Professor Geraldo sugere compra de drones para combater a dengue em CM

por Dirceu Portugal publicado 11/03/2025 16h18, última modificação 11/03/2025 16h18

Para melhorar as ações de monitoramento dos agentes de combate as endemias, em locais de difícil acesso, o vereador Professor Geraldo apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (11), uma Indicação, sugerindo ao Executivo, a compra de drones modelo DJI Agras T50.

“A compra dos equipamentos visa ampliar a eficácia das ações realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias no monitoramento em locais de difícil acesso”, disse Professor Geraldo. A utilização do equipamento em locais de difícil acesso é uma recomendação aos agentes do Programa Nacional de Combate à Dengue, do Ministério da Saúde.       

De acordo com o texto de justificativa da Indicação, os agentes terão meios tecnológicos para identificar e eliminar criadouros de larvas. “O modelo DJI Agras T50 é desenvolvido especificamente para a identificação e tratamento de criadouros do mosquito vetor da dengue, Zika e Chikungunya”.

O vereador lembrou ainda, o objetivo da proposta. “É reduzir o número de focos propícios ao desenvolvimento do Aedes, o que, por sua vez, resultará na diminuição dos casos da doença relacionadas ao vetor, além de contribuir para a redução nos índices de internação e, em última instância, das fatalidades relacionadas a essas doenças no município”.