Presidente da Câmara sugere a compra de um Stump Grinder para retirada de tocos

por Dirceu Portugal publicado 15/09/2023 11h22, última modificação 15/09/2023 11h22

Edilson Martins - presidente da Câmara de Campo Mourão - apresentou em plenário uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a compra de um equipamento para retirar tocos, após o corte de árvores. O maquinário será utilizado pela secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB).

A ferramenta, Stump Grinder (destocador) conta com um disco de alta velocidade com dentes de metal que tritura o toco e as raízes em pequenas lascas, até uma profundidade de 40 centímetros, com baixa intervenção evitando estragos em calçadas ou em edificações.

“A aquisição do destocador irá proporcionar benefícios na retirada de tocos, além de agilizar o serviço e evitar que as calçadas sejam danificadas. Os trabalhos manuais realizados atualmente acabam destruindo todo o calçamento, pelo fato das raízes estarem em uma profundidade considerável”, comentou Martins.

Ele ressaltou ainda, que os tocos deixados após o corte de árvores, podem causar acidentes. “Essas raízes podem levar pessoas a tropeçar, ocasionando sérios problemas. Além da questão estética, pois eles deixam o espaço com aparência de abandono. A RPC, sucursal de Maringá, mostrou recentemente em uma matéria jornalística, a importância do equipamento utilizado pela prefeitura de Maringá, que além da agilidade proporciona economia nos serviços de retirada dos tocos”.

Martins lembrou que os restos de árvores podem servir de abrigo de animais peçonhentos. “Dependendo do lugar, serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas e outros tipos animais podem se abrigar nos tocos, por conta disso, consideramos de extrema importância à aquisição do destocador para o município”, disse.