Escrivão Parma solicita recursos para equipar polícia científica e departamento penitenciário de CM

por Dirceu Portugal publicado 02/07/2021 11h20, última modificação 02/07/2021 14h25

O vereador Escrivão Parma protocolou um requerimento, aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, solicitando ao governo do estado, recursos financeiros do Plano Paraná Mais Cidades, através da secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), para polícia científica de Campo Mourão.

O documento também será encaminhado aos deputados estaduais, Hussein Bakri, delegado Jacovos, Douglas Fabrício e ao secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Segundo o vereador, os recursos solicitados de R$ 390 mil, serão utilizados pela polícia cientifica de Campo Mourão para comprar um espectrômetro (equipamento utilizado pelo perito criminal para elucidação de assassinatos, roubos, envenenamentos; averiguação de abuso de drogas como o álcool, cocaína e maconha; análise de cédulas de dinheiro e documentos; análise de resíduos de disparos de tiros, dentre outros).

A maleta para local de crime é outro equipamento a ser adquirido pela policia científica. A maleta contêm os seguintes instrumentos; materiais de coletas de fragmentos impressões digito-papilares (lupa, pós, pinceis inclusive magnéticos, envelopes de cianoacrilato e material para modelagem de impressões digitais; Kit de luz forense (8 lanternas) com suportes, óculos, protetores e visualizadores de vestígios e filtros para fotografia; reagentes para drogas (cocaína e maconha); reagente para revelação de traços de sangue latente; reagente para revelação de traços de sangue específico humano; kit mascara contra gases e luvas; aparelho GPS; paquímetro profissional digital; máquina fotográfica digital (com acessórios), trena eletrônica a laser; netbook com os softwares usuais e um software forense de comparação de imagens.

De acordo com o vereador, os equipamentos são de extrema importância para polícia de Campo Mourão. “A Polícia Científica atende diversos municípios, e não tem os equipamentos necessários para a elucidação dos crimes”, comentou.

Compra de veículos – Em outro requerimento aprovado pela Câmara, o vereador solicitou recursos financeiros, ao governo do Paraná, para a aquisição de dois veículos de escolta, dois veículos para o setor administrativo, dois body scan corporal, 15 computadores e seis coletes balísticos para o departamento penitenciário.

Body scan corporal – equipamento para impedir a entrada de armas, drogas e celulares em presídios. Geralmente, esses objetos alcançam os detentos por meio de visitantes que usam a criatividade para esconder os itens em costuras ocultas em roupas, em vasilhas e até em partes íntimas.

“Esse equipamento é uma das soluções de segurança para o sistema prisional que vem em auxílio dos agentes penitenciários e seus gestores a fim de oferecer maior eficiência, segurança e agilidade ao processo de inspeção, sem violar a dignidade dos visitantes”, comentou Parma.