Vereadores pedem informações ao governo estadual sobre presos com Covid-19, transferidos para CM

por Dirceu Portugal publicado 24/06/2020 11h15, última modificação 25/06/2020 15h40

Os vereadores Edson Battilani e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), protocolaram na Câmara de Campo Mourão, dois requerimentos - aprovados na última sessão virtual ordinária do Legislativo - com pedidos de informações ao governo do estado a respeito dos detentos infectados com o novo coronavírus (Covid-19), transferidos pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), ao presídio de Campo Mourão. A unidade prisional foi construída pelo governo do estado e escolhida para receber os presos que necessitam ficar em isolamento por 14 dias em razão da suspeita de estarem com o Covid-19.

Ao todo, 35 detentos positivados com o novo coronavírus, sendo 19 de Maringá, 14 de Cruzeiro do Oeste e 2 de Campo Mourão, estão na unidade prisional, localizada no bairro Cidade Nova.

De acordo com o vereador Edson Battilani, o município de Campo Mourão encontra-se em estado de calamidade pública em face da pandemia de coronavírus (COVID19). “O índice de contaminação de COVID 19 está crescendo consideravelmente e o número de leitos de UTI destinados ao tratamento do COVID 19 é reduzido para atender uma região de mais de 330 mil habitantes, e que a maioria dos mesmos já estão ocupados”.

No requerimento, que será encaminhado ao governador, Carlos Roberto Massa Júnior e aos secretários de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares e ao secretário da Saúde, Beto Preto, o vereador solicitou informações referentes à transferência de detentos de cadeias pública de outras regiões, para o presidio em Campo Mourão.

“Estou questionando quantos detentos serão transferidos para esta unidade prisional?, os detentos estão com teste positivo para COVID19?, quais providências o Estado adotou para a garantia da segurança pública, considerando que o presídio ainda não está em funcionamento? Quais providências o Estado adotou para a garantia da segurança sanitária da população e dos servidores do presídio?, e quais foram às providências adotadas, para atendimento dos presidiários, diante da eventual necessidade de tratamento médico e de eventuais internamentos hospitalares?, lembrou Battilani”.

O vereador Tucano, em seu requerimento, solicitou informações ao governo do estado sobre os detentos com Covid-19, transferidos para a unidade prisional. “Solicitei informações referentes as notícias veiculadas nos meios de comunicação, onde a penitenciária ainda não inaugurada, já recebeu detentos - contaminados ou com suspeitas de estar com o Covid-19 - de cidades da região. As despesas e cuidados médicos serão custeadas pelo estado?. O estado comunicou a secretaria municipal de Saúde a respeito da situação e da transferência dos detentos, O estado irá viabilizar mais recursos para a Santa Casa de Campo Mourão para atender a demanda de novos casos que eventualmente surgirem no município e na região da Comcam, que conta com cerca de 300 mil habitantes?”, questionou o parlamentar.

Os dois requerimentos serão encaminhados ao governador, Carlos Roberto Massa Júnior e aos secretários de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares e ao secretário da Saúde, Beto Preto.

Texto e fotos: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. Fotos de arquivo anterior à pandemia do COVID-19.