Câmara de CM empossa três vereadores mirins na sexta-feira (26)

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 08h35, última modificação 24/08/2022 08h42

Na próxima sexta-feira (26), às 10 horas, a Câmara de Campo Mourão empossa três vereadores mirins, eleitos através do programa Parlamento Jovem, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A posse dos eleitos será transmitida pelo Youtube e para acompanhar basta acessar o link https://youtu.be/XfQ7_aLBSxM.

Os estudantes Pedro Henrique Gouveia de Medeiro Silva, Mariana Cristina Bonfim e Maria Vitória Bretas, do Colégio Estadual Unidade Polo, foram eleitos vereadores mirins no início de julho e diplomados pelo (TRE), em uma cerimonia virtual. Os estudantes Luan Fabrycio Messias e Ewelyn Cristina Martins são suplentes.

De acordo com o vereador mirim, Pedro Henrique Gouveia Medeiros da Silva, de 15 anos, estudante do 9° ano, que conquistou 415 votos de alunos dos períodos da manhã e da tarde, a eleição foi uma experiência tranquila. “O dia da eleição foi muito bom, sai pedindo votos em todas as salas e não imaginava que teria essa votação. Vou analisar os problemas da escola e tentar resolver com a direção”, disse Silva. Além de Silva, também foram eleitos outros dois vereadores mirins, a estudante Mariana Cristina Bonfim da Silva e Maria Vitória Bretas. “Tiveram mais alunos eleitos, mas eles desistiram”, comentou Silva.

A cerimônia de posse dos vereadores mirins acontece no plenário da Câmara, nos mesmos moldes da posse dos parlamentares que compõem a atual legislatura.

Após a leitura nominal dos vereadores mirins diplomados, eles fazem o juramento e em seguida, o mais votado, faz o pronunciamento em nome dos demais parlamentares.