Pepita pede projeto de Lei ao Executivo para instalação de placas solares em prédios públicos

por Dirceu Portugal publicado 24/06/2024 16h38, última modificação 24/06/2024 16h38

O vereador Jadir Soares Pepita apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (24), a Indicação Legislativa 534/2024, solicitando ao Poder Executivo o envio à Casa Legislativa, do projeto de Lei sobre a instalação de placas solares para geração de energia em prédios públicos municipais.

Segundo Pepita, a proposta é instalar placas solares para geração de energia nas edificações já construídas e nas futuras construções. “O preço pago pela energia elétrica sofre ajustes e este impacto chega aos órgãos públicos, que têm um alto custo para o funcionamento das escolas, secretarias, entre outros”, disse.

Ele acredita na recuperação do investimento. “Além do impacto ambiental menor com o uso da energia solar, há um retorno do valor investido”, lembrou.

A proposta, conforme Pepita, é tornar o município sustentável desenvolvendo recursos renováveis para abastecer os órgãos públicos. “Ressaltamos que a energia solar tem se mostrado uma opção extremamente importante em diversos lugares no Brasil e no mundo. É uma excelente opção que não gera resíduos poluentes, gases causadores de efeito estufa e diferente da energia elétrica, não necessita de geradores para produção”.

Pela minuta do projeto, após instalado o sistema, os prédios públicos municipais devem consumir a energia gerada e, somente na falta dela, podem usar outra fonte de energia. Nos prédios públicos que a necessidade for superior será permitida a complementação por outra fonte de energia.