Santa Casa recebe moção por conquista de prêmio

por adm publicado 16/05/2018 16h06, última modificação 16/05/2018 16h06

A Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Sidnei Jardim (PPS), enviou Moção de Congratulações ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão pela conquista do Prêmio “CIHDOTT Revelação/2017”, conferido no Congresso da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Vários outros vereadores subscreveram a proposição – aprovada por unanimidade – conferida a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do mais antigo hospital local.

“A CHIDOTT do Hospital Santa Casa de Campo Mourão – salienta Sidnei Jardim – tem beneficiado pessoas que estão há tempos à espera de um transplante. O hospital mantém um programa de conscientização a doação de órgãos através de várias campanhas, inclusive com emissão do cartão do doador, com mais de cinco mil cartões emitidos”. Nos últimos anos, o número de captações de órgãos no hospital tem aumentado.

A CHIDOTT é responsável por organizar o hospital para que seja possível identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante; viabilizar o diagnóstico de morte encefálica (conforme resolução do Conselho Federal de Medicina); criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos a possibilidade da doação e articular-se com a Central de Transplante do Estado para o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.

Sidnei Jardim também apresentou indicação no Poder Legislativo para que todos os profissionais que atuam em instituições de ensino da rede municipal sejam inclusos no grupo de risco para vacinações, em especial a vacina do vírus Influenza (causador das gripes H1N1 e sazonal).

Melhorias

Outras indicações apresentadas a prefeitura pelo vereador do PPS: construção de faixas de pedestres elevadas no quadrilátero formado entre as avenidas Goioerê e José Custódio de Oliveira e as ruas São Josafat e Santa Catarina (centro), instalação de placas de sinalização de trânsito nas ruas Pedro Massareto, Nicolau Macowski, Horley Tadeu Casali e na travessa Dr. Aracyldo Carvalho Marques (jardim Flora II); substituição de luminárias queimadas na rua Abolição (Parque Verde) e Periquito (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira).