Julho sem plástico é sancionada pelo Executivo de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 15h39, última modificação 24/08/2022 15h39

A prefeitura de Campo Mourão publicou no início desta semana no órgão oficial eletrônico, na edição extraordinária, a sanção da Lei 4335, de agosto de 2022, instituindo o mês “Julho sem Plástico”.

A Lei - de autoria do vereador Paulo Pilatte - sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli, começa a valer a partir da sua publicação no diário oficial.

De acordo com o autor da Lei, o objetivo é orientar e conscientizar os cerca de 100 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico e do descarte correto. “Pretende-se com a Lei informar a sociedade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais e reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”, disse Pilatte.

Ele comentou ainda que a ideia de propor julho sem plástico surgiu com a leitura de um texto sobre uma pesquisa de uma instituição australiana. “A instituição "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”.

A pesquisa, de acordo com Pilatte, mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% de todo o lixo produzido”.

Ele lembrou ainda, que os dados alarmantes incentivaram escrever o projeto. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, disse.