Câmara: Economia com a tramitação de documentos digitalizados

por adm publicado 04/09/2017 11h38, última modificação 04/09/2017 11h38

Na busca de economia, maior agilidade e até como medida voltada a preservação da natureza, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão vai substituir a forma de tramitação interna de documentos. Não mais serão feitas milhares de fotocópias todos os meses dos projetos, proposições e outros documentos para conhecimento e análise de cada um dos 13 vereadores e dos órgãos internos. Esses documentos passarão a ser digitalizados e encaminhados por computador aos vereadores e órgãos do Poder Legislativo envolvidos nos processo de análise e deliberação das matérias.

O novo sistema encontra-se em fase final de implantação e faz parte de uma série de ações desencadeadas pela atual Mesa Executiva da Câmara Municipal com a intenção de modernizar e racionalizar os procedimentos internos. Na avaliação do presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani (PPS), a mudança redundará em significativos benefícios, pois além de gerar expressiva economia de recursos financeiros também terá vários outros reflexos positivos na atuação do Poder Legislativo.

Os números evidenciam a economia que o novo sistema proporcionará. Apenas o Departamento de Assuntos Legislativos (DAL), que responde pelo recebimento e tramitação de projetos e proposições, produziu 42.815 fotocópias entre os dias 2 de janeiro e 28 de abril. Foram 6.945 em janeiro, 11.078 em fevereiro, 12.828 em março e 11.055 em abril (até o dia 28).

O Departamento de Assuntos Administrativos (DAA) produziu outras 3.662 fotocópias entre o início de janeiro e o final de março. Outros números relacionados ao cotidiano da Câmara Municipal de Campo Mourão referendam que o novo sistema vai gerar economia. Segundo o Departamento de Suprimentos, nos primeiros quatro meses deste ano foram repassadas 237 remas de papel sulfite aos gabinetes dos vereadores e demais órgãos do Poder Legislativo, além de 44 cartuchos remanufaturados de tonner. O preço médico da resma de papel sulfite no mercado é de R$ 19,90 atualmente, enquanto o do cartucho remanufaturado de tonner é de R$ 36,00.

"Os números não deixam dúvidas quanto a importância e necessidade da implantação do sistema de tramitação de forma digitalizada das matérias em apreciação na Câmara Municipal", explica Edson Battilani. Ele acrescenta ainda que a mudança propiciará maior agilidade e até demandará de menores espaços físicos para o arquivamento da documentação.

Outro ponto destacado pelo vereador é que a implantação do sistema demandou ínfimos investimentos, até porque o Poder Legislativo de Campo Mourão já contava com um moderno e bem estruturado sistema de informática. "Com gastos irrisórios vamos conseguir grande economia. Nunca é demais lembrar dos problemas de ordem financeiros enfrentados atualmente pelo Município e que toda a economia pode ser revertida em melhores serviços para a população", acentua Edson Battilani.