Licitação do Legislativo teve redução de 33,5%
Todas as empresas vencedoras são de Campo Mourão
Na licitação que a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou nesta quarta-feira (22/11) para a compra de equipamentos de informática, som e projeção foi alcançada uma economia da ordem de 33,5 por cento O valor máximo estipulado para os itens distribuídos em três lotes era de R$ 35.955,54 e as aquisições foram realizadas por R$ 27.478,00.
Outro ponto destacado pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Edson Battilani (PPS), é que as empresas vencedoras do pregão presencial nos três lotes são micro e pequenas empresas de Campo Mourão. Das 10 empresas que apresentaram propostas, sete eram de Campo Mourão. “Entidades locais têm alertado para a pouca participação das empresas do Município em licitações realizadas pelo poder público local, com a evasão de recursos para outras cidades. Porém, as licitações da Câmara de Vereadores tem reunido bom número de empresas da cidade, com os recursos investidos permanecendo assim em Campo Mourão”, salienta Edson Battilani.
Entre os equipamentos licitados quarta-feira estão 18 microfones para o plenário da Câmara Municipal. O valor máximo era de R$ 12.965,400 e foram comprados por R$ 10.710,00. Segundo o titular da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Legislativo, Jaime Rosalino Vendrame Filho, todos os microfones em uso atualmente já apresentaram problemas e passaram por manutenção. Observa ainda que o valor do conserto é equivalente ao da aquisição de novos microfones. “O modelo escolhido é mais barato do mercado. Alguém que realmente entenda desse assunto sabe”, conclui.
Sobre a aquisição de um scanner de mesa, a Câmara Municipal informa que o equipamento permitirá o fim do contrato de locação de máquinas fotocopiadoras, que gerava um gasto de aproximadamente R$ 9 mil por ano. A Câmara Municipal chegou a contar com três fotocopiadoras e atualmente loca apenas uma. A redução é resultado direto de ação implementada na atual legislatura que implantou a tramitação de processos exclusivamente por meio digital.
Para atender a demanda de digitalização de documentos, em grande volume, é que foi comprado o novo scanner, que além de possibilitar o fim do contrato de locação de fotocopiadoras também tem resultado em grande economia de papel e outros produtos.
O valor máximo fixado para o lote – que incluía o scanner de mesa e uma impressora multifuncional – era de R$ 12.965,40 e a compra foi realizada por R$ 10.028.00.