Leco propõe a comemoração do Dia municipal do Gari e do Coletor de material reciclável
O vereador Tio Leco apresentou em sessão ordinária na Câmara de Campo Mourão, um projeto de Lei propondo a criação, no calendário do município, do Dia municipal do Gari e do coletor de material reciclável. Pela proposta do projeto, no dia da comemoração, seria ponto facultativo aos trabalhadores da limpeza urbana.
A data 16 maio, sugerida por Leco, tem por objetivo valorizar os profissionais que atuam na limpeza pública do município, bem como, promover a integração dos trabalhadores com atividades esportivas, culturais e artísticas.
“A ideia é incentivar as empresas recicladoras a promover campanhas e fomentar o mercado da coleta seletiva no município. O dia 16 será de lazer composto de atividades esportivas, culturais e artísticas, em homenagem ao Dia do Gari e do Coletor de Material Reciclável”, comentou Leco.
Segundo ele, a proposta do dia do Gari e do Coletor tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais essenciais para a manutenção da limpeza urbana e a promoção da sustentabilidade. Os garis e os coletores de materiais recicláveis, desempenham um papel fundamental em nossa cidade. O trabalho árduo e muitas vezes invisível desses profissionais garante que as ruas se mantenham limpas e que nossos resíduos sejam adequadamente descartados e reciclados”.
Conforme Leco, esses profissionais além de contribuir com a saúde pública, ajudam a preservar o meio ambiente e a promover a conscientização sobre a importância da gestão adequada dos resíduos. “Comemorar e estabelecer um ponto facultativo neste dia é uma forma de reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação desses trabalhadores, que muitas vezes atuam em condições adversas e ainda assim desempenham suas funções com grande comprometimento”
Leco lembra ainda, que além da valorização do trabalho desses profissionais, o ponto facultativo servirá para promover reflexão e conscientização sobre a importância do gerenciamento de resíduos sólidos e da educação ambiental, incentivando a população a participar ativamente na preservação do nosso espaço urbano. “A data poderá ser utilizada para realizações de eventos que promovam a valorização do trabalho dos garis e coletores, bem como atividades educativas que esclareçam a comunidade sobre a importância da separação correta do lixo e do consumo responsável”, disse.
O projeto será analisado pelas Comissões Permanentes da Casa Legislativa.