Reconhecimento: Depois de 14 anos, entrega de honraria a Francisco Claudino

por adm publicado 06/09/2017 15h26, última modificação 06/09/2017 15h26
Solenidade acontece nesta sexta-feira (08/09) às 19:00 horas no Recanto do Criador.

 Será realizada na sexta-feira (8/9), às 19h30min, nas dependências do Recanto do Criador (Parque de Exposição Getúlio Ferrari), a sessão solene da Câmara de Vereadores de Campo Mourão para a entrega do diploma de Cidadania Benemérita ao médico Francisco Fernandes Claudino (proprietário da Central Hospitalar).

   A outorga da honraria foi aprovada pelo Poder Legislativo em março de 2003. O projeto de resolução que concedeu o título, de autoria do então vereador Luiz Carlos Kehl, Foi protocolado em meados de setembro de 2002. A publicação do ato aconteceu no Órgão Oficial do Município de 4 de abril de 2003.

   Dez vereadores subscreveram o projeto: Geraldo Pedro do Sacramento, Isidoro Moraes, Janir Luiz Barbosa, Juvenal Vieira, Sebastião Ribeiro, Idevalci Maia, Edson Battilani, Edoel Rocha, Celso Hruschka e Maria Verci Ribeiro.

   Na mensagem justificativa que acompanhou o projeto, o autor destacou: “O dr. Claudino Francisco Claudino dispensa comentários, haja vista que a população mourãoense o conhece bem por seu profissionalismo e confianças construídos ao longo dos trinta anos que aqui trabalha como médico na Central Hospitalar”. Acrescenta ainda: “Pela sua dedicação e pelo bom atendimento que presta na área da saúde, não poderíamos deixar de homenagear este cidadão que escolheu nosso Município para aplicar seus conhecimentos e investir seu capital, gerando emprego e renda, além de prestar socorro médico aos que necessitam”, finaliza.

O Homenageado

   Nascido em Cajazeiras (cidade do alto sertão da Paraíba), em 26 de maio de 1938, Francisco Claudino formou-se em Medicina no ano de 1963. Depois de cursar Medicina na Faculdade da Paraíba, fez duas especializações: Cirurgia Geral (Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia) e em Ortopedia-Traumatologia (Universidade de São Paulo/Hospital das Clínicas). Ele é sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e membro da Sociedade Brasileira do Trauma e da Sociedade Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia.

   Francisco Claudino instalou-se em Campo Mourão no em janeiro de 1967. Foi o primeiro ortopedista da cidade e começou com uma pequena clínica localizada na rua São Paulo (em frente a agência do Sicoob). Em 1975 ingressou – por concurso público – no Inamps (classificado em segundo lugar na região) e no mesmo ano iniciou atividades no antigo Pronto Socorro (hoje a Central Hospitalar).

   No currículo que acompanhou o projeto, em 2002/2003, é destacado que a Central Hospitalar atendia 500 pacientes mês em internações e que cerca de dois mil pacientes passavam mensalmente pelos seus ambulatórios médicos. “Quer dizer, por ano representa 9.600 internações e 24 mil atendimentos ambulatoriais, através do SUS”, acentua.

   Em outro trecho destaca: “estamos atualmente em ampliações de área física incorporando novos equipamentos, já concluindo a instalação para janeiro de 2002, o primeiro serviço de Hemodinâmica Cardiovascular o qual abrange todo Centro Oeste e Noroeste do Estado, construindo para breve colocar em funcionamento o novo Centro Cirúrgico para Cirurgia Cardíaca e Transplante de Órgãos”, finaliza.

   O homenageado é casado com Lilian Achoa Claudino (Empreendedora Destaque de Campo Mourão/2016). O casal tem três filhos: Denise (médica psiquiatra em São Paulo), Pérsio (médico hemodinamicista e especialista em neuroradiologia vascular pela Universidade de Paris) e Cláudia (formada em Hotelaria).