Parma sugere a implantação de uma secretaria municipal de Turismo em CM

por Dirceu Portugal publicado 01/07/2024 16h25, última modificação 01/07/2024 16h32

O vereador Escrivão Parma, Líder de governo na Casa Legislativa, apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, um estudo para a implantação de uma secretaria municipal de Turismo no município. Em sua justificativa para a criação de uma secretaria, Parma destacou o Turismo como um importante setor gerador de postos de trabalhos e renda.

“A criação da Secretaria Municipal de Turismo tem por objetivo coordenar e promover ações que visem o desenvolvimento do turismo no município, por meio de políticas públicas adequadas e planejadas. A Secretaria de Turismo seria responsável por desenvolver o turismo sustentável, preservar o patrimônio cultural e ambiental do município, e promover ações de capacitação para os profissionais do setor. Além disso, a Secretaria seria responsável pela promoção do turismo local, buscando atrair visitantes e incentivar o desenvolvimento econômico da cidade”, comentou Parma.

Segundo ele, Campo Mourão apresenta uma ampla diversidade física, cultural e histórica, que posiciona a cidade como um destino turístico de renome. “Para ilustrar essa afirmação, destacamos lugares muito frequentados por turistas, como o Parque do Lago, o Parque Lago Azul e a majestosa Catedral São José. A cidade tem uma história rica, como evidenciada pela sua posição no Caminho de Peabiru”.

Parma elencou também a famosa e tradicional Festa do Carneiro no Buraco, que anualmente traz ao município milhares de turistas fomentando o comercio local, gerando postos de trabalho e renda. “A cidade também vem ganhando destaque com o Projeto Rota da Fé, que atrai visitantes de todo o mundo, colocando Campo Mourão em evidência, frisou o parlamentar.

Ele lembrou ainda, que a Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivos de visitar lugares sagrados, apreciar diferentes culturas, costumes locais, gastronomia e ter contato direto com a natureza. “Essa jornada de romeiros tem início na Catedral de São José, em Campo Mourão, e percorre no mínimo dois municípios, passando por locais sagrados, pertencentes às tradições católica, ucraniana e evangélica. Esse projeto coloca Campo Mourão como uma cidade potencialmente importante no turismo do Paraná”.

Parma acredita no potencial de turismo no município. “Fica evidente que o turismo faz parte das raízes mourãoenses. Por isso, destaco a importância de a cidade possuir uma Secretaria dedicada ao setor para alinhar e melhor aproveitar essas oportunidades, o que certamente trará muitos investimentos, geração de emprego, sustentabilidade e abrirá novos mercados para a cidade. As despesas geradas por esta secretaria não se comparam aos benefícios econômicos e sociais que serão produzidos, tais como a criação de empregos, o bem-estar social e diversos projetos sociais que deve surgir em conjunto”, disse.

O parlamentar acredita também que a preservação ambiental, cultural e social é uma função obrigatória dos governos. “Por isso, é imprescindível que haja um órgão na Administração Municipal encarregado de formular, executar e avaliar a Política Municipal de Turismo, visando fortalecer o modelo de gestão do turismo na cidade”, concluí Parma.