Câmara e (TRE) dão posse aos vereadores mirins em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 26/08/2022 16h04, última modificação 26/08/2022 16h04

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, o diretor geral do (TRE), Valcir Mombach, o juiz eleitoral de Campo Mourão, Edson Jacobucci Rueda Junior e os vereadores; Naiany Hruschka Salvadori, Bina, Toninho Machado, Edilson Martins, Miltinho Cidade Nova, Elvira Schen e Olivino Custódio deram posse na manhã desta sexta-feira (26), aos vereadores mirins eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem, desenvolvido em parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná e a Câmara de Campo Mourão.

As vereadoras e vereadores Mirins estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e médio do Colégio Cívico Militar Unidade Polo, Pedro Henrique Gouveia de Medeiro Silva, Mariana Cristina Bonfim, Maria Vitória Bretas e os estudantes suplentes Luan Fabrycio Messias e Ewelyn Cristina Martins, tomaram posse no plenário lotado, com familiares, estudantes e autoridades. “É um dia inesquecível”, comentou o vereador mirim, Pedro Henrique Gouveia Medeiros da Silva, de 15 anos, estudante do 9° ano, eleito com 415 votos.

A vereadora mirim Mariana Cristina Bonfim, em seu pronunciamento de posse lembrou a importância do programa. “Considero o projeto de suma importância para a sociedade, pois é através dele podemos vivenciar de forma prática o Poder Legislativo. Espero que possamos cumprir nossos papeis de forma dedicada e solista, buscando atingir os objetivos do programa”, disse. Bonfim.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura comemorou a posse dos novos eleitos. “Estamos aguçando a vontade desses jovens em participar do processo eleitoral. A essência, por meio da parceria com o Poder Legislativo é o futuro do nosso eleitorado, já que traz o jovem e a jovem para uma vivência mais próxima do processo eleitoral e da criação das leis. Os jovens sairão daqui mais seguros dos seus papéis no processo eleitoral. O futuro e a transformação do país, para melhor, dependem dos senhores”, lembrou Moura.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, parabenizou todos os envolvidos no processo. “Agradeço aos servidores e professores pela dedicação e ensinamentos. Além de toda a carga e responsabilidade de ensinar os conteúdos didáticos, ainda se preocupam em trabalhar valores essenciais para o bom desenvolvimento de uma sociedade, como a cidadania. Com os vereadores mirins eleitos temos a capacidade de transformar tudo o que está acontecendo, com uma sociedade justa e igualitária e mais fraterna”.