Mesa Diretiva da Câmara recebe projeto de Lei para contratação de profissionais da Saúde

por Dirceu Portugal publicado 15/06/2022 16h11, última modificação 15/06/2022 16h11

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores Tucano, Bina, a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori e o líder de governo, Escrivão Parma, receberam na manhã desta quarta-feira (15), do prefeito Tauillo Tezelli e do secretário da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, o projeto de Lei que possibilita o reajuste dos salários dos celetistas e a contratação de novos profissionais para atendimentos na Saúde do município.

Pelo projeto serão contratados profissionais para implementação da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas, para a Estratégia da Saúde da Família, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e de profissionais de vigilância em Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que nos últimos meses levou milhares de pessoas aos postos de Saúde e as enfermarias dos hospitais. A cidade está com alto risco de contaminação pelo mosquito.

Conforme o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o projeto estava sendo aguardado. “Estávamos esperando por esse projeto, agora vamos convocar uma reunião com todos os vereadores integrantes das Comissões Permanentes da Casa de Leis para dar encaminhamento e celeridade, nesse projeto de suma importância para a área da Saúde de Campo Mourão”, disse.

Ele comentou ainda, a necessidade da votação com urgência do projeto. “Sabemos da necessidade da população por mais profissionais engajados para dar um atendimento cada vez melhor na Saúde de nossa cidade. Vamos colocar o projeto com urgência para que seja votado o mais breve possível. Em média, o tempo de tramitação de um projeto oscila entre 30 e 60 dias, mas em virtude da relevância do tema, vamos dar celeridade a essa matéria importantíssima para resolver um dos gargalos da Saúde”, lembrou Pepita.

Para o secretário da Saúde Sérgio Henrique dos Santos, o projeto vai acelerar a Saúde do município. “Elaboramos o plano de reajustes aos celetistas (Funcionário cujos deveres e direitos estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e entregamos à Câmara para apreciação e votação. Em Campo Mourão não existia um plano de cargos e salários aos celetistas, agora estamos criando. O projeto vai beneficiar os funcionários celetistas com o reajuste e com um plano de avanço, mediante avaliação para os próximos anos. É uma importante ferramenta numa estratégia de termos profissionais de atenção primaria. Quem vai colher os frutos desse projeto será a população”, lembrou Santos.     

Na reunião na Câmara, o prefeito comentou a necessidade de contratar mais profissionais para Saúde. “Todos sabem da impossibilidade de contratar e dar aumento de salários aos funcionários. Sempre houve uma diferença entre estatutário e celetista causando dificuldade até mesmo na contratação de médicos para atendimento da população. Após a viabilidade econômica com aval da Fazenda encaminhamos o projeto para a Câmara. Precisamos da celeridade na aprovação do projeto para quem está trabalhando tenha os benefícios e a prefeitura possa contratar os profissionais que nos faltam para atender a população”, argumentou o prefeito.

Segundo ele, com as contratações, serão resolvidos problemas de vários setores da Saúde. “Resolvendo o atendimento na atenção básica, reduz os atendimentos na UPA. A parceria entre prefeitura e Câmara vai beneficiar os moradores de Campo Mourão”.