Câmara homenageia os 30 anos da fundação da Pastoral da Criança

por Dirceu Portugal publicado 20/07/2020 12h57, última modificação 20/07/2020 12h57

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima quarta-feira (22), às 14 horas, uma moção de congratulações em comemoração aos 30 anos de fundação da Pastoral da Criança, da Diocese de Campo Mourão, um organismo da Igreja Católica criado em Florestópolis, no Paraná, e que hoje está presente em todos os estados brasileiros e em mais de 21 países de vários continentes. A homenagem da Câmara é um reconhecimento pelos trabalhos prestados à comunidade Mourãoense.

Para auxiliar no enfrentamento a Covid-19, seguindo as orientações das secretarias municipal, estadual e do Ministério da Saúde, de prevenção contra a propagação e contaminação pelo coronavírus, a entrega da moção irá acontecer nas dependências da sede da Pastoral, sem cerimônia e sem aglomerações de pessoas.

O autor da honraria, vereador Edson Battilani, destacou a história e a importância da Pastoral, fundada pela médica sanitarista e pediatra, Zilda Arns Neumann. “A Pastoral presta um papel fundamental ao trabalhar pela redução da taxa de mortalidade infantil e sua atuação é voltada para a assistência aos mais pobres, em ações básicas de Saúde, Educação, Nutrição e Cidadania, tendo como foco o desenvolvimento de crianças”.

Segundo Battilani, o projeto teve seu início na Paróquia de São João Batista, na cidade de Florestópolis e hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe. E em Campo Mourão teve início em 1988, atualmente com média mensal de 1.194 crianças atendidas, 999 famílias cadastradas e 161 voluntários. Os trabalhadores da Pastoral são voluntários; normalmente suas lideranças integram a comunidade na qual atuam o que lhes permite conhecer mais intimamente a realidade familiar do ambiente em que residem e assim melhor orientar e auxiliar os que buscam ajuda junto a esta organização de cunho social.

“As tarefas desenvolvidas pela Pastoral têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma. As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar”

Battilani destacou os atendimentos realizados pela Pastoral. “Hoje, uma média de 260.000 voluntários se empenham em contribuir para o crescimento qualitativo de pelo menos 1,8 milhões de crianças na faixa de O a seis anos; cerca de 94 mil mulheres grávidas integrantes de 42 mil grupos de famílias carentes, em cerca de 4.066 cidades por todo o país”.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.