Câmara de CM inaugura um espaço dedicado a homenagear mulheres na política
Na próxima quinta-feira (05), às 19 horas, a Câmara de Campo Mourão, inaugura a Galeria Lilás, um espaço reservado para homenagear 13 mulheres parlamentares que fizeram história nas legislaturas da Casa de Leis. Durante o evento, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, também irá destacar a importância da Procuradoria da Mulher, criada em 2022.
Em agosto de 2021 - durante a quinta pandemia mais letal do planeta - Covid-19 - a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, protocolou com a presidência do Legislativo na época, parlamentar Jadir Soares (Pepita), um projeto de Resolução, que propunha a criação da Procuradoria da Mulher, em Campo Mourão.
O documento foi analisado pelas Comissões Permanentes do Legislativo, votado, aprovado em plenário e no Dia Internacional da Mulher (08) de março de 2022, a parlamentar tomou posse da Procuradoria da Mulher com o propósito de promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher.
Na sua posse, Naiany Hruschka Salvadori, lembrou da responsabilidade frente a Procuradoria. “Tivemos muitos avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. A Procuradoria foi criada para garantir a participação ativa da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência, para fiscalizar os serviços prestados a cada cidadã mouraoense. Acima de tudo, para acolher e orientar mulheres que estiverem sofrendo discriminação ou violência”, comentou.
A Procuradoria foi responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visassem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperações com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.
Em mais de dois anos de trabalho, a Procuradoria da Mulher foi responsável pela articulação para criação Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), da reabertura da Casa Abrigo Fênix - Casa que abriga mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medida protetiva acompanhadas ou não dos filhos - de palestras envolvendo temas de extrema importância às mulheres como, saúde mental, assédio moral, violência doméstica, ações no Outubro Rosa entre outros.
“O foco da Procuradoria foi de combater a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, frisou Naiany.