Elvira Schen e Jardim fazem pedidos para o enfrentamento do Covid-19

por Dirceu Portugal publicado 01/07/2020 17h15, última modificação 01/07/2020 17h15

Em meio à escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o vereador Sidnei Jardim, protocolou um requerimento – aprovado na última sessão ordinária virtual da Câmara de Campo Mourão -, pedindo a doação de EPIs à Santa Casa e à Central Hospitalar, através do programa “Todos pela Saúde” da Fundação Itaú Unibanco.

Com o intuito de fortalecer o atendimento de Saúde, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), recentemente a Fundação Itaú Unibanco anunciou a doação de R$ 1 bi ao enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Segundo o parlamentar, a Fundação criou a iniciativa Todos pela Saúde, com o objetivo de combater os efeitos da covid-19 sobre a sociedade brasileira, destinando doações para os hospitais, disponibilizando a doação de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Jardim solicitou luvas, máscaras, avental e proteção ocular. “Estamos vivendo uma emergência de saúde mundial. Os profissionais da linha de frente atendem diariamente centenas de pessoas que podem estar infectadas, sabemos que foram disponibilizados pela Fundação Itaú 90 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde, por isso pedimos a doação para nossos hospitais, que atendem a demanda da cidade e da região da COMCAM”, disse.

O vereador lembrou o aumento dos números de casos nas últimas semanas. “Não há previsão de controle do vírus no nosso país e no mundo. No Brasil, temos um número considerável de infectados e mortos. Medidas devem ser tomadas para enfrentamento da doença, bem como garantir providências capazes de dar total apoio aos profissionais da saúde”.

Parceria com acadêmicos de Medicina -  A vereadora Elvira Schen e Jardim também apresentaram na Câmara Municipal, uma Indicação Legislativa criando o programa municipal de parceria com acadêmicos do curso de Medicina. O objetivo é reforçar os trabalhos de combate ao Covid 19. A proposição foi aprovada na última Sessão Ordinária da Câmara e segue ao Poder Executivo.

Serão 30 vagas destinadas aos acadêmicos em curso regular de medicina, matriculados em instituições oficiais de ensino credenciadas pelo MEC. “O aluno deverá cumprir o total de 40 horas semanais de atividades vinculadas ao programa e, terão a título de ajuda de custo o valor de R$ 2,5 mil, não configurando salário ou remuneração de qualquer espécie”, lembraram Jardim e Elvira Schen.

Conforme os dois parlamentares, as atividades do Programa serão destinadas ao reforço das ações de prevenção, cuidados gerais da saúde também de combate e contenção do avanço da pandemia do Covid -19 junto as Unidades de Saúde, designadas pela Secretária Municipal de Saúde.

“O programa terá duração de 90 dias e poderá ser prorrogado se as autoridades assim determinarem, em razão do comportamento da pandemia. Vivemos o pico de contágio e faz-se necessário tomar todas as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública, sendo todo apoio bem-vindo neste momento delicado que estamos vivendo, a ajuda dos acadêmicos será muito importante para o município”.

Texto e fotos: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. Foto de arquivo anterior à pandemia do COVID-19.