Gestão compartilhada da UPA de Campo Mourão
Através de requerimento apresentado em regime de urgência na Câmara Municipal, o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) propôs a utilização das instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), existente na Asa Leste de Campo Mourão, em sistema de gestão compartilhada. Concluído há mais de um ano, o prédio encontra-se sem uso porque o município alega falta de condições financeiras para a manutenção.
A proposição do vereador, aprovada por unanimidade, foi apresentada ao prefeito Tauillo Tezelli com a sugestão de que apresente a sugestão de que encaminha a deia ao presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP/Samu), Almir de Almeida, além do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto.
Edoel Rocha acentua que o Município paga aluguel do espaço físico ocupado atualmente pelo Samu no centro da cidade. Também observa que a UPA foi construída para atendimento de urgência e emergência, atividade que é desenvolvida pelo Samu. "Fazendo esta parceria de gestão compartilhada, o Município receberá recursos da Secretaria Estadual de Saúde para manutenção, contratação de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem", adianta o vereador O Município ficaria responsável pela zeladoria, limpeza, apoio e diagnóstico e atendimento farmacêutico, além do custeio, reforma e compra de equipamentos.
De acordo com Edoel Rocha, parceria semelhante já foi feita na região de Cascavel (que teria recebido R$ 4.5 milhões da Secretaria de Saúde do Paraná). Também em Guaíra já teria sido implantada a parceria. Em Toledo, estaria em fase de implantação.
Melhorias