Medidas restritivas mais rigorosas devem entrar em vigor nas próximas horas
Os vereadores Naiany Bolognesi Hruschka Salvadori e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), participaram nesta quarta-feira (17), da reunião do Comitê municipal Covid-19, para deliberar sobre as novas medidas restritivas ainda mais rigorosas que serão publicadas no novo decreto do município. As medidas entram em vigor nas próximas horas.
“Não podemos continuar com medidas com resultados não satisfatórios”, comentaram Naiany e Tucano.
Além da Lei Seca que começa a vigorar a partir das 20 horas de amanhã, quinta-feira (18), o Comitê decidiu pelo fechamento do comércio na sexta, sábado e domingo, sendo permitido, apenas delivery e take away, ou seja, retirada no balcão. As igrejas também serão fechadas, a abertura será permitida durante a semana com ampliação dos atuais 15% para 30% de ocupação da capacidade do local.
“Todos os hospitais estão lotados, estamos vivendo uma situação muito complicada e triste”, lembraram os vereadores. "Não há possibilidade nenhuma de flexibilizar, estamos perdendo muitas pessoas para essa doença", lamentaram Naiany e Tucano.
Segundo um relatório do secretário municipal de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, nesta quarta-feira (17), estão entubados no hospital Santa Casa, 28 pacientes, seis no Pronto Socorro e três na UPA. Somente na última terça-feira (16), foram confirmados mais 33 casos da doença.
Desde o início da pandemia, em março do ano passado, Campo Mourão já registrou 6.330 pessoas infectadas, 5171 recuperadas e 114 morreram vitimados pela Covid-19. “Enquanto não houver uma vacinação em massa contra a doença, a população vai viver esses efeitos dos decretos que estão ajudando a minimizar a disseminação do vírus. Todos nós temos de estar cientes da gravidade da doença e colaborar com o isolamento social, com o uso de máscaras e álcool gel”, lembrou o secretário de Saúde.