Câmara homenageia escola Ethanil com Comenda 10 de outubro

por adm publicado 01/10/2019 15h08, última modificação 01/10/2019 15h08

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam no próximo sábado (5), às 19h30, a Comenda 10 de outubro à escola municipal professor, Ethanil Bento de Assis. A honraria é uma homenagem aos 50 anos de fundação do estabelecimento de ensino público e será entregue nas dependências da escola, localizada na Rua Vicente Domanski, 1196, no Jardim Santa Cruz.

De acordo com o autor do Projeto de Resolução, vereador Edson Battilani, a comenda é uma forma de agradecer funcionários, diretores e professores pelos ensinamentos à comunidade. “O estabelecimento de ensino garante o princípio democrático de igualdade de condições de acesso e de permanência na escola, de gratuidade para a rede pública, de uma Educação Básica com qualidade em seus diferentes níveis e modalidades de ensino, vedada qualquer forma de discriminação e segregação”.

A escola municipal Professor Ethanil Bento de Assis foi criada em 1969 pela Lei 4024/61, com o nome de escola rural municipal Santa Cruz, iniciando suas atividades com 30 alunos em sala multisseriada e tendo como a primeira professora, Eloysa Komatsu. Em 1980, pela Lei 5.692/71 a escola deixa de ser rural e passa a se chamar “escola municipal Santa Cruz”; tendo como primeira diretora, Adonay Pereira Tini.

Em 1981, a escola foi doada a Fundação Educacional de Campo Mourão (FUCAM) conforme resolução n° 2601/81 de 17 de novembro de 1981, passando a ofertar o ciclo completo de 1° grau, com denominação de Unidade Escolar Santa Cruz. Em 1982, em virtude da existência de uma escola com o nome de Escola Santa Cruz, a mesma teve seu nome alterado para Escola Professor Ethanil Bento de Assis. Em 1986, a escola ganha um prédio novo em alvenaria, passando a atender 612 alunos.

Em 1987, assume a direção de 1ª a 4ª série, a professora Gercina de Carvalho da Silva e secretária, Célia Terezinha Affonso. Em 1991, a escola passa a chamar Escola Professor Ethanil Bento de Assis – de ensino pré escolar e 1º grau. Em 1992 a escola passa atender 956 alunos de pré a 8ª série, tendo como diretora de pré a 4ª série, a professora Gercina de Carvalho da Silva. No mesmo ano assume a direção de 5ª a 8ª série, o professor Anézio Cardeal Santana.

Em 1994, a escola atingiu o maior número de alunos de sua história - 1074 - divididos em 34 turmas, em virtude do surgimento de novos conjuntos habitacionais como; Batel, Mário Figueiredo e Silvana. Em 1996, pelo Decreto 1300 da prefeitura de Campo Mourão, a escola que havia sido doada á FUCAM, é revertida ao município.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal