Vereador questiona demora na disponibilidade de leitos de UTI no SUS

por Dirceu Portugal publicado 15/06/2022 10h14, última modificação 15/06/2022 10h14

O vereador Edilson Martins protocolou um requerimento, aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, solicitando informações dos motivos na demora da disponibilidade de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em hospitais do estado e do município, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento, aprovado em plenário, será encaminhado ao governador Ratinho Junior, ao secretário estadual de Saúde, César Augusto Neves Luiz, ao deputado federal Rubens Bueno, ao deputado estadual, Douglas Fabrício e ao prefeito Tauillo Tezelli.

De acordo com o vereador, autor do requerimento, pedido de informações ocorreu após relatos de pacientes. “A grande dificuldade que os pacientes enfrentam para conseguir uma vaga em UTI, tanto no município, como na região da Comcam, e também outras cidades do estado, levaram a solicitar as informações”.

Edilson Martins lembra ainda que os pacientes correm riscos de morte na espera por uma vaga. “É muito preocupante a situação que vem ocorrendo nos últimos meses e merece atenção por se tratar do risco de morte que muitos pacientes se submetem por conta da demora na disponibilidade de uma vaga em UTI. Gostaria de saber o real motivo dessa demora e se já há algum plano de aumento de leitos em UTI, para que este problema possa ser resolvido ou amenizado”, questionou Martins.