Câmara de CM aprova julho sem plástico

por Dirceu Portugal publicado 11/08/2022 09h26, última modificação 11/08/2022 09h26

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, no início deste mês, o projeto de Lei 61/2022 de autoria do vereador, Paulo Pilatte, instituindo julho o mês sem plástico. O documento segue para o prefeito Tauillo Tezelli sancionar ou vetar.

O objetivo da proposta é orientar e conscientizar os cerca de 100 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico e do descarte correto. “O projeto pretende informar a sociedade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais e reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”, comentou Pilatte.

Ele comentou ainda que a ideia de propor julho sem plástico surgiu com a leitura de um texto sobre uma pesquisa de uma instituição australiana. “A instituição "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”.

Conforme ele, a pesquisa mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% de todo o lixo produzido”.

Pilatte lembrou ainda, que os dados alarmantes incentivaram a escrever o projeto. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, disse.