Comunidades rurais de São Benedito e KM 128 serão beneficiadas com a perfuração de dois poços artesianos

por Dirceu Portugal publicado 15/05/2024 15h40, última modificação 15/05/2024 17h03

Na próxima semana, moradores das comunidades rurais de São Benedito e Km 128 serão beneficiadas com ações do Instituto Água e Terra (IAT), através do programa Água no Campo. Os funcionários do (IAT) irão perfurar dois poços artesianos, sugeridos através de duas Indicações do vereador, Jadir Soares (Pepita), para levar água aos moradores das comunidades rurais.

“A Indicação com a sugestão é necessária devido à comunidade não possuir um poço artesiano para suprir suas necessidades básicas”, comentou Pepita ao sugerir a perfuração de um poço no Sítio Tonet, próximo a Comunidade Rural Km 128.

Pepita também sugeriu, através de outra Indicação, a perfuração de um poço para atender a comunidade rural de São Benedito, próximo a lanchonete do ‘Betão’, com acesso pela Rodovia PR-317 (sentido à Farol) ou pela Rodovia BR-487 (estrada Boiadeira sentido à Cruzeiro do Oeste).

“É uma reivindicação da comunidade que precisa dessa obra. O artesiano irá facilitar demais a vida dos moradores. A Indicação foi necessária por conta de a comunidade não possuir um poço artesiano para suprir as necessidades básicas”, disse Pepita.

O Projeto Água no Campo, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com prefeituras, busca viabilizar a perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais e regiões mais isoladas, garantindo acesso à água de qualidade para as famílias. O poço, que dá acesso a aquíferos para retirada de água subterrânea, consiste na perfuração, revestimento, filtro, pré-filtro, motobomba e vedação.

“Funcionários e máquinas começam a trabalhar na próxima semana para proporcionar o bem estar às duas comunidades rurais de Campo Mourão”, destacou o gerente do Programa Água no Campo, Ronye Pascoalotto.