Pepita pede informações em requerimento de urgência sobre prevenção e combate a dengue em CM

por Dirceu Portugal publicado 13/05/2020 09h46, última modificação 13/05/2020 09h46

Por conta do número elevado de casos de dengue em Campo Mourão, o vereador Jadir Pepita apresentou na última terça-feira (12), durante a oitava sessão virtual, um requerimento de urgência solicitando informações sobre as ações da prefeitura em relação à prevenção e combate a dengue.  A cidade, que até semana passada possuía 931 pessoas com a doença, está com 1.003 casos.

Segundo o último boletim semanal da dengue, divulgado pela secretaria de estado da Saúde, há 167.707 casos confirmados da doença em todo o estado.  O Paraná acumula 132 óbitos desde julho do ano passado. Dos 399 municípios do Paraná, 228 estão em situação de epidemia, incluindo Campo Mourão.

“Quais as campanhas de conscientização realizadas pelo Município e quais os meios de comunicação estão sendo utilizados para a divulgação das campanhas”, questionou Jadir Pepita.

O vereador perguntou ainda, se há trabalhos de limpeza e conservação nas saídas da cidade. “Há algum trabalho de limpeza e conservação nas saídas da cidade, como por exemplo, no início da estrada que do acesso ao Distrito de Alto Alegre, Barreiro das Frutas (acesso secundário, através do Jardim Sol Nascente) e demais entradas de estradas rurais do nosso Município, no intuito de evitar o acúmulo de lixo que posteriormente se tornam criadouros do mosquito Aedes Aegypti”.

Pepita questiona a existência de trabalhos de monitoramento no intuito de evitar que áreas afastadas (fundos de vale) beiras de estradas e demais entradas de estradas rurais do município sirvam de deposito de lixo. “Qual é a possibilidade do município realizar uma ação emergencial - no prazo de 15 dias - para realizar a limpeza dessas localidades?”.

Conforme o vereador, o requerimento de urgência apresentado aos demais parlamentares, na sessão virtual, visa levantar informações pra que seja realizada uma ação rápida de limpeza das estradas rurais e fundos de bairros que estão servindo de deposito de lixo. “Os próprios moradores não tem a consciência do perigo que esses lugares se tornam, uma vez, que formam criadouros do mosquito transmissor da dengue Aedes Aegypti. Os dados em nossa cidade são alarmantes, no boletim divulgado na última terça-feira (12), revelam que nossa cidade passou de 1.000 casos, sendo necessário uma ação urgente para limpeza e eliminação dos criadouros do mosquito”.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.