Câmara participa da abertura da UPA Asa Leste

por adm publicado 13/09/2019 11h18, última modificação 13/09/2019 11h18

Os vereadores Miguel Batista Ribeiro, Edoel Rocha, Edson Battilani, Sidnei Jardim, Edilson Martins e o presidente da Câmara, Olivino Custódio, participaram na noite da última quinta-feira (12), da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na região do Jardim Aeroporto (asa leste).  A obra foi construída com recursos do governo federal, R$ 2,7 milhões e com a contrapartida do município de R$ 3 milhões.

Segundo o secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, na UPA o paciente irá passar por uma triagem, onde será avaliado através de classificação de risco. Por essa avaliação será feito o procedimento no local ou encaminhado para os hospitais”.

A UPA dispõe de 13 leitos para pacientes em observação. O atendimento será realizado por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos e pessoal administrativo, além de serviço de ambulância das 19 às 7 horas. “Com a inauguração da UPA, as instalações da Unidade 24 Horas do Lar Paraná, que se encontram em situação precária, irá passar por reforma. A Unidade do Jardim Pio XII irá passar a funcionar até as 23 horas, com atendimento de livre demanda”, comentou o secretário.

Ele lembrou ainda, que o horário será estendido para atender os moradores do Lar Paraná. “O funcionamento do prédio da UPA irá tornar o atendimento em saúde mais humanizado tanto na parte médica como da equipe de enfermagem terá uma estrutura física melhor para trabalhar”, disse.

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a UPA irá permitir um atendimento ainda mais humanizado para as pessoas. “Tenho certeza que o atendimento vai melhorar muito”.

A unidade de Saúde irá funcionar nos termos de uma unidade municipal de urgência e emergência 24 horas (média complexidade), autorizada pelo Ministério da Saúde para cidades com população até 100 mil habitantes.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal