Elvira Maria Schen participa da inauguração do 1º Centro Transitório de Animais Domésticos do estado

por Dirceu Portugal publicado 28/06/2024 17h49, última modificação 28/06/2024 17h49

A vereadora Elvira Maria Schen Lima e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, participaram nesta sexta-feira (28), da inauguração do 1º Centro Transitório de Animais Domésticos do Paraná, construído ao lado do Horto Municipal, na Vila Guarujá.

O Centro é a primeira unidade do gênero no estado e vai abrigar animais domésticos vítimas de maus tratos. “É um dia de imensa alegria e muita gratidão. Tem gente esperando a inauguração pensando que nós iremos recolher os animais das ruas, não será assim. Só recolhemos animais sem tutor ou sem proprietário, que está em sofrimento, foi abandonado ou está em situações de maus tratos. Toda essa estrutura não será utilizada como um depósito de animais”, destacou a vereadora Elvira Schen Lima, defensora da causa animal. “Sou muito grata ao prefeito e ao secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes por mais essa conquista”, disse Elvira.

A nova estrutura possui 34 baias, área coberta e solário, com capacidade para acolhimento de até 250 animais. O investimento na obra foi de R$ 2,5 milhões, incluindo a reforma das instalações pré-existentes do antigo canil. Os recursos do governo do Paraná foram disponibilizados através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável/Instituto Água e Terra, com contrapartida do município.

“É uma grande conquista e um marco para Campo Mourão essa estrutura, que conseguimos graças ao empenho do governo do Estado e do secretário Márcio Nunes, para atender uma necessidade cada vez mais crescente no município”, explica o prefeito Tauillo Tezelli. Ele lembra que o Centro é para acolhimento temporário de animais enquanto aguardam adoção.

O local servirá também para ação continuada de educação ambiental com a temática de bem-estar animal. O município mantém convênio, viabilizado por chamamento público, com a Associação Protetora de Animais, responsável pelo programa de Castração e pelo Centro.

“Gostaríamos que as pessoas entendessem que este espaço é um centro transitório onde iremos recuperar o animal - atropelado ou que sofreu maus tratos - e colocar em um lar. Estamos evitando pegar um animal que esteja na rua e que tenha um dono. Agradeço a todos que acreditaram em nossos sonhos, queremos ser uma referência no Paraná em cuidados e bem estar dos animais”, completou Amanda Tonet, que está à frente da Associação de Proteção aos Animais Independentes (PAIS).