Cidadã Honorária: Reconhecimento de C. Mourão à Leila Maria Tonello da Luz

por adm publicado 14/12/2018 14h07, última modificação 14/12/2018 14h07

A empresária Leila Tonello da Luz (do Supermercados Paraná/Tonello Bussiness Hotel) agora faz parte da galeria de detentores de Título de Cidadania Honorária do Município de Campo Mourão. A entrega da honraria oficial aconteceu na noite desta quinta-feira (13/12) durante sessão solene do Poder Legislativo.

A cerimônia aconteceu nas dependências do Tonello Business Hotel e reuniu um bom público. Participaram autoridades, lideranças da comunidade, familiares, colaboradores das empresas da homenageada, populares e outros convidados. Na abertura da sessão, a homenageada foi conduzida a mesa principal pelos vereadores Olivino Custódio e Nelita Piacentini. Após a execução do Hino Nacional, o vereador Jadir Soares - Pepita fez a leitura de um trecho bíblico.

A entrega do diploma da honraria a Leila Tonello da Luz foi feita pela vereadora Nelita Piacentini (autora do projeto de resolução que concedeu o título) e o prefeito Tauillo Tezelli. Antes da entrega, a vereadora ressaltou o reconhecimento do Município por tudo o que a homenageada e sua família já fizeram e continuam fazendo pelo desenvolvimento de Campo Mourão.

Em seguida discursaram: Ester Piacentini (que falou em nome família Tonello da Luz), o deputado federal Rubens Bueno e o prefeito Tauillo Tezelli. Em seu pronunciamento, Leila Tonello agradeceu a homenagem e, visivelmente emocionada, recordou do empenho e árduo trabalho empreendido pela família. Sua mãe participou da solenidade.

Durante a sessão, a nova cidadã honorária de Campo Mourão foi homenageada pelos filhos, noras, genro e netos. Também recebeu homenagem dos funcionários que trabalham nos empreendimentos da família.

O último a falar foi o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani. No encerramento da sessão solene foi executado o Hino de Campo Mourão

A homenageada

Leila Tonello da Luz e seus filhos estão à frente dos Supermercados Paraná (que atualmente conta com sete lojas unidades em quatro cidades) e também do Tonello Business Hotel. No ranking estadual da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, o Supermercado Paraná ocupa a 11ª posição. Já no ranking nacional ocupa a 117ª posição. Atualmente, o grupo empresarial - que começou com apenas dois funcionários – tem mais de 900 funcionários diretos e 3.000 indiretos.

Tudo começou há 36 anos, a partir da aquisição da Casa Tristão (que funcionava onde hoje está à primeira unidade da rede, na entrada do jardim Lar Paraná). A família da homenageada empreendeu e o Supermercado Paraná é atualmente a 24ª empresa paranaense no ranking dos maiores varejistas do país (segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo/ranking/2017).

Leila Tonello nasceu na cidade de Selbach (Rio Grande do Sul) e sua família migrou para a localidade rural de Campina do Amoral (que na época pertencia a Campo Mourão) quando tinha apenas seis anos. Ela cursou o antigo primário no Colégio Santa Cruz. Depois fez dois anos do segundo grau (atual Ensino Médio) no Colégio Estadual Marechal Rondon. Em 1964 teve que parar os estudos e já no ano seguinte começou a lecionar para alunos de primeira à quarta série em uma escola municipal localizada na Serraria Cadeado (do Grupo Slavieiro), no patrimônio da Campina do Amoral. Até 1972 atuou como professora.

Em 1970, a empresária casou-se com Adalberto Machado (in memorian) e foi convidada pelos pais do marido a ajudar no Armazém São Sebastião, de propriedade da família, que também funcionava na serraria. No ano de 1982, o casal adquiriu a mercearia Casa Tristão, localizada na entrada do jardim Lar Paraná, que deu origem a empresa Tonello e Machado da Luz Ltda. – Paraná Supermercados.

Com o decorrer dos anos, o supermercado ganhou novas instalações, passou por ampliações, filiais foram instaladas e a família diversificou os investimentos. Em 2003, por exemplo, foi inaugurado o Tonello Business Hotel.

A primeira filial do Paraná Supermercados – com 1.100 metros quadrados de área de vendas – foi inaugurado em 2004, na cidade de Ivaiporã. Dois anos depois – em 2006 – foi inaugurado o Paraná Supermercados Max – com 1.200 metros quadrados de área de vendas – na área central de Campo Mourão. Recentemente, a unidade foi completamente revitalizada.

O ano de 2008 foi marcado pela implantação de um amplo e moderno Centro de Distribuição no parque industrial de Campo Mourão. Na unidade foi centralizada a administração da empresa, com departamento de compras, contabilidade e recursos humanos. Também foram criadas mais duas empresas: de logística e de tecnologia da informação.

A quarta loja do grupo foi criada em 2010, com a inauguração do Paraná Supermercados Família (o primeiro hipermercado da rede), em Campo Mourão. Tem 14 mil metros quadrados de área edificada e conta com 3.600 metros quadrados de área de vendas. O empreendimento alia compras com entretenimento, dispondo de 31 espaços para lojas diversas, praça de alimentação, esteira rolante, play ground e estacionamento com 370 vagas. Recentemente a unidade ganhou um cinema.

Mais três lojas foram inauguradas nos anos seguintes: 2014 - em Cianorte, com área construída de 7.800 metros quadrados e 3.500 metros quadrados de área de vendas; 2015 – em Ivaiporã, com 3.800 metros quadrados de área construída e 2.500 metros quadrados de área de vendas: 2017 – em Goioerê, com 3.200 metros quadrados de área construída e 1.800 metros quadrados de área de vendas. O grupo também comprou as antigas instalações do Supermercado Daimaru, na área central de Campo Mourão.

O casal Adalberto - Leila Tonello teve três filhos: Álvaro, Lilian e Rodrigo.