Parma sugere campanhas nas escolas contra o racismo e a xenofobia

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2025 16h49, última modificação 31/03/2025 16h49

O vereador Escrivão Parma apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação, sugerindo ao Poder Executivo a criação de campanhas nas escolas contra o racismo e a xenofobia. De acordo com o parlamentar, as campanhas se fundamentam na necessidade de construir uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa.     

“O ambiente escolar é um espaço essencial para a formação cidadã, onde crianças e adolescentes desenvolvem valores e percepções que influenciarão suas atitudes na vida adulta. O racismo e a xenofobia são problemas estruturais que afetam diversas comunidades, gerando exclusão social, discriminação e violência”, comentou.

Parma acredita que ações educativas voltadas para esses temas contribuem para a conscientização dos estudantes, promovendo o respeito à diversidade cultural e étnica. “Além disso, campanhas escolares podem esclarecer conceitos fundamentais sobre direitos humanos, igualdade e inclusão, incentivando o diálogo e a empatia entre os alunos”, diz.

O vereador lembra que a Indicação, visa não apenas informar, mas também transformar comportamentos. “Fomentando um ambiente escolar mais acolhedor e preparado para enfrentar qualquer forma de preconceito”, diz.