Lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo município oficializa FEMUC

por adm publicado 01/08/2019 13h36, última modificação 01/08/2019 13h36

Publicada no último órgão oficial do município, a Lei 4036/19, de autoria do vereador Sidnei Jardim, tornou oficial o Festival de Música de Campo Mourão (Femuc). A Lei, segundo Jardim, tem por objetivo promover a participação e o envolvimento de caráter artístico-pedagógico da população de Campo Mourão e região, fomentando e desenvolvendo a cultura e o movimento musical através de cursos, oficinas, práticas artísticas, workshops, concertos e shows musicais.

Jardim lembra que a oficialização do FEMUC é apenas resultado do trabalho desenvolvido por profissionais dedicados. “O movimento musical se consolidou em Campo Mourão na década de 50 com a criação do Conservatório Municipal Musical Prof. Leone Di Biaggio. Desde então a movimentação musical no município é incessante. Hoje conta com escolas de músicas, grupos, bandas, corais e prédio municipal específico denominado Casa da Música Rose Mary Albuquerque, que promove hoje mais de 15 cursos e atende mais de 400 alunos”.

Jardim comenta ainda que o FEMUC tem como premissa, o fortalecimento do cenário musical, proporcionando a população o acesso à boa música. “Neste ano, o FEMUC acontece nos dias 31 de julho a 04 de agosto e a cada nova edição, o Festival consagra Campo Mourão como um polo musical em nosso Estado, uma vez que o FEMUC, apesar de novo, vem se despontando como uma data importante no calendário musical do Paraná. Em sua ultima edição em 2015 obteve grande aceitação do público chegando a receber menção honrosa desta Casa de Leis”.

PROGRAMAÇÃO DO FEMUC

Programação Artística com Shows as 20h00 no Teatro Municipal iniciará no dia 31 de julho (quarta) – Show com o grupo Big Belas Band, 01 de agosto (quinta) – Marcelo Cigano e Quarteto Boldrini, 02 de agosto (sexta) – Patricia Borges e Banda, 03 de agosto (sábado) – Quarteto Unknown, encerrando no domingo 04 de agosto com o Show das práticas musicais, e a Programação Pedagógica contará com as práticas para profissionais (aulas de canto/coral, conjunto e big band), oficinas para estudantes de música (sopros, teclas, violão, guitarra e bateria) e oficinas sociais que irão abordar diversos temas artísticos e culturais.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal