração Ucraniana, localizada na Avenida Irmãos Pereira, entre as Ruas Aristides Chamberlain e Rua Neusa Castaldelli Chamberlain, no bairro Novo Centro.

Macedo lembrou que a implantação além de ser uma reivindicação dos moradores, trará inúmeros benefícios a comunidade do Novo Centro.

A Indicação foi encaminhada à prefeitura, através de um ofício.   

Pepita sugere construção de mesas de tênis em parques, praças e no Roberto Brzezinski

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2024 12h03, última modificação 10/10/2024 12h03

O parlamentar Jadir Soares (Pepita), apresentou em sessão ordinária da Casa Legislativa de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a construção de mesas de concreto para a prática do esporte tênis de mesa, em praças, parques e no estádio municipal, Roberto Brzezinski.

A Indicação aprovada em plenário foi encaminhada à prefeitura.

Pepita sugeriu a implantação das mesas no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, na Vila Teixeira, na Praça São José, no centro da cidade, na Praça Getúlio Vargas, no centro, na Praça Alvorada, no bairro Lar Paraná, no Parque Nelson Teodoro de Oliveira, no bairro Jardim Cidade Nova, na Praça Japão, no Jardim Tropical l, na Praça Bento Munhoz da Rocha Netto, no centro, e no Estádio Municipal Roberto Brzezinski.

Segundo o vereador, a sugestão para implantação das mesas foi de ocupar espaços ociosos em praças, parques e nos arredores de complexos esportivos. “Além de desenvolver o gosto pela prática do tênis de mesa em todos os níveis sociais e econômicos de Campo Mourão”.

 

 

Miltinho Cidade Nova sugere compra de novas cadeiras de rodas

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2024 16h36, última modificação 10/10/2024 16h36

Para atender aos pedidos de moradores de Campo Mourão, o vereador Miltinho Cidade Nova apresentou uma Indicação na última sessão ordinária, sugerindo ao Poder Executivo, a aquisição de novas cadeiras de rodas para a Unidade de Pronto Atendimento Maria Zuleica Theodoro.      

A Indicação foi encaminhada através de ofício à prefeitura.

“Os moradores que necessitam de atendimento na (UPA) e precisam de cadeiras de rodas, estão solicitando a compra de novas cadeiras. Eles contam que na unidade além de poucas, as que tem na UPA estão com as manutenções vencidas, dificultando os deslocamentos”, contou Miltinho Cidade Nova.  

Pilatte sugere o atendimento de médico ginecologista em posto de saúde do Barreiro das Frutas

por Dirceu Portugal publicado 11/10/2024 10h37, última modificação 11/10/2024 10h37

Preocupado com a saúde das mulheres moradoras na comunidade rural do Barreiro das Frutas, o vereador Paulo Pilatte, apresentou na última sessão ordinária da Casa Legislativa, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo a disponibilidade de um médico/a com a especialidade em ginecologia para atendimento na unidade Básica de Saúde, Domingos Zanré, no Barreiro das Frutas.

De acordo com ele, a comunidade solicitou o atendimento do profissional de Saúde para consultas e exames preventivos do colo do útero (Papanicolau). “É importante a presença deste médico em atendimentos na UBS da comunidade rural. O exame deve ser feito anualmente para prevenir contra a doença, proporcionando as mulheres qualidade de vida”, disse.

A Indicação foi enviada através de um ofício ao Poder Executivo.

Presidente do Legislativo sugere a construção de lanchonete no terminal rodoviário de CM

por Dirceu Portugal publicado 11/10/2024 16h16, última modificação 11/10/2024 16h16

Na recente sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, o presidente do Legislativo, Edilson Martins apresentou uma Indicação sugerindo ao Executivo, a construção de uma lanchonete no Terminal Rodoviário Estanisrau Gurginski, localizado na Perimetral Tancredo de Almeida Neves e Estrada Boiadeira, no bairro Jardim Copacabana.

“A implantação de uma lanchonete no Terminal Rodoviário é de extrema importância aos usuários dos serviços de transporte. Os passageiros - dependendo do horário e do destino da viagem - são obrigados a permanecer no local por horas, muitos deles com crianças que precisam se alimentar. Atualmente os pontos comerciais que servem alimentos estão longe do terminal, e isso dificulta, pois os usuários preferem não sair por receio de perder o ônibus. Por conta dessa situação, há necessidade da construção de uma lanchonete no terminal”, destacou Martins.

A Indicação foi encaminhada ao Executivo através de um ofício. 

Bina sugere revitalização da quadra esportiva no Jd Bandeirantes

por Dirceu Portugal publicado 16/10/2024 15h42, última modificação 16/10/2024 15h42

O vereador Ibnéias Teixeira apresentou em sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a revitalização da quadra de areia localizada na Rua Benedito Lisboa de Souza, entre as Ruas Alexandre Schumoski e Elias Xavier do Rêgo, no bairro Jardim Bandeirantes.   

No documento enviado ao Poder Executivo, através de um ofício, o parlamentar incluiu na revitalização, o alambrado, areia e estrutura de postes para vôlei, futevôlei e Beach tênis.  

“A quadra já foi construída, faltam apenas a areia e a instalação do alambrado para que o espaço possa ser utilizado pelos moradores do Jardim Bandeirantes e de outros bairros. O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes”, comentou Bina.

Vereador Sidnei Jardim toma posse na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 17/10/2024 11h43, última modificação 17/10/2024 11h43

O vereador eleito nas últimas eleições, outubro de 2024, Sidnei Jardim, tomou posse na manhã desta quinta-feira (17), na sala da presidência do Poder Legislativo, da cadeira deixada pelo vereador Ibnéias Teixeira (Bina). O termo de posse foi lido pelo diretor jurídico, Valter Francisco da Silva, assinado por Jardim e pelo primeiro vice-presidente da Casa de Leis, vereador Miltinho Cidade Nova.  

Jardim era o primeiro suplente do (Cidadania) na atual legislatura e assumiu após Bina se licenciar da Casa Legislativa para assumir o cargo de diretor geral da Fundação de Esportes.

Na próxima legislatura (2025/2028), Bina será o primeiro suplente do partido Cidadania.   

 

 

Tio Leco sugere implantação de iluminação pedonal em ciclovias

por Dirceu Portugal publicado 18/10/2024 16h19, última modificação 18/10/2024 16h19

Preocupado com a segurança de pedestres que caminham a noite pelas calçadas e ciclovias de Campo Mourão, o vereador Tio Leco, apresentou na última sessão ordinária da Casa Legislativa, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a implantação de iluminação pedonal ou iluminação direcionada à pedestres em locais de grande movimento de pessoas no período noturno, principalmente em ciclovias e calçadas.

Leco explicou que a iluminação pedonal, ou iluminação para pedestre consiste em uma iluminação mais baixa, direcionada ao pedestre. “Teria de acrescentar um ‘braço’ nos postes já existentes, direcionando a iluminação para os pedestres que caminham pelas ciclovias e calçadas dos bairros de nossa cidade. Esse plus na iluminação iria proporcionar maior segurança aos pedestres”, lembrou Leco.

O parlamentar sugeriu a implantação nas ciclovias da Avenida Presidente John Kennedy, da Avenida João Batista Salvadori, da Rua Dr. Nelson Bittencourt Prado e ciclovia Avenida Pedro Viriato de Souza Filho em toda sua extensão e nas Praças, Praça Do Japão, Praça Albert Bruce Sabin, Praça Alvorada, Praga Abêlar Gonçalves Netto, Praça Masaco Kaneda, Praça Alberto Nogaroli, Praça Casemiro Biaico, Praça Bento Munhoz Da Rocha Netto, Praça Rotary Verdes Campos, Praça Nilton Rogério Pena Forte, Praça Governador Moysés Lupion, Praça Esportiva Maurício Fruet, Praça Getúlio Pereira Salermo, Praça servidor público Domingos Maciel Ribas, Praça Da Amizade, Praça Aldo Casali, Praça Ernesto Martins Tavares, Praça Ayrton Paulo Cerqueira Alves, Praça Pedro Paulo Walker, Praça Alice Alves De Macena, Praça Professor Ephigênio José Carneiro, Praça Marta Paulina Kaiser Leitner e na Praça Maneco da Farmácia.

Leco lembrou que a Indicação foi apresentada com o objetivo de atender as solicitações dos moradores. “Mesmo após a implantação da iluminação de Led há vários pontos da cidade que ainda estão escuros, tornando esses locais inseguros. Por conta destes fatos é importante a implantação da iluminação pedonal”, comentou o parlamentar.   

Câmara de CM realiza sessões na próxima segunda e na terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 18/10/2024 17h33, última modificação 18/10/2024 17h33

Os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (21), e terça-feira (22), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com projetos de Leis, Indicações, Requerimentos e outros trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda (21), o debate em plenário pode ser visto através do link www.youtube.com/live/nWMndd-apwI. Na terça (22), um click no link www.youtube.com/live/w1g4HctnVXg, leva o internauta ao plenário da Casa de Leis.

No início da sessão de segunda-feira (21), o vereador eleito nas últimas eleições, outubro de 2024, Sidnei Jardim, presta o compromisso - perante aos demais parlamentares - de desempenhar o mandato de vereador.

Jardim - primeiro suplente do (Cidadania) na atual legislatura - tomou posse na última quinta-feira (17), na sala da presidência do Poder Legislativo, da cadeira deixada pelo vereador Ibnéias Teixeira (Bina), que se licenciou para assumir o cargo de diretor geral da Fundação de Esportes.

Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será apresentado em plenário para conhecimento dos vereadores, um projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que altera à Lei 2.556 de 16 de março de 2010, que regulamenta o artigo 188, da Lei orgânica do município, que dispõe sobre a gratuidade dos transportes coletivos urbanos, às pessoas com deficiências.

Também serão apresentados ofícios do Executivo em respostas aos requerimentos dos vereadores, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos, oito projetos de Leis, dois projetos de Resolução, de autoria dos vereadores, 19 Indicações, quatro requerimentos e uma moção.

Concluída a leitura uma parcela da pauta de trabalho, os vereadores tem 10 minutos no espaço da Palavra Livre, destinado à manifestação sobre ações no exercício do mandato.

Após a conclusão da explanação dos inscritos, os trabalhos serão voltados a discussão e votação de dois projetos de Leis, em regime de urgência.

Em primeiro turno serão discutidos e votados três projetos de Leis. Após a conclusão dos trabalhos, os parlamentares terão cinco minutos para explanar - durante a explicação pessoal - sobre atitudes assumidas no exercício do mandato.

 

Pepita é eleito primeiro secretário da Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 21/10/2024 18h10, última modificação 21/10/2024 18h50

Dos 11 vereadores presentes na sessão ordinária desta segunda-feira (21), um votou na vereadora Elvira Schen - que não era candidata - e os outros dez parlamentares escolheram o vereador Jadir Soares (Pepita), para compor o cargo de 1° secretário da Casa Legislativa. A cadeira era ocupada pelo vereador Ibnéias Teixeira (Bina), que se licenciou na semana passada para assumir o cargo de diretor geral, da Fundação de Esportes.

Na sessão foram debatidos e aprovados em primeiro turno de discussão e votação, a pauta com projetos de Leis, Indicações, Requerimentos, além da apresentação para conhecimento dos vereadores de um projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, de ofícios do Executivo em respostas aos requerimentos dos vereadores, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos, oito projetos de Leis, dois projetos de Resolução, de autoria dos vereadores, 19 Indicações, quatro requerimentos e uma moção.

Após a conclusão da explanação dos inscritos no espaço da Palavra Livre, os vereadores discutiram e votaram dois projetos de Leis, em regime de urgência, e em primeiro turno, mais três projetos de Leis foram votados e aprovados.

Na próxima terça-feira (22), a partir das 09 horas, os parlamentares retornam ao plenário para discussão e votação da pauta de trabalhos em segundo turno.

A sessão será transmitida pelo Youtube e o debate em plenário pode ser visto através do link www.youtube.com/live/w1g4HctnVXg.

Procuradora da mulher chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de mama

por Dirceu Portugal publicado 22/10/2024 17h02, última modificação 22/10/2024 17h02

No mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, vereadores e funcionários da Câmara de Campo Mourão vestiram nesta terça-feira (22), camiseta rosa com slogan (CUIDE-SE - PREVINA-SE), para enfatizar chamando a atenção de todos, especialmente das mulheres, da importância da prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero.

