Treze Vereadores Mirins assumem cadeiras na Câmara de CM

por adm publicado 29/07/2019 16h46, última modificação 29/07/2019 16h46

A Câmara de Campo Mourão empossou, na tarde desta segunda-feira (29), os 13 estudantes do ensino médio do colégio Sesi, eleitos vereadores mirins no programa Parlamento Jovem 2019 de Campo Mourão.

O programa é coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e desenvolvido em parceria com Sesi. Os treze parlamentares mirins foram diplomados pelo Fórum Eleitoral de Campo Mourão, no início do mês de junho, e após a posse na Câmara, os vereadores mirins irão se reunir para discutir, elaborar e votar sugestões de proposições para a cidade.

A cerimônia de posse dos parlamentares mirins aconteceu no plenário da Câmara, nos mesmos moldes da posse dos vereadores que compõem a 17ª legislatura, no dia 1º de janeiro de 2017.

Após a leitura nominal dos vereadores diplomados, os mesmos fizeram o juramento e em seguida, a vereadora Thaila Vilar Favaro, fez o pronunciamento em nome dos demais parlamentares.

Os 13 vereadores mirins, número de cadeiras na Câmara de Campo Mourão – foram eleitos no dia 15 de maio. Ao todo 27 alunos se candidataram, sendo que dois desistiram. Na escolha pelo voto, 13 foram eleitos, 12 meninas e um menino.

“Estamos conversando com o Tribunal Eleitoral para firmar um convênio com a Câmara para que os vereadores mirins participem mais ativamente do processo, que não pode parar na posse dos eleitos”, destacou o presidente da Câmara, Olivino Custódio.

De acordo com a chefe de cartório da 31ª Zona Eleitoral, Sueli Bissi, após a posse dos vereadores mirins, na Câmara, a proposta é de que os alunos participem de forma ativa. “Propondo leis, requerimentos, moções, indicações e vivenciando as ações do Legislativo”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal