Cidadania Honorária para Luciano Matheus Rahal

por adm publicado 28/09/2017 14h22, última modificação 28/09/2017 14h22
Homenagem acontece esta quinta-feira (28/09) as 19:30h no Plenário do Poder Legislativo de Campo Mourão
O promotor público Luciano Matheus Rahal, que está radicado em Campo Mourão há cinco anos, recebe nesta quinta-feira (28/) o diploma de Cidadão Honorário do Município, outorgado pelos Poderes Executivo e Legislativo. Trata-se da principal honraria oficial outorgada por Campo Mourão.

A sessão solene da Câmara Municipal para a entrega do diploma começa às 19h30min e será realizada no Plenário Vereador José Pereira Carneiro (na sede do Poder Legislativo), sob a presidência do vereador Edson Battilani. O autor do projeto de resolução que concedeu a honraria é o vereador Edilson Martins.

Homenageado

Luciano Rahal nasceu no dia 7 de janeiro de 1980, em Piracicaba (SP). É graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e foi aprovado em concurso do Ministério Público do Paraná em 2004. Em junho do ano seguinte foi empossado como promotor público substituto em Laranjeiras do Sul. Desde então já passou pelas comarcas de Cantagalo, Guaraniaçu, Quedas do Iguaçu, Loanda, Nova Londrina, Medianeira, Toledo, Santa Helena, Ivaiporã, Telêmaco Borba, Iporã, Altônia, Terra Roxa, Almirante Tamandaré, Mamborê e Chopinzinho, com atuação nas áreas do patrimônio público, sucessões, família, infância e juventude, registros públicos, crime, tribunal do júri, meio ambiente, saúde pública e educação. Em setembro de 2012 foi designado para atuar em Campo Mourão.
O homenageado é especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Univel. No período de 2012 a 2013 foi coordenador administrativo do MP em Campo Mourão. É integrante do Grupo de Discussão e Trabalho do projeto Semear, de enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas, vinculado ao MP/Paraná. Foi organizador da 1ª Capacitação Conjunta MP/PR e MPT para conselheiros tutelares de Campo Mourão e região, em fevereiro de 2016. Também foi organizador da 3ª Oficina Regional do Projeto estratégico Semear – Rede de Serviços e Políticas de Enfrentamento ao Álcool, Crack e Outras Drogas, realizado em junho do ano passado.
O currículo de Luciano Rahal aponta ainda que foi capacitador no curso de preparação de candidatos ao cargo de conselheiros tutelares em 2013 e 2015 e também do curso de preparação dos candidatos ao cadastro nacional de adoção. É ainda integrante e um dos fundadores do Comitê de Socioeducação de Campo Mourão, integrado por representantes de vários segmentos da rede de proteção local, visando aperfeiçoar o sistema socioeducativo em prol de uma maior adesão por parte dos adolescentes em conflito com a lei.
O novo cidadão honorário de Campo Mourão tem proferido palestra em diversos eventos realizados em Campo Mourão, relacionados aos mais diversos assuntos. Dentre eles, direitos da mulher, evasão escolar, família, cidadania e controle social, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto da Juventude, corrupção, criminalidade, etc. em escolas da rede estadual, encontros do Núcleo Regional de Educação, conferências municipais, faculdades e entidades civis.