Marcio Berbet é premiado em Brasília por apresentar Indicação Legislativa criando Centro Educacional de atendimento ao autista
O vereador Marcio Berbet recebeu na tarde da última quinta-feira (28), em Brasília, o prêmio Destaque Nacional, da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Ele foi premiado por apresentar na Câmara municipal de Campo Mourão, uma Indicação Legislativa - solicitando à prefeitura - o envio à Casa de Leis, de um projeto de Lei propondo a criação de um Centro Educacional de atendimento ao autista em Campo Mourão.
A premiação aconteceu durante a programação da Marcha dos Legislativos Municipais. O evento é realizado anualmente, através de um concurso, com o objetivo de destacar as iniciativas que tenham contribuído com o fortalecimento do Poder Legislativo, estimulando a integração com a comunidade com ações públicas inovadoras, colaborando na construção de uma sociedade mais justa e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
“Estou muito feliz em receber esse prêmio, pelo projeto apresentado durante o meu mandato”, comentou Berbet. “Acredito que com ele, estarei colaborando com a qualidade de vida das pessoas”, frisou.
Berbet justificou na proposta, que o projeto visa combater a desigualdade na Educação. “Outrora, proporcionar o diagnóstico precoce do espectro autista e o acompanhamento especializado a crianças, jovens e adultos no ensino Municipal. Visa também resguarda as pessoas e a instabilidade sociais e educacionais, além de proporcionar educação adequada a todos”, disse.
Pela minuta do projeto, o Centro Municipal Educacional de Atendimento ao Autista de Campo Mourão será vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SECED), visando o atendimento multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando ao público alvo garantias de uma Educação Escolar de qualidade, promovendo o desenvolvimento das suas potencialidades e sustentando o processo de construção da Educação Inclusiva.
O atendimento no Centro Municipal Educacional ao Autista será ofertado aos alunos do município (crianças, jovens e adultos), com TEA, semanalmente no período da manhã das 07h30 às 11h30 e no período da tarde, das 13h às 17h30.
Os especialistas do Centro municipal Educacional de Atendimento ao Autista deverão realizar contato com as escolas, bem como efetuar avaliações pedagógicas de alunos que não possuam laudo médico.
A minuta diz ainda, que são competências do Centro Municipal Educacional de Atendimento ao Autista proporcionar ao aluno com Transtorno do Espectro Autista, a inclusão efetiva no ambiente ao qual está inserido; acolher e orientar as famílias dando suporte, direitos e igualdade no âmbito da Política Pública da Educação Inclusiva; promover e ofertar cursos, palestras, formações junto aos professores e a comunidade escolar, viabilizando uma rede de apoio efetiva de acordo com as Politicas Públicas de Inclusão, entre outros.