Procuradora da mulher chama atenção para diagnóstico precoce do câncer de mama

por Dirceu Portugal publicado 22/10/2024 17h02, última modificação 22/10/2024 17h02

No mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, vereadores e funcionários da Câmara de Campo Mourão vestiram nesta terça-feira (22), camiseta rosa com slogan (CUIDE-SE - PREVINA-SE), para enfatizar chamando a atenção de todos, especialmente das mulheres, da importância da prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero.

A iniciativa da vereadora e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse, Naiany Hruschka Salvadori foi para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do coleto de útero.  

“Estamos em outubro, mês de combate, da conscientização da população em relação ao câncer de mama e do colo de útero. É importante que as mulheres façam seus preventivos, pois o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos”, comentou a Procuradora da Mulher.

Segundo ela, o câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil. “Em torno de 25% das mulheres com diagnósticos positivos são pelo câncer de mama, sendo o primeiro em índice de mortalidade. Por conta disso, destacamos a importância do diagnóstico precoce onde a chance de cura é maior que reduz. Mulheres procurem os postos de Saúde do município e se previnam, se cuidem”, frisou Naiany Hruschka Salvadori.

Na próxima quarta-feira (23), de acordo com a vereadora, todos os postos de Saúde estarão com os horários estendidos até as 20 horas. “A ampliação do horário será para que as mulheres realizem os exames e agendem as mamografias”, lembrou ela.      

O mês de outubro - de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e do colo de útero – é celebrada anualmente e tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. O câncer de mama e do colo de útero podem ser detectados nas fases iniciais e em grande parte dos casos, aumenta as chances de tratamento e cura.