Covid-19 faz Câmara de Campo Mourão cancelar entrega de homenagens
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão suspendeu as sessões solenes de entrega de homenagens e demais eventos que envolveriam aglomerações de pessoas, fora da instituição. A decisão é uma medida de prevenção à infecção e à propagação do coronavírus (Covid-19), e foi tomada na manhã desta segunda-feira (16), durante uma reunião da Mesa Diretora da Casa de Leis.
A suspensão - devido à pandemia do coronavírus – deve durar por tempo indeterminado. “Vamos aguardar a Secretaria de Saúde informar que não há mais riscos de contaminação pelo Covid-19, para retomar as sessões”, comentou o presidente em exercício do Legislativo, vereador, Jadir Pepita.
Nos próximos dias 21 e 30 deste mês, os vereadores iriam homenagear com uma moção de congratulações, o pastor Lauro Celso de Souza. O evento deveria acontecer no dia 21, nas dependências da igreja. No dia 30, o homenageado seria Shigueru Matsumi. O título de Cidadania Honorária seria entregue no plenário da Câmara. “Peço desculpas pelos cancelamentos, mas a Saúde de todos é mais importante”, lembrou Pepita.
Além da decisão em cancelar os eventos, de forma preventiva, a Mesa Diretora também suspendeu a participação de servidores públicos e vereadores em cursos, e propôs uma série de recomendações para evitar uma possível disseminação do vírus. “Se agravar a situação em Campo Mourão, também iremos suspender as sessões ordinárias da Casa. Os funcionários do Legislativo serão orientados, através de comunicação interna, como prevenir a propagação do vírus, utilizando corretamente o álcool em gel”, comentou Pepita.
A orientação aos funcionários com sintomas similares do Covid-19, de acordo com Pepita, é de ficar em casa e comunicar imediatamente os profissionais da unidade de Saúde para que sejam tomadas as medidas necessárias. “Ainda não há casos registrados em Campo Mourão, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mas estamos nos precavendo", comentou.
A Câmara também vai providenciar a aquisição, com urgência, de frascos de álcool em gel para repor o seu estoque, e materiais necessários para a assepsia e desinfecção dos locais de trabalho e demais dependências do prédio. “A administração da Câmara de Campo Mourão está reforçando as medidas preventivas de controle da pandemia, como uso de álcool em gel e materiais utilizados na higienização das mãos", informou o presidente.
Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal