Jovem Aprendiz: "Banco de Oportunidades" é proposto em Campo Mourão

por adm publicado 14/09/2017 09h27, última modificação 14/09/2017 09h27
Jadir Soares - "Pepita" (PPS) sugere ao prefeito Tauillo Tezelli a criação do Banco de Oportunidade "Jovem Aprendiz" em Campo Mourão.
O vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS) é o autor de proposição em tramitação na Câmara Municipal que sugere ao prefeito Tauillo Tezelli a criação do Banco de Oportunidade "Jovem Aprendiz" em Campo Mourão. Ampliar os espaços de divulgação das oportunidades de emprego e formação para inserção do jovem com qualificação no mercado de trabalho é um dos objetivos.
Jadir Soares ressalta que as empresas são obrigadas por lei a contratar aprendizes. "Entretanto, a falta desses jovens é bastante elevada, o que demanda as políticas públicas que criem e divulguem essas oportunidades. A proposta em tramitação tem como finalidade contribuir para a empregabilidade e inclusão social", acentua o vereador.
Os artigos 428 e 429 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispõem sobre a contratação de menores aprendizes (maior de 14 e menos de 24 anos). Determinam ainda que os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos serviços nacionais de aprendizagem número variável entre 5 e 15 por cento dos trabalhadores de cada um dos seus estabelecimentos, cujas as funções demandem formação profissional.
Cultura
Outra indicação legislativa apresentada pelo vereador Jadir Soares dispõe sobre a universalização do acesso a cultura, com a instituição da biblioteca cidadã em Campo Mourão. A intenção é promover o aproveitamento do espaço das bibliotecas existentes nas escolas municipais pela comunidade, desta forma facilitar o acesso de todos as fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.