Homens e maquinas começam a perfurar poço artesiano na comunidade rural Gralha Azul

por Dirceu Portugal publicado 15/05/2024 16h56, última modificação 15/05/2024 16h56

Quatro funcionários com três caminhões - equipados com sonda perfuratriz, compressor de ar, hastes de perfurações e outros equipamentos - do Instituto Água e Terra (IAT), veiculada a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, chegam a Campo Mourão na próxima semana para perfurar um poço artesiano e levar água para comunidade rural Gralha Azul, na estrada para Saltinho, no KM 17, próximo a antiga Granja Nordeste.

A sugestão para a perfuração do poço artesiano foi feita pelo presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, através de uma Indicação.

“A solicitação foi feita a pedido dos moradores, pelo fato de não haver água potável na localidade. Eles estão tendo de investir recursos do próprio bolso para sanar o problema de abastecimento, sendo que o poço que abastece a comunidade está desgastado, deixando os moradores constantemente sem água”, comentou.

Para Martins, a notícia da perfuração na próxima semana do poço artesiano na comunidade rural Gralha Azul, será um alento aos moradores. “Agradeço o empenho e a articulação do prefeito Tauillo Tezelli, do deputado estadual Douglas Fabrício, do deputado estadual e Secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, do diretor presidente do IAT, Everton Souza e do gerente do Programa Água no Campo, Ronye Pascoalotto, pela obra que irá beneficiar inúmeros moradores da comunidade que sofrem com a falta de água”.

Projeto Água no Campo, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com prefeituras locais, busca viabilizar a perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais e regiões mais isoladas, garantindo acesso à água de qualidade para as famílias. O poço, que dá acesso a aquíferos para retirada de água subterrânea, consiste na perfuração, revestimento, filtro, pré-filtro, motobomba e vedação.

A instalação de poços tubulares pelo (IAT) por meio do programa Água no Campo levou água potável de qualidade para aproximadamente 1.380 famílias de comunidades rurais do Paraná. Com um investimento de R$ 1,58 milhão, a iniciativa viabilizou a perfuração de 92 poços em 32 municípios. Além disso, foram feitas 15 manutenções de estruturas já perfuradas. A meta para 2024 é entregar 150 novos equipamentos.

Um dos principais benefícios do programa é possibilitar a perfuração dos reservatórios a um custo reduzido para as prefeituras. Segundo o gerente do Programa Água no Campo, Ronye Pascoalotto, se o município realizasse a contratação direta com uma empresa particular para perfuração de um poço, a obra poderia custar de R$ 80 mil a 120 mil por equipamento, dependendo do perfil geológico da região e da profundidade necessária para atender as necessidades hidrológicas dos habitantes.

“Com o auxílio do Estado, o investimento passa a ser de R$ 20 mil a R$ 30 mil por poço. Ou seja, cerca de 20% do valor original, o que gera maior economia para os cofres públicos das prefeituras”, disse Pascoalotto.