A iniciativa da vereadora e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse, Naiany Hruschka Salvadori foi para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do coleto de útero.  

“Estamos em outubro, mês de combate, da conscientização da população em relação ao câncer de mama e do colo de útero. É importante que as mulheres façam seus preventivos, pois o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos”, comentou a Procuradora da Mulher.

Segundo ela, o câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil. “Em torno de 25% das mulheres com diagnósticos positivos são pelo câncer de mama, sendo o primeiro em índice de mortalidade. Por conta disso, destacamos a importância do diagnóstico precoce onde a chance de cura é maior que reduz. Mulheres procurem os postos de Saúde do município e se previnam, se cuidem”, frisou Naiany Hruschka Salvadori.

Na próxima quarta-feira (23), de acordo com a vereadora, todos os postos de Saúde estarão com os horários estendidos até as 20 horas. “A ampliação do horário será para que as mulheres realizem os exames e agendem as mamografias”, lembrou ela.      

O mês de outubro - de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero – é celebrada anualmente e tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. O câncer de mama e do colo de útero podem ser detectados nas fases iniciais e em grande parte dos casos, aumenta as chances de tratamento e cura.

 

Vereadora Naiany sugere a disponibilidade de banheiros químicos em Feiras dos Produtores

por Dirceu Portugal publicado 23/10/2024 17h09, última modificação 23/10/2024 17h09

Preocupada com o bem estar dos comerciantes, consumidores e frequentadores das Feiras dos Produtores em Campo Mourão, a vereadora e Procuradora da Mulher na Casa Legislativa, Naiany Hruschka Salvadori, apresentou uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a disponibilidade de dois banheiros químicos móveis para serem utilizados por comerciantes, consumidores e frequentadores das feiras.         

 As Feiras dos Produtores acontecem de terça a sábado nos bairros; terça-feira: Vila Urupês, quarta-feira: Jardim lsabel - Praça da Amizade no Jardim Ilha Bela, quinta-feira: Jardim Lar Paraná - Praça Alvorada, quinta-feira: Jardim Santa Nilce - Praça Alice Alves de Macena, sexta-feira: Jardim Laura - Próximo ao Centro Social Urbano Edmilson Zarpelon, sexta-feira: Jardim Tropical l- Praça do Japão e aos sábado no Conjunto Habitacional Doutor Milton Luiz Pereira, na Rua Pássaro Preto esquina com Avenida Pres. John Kennedy.

“A Indicação tem por objetivo atender as solicitações dos comerciantes e consumidores, tendo em vista que a disponibilização de banheiros químicos nas Feiras dos Produtores é uma medida essencial que promove a higiene, o conforto e o bem-estar de todos os participantes. A Indicação torna-se necessária para oferecer uma infraestrutura adequada aos frequentadores”, comentou Naiany Hruschka Salvadori.

Leco propõe a comemoração do Dia municipal do Gari e do Coletor de material reciclável

por Dirceu Portugal publicado 24/10/2024 17h53, última modificação 24/10/2024 17h53

O vereador Tio Leco apresentou em sessão ordinária na Câmara de Campo Mourão, um projeto de Lei propondo a criação, no calendário do município, do Dia municipal do Gari e do coletor de material reciclável. Pela proposta do projeto, no dia da comemoração, seria ponto facultativo aos trabalhadores da limpeza urbana.       

A data 16 maio, sugerida por Leco, tem por objetivo valorizar os profissionais que atuam na limpeza pública do município, bem como, promover a integração dos trabalhadores com atividades esportivas, culturais e artísticas.

“A ideia é incentivar as empresas recicladoras a promover campanhas e fomentar o mercado da coleta seletiva no município. O dia 16 será de lazer composto de atividades esportivas, culturais e artísticas, em homenagem ao Dia do Gari e do Coletor de Material Reciclável”, comentou Leco.

Segundo ele, a proposta do dia do Gari e do Coletor tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais essenciais para a manutenção da limpeza urbana e a promoção da sustentabilidade. Os garis e os coletores de materiais recicláveis, desempenham um papel fundamental em nossa cidade. O trabalho árduo e muitas vezes invisível desses profissionais garante que as ruas se mantenham limpas e que nossos resíduos sejam adequadamente descartados e reciclados”.

Conforme Leco, esses profissionais além de contribuir com a saúde pública, ajudam a preservar o meio ambiente e a promover a conscientização sobre a importância da gestão adequada dos resíduos. “Comemorar e estabelecer um ponto facultativo neste dia é uma forma de reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação desses trabalhadores, que muitas vezes atuam em condições adversas e ainda assim desempenham suas funções com grande comprometimento”

Leco lembra ainda, que além da valorização do trabalho desses profissionais, o ponto facultativo servirá para promover reflexão e conscientização sobre a importância do gerenciamento de resíduos sólidos e da educação ambiental, incentivando a população a participar ativamente na preservação do nosso espaço urbano. “A data poderá ser utilizada para realizações de eventos que promovam a valorização do trabalho dos garis e coletores, bem como atividades educativas que esclareçam a comunidade sobre a importância da separação correta do lixo e do consumo responsável”, disse.

O projeto será analisado pelas Comissões Permanentes da Casa Legislativa.  

Edilson Martins sugere reforma na cobertura do Clube de Mães da comunidade rural do Alto Alegre

por Dirceu Portugal publicado 24/10/2024 18h08, última modificação 24/10/2024 18h08

O presidente da Casa Legislativa de Campo Mourão, Edilson Martins, apresentou em sessão ordinária, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a troca da cobertura do Clube de Mães da comunidade rural do Alto Alegre, Vila Roberto Brzezinski.

De acordo com Martins, a troca da cobertura com novo madeiramento e telhas no clube de Mães, é necessária, devido a cobertura estar desgastada pelo tempo, com muitas goteiras prejudicando todo o espaço pela umidade. “O clube de tem sido o único espaço dos moradores, principalmente das mulheres, para desenvolver atividades que contribuem para a saúde física e emocional, tendo em vista, que a comunidade está distante da cidade”.

A Indicação foi enviada ao Poder Executivo através de ofício.

 

 

Parma solicita recursos do governo do estado para ampliação da ponte interligando dois Jardins

por Dirceu Portugal publicado 30/10/2024 12h07, última modificação 30/10/2024 12h07

O vereador Escrivão Parma apresentou em sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um Requerimento, direcionado ao secretário de Infraestrutura e Logística do governo do Paraná, Sandro Alex, solicitando recursos financeiros para a reforma e ampliação de uma ponte localizada na Rua das Tipuanas, que interliga o Jardim Botânico ao Jardim Gutierrez.

De acordo com o parlamentar, foram solicitados ao secretário, um milhão quinhentos e quarenta mil reais (R$ 1.540.000,00) para a reforma e ampliação da ponte.

“O documento encaminhado ao secretário foi por conta da necessidade de revitalizar e ampliar a ponte da Rua das Tipuanas, uma vez que o fluxo de veículos que transitam pelo local aumentou nos últimos anos. Considerando que o município tem R$ 560.000,00 (quinhentos e sessenta mil reais), e que para a reforma da ponte com a ampliação, o projeto completo consta o valor de R$ 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais), solicitamos apoio financeiro do estado para viabilidade do projeto de melhorias e ampliação da ponte da Rua das Tipuanas”, comentou Parma.

Casa de Leis terá sessões na segunda e na terça-feira da próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 31/10/2024 18h06, última modificação 31/10/2024 18h06

Na próxima segunda e terça-feira (04 e 05 respectivamente), os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, Indicações, Requerimentos e Projetos de Leis constantes na pauta de trabalhos da Casa Legislativa.  

As duas sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda (04), o debate em plenário pode ser visto através do link https://www.youtube.com/live/3K0tsT9pkVM. Na terça (05), um click no link https://www.youtube.com/live/eS-trFCUvzQ, leva o internauta ao plenário da Casa de Leis.

Pelo roteiro, na segunda-feira serão apresentados em plenário para conhecimento dos vereadores, quatro projetos de Leis do Poder Executivo, cinco projetos de Resolução e um projeto de Lei, de autoria do vereador, Marcio Berbet.  

Também serão apresentados ofícios do Executivo em respostas aos requerimentos dos vereadores, 17 Indicações, uma Indicação Legislativa, um requerimento e uma moção.

Concluída a leitura, os vereadores tem 10 minutos no espaço da Palavra Livre, destinado à manifestação sobre ações no exercício do mandato.

Após a conclusão da explanação dos inscritos, os trabalhos serão voltados a discussão e votação de um projeto de Lei, de autoria do vereador Jadir Soares (Pepita), quer declara de utilidade pública o Instituto São José de Viola Caipira. Finalizado os trabalhos, os parlamentares terão cinco minutos para explanar sobre atitudes assumidas no exercício do mandato.

 

 

 

Parlamentares participam da posse da vice-prefeita no comando da prefeitura

por Dirceu Portugal publicado 01/11/2024 17h14, última modificação 01/11/2024 17h14

O presidente da Câmara, Edilson Martins e os parlamentares Olivino Custódio, Miltinho Cidade Nova e Marcio Berbet participaram nesta sexta-feira (01), da cerimônia de posse da vice-prefeita Fátima Nunes. Ela assumiu o cargo de prefeita em exercício por 15 dias em função da licença sem remuneração - para tratar de assuntos particulares - do prefeito Tauillo Tezelli.  

A cerimônia aconteceu na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento (IPPLAN). Fátima Nunes assinou o termo de transmissão de posse, livro existente há mais de 75 anos com todos os registros históricos de transmissões de cargos e posses de prefeitos, e lembrou a responsabilidade ao assumir o cargo. “É uma grande honra assumir a função de prefeita da minha cidade e nesse período pretendo visitar algumas obras e ficar por dentro do andamento das atividades, além de cumprir a agenda de trabalho”, comentou ela que em outubro foi reeleita vice-prefeita.   

Tauillo Tezelli lembrou que em todos os seus mandatos passou o cargo para o vice ou para o presidente da Casa Legislativa. "A Fátima é a pessoa que escolhemos para ser vice-prefeita nesta gestão, confio nela, por isto vai prosseguir com o trabalho que já vem sendo feito", disse o prefeito.

Berbet solicita à UNESPAR cópia do projeto de criação da Central de Compras

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2024 18h14, última modificação 04/11/2024 18h14

O vereador Marcio Berbet apresentou durante a sessão ordinária desta segunda-feira (04), um Requerimento, direcionado à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Campo Mourão - solicitando a possibilidade do envio por parte da instituição de ensino superior, do projeto da criação da central de compras em Campo Mourão.

“O requerimento é necessário para estudos na Casa de Leis, visando a boa gestão pública, proporcionando o bom andamento do papel do vereador, para não haver controvérsias sobre a prestação de serviço público”, comentou Berbet.

De acordo com o parlamentar, de 2013 a 2014, a (UNESPAR) acessou todas as secretarias do município e os alunos - com a supervisão de professores e da equipe da Universidade - criaram uma central de compras para aquisição de produtos - em volume maior - e com preço melhor - para serem utilizados pelas secretarias municipais, gerando uma economia aos cofres públicos. “Estamos solicitando uma cópia do projeto, pois desde a sua criação, não há notícias de que algum prefeito tenha tido a intenção de criar essa central de compras que possibilita a economia e o bom uso do dinheiro público”, disse.       

Macedo sugere a construção de UBS na Vila Rural de CM

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2024 16h26, última modificação 05/11/2024 16h26

Para atender aos pedidos dos moradores da Vila Rural Pedro Kloster Júnior, o vereador Subtenente Macedo apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira (05), uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na localidade.

O parlamentar sugeriu a construção da (UBS), no espaço institucional da Vila Rural, localizado na Rua Bom Jesus. “É uma reivindicação de todos os moradores e essa obra irá proporcionar mais comodidade às pessoas que necessitam de atendimentos e são obrigadas a fazer deslocamentos em unidades de Saúde distantes”, comentou Macedo.

A Indicação será encaminhada ao Executivo através de um ofício.  

Audiência pública irá debater 200 dias de intervenção na Santa Casa

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2024 18h03, última modificação 05/11/2024 18h03

Na próxima sexta-feira (08), o interventor municipal da Santa Casa de Campo Mourão participa de uma audiência pública - na Casa Legislativa - com o objetivo de debater a ‘Atual situação da Santa Casa’ e para prestar contas dos 200 dias de intervenção no hospital.

O debate terá início às 09 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, será transmitido pelo Youtube, Facebook e pela plataforma do edemocracia, através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/81

A vereadora, Procuradora da Mulher no Legislativo e autora do Requerimento solicitando a realização da audiência pública para discutir a Santa Casa, Naiany Hruschka Salvadori, lembrou que a atual situação do hospital é um assunto que preocupa a sociedade de Campo Mourão, e que se mostra necessário a devida transparência e o detalhamento dos desafios e progressos alcançados no período.

“O debate irá proporcionar um diálogo entre os gestores da Santa Casa, representantes do poder público, profissionais da saúde, usuários do serviço e demais interessando, buscando dar uma noção ampla da atual situação do Hospital, com foco na prestação de contas dos 200 dias de intervenção, através de relatórios detalhados sobre as ações realizadas durante o período, bem como os resultados alcançados até o momento”, comentou Naiany Hruschka Salvadori.

Ela lembrou ainda, que a audiência pública irá permitir que a população exerça seu direito à informação. “E também, participe ativamente do processo de fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de saúde do município”.

No requerimento solicitando a audiência pública, a parlamentar pediu informações da Santa Casa sobre a situação financeira - relatório financeiro de todas as entradas e saídas de recursos -, situação de pagamentos aos credores e negociações efetivadas, relação de todos os médicos plantonistas e suas especialidades, relação da quantidade de funcionários efetivos de enfermagem e serviços gerais, relação de todas as especialidades tratadas, consultas, procedimentos e cirurgias realizadas no período dos 200 dias, relatório atualizado de estoques de medicamentos, insumos, materiais cirúrgicos e materiais de higiene.

Martins sugere a instalação de duas caçambas em comunidade rural

por Dirceu Portugal publicado 06/11/2024 12h20, última modificação 06/11/2024 12h20

O presidente da Casa Legislativa, Edilson Martins, apresentou na última sessão ordinária, na terça-feira (05), uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de duas caçambas na comunidade rural do Alto Alegre, Vila Roberto Brzezinski.    

Uma das caçambas será utilizada pelos moradores para descartar material reciclável e outra, orgânicos.    

“Por conta de a coleta de lixo ser realizada apenas uma vez no mês, a implantação das caçambas é de extrema importância e urgência, devido ao acumulo de lixo no local, podendo ser foco para mosquitos da dengue e outros insetos”, comentou Martins.

Segundo ele, as caçambas suportariam a quantidade de lixo que precisa ser armazenado pelos moradores. “Assim, quando a coleta passar, todo o lixo estará armazenado evitando a proliferação de insetos e bactérias nocivas à saúde”, disse.

Pepita sugere a instalação de módulo odontológico na UBS Alvorada

por Dirceu Portugal publicado 06/11/2024 17h47, última modificação 06/11/2024 17h47

O vereador Jadir Soares (Pepita) apresentou na última sessão ordinária, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo a instalação de um módulo odontológico, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Alvorada, localizado na Rua Manoel Silvério Pereira, no Jardim Alvorada.

Segundo o parlamentar, a unidade de Saúde não conta com a especialidade odontológica. “A Indicação com a sugestão é necessária por conta de a (UBS) não contar com este tipo de serviço e o bairro Jardim Alvorada tem uma grande demanda para a especialidade.  A instalação do módulo odontológico na (UBS), irá beneficiar os moradores que necessitam de atendimentos odontológicos”, comentou.

A Indicação foi encaminhada através de ofício ao Executivo.

 

Atual situação da Santa Casa e 200 dias de intervenção serão temas de audiência pública na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 07/11/2024 16h52, última modificação 07/11/2024 16h52

O interventor municipal da Santa Casa, Sérgio Henrique dos Santos, participa amanhã (sexta-feira 08), de uma audiência pública - na Câmara de Campo Mourão - para mostrar a ‘Atual situação da Santa Casa’ e prestar contas dos 200 dias de intervenção no hospital.

O debate terá início às 09 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, será transmitido pelo Youtube, Facebook e pela plataforma do edemocracia, através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/81

A vereadora, Procuradora da Mulher no Legislativo e autora do Requerimento solicitando a realização da audiência pública para discutir a Santa Casa, Naiany Hruschka Salvadori, lembrou que a atual situação do hospital é um assunto que preocupa a sociedade de Campo Mourão, e que se mostra necessário a devida transparência e o detalhamento dos desafios e progressos alcançados no período.

“O debate irá proporcionar um diálogo entre os gestores da Santa Casa, representantes do poder público, profissionais da saúde, usuários do serviço e demais interessando, buscando dar uma noção ampla da atual situação do Hospital, com foco na prestação de contas dos 200 dias de intervenção, através de relatórios detalhados sobre as ações realizadas durante o período, bem como os resultados alcançados até o momento”, comentou Naiany Hruschka Salvadori.

Ela lembrou ainda, que a audiência pública irá permitir que a população exerça seu direito à informação. “E também, participe ativamente do processo de fiscalização e acompanhamento das políticas públicas de saúde do município”.

No requerimento solicitando a audiência pública, a parlamentar pediu informações da Santa Casa sobre a situação financeira - relatório financeiro de todas as entradas e saídas de recursos -, situação de pagamentos aos credores e negociações efetivadas, relação de todos os médicos plantonistas e suas especialidades, relação da quantidade de funcionários efetivos de enfermagem e serviços gerais, relação de todas as especialidades tratadas, consultas, procedimentos e cirurgias realizadas no período dos 200 dias, relatório atualizado de estoques de medicamentos, insumos, materiais cirúrgicos e materiais de higiene.

 

Audiência pública irá debater 200 dias na Santa Casa de CM

por Dirceu Portugal publicado 08/11/2024 09h53, última modificação 08/11/2024 09h53

O interventor municipal da Santa Casa, Sérgio Henrique dos Santos, participa daqui uns minutos, às 09 horas, de uma audiência pública – no plenário da Câmara de Campo Mourão - para mostrar a ‘Atual situação da Santa Casa’ e prestar contas dos 200 dias de intervenção no hospital.

O debate terá início às 09 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, será transmitido pelo Youtube, Facebook e pela plataforma do edemocracia, através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/81.

Santa Casa tem superavit durante intervenção

por Dirceu Portugal publicado 08/11/2024 18h52, última modificação 08/11/2024 18h52

Por cerca de 2h30, o interventor da Santa Casa, Sérgio Henrique dos Santos, explanou sobre a atual situação da Santa Casa e prestou contas dos 200 dias de intervenção no hospital, durante a audiência pública na Câmara de Campo Mourão, conduzida pela vereadora, Procuradora da Mulher e autora do Requerimento que solicitou a audiência pública, Naiany Hruschka Salvadori. A vereadora Elvira Lima e o parlamentar Paulo Pilatte também participaram do evento.

Para um plenário lotado, Santos mostrou pontos positivos em números e ações como o aumento de atendimentos de pacientes e de faturamento - via SUS - em nove meses de intervenção no hospital.

“Houve aumento no atendimento na UTI Neo e Adulta, crescimento de faturamento SUS em 30%, saímos da condição de um déficit de mais R$ 1 milhão para um superávit de R$ 13,8 mil, isso demonstra que o hospital tem jeito e que enfrentava um problema de gestão”, comentou. “2024 será a virada de chave”, enfatizou o interventor.

Segundo ele, houve aumento também no número de consultas, cirurgias e exames. “O cenário ainda não é ideal, temos vários problemas internos, mas a equipe está comprometida para deixar o hospital em condições de atendimento merecida pela população”.

Santos lembrou ainda ter encontrado no hospital situações que chamaram a atenção. “Contas pagas que constavam como pendentes. Isso é um erro gritante de gestão. Constatamos meio milhão de reais que constavam como dívida, que na verdade já estava paga. E esses números podem ser ainda maiores, porque o levantamento não terminou”, disse.

Após a conclusão da explanação de Santos, a vereadora, Procuradora da Mulher e autora do Requerimento que solicitou a audiência pública, Naiany Hruschka Salvadori, comentou sobre a luta pela Santa Casa. “Desde o início do mandato lutamos junto com o município, entre diversas idas à Curitiba em busca de recursos e providências, pois sempre nos foi mostrado por gestões anteriores, o déficit que hospital tinha em relação a pagamentos, ou seja, o que entrava de recursos e o que tinha de ser pago, a conta não fechava. O que aconteceu no passado que fique por lá e não volte a acontecer”, disse.

Construção da Delegacia Cidadã terá início no próximo ano

por Dirceu Portugal publicado 13/11/2024 17h12, última modificação 13/11/2024 17h12

No início da semana, o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, anunciou durante uma reunião com a prefeita em exercício de Campo Mourão, Fátima Nunes, o lançamento nos próximos dias do edital de licitação para a construção da Delegacia Cidadã, em Campo Mourão.

A obra moderna tem orçamento de cerca de R$ 9,2 milhões e o processo de licitação será realizado no dia 13 de março de 2025. “Será um projeto inovador melhorando o atendimento mais humanizado”, comentou a prefeita em exercício.

A Delegacia Cidadã será construída no município em uma área de 5 mil metros quadrados doada pela prefeitura na Rua Ivo Trombini, no Jardim Albuquerque. A doação do terreno foi aprovada pela Câmara Municipal ainda em dezembro de 2021. Os mais de R$ 9 milhões são recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A delegacia contará com uma área construída de 1.362,69 metros quadrados. A estrutura trará melhorias no atendimento ao público, na prestação de serviços e também contribuirá para o desempenho das atividades de polícia judiciária.

A reivindicação da Delegacia Cidadã para a cidade é antiga e ganhou força em 2021 pelo vereador Escrivão Parma (PSD), reeleito para a nova gestão. Com aprovação da doação do terreno pelo município a obra pôde entrar no cronograma orçamentário do Governo do Paraná.

Parma comentou que a implantação da delegacia em Campo Mourão será uma vitória da sociedade. “A delegacia Cidadã é um conceito novo de delegacia, prevê psicólogo, sala para atendimento de mulher vítima de violência, criança vítima de abuso sexual, espaço para o advogado conversar com o cliente, o que não temos hoje na nossa delegacia atual, entre outros benefícios”, destacou o vereador.

O parlamentar lembrou ainda, que a Delegacia Cidadã tem por objetivo a humanização do atendimento prestado e a aproximação da população com a polícia, dinamizando a investigação dos delitos e acelerando a prestação dos serviços.

O terreno para instalação da delegacia foi escolhido pelo delegado chefe de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, que há 38 anos atua na Polícia Civil. O local é estratégico. A delegacia cidadã não prevê detenção, ou seja, a pessoa é autuada e encaminhada ao Depen (Departamento Penitenciário), onde funciona a atual delegacia. Lá os presos ficam em custódia, explicou Silva, ao tranquilizar a população do bairro já que no local não haverá presos.

A Delegacia Cidadã é um novo modelo de atendimento em delegacias no Paraná, com espaços específicos e reservados para separar vítimas de agressores e possibilidade de auxílio de assistentes sociais e psicólogos, quando necessário.

Ela reúne diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil. O projeto foi pensado para um novo fluxo de parlatórios (momento em que a vítima identifica o agressor) e terá salas para advogados e para a Polícia Militar. Outro espaço exclusivo é do Instituto de Identificação, responsável pela emissão do RG, o que vai agilizar ainda mais a confecção de documentos dos moradores. Todos os ambientes possuem climatizadores.

A diferença é o ambiente de trabalho dos policiais e a qualidade de atendimento para as pessoas. Também há um espaço de custódia imediata dos presos em celas com beliches, destinada a homens, mulheres, adolescentes e o seguro (crimes sexuais ou organizações criminosas rivais). Mas eles não poderão permanecer no local por tempo superior ao trâmite da audiência de custódia, ou seja, depois dessa etapa serão encaminhados para o sistema penitenciário ou responderão em liberdade.

 

 

Índice de transparência da Câmara de Campo Mourão tem salto gigante em 2024

por Dirceu Portugal publicado 19/11/2024 18h24, última modificação 19/11/2024 18h24

A Câmara municipal conquistou nesta semana - em conjunto com o Poder Executivo - uma Medalha de Ouro, em reconhecimento a qualidade e o alcance dos portais de transparência mantidos pela Casa Legislativa. Com isso o Índice de Transparência saltou de 69,03% em 2023 para 94,65% em 2024.   

A transparência do Poder Legislativo reflete no compromisso de aprimoramento com o engajamento da sociedade civil, confirmando a importância de um ambiente institucional onde o acesso à informação é amplo, confiável e sempre em conformidade com os mais elevados padrões de transparência pública.

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins acredita que a Medalha de Ouro conferida ao Poder Legislativo Mourãoense, é fruto do trabalho em equipe e da necessidade de mudanças para tornar mais fácil o acesso da população ao Portal de Transparência.

“Temos o objetivo de melhorar constantemente o acesso do cidadão aos canais de informações e comunicação”, lembrou Martins. “A transparência estimula a participação do cidadão na fiscalização e na melhoria da gestão pública”, disse.

 

 

Parma pede informações à Copel sobre as constantes quedas de energia em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 21/11/2024 18h27, última modificação 21/11/2024 18h27

O vereador Escrivão Parma apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um Requerimento solicitando da Companhia Paranaense de Energia (Copel), informações sobre a falta de energia em Campo Mourão.

De acordo com o parlamentar, há inúmeras reclamações sobre a constante falta de luz em toda a cidade. “Solicitei informações para esclarecimento público dos motivos para a falta de luz no centro e demais bairros de Campo Mourão”, comentou Parma.

No documento, o parlamentar faz vários questionamentos à Companhia. “Existe um relatório sobre as quedas constantes de energia no centro e demais bairros? Existem quedas de energia constantes em outros pontos da cidade? Quais são as medidas a Copel está adotando para evitar quedas de energia por sobrecarga na rede? Existe algum estudo ou investimento previsto para melhorar a rede de energia em Campo Mourão?”.

Segundo Parma, moradores do centro da cidade reclamaram das constantes quedas de energia nos últimos meses, mesmo em dias normais, sem chuva, situação que piora quando chove. “Diante do problema, eles procuraram a Copel, que informou ser uma sobrecarga da rede. Por conta das inúmeras reclamações, solicitamos informações sobre o ocorrido. Salienta-se, também, que as quedas ocorrem em outros bairros da cidade”, disse.

 

 

 

 

 

 

Vereadores participam da entrega da proposta de revisão do Plano Diretor de CM

por Dirceu Portugal publicado 22/11/2024 19h22, última modificação 22/11/2024 19h22

Os parlamentares Escrivão Parma, Tio Leco, Marcio Berbet, Toninho Machado, Elvira Schen e o presidente da Casa de Leis, Edilson Martins participaram na tarde desta sexta-feira (22), no plenário do Legislativo da entrega da proposta de revisão do plano diretor do município.

O documento foi entregue ao prefeito Tauillo Tezelli pelos engenheiros e técnicos Universidade Livre do Meio Ambiente - responsável pela assessoria técnica do projeto de mobilidade urbana de Campo Mourão.

A proposta será encaminhada ao Poder Legislativo para análise das Comissões Permanentes e na sequencia enviado ao plenário para discussão e votação.     

De acordo com os engenheiros e técnicos da Universidade Livre do Meio Ambiente, o Plano foi produzido em um ano e meio, “É uma proposta que atende os anseios da população para os próximos 10 anos. Foi um trabalho de desafios que ultrapassou o período de estudos por conta dos diversos interesses da população”, comentaram.    

O Plano Diretor é um documento técnico de planejamento, que contempla aspectos como transporte, habitação, saneamento básico, meio ambiente, cultura, lazer e turismo, entre outros, e define as áreas urbanas, rurais e de preservação ambiental do município.

O documento revisado considera os desafios atuais enfrentados pelo município e as perspectivas futuras, buscando soluções eficazes para promover uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, visando garantir o desenvolvimento da cidade de forma organizada, respeitando a diversidade e os direitos de todos os moradores.

Casa de Leis comemora seus 77 anos de instalação em CM

por Dirceu Portugal publicado 04/12/2024 12h24, última modificação 04/12/2024 12h24

Na próxima quinta-feira (05), a Câmara municipal de Campo Mourão completa seus 77 anos de instalação no município. Neste mesmo dia, às 12 horas, da década de 40, durante uma reunião em uma das Salas da Escola Pública da sede do município, hoje Boca Maldita, localizada na rua Central, onde atualmente é a Avenida Capitão Índio Bandeira, foi instalado o Poder Legislativo de Campo Mourão, na sessão solene presidida pelo juiz eleitoral da 38ª da Zona Eleitoral, Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior. A autoridade foi especialmente designada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) para a presidir a sessão.

O evento de instalação da Casa Legislativa de Campo Mourão, também contou com as presenças das autoridades, tenente Abílio Antunes Rodrigues, representante da Assembleia Legislativa do Paraná; José Antônio dos Santos, prefeito de Campo Mourão; Nicolau Schoen, prefeito de Pitanga, José Elias Kuster - representante da Câmara de Pitanga; Miguel Scharan, Juiz de Paz Distrital; Lázaro Mendes, delegado de polícia; Teófilo Wakiu, Administrador da Colônia Mourão; Muricy Marinho da Rocha; Coletor Estadual e Francisco Ferreira Albuquerque, Secretário "ad hoc", e o vereador Waldemar Roth, eleito na primeira eleição, ocorrida em 16 de novembro de 1947.

Após a Casa de Leis ter sido instalada, foram empossados os primeiros parlamentares eleitos; Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.

No mesmo dia, (05) de novembro de 1947, também foi eleita a primeira Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão tendo o parlamentar Devete de Paula Xavier, eleito presidente do Poder Legislativo. A primeira Legislatura, se estendeu de 1947 a 1951.

A Casa de Leis - que chegou a ter 17 vereadores - atualmente conta com 13 parlamentares; sendo o presidente Edilson Martins e os parlamentares Ibneias Teixeira (Bina), Olvino Custódio, Elvira Maria Schen Lima, Jadir Soares (Pepita), Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), Marcio Berbet, Amilton Gomes de Souza (Miltinho Cidade Nova), Naiany Hruschka Salvadori, Paulo Cesar Pilatte, Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco), Antônio Machado da Silva (Toninho Machado) e Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo).

Na segunda quinzena de outubro deste ano, o vereador Ibnéias Teixeira (Bina), se licenciou da Casa Legislativa para assumir o cargo de diretor geral da Fundação de Esportes. O parlamentar Sidnei de Souza Jardim, primeiro suplente do (Cidadania), na atual legislatura, assumiu a cadeira deixada por Bina.

Na próxima legislatura (2025/2028), Bina será o primeiro suplente do partido Cidadania.

Câmara de CM inaugura um espaço dedicado a homenagear mulheres na política

por Dirceu Portugal publicado 04/12/2024 21h49, última modificação 04/12/2024 21h49

Na próxima quinta-feira (05), às 19 horas, a Câmara de Campo Mourão, inaugura a Galeria Lilás, um espaço reservado para homenagear 13 mulheres parlamentares que fizeram história nas legislaturas da Casa de Leis. Durante o evento, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, também irá destacar a importância da Procuradoria da Mulher, criada em 2022.    

Em agosto de 2021 - durante a quinta pandemia mais letal do planeta - Covid-19 - a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, protocolou com a presidência do Legislativo na época, parlamentar Jadir Soares (Pepita), um projeto de Resolução, que propunha a criação da Procuradoria da Mulher, em Campo Mourão.

O documento foi analisado pelas Comissões Permanentes do Legislativo, votado, aprovado em plenário e no Dia Internacional da Mulher (08) de março de 2022, a parlamentar tomou posse da Procuradoria da Mulher com o propósito de promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher.

Na sua posse, Naiany Hruschka Salvadori, lembrou da responsabilidade frente a Procuradoria. “Tivemos muitos avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. A Procuradoria foi criada para garantir a participação ativa da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência, para fiscalizar os serviços prestados a cada cidadã mouraoense. Acima de tudo, para acolher e orientar mulheres que estiverem sofrendo discriminação ou violência”, comentou. 

A Procuradoria foi responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visassem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperações com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

Em mais de dois anos de trabalho, a Procuradoria da Mulher foi responsável pela articulação para criação Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), da reabertura da Casa Abrigo Fênix - Casa que abriga mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medida protetiva acompanhadas ou não dos filhos - de palestras envolvendo temas de extrema importância às mulheres como, saúde mental, assédio moral, violência doméstica, ações no Outubro Rosa entre outros.  

“O foco da Procuradoria foi de combater a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, frisou Naiany.

Vereadores de Campo Mourão são diplomados pela Justiça Eleitoral

por Dirceu Portugal publicado 14/12/2024 01h10, última modificação 14/12/2024 01h10

A Justiça eleitoral diplomou na última sexta-feira (13), os 13 vereadores eleitos para a gestão 2025/2028 no Poder Legislativo de Campo Mourão. O diploma da Justiça Eleitoral habilita os eleitos a assumirem o mandato eletivo, a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

Os vereadores eleitos Márcio Moraes, Jadir Soares Pepita, Edilson Martins, Tio Leco, Escrivão Parma, Elvira Schen, Sidnei Jardim, Professor Geraldo, Tião do Karatê, Hélio HG, Márcio Berbet, Eliane do Café e Subtenente Macedo, receberam os diplomas dos juízes eleitorais Fabricio Voltaré e Paulo Eduardo Pequito.

A posse dos novos parlamentares acontece no dia 1º de janeiro, às 9 horas, no Teatro Municipal. Após a posse, a Câmara elege a mesa diretora e na sequência dá posse ao prefeito e à vice-prefeita.

Câmara homenageia com moção policial civil da 16ª Subdivisão de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/12/2024 18h03, última modificação 16/12/2024 18h03

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram nesta segunda-feira (16), após o término da sessão ordinária do Legislativo, uma Moção de Congratulações, ao agente de polícia judiciária, chefe do cartório da 16ª Subdivisão Policial, Éder Luiz Pereira de Andrade, pelos excelentes serviços prestados na área de segurança pública à comunidade mourãoense.

O autor da Moção, vereador Escrivão Parma, lembrou durante a entrega da honraria que a homenagem é um reconhecimento pelos serviços prestados pelo profissional da segurança pública. “É um profissional exemplar que dedicou sua vida ao serviço público e à promoção da segurança e bem-estar da comunidade de Campo Mourão. Sua trajetória profissional e seus feitos destacam-se como um exemplo de comprometimento, dedicação e excelência, merecendo, portanto, este reconhecimento especial”, disse Parma.

O parlamentar comentou ainda, a contribuição do homenageado para a Segurança Pública. “Como chefe de cartório da 16ª Subdivisão Policial, Éder desempenhou um papel fundamental na promoção da segurança pública. Sua liderança e habilidades gerenciais foram essenciais para o sucesso de inúmeras investigações criminais, tendo resultados relevantes para a segurança da comunidade. Éder demonstrou uma capacidade notável de inovação e eficiência em sua gestão. Seus projetos, como o Programa de Incineração de Drogas e a Metodologia de Investigação em Casos de Desaparecimento de Pessoas, não apenas melhoraram os procedimentos operacionais da Polícia Civil, mas também tiveram um impacto significativo na resolução de casos e na segurança da comunidade”, lembrou o vereador Escrivão Parma.

Câmara Campo Mourão aprova orçamento de R$ 784,8 milhões para 2025

por Dirceu Portugal publicado 18/12/2024 15h07, última modificação 18/12/2024 15h07

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Mourão aprovaram, na última terça-feira (17), em segundo turno de discussão e votação, o texto do projeto da Lei que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2025.

Trata-se da previsão orçamentaria de R$ 784,8 milhões em recursos públicos a serem administrados pela próxima gestão do Executivo, que terá Douglas Fabricio à frente da Prefeitura de Campo Mourão.

O texto aprovado pelos parlamentares contém também as previsões orçamentarias das secretarias de Saúde (R$ 241.6 milhões), Educação (R$ 153.2 milhões), Previscam (R$ 126.6 milhões), Infraestrutura e Mobilidade Urbana (R$ 77.825.426,74), Administração (R$ 35.2 milhões), Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (R$ 34.1 milhões), Finanças e Orçamento R$ (26.6 milhões), Assistência Social (R$ 20.6 milhões), Câmara de Vereadores (R$ 18 milhões),  Inovação e Desenvolvimento Econômico (R$ 5.4 milhões) entre outras.

