Pepita e Miltinho pedem instalação de radar em ‘Ponte Torta da Morte’ em Luiziana

por Dirceu Portugal publicado 09/08/2021 16h39, última modificação 09/08/2021 16h39

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e o vereador Miltinho Cidade Nova, estiveram nesta segunda-feira (09), na Ponte Torta, sobre o Rio Lontras, na rodovia PRC-487 no km 210, entre os municípios de Luiziana e Iretama, palco de mais um grave acidente que tirou a vida de um casal, na noite do último domingo (08).

O acidente envolveu três veículos, uma Saveiro, ocupada pelo casal (Fortunato Matos, 44, e Ligia Walter de 42 anos), um Ford Focus e um Vectra. Com a violência do acidente, o motorista da Saveiro morreu na hora e passageira, no interior da ambulância.

Não podemos mais continuar assistindo tantas mortes nessa ponte”, comentaram os dois vereadores, que protocolaram um requerimento na Câmara solicitando ao governo do estado, providencias urgentes. “Iremos encaminhar esse documento ao secretário chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, ao secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e ao governador Ratinho Junior solicitando providenciais urgentes”, lembraram o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e o vereador Miltinho Cidade Nova.

Os dois parlamentares acreditam que para evitar mais acidentes no local, são necessários o alargamento da pista sobre a ponte e a colocação de um radar. “As velocidades dos veículos e dos caminhões são alta nessa curva. Sem radar e sem alargamento da pista, mais vidas serão perdidas nesse local”, comentaram Pepita e Miltinho.

Dona Cleusa Bertina da Silva, de 60 anos, moradora há cerca de 20 anos próximo à ponte contou que perdeu as contas de quantos acidentes assistiu, quantas vítimas ajudou a salvar e quantas pessoas já morreram em acidentes na ponte. “Esse local tem sido muito triste, nos últimos meses já foram sete pessoas mortas. Quando escuto pancada forte, rezo, porque sei que o acidente foi grave”.

Em maio deste ano, um acidente entre um caminhão e uma motocicleta deixou três pessoas mortas. O local também é conhecido por ter abelhas, o que dificulta ainda mais o trabalho de resgate das vítimas.

Em outro acidente no mesmo local, um motorista e um ajudante morreram, após o caminhão em que eles estavam perder o controle e despencar da ponte. O Corpo de Bombeiros teve muito trabalho para retirar os corpos das ferragens em razão da altura, dificuldade de acesso e por causa das abelhas.

No início do mês junho, Pepita protocolou um requerimento – aprovado por unanimidade - solicitando o envio do documento ao governador do estado, Ratinho Junior, para que fosse instalado um guard rail sobre a ponte do Rio das Lontras, evitando a queda de caminhões, de automóveis e consequentemente, de mortes.

No final do mês passado, o governo do estado através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) enviou um ofício direcionado ao presidente da Câmara comunicando que aguarda as propostas das empresas que irão prestar serviços de recomposição do guarda corpo, na ponte torta. As propostas devem ser encaminhadas até o próximo dia 23 de agosto para as obras de execução dos serviços de recomposição de guarda corpo, fornecimento e instalação de defensas metálicas simples semi-maleáveis com atenuadores de impacto.

“Visitando o local, acreditamos que o melhor para evitar tantos acidentes, é o alargamento da pista e a colocação de um radar”, enfatizaram os vereadores Pepita e Miltinho Cidade Nova.