Projeto de troca de material reciclável por ração começa a tramitar na Câmara

por Dirceu Portugal publicado 03/12/2020 13h02, última modificação 03/12/2020 13h02

Começou a tramitar pelas Comissões Permanentes da Câmara de Campo Mourão, o projeto 90/2020, de autoria do Poder Executivo, sobre a implantação do programa de troca de materiais recicláveis, por ração para as entidades de proteção aos animais abandonados. O pedido para criação do programa foi feito pelos vereadores, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e Elvira Schen, através de uma Indicação Legislativa.

Segundo os vereadores, a apresentação da indicação para a elaboração do projeto de Lei, teve por objetivo contribuir com o Meio Ambiente e colaborar com a geração de renda para a cooperativa e às entidades protetoras dos animais abandonados do município. “A ideia é contribuir com a conscientização dos moradores para a reciclagem, a limpeza urbana, a preservação do Meio Ambiente e para evitar acumulo de lixo que possa contribuir com a proliferação de insetos e do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e chikungunya”.

Ainda conforme os vereadores, com a aprovação da Lei e a implantação do projeto, serão criados eco pontos de coleta de tampas plásticas, garrafas pet ou plásticas e latas de alumínio, nos estabelecimentos de ensino público e privado, em órgãos da administração municipal, bares, restaurantes e lanchonetes, para a entrega voluntária por pessoas físicas e jurídicas.

“Estes materiais coletados serão encaminhados à Cooperativa de Coleta de Materiais Recicláveis COOPERESÍDUOS, para beneficiamento, classificação e venda, e parte do valor total arrecadado, será destinada às entidades de proteção aos animais abandonados”, lembraram Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e Elvira Schen.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. Foto arquivo anterior à pandemia do COVID-19.