Câmara entrega escritura da Justiça para construção de usina

por adm publicado 29/08/2019 16h19, última modificação 29/08/2019 16h19

Os vereadores de Campo Mourão participaram na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da prefeitura, da assinatura e da entrega da escritura do terreno - doado ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) - para a construção de uma usina fotovoltaica. O terreno, localizado na Vila Guarujá foi avaliado em R$ 1,4 milhões.

Os documentos foram entregues ao presidente do (TJ), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, durante o evento que contou com as presenças do diretor do Fórum de Campo Mourão, juiz Rui Cruz, do promotor de Justiça Luciano Matheus Rahal, do presidente da OAB, Renato Fernandes Silva Junior, do presidente do Conselho Municipal de Segurança, Andrey Legnani e dos vereadores, Cabo Cruz, Miguel Batista Ribeiro, Jadir Pepita, Edson Battilani, Edilson Martins, Edoel Rocha, Tucano, Sidnei Jardim, Olivino Custódio (presidente da Câmara).

“Vamos licitar os projetos e iniciar as obras no primeiro semestre do ano que vem”, disse Xisto Pereira. “Será a maior usina fotovoltaica de um órgão público do Brasil. Campo Mourão foi escolhida por ser uma das cidades mais ensolarada da região. Os investimentos estão orçados em R$ 20 milhões”, lembrou o desembargador.

Conforme ele, a energia produzida pela usina será para consumo de todos os fóruns das comarcas do Estado. “O município ficará conhecido no Paraná e no Brasil em razão da sustentabilidade pela produção de energia limpa”. Ele comentou ainda, que toda a produção de energia solar da usina vai para a Copel e com isso em seis ou sete anos, o Poder Judiciário não terá mais gastos.  “A energia repassada à Copel será abatida do consumo do TJ, tornando a instituição autossuficiente em relação ao consumo de energia elétrica”.

Xisto Pereira agradeceu a dedicação da Câmara e dos vereadores pela rapidez na aprovação da doação do terreno. “Agradeço toda a dedicação dos vereadores em aprovar em um curto espaço, a doação deste terreno. Isso demonstra a maturidade dos vereadores, preocupados com o bem estar dos moradores, com o desenvolvimento e com a geração de frenes de trabalho na cidade”.

Na semana passada, por 11 votos favoráveis e um contrário, os vereadores de Campo Mourão aprovaram a doação de terreno para a construção da usina, que irá captar energia solar em Campo Mourão. “Sinto-me feliz em fazer parte de um momento histórico da nossa cidade. A Câmara fez tudo o que poderia, para dar agilidade no processo de doação do terreno, pois essa obra vai provocar avanços e vai gerar frentes de trabalho no município”, comentou o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal