Vereador apresenta proposta reconhecendo igrejas e tempos, atividades essenciais

por Dirceu Portugal publicado 28/07/2020 12h26, última modificação 28/07/2020 12h26

Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma série de atividades foram canceladas, suspensas ou restritas em Campo Mourão. Entre as ações, estão os cultos.

Para que a realização de cultos não sejam mais afetados, o vereador Edilson Martins apresentou uma Indicação Legislativa na Câmara de Campo Mourão solicitando ao Executivo, o envio do projeto de Lei estabelecendo as igrejas e templos de qualquer culto como atividade essencial em períodos de calamidade pública no município, sendo vedada a determinação de fechamento total dos templos.  

Segundo Martins, as atividades desenvolvidas pelos templos religiosos se mostram essenciais durante os períodos de crises, pois além de toda a atividade desenvolvida, inclusive na assistência social, ajudam a lidar com emoções das pessoas que passam por necessidades. “As igrejas e os templos possuem papel fundamental para auxiliar na propagação de informações e auxiliar o poder público e as autoridades na organização social em momentos de crises, além de oferecer em diversos casos auxilio material, psicológica e espiritual”.

Martins ao defender - em seu principal argumento - a proposta da necessidade do ‘alimento espiritual’ pelas pessoas em isolamento social, elaborou a minuta do projeto de Lei, estabelecendo limitações no número de pessoas no interior dos templos e das igrejas. “Esses locais oferecem conforto espiritual, social e mental, visto que o confinamento está causando instabilidade psicológica nas pessoas”.   

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. Foto de arquivo anterior a pandemia do COVID-19.