Reconhecimento: Congratulações a Associação das Senhoras de Rotarianos

por adm publicado 23/08/2018 14h20, última modificação 23/08/2018 14h20

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações a Associação das Senhoras de Rotarianos no dia 4 de setembro, durante a sessão do Poder Legislativo. A homenagem constitui-se no reconhecimento a vasta folha de serviços prestados à comunidade pela entidade fundada há 43 anos. Alessandra Aparecida Fachini Zago é a atual presidente.

A outorga da moção é resultado de proposição apresentada pela vereadora Nelita Piacentini (PR). Outros oito vereadores subscreveram a proposição: Miguel Batista Ribeiro (PRB), Sidnei Jardim (PPS), Olivino Custódio (PSC), Edilson Martins (PR), Edoel Rocha (PDT), Jadir Soares – Pepita (PPS), Edson Battilani (PPS) e Cícero Pereira de Souza (PT).

A ASR é uma entidade filantrópica, sociedade civil de caráter assistencial, moral e cultural, sem fins lucrativos. Como integrantes participam as senhoras de rotarianos e ainda sócias colaboradoras. A entidade local é vinculada a Coordenadoria Nacional Distrital, que há cada dois anos realiza um encontro com a participação de delegações de todo o país. Recentemente o encontro nacional aconteceu em Fortaleza (CE).

A ASR/Campo Mourão já foi contemplada com o terceiro prêmio pelo projeto Horta Auto Sustentável com a captação de água da chuva. Foram implantadas cisternas na Casa de Passagem e Acolhimento São José e na Comunidade Terapêutica Redenção (CTR).

Na área da educação, a entidade atua com o projeto Paraná Alfabetizado, arrebanhando analfabetos para frequentar a sala de aula e desenvolvendo ações para mantê-los até o final do curso em sala de aula. Considerando que 75 por cento das desistências eram por deficiência visual, hipertensão, obesidade e diabetes, a ASR passou a proporcionar acesso aos benefícios necessários, através de parceria com a Faculdade Integrado e exames de vista com profissionais, além da entrega de óculos.

Ainda na área da Educação, desenvolve o projeto “Divertidas Formas de Ensinar”, que consiste no repasse de livros infantis e fantoches. No total, 22 escolas municipais e centros municipais de educação infantil já foram comtemplados coma ação.

A ASR desenvolve ainda o projeto “Delas para Elas (que empresta perucas para pacientes que realizam quimioterapia) e o projeto Solidárias aos Recicladores (que leva lanches aos membros da Cooperativa de Resíduos Solidários. Material escolar é repassado aos filhos dos recicladores.

Outros projetos desenvolvidos: “Compartilhar o que Sabemos” (nas áreas de artesanato, culinária e palestras) e “Pedalando cona a Pólio”. No dia das Crianças, a entidade distribui picolés na Escola Municipal “Florestan Fernandes”.