Câmara de CM dará posse aos vereadores, prefeito e vice no dia 1° de janeiro de 2025

por Dirceu Portugal publicado 26/12/2024 09h26, última modificação 26/12/2024 09h26

Os 13 vereadores de Campo Mourão, eleitos nas eleições de 06 de outubro para o mandato de 2025/2028, diplomados no último dia (13) de dezembro, tomam posse na manhã da quarta-feira (01), às 09 horas. A solenidade da sessão preparatória de instalação da 19ª Legislatura - presidida pelo vereador mais votado - Márcio Moraes - será realizada no Teatro municipal de Campo Mourão.

Após a posse dos eleitos, a Câmara fará a eleição da Mesa Executiva para a escolha dos vereadores que irão comandar o Legislativo no biênio 2025-2026.

A Mesa Executiva tem cinco cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. A votação será secreta e os vereadores irão escolher inicialmente o 2º secretário. A última votação será para a escolha do novo presidente da Câmara. O mandato da Mesa é de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

Após a posse dos vereadores e da nova Mesa Executiva do Legislativo, a Câmara fará um intervalo e na sequência, dará posse ao prefeito Douglas Fabrício e a vice-prefeita, Fátima Nunes. Toda a cerimônia será transmitida pelo Youtube e Facebook.

Eventos serão transmitidos ao vivo

Os eventos; posse dos vereadores e a posse do prefeito e da vice-prefeita serão transmitidos ao vivo através das redes sociais da Câmara, Youtube e Facebook.

Eleição da Mesa

Após a posse dos vereadores, a sessão será suspensa para os preparativos da eleição da Mesa Executiva. A eleição se dará para todos os cargos da mesa, em votação nominal e exigindo maioria absoluta dos votos.

Credenciamento da imprensa

A Câmara elaborou um formulário e está realizando, até o próximo dia 27, através do link https://forms.gle/XjcjixfTFVjZT1VQ6, o cadastramento prévio da imprensa para a cobertura dos eventos.

Jadir Soares ‘Pepita’ é eleito novo presidente da Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 01/01/2025 15h55, última modificação 01/01/2025 16h17

O vereador Jadir Soares ‘Pepita’ foi eleito na manhã desta quarta-feira (1º), como novo presidente da Câmara Municipal de Campo Mourão para comandar a Casa de Leis no biênio 2025 e 2026.

Após a cerimônia oficial de posse para o mandato de 2025 a 2028, os 13 vereadores eleitos em outubro de 2024 participaram da votação para escolha dos integrantes da Mesa Diretora do Poder Legislativo, que ficou formada tendo como presidente: Jadir Soares ‘Pepita’, 1º vice-presidente Professor Geraldo, 2º vice-presidente Elvira Maria Schen Lima, 1º secretário Tião do Karatê e 2º secretário, vereador Hélio HG.       

‘Pepita’ foi candidato único e recebeu 10 votos. Ele prometeu fazer uma gestão voltada ao bem comum e de parceria com o Executivo. O novo presidente fez uma avaliação positiva da nova Mesa Diretora ao afirmar que todos os eleitos são competentes, compromissados e farão um ótimo trabalho em sintonia para o bem de todos os mourãoenses.  

“Quando colocamos o nome a disposição para servir a população de Campo Mourão temos de nos unir para que o município prospere ainda mais. Gratidão a Deus pela oportunidade, obrigado aos vereadores eleitos pela parceria. Acredito que essa nova legislatura será de parceria, prosperidade e união em prol dos moradores de nossa cidade”, disse ‘Pepita’, ao ser eleito novo presidente do Poder Legislativo.

Em seu primeiro ato como presidente da Casa Legislativa, ‘Pepita’ convocou uma sessão extraordinária a ser realizada na próxima segunda-feira (06), às 09 horas, para escolha e formação da Comissão Representativa do Legislativo que irá atuar no período de recesso parlamentar. As primeiras sessões ordinárias estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.       

Jadir Soares ‘Pepita’, nasceu em 06 de outubro de 1978 no município de Cascavel, vindo a morar com sua família em Campo Mourão em 1979. Filho de José Leonardo Soares e Iolinda Martins Soares, ‘Pepita’ é casado com Janete de Sousa, com quem uma filha, seu bem mais precioso, Eloisa de Sousa Soares. O novo presidente da Casa de Leis possui ensino médio completo e atualmente cursa graduação em Gestão Pública. Conhecido popularmente por ‘Pepita’, o vereador também desempenha diversas atividades relacionadas a Agricultura e ocupações ligadas ao meio rural.

Nas eleições municipais de 2012 concorreu para vereador pelo partido DEM recebendo 633 votos. Nas eleições de 2016 foi candidato a vereador pelo Partido (PPS), atualmente CIDADANIA (PR), teve um total de 989 votos sendo eleito para compor 17º Legislatura (2017-2020). Nessa Legislatura compôs a Mesa Diretora da Casa como 1° Secretário (2017-2018) e 1° Vice-Presidente (2019-2020). Também foi Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública (2017-2018), e Presidente Comissão Permanente de Méritos Temáticos (2019-2020).

Em 2020, colocou mais uma vez seu nome à disposição para concorrer às eleições pelo partido CIDADANIA (PR), sendo eleito com 1.002 votos para 18° Legislatura, quando também foi eleito para presidir a Mesa Diretora no biênio (2021-2022). Nos dois últimos anos do mandato, Pepita exerceu a presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.

Nas eleições de outubro de 2024, Pepita foi eleito com 1.688 votos.

Vereadores eleitos em outubro de 2024 tomam posse na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 02/01/2025 12h19, última modificação 02/01/2025 12h19

Os 13 vereadores eleitos nas últimas eleições de 2024, tomaram posse na Câmara de Campo Mourão, em uma cerimônia na manhã da quarta-feira (01), no Teatro Municipal, na presença de autoridades e familiares.

A sessão foi conduzida pelo vereador mais votado, Márcio Moraes (PSD), que deu posse aos parlamentares Professor Geraldo (MDB), Tião do Karatê (PP), Hélio HG (Republicanos), Eliane do Café (PL), Sidnei Jardim (CDN), Jadir Soares Pepita (CDN), Edilson Martins (CDN), Tio Leco (PP), Escrivão Parma (PSD), Elvira Schen (CDN), Márcio Berbet (PSD) e Subtenente Macedo (PRD).

Após a posse, os vereadores elegeram os cinco parlamentares que irão compor a Mesa Diretora no biênio 2025 e 2026. Jadir Soares ‘Pepita’ foi eleito presidente, Professor Geraldo 1º vice-presidente, Elvira Maria Schen Lima 2º vice-presidente, Tião do Karatê 1º secretário e o vereador Hélio HG, 2º secretário. 

Definida a nova Mesa Diretora, o presidente da Casa de Leis, Jadir Soares ‘Pepita’ e os parlamentares eleitos para o mandato 2025 a 2028, deram posse ao prefeito Douglas Fabrício e à vice-prefeita Fátima Nunes. Em seu discurso, Fabrício reafirmou um dos seus compromissos de campanha a de construir uma administração municipal onde as crianças e os idosos terão atenção especial.

“A criança e o idoso representarão a contemplação de toda uma sociedade justa e humana. Todos os nossos projetos, todos os nossos programas, todas as nossas obras físicas e todas as nossas prestações dos serviços públicos estarão essencialmente voltados para as crianças, todas elas, e para os idosos, todos eles”, disse.

Câmara de CM realiza primeira sessão extraordinária de 2025 para formação da Comissão Representativa

por Dirceu Portugal publicado 06/01/2025 00h14, última modificação 06/01/2025 00h14

Em seu primeiro ato como presidente da Casa Legislativa, o vereador Jadir Saores ‘Pepita’, convocou uma sessão extraordinária a ser realizada amanhã - segunda-feira (06) - às 09 horas, para escolha e formação da Comissão Representativa do Legislativo, que irá atuar no período de recesso parlamentar. A sessão será transmitida pelo Youtube através do link https://www.youtube.com/live/pnhUl6ctTVQ.

A Comissão Representativa cuja composição reproduz a proporcionalidade da representação partidária, eleita pelo plenário, atua durante o recesso parlamentar com atribuições definidas no Regimento Interno, como, o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, com a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que o prefeito se ausente do município por mais de 15 dias e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento.

As primeiras sessões ordinárias estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.    

 

Oito vereadores irão atuar na Comissão Representativa da Câmara durante o recesso parlamentar

por Dirceu Portugal publicado 06/01/2025 13h01, última modificação 06/01/2025 13h01

Os vereadores da Câmara municipal de Campo Mourão definiram na manhã desta segunda-feira (06), durante uma sessão extraordinária, os membros da Comissão Representativa (CR) que irá atuar durante o recesso parlamentar, que termina no dia 1º de fevereiro. As primeiras sessões ordinárias estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.    

A Comissão Representativa cuja composição reproduz a proporcionalidade da representação partidária, eleita pelo plenário, atuará durante o recesso parlamentar com atribuições definidas no Regimento Interno, como, zelar pelas prerrogativas do Poder Legislativo, convocar extraordinariamente a Câmara, autorizar o prefeito a se ausentar do município e conceder a ele licença, apreciar as Indicações, Moções e Requerimentos desde que não contenham pedidos de informações.    

A Comissão Representativa, que terá na presidência, o próprio presidente do Poder Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), também irá contar com a participação dos parlamentares definidos pelos partidos políticos da Casa Legislativa, Márcio Moraes (PSD), Sidnei Jardim (Cidadania), Tião do Karatê (PP), Hélio HG (Republicanos), Eliane do Café (PL), Subtenente Macedo (PRD) e Professor Geraldo (MDB).

 

Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão é composta por cinco vereadores

por Dirceu Portugal publicado 07/01/2025 12h09, última modificação 07/01/2025 12h09

No biênio 2025/2026, a Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão será administrada pelos vereadores Jadir Soares ‘Pepita’ presidente; 1º vice-presidente Professor Geraldo, 2º vice-presidente Elvira Maria Schen Lima, 1º secretário Tião do Karatê e 2º secretário, vereador Hélio HG. Os cinco parlamentares integrantes da Mesa Executiva foram eleitos no dia 1º, durante a posse dos eleitos nas últimas eleições de outubro de 2024.       

A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Câmara Municipal nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por cinco vereadores, que são eleitos para mandatos de dois anos, sendo proibida a reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura. A Mesa é composta pelo presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, além de primeiro e segundo secretários.

As funções da Mesa Diretora além de garantir a regularidade dos trabalhos legislativos, propor ação direta de inconstitucionalidade de Lei ou ato normativo municipal; também tem a função de promulgar emendas à Lei Orgânica, dar parecer sobre elaboração do Regimento Interno da Câmara e sobre suas modificações e adotar medidas adequadas para promover e valorizar o Poder Legislativo, resguardando seu conceito perante a comunidade.  

 

Trabalhos das Comissões Permanentes da Câmara retornam após recesso parlamentar

por Dirceu Portugal publicado 08/01/2025 18h10, última modificação 09/01/2025 11h38

No retorno das sessões ordinárias, em fevereiro, o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares ‘Pepita’, se reúne com os membros da Mesa Executiva e com Colégio de Líderes do Legislativo, para definir os parlamentares que irão compor as quatro Comissões Permanentes da Casa de Leis. Os indicados terão mandato de dois anos.

As Comissões Permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento, Méritos Temáticos e Saúde, Educação e Segurança Pública são responsáveis por realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, convocar secretários ou assessores de órgãos da administração para prestar informações aos parlamentares membros das Comissões, além de encaminhar, através da Mesa, pedidos escritos de informações ao Poder Executivo e exercer o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do município e das entidades da administração direta e indireta.

Em resumo, as Comissões Permanentes desempenham um papel central no Poder Legislativo. Elas aprofundam os estudos de temas específicos, recolhem o maior número de informações possíveis, promovem um debate democrático com a comunidade por meio de audiências públicas, fiscalizam o Poder Executivo e contribuem com a qualidade das Leis produzidas.

Conheça as Comissões Permanentes da Câmara de CM para a próxima Legislatura

por Dirceu Portugal publicado 13/01/2025 16h48, última modificação 13/01/2025 16h48

A Câmara municipal de Campo Mourão possui quatro Comissões Permanentes com papeis centrais no Legislativo; a Comissão Permanente de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento, Méritos Temáticos e Saúde, Educação e Segurança Pública.  

Elas são responsáveis por fazer todo o estudo que envolve a temática apresentada. Cada uma delas com três vereadores - indicados pelos Colégios de Líderes - estudam cada proposição apresentada, recolhem o maior número de informações possível, debatem com a comunidade por meio de audiências públicas e após todos esses levantamentos, apresentam ao Plenário.

A Comissão de Legislação e Redação tem a competência de se manifestar sobre os aspectos constitucionais, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de proposições sujeitas à apreciação da Câmara ou de suas Comissões, para efeito de admissibilidade e tramitação.    

Já a Comissão de Finanças e Orçamento cabe opinar sobre matérias referentes a instituição e a arrecadação de tributos da competência do município, planejamento municipal, plano plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, questões financeiras entre outros assuntos.  

A Comissão de Méritos Temáticos examina e emite pareceres sobre proposições que abordem a política de desenvolvimento econômico e social do município. Já a Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública é responsável pela manifestação em questões de proposições relacionadas a saúde pública, assistência social, higiene, assistência sanitária e alimentos, nutrição, praticas esportivas e lazer, além de temas envolvendo educação, fiscalização, acompanhamento de programas e políticas governamentais e de segurança pública, entre outros temas.    

Em resumo, as Comissões Permanentes desempenham um papel central no Poder Legislativo. Elas aprofundam os estudos de temas específicos, recolhem o maior número de informações possíveis, promovem um debate democrático com a comunidade por meio de audiências públicas, fiscalizam o Poder Executivo e contribuem com a qualidade das Leis produzidas.

 

NOTA DE FALECIMENTO

por Dirceu Portugal publicado 16/01/2025 15h40, última modificação 16/01/2025 16h30

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares ‘Pepita’, decretou nesta quinta-feira (16), luto oficial de três dias no Poder Legislativo, pela morte do ex-vereador Walter Zamoro. Ele tinha 77 anos e faleceu na manhã desta quinta-feira (16). O velório será a partir das 17h30 na Capela do Prever e o sepultamento acontece na sexta-feira (17), às 10 horas, no Cemitério municipal São Judas Tadeu. Zamoro deixa esposa, quatro filhos e três netos.  

O presidente do Legislativo, Jadir Soares ´Pepita, lamentou a perda do colega e ex-parlamentar Zamoro e manifestou condolências à família enlutada. Walter Zamoro foi eleito em 2000 pelo antigo (PPS), atualmente Cidadania, com 563 votos, assumindo a cadeira na Câmara de Campo Mourão para a gestão 2001 a 2004.   


Parlamentares participam das comemorações dos 70 anos da Santa Casa de CM

por Dirceu Portugal publicado 17/01/2025 11h10, última modificação 17/01/2025 11h10

O 1º vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, professor Geraldo e os parlamentares Tião do Karatê (1º secretário), Hélio HG (2º secretário), Sidnei Jardim, Marcio Berbet, Eliane do Café, e subtenente Macedo, participaram das comemorações dos 70 anos do Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

O complexo hospitalar está sob intervenção do governo do estado desde fevereiro de 2024, sendo administrado por uma nova equipe.

“Saúde é primordial. O investimento na Saúde deve ser feito de forma consistente e eficiente, dessa forma parabenizo todos os envolvidos na Saúde e principalmente, pelo trabalho realizado na Santa Casa”, comentou o 1º vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, professor Geraldo.   

O prefeito Douglas Fabrício mencionou que a Santa Casa é um instrumento de salvar vidas não só da cidade de Campo Morão, mas também da região e também do Estado do Paraná. “É uma história linda de 70 anos, sempre vencendo barreiras, dificuldades, mas também salvando vidas. E sempre estamos muito comprometidos em fazer com que o Hospital cada vez mais se fortaleça no bom atendimento da população, humanizando, fazendo com que todos sejam respeitados”, disse.

Tião do Karatê é designado a exercer a Ouvidoria da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 21/01/2025 12h08, última modificação 21/01/2025 12h08

O parlamentar Tião do Karatê (PP), primeiro secretário da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, foi designado - na última sexta-feira (17) - a exercer a função da Ouvidoria da Casa de Leis, órgão de diálogo entre o Poder Legislativo, o cidadão e a sociedade mourãoense.

De acordo com a Lei da criação da Ouvidoria, a função da Ouvidoria deve ser exercida preferencialmente pelo 1º secretário a cada nova legislatura.   

Além da interlocução, a Ouvidoria da Casa de Leis será um canal aberto para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e outras manifestações relacionadas ao funcionamento do Legislativo. 

 

Vereadores participam de visitas com secretário estadual de Infraestrutura do Paraná

por Dirceu Portugal publicado 23/01/2025 17h15, última modificação 23/01/2025 17h15

A 2º vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Elvira Maria Schen Lima, o 2º secretário, Hélio HG e os vereadores Escrivão Parma, Marcio Berbet, Sidnei Jardim e Eliane do Café participaram nesta quinta-feira (23), da recepção ao secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e de visitas ao aeroporto municipal Coronel Geraldo Guia de Aquino e na Avenida das Torres, na região do Jardim Albuquerque, onde a prefeitura deve prolongar a via até a região do Parque do Lago.

O secretário, o prefeito Douglas Fabrício e os vereadores também estiveram na Avenida Presidente John Kennedy, na saída para Goioerê, onde já se estuda uma revitalização, através de uma parceria com o governo estadual. Vale ressaltar que a via é federal e que depende da sua municipalização para que as melhorias sejam realizadas.

Sandro Alex lembrou a importância da parceria do Governo do Estado com Campo Mourão e Região. “É uma região altamente produtiva e o atendimento as demandas será importante para um desenvolvimento cada vez maior de Campo Mourão e Região. Estamos levando as demandas ao governo do Estado”, disse.

“São obras que beneficiaram a cidade.  O secretário visitou a obra de recape da pista do aeroporto e vai levando as demandas, pois a união de esforços é importante para a aceleração de crescimento cada vez maior da nossa cidade”, completou o prefeito.

Bancadas da Câmara de CM definem novas lideranças

por Dirceu Portugal publicado 24/01/2025 17h42, última modificação 24/01/2025 17h42

A partir da próxima semana, os vereadores eleitos nas últimas eleições de 2024, assumem as lideranças dos seis partidos políticos com representação no Poder Legislativo de Campo Mourão.

A Bancada do Partido Social Democrático (PSD), com três parlamentares, Escrivão Parma, Márcio Moraes e Marcio Berbet, indicou o vereador Parma para atuar como liderança do partido na Casa Legislativa.

O Cidadania - com o maior número de cadeiras na Câmara - tendo como membros, Edilson Martins, Sidnei Jardim, Jadir Soares ´Pepita´ e Evira Schen Lima, elegeu Martins para atuar como liderança de bancada.   

A Bancada do Progressista (PP), com dois membros, Tião do Karatê e Tio Leco, indicou Tião do Karatê na liderança e a bancada do Partido Liberal (PL), com uma representação, indicou a vereadora Eliane do Café.

A liderança do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ficou com o vereador, Professor Geraldo, do Partido Renovação Democrática (PRD) com o parlamentar, Subtenente Macedo e a Bancada do Republicanos, com o vereador Hélio HG.    

Cabe ao líder a indicação de membros de sua representação para integrar as Comissões Permanentes da Casa de Leis e atuar junto aos demais parlamentares nas questões legislativas.

Vereadores de CM definem novos membros das Comissões Permanentes para os próximos dois anos

por Dirceu Portugal publicado 31/01/2025 16h44, última modificação 31/01/2025 16h44

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão definiram na manhã desta sexta-feira (31), os novos presidentes e membros das Comissões Permanentes do Legislativo para os próximos dois anos. Os trabalhos das Comissões Permanentes iniciam após o retorno das sessões ordinária, no início de fevereiro.

Os membros das Comissões estudam cada proposição apresentada, recolhem o maior número de informações possível, debatem e após todo o curso da dinâmica legislativa, apresentam a proposição em plenário para votação.

As Comissões ficaram compostas da seguinte forma; Legislação e Redação: Escrivão Parma (Presidente), Edilson Vedovatti Martins e Marcio Berbert. Comissão de Finanças e Orçamento: Sidnei Jardim (Presidente), Hélio HG e Tião do Karatê. Méritos Temáticos: Elvira Schen (Presidente), Tio Leco e Eliane do Café e a Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública: Professor Geraldo (Presidente), Marcio Moraes e Subtenente Macedo. 

Câmara de CM realiza duas sessões extraordinárias para votar cinco projetos de Lei na próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 31/01/2025 18h10, última modificação 03/02/2025 09h43

A Casa Legislativa de Campo Mourão realiza na próxima segunda e terça-feira, (03 e 04 respectivamente), sessões extraordinárias para debater e aprovar - em primeiro e segundo turno de discussão e votação cinco projetos de Lei, sendo quatro de autoria do Poder Executivo e um de autoria da Mesa Executiva do Poder Legislativo. Também será votado um projeto de Resolução da Casa de Leis. 

As duas sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Hoje (03), o debate em plenário poderá ser visto através do link https://www.youtube.com/live/xPi3BefZBhE. Na terça (04), pelo link https://www.youtube.com/live/_KRS5DpAhbE.  

Os projetos de Leis e o projeto de Resolução foram amplamente discutidos e receberam pareceres favoráveis das Comissões Permanentes do Legislativo.

 

 

Câmara aprova em primeiro turno seis projetos da pauta Legislativa

por Dirceu Portugal publicado 03/02/2025 17h55, última modificação 03/02/2025 18h00

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram nesta segunda-feira (03), na primeira sessão extraordinária do ano, todos os projetos que constavam na pauta legislativa. Ao todo cinco projetos de Lei, sendo quatro de autoria do Poder Executivo e um de autoria da Mesa Executiva do Poder Legislativo. A Câmara também aprovou um projeto de Resolução do Legislativo.

O primeiro projeto a ser aprovado pelos parlamentares, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do município de R$ 19.014.623,12 milhões. O recurso tem por objetivo o remanejamento de recursos anteriormente previstos para a execução da concessão de serviço de limpeza pública, uma vez que a licitação está suspensa, por conta de liminar do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR).  “É verba já prevista, não podemos deixar o município parar com os serviços”, comentou o vereador Escrivão Parma.

Marcio Berbet lembrou que a suspensão pelo Tribunal de Contas não seria por falha ou omissão do poder público. “E sim por conta da concorrência pública entre as empresas que entenderam que algumas das exigências não poderiam ser executadas”, disse.     

Os parlamentares também aprovaram em plenário, o projeto de Lei 06/2025, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do município de R$ 928.128,69 mil para a revitalização do ginásio de esportes Valternei de Oliveira no Lar Paraná e a execução de obras de pavimentação no Parque Industrial.

Aprovado em plenário, o projeto de Lei 211/2024, autoriza o Poder Executivo a doar um terreno para Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), para a instalação de um reservatório de abastecimento de água potável em Campo Mourão. “Com isso vamos minimizar o problema da falta de água nas residências dos bairros Jardim Cidade Nova, Cidade Alta e Milton de Paula Walter, que frequentemente enfrentam problemas com a falta de água. A iniciativa vai garantir um reforço na distribuição de água que irá atender a demanda pelo crescimento da cidade”, lembrou Berbet.

Ao final da sessão extraordinária, a Câmara aprovou o projeto de Lei 09/2025 que dispõe sobre o plano de carreira e organiza a estrutura administrativa dos servidores do Poder Legislativo de Campo Mourão. O projeto foi aprovado com oito votos favoráveis, um contrário e prevê a criação da assessoria de gabinete da presidência e Mesa Executiva, da assessoria da Procuradoria da Mulher, da assessoria de Mídias Sociais e Comunicação, além da equiparação salarial dos assessores parlamentares.

“Quando o Regimento Interno foi criado a população de Campo Mourão era de 50 mil habitantes. Atualmente temos cerca de 105 mil. Poderíamos ter 17 vereadores, mas mantivemos 13. Como a cidade cresceu a nossa demanda também, precisamos atualizar a estrutura da Casa de Leis”, comentou Marcio Berbet.   

Já o vereador Escrivão Parma lembrou da importância da comunicação no Poder Legislativo. “O município gasta com a sua mídia. Nós queremos mostrar todo o nosso trabalho para que ele também seja reconhecido”, enfatizou.

