Subtenente Macedo solicita informações sobre segurança nas escolas de CM
Preocupado com a segurança da comunidade escolar de Campo Mourão, o vereador Subtenente Macedo, protocolou um requerimento aprovado na última sessão ordinária da Câmara, solicitando informações junto à secretaria municipal de Educação.
Macedo fez os seguintes questionamentos à secretaria de Educação; A Secretaria municipal de Educação possui protocolo de segurança em relação a eventos críticos, sendo eles Incêndio, invasão por pessoa com desequilíbrio mental (psicopatas)? Em caso positivo, qual a frequência dos treinamentos dos protocolos? Em caso negativo, por quais motivos o município não teve a preocupação para com a prevenção sabendo diariamente em noticiários de várias tragédias que assolam instituições de ensino? Já houve por parte do município a tentativa de uma parceria com a Polícia Militar - BEPC e ROTAM do 11º Batalhão da PM, para implementar esse tipo de protocolo como forma de auxiliar projetos de Leis para ajudar no planejamento dos protocolos de segurança a serem adotados pelo município, através da secretaria de Educação.
O caso de Saudades, município com cerca de 10 mil habitantes, em Santa Catarina, chamou a atenção do parlamentar. No dia 04 maio, um jovem de 18 anos, armado com duas facas, invadiu uma creche e matou cinco pessoas a facadas. As vítimas eram três crianças, com pouco mais de um ano de idade, uma professora de 30 anos e uma agente educativa, de 20 anos. Um bebê de um ano e oito meses foi o único ferido sobrevivente. Durante a ação, o jovem armado com duas facas, tentou entrar em outros locais da escola, mas as professoras trancaram as salas com as crianças dentro, impedindo que o autor do atentado entrasse.
O autor do ataque era morador na pequena e pacata Saudades e segundo a polícia, não tinha antecedentes criminais. Ele foi preso.