Vereador Bina participa do lançamento do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro

por Dirceu Portugal publicado 05/07/2024 16h32, última modificação 05/07/2024 16h32

O vereador Ibneias Teixeira participou na última quinta-feira (04), do lançamento oficialmente do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão.

O município está entre as 10 cidades na Rede Estadual de Paradesporto, lançada oficialmente no último dia 06 de maio pelo governador em exercício Darci Piana durante a abertura do 9º Encontro de Gestores do Esporte do Estado do Paraná, em Curitiba.

Pioneira no País, a iniciativa prevê a implantação dos 10 Centros de Referência Paralímpicos no Estado até o final deste ano. Além de Campo Mourão, estão contemplados Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Ivaiporã, Londrina e Foz do Iguaçu.

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão - viabilizado através de uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, o governo do estado, a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) e o Centro Universitário Integrado – terá como objetivo promover a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência por meio do esporte.

“Desde o início do mandato estamos lutando para melhorar cada vez mais o esporte em nosso município. O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão é mais uma conquista do esporte para Campo Mourão”, lembrou Bina.

A estrutura também irá oferecer a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área do esporte paralímpico, buscando otimizar cada vez mais o desempenho dos atletas na busca de melhores resultados nas competições. A ideia é também proporcionar inovações metodológicas de aprendizagem, focadas na manutenção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

“A conquista deste centro é resultado do bom trabalho desenvolvido no município e das parcerias que permitem criar oportunidade para que cada vez mais pessoas possam ter mais qualidade de vida por meio do esporte”, destacou o prefeito Tauillo Tezelli.

A Fundação de Esportes é responsável por desenvolver o paradesporto no município e atualmente desenvolve 6 modalidades (Basquete em cadeira de rodas, Bocha Paralímpica, Atletismo, Natação, Futebol e Judô), atendendo pessoas com deficiência física/motora, intelectual e visual.

A cerimônia de lançamento do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro contou com a presença do prefeito, do diretor de fomento e promoção ao esporte da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio de Marins Prado, da Fundação de Esportes, além dos paratletas atendidos pelo município.