Ao final da votação, o presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), lembrou que a aprovação do projeto corrige desigualdades. “Essa votação irá corrigir desigualdades dentro dos gabinetes e também irá igualar direitos dos servidores do Legislativo”, lembrou Pepita.

Em segundo turno Câmara aprova projetos de Lei e de Resolução

por Dirceu Portugal publicado 04/02/2025 16h33, última modificação 04/02/2025 16h33

Parlamentares mourãoenses aprovaram em sessão extraordinária na manhã desta terça-feira (4), em segundo turno de discussão e votação, cinco projetos de Lei e um projeto de Resolução, contidos na pauta Legislativa.    

“Ontem, segunda-feira (3), todos os projetos foram amplamente discutidos e aprovados em primeiro turno”, lembrou o presidente da Câmara, Jadir Soares ‘Pepita’, na abertura dos trabalhos da Casa de Leis. Foram aprovados os projetos 04/2025, 05/2025, 06/2025, 211/2024, 09/2025 e o projeto de Resolução 02/2025.  

O projeto 04/2025 autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento do município de R$ 19.014.623,12 milhões. O recurso será utilizado na execução da concessão de serviço de limpeza pública. “É verba já prevista, não podemos deixar o município parar com os serviços”, comentou o vereador Escrivão Parma.

O projeto de Lei 05/2025, também autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial de R$ 50 mil que será utilizado na execução da concessão de serviço de limpeza pública.

O projeto de Lei 06/2025, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional suplementar no orçamento de R$ 928.128,69 mil para a revitalização do ginásio de esportes Valternei de Oliveira no Lar Paraná e da execução de obras de pavimentação no Parque Industrial.

O projeto de Lei 211/2024, autoriza a doação de um terreno para Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), para a instalação de um reservatório de abastecimento de água potável em Campo Mourão. “A instalação irá minimizar a falta de água nos bairros Jardim Cidade Nova, Cidade Alta e Milton de Paula Walter. A iniciativa vai garantir um reforço na distribuição de água que irá atender a demanda pelo crescimento da cidade”, lembrou o vereador Marcio Berbet.

Os vereadores também aprovaram em segundo turno o projeto de Lei 09/2025, que dispõe sobre o plano de carreira e organiza a estrutura administrativa dos servidores do Poder Legislativo de Campo Mourão. Pelo projeto serão criados os cargos da assessoria de gabinete da presidência e Mesa Executiva, do cargo da assessoria da Procuradoria da Mulher, da assessoria de Mídias Sociais e Comunicação, além da equiparação salarial dos assessores parlamentares.

“Quando o Regimento Interno foi criado a população de Campo Mourão era de 50 mil habitantes. Atualmente temos cerca de 105 mil. Poderíamos ter 17 vereadores, mas mantivemos 13. Como a cidade cresceu a nossa demanda também, precisamos atualizar a estrutura da Casa de Leis”, comentou Marcio Berbet durante a votação em primeiro turno, na segunda-feira (3).   

O vereador Escrivão Parma acredita na importância da comunicação no Poder Legislativo. “Nós queremos mostrar todo o nosso trabalho para que ele também seja reconhecido”, enfatizou.

O presidente da Casa de Leis, Jadir Soares (Pepita), lembrou que a aprovação do projeto corrige desigualdades. “Essa votação irá corrigir desigualdades dentro dos gabinetes e também irá igualar direitos dos servidores do Legislativo”, comentou.

Ao final da sessão extraordinária, a Câmara aprovou o projeto de Resolução 02/2025, de autoria da Mesa Executiva que aprova o Regimento Interno do Legislativo.

Com exceção do projeto de Resolução, os demais projetos serão encaminhados ao Poder Executivo para sanção ou veto do prefeito Douglas Fabrício.  

 

Saúde e Fazenda apresentam dados à CFO da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/02/2025 17h55, última modificação 11/02/2025 10h45

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam nos dias (27 e 28, quinta e sexta-feira respectivamente), audiências públicas para prestação de contas da secretaria municipal de Saúde e da Fazenda. A (CFO) é composta pelo presidente Sidnei Jardim e pelos vereadores membros, Hélio HG e Tião do Karatê.

Ambas as secretarias apresentam seus relatórios referentes ao 3º quadrimestre de 2024, sendo as prestações de contas, uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, no plenário do Legislativo. Na quinta-feira (27), a secretaria municipal de Saúde faz sua exposição com dados de um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas, a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, rede contratada e conveniada. Os números serão apresentados pela secretária municipal de Saúde, Camila Kravicz Corchak.

Na sexta-feira (28), o secretário de Fazenda, Aldecir Roberto da Silva, apresenta um relatório com os dados das receitas e despesas do município referentes ao 3º quadrimestre de 2024.

Câmara faz investimentos em serviços para aperfeiçoar o atendimento à população de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 11/02/2025 11h55, última modificação 12/02/2025 18h01

A busca incansável pela excelência no serviço público, aprimorando o atendimento à população de Campo Mourão, levou o Poder Legislativo a contratar duas empresas especializadas em Gestão Pública.

Uma especializada em licitações públicas, com o papel de revisão técnica das normativas vigentes, identificando eventuais inconsistências e propondo melhorias nos processos licitatórios, alinhando as práticas ao conjunto de Leis, e a outra, especializada em Gerenciamento de Processos, com a função de realizar um levantamento dos processos desenvolvidos pelos diversos setores do Legislativo - com mapeamento, revisão, padronização e implementação de uma estrutura organizada.

A ideia é dar celeridade nas operações - interligando de maneira inteligente os elementos do processo como (entradas, saídas, tempo, espaço, ordenação, propósitos e valores), reduzindo drasticamente a morosidade que afeta o desempenho das atividades no Legislativo e permitindo a prestação de um serviço de qualidade a população, inclusive, com maior transparência. A consultoria da VEXOR Consultoria Empresarial será realizada em um período de 10 meses, com um investimento de R$ 95 mil.

No caso da empresa, a R.Buch Consultoria e Desenvolvimento Atuarial e Tributário Ltda, o propósito é municiar servidores diretamente envolvidos nos processos licitatórios, promovendo segurança jurídica e operacional. Essa iniciativa busca fortalecer a gestão dos processos de contratação pública, assegurando a eficiência administrativa e a transparência nas aquisições realizadas pela Câmara municipal de Campo Mourão.

O processo para contratação da consultoria teve início em abril de 2024 e finalizado em janeiro deste ano com a contratação da empresa R. Buch Consultoria e Desenvolvimento Atuarial e Tributário Ltda. O investimento - por parte do Legislativo – será de R$ 57,2 mil. Os trabalhos de consultoria serão realizados durante sete meses.

Para contratar as duas empresas foram verificados os serviços prestados em outros órgãos públicos com a comprovação de notório conhecimento sobre os serviços que serão realizados pelos profissionais para o Poder Legislativo.  

Câmara recebe proposta de rádio para transmissão das sessões gratuitamente

por Dirceu Portugal publicado 13/02/2025 22h40, última modificação 13/02/2025 22h40

O presidente do Poder Legislativo de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), recebeu no final da tarde da última quarta-feira (12), uma proposta da Rádio Arena FM 97.7, de transmitir ao vivo e de forma gratuita, as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes da Casa de Leis.

“Essa emissora tem buscado interagir com seus ouvintes mediantes informações de utilidade pública. Essas transmissões não terão qualquer custo ou despesas ao Poder Legislativo”, diz a proposta, assinada pelo diretor da emissora, Marcus Domingues.

O documento está sendo analisado pelo setor técnico e jurídico da Câmara. Após a análise e a aprovação do departamento jurídico será elaborado um contrato - de quatro anos - no qual a emissora assume o compromisso e a responsabilidade de transmitir as sessões na Rádio Arena FM 97.7 e no streaming da emissora, de forma gratuita.

“O Poder Legislativo agradece a proposta da Rádio Arena FM 97.7. Estamos de portas abertas caso outras emissoras de rádios ou canais de televisão tenham interesses de transmitir o nosso trabalho legislativo de forma gratuita”, comentou Pepita.

Casa de Leis de CM realiza sessões na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 14/02/2025 12h05, última modificação 14/02/2025 12h17

Na próxima segunda e terça-feira (17 e 18 respectivamente), os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, Indicações, Requerimentos e Projetos de Leis constantes na pauta de trabalhos da Casa Legislativa. As duas sessões serão transmitidas pelo Youtube.

Pelo roteiro prévio, na segunda-feira (17), serão apresentados para conhecimento dos parlamentares, dois projetos de Leis - de autoria do Poder Executivo - e três projetos de Leis de autoria dos vereadores, Escrivão Parma, Hélio HG e Subtenente Macedo.

Também serão apresentados ofícios do Executivo em respostas aos requerimentos dos vereadores, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos para investimentos em Saúde em Campo Mourão, 216 Indicações, duas Indicações Legislativa, 48 requerimentos e uma moção de congratulações ao pastor José Anunciação dos Santos.

Concluída a leitura, os vereadores tem 10 minutos no espaço da Palavra Livre, destinado à manifestação sobre ações no exercício do mandato.

Após a explanação dos inscritos, os trabalhos serão voltados a discussão e votação das matérias constantes na pauta da Ordem do Dia. Finalizado os trabalhos, os parlamentares terão cinco minutos para explanar sobre atitudes assumidas no exercício do mandato.

Pauta de trabalhos do Legislativo é aprovada na primeira sessão ordinária de 2025

por Dirceu Portugal publicado 17/02/2025 15h00, última modificação 17/02/2025 15h00
Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na manhã desta segunda-feira (17), durante a primeira sessão ordinária do ano, da Casa de Leis, a pauta com os trabalhos legislativos.
Foram apresentados dois projetos de Leis de autoria do Executivo, três projetos de Leis de autoria dos vereadores, Escrivão Parma, Hélio HG e Subtenente Macedo, ofícios do Executivo em respostas aos requerimentos dos vereadores, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos para investimentos em Saúde em Campo Mourão, 68 Indicações, duas Indicações Legislativa e 15 requerimentos.
Na abertura da primeira sessão do ano, o prefeito Douglas Fabricio, acompanhado da vice-prefeita Fátima Nunes, fez um discurso reafirmando as promessas feitas à população durante a campanha.
Entre as medidas, Fabricio destacou que pretende mudar a rotina do Lar Paraná com a implantação do atendimento 24 horas na Unidade de Saúde, uma prioridade de sua gestão.
O prefeito anunciou também, durante seu discurso, o nome do vereador Marcio Berbet como novo líder de governo na Câmara municipal de Campo Mourão. “Quando existe harmonia entre os poderes, quem ganha é a população”, frisou.
Ao final do seu discurso, Douglas Fabrício saudou nominalmente todos os vereadores e colocou a sua equipe à disposição das demandas da Câmara. “A demanda do vereador nunca é pessoal, mas de interesse da comunidade”, destacou ele.
O vereador Sidnei Jardim lembrou a primeira vez que um prefeito prestigia a abertura dos trabalhos de uma nova legislatura. “Marca pelo gesto de respeito e compromisso com a harmonia entre os poderes”, disse.

Marcio Berbet é o novo Líder de Governo na Casa Legislativa de CM

por Dirceu Portugal publicado 17/02/2025 16h54, última modificação 17/02/2025 16h54

O vereador Marcio Berbet foi indicado na manhã desta segunda-feira (17), como líder do governo, na Câmara de Campo Mourão. O anúncio foi feito pelo prefeito, Douglas Fabrício, durante seu discurso na abertura dos trabalhos da Câmara, na primeira sessão ordinária do ano.

“Entrego o ofício ao presidente da Casa de Leis, Jadir Soares (Pepita), indicando o parlamentar Marcio Berbet como o líder de governo na Câmara. Líder no sentido de ter um relacionamento com o Poder Executivo, mas isso também não impede que os demais vereadores tenham portas abertas na prefeitura. Queremos ter um bom relacionamento com todos vereadores, independente da sua posição. O Poder Legislativo é soberano e representa genuinamente a população. Estamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam existir”, destacou Douglas Fabrício.    

Marcio Berbet agradeceu a Indicação. “Estou à disposição de todos para fazer essa intercomunicação entre ambos os poderes para que possamos sempre alinhar, os nossos trabalhos e projetos para com o Poder Executivo. Agradeço ao prefeito Douglas, a vice-prefeita Fátima Nunes e todos os meus colegas de Legislativo”.

 

Eliane do Café é nomeada Procuradora da Mulher na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 18/02/2025 17h00, última modificação 18/02/2025 21h28

A vereadora Eliane do Café - indicada pela Mesa Executiva da Câmara - foi nomeada Procuradora da Mulher no Legislativo de Campo Mourão.

A Procuradoria foi criada em março de 2022 - através de um projeto de Resolução, de autoria da vereadora Naiany Hruschka Salvadori, com a missão de promover ações para garantir os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres. A Procuradoria também irá receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher.

“A Procuradoria irá acolher e orientar mulheres que estiverem sofrendo discriminação ou violência”, comentou a vereadora Eliane do Café.

A Procuradoria conta com suporte técnico do Legislativo e mandato de dois anos, podendo se estender por mais dois anos. “O foco está no combate a todas as formas de violência e discriminações contra a mulher, nas mais diversas áreas”, frisou a vereadora.

Ela destacou que a Procuradoria terá a incumbência de fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, assim como a implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, voltados à implementação de políticas para as mulheres. “A Procuradoria está de portas abertas para todas as mulheres”, enfatizou a vereadora.

 

 

 

 

 

 

Projeto de Lei propõe o uso de focinheira e guia curta em cães de raças durante passeio em parques

por Dirceu Portugal publicado 19/02/2025 10h56, última modificação 19/02/2025 10h56

Um projeto de Lei protocolado no Poder Legislativo de Campo Mourão, vai obrigar o uso de focinheira e guia curta em cachorros de raças notoriamente violentas e perigosas.

A iniciativa do projeto é uma parceria entre os vereadores Elvira Maria Schen Lima e Marcio Berbet. A parlamentar tem como principal bandeira, a defesa do bem-estar, dos direitos e da luta contra os maus tratos aos animais, além de ser fundadora e voluntária ativa da Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS).

Pelo projeto, antes de sair de casa, o responsável pelo cão - potencialmente violento e perigoso das raças Rottweiler, Pitbull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Dogue Argentino, Cão de Fila Brasileiro, Tosa Inu e cão de grande porte - terá de colocar a focinheira e a guia curta para transitar com o animal por vias públicas, praças ou parques.  

“Cães notoriamente violentos e perigosos são aqueles cujos antecedentes registram, ataques às pessoas, cães de guarda treinados para ataque, ou aqueles que tem comportamentos violentos que levam o seu proprietário, de forma cautelosa, a usar o equipamento”, lembraram os autores da iniciativa do projeto de Lei.

Eles sugerem campanhas educacionais no município com o propósito de orientar os moradores. “Além da obrigatoriedade do uso de focinheiras, é importante também promover campanhas de educação e conscientização sobre a posse responsável de animais, incentivando práticas que garantam a segurança de todos”. 

Em caso de descumprimento da Lei - em que o responsável esteja circulando com o animal sem a focinheira e a guia curta - e ocorra um ataque ao outro animal ou pessoa, o responsável pelo cão será penalizado com uma multa de 300 Unidade Fiscal de Campo Mourão (UFCM). O valor de uma Unidade Fiscal é de R$ 4,5734. A multa convertida será de R$ 1.372,02.   

“A medida visa proteger a integridade física dos cidadãos, prevenindo ataques e incidentes envolvendo cães de raças consideradas perigosas. A segurança pública é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal, e o município tem o dever de adotar medidas que assegurem esse direito”, comentaram os autores da proposta.

A sugestão dos autores na proposta é para que a prefeitura instale nas entradas de parques, praças e nas vias públicas, placas de advertência, orientando as pessoas sobre a Lei.    

“Diversos municípios e estados brasileiros já adotaram legislações semelhantes, estabelecendo normas para a condução de cães perigosos em locais públicos, incluindo o uso de focinheiras”, lembraram os vereadores Elvira Schen e Marcio Berbet.

Jardim pede explicação para Sanepar da falta de água na Vila Guarujá

por Dirceu Portugal publicado 21/02/2025 10h34, última modificação 21/02/2025 10h34

As constantes reclamações de moradores da Vila Guarujá por falta de água nos finais de semana, levou o vereador Sidnei Jardim a apresentar um Requerimento - aprovado na primeira sessão ordinária do ano do Poder Legislativo - solicitando informações à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).       

No documento enviado à Sanepar, o parlamentar pede informações sobre os motivos da falta de água na Vila e também sobre relatos de que a única caixa de água existente no local, além de ser pequena - para abastecer a quantidade de moradores - parou de funcionar. “Há previsão para troca da caixa d’água para um tamanho maior? Não sendo possível a troca, poderá ser realizada a manutenção periodicamente da caixa d’água existente?”, questionou o vereador.   

Na justificativa do Requerimento, Jardim comentou que a escassez de água prejudica moradores e comerciantes. “A falta de água nos finais de semana na Vila Guarujá precisa ser resolvida urgentemente, pois compromete a higiene e a saúde dos moradores, aumenta os riscos de doenças e afeta o bem-estar geral”, disse. “Além disso, a escassez prejudica o comércio local, gera insatisfação e desconfiança na população e revela falhas na infraestrutura que, se não corrigidas, podem agravar ainda mais a situação. Garantir o abastecimento constante é essencial para a qualidade de vida, a saúde pública e a sustentabilidade do bairro”.

Martins sugere a instalação de placas alertando do perigo por afogamento na Cachoeira do Rio do Campo

por Dirceu Portugal publicado 21/02/2025 15h40, última modificação 21/02/2025 16h03

Preocupado com acidentes por afogamentos na Cachoeira do Rio do Campo, o vereador Edilson Martins, apresentou na primeira sessão ordinária de 2025 da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de placas entorno da Cachoeira do Rio do Campo (antiga Andorinhas), localizada nos fundos do Jardim Tropical II. 

O parlamentar sugeriu a colocação de placas de; Perigo Área Imprópria para o banho e, atenção; Risco de afogamento, no entorno da Cachoeira do Rio do Campo (antiga Andorinhas).

Martins justificou a sugestão. “A solicitação é de extrema urgência, pois está acontecendo vários acidentes no local. No mês de setembro, por exemplo, um garoto de 13 anos se afogou na cachoeira enquanto brincava com os amigos”, comentou.

O vereador disse que os pais estão preocupados. “Eles estão aterrorizados e pedem a instalação de placas que indiquem os riscos que o local oferece. Atualmente não existe sinalização entorno da cachoeira”.

Hélio HG sugere implantação de horta comunitária na Asa Leste de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/02/2025 15h04, última modificação 24/02/2025 15h04

Com o propósito de criar um espaço de interação e produção de alimentos saudáveis, o vereador Hélio HG apresentou - na primeira sessão ordinária deste ano - uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a implantação de uma horta comunitária na Região da Asa Leste, que engloba 13 bairros em Campo Mourão.   

“A implantação de uma horta comunitária vai gerar inúmeros benefícios, como o envolvimento da comunidade, a aproximação entre vizinhos, o auxílio a educação ambiental com a reciclagem, a compostagem e a redução da produção de resíduos”, comentou Hélio. “Os produtores irão colher produtos frescos e orgânicos, contribuindo para uma alimentação saudável e equilibrada”.

O vereador acredita que a horta também deve empoderar as pessoas e estimular a organização comunitária. “Pois envolve a tomada de decisões compartilhadas e a resolução de problemas, entre outros. Também valoriza o bairro e, consequentemente, o valor dos imóveis de toda a vizinhança. Serve como ponto de encontro e lazer, onde as pessoas podem se conhecer e compartilhar experiências”, disse o parlamentar.

Hélio acredita que a horta ou agricultura urbana ajuda a aproximar as pessoas da natureza e a resgatar a importância da preservação para a manutenção da vida. “Além de servir como refúgio para a biodiversidade local”, comentou.

 

 

 

Macedo sugere obras de recapeamento asfáltico em 12 bairros de CM

por Dirceu Portugal publicado 25/02/2025 10h30, última modificação 25/02/2025 10h30

O vereador Subtenente Macedo apresentou - na primeira sessão ordinária deste ano - 12 Indicações sugerindo obras em seis conjuntos habitacionais e em seis em Jardins, em Campo Mourão.  

No Conjunto Habitacional Dr. Milton Luiz Pereira foram sugeridas obras de recapeamento asfáltico em 20 ruas do bairro. No Conjunto Habitacional Tancredo de Almeida Neves foram oito ruas, no Conjunto Habitacional Mendes, nove e no Conjunto Habitacional Parque Verde, três ruas.

Macedo sugeriu também obras nas ruas e avenidas nos seguintes jardins; Jardim Araucária, 15 ruas, Jardim Santa Nilce, seis ruas e em quatro travessas, no Santa Nilce II, seis ruas, no Conjunto Habitacional Parigot de Souza, 14 ruas, no Jardim Paulista, 20 ruas, Jardim Isabel, sete ruas, no Jardim Nossa Senhora da Aparecida, 19 ruas, avenidas e travessas, e no Conjunto Habitacional Moradias Condor, sete ruas.             

As Indicações sugerem o recapeamento asfáltico em dezenas de ruas e avenidas de 12 bairros, na cidade. “São todos pedidos de moradores”, comentou Macedo. As Indicações, todas aprovadas em plenário, foram encaminhadas ao Poder Executivo.      

Pasta da Saúde presta contas em audiência pública da CFO na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 26/02/2025 08h57, última modificação 26/02/2025 08h57

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam amanhã (27), a primeira audiência pública de 2025, para prestação de contas da secretaria municipal de Saúde. A (CFO) é composta pelo presidente Sidnei Jardim e pelos vereadores membros, Hélio HG e Tião do Karatê.

A pasta da Saúde apresenta aos parlamentares da (CFO), um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas, a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, rede contratada e conveniada.

A apresentação dos números, referentes ao 3º quadrimestre de 2024, uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, será feita pela equipe da Saúde, comandada pela secretária municipal, Camila Kravicz Corchak.  

A audiência será realizada a partir das 09 horas, no plenário do Legislativo, podendo ser acompanhada também através da plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/82.

Na sexta-feira (28), o secretário de Fazenda, Aldecir Roberto da Silva, apresenta um relatório com os dados das receitas e despesas do município, referentes ao 3º quadrimestre de 2024. A audiência pode ser acompanhada através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/83.

Tio Leco sugere a construção de banheiros públicos e instalação de bebedouros em praças de CM

por Dirceu Portugal publicado 26/02/2025 14h18, última modificação 26/02/2025 14h18

Depois de ouvir inúmeras reclamações de moradores que diariamente fazem caminhadas nas praças e parques de Campo Mourão, o vereador Tio Leco, apresentou na primeira sessão ordinária de 2025, duas Indicações sugerindo ao Poder Executivo a construção de banheiros públicos e a instalação de bebedouros.    

“Escuto reclamações do tipo; a pessoa estava caminhando, precisou urgentemente de um banheiro e foi obrigada a pedir emprestado em um ponto comercial. Antes de emprestar, o empresário reclamou. É uma situação desagradável”, contou Leco.

Na justificativa do documento apresentado em plenário, o vereador sugeriu a construção de banheiros e a colocação de bebedouros nas praças; Alvorada, Bento Munhoz da Rocha Netto (Praça do Fórum), Praça Alice Alves De Macena, Praça Masaco Kaneda, Praça governador Moysés Lupion e no Parque Municipal, Nelson Teodoro de Oliveira.  

“As Indicações foram apresentadas para atender os pedidos das comunidades que frequentam esses espaços de lazer. No caso do Parque das Torres, o local é utilizado frequentemente pelos moradores que vão fazer suas caminhadas, ter um momento de lazer e se queixam de não ter um banheiro, e um bebedouro para tomar água”, justificou Leco.

 

Fazenda presta contas à Comissão de Finanças da Câmara

por Dirceu Portugal publicado 27/02/2025 17h36, última modificação 27/02/2025 17h36

Na próxima sexta-feira (28), às 09 horas no plenário da Câmara de Campo Mourão, o secretário de Fazenda, Aldecir Roberto da Silva, apresenta à Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, um relatório com os dados das receitas e despesas do município, referentes ao 3º quadrimestre de 2024.

A Comissão de Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Sidnei Jardim e pelos vereadores membros, Hélio HG e Tião do Karatê. 

A audiência poderá ser acompanhada através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/83.

 

Ações do documento